terça-feira, 26 de maio de 2009

A DIREÇÃO DO IFF COMUNICA

IF Fluminense anuncia audiências públicas
Em coletiva à imprensa a reitora do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Fluminense, Cibele Daher anunciou que o IFF está de portas abertas à comunidade. Ela esclareceu que todos os segmentos representativos da sociedade vão ter a chance de participar de audiências públicas que acontecerão em todos os campi. As sugestões e idéias debatidas durante as audiências vão ser usadas na elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional. O PDI é um plano de ações que vai definir como a instituição pode contribuir com o desenvolvimento regional, além de traçar metas, políticas e estratégias. Ele envolve cinco ações que já estão sendo realizadas: reuniões com a comissão dos representantes dos campi; consulta à comunidade interna; audiências públicas; reuniões setoriais da Instituição, entre elas, gerências educacionais, pedagogos, etc; e encontros das esferas públicas envolvendo o IF Fluminense, as Coordenadorias Estaduais de Educação, as Secretarias Municipais de Educação, de Ciência e Tecnologia e de Planejamento.
O objetivo é que todos possam participar democraticamente das discussões do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e da elaboração do Estatuto, já que através da educação, o IF Fluminense contribui com a formação de jovens e o desenvolvimento das potencialidades locais e abrange hoje seis campi nas regiões Norte, Noroeste e Lagos, com cerca de 12 mil alunos e uma média de um mil servidores.
Simultaneamente acontecem as discussões do novo Estatuto junto a comunidade interna com a representação de 15 pessoas dos diversos campi: Campos, Guarus, Macaé, Cabo Frio, Itaperuna e Bom Jesus. Estes representantes analisam a minuta enviada pelo MEC, no dia 14 de maio, fazem emendas, sugestões e transformam tudo em relatório que deverá ser enviado ao MEC até o dia 29 de junho. A aprovação do Estatuto, pela SETE/MEC, será no prazo máximo de até 45 dias, quando após essa data, poderão ser constituídos os novos Conselhos Superiores, o que permitirá o início dos processos eleitorais para diretor geral dos campi.
(...)
Cronograma para as discussões do PDI
Além das reuniões internas com representantes dos campi de diversas áreas, a elaboração do PDI vai contar com a participação de representantes do poder público.
No dia 4 de junho acontece em Cabo Frio um encontro de integração das políticas de Educação profissional e tecnológica do IFF às demais esferas publica com Secretários de Educação, Ciência e Tecnologia, Secretários de Planejamento e Coordenadores Estaduais de Educação dos municípios da Baixada Litorânea. No dia 18 de junho é a vez do campus Macaé com as presenças dos Secretários de Educação, Ciência e Tecnologia, Secretários de Planejamento; Coordenadores Estaduais de Educação dos Municípios de Macaé e Quissamã.
No dia 25 de junho o encontro será em Campos no campus Centro com Secretários de Educação, Ciência e Tecnologia, Secretários de Planejamento; Coordenadores Estaduais de Educação dos Municípios de Campos dos Goytacazes e São João da Barra. Já no dia 9 de julho é a vez do campus Itaperuna com representantes deste município e de Bom Jesus do Itabapoana.
As audiências públicas com a comunidade, em geral, acontecerão nos seis campi do IF Fluminense e serão informativas. Por terem este caráter, acontecem em julho, após o prazo estipulado pelo MEC. Nelas serão apresentados a estrutura do Instituto, o PDI, além da participação da população através de perguntas. A comissão também vai criar uma urna com perguntas à comunidade no intuito de fazer um raio-x da percepção das pessoas em relação à Instituição.
14/7 – Audiência Pública no campus Bom Jesus do Itabapoana
16/7 – Audiência Pública no campus Itaperuna
21/7 – Audiência Pública no campus Campos-Guarus
23/7 - Audiência Pública no campus Campos-Centro
28/7 - Audiência Pública no campus Macaé
30/7 - Audiência Pública no campus Cabo Frio

ASCOM IF Flumienense – 2726-2845

Nenhum comentário: