sexta-feira, 23 de maio de 2008

Lucidez.

Com sua habitual lucidez, o meu amigo Sérgio Diniz manifesta na edição de hoje da Folha da Manhã seu apoio a idéia da Frente envolvendo PT, PSDB, PHS e outros partidos independentes da polarização estabelecida entre PDT/PSB e PMDB.
Fala da necessidade de se "radicalizar" na construção de outra forma de se fazer política e administrar a cidade, chegando a utilizar a expressão "revolução" em sentido oportuno.
Com habilidade, evita a intransigência dos petistas Helio Anomal e Odisséia Carvalho, e não reivindica de forma impositiva a cabeça da chapa para ele ou para outro tucano. Prefere priorizar o diálogo em torno de propostas para a gestão, de forma a que esta seja de fato inovadora e apontar pesquisas como o melhor caminho para decidir nomes. Segundo a entrevista da Profesora Odisséia à Folha na edição de ontem, o PT já teria promovido uma pesquisa, mas o resultado ainda está igual a "cabeça de bacalhau", ninguém viu!

Intrusos desejáveis?

Ontem a noite, o América do México eliminou o Santos da Libertadores. Na quarta, o Boca Juniors conseguiu reverter a vantagem do Atlas no México. Cada vez os mexicanos se aproximam mais da fase final da competição. Até quando a Comebol vai assistir isto mantendo o convite para os times daquele país participarem da competição?
É bom lembrar que os mexicanos não dependem desta disputa para chegar ao Mundial de Yokohama. Se classificam pela competição da CONCAF. Interessante será o dia que um clube brasileiro ou argentino - ou de outra nação sul-americana - chegar lá como... vice-campeão do continente!
É algo ridículo, que sempre me incomodou. No programa Jogando em casa da TV esporte interativo, na edição de ontem, o jornalista Felipe Rolim manifestou a mesma opinião. Acho que todo sul-americano de bom-senso concorda. Menos os dirigentes da Comebol!

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Eleições no Sindipetro-NF.

Estão em curso as eleições para o maior Sindicato de Petroleiros da América Latina, o Sindipetro-NF.
O blog, que recebe algumas visitas de companheiros trabalhadores desta categoria, e tem entre os objetos de sua atenção o movimento sindical, manifesta aqui, publicamente, nosso apoio à unidade dos trabalhadores, representada pela CUT e pela FUP, no segmento dos petroleiros. No Sindipetro-NF esta posição é representada pela Chapa 1, encabeçada pelo companheiro José Maria Rangel e composta por um valoroso conjunto de petroleiros. Por isso tem o nosso apoio.
Se você é petroleiro do NF, vote e fortaleça o seu sindicato e a luta dos trabalhadores brasileiros. Vote Chapa 1!

Chega de palhaçada!

Agora há pouco um trio elétrico circulou pelas ruas do centro - passou bem abaixo da janela da sala comercial onde me encontro - em alto volume, com algum idiota vociferando insultos contra Garotinho e anunciando que "(...) por 20 votos a zero, o STJ garantiu a permanência do Prefeito Mocaiber (...)"
Desde o início da tarde dois trios permaneciam na Av. XV de Novembro, na altura da Praça das Quatro Jornadas, que estava tomada de faixas anti-Garotinho.
Embora não haja manifestantes, as faixas e a movimentação dos trios podem ser consideradas um acinte aos cidadãos de bem que não vêem na moralização da Cidade uma vitória de Garotinho, mas da ética e da cidadania. Com tantas evidências levantadas pelo MPF e pela Polícia Federal, é ridícula a ação dos áulicos. O povo simplesmente não crê na inocência do Prefeito. Assim, os "atos de desagravo" não reunem nem meia dúzia. Nem claque conseguiram reunir. Tais manifestações só não podem ser classificadas de ingênuas pois são motividas por um oportunismo vergonhoso!
Pobre cidade rica. O que fizeram de você?
Chega de Palhaçada!!!

ATUALIZAÇÃO às 19:04
O blog do Garotinho informou agora há pouco que o recurso do MPF contra a decisão do Ministro Humberto Barros que reconduziu Mocaiber ao poder não foi julgado hoje. Veja aqui.

REDE BLOG.

Hoje a REDE BLOG se forma para tratar do "abandono no esporte" em Campos. Não sendo propriamente um atleta, esse blogueiro tende a lamentar o momento atual da mais popular entre as modalidades esportivas - o futebol - na Cidade.
Quem costuma passar por aqui sabe da minha paixão pelo Azul da Rua do Gás. Mas é triste ver a situação de outros clubes tradicionais como Americano, Campos e Rio Branco. Escrevi aqui recentemente um comentário lamentando o rebaixamento do América para a Segunda Divisão do Campeonato Estadual. Muito do que disse sobre o tradicional clube carioca é válido para os tradicionais clubes do futebol campista. É triste ver os times tradicionais em decadência enquanto times de ocasião, criados por empresários ou Prefeituras alcançam posições de destaque em algumas competições.
O Americano quase fez companhia ao Mequinha no rebaixamento. O Goyta e o Rio Branco não tem garantida a sua presença na Segundona. Não sei o que dizer aos meus jovens alunos, também apaixonados pelo Goyta, quando me perguntam sistematicamente sobre o início da competição e a participação do nosso time de coração.
A solução talvez não esteja no Poder público. Penso que este deve investir na base e apoiar programas de esportes para crianças e jovens, com cunho social. Já possui uma estrutura capaz de desenvolver iniciativas dessa natureza na antiga AABB. Que o espaço deixe de ser um "elefante branco".
Quanto ao Goytacaz, que utilize a força de sua torcida - destacada em seu sítio - para desenvolver um projeto de marketing capaz de atrair investidores ou empresários sérios e levar o clube e o futebol campista a dias melhores. E que o nosso Arizão - lotado e reformado - volte a ser palco de belas tardes de futebol nos finais de semana!

FOTO: Sítio oficial do Goytacaz.

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Uma no ferro...

Se acerta ao questionar a aquisição dos laptops - extemporânea, para uma categoria que há mais de dez anos acumula perdas salariais de mais de 60% e não tem perspectivas de recomposição (veja post abaixo) - o ex-Governador dá uma "bola-fora" ao tentar desqualificar a iniciativa do Governador Sérgio Cabral de "importar" da França a idéia da integração das bicicletas ao transporte público intermodal. Essa, ao contrário da aquisição dos computadores é uma - rara - boa iniciativa de Cabral! Leia aqui, no Portal Último Segundo do IG, mais sobre o projeto, em destaque na agenda do Governador em Paris, hoje.

Boa iniciativa!

O Garotinho anda mesmo interessado no estranho caso da distribuição de laptops para professores da Rede Estadual, mal remunerados e lecionando em escolas sem estrutura adequada, onde não existem laboratórios de informática suficientes para incluir os alunos no projeto de utilizar a informática e a internet como instrumento pedagógico.
O blog do ex-Governador divulga hoje iniciativa do Deputado estadual Paulo Melo no sentido da apuração da aquisição dos computadores, aparentemente com preços acima do mercado varejista, conforme já denunciamos aqui no Comentários:

Investigação em curso
O deputado Paulo Melo (PMDB/RJ) inicia esta semana a coleta de assinaturas para tentar abrir uma nova investigação na Assembléia Legislativa. O objetivo é conhecer cada linha do contrato firmado pelo estado para a aquisição de 31 mil laptops para a Secretaria de Educação.