sábado, 29 de setembro de 2012

Autonomia é... Autonomia mesmo!

Segue elevado o nível da campanha para a consulta à comunidade escolar que vai escolher o novo Diretor do IFF campus Itaperuna. Não obstante a serenidade habitual dos candidatos, algumas expressões e frases de efeito confundem um pouco o debate. A associação entre “autonomia e isolamento”, por exemplo, com todo o respeito, não tem pé nem cabeça! Salvo a hipótese alguma conspiração, onde alguém queira isolar nosso campus – a quem interessaria? – o isolamento não interessa a ninguém. Alex já deixou claro, numa nota e na imagem de campanha postada logo abaixo, que tem a melhor expectativa possível na relação com a reitoria e os outros campi. Preferências e afinidades são normais. E realmente é comum e natural que isso se expresse em manifestações de apoio em qualquer processo de sufrágio. Mas daí a associar apoios legítimos a algum risco de isolamento é, no mínimo, uma confusão sem nexo algum. O IFF não é um clube de amigos, mas a responsabilidade com gestão do Instituto deve ser compartilhada por todos os dirigentes eleitos. Conheço bem o Professor Luiz Augusto e tenho certeza que ele não permitirá o isolamento do campus Itaperuna, independente do resultado da consulta. Tenho a mesma convicção de que Alex não deixará de interagir com todos os dirigentes e instâncias do Instituto em pró de nossa comunidade.

Fala Alex!

E o calendário? Vai dar tempo?

Um pequeno mais importanye detalhe gera dúvidas desnecessárias no debate em curso sobre a sucessão na Direção Geral do campus Itaperuna: o tempo de mandato do escolhido. A indefinição sobre o tema fortelece especulações sobre a viabilidade de concretização de propostas apresentadas à comunidade. Independente do que seja "feijão e arroz" para nossa comunidade - discussão que por si só já dá panos pra mangas - essa dúvida faz eco. Ontem à tarde, no Rio, um amigo meu, pai de aluno do campus me falava dos questionamentos do seu filho a esse respeito. A candidatura do Professor Alex Marca assumiu corajosamente postura sobre o tema: defende a realização de uma eleição nos moldes da Legislação que regulamenta a gestão democrática nos Institutos Federais de Ciência e Tecnologia no prazo previsto pela mesma, no caso de nosso campus, março de 2013. Enquanto isso, a outra candidatura apresenta extensa lista de propostas o que justifica, além de questionamento sobre a pertinência e viabilidade de algumas delas, a dúvida sobre o tempo necessário e suficiente para a extensa pauta.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Maturidade Democrática

Exemplo de maturidade democrática e compromisso com o interesse público em tempo real: Professor Luiz Augusto Caldas, Reitor do IFF, e os candidatos a Direção Geral do campus Itaperuna do Instituto, Professor Alex Marca e Professora Michelle Freitas conversam agora sobre o futuro e os interesses de nosso campus. Apesar de alguns boatos infelizes nos bastidores, o debate em torno da consulta se anuncia de alto nível. Toda comunidade ganha com isso!

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Tá com sede de democracia?