Pesquisa de opinião revela que o governo do prefeito Armando Carneiro (PSC) tem atualmente um dos melhores índices de aprovação de todo estado do Rio: 85,7%. A pesquisa, realizada pelo
IBPS (Instituto Brasileiro de Pesquisa Social) mostra ainda que a imagem pessoal do prefeito Armando é ainda maior: 90,4% têm uma impressão positiva do prefeito. O mesmo Instituto fez previsões sobre as eleições de outubro e em todas Armando vence seus adversários com larga diferença.
A pesquisa estimulada mostra que hoje Armando venceria as eleições com 44,2% das intenções de voto. Em segundo lugar aparece o ex-prefeito Octávio Carneiro (PP) com 29,5% e em terceiro o também ex-prefeito Arnaldo Mattoso (PMDB) com apenas 14% das intenções de voto. O índice de indecisos é de 7.6%. O candidato Mattoso tem a maior rejeição, 39,6%, enquanto Armando aparece com 15,5% e 9,3% disseram que não votam em Octávio de jeito nenhum. A pesquisa ouviu 407 pessoas em diversos bairros do município e tem margem de erro de 4,9%.
A avaliação do governo de 85,7% é a soma dos indicadores Muito Bom (12,3%), Bom (40,5%) e Regular (32,9%). Já a avaliação pessoal de Armando Carneiro no patamar de 90.4% considera os percentuais de Muito Bom (10,3%), Bom (53,6%) e Regular (26,5%).
De acordo com o Diretor do IBPS, Geraldo Tadeu Monteiro, a pesquisa mostra claramente uma ampla vantagem para o prefeito Armando. “Fica evidente que a pré candidatura do prefeito Armando está bem consolidada e com grandes possibilidades de crescimento, já que a avaliação de seu governo e sua imagem pessoal estão melhor avaliadas. Isso mostra que a candidatura tem ainda mais espaço para crescer”, comentou.
Armando Carneiro também vence os adversários em todos os outros cenários apresentados pela pesquisa. Num confronto direto apenas contra Octávio, Armando ganharia de 46,2% a 40,8% e contra Arnaldo Mattoso a diferença é ainda maior: 62,7% contra 23,8%. Para a maioria da população, as principais características do prefeito são a competência (24,6%) e simpatia (17,9%).
O Instituto procurou ouvir também a população sobre os serviços prestados pela prefeitura e constatou que, de acordo com os entrevistados, as melhores áreas de atuação do governo são educação (28,7%), saúde (15,4%), obras (9,1%) e empregos (8,6%). Dado curioso mostra que para 15,7% dos entrevistados o bairro onde ele mora não tem nenhum problema para ser resolvido pela prefeitura. Já 8,8% da população entrevistada disse o mesmo sobre a cidade: “Quissamã não tem problema”. A pesquisa foi protocolada no TRE sob o nº 014/2008 e Processo nº 211/2008.