sexta-feira, 17 de abril de 2009

Coerente?

Depois, quando falo aqui que há algo estranho no que se refere ao tratamento dispensado pela FERJ e pelo TJD do Rio ao Flamengo, dizem que o blog apela.
Mas como classificar a decisão de agora a pouco, quando o TJD concedeu efeito suspensivo aos atletas Alessandro e Juninho, do Botafogo, para a partida do próximo domingo? Antes, o zagueiro do Flu EdCarlos já havia recebido o mesmo benefício.
Só o goleiro rubro-negro Bruno teve sorte diferente em análise de caso idêntico pela citada corte desportiva.
O mínimo que se pode dizer é que tais decisões são "estranhas" ou incoerentes!

Leonardo sabe o que diz

Em tese esse blogueiro - um romântico e anti-capitalista convicto - seria favorável a um modelo de clube associativo, em contraponto ao proposto ontem pelo ex-craque Leonardo para a gestão do mais querido.
Mas sou também pragmático, e sei que se "um outro mundo é possível" isso não é pra amanhã, e que a história de glórias do rubro-negro não pode esperar por nossas utopias para garantir lazer e prazer para a nação. Penso que isto vale também para os outros grandes clubes de massa do Brasil. Assim, não posso deixar de considerar a experiência de Leonardo que de ídolo rosso-nero tornou-se importante executivo da equipe de Berlusconi. Certamente por méritos. Num modelo de gestão característico aos bem-sucedidos clubes italianos, espanhóis e ingleses tanto no que se refere a títulos, quanto no que se refere a receitas.
O que diz Leonardo não só é lógico, como é sensato quando se refere a personagens asquerosos que pontuam a gestão do clube nas últimas décadas. Causam espécie declarações na edição de hoje d'O GLOBO, de cretinos como Kleber Leite e Dunshee de Abrantes - aquele verme que chorou na camisa de Zico. É muita desfarçatez declarar que não recebe "nem um refrigerante" do clube. Que filantropo... Que desprendido... Que grande filho da...
Está aberto o debate que tem tudo a ver com o destino do Fla. Espero que prevaleça a visão "capitalista" de Léo. Para que o Fla possa continuar existindo, quando o nosso "outro mundo possível" for uma realidade.

Gostei

Gostei do primeiro episódio do seriado policial Força tarefa, exibido na noite de ontem pela Rede Globo.
A Vênus Platinada retoma ao gênero aparentemente motivada pelo sucesso das produções da Record que tem como tema o submundo do crime nas metrópoles nacionais.
Mas a produção da Globo me agradou muito mais. Além da fotografia - bem superior - o texto e os pesonagens não abusam de clichês e nem são tão caricatos. Ainda assim, o realismo "mundo cão" está presente.
Personagens com perfis complexos e cenário carioca, o que garante charme e contexto cosmopolita ao seriado.
Murilo Benício está bem na pele do Tenete Wilson, amargo e inflexível, aparentemente frio e indiferente, mas incorruptível, virtude admirável em nosso contexto contemporâneo.
Acho que já tenho bom programa para as minhas noites "de pai" nas próximas semanas. A conferir.

Justiça?

Neste momento, um pequeno mas aguerrido grupo de manifestantes promove um ato de desagaravo ao acusado de promover captação de sufrágio em Vila Nova, Thiago Calil. O grupo grita por "Justiça!"
Um companheiro aqui ao meu lado questionou se o pleito seria propriamente favoravel ao réu? Sei não.
Ah, visto daqui, de uma janela no Edifício ACIC, parece haver mais gente na fila do cadatro da "passagem a R$ 1,00" do que na manifestação.

ATUALIZAÇÃO às 20:13
O sempre bem informado Ricardo André informou há cerca de uma hora atrás que, apesar do comovente apelo dos gatos pingados de Vila Nova, o Mmo. Sr. Juiz da 100ª Zona Eleitoral, Leonardo Grandmasson prorrogou por mais cinco dias a prisão temporária dos três suspeitos de integrar um esquema de compra de votos nas eleições de 2008 naquela localidade. O Magistrado atendeu a solicitação do delegado da Polícia Federal Paulo Cassiano Júnior.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

É gol!!!

Não é Portela mas é Águia. O clube de Marabá abre o placar em Belém contra o time de Parreira pela rodada da Copa do Brasil, 1X0, gol de Aleílson.




Enquanto isso, no Engenhão, Pirão acaba de converter a última cobrança da série de penaltis e eliminar o Botafogo da competição. Após perder no tempo normal pelo mesmo placar que havia vencido aqui em Campos na semana passada (2X1), o Americano converteu todas as suas 5 cobranças na decisão por penaltis. Pelo Botafogo, por ironia do destino, desperdiçou uma cobrança Maicosuel, herói no tempo normal ao definir a vitória do Botafogo aos 48' do segundo tempo. Coisas do futebol.

ATUALIZAÇÃO às 22:37

O Águia de Marabá ampliou aos 35' do primeiro tempo, gol de Sinésio, cobrando penalti; 2X0. Aos 39' Thiago Neves foi expulso infantilmente ao jogar a bola contra o gandula local e aos 42' o argentino Conca - contundido - foi substituído por Tartá. O jogo está no intervalo. Parece que a fase tricolor não é mesmo muito boa.

ATUALIZAÇÃO às 23:38

Fred diminuiu aos 40' da etapa final. Time paraense garante a segunda partida e vem ao Maracanã jogar por um empate para seguir na competição.

Convocação

Em meu artigo publicado na última segunda-feira na Folha da Manhã, alertei para a importância da Conferência Municipal de Segurança Pública, numa conjuntura em que os índices de violência no município são alarmantes.
A Professora Norma Dias, membro da seção local do CPDDH, enviou hoje pro bloguinho a seguinte convocação sobre o importante Fórum:

Fábio,
mais uma vez faço uso do teu espaço para divulgar a reunião que acontecerá amanhã, dia 17, às 10h, no auditório da prefeitura, com o objetivo de votar a comissão que organizará a Conferência Municipal de Segurança Pública, que será realizada nos dias 28 e 29 de maio ( veja Decreto 067/2009 de 28/03 e Portaria de 001/2009 no DO do município - site da prefeitura).
Em julho e agosto acontecerão as Conferências Estaduais e Nacionais, respectivamente.
Creio ser um momento onde construir propostas para a segurança pública, passa pela compreensão dos fatores geradores de tais necessidades, que são múltiplos, passando pela questão da ausência do cumprimento dos direitos fundamentais a uma vida digna.
É de grande importância que a sociedade civil e Universidades bem como pessoas que acumulam discussões e/ou atividades sobre violência participe,contribuíndo assim,para que Campos encaminhe um documento bastante qualificado e incorpore ao documento final, na Conferência Nacional.
Abraços,
Norma (Membro do CPDDH de Campos)

Na paz!

No Terapia's bar, o melhor boteco da cidade e reduto botafoguense reina a paz na expectativa para o grande clássico que decide a Copa Rio no próximo domingo. O blogueiro, rubro-negro, foi recebido com a hospitalidade de sempre pelo amigo Assis, apaixonado torcedor da estrela solitária, como atesta a foto abaixo, do também botafoguense José Carlos Salomão.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Alô SMEC!

Faltam colchonetes nas creches.

Na tarde de ontem, quando da nossa participação na Tribuna Livre da Câmara Municipal fui questionado pelo Exmo. Vereador Abdu Neme (PSB) sobre as condições das crecehes da rede municipal para receber crianças de 0 a 1 ano.
Manifestei para o Vereador nossa impressão de que a estrutura atual da maioria das unidades é inadequada e requer investimentos urgentes.
Hoje, o blog recebeu uma denúncia de que, apesar de a contratação de servidores temporários por meio do TAC estar permitindo uma certa melhoria no atendimento nas creches do município, há graves problemas que prejudicam a rotina normal nestas unidades. Na creche do Parque Aurora, embora a cozinha já esteja funcionando, os alunos continuam sendo dispensados mais cedo, pois faltam colchonetes para acomodar o repouso das crianças. Temos informação de que o problema se verifica também na unidade da Tapera, onde duas crianças têm de dividir um colchonete.
Contamos com a sensibilidade da Secretária Auxiliadora Freitas e de sua equipe para a rápida solução do problema, que talvez se estenda a outras unidades da rede.

Homem gentil

Sensatos

Vale a pena destacar algumas declarações colhidas na blogosfera e na mídia sobre o apurado pela operação Cinquentinha.
Algumas análises, de forma sensata, buscam comprometer os eleitores corrompidos com as responsabilidades sobre os vícios que caracterizam a política local ao longo das últimas décadas:

Do Xacal n'A TroLha:
"Nossos representantes são a expressão de nós mesmos...A Campos dos G. que queremos, depende das escolhas que fazemos...!"

Do presidente do PT local, Hugo Diniz, na Folha da Manhã:
"Enquanto houver políticos dispostos a isso e eleitores que entrem nesse jogo, isso vai continuar".

Caras-de-pau

Sobre o mesmo assunto, é impressionante a cara-de-pau de certos parlamentares e ex-parlamentares das Câmaras Federal e Municipal publicadas ontem, também na Folha da Manhã, afirmando ou sugerindo que a compra de votos no último pleito ficou restrita à apenas uma das candidaturas que disputaram o segundo turno.

Ficou pra amanhã

Mais um capítulo da novela da promesa de incorporação da gratificação do Nova Escola aos vencimentos dos profesores da SEE.
Em audiência com a direção do SEPE/RJ, o subsecretário de Recursos Humanos, Marcos Medina, ficou de anunciar novas informações sobre tal promessa. Segundo ele, a decisão sobre a incorporação está emperrada em determinado órgão do governo. Não disse qual, mas entende-se que deve ser a SEPLAG.

Na ALERJ

A direção da APEFAETC participa daqui há pouco de audiência pública na ALERJ, convocada pela Comissão de Educação da Casa de Leis, presidida pelo Deputado Comte Bittencourt (PPS).
Na pauta, a necessidade de concurso público para compor o quadro docente da rede FAETEC, mais uma iniciativa protelada por Sérgio Cabral na área da Educação.

Por essas e outras...

É por questões como essa, em destaque no post abaixo, que o governador amarga índices de popularidade adversos em pesquisas recentes.
Pesquisa do instituto DATAFOLHA realizada no RIO (capital) nos dias 8 e 9 deste mês apontam que Sérgio Cabral tem a seguinte avaliação da população carioca: Ótimo+Bom 29%. Ruim+Péssimo 24%. Regular 43%; enquanto isso, LULA - que ele não se cansa de bajular - chega a 52% de avaliação entre ótimo/bom na mesma pesquisa.

terça-feira, 14 de abril de 2009

Do ex-blog do César Maia

AS SEMPRE ESTRANHAS CONTAS DO CABRAL!

1. Globo-On. O governador Sérgio Cabral anunciou um plano emergencial para melhorar o atendimento prestado pela Cia Barcas SA. Dentre as medidas emergenciais tomadas está o empréstimo de R$ 8 milhões à concessionária através do InvestRio. Com esse dinheiro serão recuperadas duas embarcações que hoje estão paradas. Para melhorar o sistema de atendimento nos terminais, Cabral vai rescindir o contrato com a Transtur, que termina em um ano e entregar esse terminal à Barcas SA. No fim do contrato, o governo pagará à Transtur R$ 17 milhões, relativos a uma dívida que o Estado tinha com a empresa.

2. No dia 9 de abril de 2009, este Ex-Blog publicou nota a respeito:

"BARCAS NÃO USOU TODA VERBA OBTIDA NO BNDES PARA INFRAESTRUTURA”!

De 26 de março de 2009, notícias da assembleia legislativa do RJ. Ainda tem 43% dos R$ 176 milhões a sacar para investir na qualidade dos serviços.

(...)

3. Quem são os donos da concessionária BARCAS SA que o governo Cabral subsidia? Que dívida é essa de 17 milhões? Pode repassar para Barcas SA sem licitar? Tudo muito estranho. Parece até jogo combinado.

4. Foi o Estado que suspendeu o serviço noturno!!!! Site do Governo RJ no dia 02/02/2009 - O Estado, através da Secretaria de Transportes, entendendo a situação, emitiu uma resolução autorizando, a Barcas SA, o cancelamento da linha noturna, substituindo os barcos por ônibus. Pesquisa divulgada pela Barcas SA aponta que 93% dos usuários estão muito satisfeitos com os serviços prestados pela concessionária. (argh!!!!!).


ATUALIZAÇÃO em 15/04, às 09:34

Comentário do blogueiro:

Pois é, enquanto a valorização do servidor público não está no "saco de bondades" previsto para recuperar a imagem do governador, com vistas a seu projeto eleitoral de reeleição, a concessionária de serviço público que não cumpre com a qualidade devida seu contrato - e que que já obteve financiamento junto ao BNDES - vai receber R$ 8 milhões dos cofres públicos, além de ampliação da concessão, sem licitação e com o Estado assumindo ônus por indenização à outra concessionária!
Que interesses estarão por trás disso tudo?

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Polícia Federal investiga compra de votos em Vila Nova e prende suspeitos

Blogs locais repercutem operação da Polícia Federal, que prendeu na manhã de hoje suspeitos de captação irregular de sufrágio nas últimas eleições em Campos. Os acusados teriam operado esquema no distrito de Vila Nova. No fim da tarde o Delegado da PF em Campos concedeu coletiva à imprensa sobre a operação denominada Cinquentinha.
Leia mais noi prestigiado blog Eu penso que... do jornalista Ricardo André, clicando aqui.

Ainda sobre o Fla-flu...

O assunto rendeu, então mais algumas observações:

Sei que não devia - Don Cabezza há de me censurar - mas não resito a confessar aqui que a melhor cena da partida pra mim não estava na telinha, e sim ao meu lado. Me emocionou ver a pequena Fabiana acordar segundos antes do gol de Juan, olhar atenta para a TV, bocejar esfregar os olhinhos e, ao observar satisfeita o replay, cerrar os punhos e vibrar expontaneamente com o lance, antes de receber meu beijo coruja. Após a partida trocou de roupa sozinha vestindo orgulhosa o manto sagrado. Conforme suas próprias palavras, mais uma feliz "flamenguista"!

Juan e Léo Moura voltaram a jogar bem. Há três anos isto é o termômetro das melhores atuações rubro-negras. Sinal de tri à vista? Certamente dependeremos muito do desmpenho da dupla nas partidas decisivas contra o Fogo.

Finalzinho do jogo. Emerson avança na corida e ganha do marcador tricolor... Mais um gol perdido pelo Mengão. Contudo, o lance serviu para que o novato me cativasse mais um pouco. A raça com que ganhou a disputa pela bola e conseguiu equilíbrio para concluir é digna de envergar a camisa do clube!

Parreira é um grande técnico. Armou bem o Fluminense. Enquanto Cuca insiste em escalar só um atacante, o técnico tetra-campeão escala um time teoricamente pra frente, com dois meias e dois atacantes. O problema é a má fase de seus comandados, ou melhor, de Thiago Neves e de Fred, ainda se adaptando no retorno ao futebol brasileiro. Conca é mesmo irregular. Mariano e Wellington Monteiro são fracos. Edcarlos - apesar do "milagre" - e Luis Alberto são uma piada... de mau gosto para os tricolores.

E no time das Laranjeiras só FH se salvou...

Reflexão Oportuna

Sábado iniciou-se a Páscoa. Como em todos os anos, a CNBB promoveu na quaresma a Campanha da Fraternidade. Este articulista, de formação católica – apesar de afastado da rotina da Igreja – costuma reconhecer a importância da maioria dos temas propostos pelos bispos brasileiros para a tal Campanha. Este ano, o tema escolhido pelos católicos para a reflexão no período que antecede a semana santa foi Fraternidade e Segurança Pública. A provocação parece especialmente oportuna para a sociedade campista, que, ente indignada e atônita, assiste a escalada da violência na cidade. Matéria do jornalista Frânio Abreu, publicada aqui na Folha no último dia 05 contabilizava 75 mortos até aquela data no município. Um recorde para nossa tranquila cidade de porte médio, que, sem desfrutar do mesmo desenvolvimento econômico, parece sofrer do mesmo processo que acelerou os indicadores da violência e da criminalidade em Macaé a partir da década de 1980. Ora, mas os efeitos demográficos e os impactos que podem advir da instalação do complexo do Açu na região ainda não se fazem sentir.
Assim, ganha importância a Conferência Municipal de Segurança Pública, anunciada na última quarta-feira e prevista para a segunda quinzena de maio, com o objetivo de integrar o município às políticas de segurança pública implementadas pelo Ministério da Justiça. Programas voltados para o combate à violência, crescente em Campos.
Creio que mesmo uma política ostensiva na segurança, contudo, não será capaz, a curto prazo, de, isoladamente, apaziguar corações e mentes em crise que nos assustam com a onda de assassinatos por toda a cidade. A Educação é instrumento de grande valia para formar cidadãos conscientes e qualificar trabalhadores, promovendo a paz e oportunidades no mercado de trabalho. Assim, tão importante que a integração com o governo federal, seria a ação da SMEC, investindo na formação de nossos jovens e adolescentes mais suscetíveis à ação do crime dito organizado.
Tão importante quanto a investigação de cada assassinato registrado em Campos nestes meses sombrios, é a conscientização do poder executivo de que a pobreza local está na raiz do problema. Numa cidade em que se vulgarizou um clamor pela “Paz”, num apelo politiqueiro, é hora de ouvir o que prega o lema da CF 2009:
A paz é fruto da justiça

Artigo publicado na edição de hoje da Folha da Manhã.

Errata: Para ser mais preciso, a estatística de homicídios registrada na matéria de Frânio Abreu, citada no primeiro parágrafo do texto, refere-se ao ano em curso.

O novo Cantarelli!

Fiz esse comentário no domingo anterior, no Fla-Flu que terminou empatado! Os rubro-negros com mais de 30 devem concordar comigo. Diego me lembra o velho e bom Cantarelli, que por varios anos foi um reserva seguro do mítico Raul Plasmam, e depois de Fillol. Lembro-me especialmente de um Flamengo X River Plate, lá pelos idos de 1983, se não me falha a memória, em que Cantarelli fechou o gol.
Desde que Bruno se impôs como titular do Fla, há três anos, o então campeão da Copa do Brasil não tem tido muitas oportunidades, mas costuma ir bem quando atua. Exceção foi o atípico 1X4 num Fla-Flu no ano passado. A boa atuação de ontem foi sua redenção. Diego é o "novo Cantarelli" - um resrva seguro, confiável e identificado com o clube.

E agora Horcades?

A questão se estende a todos os falastrões tricolores de plantão!

FOTO: Eduardo Peixoto (globoesporte.com)