sábado, 5 de abril de 2008

Anunciantes.

Hoje não pude ouvir todo o programa de Garotinho na Diário FM. Mas a minha já citada curiosidade me levou a atentar para um detalhe que ainda não havia me chamado a atenção: os anunciantes do programa.
Sendo um Programa de um político que divide - literalmente - opiniões na cidade, imaginei que é algo meio arriscado anunciar no horário. É possível que muitos anunciantes contratem "pacotes" de inserções a serem distribuídas aleatoriamente em diversos horários. Mas a praxe nas emissoras locais é vincular anúncios a Programas, horários ou comunicadores - ainda que Garotinho não tenha tempo nem necessidade de corretar pessoalmente anúncios para o seu Programa!
Bom, o fato é que quando o ex-Governador chamou "os comerciais", entre uma e outra gravação da PF, a curiosidade virou atenção, que durou até quando pude permanecer sintonizado. Empreendimentos imobiliários, supermercados, tudo aparentemente desvinculado especificamente da atração das manhãs de sábado...
Apenas um anunciante foi sistematicamente identificado - e o recurso à memória confirmou a identificação entre o reclame e o Programa: a cervejaria Schincariol. O que seria apenas inusitado no Programa de um evangélico, chama a atenção por uma coincidência, já que, assim como alguns dos alvos atuais de Garotinho, em junho de 2005 o dono da cervejaria, Gilberto Schincariol também foi preso pela Polícia Federal - por sonegação fiscal.

Hoje não tem graça!

Charge pra pensar... do Pater.

Sobrou pra Dr. Makhoul.

Aliás, falando em Neinha, aproveito o ensejo para comentar um dos poucos trechos do Programa do Garotinho que pude ouvir hoje.
Nele, o ex-Governador exibiu trechos de gravações telefônicas onde a "companheira" em questão negocia espaço para seu programa em uma emissora de rádio e o "passe" do ex-Deputado Claudiocis Francisco. Nas conversas havia uma breve citação ao principal quadro eleitoral do PT em Campos, Dr. Makhoul Moussalem. Nada que o comprometa ou aponte qualquer envolvimento com os objetos das investigações da Telhado de Vidro. Mas a simples menção ao petista foi suficiente para que Garotinho e seus colaboradores enfatizassem a aliança do PT com Mocaiber e cobrassem do médico declarações sobre a fala de Neinha.
O episódio revela o nível de exposição a que o Diretório do PT de Campos se submeteu ao participar do Governo Mocaiber!

Sem "debate".

No fim da manhã recebi ligação de um querido amigo que, fora da cidade, queria saber sobre o ultimate fighting marcado para hoje nas escadarias da Câmara entre os "pesos pesados" Garotinho e Marcos Bacellar. Como você já deve saber, o circo ficou armado mas, por conveniência mútua, nenhum dos contendores subiu ao picadeiro, digo, à arena.
Passei pelo local onde deveria ter rolado o telecatch há mais ou menos uma hora atrás e lá não havia viva alma. Aproveitei para comer um bolinho de bacalhau campeão de uma tradicional lanchonete das redondezas e o "boteco" estava cheio de gente ligada à Câmara e ao meio político. Mas não havia muito buxixo. Um velho conhecido que milita na política e na imprensa me relatou que não houve grande público para a explanação do Presidente da Câmara, que estava ladeado da "companheira" Neinha, entre outros correligionários.

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Vale Conferir!

Acho que não vou poder ir, mas se você acessar a tempo a dica é quente: o projeto Cesta Cultural da FCJOL inicia a temporada 2008 hoje, com o ótimo samba de Moacyr Luz. Se der pra estar lá, acho que vou encontrar meu grande amigo Helio Gomes - que não vejo há muito mais tempo do que gostaria - também fã do compositor. Belo programa para anteceder um chopp gelado na sexta. Próximo ao Palácio da Cultura há boas opções para a esticada. O show, nos Jardins do Palácio, começa às 19:00!

Foto: blog Eduardo Goldenberg.

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Bolada.

Mal do nome?
Não é para tripudiar dos meus cordiais adversários botafoguenses, mas parece ter algo errado com o nome River. Seria o caso de buscar orientação com numerólogo ou alguma mandinga para afastar os maus fluidos que a tal palavra parece atrair para o time da estrela solitária.
Ano passado uma das duas derrotas mais dramáticas do time foi contra os hermanos do River Plate, nos últimos minutos, após estar vencendo o jogo com certa folga em pleno Monumental de Nuñes. Pois ontem o time teve quebrada uma sequência de oito vitórias contra o modesto... River, do Piauí!

Movimento.

Agora há pouco, após almoçar na Adega do Durval, flanando pela Praça São Salvador, o blogueiro acabou de ver adentrarem no prédio da Justiça Federal - antiga sede do IAA - em intervalos de cinco minutos entre eles e sob forte assédio da imprensa os ex-secretários de Fazenda, Edmundo Oliveira, de Obras, José Luiz Puglia e de Promoção Social, Ana Regina Fernandes.

Atualização às 14:40
A ex-secretária Ana Regina estava acompanhada de seu advogado, Dr. Durval Pereira, famoso por sua participação durante vários anos no popular programa Chico na TV.

Atualização às 14:55
Curiosidade.
A julgar pela gravação transcrita por O Diário na sua edição de segunda-feira (31/03), reproduzindo um diálogo entre a ex-secretária de Promoção Social e o ex-Procurador Alex Pereira Campos - onde a primeira fazia referência nada abonadoras sobre o ex-secretário de Fazenda - a inconveniente curiosidade deste blogueiro especula sobre uma eventual acareação entre ambos. Possivelmente, seria tão amistosa quanto as recentes declarações mútuas entre o ex-Governador e o Presidente da Câmara!

Prefeito da Blogosfera!

Editor d'A TroLha, o inquieto Xacal lançou uma nova enquete no seu blog - veja clicando no link aí à direita!
Entre sete "pré-candidatos", a enquete questiona em quem os internautas votariam para Prefeito de Campos. Se valer a vontade da democrática blogosfera, o nosso Roberto Moraes daria carta de mão. Até o momento ele é o preferido de 63% dos participantes da enquete!

Disse que me disse?

Este blog já rendeu suas homenagens ao Dr. Eduardo Oliveira, e reitera que acredita na seriedade do trabalho do MPF na investigação sobre corrupção na Prefeitura de Campos deflagrado pela operação Telhado de Vidro.
É que lendo as principais manchetes de hoje dos principais jornais da cidade. Fica parecendo que tudo não passa de "disse-que-me-disse"!

Que bonito é!

Nathália Guimarães ilumina a Coluna Mundo Jovem, d'O DIÁRIO, hoje.
Aécio Neves sabe mesmo das coisas!

FOTO: Binho Dutra.

Misoginia na ALERJ?

O blog não tem elementos para julgar o Deputado Estadual João Peixoto, acusado pela Comissão de ética da ALERJ por quebra de decoro parlamentar. Tampouco seu colega Tucalo, de Maricá. Com relação ao parlamentar campista, contudo, tendo em vista seu desempenho em outros mandatos, não vemos motivo para comemorar sua absolvição como parte da imprensa local.
Ocorre que a referida Comissão do Legislativo estadual, certamente com base em critérios objetivos, propôs a cassação dos dois parlamentares varões, assim como das Exmas. ex-Deputadas Jane Cozzolino e Renata do Posto.
Assim poderíamos identificar indícios de misoginia no Plenário da ALERJ? Ou teriam os parlamentares outras razões para o voto discricionário?

Habilidade!

A propósito, o Deputado João Peixoto demonstra habilidade e trânsito invejável, não só na ALERJ. Hoje é elogiado no Painel Diário - coluna do jornal alinhado com o PMDB campista - que comemora sua absolvição na Assembléia. No Boulevard, é apontado como aliado e apoiador da pré-candidatura do Deputado Arnaldo Vianna (PDT-RJ). Suas bases sempre deram sustentação aos governos deste e de Mocaiber. No momento mais acirrado da disputa entre estes grupos da política local, parece estar bem com ambos!

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Repelente com hora marcada!

Segunda-feira meu Pai "importou" alguns frascos de repelente infantil de Quissamã para mim! Desde ontem, tento comprar um de outra marca - para crianças maiores - no centro de Campos. A funcionária de um loja de uma grande cadeia de drogarias na Praça São Salvador me aconselhou a ir lá por volta do meio-dia. Disse que o produto tem chegado e logo se esgotado neste horário. Tentei, em vão, por intermédio de um dedicado amigo que estava no Centro neste horário. Parece que hoje nem chegou!
Será que além da incompetência das autoridades na saúde pública e da falta de educação das pessoas que não seguem as orientações para evitar criadouros do mosquito, ainda estamos sujeitos à incompetência da indústria e do comércio para ganhar dinheiro? Há quantos anos temos estatísticas temerárias com relação a esta doença? Será que ao invés de chegar um pequeno estoque todo dia na hora do almoço, não seria melhor que a rede de drogarias providenciasse um mega pedido? Prejuízo não ia dar!

Efeitos da epidemia.

No traço do Amarildo!

Méritos.

Falando em dengue, a edição de hoje d'O GLOBO destaca a pequena incidência da epidemia em Niterói. Merece elogio o trabalho preventivo desenvolvido pela Secretaria de Saúde do município - hoje comandada pelo Dr. Tenório - iniciado na gestão do Deputado Federal Chico D'Angelo (PT-RJ).

Boladas!

Revoltante o cinismo de cartolas bolivianos sobre o debate a respeito dos efeitos anti-desportivos da prática de futebol em cidades na altitude na edição de hoje do LANCE!
A sonora goleada que o Santos aplicou ontem sobre um time que o havia vencido na Bolívia comprova a vantagem dos times da casa, que estão acostumados a jogar nestas condições. Frente a estudos sérios que apontam isto, o mínimo que podemos dizer da postura destes dirigentes, assim como dos peruanos do Cienciano e até mesmo do companheiro Evo, presidente boliviano, é que constitui má fé!

Dá-lhe Fener!

No fim da tarde, o time turco treinado por Zico derrotou o time inglês da máfia russa e deu grande passo para disputar pela primeira vez em sua história a semifinal da Liga dos Campeões da Europa. O Fenerbahçe venceu o Chelsea por 2X1. O brasileiro David marcou o gol dos ingleses, contra, mas decidiu o jogo com um golaço aos 35' do 2º tempo - Kazim havia decretado o empate. O lateral-esquerdo campista Wederson teve boa atuação, substituindo Roberto Carlos. O Fener agora joga por um empate em Londres para fazer história. Já pensou que festa o Mengão disputando o Mundial com o time do Galinho em Yokohama?

Altineu o que?

Ontem almocei com um velho amigo - militante histórico do PT - que há anos se dedica prioritariamente à profissão e à pesquisa acadêmica. Ele anda motivado com a política, apesar - e justamente por causa - do triste quadro da nossa cidade.
Às vezes, ele se surpreende com certos atores e certos modus operandi que de uns tempos pra cá passaram a se associar ao partido. Acho que isso reflete bem a Mensagem ao Partido que encaminhamos como Tese ao último Congresso Nacional do PT. A necessidade de reestabelecer antigos padrões éticos e de prática militante com a marca do movimento social!
Recebi um e-mail que me colocou na mesma perspectiva do meu caro amigo. Soube que em uma pajelança em Niterói, em torno da pré-candidatura do Deputado Rodrigo Neves um certo neo-petista - Deputado Estadual eleito por outra sigla - chamado Altineu Cortês resolveu atacar o Prefeito Godofredo Pinto e a pré-candidatura de André Diniz, apoiada por ele. O CNB - ex-Campo Majoritário - deveria se envergonhar de patrocinar a pré-candidatura deste personagem à Prefeitura de São Gonçalo. Segundo o jornal O Fluminense, disse o neófito petista que: "Não temos a máquina da Prefeitura, mas se tivermos coração, vamos levar". "Vamos" quem cara pálida? Qual sua história no PT? Que identificação tens com a militância do partido? Melhor que ele tratasse de sua própria eleição em São Gonçalo - pobre DM - e que Benedita da Silva saísse da inércia e apresentasse trabalho na Secretaria de Estado que ocupa no governo Cabral.

Laços de família!

Este blogueiro não é o Cougar (Bem vindo!), mas também entreouve histórias interessantes no Boulevar.
No início desta semana, um grupo conversava animadamente sobre o Programa de Garotinho do último sábado. Um dos interlocutores falou sobre a enquete do Programa:
- Você viu, a maioria dos participantes disse que o principal responsável pelo esquema de corrupção era Arnaldo!
-Mas o Prefeito não era o Mocaiber?
-É, mas Arnaldo é que indicou Mocaiber, ele é o pai da corrupção!

Aí, interveio um velhinho que ouvia a conversa enquanto tomava seu cafezinho no balcão:
-Mas se é assim... foi Garotinho quem elegeu Arnaldo. Então, se Arnaldo é o "pai da corrupção", Garotinho é o avô da corrupção!

segunda-feira, 31 de março de 2008

Três reais!

Mais um fim de semana em que este blog ficou relegado a segundo plano! Não se trata de desconsideração com os amigos que passam por aqui, mas da dedicação prioritária aos babies, combinada com nossas "intermináveis" limitações operacionais.
Sobre o cotidiano com eles, esta nota "saideira" que versa sobre uma das muitas descobertas que, acredito, fazem parte da vida de um pai.
Descobri que o dinheiro já faz parte do imaginário da pequena Fabiana! Triste decepção. Já havia lhe dado um cofrinho certa vez. Mas as moedas não tinham distinção a seus olhos. Na verdade, ela gostava mesmo era de moedas de chocolate! E eu e sua mãe temíamos que ela as confundisse com moedas reais.
Agora, de um momento para o outro, ela vira pra mim e, brincando, sugere que eu lhe compre uma mercadoria imaginária. E arremata: "São três reais papai!" Acho que senti como nunca a repulsa que o dinheiro me causa. Não que não goste do conforto e da segurança que ele pode proporcionar. Não sou hipócrita! Mas, sinceramente, me causou espécie perceber que minha esperta petiz já percebe o peso que este valor tem na vida das pessoas. Pior, o medo da próxima lição: as coisas sórdidas que as pessoas fazem por isto! Abracei e beijei minha criança, num inútil gesto de proteção frente ao mundo cão que a espera... E ela me sorriu inocente.

LULA vitaminado 2.

De joelhos.

Por mais munição que tenha contra Garotinho, uma coisa Marcos Bacellar não pode negar: durante o governo Mocaiber a Câmara esteve de joelhos frente ao Prefeito. O Vereador Marcos Bacellar pode reivindicar independência - que em dado momento chegou aser reconhecida por seu atual oponente - mas a Casa por ele comandada nunca se furtou a seguir os desígnios do Executivo, abdicando de sua independência.
Assim como questionei abaixo a inércia do MPE frente aos indícios que despertaram a atenção do Procurador Eduardo Oliveira - a quem Campos ainda deve reconhecimento! - é inaceitável a passividade do Poder Legislativo no exercício de suas atribuições.
Este blog destacou no início do ano a vergonhosa passividade com que a Câmara acolheu o veto do Prefeito a suas próprias emendas à L.O. - sem entrar no mérito do conteúdo das mesmas. Hábil como sempre, Garotinho se apropria de uma pergunta que não quer calar: Vão instalar a CPI? Ou não? A que preço?

Será que eles tem razão?

Ouvi de novo o Programa de Garotinho na Diário FM na mannhã de Sábado. Repito, seria cômico se não fosse trágica a situação da Cidade. Desta vez sobrou pra representantes da REDE BLOG. Ricardo André foi nominalmente citado - e atacado. Fica aqui nossa solidariedade ao íntegro e competente jornalista. Outro blogueiro foi subliminarmente associado a "ilustres" e polêmicos petistas. Sinal que incomoda. Apesar das limitações desta mídia, é essa a tese tão apaixonadamente defendida por um amigo meu: "um blog incomoda muita gente, uma REDE incomoda muito mais..."
O Golias da comunicação - que tanto gosta de citações bíblicas - acusou o golpe. Este inexpressivo blog não incomodou, mas ficou orgulhoso dos parceiros!
No mais... mais do mesmo! Um rosário de denúncias elencadas por membros do staff de RH. E a revanche de Bacellar. Após o revés sofrido a 15 dias, o "peso pesado" Presidente da Câmara usou o elemento surpresa e golpeou o "campeão do microfone" em sua arena. Mais efetivo do que o esquivo Álvaro César Farias, que, também corajoso, resistiu a um nocaute semelhante ao que atingira Bacellar em 15 de março, mas "perdeu por pontos".
O combate com Bacellar não terminou. Desde então repercute em todas as mídias e ganha ares de Ultimate Fighting. Golpes são desferidos ao longo das horas em diferentes jornais e emissoras de rádio. E uma decisiva luta, com regras - que nunca deverá acontecer - é anunciada para breve com ares de superprodução. O grand finale temido por correligionários de ambos os contendores é que ambos cometam haraquiri, ou seja, convençam à população de Campos que eles - os dois - dizem a verdade!

PT de Campos na encruzilhada!

O Diretório Municipal do PT aprovou a saída do governo de Roberto Henriques e produziu uma nota oficial que reportava a - desastrosa - participação do partido no governo Mocaiber. Tive acesso ao texto construído pela maioria da Executiva Municipal. Contudo, uma semana depois do previsto para sua publicação, o texto não veio a público. Será que algo mudou no cenário?
O Xacal - recuperado da fase "ultra" - produziu agora há pouco uma boa - e propositiva - análise do momento que vive o PT de Campos n'A TroLha (veja aqui).
O momento é oportuno a uma "Terceira Via", na medida que o ex-Governador e o Presidente do Legislativo local se digladiam na arena pública - e se arriscam a nos convencerem ambos de suas respectivas versões dos fatos!
Resta saber com que cara o PT, desgastado pelo equívoco da participação no governo do prefeito afastado, vai querer participar da sucessão. É preciso observar atentamente a cena política, estabelecer o diálogo interno e responder de pronto à especulações como a que aparece hoje em destaque no Painel Diário - com relação à qual tenho razões para crer que não procede. Elas podem, na conjuntura atual, causar prejuízos ainda maiores à hipótese de o PT representar uma alternativa ao modelo em crise!

LULA vitaminado!

Outra lacuna deixada por nossa longa inatividade, cobrada pelo parceiro Xacal - que, reconciliado, recolocou nosso link de volta no seu A TroLha. Valeu! - foi um comentário a respeito do índice de aprovação do governo LULA registrado pela pesquisa de opinião anunciada na noite de quinta-feira.
O Presidente apresenta índices de popularidade contundentes e que colocam a oposição em xeque. Apenas 11% da população tem uma avaliação negativa do governo. Convenhamos que é uma popularidade de fazer inveja até mesmo ao Mengão!
Acho que nunca antes nesse país um governante agradou tanto.
Os tucanos, "DEMocratas" e Garotinho devem estar desesperados!

Enfim... Faxinão.

Por motivos particulares este blogueiro não postou sua contribuição no Faxinão da Rede Blog, no aniversário da cidade!
Com atraso, destacamos aqui um setor afim a nossa atuação que certamente merece um mutirão para total reorientação no sentido do interesse social: a EDUCAÇÃO. Diga-se de passagem, o tema foi sugerido pelo Prof. Sérgio Diniz para a Rede Blog do último dia 21, mas sua sugestão foi posterior ao início da enquete que apontou a questão da Cultura e Patrimônio como tema da Rede e não pode ser votada. Temos aqui oportunidade de, parcialmente, acatar a oportuna sugestão.
O SEPE Campos há anos denuncia mazelas crônicas na Rede Municipal de Educação. Em 2004 apresentamos aos 4 candidatos à Prefeitura 10 pontos prioritários que mereceriam maior atenção no conturbado mandato em curso. Aqui não destacaremos questões de natureza mais corporativa, dando ênfase a demandas gerais que permanecem sem uma resposta positiva do poder público:
1) A rede física. Os prédios onde funcionam a maioria das Escolas são absolutamente inadequados para abrigar as unidades. Com todos os milhões dos royalties - que podem e devem ser usados para dotar a rede de infra-estrutura adequada - mais de 80% das Escolas funcionam em casas adaptadas, com salas de aula improvisadas, pequenas, onde se concentram em geral mais alunos do que o pedagogicamente recomendável. Estes imóveis não foram planejados para funcionar como Escolas, não dispõem de instalações específicas fundamentais para o bom desenvolvimento do ensino - biblioteca, refeitório, brinquedoteca, laboratórios, salas para planejamento pedagógico, etc. Muitos deles são alugados - caberia aqui um levantamento sobre os preços pagos e um cruzamento com valores de mercado;
2)A responsabilidade da Prefeitura com a educação infantil (creches). Este segmento, pela legislação vigente, é de responsabilidade do poder público Municipal. Aqui se encontra a maior demanda reprimida na cidade. É necessário investir imediatamente na construção de novas creches para atender as trabalhadoras(es) de Campos;
3) A democracia na gestão escolar. Em Campos as diretoras das escolas já foram eleitas. Depois, este procedimento foi substituído pela nomeação de direções legalmente indicadas como cargos de confiança. Esta prática recente se baseou em consulta feita pelo PSC ao STF (a pedido da ex-Governadora Rosinha), questionando a constitucionalidade da Lei Estadual que, até 2003, determinava a eleição para direções de escolas no Estado. Não há obrigação legal no sentido da gestão democrática. Mas não há impedimento neste sentido. Os governos podem realizar eleições como há mais de vinte anos acontece na Rede Federal em todos os níveis de ensino, constituindo uma experiência bem sucedida de gestão. Em Campos o CEFET - antiga Escola Técnica e futuro IFET - tem Diretores eleitos desde a década de 1980, e a comunidade campista é testemunha dos avanços obtidos pela unidade desde então. Na rede municipal, onde atualmente há um loteamento destes cargos entre Veradores e várias Escolas são dirigidas por gestoras que não são professoras da rede e às vezes nem profissionais da educação, a gestão democrática seria importante fator de aproximação das gestoras das unidades com as comunidades escolares, a fim de enfrentar melhor os vários problemas da rede;
4) Prioridade orçamentária para a educação. É preciso abandonar a filigrana legal que exclui as receitas dos royalties do cálculo do percentual orçamentário constitucionalmente vinculado à educação (25%). Esta área, de relevante interesse social, deve receber investimento integral, calculado sobre o total das receitas, para garantir a qualidade do ensino para crianças e jovens campistas;
5)Servidores Concursados na Educação. Convocação de todos os concursos necessários para o preenchimento dos quadros de servidores nas Escolas, inclusive para os cargos de funcionários - que existem no PCCS. Fim da manipulação eleitoral de servidores "terceirizados" nas unidades.

Estas são algumas medidas necessárias para a imediata reorientação da rede municipal de Educação no sentido do interesse da sociedade local.