sábado, 24 de janeiro de 2009

Mais uma pérola...

De Garotinho no ar. Falando sobre indícios de irregularidades na Campos Luz, frente a comparação entre números de recursos aparentemente malversados na Fundação Zumbi e no órgão responsável pela iluminação pública:
"(...) você há de convir que o rapaz lá da Zumbi é o Alberto, do PT, que não tem experiência nesse negócio de corrupção, tá começando agora. O outro é veterano, joga no master. Me processa Sivaldo Abílio!"

Alô Lacerda!

Meu amigo Adelfran Lacerda vai ter trabalho. Sobrou também pra Águas do Paraíba - empresa onde o competente jornalista responde pela ASCOM - no Fala Garotinho.
Provocado por um ouvinte que questiona a cobrança de ar na medição dos hidrômetros, citando que em SP há um equipamento que inibe essa cobrança indevida aos consumidores, o double de comunicador e Prefeito lembrou a responsabilidade de Sérgio Mendes no que se refere à concessão pública que entregou os serviços de abastecimento d'agua e saneamento à empresa, e afirmou que a mesma "deve muitas explicações" ao poder concedente e à sociedade.

Rock solidário, amanhã.

Frenético

Ele não para! Nesse momento Garotinho está na Diário FM entrevistando a Professora Joilza Rangel, Secretária de Promoção Social, sobre compras aparentemente sem critério realizadas pelo Governo Mocaiber no apagar das luzes. Além de alimentos e produtos de limpeza com prazo de validade curto em grandes quantidades, há relatos de contratos para a realização de obras que não foram realizadas e até a aquisição de um ônibus junto a uma tardicional empresa local que atua no ramo de mobiliário para lojas e escritórios.
Mas o frenético e inquieto Governador não se limita a isso e abre baterias também em seu blog.
Lá ele fustiga o governo Federal com o incômodo tema da Operação Satiagraha. Questiona a falta de transparência com relação aos beneficiários do esquema criminoso, em sintonia com justo clamor da sociedade:
"Há nos bastidores uma operação abafa porque muitos políticos da base de apoio do governo estariam na lista. Será que no governo Lula existe privilégio para os amigos?"
O fôlego parece longo tais as frentes abertas pelo clã. Certamente os objetivos eleitorais são ambiciosos e prevêem um intenso calendário nos próximos anos.

Cabral também na mira.

Enquanto o pai foca em LULA e em Mocaiber, que continua apanhando nesse exato momento na Diário FM, a Vereadora carioca Clarissa Garotinho trata de apontar limitações do Governo Cabral em entrevista ao competente Sidney Rezende. Confira.

É grave a crise!

Enviada por e-mail pelo Renato Barreto.Efeitos da crise econômica, no traço do Dálcio.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Maysa, Sub-20 e Madame Satã

Acabo de ter péssimas notícias. Qualquer programa que eu pudesse cogitar pra essa noite subiu no telhado! E o que é pior, com perspectivas de um tédio avassalador para os próximos dias. Não há perspectivas de bis para o agradabilíssimo fim-de-semana passado.
O jeito é relaxar e crer que talvez a última semana de férias possa me reservar algum sossego e prazer na cidade Maravilhosa!
Enquanto isso, seguirei me valendo de DVD's e de programas de televisão, como na noite de ontem. Comecei com um maravilhoso programa da TV Cultura, Maysa estudos, onde Abujamra colheu os últimos registros da passional cantora. Ótimos números musicais e Maysa em declarações polêmicas mas corajosas, sinceras e lúcidas, apesar de evidentemente de pileque. Depois tentei conferir o jogo da seleção brasileira sub-20 - muito fraco nosso escrete - acabei não dando a devida atenção ao jogo até em função do papo agradável com meu hóspede Gustavo Lemos, velho amigo com quem entabulei animada conversa até zapear e tornar à TV Cultura, onde achei o ótimo Madame Satã, de Karim Aïnouz. Sobre o time canarinho posso estar devendo melhor análise, apesar da evidente limitação demonstrada frente à fraca Bolívia. Mas gostei muito do filme. Espero encontrar programação semelhante na TV nos próximos dias, quando estarei com acesso restrito à companhia que muita felicidade tem me proporcionado.

Mera coincidência?


quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Novo Colaborador

O Comentários estréia hoje um novo colaborador. O jovem Marcel Cardoso, militante do Movimento Estudantil que até recentemente mantinha seu próprio espaço na blogosfera local aceitou meu convite para abordar aqui o universo jovem e estudantil, entre outros assuntos de seu interesse. Toda quinta-feira ele estará conosco exercitando seu espírito crítico e inquieto, dando seu pitaco sobre algum tema interessante. Com isso, o blog amplia sua capacidade de diálogo com o universo jovem. Seja bem vindo Marcelzinho!

Estréia

É com muita alegria e entusiasmo que começo hoje a participar do blog do meu amigo Fábio Siqueira. Companheiro de política e conselheiro nas horas mais inquietantes, Fábio nos informa a cada dia, as notícias do nosso cotidiano, de forma objetiva e imparcial.
Defendo e aconselho a leitura dos mais diversos blogs existentes hoje. Estes, se apresentam como um mecanismo alternativo de informação, mais rápido, fácil e democrático, já que permite a interação automática entre o leitor e o “blogueiro”, através dos comentários.
Até pouco tempo, eu possuía o meu próprio blog, onde tratava de questões como política, cultura e movimento estudantil. Mas a falta de tempo ocasionada pelas inúmeras atividades assumidas me fez deletar o blog. Mesmo sem ele, continuei a escrever meus comentários sobre os assuntos que mais julgava interessantes e os encaminhava para minha lista de e-mails.
Aceitei o convite de Fábio para ser colaborador do seu blog com o intuito de ajudar a transmitir um pouco das idéias e anseios da juventude. Irei tratar aqui, toda quinta-feira, de assuntos relacionados a movimento estudantil e políticas públicas para a juventude. Cultura, educação, saúde e emprego também serão questões tratadas.
Até semana que vem.



Marcel Cardoso cursa Licenciatura em Geografia no Instituto Federal Fluminense (antigo CEFET Campos). Presidente do Diretório Central dos Estudantes da mesma instituição, é também Diretor de Extensão Universitária da UEE / RJ.

O Indulgente

Para quem depois dos episódios envolvendo a Operação Satiagraha ainda tinha dúvidas quanto as posições, digamos, "conservadoras" de Gilmar Mendes, Presidente do STF, circula na blogosfera local mais uma escabrosa decisão do Magistrado "bonzinho": agora os indultados são os protagonistas da Operação Telhado de Vidro, postos hoje em liberdade pelo Ministro após 10 meses de prisão. O que será que é preciso que um réu faça para que Mendes o mantenha encarcerado?
Leia aqui os termos da "magnânima" decisão.

Ministro Jobim se compromete com a ampliação da área da UNED Guarus

São concretas as chances de ampliação da área territorial da UNED Guarus do IFF, ex-CEFET Campos, em terreno do 56° BI.
Em audiência articulada pelo Deputado Chico D'Angelo (PT/RJ), a Reitora do IFF, Professora Cibele Daher reiterou a solicitação da área para a ampliação da unidade. O Ministro da Defesa Nelson Jobim se comprometeu com a proposta e avaliou que a curto prazo a cessão vai ser confirmada. O Deputado saiu animado do encontro, bem como o representante do MEC, Professor Luiz Augusto Caldas (ex-Diretor do CEFET), e a Reitora do IFF.
Leia aqui, no blog do Roberto Moraes a avaliação da reunião feita pela Professora Cibele.

FOTO: ASCOM Chico D'Angelo

Boa Nova no Planalto?

Deu no blog do Dr. Cláudio Andrade e também no G1! Especula-se que nas próximas horas o ex-Prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel será convidado para assumir importante função no Governo Federal. O seu destino poderia ser o comando de alguma pasta na Esplanada dos Ministérios ou a presidência do Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.
Bem ao estilo mineiro, Pimentel - que se reuniu ontem com o Presidente em Brasília - negou as especulações à Agência Estado e seu sítio oficial - veja aqui - não menciona as hipóteses.
Segundo o post de Dr. Cláudio, auxiliares de LULA ressaltam que as qualidades de "conciliador" de Pimentel agradam ao Presidente. Além disso, o ex-Prefeito goza da amizade da Ministra da Casa Civil Dilma Rousseff!
A conferir.

FOTO: Sítio Oficial Fernando Pimentel.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Unidade Avançada do IFF em Quissamã forma primeira turma

Na noite de segunda-feira o blog conferiu a formatura das primeiras turmas de técnicos em eletrotécnica formados pelo IFF (Instituto Federal Fluminense), ex-CEFET Campos em Quissamã.
Na oportunidade, o Prefeito Armando Carneiro anunciou para breve a conclusão das obras da Unidade que está sendo construída para abrigar os cursos do Instituto no município. A intenção da Prefeitura local e do Instituto é transformar a Unidade Avançada em mais uma UNED.
O Professor Luciano D'Angelo representou o Deputado Federal Chico D'Angelo (PT-RJ) no evento. Hoje o nosso parlamentar esteve junto a Professora Cibele Daher, reitora do IFF, reunido com o Ministro Nelson Jobim discutindo a ampliação da área da UNED Guarus por meio de cessão de parte do terreno do 56° BI (leia mais aqui).Prefeito Armando Carneiro com o Professor Luciano D'Angelo, representando o Deputado Chico D'Angelo na solenidade.
Diretor da Unidade Avançada do IFF em Quissamã, Prof. Marcos Maciel, Sec. Municipal de Comunicação, Rodrigo Florêncio, Professor Luiz Augusto Caldas, representante do MEC, Arnaldo Matoso, Sec. Municipal de Educação, Prefeito Armando e Professora Cibele Daher, Reitora do IFF.

FOTOS: Genilson Pessanha
(Atualização em 22/01, às 08:48)

REDE BLOG

A primeira edição do ano da REDE que reúne informalmente membros da blogosfera local propõe como tema: Como promover mecanismos para a participação política direta da sociedade civil em Campos?

Esse é um tema sobre o qual muito já foi dito ao longo dos últimos anos e muito pouco implementado! A crescente evolução orçamentária do município e a correspondente má gestão dos tais recursos, oriundos principalmente dos royalties do petróleo, representam a contradição mais dramática resultante da falta de controle social sobre a gestão municipal.
Intenso debate tem se travado sobre a legislação que regulamenta a exploração de petróleo no país. De olho na riqueza proporcionada pelas receitas oriundas desta atividade ao longo dos últimos quinze anos para Estados e Municípios produtores, contemplados pela Lei em vigor como uma compensação política frente a concentração da tributação da indústria do petróleo em outros centros, políticos de outros entes federativos questionam os critérios atuais que concentram os recursos no Rio de Janeiro e em algumas de suas cidades. Um dos principais argumentos utilizados para justificar a revisão do modelo atual é justamente o conjunto de dados estatísticos e denúncias que indicam a irresponsabilidade ou a improbidade de gestores locais.
Também nessa REDE este debate se fez presente, e verificou-se inclusive uma campanha no sentido da "recusa" destes recursos, num raciocínio do qual discordamos, segundo o qual esse "dinheiro maldito" seria a razão de vícios e erros de nossos políticos.
Não acredito em dinheiro amaldiçoado. Creio que recursos conquistados por mobilização política podem - e deveriam - alavancar políticas eficientes e desenvolvimento social nesta região e em Campos. A má gestão e a malversação resultam da falta de transparência, de critério e de participação direta da sociedade. Houve no início da década um ensaio nesse sentido, quando a Câmara Municipal, seguindo determinação da Lei de Responsabilidade Fiscal, instituiu Audiências públicas onde a sociedade civil debateria a proposta de Lei Orçamentária do Executivo, podendo propor emendas a serem discutidas e encaminhadas pelos Vereadores. Com o tempo, lamentavelmente, as entidades que inicialmente se mobilizaram perceberam a ausência de consequencia de tal processo e o evento se esvaziou tornando-se meramente protocolar, conforme verificamos em sua recente edição.
A melhor resposta que o Poder público local pode e deve dar a mobilização dos outros Estados dispostos a ratear os recursos dos royalties é estabelecer mecanismos de controle social sobre a confecção do Orçamento. A forma consagrada nesse sentido é o Orçamento Participativo. Outras medidas como a criação de Conselhos, comissões mistas compostos por técnicos e representações populares ou outros organismos voltados para a definições de critérios e prioridades para a utilização do dinheiro público também podem cumprir esse papel e ajudar a manter as receitas atuais vinculando-as ao desenvolvimento.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Bengala branca ou Santa Luzia

O Rappa para o idiota citado no post abaixo:

Chumbo trocado não dói

Este blog já fez referências críticas - sempre respeitosas - à Secretária de Estado de Ação Social, Benedita da Silva. Mas considera inaceitável a grosseria do articulista José César Caldas ao referir-se ao período em que a petista exerceu o Governo do Estado, na edição dominical de O Diário: "Benedita da Silva levou para o Palacio Guanabara uma rapaziada bem pelinchada, ao estilo afro-descendentes (...) fato que provocou risadaria entre os visitantes do Palacio".
Certamente a expressão pelinchada - típica do meio rural, que, apesar de pouco usual, se refere a tosquia e preparo de crinas de cavalos - sugere a presença de um forte preconceito racial.
Mas, como "chumbo trocado não doi", não custa lembrar que pelinchado mesmo foi o Dr. Cesar quando Provedor da Santa Casa, e aí sim por uma rapaziada tendo a frente na ocasião o então petista Dr. Erik Schunk. Não custa lembrar que este episodio promoveu uma risadaria nos "visitantes" que, examinando as contas de despesas das obras realizadas pelo Hospital, verificaram a quem este Provedor "provia"!

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Efeitos da Lei Seca?

A situação pode ser corriqueira mas, por inusitada a coincidência, acho que merece registro aqui.
Na tarde de sexta e na noite de ontem, em dois restaurantes do litoral fluminense - um em Atafona e outro em Rio das Ostras - ao pedir água mineral sem gás, ouvi como resposta dos garçons que as casas estavam sem o produto para servir por grande consumo do mesmo!
Já havia - muitas vezes - esperado para trocar o barril de chopp, ou bebido alguma marca de cerveja que não consumo usualmente por conta de razões semelhantes. Mas nunca havia ficado com "sede d'agua" ou recorrido a água gasosa por tal circunstância recorrente e inusitada. Será simples coincidência, ou efeito da Lei Seca?

+ Poesia no bloguinho (com atraso)...

AS SEM-RAZÕES DO AMOR

Eu te amo porque te amo.
Não precisas ser amante,
e nem sempre sabes sê-lo.
Eu te amo porque te amo.
Amor é estado de graça
e com amor não se paga.

Amor é dado de graça,
é semeado no vento,
na cachoeira, no eclipse.
Amor foge a dicionários
e a regulamentos vários.

Eu te amo porque não amo
bastante ou demais a mim.
Porque amor não se troca,
não se conjuga nem se ama.
Porque amor é amor a nada,
feliz e forte em si mesmo.

Amor é primo da morte,
e da morte vencedor,
por mais que o matem (e matam)
a cada instante de amor


Carlos Drummond de Andrade

Romântico

Endosso

DO BLOG DO ROBERTO MORAES:

Manifesto que merece crédito


Circula na internet, entre filiados petistas, manifesto que propõe a ação militante como forma de retomar a intervenção qualificada do partido na cena política local:

“Companheiros,
O Partido dos Trabalhadores se transformou no mais importante partido político do país, nosso governo tem o orgulho de comandar a maior revolução social já promovida na história da América Latina, com melhoria das condições de vida de milhões de brasileiros. No entanto, em nossa cidade as vitórias em nível nacional são ofuscadas por uma direção fracassada e entregue a petistas que fizeram de seus projetos pessoais o mapa das estratégias do partido.

Muito dessa atual situação se deve ao afastamento de militantes históricos que por diversas razões deixaram a direção do PT e se ausentaram das instâncias partidárias. O resultado dessas ausências foi o maior desastre já protagonizado pelo nosso partido em Campos.

O PT não só foi levado a participar do pior e mais corrupto governo municipal, como também realizou uma estratégia eleitoral calamitosa em 2008. Apoiamos o candidato do PDT, indivíduo que acumula processos e acusações da maior gravidade e que por isso quase teve sua candidatura impugnada.

Nas eleições proporcionais acabamos viabilizando a eleição de um vereador do PSDC aliado do clã Garotinho. Perdemos em 2008 a chance de apresentar um nome consistente para prefeitura, deixando escapar uma conjuntura muito favorável para uma candidatura alternativa que poderia ter condições de disputar o poder com reais possibilidades de vitória.

E o pior, o partido – que mesmo com cíclicas dificuldades sempre se apresentou como uma legenda idônea e que soube com todas as dificuldades recusar ofertas de vantagens eleitorais para apoiar candidatos tradicionais – agora agoniza na vala comum das legendas de aluguel.

Como se vê é urgente a participação nas instâncias de decisão do partido em Campos para que se possa interferir com qualidade nos rumos do PT no município. É urgente reorganizar intervenção que permita oferecer a cidade uma nova forma de fazer política, pautada na ética e na capacidade de realizar políticas públicas que realmente possam melhorar a qualidade de vida do nosso povo”.