quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Nós os "bobos", do planalto à planície.

A leitura da coluna escrita de um dos principais blogueiros do país - Ricardo Noblat - na edição impressa d'O GLOBO da última segunda-feira explicita a visão que o PIG e as elites - políticas e econômicas - tem de nós, "a patuléia do brejo" e setores políticos independentes e comprometidos com este novo Brasil.
Assim, a opinião pública - a mesma à qual Floriano Pedreira, um político corrupto, personagem de José Wilker em O Brado Retumbante negou existir neste país no episódio de estréia da série, ontem - foi singelamente classificada como "boba" por Noblat no texto em questão por... aprovar a gestão da presidenta Dilma!
Isto mesmo, ainda que reconheça sutilmente o mérito da gestão em manter a economia em ordem num momento de crise do capitalismo - só isso! - o articulista/ blogueiro pontua uma agenda crítica das elites, da direita oposicionista e da imprensa golpista para, com referências levianas a pauta requentada das "denúncias" apresentadas de forma sistemática e orquestrada por órgãos de imprensa no segundo semestre de 2011, chamr a maioria da opinião pública de... idiotas, ou em suas palavras "povo bobo".
Na verdade, a lógica que irrita o PIG ou o ministro corrupto da ficção - símbolo de muitos similares da realpolitik - é a mesma: a lógica da independência e da autonomia que nós, os "bobos" vimos exercendo já há uma década para decidir democraticamente nossos destinos sem a tutela da elite e de seus porta-vozes travestidos de jornalistas.
Oxalá ventos desta tendência pudessem soprar sobre esta planície. Por ora o horizonte permanece nebuloso.

De volta.

Após dois anos, voltei a este espaço virtual há cerca de um mês, para comentar o que vi na apuração do pleito para a reitoria do IFF com relação a fatos distorcidos e manipulados pela imprensa local. Confesso que neste mês de férias tive saudade de voltar aqui, o que não fiz antes por compromissos pessoais de suma importãncia - as férias de meus filhos!
Assim, aviso aos amigos que cultivaram em algum momento o hábito de acessar este blog que ele éstá voltando à ativa. Não com a agilidade e volume de postagens que o veículo exigiria e nem mesmo com o que já foi possível fazer em tempos de mais vigor, mais disponibilidade e mais esperança. Mas com a regularidade possível, provavelmente com um post/artigo semanal - as quartas-feiras - e com incursões extraordinárias quando julgar necessário ou não me aguentar.
A foto acima em breve será alterada visto que não corresponde à imagem atual do blogueiro.
A seguir, o primeiro post semanal. Espero poder me comunicar com quem interessa e ... apesar de "vocês", "sigamos em frente."