sábado, 3 de janeiro de 2009

Política: "Nada mudou"?

Refletindo o contexto justificado no post abaixo, também a cena política local e a posse da Prefeita Rosinha não receberam do Comentários a atenção devida nos últimos dias.
Manteremos nossa serena observação ao longo das próximas semanas. Mas, um rápido giro pela blogosfera local é o suficiente para nos deixar com as "barbas de molho". Além do Xacal, que permanece na sua peleja anti-Rosinha, mas agora tem alguns fatos a seu favor, nosso Mestre Roberto Moraes - aparentemente aliviado da carga cotidiana de responsabilidades no período de festas - tem retomado a velha forma e blogado com vigor e frequencia nas últimas horas. Reafirma a relevância de seu blog e traz más notícias desse início de governo. A aparente relação de "acomodação" firmada com a Câmara - após animador ensaio de enfrentamento por parte de Garotinho - tem ares de deja vú. A Câmara continua servil - e ruim! - e o governo continua "generoso". Lamentável.
Também o volume de cargos em comissão e alguns nomes egressos do governo Mocaiber no staff surpreendem negativamente. Alguns desses não ostentam nem capital político - VOTOS - nem competência técnica. Logo, boa coisa não hão de fazer no governo!
Continuo na expectativa de que seja só uma má impressão. Que o governo se ajuste, reverta alguns sinais desse início de gestão e não repita equívocos históricos do grupo político dos Garotinho. Do contrário perderemos todos.

Com eles!

Como os poucos amigos/leitores que acessam diariamente esse bloguinho já perceberam, o ritmo de postagens está fraco nessa virada de ano. Isso se dá em função das férias! Não das minhas. Ao contrário de outros blogueiros, eu até poderia aumentar o ritmo das postagens em função delas. Na verdade, até o dia de Santo Amaro, estarei mentendo esse espaço em "fogo-brando" em função das férias de Bibica e Pedrinho que estarão coladinhos com o papai até lá.
Certo de contar com a compreensão de meus poucos e fiéis leitores, garanto que nas madrugadas - entre uma mamadeira e outra - vou manter o front minimamente abastecido com algumas reflexões e "novidades".

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Quem precisa de Pasquale?

A estrela do Jornal Hoje agora a tarde foi o Professor Pasquale Cipro Neto, falando sobre as mudanças na ortografia da língua portuguesa.
Mas no meu caso já tenho consultoria "particular". Na noite de ontem, frente ao interesse da minha pequena Fabiana pelo alfabeto, ao assistir um DVD educativo, pus todas as letras do abcdário que aprendi no Externato Campista no início dos anos 80 numa folha de papel para que ela copiasse. Pois a petiz me corrigiu: "Papai, você esqueceu do K, do W e do Y!"
É a reforma ortográfica na educação infantil. Parabéns à equipe do CRIARTE!

Espírito de Porco...

No traço da Lila.

Indignação

A chanceler feia e nariguda - provavelmente mal-amada - e o ex-premier, ministro da Defesa (?) cujo nome se assemelha a um inseto - que corresponde bem a sua estatura enquanto ser humano, com todo respeito a Gregor Samsa - continuam a protagonizar um show de barbárie no Oriente Médio.
O noticiário indica que mesquitas e hospitais infantis estão entre os recentes alvos de quem deveria ter no holocausto exemplo contra a intolerância e a covardia.
A conduta do governo judeu parece querer promover a expansão de grupos anti-semitas ou neonazistas!
Até quando vai permanecer o silêncio e a permissividade irresponsável de organismos internacionais contra a absurda ofensiva israelense?

quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

FELIZ ANO... de novo

Walnize Carvalho

De novo, a falsa euforia...
De novo, o engarrafamento...
nas ruas
nas mesas
Alegria?!

De novo, o vestido branco.
De novo, papéis picados do Banco.

De novo, tilintar das taças.
De novo, o riso de graça.

De novo, praia cheia
- oferendas na areia.
De novo, o comer de uvas, lentilhas.
De novo, catador de latas vazias.

De novo....
De novo...
Novamente
A espera por bonança.
A E S P E R A N Ç A.

Até quando?

Drama palestino no traço do Lezio.

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Alô Detro 2

Apesar das áreas alagadas, já é grande o movimento em Grussaí e Atafona; e será ainda maior a partir de amanhã. Ao longo de janeiro, a população das praias sanjoanenses cresce consideravelmente com a intensa presença de campistas que possuem ou alugam casas por lá.
Boa parte destes veranistas se deslocam diariamente para trabalhar em Campos, retornando no fim da tarde. Dentre estes, os que se utilizam de ônibus não vão poder usar seu RIOcard, porque a empresa Campostur é uma das últimas da região a manter seus coletivos ainda sem as catracas que fazem a leitura da versão eletrônica do vale-transporte.

Não há prazo para que o DETRO e a Fetranspor façam a empresa se adaptar à garantia do direito do trabalhador?

Vinícius na hora certa.

Para compensar a carga pesada dos posts abaixo, música.

Ontem à noite, de ótimo humor, zapeando num dos intervalos do último CQC do ano, encontrei Carlos Lyra em um Programa sobre bossa nova, cantando esta sua bela parceria com o Poetinha.

Não encontrei versão melhor no YouTube que esta, da qual me sirvo para compartilhar com vocês.

ASSASSINOS...

Do blog do Noblat:Os cadávares de cinco irmãs palestina de 4 a 17 anos mortas durante um bombardeio norturno israelense a uma mesquita do campo de refugiados de Yabalia.

COVARDES

DO BLOG DO NOBLAT:
Israel em guerra total com Hamas

De Renata Malkes:

No terceiro dia do bombardeio israelense à Faixa de Gaza cresceram as evidências de que haverá uma ação prolongada e uma invasão terrestre. O ministro da Defesa de Israel, Ehud Barak, declarou a área de fronteira entre Israel e Gaza zona militar fechada e garantiu que o país está em guerra total contra o Hamas. Centenas de tanques e peças de artilharia foram posicionados à espera do sinal verde para o ataque. Aviões da Força Aérea e navios de guerra de Israel intensificaram os bombardeios contra alvos palestinos depois que foguetes Grad de fabricação iraniana mataram três israelenses.
- Estamos numa guerra total contra o Hamas e grupos similares - disse Barak.
Enquanto do lado israelense da fronteira meio milhão de civis buscavam refúgio em abrigos antiaéreos, em Gaza a incapacidade de lidar com o grande número de feridos e a escassez de alimentos, remédios e combustível agravou ainda mais a crise humanitária na região.
Após destruir a rede de túneis subterrâneos que ligava Gaza ao Egito, Israel concentrou os bombardeios de ontem em instituições-símbolo do Hamas. No início da manhã, a Universidade Islâmica, o Ministério do Interior e casas próximas à residência do premier, Ismail Haniyeh, foram atacados. Desde sábado, pelo menos 350 palestinos morreram e o número de feridos passa de 1.400. Poucos moradores se atrevem a deixar suas casas, dando a Gaza um ar de cidade-fantasma.
De acordo com o porta-voz da Agência de Assistência a Refugiados Palestinos da ONU, Christopher Gunness, pelo menos 62 civis morreram, entre eles 21 crianças. Num dos episódios mais trágicos do dia, sete pessoas morreram quando Israel atacou a casa de Maher Zaqout, líder das Brigadas Izz el-Din al-Qassam, o braço armado do Hamas, na cidade de Beit Lahiya. Leia mais em O Globo

Cara nova no blog?

Não, não se trata do discutível projeto de "maquiagem urbana" pilotado por Murilo Diegues por meio do qual o Macabro tentou em vão melhorar sua imagem no final de governo.

Tampouco a "cara" do blog está diferente. Aos poucos vamos tentando inovar e em 2009 haverá sim novidades por aqui. A seção + Poesia no bloguinho teve ótima aceitação e deve se tornar fixa, contando desde já com a colaboração de poetas e poetisas preferencialmente - mas não exclusivamente - locais. Ao longo de janeiro vou amadurecer com nossos colaboradores e com meu amigo e "consultor-mor" para assuntos de comunicação, Rodrigo Florêncio, mais inovações para o bloguinho.

O visual não vai mudar. Adoro o layout concebido pelo meu amigo Alessandro Moraes! Mas finalmente, com a ajuda dele, atualizamos a "cara" do blogueiro - já nem tão nova assim! A foto é do meu primo Ronaldo Nunes.

Viva A TroLha!

Em função de breves e prazerosas incursões nas praias da região, fiquei um pouco ausente da blogosfera nas últimas 48 horas e registro com atraso as felicitações ao Xacal e a seus fãs pelo aniversário d'A TroLha.

Este blog cumpre papel fundamental na cidade através de suas quase sempre justas provocações. Eventuais exageros são reflexo da personalidade do editor e dono do blog, não cabe questionamentos. É na linha: "não gostou leia menos" - ou não leia! O saldo é mais do que positivo.

A TroLha segue linha irreverente e independente de uma escola que já produziu os impressos A Tocha e Folha de Papel e encontrou na REDE sua expressão mais madura, plural e cáustica.

Um abraço Xacal. + Sucesso e vida longa!

domingo, 28 de dezembro de 2008

Elle est!

Do blog do Noblat:
Enfim, a luminosa aparição da primeira-dama da França Carla Bruni na praia de Itacarezinho (BA).

FOTO: Dida Sampaio/Agencia Estado.

+ Poesia no bloguinho...

Mais uma poesia da Walnize Carvalho. Conforme ela me confidenciou, uma espécie de segunda parte de As Meninas, publicada aqui no último domingo!

DUELO ÍNTIMO

Atravessou as esquinas da VIDA.
Decidida entrou no SALOOM.
Olhares se cruzaram em sua direção.
Porte assustador.
Uma flor vermelha no cabelo.
Um brilho novo no olhar.
Indumentária simples, mas sensual.
Avassaladora. Visceral. Ares de bandida.
Jeito de xerife. Dona da situação.
Causou impacto, temor e silêncio.
Perguntou se havia crianças no recinto.
Afirmaram que sim: “As Meninas”: a romântica, a vaidosa, a organizada,
a desprendida e a assustada.
- Não lhes faria nenhum mal, tranqüilizou aos presentes..
Aproximou-se do pianista da casa.
Quis ouvir a “Nona Sinfonia” de Beethoven.
Dirigiu-se ao balcão.
Tomou uma dose de coragem.
Mirou em todas as direções
e surpreendentemente
distribuiu versos românticos.
Atirou pétalas de rosas.
Matou o tédio, a solidão e a inocência
e acentuadamente
FEMININA
saiu do recinto levando como refém, o AMOR.

O Sepé convida

Para um evento de música e solidariedade!