
Não tenho como registrar precisamente o número de acessos que tivemos nesse período. Três contadores foram utilizados nesse sentido. O primeiro, registrou, entre 14 de agosto e 12 de outubro de 2007, 4273 acessos; o segundo, entre 21 e 28 do mesmo mês, cerca de 400 - pifou quando já registrara mais de 388 acessos; e o último, que pifou há cerca de 15 dias, registrou de 08 de janeiro do corrente até meados de julho, cerca de 18000 acessos. Se estimarmos os períodos de lacuna na contagem considerando as médias de acessos diários registrados nos dias anteriores aos "apagões", posso afirmar, sem exagero, que já ultrapassamos a marca dos 25000 acessos neste primeiro ano.
Confesso que este espaço já não tem a cara com que foi idealizado, nem mesmo o pefil com que se desenvolveu e se tornou lido por velhos e novos amigos. Posso afirmar que seus objetivos são outros, embora guarde a essência da proposta original. Tivemos dificuldades operacionais e de estrutura que limitaram algumas metas iniciais. A agilidade - fundamental para o veículo - foi muitas vezes comprometida pela indolência do blogueiro. Mas este espaço nunca deixou de registrar fielmente a opinião desse cidadão. No que se refere assuntos mais prosaicos - como minha paixão rubro-negra e alvi-anil - e mais sérios - como a triste sina que parece marcar a política nesta planície. Nesse sentido, é fiel ao nome com que foi batizado pelo Rodrigo: é uma autêntica crônica de meu cotidiano - com algumas páginas arrancadas!
Não sei, nem quero, traçar planos para o seu futuro. Mas vou continuar por aqui. Talvez, seja a hora de uma repaginada. Quando outubro chegar, vou convocar o "conselho editorial" e tratar do assunto. O visual continua me agradando muito, mas a foto do blogueiro precisa ser mudada. Além de atualização visual - fui alertado sobre isso hoje por dois leitores, frente a minha aparência atual - trata-se também de uma questão "editorial". Não vejo motivos hoje em Campos para visual tão clean e tão largo sorriso. Ele - o sorriso supra - hoje só se manifesta quando estou em companhia de Fabiana e Pedro, ou de uma certa neguinha, sobre quem não cabe explanar aqui. Devo ainda a alguns parceiros a inclusão de blogs que acompanho e gosto na lista de links aí ao lado. Um contador pago e eficiente, com informações mais precisas sobre os acessos também está nos planos. Enfim, como disse no debate na UNIFLU - que também de forma pra mim surpreendente teve ampla repercussão, dimensionada pelo grande feedback de telespectadores que recebi - hoje blogar pra mim é um vício. Mas preciso ajustar este espaço em alguns aspectos. Espero continuar contando com a "presença" de vocês!
Por fim, alguns agradecimentos especiais. Ao Roberto Moraes, pelo incentivo e parceria constante, no "ofício" e na vida; aos amigos Rodrigo Florêncio e Alessandro Moraes, responsáveis diretos pela criação do blog; aos Gustavos Lopes e Lemos, colaboradores na vida deste amigo; ao Xacal e ao seu querido alter ego pela parceria e pela animadora cobrança nos momentos de maior preguiça; ao Mestre Luciano D'Angelo, pelas lições e pelo incentivo constante; à Aucilene, pelas valiosas dicas culturais no curso de nosso "diálogo" virtual; aos amigos Renato Barreto e Renato Gonçalves, pela constante interlocução e colaboração; ao Ricardo André e ao Dr. Cláudio Andrade pela constante "troca de passes" no cotidiano blogueiro. E a todos mais que eu possa ter omitido, que ajudaram a escrever - ou leram - as "páginas" virtuais registradas ao longo desse ano no Comentários do Cotidiano.