sábado, 6 de dezembro de 2008

É hoje!

Pontos de coletas das doações: Pelinca (em frente ao Parquecentro) e no Centro de Campos (Calçadão em frente a Itapuã Calçados) à partir das 8 horas da manhã.

Sonho de consumo?

Na linha "ninguém perguntou - nem tô levando jabá - mas aqui eu falo o que me dá na telha!"; um comentário arquivado na memória há quase um mês antes do sono dos justos:

Um dos comerciais mais divertidos dos últimos meses na TV é o de um carro, onde a banda Sepultura, frente a uma platéia de head bengers atônitos ataca uma singela bossa nova da lavra da agência publicitária, fazendo troça com imagens típicas dos compositores do gênero. O narrador então compara o inusitado da cena com o lançamento automobilístico. Me amarrei. Tanto mais pelo modelo anunciado.
Não sou motorista e não ligo para carros, contrariando uma tendência nacional. Ando de táxi por necessidade e pelo papo de amigos como Aldo e César, mas prefiro - por várias razões, financeiras e filosóficas - transportes coletivos.
Contudo, confesso que sou caído pelo Voyage. Há alguns anos atrás, quando a Angela me pressionou imensamente para assumir o volante - experiência traumática - o único alento que eu tinha para nutrir a ilusão de que faria isso era "namorar" um destes sedans - no seu antigo modelo, igual ao aí em cima - inteirão, que o meu amigo Eduardo Abreu estava vendendo e passava os dias estacionado em frente ao depósito de materiais de construção que ele então tocava com Seu Ênio, seu pai, na rua do Gás, pertinho da minha casa.
Enfim, continuo sem dirigir, o Eduardo vendeu o carro para outro mas o Voyage continua fazendo minha cabeça. E tenho dito.

Mais 3 nomes no secretariado

Suledil Bernardino: assim como Auxiliadora, uma barbada.
Paulo Hirano: também já cotadíssimo, mais uma nomeação previsível. Ainda assim, representa novidade como Eraldo Bacelar e Orávio de Campos. Estes perfis de boa aceitação em segmentos até então refratários à Garotinho ampliam a base do governo na sociedade.
Fábio Ribeiro: Perfil técnico, quadro de confiança do PMDB. Nomeação não surpreende.

O blog soube hoje de fontes bem informadas que nos próximos dias devem se confirmar os nomes de Paulo Feijó no Meio-ambiente e Eduardo Crespo na Agricultura.

FOTOS: O Diário.

Colégio Alpha recebe o Prêmio Qualidade Brasil 2008

Em função do volume de "aprovações nos principais vestibulares do estado do Rio de Janeiro" e das "excelentes colocações nas provas do ENEM, estando sempre entre os primeiros colocados no município" ao longo de seus 12 anos de existência, bem como da "sólida preparação psicopedagógica em seu quadro de professores e colaboradores, atendendo à crescente formação cultural de seus alunos e oferecendo um atendimento de alto nível" o Colégio Alpha foi premiado no último dia 25/11 pela International Quality Awrad, que desde 1977 atribui seu selo de qualidade no Brasil, nas categorias Empresarial e Artístico/cultural.
Ao tomar conhecimento desta premiação hoje, me lembrei imediatamente do relato que me fez a Adriana Medeiros, atriz, poetisa e educadora com grande experiência e expertise em ambos os fronts na noite de quarta-feira. Adriana se dizia impressionada e satisfeita com o nível apresentado pelos trabalhos dos alunos da escola em seu Festival de Poesia, ocorrido nesta semana, onde ela atuou no juri. Disse de como ela imaginou ser interessante trabalhar com alunos de tão alto nível.
Coincidência? Não trabalho sério e realização de um sonho de um grupo de colegas que há 12 anos resolveu inovar na Educação em Campos. Parabéns à direção da Escola, a todos os sócios da empresa e ao corpo docente, multidisciplinar e profissional da Escola.
Na foto, os Diretores Ricardo Antonio e Marcia Maciel recebem o prêmio no Monte Líbano, em São Paulo.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Talentos mirins em ação hoje na terrinha

O blog recebeu e-mails da América Rocha e da Ana Maria Almeida anunciando apresentações artísticas de crianças campistas na tarde de hoje. Concebidos por gente séria e "do ramo", os trabalhos conquistaram "madrinhas" de peso. É sempre bom ver crianças envolvidas com projetos culturais, sobretudo quando o resultado é de qualidade. Embora impossibilitado de prestigiar os eventos, o blogueiro tem certeza de que quem for conferir vai ganhar a tarde!

Dica da América Rocha:
AUTORES E ATORES MIRINS MOSTRAM TALENTO NO CENTRO CULTURA

O 1º Festival Mirim de Teatro Vivo tem como palco o Centro Cultura Musical de Campos, nesta sexta, dia 5 de dezembro, às 16h, com apresentações de cinco peças teatrais, cujos textos foram elaborados por crianças de 09 a 13 anos de idade; alunos da Escola Municipal Francisco Faria Barbosa, em Guarus.
A direção de cada peça fica a cargo dos atores Tim Carvalho e Marillu Libâneo, que durante o mês de novembro ministraram oficinas de teatro para os atores e autores mirins. A idéia do evento nasceu através do projeto de criação literária desenvolvido há quatro meses na escola, e da conscientização da necessidade de parcerias e voluntarismo. O ator e cenógrafo Marcelo Beraldi e o bailarino e ator Luciano Di Paula também estão engajados no projeto.

Dica da Aninha:
A E.M. Lions I sob a regência da professora de ARTE Tânia Ferreira estreará um SARAU que retrata dos 200 anos da Vinda da Família Real ao Brasil.

Esse trabalho é resultante de um congraçamento de teatro, musica, arte e história e foi desenvolvido pela coordenação de ARTE e CULTURA da SMEC (Jane Rangel).
São cerca de 50 crianças tocando, dançando e representando.
Local: E.M. Profa. Eunicia Ferreira Silva - Rua Juiz Antonio Braga - Parque Santa Rosa.
5 de dezembro às 15h

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Joilza e Auxiliadora

Ontem, como vocês já devem saber, foram apresentados mais alguns nomes do Secretariado de Rosinha. Na verdade apresentadas, pois se divulgou a "bancada feminina" do staff.
Na Educação nenhuma surpresa. A Professora Auxiliadora Freitas, ex-titular da pasta - de onde saiu em função do racha com Arnaldo - e membro da executiva local do PMDB era uma barbada. Não pretendo aqui abrir polêmica, tampouco emitir comentário precipitado sobre sua futura gestão, mas sua indicação era previsível para quem compreende a política como ela é - e aqui não me refiro absolutamente a qualquer ato não republicano! O que quero dizer é que cargos de confiança são geralmente ocupados por pessoas de confiança, integrantes de um grupo. Estranho é quando se dá o contrário.
O SEPE Campos já encaminhou à Prefeita eleita e à sua equipe de transição suas propostas e reivindicações para o governo. O Coordenador da equipe, Roberto Henriques, ao receber o documento salientou que iria envia-lo à Auxiliadora também responsável pela Educação na equipe. Esperamos dela diálogo e sensibilidade na gestão da SMEC, que precisa sofrer uma profunda reestruturação.
Este blogueiro deseja êxito à Secretária.
Já minha amiga Joilza, cogitada como alternativa para a mesma pasta, foi confirmada no secretariado, mas na função de Secretária de Promoção Social. Um novo desafio para a educadora, contudo, sua sensibilidade e habilidade política podem produzir o sucesso em sua gestão na assistência. Boa surpresa a não indicação de político com mandato ou algum indicado diretamente ligado a um deles para este cargo de grande potencial eleitoral. Minha convivência com Joilza, como professor da rede estadual e sindicalista sempre foi de diálogo e entendimento. Espero que ela exercite essa característica na sua nova e relevante função pública. Boa sorte!
Fica agora a expectativa sobre a indicvação do governador Cabral para a Coordenadoria Regional NF1. Soube no samba da Lene que gente de partido aliado com bom desempenho no recente pleito já se arvorava pelo cargo. O grande padrinho na SEE é o Deputado Jorge Picciani. Será que o PMDB local vai dar margem a alguma rasteira na ocupação do espaço?

FOTOS: O Diário

Aderimos

À campanha lançada pelo Di Donato:
E já que é o governo do palpite: sugiro que as buscas se iniciem por balneáreos fluminenses ou capixabas, bares e restaurantes de Campos!

Vá a TroLha!

Tem um comentarista "anônimo" chato que anda entupindo a caixa de comentários, tentando reproduzir no espaço destinado a vários posts um texto - que ele deve ter adorado! - onde o meu amigo Xacal analisa a transição na gestão municipal com foco na Educação.
Para não dizer que este blog não é simpático e democrático, é só os interessados clicarem aqui para ler o texto. Afinal, o Xacal além de nosso amigo é parceiro na REDE BLOG.
Mas devo dizer ao meu dileto (a) leitor (a) que, apesar das afinidades, esse é o blog do Fábio Siqueira, e a TroLha é a TroLha. Quem quer ler os textos do Xacal pode - e deve - acessar o seu relevante blog. O que este blogueiro aliás faz diariamente e, não raro, repercute aqui. Mas tal repercussão compete exclusivamente a mim e à equipe do blog!

Ironias da História

Na vitrola

Agora. Clássicos e boas pérolas menos conhecidas de uma verdadeira seleção de compositores. De Nelson Cavaquinho a Novos Baianos, passando por Gordurinha, Zé Ketti, Adoniran Barbosa, Nelson Sargento, Nei Lopes, Ataulfo Alves e outros bambas, fechando com animado pout-pourri de Jackson do Pandeiro. Boas versões com a qualidade já reconhecida na interpretação. Viva ao Samba!!!

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Orelhudo condenado

Seu novo figurino:
No traço do Paixão.

Utilidade Pública

Comentário ao post "Chek zangado", logo abaixo, conclama o blog a solicitar aos leitores - especialmente os que tem fator RH negativo - que doem sangue ao hemocentro do Ferreira Machado.
Segundo o comentarista o estoque do banco de sangue, que já não era ideal, ficou ainda mais restrito após grave acidente ocorrido hoje cedo nas proximidades de Morro do Coco.
Vamos lá gente, doar não dói!

No samba

O blogueiro na roda promovida pela Lene, que comemorou o dia nacional do Samba ontem no calçadão: Com Geraldo Gamboa, comunista, pai exemplar e representante da velha guarda do samba local.
Com o novo Secretário de Cultura, Professor Orávio de Campos.

FOTOS: Chek.

Chek zangado

Na roda de Samba comandada pela Lene Moraes em comemoração ao dia nacional do Samba, na "rua do homem em pé" encontro o nosso simpático fotógrafo, craque de bola e dirigente local do PSDB Juscelino, o popular Chek, e ele está zangado.
O gente boa me diz que, apesar de seu amor pelo samba e pelo carnaval, está afastado da direção da sua agremiação: a Amigos da farra .
A divergência tem a ver com a escolha do enredo para o desfile no próximo caranval. A escola vai homenagear adivinhe quem? Ele, o intrépido boêmio Mocaiber!!!
Chek tem toda razão. Dada a popularidade atual do alcaide, a reação das arquibancadas é imprevisível. Se insistirem no enredo, melhor que os diretores e carnavalescos da agremiação torçam para que o "homenageado" prefira ficar por Guarapari ou Búzios. A vaia pode ser ensurdecedora... periga cair pro segundo grupo! Com razão.

Ex-PT por Emir

Emir Sader, sempre uma voz sensata na esquerda faz boa análise sobre o partido no sítio da agência Carta Maior.
A dica chegou em dose dupla, por e-mail, enviada pelos amigos Gustavo Lemos e Ana Maria Almeida, a Aninha.
Se você é filiado, simpatizante, eleitor ou simplesmente sabe da importância política da legenda no Brasil hoje clique aqui e leia!

Aonde nós chegamos?

Repercutiu na blogosfera e no Boulevard a entrevista concedida à Folha da Manhã pelo auto intitulado "palpiteiro" oficial da gestão municipal sobre o deslocamento das estátuas que remetem à memória do movimento abolicionista e de Patrocínio do Palácio da Cultura para a reformada Praça do Canhão.
Ora, o rapaz alega que dar pitacos não é crime. De fato. Contudo, os cidadãos locais tem todo direito de estranhar que decisões importantes como o deslocamento de Patrimônio público com relevante significado histórico e cultural se dê nessa base.
Não saberia responder ao questionamento levantado por meu amigo Claudio Andrade em seu blog. Também não tenho interesse na polêmica sobre responsabilidade com relação à desastrada medida travada entre o Sr. Deut e Murilo Diegues. Mas é espantoso supor que para além do que todos já sabem - que o (ir)responsável por esses e outros desmandos no município é o atual Prefeito - que algumas (ou muitas?) das desatradas medidas da gestão se deram na base do palpite!

ATUALIZAÇÃO em 04/12, às 10:00

O blogueiro esclarece que a entrevista supracitada é assinada pelo Aluysio Abreu Barbosa, diretor do jornal.
Ainda nesta atualização foi corrigido o erro de redação na palavra palpite – originalmente grafada "paupite". Esse blogueiro é meio ignorante e às vezes agride involuntariamente a língua pátria, sobretudo digitando com pressa.
À guisa de esclarecimento, sobre o primeiro comentário do Aluysio Abreu, reafirmo que não há espaço para a homofobia neste blog. Manifestações desta natureza são repudiadas e moderadas! Desnecessário me estender neste assunto pois quem me conhece sabe que tal comportamento não caracteriza minha conduta.
Contudo, embora não seja absolutamente o caso e as relações pessoais do alcaide e de qualquer cidadão não sejam da minha conta, colho a observação para lembrar o princípio da IMPESSOALIDADE, que deve ser estritamente observado pelo gestor público e que condena toda ingerência de relações pessoais na administração pública, sejam estas de qualquer natureza ou orientação!

Orávio e Eraldo

Já não é mais novidade, mas esse não é um blog de "furos".
Vi com muitos bons olhos as primeiras indicações de Rosinha para seu staff.
O Doutor Eraldo Bacelar, pessoa extremamente gentil e cordata é um nome que traz seriedade e renovação para uma pasta importante, que tem a responsabilidade de fomentar o desenvolvimento da cidade alavancado com sua principal atividade econômica atual.
O Profesor Orávio de Campos traz também a marca da seriedade e a sensibilidade de um veterano militante pela cultura. Certamente vai abrir horizontes para a política cultural no município. Ontem mesmo, durante a animada roda que comemorou o dia nacional do samba no calçadão, conversava com o Professor Maycon de Almeida que sua gestão deve valorizar as esquecidas manifestações da cultura popular em Campos. A criação da Secretaria é um passo importante para avançar nas políticas culturais. Acreditamos que atuando em conjunto com o Conselho de Cultura o novo Secretário possa aproximar a gestão da sociedade e dos artistas e desenvolver um plano de ações articuladas com boas iniciativas do Minc, bem como avançar na conquista de mais recursos do orçamento para o setor, com critérios e transparência.
Boa sorte para os novos Secretários!
Segue a expectativa sobre a Secretaria de Educação.
FOTOS: Divulgação (O Diário)

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Imperdível!

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

O Comentários apóia


Campanha lançada pelo Bruno Prudêncio na blogosfera!
Os pontos de coletas das doações funcionarão no sábado, dia 06/12, nos seguintes locais: Pelinca (em frente ao Parquecentro) e no Centro de Campos (Calçadão em frente a Itapuã Calçados) à partir das 8 horas da manhã.
Leia mais aqui, no Eu penso que...

Do blog do Noblat

Genial...
Crônica da rodada final do brasileirão no traço do Amarildo!Parece até que o chargista viu o Louro tentando me animar no final dos jogos de ontem!

ATUALIZAÇÃO às 20:00
O Gervásio NETO já tinha postado a charge desde o início da tarde no seu Todo amor...
Mas vale a repercussão, ela é ótima!

Não acredito mais...

Pois é, até a paciência deste blogueiro - a quem os amigos atribuem as características da tolerância e do otimismo - tem limite.
Não acredito mais na conquista de uma das vagas na Libertadores da América pelo Flamengo, ainda que os adversários na disputa insistam em entregar o ouro, conforme relatado em post abaixo!
Sofri ao lado do meu amigo vascaíno Gustavo Lemos, que se desesperava em seu calvário embora o Vasco tenha mantido o jogo com o Coxa sempre sobre controle, com a maldita "bolinha" que a princípio parecia bendita. Obina provou sua identificação com o Flamengo - apesar de não ser prata da casa - e sobretudo com a torcida, sua qualidade e seu retorno à boa forma. Juan, com a qualidade habitual também marcou em bela jogada de triangulação. Tudo ia bem, mas, sem ver o jogo, não me tranquilizava. Gustavo me chamava de paranóico enquanto era ele que se afligia sem razão aparente, na medida em que o Vasco abriu o placar e conduzia o jogo com tranquilidade, na medida do possível para a qualidade do time. Disse pra ele: -Esse meu time é imprevisível.
Para o bem e para o mal. Começava a querer dar razão a ele quando sofremos 2 gols em 10 minutos, no fim do 1º tempo. Inferno a vista.
Segundo tempo: mais um gol do Goiás, empate, mais 2 pontos desperdiçados no Maracanã, uma combinação de resultados favoráveis na rodada jogados fora. O fla avança para conquistar o "Troféu incompetência", ou batata quente, disputado intensamente com Cruzeiro e Palmeiras para ver quem consegur "se livrar" da vaga na Libertadores!

P.S.: 1- O Flamengo com a derrota, digo, empate, de ontem soma mais 2 pontos ao total anunciado aqui na semana passada. Ou seja, perdemos 10 pontos no Maracanã em quatro jogos - Vitória, Atlético-MG, Portuguesa e Goiás - que não cabia outro resultado a não ser a vitória. Nestes jogos, com equipes medianas e fracas, o time levou 9 gols, o que revela que a defesa não é tão forte como parece, apesar de boas atuações de Fábio Luciano e Angelim. A se confirmar, a provável eliminação da Libertadores 2009 terá se dado no Maracanã, mesmo palco da conquista da vaga em 2007 numa ascensão fabulosa com aproveitamento esplêndido no estádio com várias vitórias por 1X0 que garantiram 3 pontos cada uma!

2- O Fla também não leva desvantagem no confronto direto com os envolvidos na disputa das vagas. Perde para São Paulo e Cruzeiro, mas leva vantagem contra Palmeiras e Grêmio. Também foi melhor nos confrontos com o bom time do Inter, sexto colocado e provável campeão da Sul-americana. Em compensação, não conseguiu vencer times médios, como Vitória e Goiás, e medíocres como Atlético-MG e Portuguesa, nem mesmo jogando em casa. Perdeu aí, em 8 jogos, 19 preciosos pontos (10 no Maraca). Só pra lembrar, tem 1 a menos que o Palmeiras e a mesma pontuação do Cruzeiro, mas tem menor número de vitórias que ambos. Certamente estes 5 empates e 3 derrotas serão decisivos em eventual desempate.

3- Na minha opinião Michel Assef tem mais chance de garantir a presença do Fla em sua terceira Libertadores consecutiva do que Caio Jr. e seus comandados na última rodada. Ele articula a presença de um quinto brasileiro numa das vagas dos peruanos, ainda em aberto por uma crise entre a FIFA e o governo daquele país. Ricardo Teixeira já disse que se for assim, a vaga será do 5º colocado no Brasileirão. A julgar pelo talento e o histórico do causídico rubro-negro, é bom não duvidar desta hipótese!

Na social

Pipocam neste e em outros blogs locais "denúncias" sobre a intensa programação social do Prefeito Mocaiber no fim de semana de calamidade pública para algumas comunidades do município.
Sexta no Terapia's, sábado no Picadilly, enquanto a imprensa anunciava que estaria acometido por uma "virose", como justificativa para sua ausência nas definições das ações da defesa civil em função da cheias.
Aqui não temos coluna social, e não é minha intenção ser sensacionalista nessa nota. As casas onde ele foi visto são ótimas e é um direito sagrado dele e de qualquer cidadão o direito ao lazer. As reações na verdade se referem à contradição entre as aparições e a nota de enfermidade divulgada à imprensa, e ao momento digamos, inoportuno, para as badalações!

Solidariedade

O Xacal exercita hoje sua faceta solidária - que tenho o privilégio de conhecer - e conclama em sua TroLha os leitores a colaborarem com donativos para os desabrigados das cheias dos rios Ururaí e Paraíba.
De volta a Campos ontem, percebi logo na chegada que a situação piorou muito no fim de semana, sobretudo em Ururaí. O ônibus teve de seguir pela estrada dos ceramistas e acessar no carvão a pista que margea o Canal Campos-Macaé, retornando à BR pela Avenida Togo de Barros.
É realmente necessária a mobilização popular em pró das vítimas das chuvas. A Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, aqui no IPS, onde milita D. Regina, minha mãe, está recebendo donativos que são enviados à Paróquia de Ururaí, que está empenhada na assistência aos desabrigados. Os donativos (roupas, colchonetes e mantimentos) podem ser entregues na secretaria da Paróquia que funciona em anexo à própria Igreja na Praça do IPS, maiores informações pelo telefone 2722-0294.

Troféu incompetência

A briga pelas últimas 2 vagas para a Taça Libertadores da América em disputa no Brasileirão propiciaram nas última rodadas um torneio paralelo que este blogueiro resolveu batizar de "Troféu incompetência". Tal qual batatas quentes, as vagas tem circulado pelas mão de Palmeiras, Cruzeiro e Flamengo que se recusam a segura-las com firmeza e insistem em protagonizar vexames que mantém os três na disputa apesar dos bisonhos desempenhos de todos. Fala-se muito em equilíbrio neste certame. De fato, os três irregulares times se mantém com 10 pontos a frente do Inter, sexto colocado na disputa. Contudo, seus últimos resultados deixam claro que eles não estão assim tão acima da média - ruim - dos escretes envolvidos no campeonato.
Senão vejamos: o Palmeiras, após um gol no último minuto que definiu sua vitória no clássico contra o Santos, que aquela altura o mantinha na disputa pelo título, perdeu consecutivamente dois confrontos diretos na disputa pelas tais vagas para Grêmio - que ainda não estava confirmado na competição internacional - e Flamengo, numa goleada histórica no Maracanã. Agora, depois de cumprir a obrigação de vencer o Ipatinga no Palestra, ficou no empate com o Vitória no Barradão. Mas o Cruzeiro não aproveitou a chance. Após tomar uma surra do Náutico em Recife, ofereceu ao rubro-negro carioca a chance de derrotá-lo em pleno Mineirão. O que não se concretizou graças a troca de gentilezas com a defesa do time da Gávea e a providencial intervenção do "árbitro da FIFA", Carlos Eugênio Simon, que provou sua simpatia pelo time azul, conforme denúncia fotográfica registrada neste blog. Ontem, a raposa perdeu para os reservas do Inter, com direito a penalti desperdiçado, e manteve - para incautos rubro-negros - uma ponta de esperança sobre as chances do Flamengo. Ah, sobre o Flamengo eu falo logo mais...