sexta-feira, 20 de março de 2009

André Diniz convida

Evento promovido pelo mandato do Vereador André Diniz (PT) de Niterói.

quinta-feira, 19 de março de 2009

MST investe na organização para avançar a agricultura familiar em Campos

Também foi destaque hoje na imprensa campista a mobilização do MST na cidade na quarta-feira.
O blogueiro esteve naquela tarde no prédio da Justiça Federal em apoio ao Movimento, que foi cobrar da Justiça a regularização das pendências relativas a desapropriações e emissões de posse em assentamentos locais. Pela manhã eles foram recebidos pelos Secretários Roberto Henriques, Nelson Daumas, Paulo Hirano e Auxiliadora Freitas.
O blog ouviu o coordenador regional do MST Mardônio Barros sobre as demandas cobradas junto à Prefeitura. Apesar da eficiência na comunicação social do governo Rosinha, ele me revelou que nehum compromisso fundamental foi ainda assumido. No entanto, há a sinalização positiva do governo em atuar no que se refere a ações voltadas para saúde pública, Educação e apoio na comercialização da produção. Já na próxima semana, representantes do MST voltam a se reunir com o Secretário de agricultura para discutir a organização de uma feira da agricultura familiar. Os demais secretários envolvidos na reunião também manifestaram, a princípio, boa disposição frente as demandas apresentadas, como por exemplo a reestruturação do PSF nas áreas de assentamento, a resolução dos problemas de infraestrutura das Escolas e o desenvolvimento de uma política pedagógica voltada para a realidade dos assentados.
O blog vai acompanhar o desdobramento das negociações, na expectativa de que a Prefeita atenda as expectativas dos agricultores familiares.
Mardônio destacou ainda que o Movimento pretende investir em uma maior organização e na ampliação da interlocução com os movimentos sociais, como estratégia para avançar a agricultura familiar na região.

Papagaio de pirata

Na edição de ontem da Folha da Manhã, o ex-presidente do PT local Helio Anomal, que não responde pelo Diretório Municipal do partido, pousou mais uma vez no seu figurino preferido nos últimos tempos: o de papagaio de pirata. Desta feita, ao lado do Deputado Estadual Rodrigo Neves, que veio a Campos também numa posição que, a princípio, deveria ser embaraçosa: a de embaixador dos setores petistas que insistem na manutenção da composição com o Governador Sérgio Cabral, que, apesar de toda a bajulação ao Presidente LULA, faz um governo abaixo da crítica.
Não consta que o líder da bancada na ALERJ tenha tido qualquer encontro com o partido local. Se houve alguma reunião, não me convidaram.
A posição pró-Cabral, contudo, não é unanimidade na bancada. Consta que os Deputados Alessandro Molon e Inês Pandeló se mantêm independentes e criticam no debate interno as relações do Governador com o partido, que compõe o seu governo ocupando duas Secretarias.

Um blogueiro incomoda muita gente...

Talvez uma REDE de blogs incomode muito mais!
Sinceramente, não sei qual é o caso do(a) bravo(a) companheiro(a) anônimo(a) -identificado apenas como profissional da educação lotado(a) nas escolas municipais Lions I e Cemstiac - que fez duras críticas a mim na manhã de hoje no blog A TroLhA.
Em que pese reconhecer a pertinência de certas críticas, com a humildade devida, não sei bem se o que move o(a) companheiro(a) é apenas a sincera crítica à direção do SEPE Campos - onde respondo por 10% da responsabilidade, já que a direção é "colegiada e proporcional", como bem lembrou o Xacal em comentário sobre o assunto no blog Soprador de vidro, do Professor Gustavo Soffiati - ou se trata de um pretexto para criticar o blogueiro, os blogs e, transversalmente, minar a crescente influência da blogosfera local. Ontem, conversando com um amigo de Niterói, ele se surpreendeu com a vitalidade da blogosfera campista, algo já destacado por Xacal esta semana, reproduzindo idêntica apreciação do nosso amigo e colaborador Gustavo Lemos.
Se o objetivo é apenas uma crítica democrática ao SEPE Campos, não posso responder pelo universo da direção, mas posso fazer algumas considerações:
1) De fato, o contato do sindicato com a base da rede municipal não é o adequado. Poderia aprofundar uma análise sobre algumas razões que determinam esse fato, mas não é o momento adequado, sob pena de ser interpretado como desleal e produzir inferência indevida em período pré-eleitoral, apesar de já ter deixado bem claro que não pretendo compor chapa na eleição do SEPE em julho.
Por hora, devo dizer que cobrir uma base que o próprio crítico(a) dimensiona em 247 unidades - revelando grande conhecimento da estrutura da SMEC - não é tarefa simples para um conjunto de 10 diretores, num núcleo que não dispõe de carro próprio; que são apenas 3 licenças sindicais na rede municipal para cumprir tal tarefa (no momento apenas 1 está sendo utilizada), e que este blogueiro não pertence aos quadros desta rede, sendo minha função prioritária acompanhar a rede estadual, o que contudo não me desobriga de responsabilidades para com a base da Prefeitura e que o histórico de disputa pela base com o SIPROSEP, muitas vezes favorecido pela Prefeitura enquanto interlocutor privilegiado - apesar do parecer da Justiça que credencia o SEPE como representante da categoria - são fatores explicativos deste afastamento;
2) O SEPE Campos, como bem observou Xacal, não dispõe de blog na internet e não deliberou a utilização deste meio de comunicação como forma de mobilização para a asembléia de ontem, muito menos de forma exclusiva. A divulgação aqui, bem como tudo que é publicado, foi algo de minha responsabilidade pessoal. Atendendo a sugestão de um(a) outro(a) comentarista, solicitei divulgação à REDE BLOG, no que fui atendido por vários de seus integrantes. Apesar do pouco tempo - a assembléia foi marcada na última sexta-feira (13/03) - houve corrida a Escolas, fixação de cartazes e distribuição de panfletos em varias unidades. Estas foram as formas oficiais - realmente precárias - de convocação da reunião. Contudo, o (a) crítico(a) anônimo(a) parece ter tido contato com a convocação para a mesma justamente pelo meio que desqualifica;
3) Está em destaque na matéria sobre a asembléia na Folha da Manhã de hoje minha declaração sobre a necessidade de um tempo maior para a próxima asembléia - marcada para 06 de abril - justamente para produzir uma melhor divulgação da mesma em corrida às Escolas. Se tivessa comparecido à assembléia e usasse de boa fé, o(a) crítico(a) saberia que fui claro em minha intervenção ao reconhecer a necessidade de se investir na visita às unidades, admitindo um certo afastamento das bases e buscando superar parcialmente este problema em um maior intervalo de tempo. Ainda assim, a assembléia de ontem não deve ser desqualificada. A história nos ensina que da fundação do Partido Comunista Chinês - que se tornaria o maior partido político do mundo - em 1921, participaram apenas 13 delegados que se reuniram num barco alugado em Xangai;
4) Convivo cotidianamente com fundadores e militantes históricos do SEPE. O Professor Eduardo Peixoto, por exemplo, compõe a atual gestão. Nenhum deles até hoje declarou considerar que eu ou a atual direção da entidade "envergonha o seu passado de luta."

Se a intenção é atacar o blogueiro e os blogs locais, não vou perder tempo em refutar uma agressão que só corrobora a força da rede ao reverberar nela mesma.

Acrescento ainda que nunca ataquei a categoria neste ambiente, e que as "respostas" aos posts aqui publicados são quase sempre liberadas, salvo nos casos já explicitados. Me reservo o direito de estabelecer critérios para administrar o espaço virtual pelo qual sou responsável. Reitero também que, apesar de decidido a não compor a próxima direção do SEPE Campos, continuarei filiado e militante do sindicato. Assim, espero que o espírito crítico que motivou a "reflexão" n'A TroLhA possa sair de trás do teclado, do mesmo ambiente que desqualifica e se identificar oportunamente, pondo toda sua energia e disposição para a mobilização e todo seu profundo conhecimento da realidade da categoria à disposição da mesma, participando da composição de uma chapa na próxima eleição e da futura gestão! Isto, é claro, se já não estiver a serviço de algum outro interesse.

ATUALIZAÇÂO às 17:43 para acrescentar relevante fato histórico.

Audiência Marcada

A Secretária Municipal de Educação, Maria Auxiliadora Freitas, agendou para a próxima quinta-feira, 26/03, audiência com o SEPE, para tratar dos problemas relativos ao início do ano letivo na rede municipal.
Assembléia realizada no fim da tarde de ontem aprovou a pauta prioritária proposta pela direção do SEPE Campos para a reunião - eleições diretas para direção das Escolas; revisão do PCCS no que se refere aos profissionais da educação, sobretudo na questão do enquadramento por tempo de serviço; concurso público como forma exclusiva de acesso ao serviço público; equiparação salarial entre as pedagogas e os demais cargos de especialistas previstos na estrutura da SMEC; melhoria na estrutura física das unidades da rede - acrescentando dois itens à mesma: a discussão sobre a política da SMEC para o EJA e a inclusão da campanha salarial 2009 na pauta.
Nova Assembleia da rede municipal ficou marcada para o dia 06 de abril (segunda-feira), às 17:00 no Sindicato dos Bancários.

Em defesa dos royalties

Esse blogueiro já polemizou na rede contra a lógica difundida na blogosfera local que atribui aos royalties do petróleo os desmazelos na administração pública, consequencia da irresponsabilidade dos gestores ao longo dos últimos anos.
Tal receita é fundamental para, se bem gerida, promover o desenvolvimento na cidade e em todo Estado.
Por isso, vemos com entusiasmo a iniciativa da Comissão Intercâmaras de Desenvolvimento Regional, que se reuniu na última sexta-feira em Conceição de Macabu para discutir ações para impedir a alteração na legislação de distribuição
dos royalties de petróleo, proposta qu ganha força no Congresso Nacional e que ameaça reduzir drasticamente as receitas dos municípios produtores de petróleo.
O Vereador Renato Barbosa (PT) participou ativamente do encontro e foi incumbido da elaboração de um anteprojeto de lei a ser encaminhado ao Congresso Nacional, defendendo a adoção de critérios para a utilização e fiscalização dos royalties. O Vereador campista também apresentou um relatório descritivo dos mais de 981 municípios recebedores de royalties e do mapeamento que está concluindo, identificando os deputados federais eleitos no último pleito com votação significativa nesses municípios, propondo a mobilização desta bancada.
Além da Prefeita anfitriã, Tedi (PT), tambám participou com destaque do encontro o Prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias, identificado pela Comissão Intercâmaras como interlocutor privilegiado junto a Ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff e ao próprio Presidente LULA. Além de ter assumido a tarefa de mediar as reivindicações da Comissão Intercâmaras junto aos pré-candidatos à Presidência da República Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) – incluindo, também, a tributação do petróleo na origem - Lindberg se comprometeu em mobilizar prefeitos e vereadores da Baixada Fluminense para uma próxima reunião da Comissão, já agendada para Nova Iguaçu.

Na FOTO (divulgação - assessoria Renato Barbosa) o Vereador do PT de Campos, com Lindberg e a Veradora Fátima Pacheco (PT) de Quissamã.

Estratégia petista

Do Vereador Renato Barbosa (PT), sobre a reunião com o Presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini, que reuniu prefeitos, vices, deputados, vereadores e secretários do partido no Estado, no último dia 09:

"O encontro foi importante para definição das estratégias do partido para a eleição do ano que vem, onde o que estará em jogo de um lado a política neoliberal do PSDB/DEM e do outro a política progressista do PT, onde defendemos a participação ativa do Estado como elemento fomentador do desenvolvimento econômico e social, no plano nacional e, no plano regional a importância e o prestigio pessoal do prefeito Lindberg Farias no processo sucessório ao Governo do Estado do Rio de Janeiro"

Aborto em debate na UFF

A Professora Ana Maria Almeida informa que logo mais, dentro da programação do Projeto Trote Cultural/ UFF / 2009, promovido pelo Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional da UFF (Campos) e pelo Diretório Acadêmico Conceição Muniz, haverá um evento em Comemoração ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em março.
Às 19:30 a Deputada Federal Cida Diogo(PT-RJ) faz palestra sobre tema polêmico e importante para as mulheres. Em debate Descriminalização do Aborto: direito das mulheres e questão de saúde pública.

quarta-feira, 18 de março de 2009

O adeus à Clodovil, no traço do Clayton.

ATUALIZADO em 19/03, às 14:18, para crédito ao cartunista.

terça-feira, 17 de março de 2009

SEPE Campos convoca

Todas(os) profissionais da educação da rede municipal para Assembleia Geral nesta quarta-feira (18/03) às 17:00, no SINDICATO DOS BANCÁRIOS (Rua Marechal Floriano, nº 129/133) para tratar dos problemas relativos ao início do ano letivo nas Escolas públicas do município, bem como de outros assuntos do interesse da categoria.

Comentário no post Passando Recibo, abaixo, sugere, e esse blogueiro apela, para que a REDE BLOG repercuta a divulgação da presente convocação.

Além de incompetente, deselegante.

Do ex-blog do César Maia (repercutindo a coluna do Moreno n'O GLOBO):

"TENSÃO MOSTRA O QUE AS PESQUISAS DIZEM: VAI MAL DE AVALIAÇÃO!

Cabral agride Lindberg na festa de Lula

Falta de aviso é que não foi. E, infelizmente, o personagem principal desta coluna, o meu amigo governador Sérgio Cabral, acabou tendo uma explosiva crise nervosa no local mais inadequado para um político: no palanque oficial do presidente da República, em Cabo Frio, na Região dos Lagos.
Ao discursar na solenidade de entrega de mais escolas técnicas para o estado, Sérgio Cabral foi interrompido, algumas vezes, por tímidas vaias do público.
Ao voltar para o seu lugar e notar a presença do prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias, sentado atrás dele, na segunda fila, Cabral virou-se aos berros: — Lindberg, da próxima vez que você trouxer claques, vai dar merda! Assustado, o prefeito, que inicialmente pensou que a abordagem fosse de cumprimento, balançou a cabeça, negando ter sido o maestro das vaias.
Aí, o governador ficou mais furioso e gritou novamente: — Vai dar merda! Vai dar merda!"

Quem interessar possa...

Pode conferir no Diário Oficial (Monitor Campista).
O blog recebeu na tarde de hoje comentário identificando a presença de filhos e parentes de Vereador, Deputado e detentor de cargo de confiança no Executivo municipal, na relação dos bolsistas a serem contemplados pela Prefeitura.
Como esse blog não se pauta pelo denuncismo - tampouco tem estrutura e tempo para investir em "jornalismo investigativo" - o coment foi objeto de moderação. Fica a referência para que eventuais curiosos, ávidos por promover a caça às bruxas, possam conferir este suposto "nepotismo pedagógico" no D.O.

ATUALIZADO em 18/03 às 09:00 para alteração no texto.

Masoch para Soffiati...

E PARA RICARDO ANDRÉ TAMBÉM!

Em resposta ao desafio proposto pelo amigo Gustavo Soffiati (leia clicando aqui), o trecho - talvez curiosamente oportuno - que se inicia na 5ª linha da página 32, aberta aleatoriamente no livro hora em minha cabeceira, emprestado pelo Gustavo Lemos; um texto de 1870:

"(...) ar me parece repleto de um intoxicante aroma de flores, que me poliniza, faz-me doer a cabeça, a fumaça da chaminé encrespa-se e se acumula em formas, desenha pequenos duendes sorridentes, apontam pra mim de forma zombeteira, e cupidos de maçãs salientes cavalgam no espaldar de minha cadeira e sobre meus joelhos, e sem querer tenho de rir, rir às gargalhadas, enquanto descrevo a minha aventura, e note-se que não a escrevo com a tinta habitual, mas com o azul avermelhado que me sai em gotas do coração - pois todas suas feridas havia muito cicatrizadas agora jazem abertas, ora latejam e doem, aqui e ali cai uma lágrima sobre o papel."

A vênus das peles/ Sacher-Masoch (tradução Saulo Krieger) - São Paulo: Hedra: 2008.

Repasso o desafio para os seguintes queridos blogueiros, que não identifiquei ainda provocados ou aderindo espontaneamente ao desafio:

Roberto Moraes;
Gervásio Neto;
Danni;
Simone Pedro;
Flávio Mussa.


ATUALIZAÇÃO à 01:50, para acrescentar ao título referência ao reforço na provocação à este blogueiro, na tarde de ontem, pelo querido jornalista Ricardo André.

segunda-feira, 16 de março de 2009

Passando Recibo

A pauta do artigo dessa semana pode parecer incoerente, frente a recentes diálogos com Gustavo Soffiati e Aluysio Abreu Barbosa sobre a pertinência de se responder a provocações "anônimas" no ambiente da internet, especificamente nos blogs locais. Sustentei com meus caros interlocutores que não me dignava a responder críticas de quem nem ao menos se identifica no debate.
A aparente contradição, contudo, se justifica pelo fato de que as críticas recebidas por esse articulista no blog "A TroLhA" se referem a algo que procuro exercer com decência e responsabilidade: a representação sindical na defesa dos profissionais da Educação. Algumas das críticas e cobranças manifestadas por “anônimos” na internet mantêm contato com ponderações já apresentadas por companheiras identificadas, e até próximas.
Pois bem. Não há de minha parte, enquanto diretor do SEPE Campos, leniência e omissão com relação ao governo municipal. O SEPE Campos espera audiência solicitada à Secretária municipal de Educação, Maria Auxiliadora Freitas, há dois meses, para manifestar de forma transparente sua pauta de reivindicações, que é antiga. Não há qualquer mudança de conduta com relação ao governo anterior. Continuamos reivindicando eleições diretas para direção das Escolas – conforme destacado em dois artigos neste espaço; revisão do PCCS no que se refere aos profissionais da educação, sobretudo na questão do enquadramento por tempo de serviço; concurso público como forma exclusiva de acesso ao serviço público; equiparação salarial entre as pedagogas e os demais cargos de especialistas previstos na estrutura da SMEC; melhoria na estrutura física das unidades da rede; dentre outras demandas bem conhecidas pela categoria. Esperamos para muito breve a atenção da Secretária, bem como diálogo profícuo no sentido da conquista destas reivindicações. Do contrário, persistiremos no caminho de mobilização e luta que caracteriza a história do SEPE.
Cabe contudo ressaltar que, mais que um velho chavão, a palavra de ordem "O SEPE somos nós, nossa força nossa voz!" é sempre atual. Como bem destacaram alguns lúcidos debatedores no blog citado, é fundamental a mobilização da base da categoria, conforme exemplo recente da comunidade da Escola Municipal Albertina Azeredo Venâncio, frente problemas que afligem tantas outras unidades da rede. Neste momento crítico, contamos com ampla participação na assembléia de quarta-feira.


Artigo publicado na edição de hoje da Folha da Manhã.

domingo, 15 de março de 2009

+ Poesia no bloguinho...

Porque não só rio

Porque me cortas a cidade
E o peito
Com águas e lembranças,
Deságuas nos meus olhos
Alegrias e detritos,
Alimentas e derrubas
Minhas casas e esperanças
E quando seco
Meninos brincam nas areias de teus quintais

Porque inspiras protestos e poesias
Dais abrigo a beatas e piranhas,
Lavas homens e animais...

Rio

E te atravesso apesar das correntezas

E



Rio
Porque tens lágrimas demais
E meus dentes se misturam a teu lodo fértil,
Manguezais formaram-se em minha boca,
Guaiamuns fartaram-se de poesia

E as palavras tragaram os catadores de livros
E puãs
Entre a minha
e a tua vida
há o naufrágio de grandes vapores
e a teimosia de pequenos barcos

Rio
Porque me guarda um beijo quente
O oceano


Adriano Moura

Do blog Outros Campos

Postado lá na sexta-feira pelo George Gomes Coutinho:

"O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA POLÍTICA E O CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

CONVIDAM PARA A AULA INAUGURAL DE 2009

'OS 20 ANOS DA CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA'

DRª MARIA ALICE REZENDE DE CARVALHO

Departamento de Sociologia e Política, PUC-RIO

Presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais - ANPOCS

Data: 18 de março de 2009 às 09 horas

Local: Centro de Convenções da UENF"

Vale a pena conferir!

Do blog do Erik Schunk 2

Do blog do Erik Schunk

O médico/blogueiro, ativista político de esquerda, manifestou opinião sobre as políticas para a Educação implementadas pela Prefeitura de Campos nos últimos anos e no início da atual gestão em seu artigo semanal na blogosfera.

"(...)É óbvio que em relação ao 'novo' Governo que se inicia não se pode cobrar por todos os erros do passado, mas iniciar o primeiro ano letivo com um pouco de bom senso já teria resolvido o problema, afinal se não pretendem 'permitir' eleições diretas e há divergências em relação aos nomes para as diretorias das escolas que ao menos se nomeasse de forma provisória para se iniciar corretamente o ano letivo(...)"

Leia na íntegra o artigo Rosinha e Garotinho promovem o caos nas Escolas, clicando aqui.

E Léo Moura estava com a cabeça em Moscou...

Ou na Perlla, o que, com todo o respeito, convenhamos, é bastante compreensível em se tratando de um grupo do qual todos parecem querer debandar e onde não se respeita mais nem o Andrade!
O fato é que o meia/lateral, decisivo nas últimas pouco convincentes vitórias do rubro-negro, aderiu à pouca produtividade do escrete e até penalti perdeu na tarde de sábado, no empate - com sabor de derrota - do Flamengo com o inexpressivo Tigres, na baixada? Não caro leitor. No Maracanã!!!

Tal resultado já seria por mim considerado desastroso se o adversário por qual meu coração estivesse pulsando fosse o Goytacaz. Em se tratando de Flamengo... Mas a derrota para o Resende já era prenuncio de desastres!

Pelo resultado do clássico do meio-de-semana, acho que o título desse ano ficará alvi-negro; pois penso que Parreira não terá tempo para arrumar o bando que hoje é também o escrete tricolor...

Sendo assim, não tratarei mais do esporte bretão essa semana. Grato pela compreensão.