sábado, 4 de agosto de 2007

Festa do Salvador de volta as origens

Da janela da sede do SEPE, no edifício da ACIC, vislumbrei o visual da Praça do Santíssimo Salvador, preparada para mais uma versão da festa mais tradicional da cidade. Paisagem diferente da dos últimos anos. Nada de mega palcos, fila de banheiros químicos - que muitos preferem ignorar - e superlotação de barracas. Os shows que impulsionam este aparato foram deslocados para o Parque de Exposições da Pecuária, em função dos problemas no trânsito na área central da cidade, gerados pela morosidade nas obras da Ponte Gal Dutra. Ficou mais com cara de Festa do Santíssimo e menos com cara de festa de "Badô". Mantido o tradicional Festival de doces e outras barracas com quitutes ao lado da Catedral. Clima de quermesse do interior, boa opção para a família no fim de semana e no feriado, ponto alto da Festa. No aspecto gastronômico, as barracas ganharam o aval de meu amigo Carlos André Mansur - opinião especializada - e de sua Rita que foram conferir. Destaque para o bolinho de bacalhau e para o vinho honesto e em conta a disposição dos fiéis.

Uma beleza!

Se alguém já se habilitou a mais de uma visita a este blog, percebeu o visual inaugurado ontem à noite. Desculpem o narcisismo do blogueiro, mas ficou uma beleza! Está com uma cara ótima - o Genilson faz milagre! Agradeço a visita e destaco que este espaço só se viabilizou graças a amizade e o companheirismo do Rodrigo Florêncio, o talento do Alessandro Moraes e a inspiração do amigo Roberto - Moraes, que fique bem claro! A eles meu sincero agradecimento. Ao blogueiro cabe a empolgação com o projeto. Um abraço a todos que se habilitarem a passar por aqui. A proposta depende dos acessos e da interação de vocês. Como já disse, este é um canal para aproximar velhos amigos e fazer novos. Nosso compromisso é com a pluralidade de idéias e com a verdade. Apesar da bela estampa, ainda estamos operando em caráter experimental. Novidades virão! Volte sempre.

sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Dicas Culturais do blog

Hoje meu programa é Ratatouille, em família, com direito a pizza no final!

Quem acessar a tempo, uma sugestão: Cinema, aspirinas e urubus, às 19:00, no SESC! Dica da Aucilene. Elogiadíssimo pela crítica, ainda não será desta vez que conseguirei ver. Vou tentar finalmente locar na Scriba.

Amanhã tem um clássico de Bergman, homenageado na programação do Cine Palácio deste mês: O sétimo selo, às 18:00, no Palácio da Cultura. Dia 11 é a vez do meu favorito: Morangos Silvestres.

Bom fim-de-semana, e bom feriado!

Laços de família?

Volto à "novela" após ler a edição de hoje do matutino...
O discurso segue no mesmo tom, mas apareceram as datas dos hipotéticos depósitos. Elas não batem com o período em que todos os envolvidos no folhetim eram alinhados politicamente - na verdade não batem mesmo com a gestão do Deputado Arnaldo Vianna na prefeitura. O que chamou minha atenção, seguindo na linha da curiosidade, é que a base apontada para os repasses do doleiro para as supostas contas é Miami, justamente onde residiu o vértice do triângulo mencionado no post anterior sobre este assunto! Em sua defesa, Dr. Arnaldo diz que o lendário discípulo de Maquiavel anda plagiando clássicos da teledramaturgia.

Fé!



Acabo de constatar que meu filho - com a permissão do Gustavo Pinto, pai n° 1 - João Vittor ainda acredita em Papai Noel. Não sei se esta crença emplaca até dezembro, mas os presentes estão garantidos e até lá já saberei como terá sido a nova aventura do Natalino, o Joel Santana no Flamengo. Torci o nariz para a contratação. Gosto de Ney Franco e ele não tem culpa se Irineu e Moisés entregaram o ouro em dois domingos seguidos! Mas a paixão coloca a razão em segundo plano. Tomara que nosso D. Sebastião e vingador Obina tenha razão e que o folclórico homem da prancheta dê mesmo um "nó tático" no soberbo Luxemburgo no próximo jogo. Objetivamente, é uma questão de FÉ. Bom dia!
PS: Em tempo, o João Vittor não está nem aí para o Natalino da Gávea. Ele é vascaíno, apesar de todo meu estoque de chantagens, e está mesmo esperando é o Bom velhinho!

Verdadeira Mudança?

Tenho resistido nos debates internos do PT de Campos a algumas fórmulas apresentadas para enfrentar as eleições do próximo ano. Sempre acreditei em alianças amplas como forma de intervir de forma efetiva e acertada na política. Coerente com tal postura, cheguei mesmo a arranhar a disciplina partidária. Faço mea culpa mas não me arrependo. O tempo, e o cenário político atual - carregado de denúncias, inegibilidades e acusações graves pesando sobre os três principais grupos políticos locais - mostram que era acertada a perspectiva de apostar em um projeto político viável e que não se filiava ao mesmo núcleo original hoje ramificado no PMDB, no PSB e no PDT. Aqui entretanto, não pretendo fazer um balanço das eleições de 2004. Não há tempo para isso. Quero reconhecer que, ainda que por meio de outra estratégia, os companheiros que controlam o Diretório local do PT também acertaram ao pregar a "Verdadeira Mudança". Por isso acreditamos que o nosso papel hoje é manter a independência e a coerência. Construir uma tática eleitoral consistente e voltar a representar uma alternativa à lamentável cultura política que se instalou em nossa cidade, este é o desafio que o PT local deve assumir com unidade.

Faltou à lição?

Se forem verdadeiras as denúncias - já repetitivas - que um prestigiado matutino da cidade faz sobre o Deputado Federal Arnaldo Vianna (PDT-RJ), chegaremos à conclusão que o parlamentar faltou a uma das principais aulas do curso prático de maquiavelismo daquele lendário líder político que um dia sonhou estender seus domínios de sua província até o reino de "Tão, tão distante". O Deputado teria cabulado a lição que versa sobre como registrar a propriedade do espólio acumulado pelo político ao longo de sua trajetória - carreira? - política em nome de fiéis e dedicados correligionários. Tal estratégia embute riscos - como também reza a lenda e ecos recentes do Boulevard - por isso é evitada por outros bem sucedidos líderes!
Outra curiosidade que despertam as ilações do matutino tem a ver com o fato de que as milionárias contas bancárias no exterior denunciadas e atribuídas ao Deputado campista são de instituições com sede nos Estados Unidos. É sabido na lendária planície que um personagem que representou importante vértice na aliança firmada no passado entre o Deputado e o mítico mestre da política local morou algum tempo neste país... quando tudo eram flores entre os personagens desta estória! Não lembro de ter lido sobre datas de depósitos...

quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Veríssimo em Campos e choro em Paquetá

Estou de saída para conferir os dotes musicais do genial Luís Fernando Veríssimo. Vale o registro que a agenda cultural de Campos tem estado bastante dinâmica e isso não só por iniciativa da Prefeitura e da milionária Fundação Trianon, mas principalmente por ação do SESC, entre outros agentes culturais e artistas locais que têm feito pulsar a cultura local! Voltarei sempre a esse assunto.
Falando em cultura, recebi o convite para o lançamento do novo livro do meu amigo André Diniz, escritor e secretário de cultura de Niterói. A obra, sobre o famoso "chorão" Anacleto de Medeiros será lançada no próximo sábado com animada roda de choro em plena barca para Paquetá, que sairá às 10:00 de Niterói e às 10:40 da Praça XV. Os autógrafos serão na Biblioteca Popular de Paquetá, com show da orquestra Bem me quer Paquetá.

OLÁ!

Bem vindos!
Os blogs são ferramentas modernas que facilitam e democratizam a comunicação e o debate de idéias em tempo real. Há tempos venho visitando alguns destes espaços e interagindo com eles. Desta forma, rompemos com o cerco da grande mídia e ampliamos nossa interlocução com velhos e novos amigos. Agora, apesar da dificuldade em me adaptar às novas tecnologias, resolvi, estimulado por amigos e colaboradores, provocar polêmicas e comentar fatos e imagens marcantes do dia-a-dia. Esse blog se propõe a ser um ponto de encontro virtual de quem se interessa por educação, cultura, política e sociedade. Vocês estão convidados a acessar e interagir diariamente com o que for postado aqui. Estamos operando ainda em caráter experimental, mas em breve vamos dinamizar este espaço que se propõe democrático e plural. Por hora, fico por aqui com este convite e um agradecimento especial ao Roberto Moraes, decano dos blogueiros campistas e inspirador deste espaço e ao Rodrigo, guru deste neo blogueiro para assuntos de comunicação!