sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Verdades e decoro

Aí Gustavo Lemos! Hoje, apesar da presença sempre alegre dos "piolhos" por aqui, consegui fazer aquela leitura matinal de nossos melhores - ou menos piores - periódicos.
Assim, apesar do baixo nível dos "debates" de ontem no Congresso, colhi material para esta nota, bem como para a que segue abaixo.

É verdade que o Senador alagoano Renan Calheiros não é lá o mais indicado do ponto de vista ético para enunciar as denúncias e acusações apresentadas ontem pelo líder do PMDB contra próceres tucanos. Mas não dá pra negligenciar os fatos presentes em sua ofensiva. O que, na pior das hipóteses, constatando-se o que minha saudosa avó chamava de "o roto falando do rasgado", abre para a sociedade perspectiva de refletir sobre a generalização da corrupção e da mediocridade na elite política que comanda a Câmara alta há décadas - e que hoje se abriga nas siglas PMDB, PSDB e DEM.
Mas, enfim, este blogueiro - que não sendo parlamentar não tem que se preocupar em manter o decoro - crê que não é possível contestar que o arrogante Tasso Jereissati (PSDB-CE) é, de fato, um "coronel de merda" que enquanto "minoria" age "com complexo de maioria"! Acostumou-se mal nos tempos de oligarca do sertão cearense e feitor de FH no Senado durante o reinado tucano.

Tal e qual

Certamente o governo Cabral é muito mais "medíocre" que o do companheiro Jaques Wagner, na Bahia.
Assim, o "porquinho da Índia" Geddel Vieira Lima, Ministro de Estado e cardeal pemedebista, apresentou ontem justificativa perfeita - e em nosso caso amparada na realidade - para que o PT fluminense apresente candidato próprio ao governo do RJ no próximo ano e para que, assim como na terra de todos os santos, por aqui também haja mais de um palanque para Dilma.

Covarde

Da Folha Online:

"O governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), afirmou nesta quinta-feira que serão demitidos os servidores da saúde que aderirem a uma paralisação da categoria durante a epidemia de gripe suína --a gripe A (H1N1).
Em nota, o governo estadual afirma que Cabral 'determinou que contra aqueles que aderirem à paralisação será aberto processo sumário de demissão, por falta gravíssima, por porem em risco a saúde da população'.
Texto publicado no site do Sindicato dos Médicos do Rio informa que os médicos da rede pública participarão de uma passeata no próximo dia 13, em conjunto com outras categorias de servidores públicos estaduais. A decisão foi tomada em assembleia ocorrida em 27 de julho, mas os médicos afirmam que não paralisarão as atividades.
'Os médicos, contudo, decidiram não aderir à paralisação de 24 horas convocada pelo Movimento Unificado dos Servidores Públicos Estaduais (Muspe), principalmente neste momento, em que os casos de gripe A estão crescendo no Rio de Janeiro', diz o texto.
"

COMENTÁRIO DO BLOGUEIRO:
A passagem do texto publicado no sítio do Sindicato dos médicos fala por si só e revela o compromisso e a responsabilidade dos profissionais da saúde. Enquanto isso, o governador, inepto e covarde, usa um movimento legítimo como factóide para atacar os servidores públicos e jogar contra nós a população nesse momento delicado. Faria melhor se atendesse às reivindicações. Melhorando as condições do Estado em servir a população - o que passa por valorizar o seviço público e dar consequencia as suas promessas de campanha, que até aqui constituem um "estelionato eleitoral" - ele cumpre o papel de um governante, que certamente não é o de um carrasco interessado em instalar a divergência entre sociedade e servidores, ambos vítimas de sua incompetência enquanto gestor.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Rosinha, enfim, retoma sua prática autoritária na educação

Acabo de falar com o Vereador Renato Barbosa (PT) ao telefone. A demora deste post se explica por este fato. Não queria abordar o tema sem ouvir o autor da indicação legislativa que propunha ao Executivo Municipal a realização de eleições diretas para as direções das escolas da rede municipal, reprovada na noite de terça-feira no retorno dos trabalhos do Legislativo após o recesso de julho.
Pois pra minha surpresa, ao encaminhar à bancada do governo orientação para votar em contrário à indicação, o seu líder, Vereador Jorge Magal, não apresentou argumentos que justificassem tal posição. Apenas posicionou-se dessa forma determinando a reprovação da matéria.
Votaram favoráveis à gestão democrática nas escolas da rede municipal apenas os Vereadores Rogério Matoso (PPS), Abdu Neme(PSB), Dante Lucas(PDT) e Marcos Bacellar (PTdoB), além do próprio Renato Barbosa, autor da proposição.
Lamentável a orientação do governo e a posição de sua bancada, após sete meses de diálogo e perspectiva de implantação do método democrático na rede municipal. Fica a dúvida se em algum momento cogitou-se de fato a substituição da postura autoritária que caracterizou a gestão de Rosinha no governo do Estado no que se refere ao tema aqui abordado, ou se todo o diálogo promovido junto à SMEC e à prória Câmara - inclusive em audiência pública - bem como a sugestão da hipótese na campanha eleitoral, eram iniciativas natimortas? Ou ainda, se a disposição ao diálogo sobre este tema foi alterada apenas em função dos questionamentos promovidos pelo SEPE Campos com relação à terceirização da merenda escolar na rede municipal?

"Então mudou?"

Essa expressão era usada de forma contumaz por uma simpática e saudosa Senhora por quem este blogueiro tinha especial apreço.
Lembrei dela ontem ao me indignar frente a postura da maioria dos Vereadores de Campos no que se refere ao tema abordado no post acima. Em especial me surpreendeu a posição dos Veradores Kelinho(PR), Jorge Rangel(PSB) e Vieira Reis (PRB), presentes à audiência pública realizada no último dia 09 de julho e que se posicionaram contra a gestão democrática das escolas na votação de terça-feira.
Na oportunidade da audiência pública sobre o assunto - onde também estavam presentes os Vereadores Nelson Nahin(PMDB), que como Presidente da Casa não votou na indicação proposta por Renato Barbosa, e D. Penha(PPS), presidente da Comissão de Educação, que preferiu se abster - os pronunciamentos em nenhum momento contestaram a proposta, muito pelo contrário. O Pastor Vieira Reis inclusive reiterou manifestação favorável às eleições que já havia apresentado no Conselho Municipal de Educação, e que, lamentavelmente, reviu na sessão de terça-feira.

Cibercidadão ? – parte 1

A internet está se tornando uma ferramenta cada dia mais presente na vida dos brasileiros, o instituto de pesquisas IBOPE realiza mensalmente pesquisas visando mensurar o volume de indivíduos com acesso à rede no país. Em junho de 2008 eram 41,5 milhões de pessoas com mais de 16 anos que navegavam pela rede, um ano depois o número havia subido para 62,3 milhões. Os impactos deste novo contexto já são visíveis tanto em nível das interações privadas quanto sobre as atividades do mercado, empresas intensificam investimentos na rede seguindo o frenético ritmo de crescimento dos internautas. Mas os impactos da internet sobre a vida política das sociedades contemporâneas continuam a ser uma incógnita.

Episódios recentes revelam as potencialidades da internet na arena política, lembremos, por exemplo, que praticamente toda a arrecadação da campanha do presidencial de Barack Obama foi feita na rede de computadores. As manifestações ocorridas em junho no Irã que protestavam contra a eleição de Mahmoud Ahmadinejad só puderam ser convocadas e expostas ao mundo graças aos computadores e as câmeras de celulares. Nas eleições espanholas do ano passado a emissora de TV pública exibiu no ar perguntas de eleitores feitas para os candidatos, via You-Tube. No Brasil, campanhas eleitorais utilizam com intensidade a internet e os diversos blogs ligados a temas políticos já conquistaram um volume de leitores que muitas vezes ultrapassa a tiragem de jornais impressos.

O universo acadêmico acompanha de perto todas estas mudanças, já há um número expressivo de trabalhos acadêmicos que discutem diferentes aspectos das interações entre internet e política. Há desde herméticas polêmicas teóricas até trabalhos que buscam rastrear os impactos e apontar perspectivas de longo prazo. Uma das linhas de pesquisas mais prolíferas investigam os portais de governos e casas legislativas visando tipificar e avaliar suas informações bem como suas capacidades de interlocução com os eleitores. Só para citar um exemplo, a Conferência Sul-Americana em Ciência e Tecnologia aplicada ao Governo Eletrônico fará, este ano, seu quinto encontro internacional reunindo pesquisadores que acompanham o processo de informatização dos serviços e atividades governamentais. Mas todos os esforços estão longe de esgotar as polêmicas.

Passados mais de vinte anos de expansão da internet no mundo é possível identificar pelo menos duas correntes de opinião antagônicas sobre as relações entre a rede e a democracia: de um lado os “ciberotimistas” e de outro os “cibercéticos”. Para os primeiros a internet se configura como uma “nova esfera pública”, segundo Pierre Levy a “inclusão, transparência e universalidade tornaram a internet o mais inclusivo meio de comunicação já inventado” permitindo a formação de uma “nova raça de cidadãos... mais informados, politicamente mais ativos e habituados a se exprimir.” Manuel Castells em seu livro A galáxia da internet afirma:“Esperava-se que a internet fosse um instrumento ideal para promover a democracia — e ainda se espera”

Na posição oposta os “cibercéticos” contra atacam afirmando que a pluralidade que se manifesta na rede pode resultar em uma paralisia dos processos deliberativos parlamentares caso sejam capturados pela multiplicidade de opiniões expressas na rede. Para o inglês John Downey, especialista em meios de comunicação de massa, a internet abre espaço para grupos radicais que dialogam apenas entre si reforçando suas posições extremistas e “ameaçando a democracia deliberativa”. Mais severo, o sociólogo francês Dominique Wolton considera a internet e suas arenas discursivas como algo pouco sério, um espaço onde predomina o “caos e a experimentação adolescente”.

Não devemos pensar estas questões sob o prisma da técnica, a polêmica é de natureza política exatamente como afirma o economista americano Peter T. Knight, um dos organizadores do livro “Governo eletrônico no mundo”: a internet deve ser um “facilitador da participação da sociedade no governo e do exercício do controle social. Não é por meio da tecnologia que se criará a participação nem o controle social, mas, se já existem mecanismos para isso, então ela pode facilitar sua concretização.”

Artigo publicado no Monitor Campista, quarta feira 05 de agosto de 2009

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Cabral sugere ataque a Plano de cargos da educação estadual

Por razões de ordem particular este blog esteve "fora do ar" nos últimos dias. Neste período as edições do jornal O Dia trouxeram informes que repercutiram intensamente na categoria dos profissionais da educação da rede estadual.
Talvez tentando incluir este segmento do serviço público na base social que ele pretende atingir com ações que ele julga capazes de alavancar sua pré-candidatura à reeleição - que patina nas pesquisas de opinião em conformidade com sua má avaliação nas mesmas - o governador permitiu que o jornal aqui citado anunciasse na segunda-feira previsão no sentido de que a gratificação relativa ao extinto programa Nova Escola seria, finalmente, incorporada aos vencimentos destes profissionais a partir de setembro, nos valores máximos atualmente pagos, para todos os servidores.
Em compensação, o ato seria definido por um projeto de Lei que - não se sabe de que forma - alteraria o plano de cargos em vigor no que se refere aos 12% por nível que a legislação determina seja incorporado aos vencimentos dos professores quando da progressão prevista por tempo de serviço ou enquadramento.
Frente a compreensível reação manifestada pelo SEPE e pela UPPE no mesmo dia e à péssima repercussão junto aos "beneficiários" da medida, o governo mudou o tom e, na edição de ontem do mesmo jornal, o titular da SEPLAG explicou que o intertíscio por níveis não seria suspento, mas sim rebaixado para patamar percentual inferior.
De qualquer forma, a manifestação da medida, que segundo o Secretário Sérgio Ruy ainda está "em estudo", sugere intenção de atacar direitos adquiridos da categoria, provavelmente em função de interesses eleitorais. Temos de defender intransigentemente nossos interesses e isto inclui o plano em vigor, resultado de uma luta histórica da categoria! A incorporação é uma promessa de campanha que deve mesmo ser cumprida, mas não dá pra "dar com uma mão e tirar com a outra". Voltaremos ao assunto.

Rachou

Diz uma velha máxima da política nacional que, por aqui, a esquerda "só se encontra na cadeia".
Embora o PT - hoje o maior partido de esquerda da América Latina - contrarie atualmente esta assertiva ao liderar um projeto de governo que une não só o setor majoritário da esquerda brasileira como também amplos setores de centro, ainda há naquele espectro político tendência ao sectarismo e resistência à unidade.
Na "posse que não foi" da nova gestão do SEPE Campos, na noite da última sexta, as divergências não se resumiram à estrutura de cargos da gestão que seria empossada, que rachou praticamente ao meio a direção que tomaria posse. Também a chapa 4, composta por militantes do PCB e do PSol, encaminhou à comissão eleitoral local, a quem caberia dar posse à nova gestão, duas nominatas diferentes indicando os três componentes desta chapa que deveriam tomar posse na oportunidade.

domingo, 2 de agosto de 2009

Piada da semana

E é real!
Como o Gustavo Carvalho continua em obsequioso silêncio sobre futebol - apesar da ascensão do time da cruz de malta na tabela - vou ter que tratar do assunto, e, melhor da história, contando um caso real - e posso reivindicar o testemunho do meu amigo Robinho, funcionário do SEPE Campos.
Fim da tarde de sexta-feira, seguiamos - eu e Robinho - apressados, para a posse da nova direção do SEPE Campos - que acabou não acontecendo, mas isso já é outra piada - conduzidos pelo taxista gente boa Pingo, torcedor do clube da colina.
Pois bem, durante o trajeto rolava aquela tradicional e respeitosa troca de "confetes" entre rubro-negros e vascaínos. Até aí, rotina... Foi quando o Pingo, frente a minha convicção no retorno do Vasco à série A, confessou um temor que deve estar assolando a galera do bacalhau - e que talvez explique o silêncio do vascaíno aqui do blog!
"É, mas tem de ser campeão. Não basta subir. O pior é se subir como vice. Não dá pra ficar com esse título registrado na história: vice... da série B."
Risos entusiasmados do Robinho e desse blogueiro. Pano.

P.S.
1- É caso de trauma!
2- O futebol hoje fica por aqui. Não dá pra comentar duas derrotas consecutivas do Goyta e um empate do Mengo com o... Náutico no Maraca. Tenha santa paciência!

Domingo também é dia de feira!

A companheirada do MST manda avisar que a partir de hoje, em Guarus, domingo é dia da feira da Reforma Agrária e da Agricultura familiar.
Leia o texto enviado pro blog apresentando a iniciativa à população de Guarus:

Nós, assentados da reforma agrária e pequenos agricultores, estamos no seu bairro trazendo produtos que são resultado de muitas lutas e conquistas. Nossos produtos são cultivados nos assentamentos do município de Campos e região.
Em nossa feira procuramos trazer uma variedade do que é possível produzir na região respeitando a época de cada um, de forma que seja respeitado o meio ambiente, nossas famílias e os consumidores destes.
Essa é a segunda feira que criamos no município. Você pode nos encontrar também na UENF todas as terças das 8h às 13h, no P4.
Aqui, em Guarus, estaremos todos os domingos das 7h às 13h.
Boas compras e viva melhor! Consumindo produtos da reforma agrária você está contribuindo com a continuidade da vida no campo, contra a pobreza e contra a fome.

Dois anos

Esse blog completa hoje dois anos de existência.
Nosso agardecimento a todos que contumam passar por aqui, ou o fazem evetualmente, a nossos amigos e colaboradores e em especial à equipe do blog.
E como costuma dizer nosso parceiro Roberto Moraes: "Sigamos em frente!"

Ontem não teve choro...

Uma das melhores rodas de samba e choro da cidade, a das tardes de sábado no 360°, não rolou ontem.
Infelizmente, o mesmo MP que aplaudimos em suas ações firmes em defesa dos interesses da maioria da sociedade - como no caso do preço exorbitante previsto no edital de licitação da merenda escolar - as vezes é instado pela legislação a agir em favor de interesses privados de poucos indivíduos intolerantes, tal qual uma qualificada banca advocatícia, só que gratuitamente. Lamentável...
Esperamos que o bom senso prevaleça e que se encontre uma solução razoável entre a intolerância e o que há de lúdico e cultural no evento.

Mas o samba não morre jamais...

Em compensação, houve show de Lene Moraes na festa do Santíssimo Salvador!
Este blogueiro não sabia da programação e, de toda forma, não poderia prestigiar a apresentação da simpática sambista, que deve ter sido ótima, como de costume.
A quermesse ao lado da Catedral tem sido nos últimos anos a melhor parte da festa do padroeiro. Além de bons shows de talentos locais, as barraquinhas oferecem excelentes opções culinária que vale a pena provar - com destaque para o bolinho de bacalhau - e vinho bom a preço honesto.

Singin in the rain...

Pela bagatela de R$ 12,99 tive a oportunidade de adquirir nesta semana o clássico "Cantando na chuva". Assim, nesta noite meio conturbada, onde os pequenos tiveram seu sono agitado pela irritação que parece caracterizar as noites de resfriado, pude tirar da cartola como um dos recursos para seu entretenimento a histórica cena que imortalizou Gene Kelly dançando e cantando freneticamente na chuva...
Comentava ainda esta semana com o Gustavo "soprador de vidro" Soffiati sobre a interessante história da utilização de leite na "chuva" cinematográfica pelos técnicos responsáveis pela filmagem como forma de compensar as limitações técnicas da época e otimizar a iluminação da cena.
Só espero que os babies - que já adoram brandir seus guarda-chuvas "temáticos" ao menor chuvisco e se empolgam com uma música infantil que associa os pingos de chuva a delícias da infância - não se entusiasmem tanto com a diversão proporcionada por Kelly. O resfriado já é um problema...


ATUALIZADO às 11:26 para inserção da cena memorável, by Youtube.