sábado, 23 de fevereiro de 2008

Linda!

Amanhã começa a final da Taça Guanabara. Jogo duro para o Mengão. Certo é que, ao rever os lances do clássico, na segunda, a beleza de Renata Fan é consolo garantido em caso de improvável derrota ou um brilho a mais na alegria da esperada arrancada para o bi!

Crescem as insatisfações!

Após as manifestações públicas dos PMs e a exoneração do Professor Nelson Maculan da SEE na segunda-feira, agora é a vez do CREMERJ denunciar que o caos no governo Sérgio Cabral também atinge a saúde, organizando manifestação amanhã contra os baixos salários dos médicos. Enquanto isso, o Sr. Levi contabiliza o superávit no caixa!

Lampião ou Maria Bonita?

O Cientista Político e Professor Renato Barreto volta a colaborar com o blog, enviando por e-mail comentários.
Nesse, ele avalia o Programa institucional gratuito do DEM, exibido em rede nacional na noite de quinta-feira, aponta as incoerências dos herdeiros do PFL com precisão e uma dose certa de irreverência:

Acabei de ver o programa televisivo do DEM, fiquei comovido com o novo símbolo do partido: uma árvore. Ah... que rico...
Três coisas me chamaram a atenção, primeiro o fato de que as estrelas do partido que ocuparam a maior parte do programa e puderam exibir suas “realizações” foram os prefeitos Kassab de São Paulo e César Maia do Rio e além deles o filhinho do prefeito Rodrigo Maia. Acminho também falou um pouquinho. Mas o governador do DF não pôde mostrar nem um banquinho de praça.
Foram valorizadas as figuras do partido que atuam como líderes da oposição no congresso. Membros da velha guarda como Marco Maciel e Bornhausen não abriram o bico e só apareceram sorrindo.
Tudo se resumiu a mostrar obras no Rio de Janeiro e elogiar as câmara da policia municipal de São Paulo – mas número relevando eficiência das câmeras que é bom nada.
Os membros do DEM buscaram capitalizar a derrota da saúde com a não aprovação da CPMF. Procuraram colar em si mesmo a bandeira da austeridade fiscal e da coerência. Naturalmente não comentaram nada sobre os estratosféricos aumentos do IPTU patrocinados pelo Sr. Prefeito do Rio de Janeiro. Isso é que é coerência.
Mas o mais incrível mesmo foi a total ausência de críticas diretas ao governo Lula. Alias o nome do presidente se quer foi citado. Clássica arregada de quem não tem peito de bater de frente com um presidente que está no auge de sua popularidade. É realmente uma alegria ver esses que dormiram na cama da ditadura romperam o casamento, mas não conseguem esconder que não suportam a solidão dos divorciados e volta e meia manifestam saudades dos tempos de alcova. Até tentam compor uma nova imagem, mudam de nome e símbolo, mas vivem em eterna crise de identidade... escondem o que pensam com medo das urnas e secretamente culpam o povo por sua ignorância. Viva a oposição que tem medo de ir pra rua... viva os senhores que no congresso se portam como Lampião mas na rua são Maria Bonita de batom...

Sobre a ex-dívida!

Mais um comentário do Renato Barreto, recebido pelo blog ontem:
Virou moda dizer que a política econômica do Governo Lula é igual a do Governo FHC. A oposição tucana usou e abusou dessa falsa premissa. Teve até um programa partidário do PSDB que usava uma máquina de fotocópia pra ilustrar a idéia. Vamos aos números que a imprensa divulga hoje:Nunca é demais lembrar que com FHC a dívida pública saltou em 1994 de 35,5% do PIB para 57% do PIB. É o campeão do endividamento nacional e sem falar nos recursos das vendas das estatais.

Comentário do blogueiro:
Hoje pela manhã, em uma reunião no SEPE, discutindo o Governo de Serginho Vergonha do Papai e seu viés monetarista, o modelo de "responsabilidade fiscal" foi criticado por alguns companheiros. Acho que são realidades bem distintas, e mais, que LULA soube avançar a partir da metade do primeiro mandato, combinando as metas de equilíbrio econômico e investimentos em políticas públicas de interesse social. Pelo menos por enquanto, o Governador do Rio não deu mostras de intenções de sair da cantilena da "recuperação das finanças" - ainda que estas, reforçadas pelo petróleo, não estejam tão capengas assim. E não deu nenhum passo para equacionar problemas graves que encontrou, sobretudo nas áreas de saúde - onde abusou da demagogia nos primeiros dias de governo - educação e segurança.
Não dá pra nossa geração - que viveu efeitos perversos da dívida na economia, com reflexos diretos sobre os mais pobres - deixar de reconhecer o mérito da política econômica de LULA!

Para iluminar o sábado!

Musa do mês de Playboy, e sua beleza estonteante. Veja mais aqui, incluindo outros ensaios - gostei mais do novo!

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Irresponsáveis... e desequilibrados!

A Oposição, à beira de um ataque de nervos após a última pesquisa de avaliação do governo LULA, resolveu perder também a compostura. A charge do Sponholz retrata o desequilíbrio do Senador Mário Couto (PSDB-PA), que perdeu a linha e ameaçou agredir o Senador Gilvam Borges (PMDB-AP):

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Educação abandonada!



Artigo do jornalista Carlos Cunha, publicado hoje em O Diário:




Ao que parece a Secretaria de Educação de Campos achou bastante confortável a posição de última colocada na educação do estado, afinal esta posição já justificou, no ano passado, a compra de um programa de computador por míseros R$ 5 milhões de reais.
Tudo indica que sim, uma vez que caminha a passos largos para se manter nesta vergonhosa posição e quem sabe, ainda este ano dê para comprar um novo programa com algumas adaptações que justifiquem um investimento maior?
Vejamos bem. O ano letivo já começou para os alunos da rede municipal, mas ao que parece ainda não começou para a secretaria, que ainda deve estar envolvida com o verão de Farol.
Ao que parece, só agora vão começar a planejar o ano letivo. O quadro da educação do município se apresenta, através de alguns exemplos, da seguinte maneira:
Em Boa Vista, próximo a Farol, a Prefeitura alugou uma casa há mais de um ano, fez uma nova pintura este ano, com a intenção de mudar para lá a Escola Municipal Olavo Alves Saldanha Filho. Até agora nada aconteceu e os alunos estão sem aula e segundo a diretora falta dinheiro para realizar a mudança e colocar os alunos nas salas de aulas;
Em Beira do Taí, a prefeitura construiu uma creche a mais de cinco anos e está abandonada entregue ao mato e segundo informações a creche não funciona porque o dono não recebeu da prefeitura pelo imóvel;
No Novo Jockey a creche municipal, Jocinéia da Silva Borges vive alagada quando chove e a prefeitura não fez a reforma da creche para este ano, e da mesma forma os alunos esperam a reforma. Quando chove os alunos têm que ficar amontoados em uma área aonde não chove;
Nos distritos, as crianças estão sem ir para a escola porque a prefeitura ainda não realizou a licitação para contratação dos ônibus que levariam as crianças para as escolas, portanto estão sem ir às aulas;
Escolas em Campos que tinham convênio com a Prefeitura e tiveram que fechar as portas este ano, estão colocando os pais num verdadeiro inferno astral, porque não sabem para quais escolas conduzir seus filhos;
Os convênios do ano passado ainda não foram pagos, portanto algumas escolas não estão aceitando a re-matrícula dos alunos com bolsas da Prefeitura, gerando um ambiente hostil entre pais e diretores das escolas;
Enfim, estes são alguns exemplos da situação em que se encontra o ensino no município. Pelo andar da carruagem, Campos vai ser nota zero de novo este ano na educação, só que desta vez, com louvor. Louvor para os incompetentes.

Memória abandonada!

No dia 31 de janeiro, após os jornais locais terem destacado que no chuvoso dia anterior um carro foi atingido por desabamento de uma "casa velha" na Rua Carlos de Lacerda, o blog recebeu por e-mail a mensagem anônima que reproduzo a seguir:

Fábio,
Tentei fazer um comentário anônimo no seu blog, mas não consegui. Lendo as notícias dos jornais de ontem, fiquei me perguntando: Estamos nós, campistas, aguardando o que para recuperar nosso "Patrimônio"? Digo entre aspas, primeiramente porque vejo a Prefeitura totalmente equivocada no que realmente venha a ser patrimônio histórico. Em segundo lugar, em virtude deste equívoco, pune aqueles proprietários de casa velha (e não antiga, com algum valor p/ preservação), não os deixando nada fazer e também não lhes fornecendo qualquer contrapartida.
Isso é um absurdo em se tratando, da grana que essa prefeitura tem e investe em show, etc.
Por outro lado, temos o IPHAN que nada faz de efetivo p/ recuperar o Solar de Santo Antonio - Asilo do Carmo; a mim, parece que não consideram o "nosso" patrimônio como patrimônio "deles”, pois a visão que estas obras têm p/ eles é mínima.
Estaríamos como nos séculos passados, à mercê das intempéries? E será que foram tão fortes assim essas chuvas, ou alguém deixou de fazer alguma coisa na hora que devia ter feito?
Desculpe o desabafo, mas tinha que fazê-lo apesar de muito mais desejar a escrever.


A publicação do e-mail recebido pelo blog neste 2º Dia do Abandono se justifica pelo fato de que me parece um oportuno depoimento - com conhecimento de causa - acerca do descaso com o Patrimônio Histórico do município, enfatizado no post abaixo.

Dia do Abandono 2

No primeiro dia do Abandono, destaquei aqui dois problemas graves da cidade: o péssimo sistema de transportes coletivos e o descaso com o patrimônio histórico da Cidade.
Acabo de olhar pela janela, e lá está o Velho Solar do Visconde de Araruama, sede prevista para o Museu de Campos, que permanece mais um mês abandonado, apesar de recursos federais já terem sido liberados pelo Ministério do Turismo para sua restauração. Incompetência crônica num processo de licitação que se arrasta por uma década. O Vitor Menezes retrata no Urgente outro prédio histórico que me chamou a atenção quando fui à festa de Santo Amaro. A antiga estação de trem. Lugar perfeito para um centro cultural para a comunidade da Baixada, ou que "(...) junto a outros prédios e fazendas históricas, as estações poderiam compor uma espécie de roteiro da memória de Campos, um circuito de visitação que poderia culminar no Farol de São Thomé." - como propõe o Vitor. Está abandonado (veja aqui). O Wellington Cordeiro, no seu retrato 3X4, também explora o tema da memória abandonada e retrata prédios importantes como o Solar da Baronesa, o Hotel Amazonas e o Asilo do Carmo, todos carentes de obras de restauração!

Quanto ao sistema de transporte coletivo, somente para quem não o utiliza preciso lembrar que continua caótico. Talvez até mesmo os que se locomovem em carros particulares sintam intensamente este caos, através da presença desordenada e irregular do "transporte alternativo" no abandonado trânsito campista. Há uns dez anos o Dr. Ronaldo Linhares, a frente da EMUT, fala em revisão das linhas de ônibus e reestruturação do transporte público na cidade. Com a irracionalidade das linhas, a irregularidade nos horários, o péssimo estado dos ônibus, enfim, com o srviço atual, é impossível coibir as vans. Elas atendem uma demanda de quem está abandonado pela Prefeitura, há anos.

Abandono X "Cara Nova".

Hoje diversos blogs campistas em rede promovem o 2º Dia do Abandono, repetindo iniciativa adotada há um mês, quando muitos dos componentes deste movimento utilizaram a força das imagens para evidenciar o abandono da cidade por parte do poder público municipal.
Como consequência aparente de noso movimento, a Prefeitura instituiu um projeto intitulado Cara Nova. Inusitado, na medida que é estranho tal iniciativa por parte de uma gestão que já cumpriu mais de 3/4 do mandato previsto - entre interino e sufragado nas urnas.
Contudo, para além dos efeitos da maquiagem promovida na cidade - ainda tímidos a julgar por diversas fotos exibidas hoje por outros blogs da nossa rede (veja Roberto Moraes, retrato 3X4, Urgente e Eu penso que...) - o abandono se manifesta não apenas no desleixo com a infra-estrutura urbana, mas na falta de um projeto estratégico para o desenvolvimento da cidade, no descaso com o patrimônio arquitetônico local, na falta de eficiência nas políticas públicas oferecidos aos cidadãos!
O Cara Nova é um gesto extemporâneo de um governo que jamais disse a que veio, mesmo depois de legitimado pelas urnas. Ele não é resposta aos nossos problemas urbanos que, infelizmente, parecem longe de ter um fim. Até lá, outros Dias do Abandono virão.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Adiós Comandante!


Charge do Regi, homenagem do Blog ao "único mito vivo da História da Humanidade".

Nova Secretária mostra faceta autoritária e politiqueira.

A imprensa traz hoje declarações que marcaram a cerimônia de posse da nova Secretária de Estado de Educação Tereza Porto, ontem.
Assessores do Secretário exonerado, Nelson Maculan, afirmaram o que já se sabia: havia ingerência indevida e politiqueira de Deputados Estaduais, mediada pela Secretaria de Governo para a nomeação de afilhadas para as Coordenadorias Metropolitanas, Regionais e Direções de Escolas. Todas as negociações entabuladas pelo SEPE com o ex-secretário esbarravam na intransigência das Secretarias de Planejamento (SEPLAG) e de Fazenda - pilotada pelo monetarista Joaquim Levi, o Exu Tranca-cofre. O Professor Marilson Santana, chefe de gabinete de Maculan, em entrevista a O GLOBO, desmascara o descompromisso de Serginho Vergonha do papai com suas promessas de campanha e as divergências no Governo:
"Havia uma queda-de-braço com as Secretarias de Planejamento e Fazenda. Antes de distribuir computadores, achávamos que deveríamos valorizar os professores e a melhoria dos salários, que foram prometidas por Cabral no período de eleições."
Enquanto isso, a tecnocrata que assumiu a pasta começou mal, declarando-se contrária à gestão democrática nas Escolas da Rede estadual.
O Governador deveria ser menos cínico e assumir que a Educação não é prioridade em sua gestão, bem como sua responsabilidade na carência de mais de 20 mil professores, e não tentar repassá-la, de forma leviana, ao Professor Maculan, cuja demissão gerou protestos do diretor da Coope da UFRJ, Luiz Pingueli Rosa e da UPPE.

No Direito de Saber Direito.

O Dr. Cláudio Andrade, amigo do blog, avisa que o Professor Luciano D'Angelo é o entrevistado da semana do seu Programa O Direito de Saber Direito, na UniTV, canal 15 da Via Cabo. A entrevista vai ao ar na sexta-feira, dia 22, às 19:00, com reprises nos dias 25 e 27 no mesmo horário e nos dias 26 e 28 às 12:00.

A propósito, o Dr. Cláudio também mantém um blog com interessantes comentários sobre Direito, Política e Sociedade. Veja aqui!

Blog na mídia!

Matéria da edição de ontem d'O Diário repoduziu parcialmente comentário postado aqui no dia 15 sobre a licitação que determinou o pagamento da folha dos servidores públicos municipais através do Banco Santander, e as "ofertas" de serviços bancários com as quais o Banco assediou os servidores que abriram suas contas. A mesma matéria destaca também críticas da direção do SIPROSEP à imposição da Prefeitura.

Vê se entende


Ontem, durante inauguração de uma adutora de água em Macaé, o governador Sérgio Cabral (PMDB) pediu desculpas ao prefeito Riverton Mussi (PMDB) por tê-lo ofendido durante comício nas últimas eleições municipais. O então senador Cabral apoiava o candidato de seu partido, Fred Kohler, que chegou em segundo na disputa.

Naquela época, os peemedebistas Cabral e Garotinho apostaram em Kohler contra o grupo de Silvio Lopes (PSDB), que investiu tudo em Riverton, até então tucano também.

Hoje, Kohler pulou para o lado de Riverton, que lhe cedeu a Secretaria Especial de Governo. Silvio, que tentara também o apoio de Kohler, rompeu com Riverton e terá agora o apoio velado de Garotinho, que está contra Cabral, que apoiará Riverton desta vez.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Agora sim!

O jornalista, professor e articulador dos "Dias do Abandono", Vitor Menezes avisa que seu livro Daqui desse lugar - 100 artigos sobre Jornalismo, Política e Pertencimento, editado pela E-papers, vai ser lançado na Livraria Vozes, no dia 18 de março, às 18h. Ele intima amigos e "detratores" para a noite de autógrafos que deve reunir muitos jornalistas, escritores e blogueiros. Estaremos lá!

Faltam dois dias.

Nuvens negras no céu!

E não me refiro a chuva que caiu agora há pouco na Planície. O quadro de desgoverno e de caos que caracteriza a gestão Sérgio Cabral, evidenciado na crise da Segurança Pública (PM), atinge em cheio a Educação. O Professor Renato Gonçalves - amigo de quem ando com saudades - me manda e-mail informando a queda do Secretário de Estado de Educação Nelson Maculan e opina: "Este não disse a que veio, e desde de que foi desmoralizado, na questão da eleição de diretores, deveria ter pedido as contas. Já vai tarde."

Como de costume, concordo com o Renato. Mas não dá pra negar que as coisas pioram para nós da rede estadual. O Maculan, apesar de não conseguir emplacar pontos importantes das nossas reivindicações, negociados com ele, nunca fechou o canal de diálogo. Correm boatos que a troca seria resultado de um acordo envolvendo Cabral e Picciani, através do qual o segundo se comprometeria a isolar Garotinho e implodir o acordo com César Maia, apoiando a pré-candidatura de Eduardo Paes à Prefeitura do Rio. O Presidente da ALERJ nega a versão, mas não seria a primeira vez que sua ingerência na Educação se faria sentir, e onde há fumaça... Na hipótese menos pior, o Governador teria se irritado com as notícias na imprensa dando conta que mais uma vez o ano letivo começa com carência de professores, na medida em que os aprovados no último concurso, cuja convocação deve atenuar a situação, ainda não foram chamados. Assim, o recurso seria nomear uma técnica - Tereza Porto - com a tarefa de agilizar o processo de contratação dos novos docentes e garantir maior "eficiência" na gestão da SEE.

Ambas hipóteses são desastrosas: ou se envolveu a Educação em negociata politiqueira desavergonhada; ou se retorna à tônica do governo Rosinha de um(a) tecnocrata que não é do ramo pra dar um "choque de gestão" e maquiar números da SEE como forma de evitar maior exposição à opinião pública do desatre que é a falta de um projeto sério do governo para esta área. Ou, o que é ainda pior: a combinação das duas hipóteses!

De certo: a Educação continua a não ser prioridade para este governo; e os servidores não são reconhecidos como parceiros importantes na construção de um projeto sério para reformar o caos instalado na rede estadual de ensino.

Agora, parece que as eleições para as direções das escolas - abominadas por Picciani e por muitos Deputados Estaduais, por interesses eleitoreiros - vão de vez para as calendas, e se abre um quadro de indefinição sobre todas as negociações em curso com o Governo (incorporação da gratificação Nova Escola, enquadramento das professoras de 40 horas no Plano de Cargos, criação do Plano de Cargos dos funcionários, entre outros pontos) que até então estavam mediadas por Maculan, aguardando respostas da SEPLAG.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Foliões!

Com relativo atraso - decorrente das limitações operacionais do blog - registro do meu bloco do coração curtindo a folia de Momo na matiné do Grussaí Praia Clube! Foto da Tia Carla.

Clássico dos Milhões - curtas.

1) Merece menção honrosa e reconhecimento da torcida vascaína o goleiro Tiago. O paredão da Colina fez pelo menos três grandes defesas e dificultou a vitória do Mengão!

2) Outro que foi bem mais uma vez, entrando no intervalo, foi o meia Marcinho. Acho que Joel deveria pensar em lança-lo de saída na primeira partida da final. Melhora a ligação e já faz por merecer chance na equipe titular, afinal, Ibson - assim como seus companheiros de meio-campo - é volante, apesar de acima da média!

3) Já Souza - após marcar alguns gols e protagonizar assistências e boas jogadas nas primeiras partidas do ano - tem jogado mal nas últimas partidas. O ataque anda meio improdutivo. Passou em branco contra o fraco Cel. Bolognesi do Peru e ontem foi salvo pelos zagueiro-artilheiros. Será que Obina também não merece mais uma chance no time titular?

Ah! É Edmundo!!!

Esse foi o grito que irmanou as torcidas de Vasco e Flamengo ontem no Maracanã, tendo como divisor de águas o penalti - duvidoso - marcado por Sua Senhoria Gutemberg Fonseca e desperdiçado pelo Animal.
Reconheço que ao longo desses oito anos de hegemonia do Mengão sobre o Vasco em partidas decisivas, algumas vezes o escrete rubro-negro se valeu da raça e da superação para bater equipes vascaínas superiores tecnicamente. Pois ontem, cheguei a temer que o clássico resultasse no outro lado da moeda, com o risco que o Flamengo correu, mesmo sendo sempre melhor em campo. Os Deuses do futebol pareciam conspirar contra nós quando o desajeitado Alan Kardec dominou com categoria que não lhe é peculiar e fez um belo gol em rápido contra-ataque. O maior volume de jogo do Flamengo não resultava em maior perigo, com o jovem Vilson se destacando seguro na marcação. Até que Fábio Luciano se valeu de agilidade para fugir da marcação do jovem zagueiro vascaíno e, mesmo contundido, testou com vigor para as redes após falta bem cobrada por Juan.
Joel mexeu bem no intervalo e pôs Marcinho em campo. Parecia iminente a virada do Mengão, melhor no jogo quando foi marcado o penalti defendido por Bruno. Aí o Vasco sentiu o golpe e deu a impressão de perder força psicológica, incapaz de reagir ao domínio do Flamengo, que, contudo, não conseguia chegar à virada, mesmo após a entrada de Obina para reforçar o ataque. Mas outro zagueiro, Angelim, foi a frente e resolveu a parada, decretando a vitória e a classificação rubro-negra à final da TG, algo já rotineiro quando o adversário é o Vasco...

Falou demais - e antes da hora!

O blogueiro não acompanhou a primeira semifinal da Taça Guanabara, entre Botafogo e Fluminense, mas se divertiu com o sarro que a galera do Glorioso tirou do "dançarino" do créu Thiago Neves - aquele estelionatário que assinou contrato com o Palmeiras, recebeu vultoso adiantamento e só não foi processado pelo clube paulista porque o Fluminense cedeu o passe do jovem Lenny como compensação ao alvi-verde, lembra?
O rapaz sabe jogar, mas falou demais e tropeçou nas palavras - e nos passos. Após exagerar na "comemoração" da incontestável vitória do time misto do Fluminense sobre o time reserva do Flamengo, dançando acintosamente o créu frente a torcida do Mengão, ele voltou a provocar os rubro-negros prometendo mais na final. Perdeu oportunidade de calar e mexeu com os brios dos alvinegros, com os quais ainda ia disputar a semifinal. Pagou pela língua e pelo estilo provocador. E a galera do Fogão não perdoou!

O resultado desta partida não surpreendeu este blogueiro. Quem esteve comigo semana passada sabe que palpitei abertamente que apostava no Botafogo como adversário do Flamengo na final. E não era só torcida, pela alarida exagerada dos tricolores após a goleada sobre os reservas rubro-negros. Para mim deu a lógica. Explico: Cuca provou mais uma vez sua competência. É um técnico que sabe arrumar um time. Suas equipes - às vezes limitadas e sem peças de reposição - tem sempre bom conjunto, aplicação e esquema tático definido.
Já o Fluminense, apesar de ter contratado muito, inclusive bons jogadores, formando um plantel acima da média, não conseguiu a organização necessária a uma equipe. Pode ser que consiga, mas vou esperar para ver. O modelo adotado pela diretoria e pelo patrocinador, de renovar constantemente o grupo, contratando muito e dispensando uma barca a cada fracasso pode manter o clube na mídia, mas não tem resultado em títulos! Já Renato Gaúcho apesar de mostrar alguma qualidade ainda não se firmou como treinador, nem conquistou título importante. Tem um estilo que não me agrada. Ao avaliar resultados, parece ser adepto do discurso: Eu ganhei, nós empatamos, eles [os jogadores] perderam.

Perguntar não ofende: Que velocidade do créu o Botafogo imprimiu???