sábado, 1 de novembro de 2008

Felipe é Massa!

O brasileiro Felipe Massa garantiu agora há pouco em Interlagos, no treino final, a pole position no GP do Brasil de amanhã! Hamilton ficou apenas com a 4ª posição. Aumentam as chances de o Brasil voltar a ter um campeão mudial de F-1. Dá-lhe Felipe!!!

Musas do Brasileirão

A nossa Renata Jakubovic não foi sorteada para entrar em campo hoje, na primeira eliminatória da Musa do Brasileirão, que eliminou duas representantes de times do Rio - Botafogo e Vasco - e indicou a representante do Ipatinga, Thalita Andrade, para a final.
Mas esse blogueiro se encantou mesmo com a outra eliminada da tarde, a simpática Dudinha Menezes, representante do Timbú de Recife.
Essa gata diz que mantém esse shape sem malhar nem fazer dieta. Beleza em estado bruto e simpatia cativante. A Thalita é também uma graça, mas pra mim os jurados boleiros "pisaram na bola".

Do Blog do Noblat

Alô Vitor Menezes! O post reproduzido abaixo revela a força da internet em favor da Democracia e da ética na política!

Jovens fazem protesto contra a vitória de Paes no Rio

Organizados pela internet sem o apoio de partidos, pelo menos 2.000 jovens protestaram ontem, no centro do Rio, contra o que chamam de irregularidades na campanha do prefeito eleito Eduardo Paes (PMDB). Cinco dias após o segundo turno, a mobilização se tornou um dos maiores atos eleitorais do ano na cidade.
Os organizadores disseram que o movimento é a favor "da democracia e da Justiça Eleitoral" e negaram que tenha relação com Fernando Gabeira (PV), candidato derrotado.
Vestidos de preto, com rostos pintados de verde e amarelo e com fitas brancas e azuis (cores da bandeira do Rio), cerca de 2.000 pessoas, segundo a PM -5.000, para os organizadores-, caminharam por duas horas pelas ruas do centro.
O protesto foi organizado por uma comunidade (com mais de 13 mil membros) do site de relacionamentos Orkut e por um blog, ambos com o nome Movimento Pró-Democracia. As pessoas levaram caixões e cartazes que "anunciaram" a "morte da democracia".
Os organizadores afirmam que não querem, a princípio, a anulação da eleição. Pedem que o TRE julgue, antes da diplomação de Paes como prefeito, todos os processos de irregularidades encontradas por fiscais eleitorais. Eles dizem que não se trata de uma manifestação pró-Gabeira (PV), derrotado no domingo por 55 mil votos de diferença.
(Da Folha de São Paulo).

Mais Jakubovic!

Daqui há pouco, ela, a maravilhosa Renata Jakubovic vai estar no Caldeirão do Huck defendendo as cores rubro-negras na fase final do concurso Musa do Brasileirão. Boa sorte Renata, e que os bons fluidos de sua beleza e, oxalá, de seu sucesso possam inspirar e contagiar nosso escrete logo mais contra a Lusa!

Tarado "na TRANCA"

O Xacal noticiou agora há pouco a prisão do "Tarado dos Salões", denunciado ontem n'A TroLha e no blog do Cláudio Andrade como autor de assaltos e violência sexual contra salões de beleza e consultórios de profissionais liberais em Campos.
Eduardo Gonçalves Barcelos, 41 atende pela alcunha de "Linguinha do Faustão" e, pasmem, foi candidato a vereador no último pleito pela coligação PRTB-PTN, sem contabilizar um voto sequer (a foto acima é do TRE!).
O Comentários reproduz abaixo trecho do post do Xacal que entendemos como de utilidade pública:

A Polícia Civil pede as outras vítimas de EDUARDO, que o reconheçam pela foto, que possam confirmar esse reconhecimento, e que comuniquem os crimes dos quais foram vítimas, para que ele possa responder pelo maior número possível de crimes praticados, e assim aumentar sua permanência na cadeia, o que traria mais tranqüilidade para essas vítimas...

ATUALIZAÇÃO em 02/11 às 10:35
Conforme matéria publicada na edição de hoje d'O DIÁRIO, um mandado de prisão emitido contra Linguinha em 2006 foi a pendência que determinou a impugnação de sua candidatura e, consequentemente, a não divulgação de sua votação pelo TRE.

Concisão

As vezes em poucas palavras se diz muito.
Em sua coluna na edição de ontem do Segundo Caderno d'O GLOBO, Arthur Dapieve sintetiza em uma pequena frase o que alguns precisam ler as três longas páginas da entrevista em destaque no caderno principal para perceber:
O Rio deu bobeira.

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

O apito é paulista...

Passei batido pela rodada de quarta-feira do Brasileirão pra não ser acusado de chororô! Mas quem esteve comigo naquela noite sabe que fiquei transtornado com os "acontecimentos estranhos" que pontuaram a arbitragem naquela rodada e "coincidentemente" beneficiaram os dois clubes paulistas ainda com chance de serem campeões. Me refiro ao indecente lance do gol do Botafogo - muito - mal anulado e ao penalti mandrake que favoreceu ao Palmeiras contra o Goiás.
Isto sem falar do absurdo penalti cometido por Marco Aurélio sobre Juan que o imbecil do Sálvio Espinola (SP) deixou de marcar!
Deixo com a palavra o Ronaldo Angelim, tão discreto e eficiente fora das 4 linhas quanto na zaga rubro-negra. Disciplinado, assim como quase não faz falta nem leva cartão, ele também não é de polêmica nem é fanfarrão, mas ninguém é de ferro:
O São Paulo foi favorecido duas vezes. O Palmeiras também foi. Nós tivemos dois pênaltis não marcados contra o Vitória e todos os nossos jogos tem tido árbitros paulistas.

FOTO: globoesporte.com

Ainda sobre a OAB

Protegido pelo velho expediente do anonimato, um comentarista resvala - se for ingênuo - ou destila leviandade sobre nosso post Lamentável (veja logo abaixo).
Se houve manifestação de Dr. Cláudio no sentido da correção de Dr. Felipe Estefan, este blog deixa claro que a reitera. Não vemos inclusive sentido na especulação sobre "corrupção" feita pelo comentarista, daí não termos explicitado anteriormente, conforme faremos agora, que não temos nenhum reparo ao Dr. Felipe Estefan, tampouco no que se refere à sua probidade.
Além de não ter nenhuma suspeita quanto à honestidade de Dr. Felipe, ouvi certa vez de um amigo relato sobre o modesto orçamento administrado pela subseção local da OAB. Donde não considerei sequer que tal interpretação maldosa pudesse ser produzida.
Abrigar interesses diferentes é algo muito natural em entidades de classe ou em qualquer ambiente associativo democrático. A pluralidade faz parte do convívio social, logo a diferença também. É um equívoco, ou uma leviandade depreender da especulação sobre interesses diferentes, cuja natureza inclusive pode ser nobre, referência à corrupção. No mínimo malicioso por demais.
Por não ser um repórter e não estar apurando denúncia alguma, apenas comentando algo que soube e lamentei, não procedi a consulta ao "contraditório". Mas o espaço está a disposição de Dr. Felipe Estefan para qualquer manifestação que ele queira fazer sobre o episódio.
Finalmente reafirmo que considero lamentável a ruptura da unidade na jovem e competente direção da OAB local, justamente por ver valor em Dr. Cláudio, Dr. Felipe, Dr. Humberto Nobre, enfim, no conjunto dos membros do grupo original que vem desempenhando uma boa gestão na entidade.

Polêmica na transição

O blog recebeu ontem, por e-mail, do vice-prefeito Roberto Henriques fac-símile da da Lei Orgânica do município que determina o calendário para entrega de informações relativas a diversos aspectos da administração pública no curso da transição.
Boatos no Boulevard e na blogosfera dão conta de que, apesar das manifestações públicas do Secretário de Governo Fernando Leite, setores do governo estariam propensos a retardar o fluxo de informações e o ritmo da transição, comprometendo o bom curso do processo e as iniciativas da Prefeita eleita no início da gestão.
Matérias nas edições de hoje dos principais jornais de Campos repercutem declarações feitas pelo Vice-Prefeito na tarde de ontem (leia aqui cobertura de O Diário). Também no blog do Garotinho há uma sugestão para que alguém próximo aconselhe o Prefeito Mocaiber a facilitar a transição nos termos da Lei.
Abaixo, reprodução do texto da Lei Orgânica de Campos (clique sobre a imagem para ler em tamanho maior).

Conversa com RH

E por falar em Roberto Henriques, no início da tarde de ontem encontrei casualmente com ele em um restaurante e, convidado por ele e por sua simpática esposa Jô, tive o prazer de almoçar em sua companhia.
Fiquei feliz em vê-lo em franco reestabelecimento após recentes problemas de saúde e já ativo no comando da equipe de transição composta por Rosinha. Bem humorado, me disse que agora ele tinha mais uma coisa em comum com nosso amigo Luciano D'Angelo. Brinquei com ele dizendo que há poucas horas havia salvado no computador a foto acima, do meu amigo César Ferreira para o Urgente, a fim de fazer um comentário sobre seu retorno ao front.
Sempre cortês e ponderado, Roberto me disse que insistiria no bom trânsito com o Fernando Leite a fim de viabilizar uma transição serena e tranquila. Mas que estava disposto a ser firme para garantir o acesso às informações necessárias ao novo governo - conforme confirma o post acima.
Tenho certeza que a sua presença no staff da Prefeita eleita é algo muito positivo para a cidade e tende a contribuir muito para o êxito do novo governo.

Lamentável

Conforme já foi registrado na mídia impressa e na blogosfera local, há um racha na Direção da subseção local da OAB. O blog foi informado que divergências relacionadas a questões institucionais sérias e descumprimento de vários acordos levaram o Dr. Cláudio Andrade, um dos expoentes do grupo que oxigenou a entidade no último pleito, a renunciar à Presidência da OAB Jovem. Ao que parece, o jovem líder da classe não está sozinho, consta que pelo menos mais dois conselheiros do seu grupo, que alega sofrer tentativa de isolamento, devem também se afastar.
O blog lamenta que divergências e, talvez, interesses de outra natureza comprometam a unidade na direção de importante entidade da sociedade civil, que vinha até aqui cumprindo seu propósito de renovação e fazendo uma boa gestão na Ordem.

Do blog do Nobat

PARTIDO DA BOQUINHA?

PT, o partido da boquinha, pede cargos a Paes

O PT do Rio ainda não negociou oficialmente a presença no governo do prefeito eleito, Eduardo Paes (PMDB), mas as discussões sobre quais pastas o partido vai comandar na nova gestão já estão a todo vapor. As executivas municipal e estadual da legenda fizeram nesta quinta duas reuniões para, entre outros assuntos, pôr em pauta a ocupação de cargos pelo PT na nova gestão. Ao mesmo tempo, petistas como o deputado federal Carlos Santana apresentam quais seriam as melhores áreas para a legenda atuar.
(Leia mais em O GLOBO)

SERRA: A CARA DA DIREITA EM 2010!

Lacerda diz que Serra lidera "projeto de centro-direita"


O prefeito eleito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), afirmou ontem que o PSDB de Minas Gerais é diferente do PSDB paulista ao classificar de "centro-esquerda" a aliança que o elegeu -que contou com a participação informal do partido e formal do PT- e ao chamar de "centro-direita" a aliança que apoiou Gilberto Kassab (DEM) em São Paulo.
"O PSDB em Minas Gerais é social-democrata. Em São Paulo, o projeto vitorioso é de centro-direita", afirmou o eleito.
O comentário ocorre após o governador José Serra (PSDB), que costurou a aliança vitoriosa em São Paulo, ter classificado a coligação petista-tucana em torno de Lacerda como "um projeto eleitoral complexo que deu certo, na perspectiva de Aécio [Neves]", e ter considerado que se trata de uma "fórmula local" que não tem como se repetir nacionalmente.
Afinado com o governador de Minas e presidenciável, Aécio Neves (PSDB), Lacerda disse que ninguém será eleito em 2010 se não conseguir aglutinar forças e que, nesse aspecto, os políticos mineiros levam vantagem: "Sou mineiro e a capacidade que o Estado tem de buscar convergências é algo histórico. O país precisa disso. Sem aglutinar várias forças nem o Serra se elege", afirmou ele.
(Da Folha de São Paulo)

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Deputado Paulo Melo banca "quentinhas" para estudantes da rede estadual.

Repercutiu ontem n'O GLOBO e no Blog do Garotinho o absurdo edital que a Secretaria de Estado de Educação fez publicar a respeito da substituição da merenda escolar descentralizada por "quentinhas", denunciado na última terça-feira aqui no Comentários.
Após não comparecer à audiência pública convocada para aquela data, a secretária Tereza Porto atendeu a reconvocação determinada para ontem pela Comissão de Educação da ALERJ e foi duramente criticada pela iniciativa do governo.
Conforme denunciou O GLOBO em sua edição de ontem, a mudança na merenda, embora vá onerar o Estado - cada refeição que hoje custa R$ 0,32 vai passar a custar R$ 2,09 - vai reduzir a quantidade e o valor nutricional dos pratos servidos aos estudantes da rede estadual. As quantidades de comida hoje determinadas pela própria SEE hoje, conforme regras estabelecidas no governo anterior, passarão a obedecer o mínimo recomendado pelo MEC. Isto vai significar menos comida para as crianças e mais dinheiro para algum "rei das quentinhas" a ser "coroado" pela licitação proposta.
Apesar dos argumentos apresentados por parlamentares como Comte Bitancourt(PPS) e Alessandro Molon(PT), o líder do Governo Paulo Melo(PMDB) sustentou que as mudanças na merenda representam uma "decisão de governo" e serão implementadas.
Em seu blog, Garotinho cobrou uma manifestação de Sérgio Cabral - que embarca amanhã para Nova Yorque - sobre o assunto. Com a palavra, o Governador.

Ataque ao serviço público!

A medida destacada no post acima, além de significar que "Alunos vão comer menos e Estado vai pagar mais por merende escolar." como disse a matéria d'O GLOBO ontem, também rpresenta um ataque ao serviço público, no sentido de seu desmonte. Com a medida, tendem-se a extinguir vários postos de trabalho, a maioria hoje terceirizados, de merendeiras na rede estadual.

Dica cultural

DO URGENTE

Outudo trash na última semana

Mostra Outudo Trash. Na quinta, 30, 19h, exibição do filme "O Fantasma da Ópera", no Sesc Campos. 14 anos. Na sexta, 31, 19h, exibição do filme "Náusea total", no Sesc Campos. Às 20h, duo de piano e violino com temas de terror. E às 22h, música brega no vinil na Taberna Dom Tutti. A entrada em todos os eventos é gratuita.

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

De fechar o comércio...

O blog tem feito algumas críticas, de acordo com nossa consciência, à Folha da Manhã.
Mas por nosso respeito ao tradicional matutino e por nosso caráter democrático, jamais deixaremos de registrar conteúdos relevantes destacados pelo jornal.
A Folha 2 de hoje traz na capa a linda Aline Neves, Garota Comércio que desfilou ontem no calçadão deixando os marmanjos - inclusive um amigo do blog - de queixo caído! Veja aí ao lado na Foto do Silésio Corrêa.
Só lamento que a moça tenha feito questão de pontuar que é "bem casada". Parabéns ao feliz maridão!

ATUALIZAÇÃO em 30/10 às 11:20
Alô Xacal,
Destacamos o nome da gata - que já constava neste post. Mas ela merece mesmo todo o destaque!!!

A "Era das Máquinas"!

No início da noite de ontem, tomei um café com o Mestre Luciano D'Angelo, depois coversamos longamente sobre política, o que sempre é agradável com um interlocutor experiente e observador como o meu querido amigo. Mesmo quando o cenário não é dos mais animadores.
Confortavelmente instalado no sofá da sala de sua residência, ouvi do Professor uma versão diferente da massificada pela mídia sobre o resultado das eleições nas principais cidades do país, no último domingo.
Segundo a cantilena da grande mídia, as vitórias de Gilberto Kassab, Eduardo Paes e Márcio Lacerda respectivamente em Sampa, Rio e Belô, deveram-se à obra e graça dos governadores Serra, Sérgio Cabral e Aécio Neves. Teriam sido vitórias "pessoais" destes criadores, levando á vitória "criaturas" até então sem tamanha densidade eleitoral.
Luciano suspeita, e me convenceu, que o resultado não significa exatamente isso. Segundo sua tese, o resultado é consequencia de um peso cada vez maior representado pelas máquinas administrativas locais nos pleitos municipais. Tanto maior esse peso, se combinado com a máquina do Estado. Assim foi o caso de São Paulo e de Belo Horizonte. Em que pese as instabilidades na candidatura do estreante Márcio Lacerda, em ambos os turnos sob ameaça, a força das máquinas comandadas pelos bem avaliados Aécio Neves e Fernando Pimentel garantiu no final folgada liderança para o afilhado de ambos. Kassab também não se valeu apenas do apoio de Serra, mas do manejo eficiente da máquina municipal sob seu controle desde 2006.
No Rio foi diferente. Aparentemente, o perfil de Gabeira contraria esta tese. Dos 5% no início da campanha surgida nesta blogosfera, o canddidato cresceu, de fato impulsionado pelo seu perfil de anticandidato, numa onda tipicamente carioca, até alcançar os 25% que o levaram ao 2º turno. Fenômeno eleitoral embalado por um estilo diferente de se fazer política. Ok! A partir daí, pergunta Luciano, que adesão significativa ele recebeu? A Vereadora Lucinha, dona de um feudo eleitoral na zona Oeste, já estava com ele desde o 1º turno! E ainda houve o desagradável incidente da conversa telefônica captada por abelhudos, que, se não retirou o entusiasmo da Vereadora pela campanha pode ter causado prejuízos em sua base. O crescimento do nosso Verde no 2º turno seria então resultado da discreta ação da máquina operada por César Maia, cuja expressão nas fotos estampadas na edição de hoje d'O GLOBO revela toda contrariedade com a vitória de seu ex-office boy Eduardo Chuchu Paes. Ali, foi preciso um esforço fenomenal de toda máquina estadual, amparado por um amplo guarda-chuva de forças políticas para derrotar por míseros 50 mil votos a inusitada aliança entre o anticandidato e a máquina operada por Maia por tanto tempo.
Assim, não há no resultado da eleição vitória "dos governadores", nem derrota de LULA. O Presidente aliás, em entrevista a Ricardo Kotscho destacada aqui no Comentários, lembrou bem que entre os Prefeitos de capitais em condição de se reeleger, só perdeu o Serafim Corrêa, em Manaus. Outros, que não podiam disputar de novo, fizeram o sucessor com facilidade no controle das máquinas, como por exemplo João Paulo, em Recife.
É claro que esta tese se refere a uma tendência geral. Em política e em eleições sempre há exceções, que se destacam até por contrariar a "regra". E conjunturas específicas. Assim, antes que que algum atento e milongueiro leitor se reporte ao fato desse ser um blog local - de Campos - e questione o blogueiro sobre por que Arnaldo Vianna não se favoreceu da máquina da qual se manteve próximo apesar de todo o desgaste do "seu amigo" Prefeito, vamos a um palpite sobre isso.
O leitor poderia ainda dizer que, ao contrário de 2004 e 2006, a máquina estadual não colaborou com a candidatura do PMDB. E que o apoio do governo Federal e do governo Estadual era a todo momento reivindicado por Arnaldo, reivindicado...
Apesar de inúmeros boatos plantados na imprensa local, nem o Presidente nem o Governador compareceram a ato de campanha do PDT. Nem gravaram depoimento específico para o programa de TV. O "apoio" a Arnaldo era sempre manifestado por prepostos de segundo escalão. Os quadros eleitorais do PT local com histórico de mais densidade, isto é, os petistas que tem voto, não concordaram com a aliança com o PDT e não fizeram a campanha de Arnaldo. Além disso, o vice-Governador Pezão apareceu na campanha de Rosinha, garantindo a parceria com o Governo do Estado. Assim o apoio efetivo ao candidato estava mesmo restrito à máquina municipal. Numa conjuntura muito específica, onde o desgaste de Mocaiber foi devastador. Justamente por não poder prescindir da máquina administrativa local, Arnaldo levou como contrapeso o fardo de defender o "amigo", gerando uma situação excepcional que lhe custou a eleição.
Em suma, longe de representar desgaste de LULA, os resultados de domingo apontam que, no que se refere a eleições, estamos em plena "Era das Máquinas". Quanto aos efeitos disso para a democracia e o sistema eleitoral, é assunto para outro longo papo!

Especulações

Já apontam na blogosfera e na mídia impressa locais especulções sobre a composição do Secretariado de Rosinha.
Zízimo já se pronunciou, como de costume, a partir do blog do Dr. Cláudio Andrade.
O Comentários, que não é tão bem informado, prefere aguardar mais para tecer notas sobre as indicações.
Mas tive uma dica na tarde de ontem que, aparentemente é quente, pois a pista vem confirmada em nota no Painel Diário de hoje. A pasta da saúde deve ficar com o Dr. Paulo Hirano. Uma boa notícia a confirmar!

ATUALIZAÇÃO ÀS 18:30
A mesma fonte informa ainda ao blog que o Vereador Magal deve assumir uma pasta importante na área social. Essa nomeação permitiria ainda a permanência de Dr. Edson Batista na Câmara, já que Nelson Nahin deve mesmo retornar à Presidência da Casa.

FOTO: Raphael Cordeiro (O Diário)

Nova Câmara

Matéria na edição dominical d'O GLOBO, traçou um perfil da Nova Câmara de Vereadores carioca, constatando que não há mudanças substanciais na nova composição da Gaiola das loucas.
A mesma constatação vale pra Campos. Utilizando a classificação proposta pelo matutino carioca, em termos comparativos, teríamos o seguinte perfil do Legislativo local:

DONOS DE CENTROS SOCIAIS:
Detentores de cerca de 30% das cadeiras cariocas (15), em Campos não tem representantes. Ao menos, o único Vereador que eu tinha conhecimento que mantinha instituição com tais características em Guarus teve vaga cassada por seu partido e acabou apoiando a reeleição de um colega. Sei que outros parlamentares mediavam convênios com a Prefeitura subsidiando entidades com algum trabalho "social". Mas não é explícito como no caso dos cariocas, e seus perfis se encaixam melhor em outras classificações.

DE OPINIÃO:
No Rio são 11, cerca de 21,5%. Em Campos, apenas Renato Barbosa tem esse perfil (6%). O vereador do PT, que retorna à Câmara, tem base eleitoral na sua corporação, em sua comunidade religiosa e em outros segmentos.

REPRESENTANTES DE CATEGORIA/ MOVIMENTOS SOCIAIS/ GRUPOS:
No Rio também são 11 (21,5%). Aqui serão 10, quase 60% da Casa:
Marcos Bacellar (PTdoB). Atual Presidente da Casa, origem sindical, vereador mais votado.
Vieira Reis (PRP). Ex-deputado. É da Igreja Universal.
Dante (PDT). Médico, próximo a Arnaldo Vianna, em sua primeira eleição teve muitos votos por sua atuação como médico na rede municipal. Contou com o apoio do Vereador Alvaro César.
Gil Vianna (PSDC). Base na corporação da PM, da qual faz parte.
Magal (PMDB). Forte liderança popular em Guarus (volta a Câmara).
Abdu Neme (PSB). Ex-médico de Garotinho, com quem rompeu para apoiar Mocaiber, teve sobre o comando de sua esposa programas sociais do Governo do Estado. Segundo vereador mais votado, teve o apoio do Verador Nildo Cardoso.
Jorginho Pé no Chão (PTdoB). Liderança expressiva na baixada, contou ainda com o apoio do empresário Ari Pessanha, forte cabo eleitoral na mesma região.
Kelinho (PR). Afilhado político do Deputado João Peixoto, cresceu sua base no segmento evangélico.
Papinha (PP). Talvez pudesse estar na classificação "fenômeno eleitoral". Com experiência de cabo eleitoral de outros políticos com mandato em Travessão, tentou voô próprio e recebeu forte apoio da comunidade local.
Ederval Venâncio (PDT)(?). Vereador mais antigo de Campos - e 2º mais antigo do país - sua permanência na Câmara depende do julgamento definitivo do recurso de Ilsan Vianna. Também tem base em Travessão. Vereador mais votado em 2004, viu sua votação reduzida a aproximadamente 1/3 nesse pleito. O fenômeno Papinha deve ter contribuído para este decréscimo.

HERDEIROS POLÍTICOS:
No Rio são 8, cerca de 15,5%, com destaque para a campista Clarissa Garotinho. Em Campos são 3 e podem ser 4 (de 18 a 23%):
Nelson Nahin (PMDB). Irmão de Garotinho, deve ser de novo Presidente da Câmara.
Dona Penha (PPS). Mãe do ex-Deputado José Cláudio, volta a Câmara para mais um mandato.
Rogério Matoso (PPS). Vereador de primeiro mandato, é filho da ex-Secretária de Promoção Social Ana Regina Fernandes.
Ilsan Vianna (PDT) (?). Ex-mulher do Deputado Arnaldo Vianna, recorre contra a impugnação do seu registro, por perda de prazo no afastamento da APIC.

FENÔMENO ELEITORAL:
No Rio, 1 representante, algo em torno de 2%; aqui, também 1 vereador, cerca de 6% do parlamento.
Albertinho (PP). Liderança em Guarus, conseguiu se eleger em sua terceira candidatura, na 3ª sobra. Vereador com menor votação, 2.580 votos.

LIGADOS À ESTRUTURA DA MÁQUINA:
No Rio, 5 vereadores, cerca de 10%; aqui, 2 vereadores, quase 12%.
Altamir Bárbara (PSB). Ex-Secretário de administração, comandou a contratação de milhares de terceirizados através da Fundação José Pelúcio e da empresa Facility.
Jorge Rangel (PSB). Ex-Secretário de Limpeza Pública, gerenciava os serviços contratados por cerca de 4,5 milhões por mês à Vital Engenharia (Grupo Queiróz Galvão).

Não largam o osso?

Esse grupo formado pelos dois últimos Vereadores citados no post acima, está no centro da disputa estampada em jornais e blogs locais nos últimos dias, pelo controle da maioria da Casa na próxima legislatura. Parecem vocacionados para estar bem com o poder. A disputa envolve a governabilidade para Rosinha e os Vereadores ligados à estrutura da máquina do governo Mocaiber são acusados por Arnaldo Vianna de "traição", embora os mesmos e o Prefeito neguem a articulação avançada com a Prefeita eleita.

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Rosinha com Lula

Em destaque hoje na imprensa e no blog de Garotinho a intenção da Prefeita Rosinha em se reunir com o Presidente LULA. Na linha das declarações à imprensa na noite do dia 05, a Prefeita eleita declarou que quer superar divergências em nome do interesse da população de Campos.
Na foto, de Ricardo Stuckert, a Governadora em audiência com o Presidente Lula em 17/09/2003.

Mau começo!

A edição de hoje d'O GLOBO abre letras na manchete para cobrar de Eduardinho Chuchu Paes as primeiras promessas não cumpridas. Pela amostra, com direito a "selinho" de promessas não cumpridas para recortar e guardar, a carga vai ser grande!
Entre as promessas já esquecidas, o compromisso de não lotear a máquina administrativa entre a colcha de retalhos de siglas que se abrigaram sob sua candidatura no 2º turno. Segundo o jornal, em mais uma atitude lamentável, os companheiros do ex-PT já se engalfinham por parte das boquinhas em disputa.

Quentinhas

Audiência pública daqui há pouco, às 10:00, convocada pela comissão de Educação da ALERJ discute as mudanças que estão sendo impostas pelo Governador Sérgio Cabral com relação a merenda escolar.
O Governo pretende substituir a autonomia das escolas no preparo das refeições servidas aos alunos nas cerca de 1800 escolas da Rede estadual pela compra centralizada de "quentinhas" para serem distribuídas aos estudantes.
Além do possível prejuízo na qualidade da merenda e de problemas no transporte de alimentos perecíveis a serem consumidos por crianças, a medida tem forte impacto econômico. O custo da refeição subiria dos atuais R$ 0,32 para R$ 2,09. Em 30 meses - período do contrato da ordem de R$ 900 milhões a ser assinado com o novo "Rei da quentinha" da educação - o custo da merenda para os cofres públicos seria majorado em cerca de 82%!

Por trás da medida, o interesse em terceirizar definitivamente a função das merendeiras, caminho para transformar em cargo em extinção esse segmento dos profissionais da educação para o qual há anos não há concurso público e que registra grande carência e atuação de funcionários de firmas prestadoras de serviço.

Arredio

O Chuchu Paes - apesar de não cumprir as promessas - foi simpático e receptivo com os rapazes do CQC - depois de enfrentar Gabeira e vencer por 0.8% precisa mesmo demonstrar uim pouco de carioquice!
LULA também esbanjou simpatia e ainda ganhou um "troféu" - um short oficial do Corinthians, presente do meia atacante Lulinha após o jogo histórico de sábado- além de revelar que assiste o CQC "para se divertir". Até Marta estava polida e tranquila na derrota. Maluf então, nem se fala. Declarou-se também telespectador do programa. Já é figurinha carimbada, como Timóteo que, de tão descontraído, atestou sua autenticidade mostrando a cueca, para provar a declaração sobre sua cor!

Só saiu do tom o Prefeito Kassab, tão solicito nas semanas anteriores. 10 seguranças, é 10! Mantiveram o repórter Rafinha Bastos e seu microfone afastados do prefeito reeleito, de Serra e desse emaranhado de microfones na coletiva após o anúncio oficial do resultado da eleição em Sampa. Arredios e truculentos!

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Do Balaio

Clique aqui, e leia a entrevista exclusiva concedida hoje pelo Presidente LULA ao jornalista Ricardo Kotscho e publicada no seu blog no IG, o Balaio do Kotscho.

Brincando com fogo?

DO EX-BLOG DE CÉSAR MAIA
Despedindo-se da Prefeitura carioca após 16 anos - com o hiato do governo Conde - o blogueiro-gestor César Maia é polido e sereno na análise dos números da eleição de ontem e na avaliação dos "desafios político" que aguardam o Chuchu Paes na Prefeitura Carioca.
Aponta um grave problema no que se refere à proposta de tarifa única apresentada pelo candidato do Governador, que pode resultar em conflito com voluntariosos militantes do Movimento estudantil que aderiram entusiasmados à campanha do PMDB por orientação do ex-PT ou do PCdoB:

(...) A capilaridade do sistema de ônibus e transporte complementar no Rio, assim como a topografia da cidade, reduz muito o número de pessoas que usam duas conduções para seus deslocamentos de rotina. Estima-se em menos de 10% dos usuários.
(...) Para se generalizar o sistema de tarifa única em médio prazo ter-se-ia que mexer no sistema de gratuidades. A resistência e os conflitos que adviriam disso seriam imprevisíveis.
(...) Melhor seria, em curto e médio prazos, ampliar os links de integração e em longo prazo ampliar o transporte de massa (metrô, “metrolização” dos trens...). Tocar nas gratuidades é "brincar com fogo".

A força e o papel da REDE BLOG: em debate

Em comentário ao post Ah bem!, logo abaixo - acesse e leia na íntegra - ontem, ainda antes do fim da votação, o leitor Amaro nos apresentou uma convocação:
"estou propondo a sociedade campista, e em particular os blogueiros, que se inicie uma discussão prepositiva , para que se pressione o futuro governo a criar instrumento que de publicidade e transparência aos seus atos e governo."

Hoje, um dos mais destacados membros de nossa REDE, o decano Roberto Moraes - que aliás acaba de anunciar a negativa do Prefeito Mocaiber frente aos boatos sobre uma eventual renúncia (leia aqui) - registrou ter recebido ontem 58.838 acessos de 7.540 IPs únicos!

O impacto dessa sinergia da REDE com a opinião pública campista não é despercebido por quem tem grande expertisse em política e comunicação. Garotinho, acaba de postar agora há pouco em seu blog pessoal simpática mensagem à esta REDE, onde diz que:
"(...)
Não tenho dúvidas que os blogs de Campos, terão fundamental importância no processo de mudança da nossa cidade e como parceiros do governo Rosinha. Digo parceiros, não no sentido de conivência, mas pelo significado da palavra. Apontarão problemas, darão sugestões, farão críticas e elogios; podem funcionar como um canal de manifestações do sentimento popular. (...)"

Creio que cabe à REDE, sem açodamentos, seguir seu caminho de independência, com responsabilidade para interferir de forma positiva frente a perspectiva de dias melhores para nossa Campos, colaborando no que for possível no sentido do interesse público. Parceiros e interlocutores da sociedade civil, dos segmentos inorganizados e de todos os de boa vontade. Como diria o Roberto Moraes, sigamos em frente!

Campeão moral!

No traço do Mariano.

domingo, 26 de outubro de 2008

Atendendo a pedidos...

Com tanta insistência dos funkeiros do PDT, Garotinho "mostrou a cara" hoje ao votar com Rosinha pela manhã.
E acho que ainda vão ver muito a imagem dele nos próximos meses...

FOTO:Leandro Nunes

Ah bem!

Inconformado, eu não consegui ainda digerir o apoio do PT ao candidato do PMDB à Prefeitura do Rio, Eduardo Paes.
Lendo a edição de hoje d' O GLOBO finalmente entendi com qual PT Paes é afinado: o PT do Babu - que continua "suspenso" mas elegeu o irmão Vereador e age com desenvoltura na campanha do companheiro, com a complacência de cabeças coroadas do partido.
Em declaração ao jornal, Paes defendeu o Deputado petista, segundo o prefeitável nada foi provado contra Babu. Então tá.

Diga-me com quem andas...



Ao votar, Arnaldo com alguns dos melhores "cabos eleitorais"... de ROSINHA!

FOTOS: Blog do Roberto Moraes.

Baixaria 7 ou apelação até o último momento!

E diziam que os Garotinho é que misturavam política e religião!

Ainda sobre a eleição...

Duas respeitáveis opiniões colhidas na blogosfera campista.
Clique aqui e leia a análise militante do Xacal.
E aqui para ler a opinião do Ricardo André numa análise já "pós-eleitoral" endossada pelo Roberto Moraes.

Conversa com o leitor

Após três semanas, chegamos ao segundo turno das eleições de Campos. Sendo esse um blog que tem na política uma de suas pautas permanentes, não haveria como - e nem seria de nossa vontade – fugir do assunto nesse período.
Ao contrário do 1º turno, quando manifestamos posição pública de apoio a candidatura da Professora Odete, nesse período o blog se limitou a comentários que refletiram o nosso olhar sobre o processo, dentro da prática habitual, da proposta e da natureza desse espaço.
Ainda assim, como é compreensível num cenário político polarizado como o da cidade nesse 2º turno, nossos comentários atraíram paixões. Críticas contundentes de alguns que interpretaram nossas opiniões como apoio à candidata Rosinha e simpatia empolgada de eleitores desta que fizeram leitura semelhante.
Fui bastante cobrado em função de críticas que fiz - e mantenho – às gestões dos Garotinho no Estado no que se refere à educação pública. Fui acusado de “falta de caráter”, de ter perdido a “noção do ridículo” e de ter “memória curta” com relação às agressões sofridas pela categoria da qual faço parte em manifestações no Palácio das Laranjeiras.
Ainda que não tenha feito aqui qualquer declaração de voto ou apoio político, afirmo que não acho honesto opinar sobre algo que acho muito importante - a disputa política pelo poder local e os destinos da nossa cidade - a partir de interesses privados ou mesmo de corporações, por mais legítimos que estes sejam. Ademais, nossa "categoria" também foi ultrajada na gestão de Arnaldo quando Prefeito. O destino do município deve exigir dos cidadãos um voto que considere os interesses universais, do conjunto plural da sociedade, que tem problemas graves. E não seja objeto de revanchismo de um segmento específico, por mais legítimo que isto pareça.
Fui acusado de “demonizar” Arnaldo em favor de seus adversários. Bobagem que colho para dizer que se me pautasse apenas pelo corporativo, deveria também desde sempre descartar o voto no pedetista, pois as gestões recentes na SMEC foram tão nefastas para a educação pública quanto as da SEE.
Mas quanto a acusação de atacar o Deputado Arnaldo Vianna, não procede. Pessoalmente, tenho simpatia por ele há muitos anos, desde quando assessorei o ex-Vereador Antonio Carlos Rangel e convivi com o então Vereador Arnaldo na Câmara, depois disso, colaborei com sua gestão na Prefeitura quando da composição política entre PT e PDT articulada por Garotinho em torno de sua candidatura ao governo do Estado em 1998. Nunca fomos próximos, mas sempre tivemos convivência respeitosa e cordial. Minha crítica contundente e minha opção por não votar hoje com este candidato diz respeito a composições desta candidatura com personagens com presença marcante em sua campanha e na atual administração pública municipal. Não se trata, como insinuou o leitor “Julio César”, de afirmar que todos que votam e apóiam Arnaldo o fazem por interesses não republicanos. Não seria tão leviano. Sei que há muitas pessoas do bem que votarão neste candidato por uma gama diversa de razões. Mas, sem dúvida, certos comportamentos e práticas verificadas na campanha do PDT (jornais apócrifos, funks "proibidões" e outros atos de DESESPERO) revelam que há ali pessoas sem escrúpulos e limites para defender a expectativa de manutenção de privilégios e posições abaixo da crítica.
Vale ainda ressaltar que esta crítica aos membros da atual administração mantém coerência com minhas posições nos debates internos do PT há quase dois anos. Fui contra a participação no governo Mocaiber, à filiação de quadros deste governo ao partido com objetivos eleitorais e à aliança eleitoral com o PDT/PSB.
Estas críticas aqui comentadas foram aprovadas pela moderação dos comentários e estão disponíveis em vários posts. Para mim, são opiniões legítimas ainda que, obviamente, discorde delas. Valeu para perceber que o blog tem realmente crescido em “audiência” e provoca debates e polêmicas, enfim, que é um espaço vivo e democrático. Não abro mão de minhas convicções, mas estou sempre aberto ao diálogo e ao convencimento. Não sou sectário, nem pauto minhas opiniões políticas pelo ódio.
Procuro ser coerente e manter um pé no pragmatismo e outro na “utopia”, sem concessões éticas. Agradeço a todos pela interação e pelas críticas. E como diria um grande amigo e blogueiro, parceiro e interlocutor na política e na vida, sigamos em frente!