sexta-feira, 6 de junho de 2008

Tão perto e tão longe!

Sinto muito. O debate político está bombando na REDE BLOG e acho que teria mais a cointribuir com ele. Mas ainda não vai ser hoje que vou inaugurar as "instalações" da nova redação do Comentários, por falta de uma fonte de 5 Volts e 1 ma, que alimenta o roteador do velox - aceito doações. O brinquedinho não está disponível no mercado local!
Assim, este blog segue com suas precariedades, até que consiga reverter tal obstáculo.
Mas amanhã estaremos juntos no Chega de Palhaçada 2 e podemos por o papo em dia. Todos ao Ato! Amanhã, às 10:00 no calçadão.
Nos vemos lá!!!

quinta-feira, 5 de junho de 2008

"Boa sorte!"

Promessa é dívida. Assim Gileno, aqui está o post combinado.
Confesso que não torci pro Fluminense. Seria pedir demais pra esse coração rubro-negro ainda sofrido pela traumática derrota para o medíocre América do México - exceção feita ao arqueiro Ochoa. Preferia mesmo ter sido eliminado ontem, em um clássico - onde tudo pode acontecer - do que naquele vexame.
Enfim, águas passadas...
Não torci pelo Fluminense, mas não consegui vestir a camisa da FlaBoca, em resposta ao apelo de minhas alunas Gabriela, Juliana e Daniela. Declarei neutralidade, mas confesso ter tido uma ponta de alegria com o gol do Palermo. Aí veio a voluntariosa e fulminante reação tricolor. E me lembrei de minhas palavras às meninas pela manhã:
"Boa sorte!"
Sinceridade à parte, as palavras tiveram força. Ninguém há de negar que o Fluminense teve sorte. Após ser dominado e pressionado no 1º tempo e sofrer o primeiro gol aos 12' do 2º tempo, os jogadores conseguiram correr atrás e reverter o placar, mesmo sem ter um comandante capaz de organizar um time. Valeu a disposição, o talento e o poder de decisão - algo que tem faltado ao organizado Botafogo. Não se reage assim frente ao poderoso Boca se não estiver bem psicologicamente... e com sorte! Vide o lance do gol do argentino Conca.
Mas também houve competência, até de onde menos se esperava. O goleiro Fernando Henrique, desacreditado por muitos - inclusive por mim e pela diretoria tricolor, que buscou o uruguaio Carini no início do ano - fez ao menos cinco grandes defesas, que evitaram o empate que levaria a decisão pros penaltis ou daria a classificação aos hermanos. O centroavante Washington, que andou fazendo jejum de gols, voltou a marcar em momentos importantes e marcou um belo e decisivo gol de falta, no momento certo. Dodô entrou bem e foi fundamental para a virada. Estes foram os heróis tricolores.
Já as camisas 10 mal foram notadas em campo. Riquelme - contundido e envolvido em boatos relacionados a problemas de relacionamento no grupo - e Thiago Neves tiveram atuações medíocres.
Por fim, valeu ver a alegria do Chico Buarque. Ele já merecia mesmo ver seu time numa grande final como a que vai envolver Fluminense e LDU - adversário que o tricolor já enfrentou duas vezes na competição, sem conhecer derrota. Também mereceram a vitória de ontem a família Vasconcelos; meus alunos Lucas, Alexis e Túlio; o Nelson Bagueira; o Vitor Menezes; o meu vizinho Carlinhos, irmão do Marcelão do boteco; o Marcelo Ramalho; o Dr. Luis Ribeiro e seu filho Bruno; o Dr. Cláudio Andrade; a Elda Moura; o Dr. Rodrigo, professor de química, e todos os tricolores que passarem por aqui... Parabéns!

P.S.: Só espero que os vascaínos - mesmo os mais queridos - não esperem comentário semelhante se um dia conseguirem se livrar do Eurico e voltar à Libertadores. Eu não seria tão falso!!!

ILUSTRAÇÃO: AROEIRA.

Sobre o ex-PT.

É assim que o Xacal se refere ao Partido dos Trabalhadores. Considerando os últimos movimentos do Partido e as tendências manifestadas terça-feira pelo grupo hegemônico no Encontro Municipal, não vai restar mesmo muita coisa após o pleito de outubro!
Estão na rede duas boas e lúcidas entrevistas de petistas que destoam da posição do grupo que domina a direção do partido. O Dr. Adilson Sarmet, ex-vice prefeito, falou ao blog Outros Campos sobre o quadro político atual e apontou caminhos mais sensatos para o partido (leia aqui). Já o Professor Roberto Moraes falou á Folha da Manhã e defendeu a aliança com o PSDB, no sentido da construção do novo, o que pressupõe novos nomes!(clique aqui para ler)
A propósito, a pesquisa que finalmente apareceu, mas não foi totalmente divulgada ao Diretório, teve alguns dados antecipados. Eles confirmam as informações publicadas aqui na terça-feira: o nome petista mais citado, Makhoul Moussalem - em exposição desde o pleito de 2004 - tem cerca de 12% dos votos. Isto corresponde a mais ou menos a votação obtida por ele em 2004. Como a eleição de 2006 foi atípica, e revelou uma polarização que refletia a rejeição a garotinho, podemos dizer que Makhoul está no mesmo patamar de antes, isto é, não cresceu nada com a recente crise detonada em 11 de março.

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Jongo na Bienal

Assistindo ao Auto do Ururau, no último domingo na 5ª Bienal, avistei o enorme Jacaré em cena e reconheci na hora o talento do Rafael Sanchez, craque que responde por cenários e figurinos da peça. Ao final do espetáculo, quando fui comer o excelente bolinho de bacalhau da lanchonete homônima, conversei um pouco com ele. Sempre um bom papo, o Rafa me deu ainda uma bela dica para amanhã. O lançamento local do Livro-CD Jongos do Brasil, com uma bela roda de Jongo reunindo os melhores jongueiros da região. Na Arena cultural às 20:00. Não sei se poderei estar lá. Vou tentar. Mas você não devia perder!

Burrocrata 2

Recentemente comentei aqui sobre a postura esquiva e omissa do Presidente estadual do PT com relação ao processo eleitoral em Campos. O Sr. Cantalice - que queria intervir em Niterói em caso de derrota do "vitaminado" Deputado Estadual Rodrigo Neves nas prévias de lá, mas com toda crise não veio ainda a Campos discutir a tática local - na verdade parece ser um dedicado aprendiz de feiticeiro.
Lamentável o discurso do Presidente Ricardo Berzoini na edição de hoje d'O GLOBO, com ameaça de ir ao TRE contra o Diretório Municipal de Belo Horizonte. Estão loucos! Os aloprados querem repetir o desastre da intervenção no Diretório Estadual do Rio de Janeiro em 1998?
Não bastassem os problemas internos do PT de Campos - veja aqui n'A TroLha - agora periga que uma possível aliança local com o PSDB sofra reflexos dos desvarios desses burrocratas do CNB!

Charge de Cássio Scavone.

Corta o coração!

Esse blog já clamou aqui várias vezes pela restauração do Solar do Visconde de Araruama. Já há inclusive verba federal do ministério do Turismo liberada para a obra. A capa da Folha da Manhã de hoje traz na primeira página a foto do meu amigo Valmir Oliveira postada aqui, que registra a depredação do tapume que isolava o prédio histórico. Após pichações contra Garotinho, vândalos resolveram destruir os tais tapumes e o prédio foi invadido. Lamentável! Veja aqui comentário e fotos do Ricardo André sobre o fato direto do Eu penso que...

Simbólico.

Na minha casa todo mundo é Obama
Todo mundo bebe todo mundo samba...

Definido o candidato Democrata à presidência dos Estados Unidos. Embora bons analistas políticos afirmem que as diferenças determinadas pela alternância dos principais partidos norte-americanos no poder se assemelhem as que caracterizavam os Luzias e Saquaremas no Brasil Império, o Senador, que pode ser o primeiro negro a presidir a América, traz, além desse simbolismo, a marca do seu partido, considerado mais tolerante nas relações geopolíticas, mais atento ao social e mais sensato ecologicamente. Para os interesses comerciais brasileiros pode apresentar problemas, por ser mais protecionista. Mas para o mundo parece a melhor opção!

Pego pra Cristo.

DEU NO BLOG DO ROBERTO MORAES:

O ministro Marcelo Ribeiro do TSE, decidiu ontem, negar provimento ao Agravo de Instrumeto, que era o recurso em que Carlos Alberto Campista requeria a volta ao cargo de prefeito de Campos. Abaixo a página do TSE que mostra o andamento do processo. A decisão só deve ficar disponível para consulta na internet a partir desta quarta-feira, 4 de junho.

Enquanto Garotinho, Rosinha, Pudim e Arnaldo Vianna - todos réus condenados pela Juíza Denise Apolinário na mesma sentença que afastou Campista do governo - recuperaram seus direitos políticos e os dois últimos conseguiram se eleger e assumir mandatos de Deputados Federais, Campista teve seus recursos seguidamente indeferidos pela Justiça.
Ou as relações institucionais entre os poderes e a influência de certos juristas, bem como fatores "ocultos", comprometem a lógica e a coerência de certas decisões judiciais no Brasil ou pegaram Campista pra Cristo

terça-feira, 3 de junho de 2008

Sobre a "cabeça de bacalhau"!

Apareceu!
O Comentários não tem telhado de vidro, mas também tem suas "formiguinhas". Fonte do blog ouviu comentários que já se espalham pela cidade sobre a pesquisa comentada aqui ontem. Arnaldo perde um pouco mais de prestígio. Rosinha é o único nome do PMDB com alguma densidade. RH não cresce significativamente, Makhoul num ponto que não ameaça e nem cria perspectivas de mudanças. Parece que só um nome novo, numa frente oposicionista, criaria a empolgação que precisa para a reversão de um quadro de desmoralização dos políticos locais. Resta saber, se os dirigentes partidários que defendem esta frente vão permitir este encaminhamento.

Conversa Afiada na Bienal.

Após a ausência de Cony na abertura e o anúncio do cancelamento da palestra de Zuenir Ventura, feito ontem pela organização do evento, parece que está confirmada a presença de Paulo Henrique Amorim hoje na feira literária. A palestra sobre Cultura e Sociedade no cenário nacional e internacional está marcada para as 20:00. Garantia de uma conversa afiada.

Pobre Cartola...


Revelações da Folha de São Paulo no traço do Thomate, direto de Ribeirão Preto (em A CHARGE ON LINE)

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Palhaçada

Estou participando de um empolgante debate n'A TroLha sobre a partida de ontem envolvendo Náutico e Botafogo pelo brasileirão. O Xacal – de forma cortês e gentil – já me chamou de passional e defende a ação da PM pernambucana.
Poucas vezes vi tanta truculência e hostilidade num estádio no Brasil. Me recordo de uma partida entre Grêmio e Peñarol no Olímpico. A Brigada Militar gaúcha meteu a borracha nos uruguaios que correram acuados para o vestiário. Outra cena bizarra foi protagonizada pelo Antonio Lopes, delegado de polícia, que também no RS, quando treinava o Inter, há muitos anos deu voz de prisão a um árbitro.
A atitude de André Luiz é injustificável, mas não há porque ter ido retirar o zagueiro do vestiário. A ação da Polícia pernambucana me parece coisa de circo, palhaçada. Não dá mais para aturar a manipulação de jogos em casa para desestabilizar adversários e “arrumar” resultados para os mandantes. Já basta jogar com o apoio da torcida. Chega de árbitro “caseiro”. É inadmissível que a polícia – que deveria controlar o desequilíbrio de certos torcedores – aja dessa forma, submetendo um profissional a constrangimento desnecessário. Não se trata de paternalismo. Que jogadores indisciplinados sejam punidos, mas sem excessos e abusos. Vale questionar as condições de segurança do Estádio dos Aflitos. Será que foi observada a proibição da venda de bebidas alcoólicas no estádio?
Parece que não foi apenas esse blogueiro que viu indícios de irregularidades por parte do mandante. O procurador geral do STJD declarou a O GLOBO que vai analisar o vídeo do jogo e não descarta que o Náutico possa ser multado, perder mando de campo ou ter seu estádio interditado com base nos artigos 211 e 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva.

Chega de Palhaçada 2

E por falar em palhaçada, se os grupos políticos que polarizam a disputa eleitoral na Cidade nos últimos anos não se emendam, e seguem em uma disputa ferrenha para ver quem se supera em desmandos e atos de improbidade, os blogueiros e a sociedade voltam as ruas nesse sábado para mais uma manifestação cívica em defesa da cidadania.
O mote da manifestação, mais uma vez é: FORA MOCAIBER, FORA ARNALDO, FORA GAROTINHO, QUEREMOS UM NOVO CAMINHO!

Do blog do Noblat

BOM (?) EXEMPLO

"(...)Por 419 votos contra oito e três abstenções, a Câmara dos Deputados aprovou na semana passada Proposta de Emenda à Constituição que aumenta de 51.748 para 59.302 o número de vereadores. Há quase três anos, por 10 votos contra um, o Supremo Tribunal Federal havia reduzido o número de vereadores em 8.528.
As Câmaras Municipais são ineficientes, não valem o que custam e funcionam como porta de entrada para o mundo do crime. Quer um único exemplo? O Ministério Público pediu o afastamento e o seqüestro de bens dos 17 vereadores de Campos, acusados de desviar cerca de R$ 15 milhões somente em 2007.(...)"

Churrasco sem falação

Uma fonte do blog me informou que na última sexta-feira, fiscais do TRE e policiais desarticularam um "comício doméstico" na cidade, onde estaria um forte prefeitável, além de vereadores e pré-candidatos de Campos e de outro município da região.
Após a advertência dos fiscais, o convescote político foi desmobilizado e os candidatos não apareceram para a festa.
Mas a carne e a cerveja ficaram, e o churrasco rolou farto, tudo "0800"! Muitos dos "correligionários" na verdade preferiram assim. Foram direto ao assunto, digo, à carne e aos copos, sem o extenso preâmbulo dos discursos.

Cabeça de bacalhau

Acabo de entreouvir nos corredores de onde me encontro que hoje será divulgada ao Diretório a pesquisa encomendada pela executiva do PT sobre o quadro eleitoral local - a tal "cabeça de bacalhau". Seria em uma tal reunião que imagino ser informal, pois até agora ninguém me comunicou oficialmente. Amanhã a noite os delegados ao Encontro Estadual se reunem para deliberar (?) sobre tática eleitoral.

ATUALIZAÇÃO às 20:22
A tal reunião informal subiu no telhado - ou virou convescote. Os números da tal pesquisa - que agora parece que são as pesquisas - continuam um segredo de estado da alta cúpula do PT local. Falei no fim da tarde com a Professora Odisséia Carvalho, que há mais de 10 dias se referiu à tal (tais?) pesquisa(s) em entrevista à Folha da Manhã, ela também ainda não viu a "cabeça de bacalhau".

FALA GAROTINHO!


Do Clayton, em A CHARGE ON LINE.

domingo, 1 de junho de 2008

Direto da Pecuária

Estive agora há pouco na V Bienal do Livro de Campos. Ontem, por razões diversas, acompanhei Carlos Heitor Cony na ausência - certamente poucos sentiram minha falta!
A incursão na feira literária teve aspectos positivos e negativos.
De positivo o agradável bate papo com os amigos José Gurgel e Carlos Augusto - membros da Academia Pedralva - no estande da instituição; o reencontro com meu velho amigo Marcos Henrique, que há tempos não via (ele está morando no Rio, onde leciona Filosofia. Não tem mais ação política e diz que desistiu do Brasil. Aguarda oportunidade para emigrar. Está mais rabugento e crítico que nunca, mas continua querido); o lançamento dos Contos da Terra plana, prestigiando os talentosos e simpáticos Vitor Menezes e Simone Pedro e a montagem do Auto do Ururau. Finalmente pude assistir a esse espetáculo, que há muito queria ver. Gostei muito, apesar de o diretor Sisneros e das caras atrizes Adriana Medeiros e Lúcia Talabi me repetirem a mesma observação: vale rever num Teatro! Farei isso com muito prazer. Gostei muito. Valeu a noite! Lúcia, Adriana, Toninho Ferreira e todo o elenco dão um show, sob a batuta experiente do competente Sisneros.
Quanto aos aspectos negativos: a Bienal deixa muito a desejar. Está menos atraente que as versões anteriores. Na verdade, me parece que o evento está em trajetória decadente. Mas a edição de 2006 tinha mais expositores e melhores opções. Lembro da tarde em que lá estive com meu amigo Cícero - grande livreiro, olho clínico no ramo - e ele fez bons negócios comprando muita coisa boa. Desta feita não há muito o que se garimpar. As grandes editoras não marcam presença. Assim como as livrarias locais. Só a tradicional Ao Livro Verde investiu no evento.
Afora bons lançamentos - e outros tantos duvidosos - best sellers ou "projetos de", encontráveis facilmente nas livrarias ou na internet, é difícil encontrar algo diferente. Ainda assim, "garimpei" alguns exemplares interessantes. O estande da Sete Letras tem boas opções a preços módicos - lá é possível comprar um bom livro por até R$ 1,00. Por apenas R$ 10,00 comprei o ótimo Sexo, de André Sant'ana, por R$ 5,00, meu feeling incentivou uma aposta no "O caçador de barangas de Sidney Garambone - nenhuma identificação! Outros bons estandes são os da editora expressão Popular - onde também pode-se encontrar livros da editora da Fundação Perseu Abramo - e da Cortes.
Pertinentes as críticas do Xacal ao evento cultural (veja n'A TroLha clicando no link aí à sua direita). É preciso revitalizar a festa em 2010!
Ainda assim, voltarei lá na terça: encontro marcado com Paulo Henrique Amorim, um dos melhores jornalistas do Brasil. Isso se ele não fizer igual ao Cony. Apareça PH!

Deu n'A TroLha!

O placar da votação na ALERJ que libertou o Deputado Álvaro Lins - indiciado como quadrilheiro (veja aqui).
Da bancada do Partido dos Trabalhadores quase todos votaram contra o decreto que determinou a lamentável decisão. À exceção do Deputado Jorge Babu, que acrescenta mais um episódio a sua já extensa lista de constrangimentos ao partido.
Pode ser que a atitude se explique por um vínculo de "corporação" - o Deputado petista também é dos quadros da polícia civil. Também não sei se a bancada havia fechado questão em torno da pauta. Mas esse humilde militante se questiona se não seria o caso da Direção estadual pensar em uma comissão de ética?

Armando na frente em Quissamã

Pesquisa de opinião revela que o governo do prefeito Armando Carneiro (PSC) tem atualmente um dos melhores índices de aprovação de todo estado do Rio: 85,7%. A pesquisa, realizada pelo IBPS (Instituto Brasileiro de Pesquisa Social) mostra ainda que a imagem pessoal do prefeito Armando é ainda maior: 90,4% têm uma impressão positiva do prefeito. O mesmo Instituto fez previsões sobre as eleições de outubro e em todas Armando vence seus adversários com larga diferença.

A pesquisa estimulada mostra que hoje Armando venceria as eleições com 44,2% das intenções de voto. Em segundo lugar aparece o ex-prefeito Octávio Carneiro (PP) com 29,5% e em terceiro o também ex-prefeito Arnaldo Mattoso (PMDB) com apenas 14% das intenções de voto. O índice de indecisos é de 7.6%. O candidato Mattoso tem a maior rejeição, 39,6%, enquanto Armando aparece com 15,5% e 9,3% disseram que não votam em Octávio de jeito nenhum. A pesquisa ouviu 407 pessoas em diversos bairros do município e tem margem de erro de 4,9%.

A avaliação do governo de 85,7% é a soma dos indicadores Muito Bom (12,3%), Bom (40,5%) e Regular (32,9%). Já a avaliação pessoal de Armando Carneiro no patamar de 90.4% considera os percentuais de Muito Bom (10,3%), Bom (53,6%) e Regular (26,5%).

De acordo com o Diretor do IBPS, Geraldo Tadeu Monteiro, a pesquisa mostra claramente uma ampla vantagem para o prefeito Armando. “Fica evidente que a pré candidatura do prefeito Armando está bem consolidada e com grandes possibilidades de crescimento, já que a avaliação de seu governo e sua imagem pessoal estão melhor avaliadas. Isso mostra que a candidatura tem ainda mais espaço para crescer”, comentou.

Armando Carneiro também vence os adversários em todos os outros cenários apresentados pela pesquisa. Num confronto direto apenas contra Octávio, Armando ganharia de 46,2% a 40,8% e contra Arnaldo Mattoso a diferença é ainda maior: 62,7% contra 23,8%. Para a maioria da população, as principais características do prefeito são a competência (24,6%) e simpatia (17,9%).

O Instituto procurou ouvir também a população sobre os serviços prestados pela prefeitura e constatou que, de acordo com os entrevistados, as melhores áreas de atuação do governo são educação (28,7%), saúde (15,4%), obras (9,1%) e empregos (8,6%). Dado curioso mostra que para 15,7% dos entrevistados o bairro onde ele mora não tem nenhum problema para ser resolvido pela prefeitura. Já 8,8% da população entrevistada disse o mesmo sobre a cidade: “Quissamã não tem problema”. A pesquisa foi protocolada no TRE sob o nº 014/2008 e Processo nº 211/2008.