terça-feira, 30 de dezembro de 2008

COVARDES

DO BLOG DO NOBLAT:
Israel em guerra total com Hamas

De Renata Malkes:

No terceiro dia do bombardeio israelense à Faixa de Gaza cresceram as evidências de que haverá uma ação prolongada e uma invasão terrestre. O ministro da Defesa de Israel, Ehud Barak, declarou a área de fronteira entre Israel e Gaza zona militar fechada e garantiu que o país está em guerra total contra o Hamas. Centenas de tanques e peças de artilharia foram posicionados à espera do sinal verde para o ataque. Aviões da Força Aérea e navios de guerra de Israel intensificaram os bombardeios contra alvos palestinos depois que foguetes Grad de fabricação iraniana mataram três israelenses.
- Estamos numa guerra total contra o Hamas e grupos similares - disse Barak.
Enquanto do lado israelense da fronteira meio milhão de civis buscavam refúgio em abrigos antiaéreos, em Gaza a incapacidade de lidar com o grande número de feridos e a escassez de alimentos, remédios e combustível agravou ainda mais a crise humanitária na região.
Após destruir a rede de túneis subterrâneos que ligava Gaza ao Egito, Israel concentrou os bombardeios de ontem em instituições-símbolo do Hamas. No início da manhã, a Universidade Islâmica, o Ministério do Interior e casas próximas à residência do premier, Ismail Haniyeh, foram atacados. Desde sábado, pelo menos 350 palestinos morreram e o número de feridos passa de 1.400. Poucos moradores se atrevem a deixar suas casas, dando a Gaza um ar de cidade-fantasma.
De acordo com o porta-voz da Agência de Assistência a Refugiados Palestinos da ONU, Christopher Gunness, pelo menos 62 civis morreram, entre eles 21 crianças. Num dos episódios mais trágicos do dia, sete pessoas morreram quando Israel atacou a casa de Maher Zaqout, líder das Brigadas Izz el-Din al-Qassam, o braço armado do Hamas, na cidade de Beit Lahiya. Leia mais em O Globo

Nenhum comentário: