sexta-feira, 25 de abril de 2008

Vamos que vamos!

Todos amanhã ao ATO "CHEGA DE PALAHAÇADA!"
Concentração às 10:00, no Largo da Imprensa, no Calçadão.

FORA MOCAIBER!!!
FORA ARNALDO!!!
FORA BACELLAR!!!
FORA GAROTINHO!!!

Até você?

O que fazia o gente boa Fred, figura fácil no Boulevard, na claque que cumpria o papel de "arroz de festa" na - quarta - posse de Mocaiber?

FOTO: Blog Eu penso que... (Ricardo André)

Comunicado

A "organização" do Ato Chega de Palhaçada está alertando que esta iniciativa é independente e não deve ser confundida com outras manifestações públicas associadas a Partidos ou interesses políticos eleitorais.
Assim, este blogueiro, que vai participar do ato como cidadão, a fim de evitar qualquer dúvida ou especulação neste sentido, vem pelo presente comunicar que o seu nome não estará à disposição do Partido dos Trabalhadores para a constituição de sua nominata de candidatos a Vereador com vistas as eleições de outubro.

Mocaiber é responsável.

Frente ao show de hipocrisia e oportunismo que caracteriza o retorno de Mocaiber à Prefeitura, este blog torna pública sua opinião sobre o fato:

Em seu breve discurso hoje pela manhã, em sua quarta posse a frente da Prefeitura, o alcaide reclamou direito de defesa e alegou que não podia ser condenado sem julgamento.
Pois bem, este blog não julga, tampouco condena Sua Excia. Nem tem competência para isso. O fato é que há indícios consistentes de que irregularidades graves envolvendo o erário público foram cometidas por ocupantes de cargos de confiança nomeados pelo Prefeito. Muitos deste estão indiciados, outros presos. Difícil é alguém sustentar que que é uma fantasia a versão do MPF de que cerca de 240 milhões de reais foram desviados dos cofres públicos. Questionamentos se o Prefeito teve participação direta ou não nesses atos ou se favoreceu diretamente desses recursos para mim não estão no centro da polêmica. Mesmo que ele tenha sido ludibriado, ou enganado ou, nas palavras de um de seus assessores, tenha sido um "banana", a responsabilidade da nomeação e manutenção destas nestes cargos é dele.
Os paralelepípedos da cidade já citavam, meses antes da deflagração da Telhado de Vidro, vários destes nomes como responsáveis por procedimentos irregulares na administração pública. Temos informações de que familiares e conselheiros muito próximos ao Prefeito já haviam sugerido a ele a demissão de um destes auxiliares. O próprio Mocaiber, talvez num ato falho, declarou a um programa de rádio local em 19/02 que o tal auxiliar "(...) Nunca teve poder exagerado, nunca exacerbou em nada, nunca teve poder de vigiar ninguém, nem teve poder de autorizar obras, autorização para pegar dinheiro com quem quer que seja..." (grifo nosso). Na oportunidade disse ainda, que o mesmo iria "(...) continuar do meu lado me assessorando pessoalmente, eu preciso da experiência dele, eu confio nele realmente e não teve nada e por mais especulações que façam, uma coisa você ode ter certeza, briga entre eu [e ele] não vão conseguir." - será que caso seja solto o tal assessor ainda mereceria a mesma confiança do Prefeito?
Enfim, ainda que a justiça inocente o Prefeito de responsabilidade direta nos casos de corrupção ele não deve ser apontado como responável pela presença de pessoas como essas na administração pública? Será que é responsável reconduzir à SMEC a Secretária que adquiriu um softwer por R$ 5 milhões?
Já temos nosso juízo. Ainda que não seja culpado - não nos cabe julgar ninguém, repito - afirmamos que Mocaiber é responsável por um esquema criminoso desbaratado pelo Ministério Público Federal e pela Polícia Federal. Deveria reconhecer esta responsabilidade e renunciar ao cargo que a ele delegamos - fui seu eleitor. Assim poderia demonstrar alguma boa fé e preocupação com os destinos da Cidade e com o interesse público.

Manifestações na BR

O blogueiro recebeu às 15:20 ligação da Professora Ana Lúcia de Souza, companheira de Direção no SEPE Campos, que estreou na "função" de colaboradora deste blog informando que populares promoviam naquele momento manifestações de protesto contra o retorno do Prefeito Mocaiber ao cargo na BR 101, na altura de Ururaí, do Parque Novo Mundo e de Travessão.
O blog faz o registro e agradece a atenção da colega - que demonstrou preocupação com os distúrbios que os desmandos na política local podem gerar na ordem pública - para com este modesto espaço de idéias.

Nota da TV Record Campos

Nota divulgada agora a tarde pela editoria de jornalismo da emissora:
NOTA OFICIAL – TV RECORD CAMPOS

A TV RECORD vem por meio desta manifestar o total repúdio a ação antidemocrática, ocorrida dentro da prefeitura de Campos, quando uma de nossas equipes de reportagem foi impedida, por seguranças de exercer seu trabalho jornalístico, na cobertura de uma coletiva dentro do gabinete, com o prefeito Alexandre Mocaiber. A direção da emissora informa que já está tomando as medidas cabíveis, uma vez que a empresa foi impedida de colocar em prática a liberdade de imprensa. O sindicato dos jornalistas de Campos, a Associação Brasileira de Imprensa, e Federação Nacional de Jornalistas, já foram comunicadas sobre o ocorrido.

Pérola.

Do ilustrado Presidente do Legislativo local, Marcos Bacellar, em mensagem democrática e progressista na edição de hoje da Folha da Manhã:
"Em toda a minha vida aprendi que manda quem pode e obedece quem tem juizo."

Eu de minha parte...

Pretendo ensinar a meus filhos a agirem de acordo com suas consciências e a não se dobrarem aos ditames dos que utilizam os Poderes Republicanos em favor de interesses privados e ignoram o senso de justiça!

Outra realidade 2

Há uma semana atrás, já relatei aqui, dei um pequeno giro pelo noroeste do Estado. Estive acompanhando o Deputado Federal Chico D'Angelo (PT-RJ) em visita a municípios desta região e tive boas e animadoras notícias do PT por lá.
Além das boas perspectivas com o Vereador Samuel Júnior em Bom Jesus, fiquei satisfeito com a postura da nova direção do PT de Itaperuna, que, numa vassourada que não conseguimos concretizar em Campos, venceu o PED de dezembro e rompeu a aliança do Partido com o governo local.
Como se vê, ainda há Diretórios petistas que não sucumbiram à lógica de mercado persa imposta pelo CNB ao partido e conseguem operar em sintonia com o interesse público local priorizando este aspecto em detrimento do pragmatismo eleitoreiro. Tivesse a Direção do PT de Campos adotado a tempo postura semelhante à do Diretório de Itaperuna, não teria de ficar agora se explicando se "saiu de mãos limpas" do desgoverno Mocaiber ou se as lavou depois!

Contra o exercício indevido da profissão...

Como diria Faustão (argh!), agora mais do que nunca é necessário ir às ruas e protestar contra o exercício indevido de "palhaçadas" por parte de Parlamentares, Magistrados, comunicadores e políticos em geral em nossa cidade!!
Vamos todos vestir preto, por nosso nariz de palhaço - com todo respeito aos artistas da alegria - e ir às ruas em defesa de nossa cidadania. Amanhã, às 10:00, no Largo da Imprensa, participe da Mobilização Popular CHEGA DE PALHAÇADA!
Porque palhaçada deve ser monopólio dos palhaços!
FORA MOCAIBER!!!
FORA ARNALDO!!!
FORA BACELLAR!!!
FORA GAROTINHO!!!

Nem em Sucupira!

O saudoso Dias Gomes, se ainda estivesse entre nós, não ficaria nada satisfeito se chegasse a ele o noticiário político de Campos nesse último mês! Na verdade, os acontecimentos inacreditáveis na política local se sucedem desde o afastamento do Carlos Alberto Campista da Prefeitura. Mesmo com toda excrecência política registrada nos 500 anos de História do Brasil, Mocaiber talvez passe a fazer parte da mesma na absurda situação de ter tomado posse 4 vezes em menos de três anos!
Especulo sobre a possível contrariedade do nosso grande dramaturgo, pois nem o seu gênio conseguiu produzir em O Bem amado uma sátira da política nacional tão perfeita quanto o "realismo fantástico" que a política local tem produzido nos últimos meses e que teve como ato mais recente a vergonhosa recondução de Mocaiber ao poder.
Lamentável a decisiva participação de um Ministro - Presidente - do STJ nesse processo. O Mmo. Humberto Barros, ao interferir na realidade política local apenas a partir da letra fria da Lei, sem considerar o interesse da sociedade, suscita também a lembrança da obra de Dias Gomes, revela-se um homem público da estatura de Odorico Paraguaçu.
Completam bem o cast da tragicomédia da vida real os Vereadores da Cidade, que em sua maioria parecem aliviados com o retorno de seu aliado ao poder. O que será que une tanto à Mocaiber aqueles que foram eleitos para fiscaliza-lo em defesa do INTERESSE PÚBLICO???
Nem em Sucupira se protagnizaria tanta VERGONHA!!!

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Confusão no concurso da SMEC.

Hoje, na volta do feriadão, recebi vários questionamentos de colegas professoras sobre a possível anulação das provas do concurso para cargos na Educação na Prefeitura de Campos, organizado pela FUNRIO. A reclamação, que pode motivar uma enxurrada de recursos neste sentido, diz respeito ao fato de que muitos candidatos alegam não terem sido orientados quanto ao preenchimento do campo do cartão de respostas que estabelecia o gabarito da prova, correspondente ao caderno de questões do candidato. Sou testemunha de que esta informação não constava na folha de rosto dos cadernos de questões. Na sala onde fiz prova, na UENF, a questão foi colocada por uma candidata, momentos antes deste blogueiro tomar a mesma iniciativa, visto que também me intrigava o que deveria ser preeenchido no referido campo. Assim, faltando cinco minutos para o início da prova, foi à sala a coordenadora do concurso naquele local de provas, que orientou o prrenchimento do campo do cartão. Fiz questão de observar para a representante da FUNRIO que tal orientação não constava no conjunto de observações aos candidatos impressas nos cadernos de questões.
Há indícios de que um número expressivo de candidatos tenham sido prejudicados pelo não preenchimento do campo em questão, o que anularia sua classificação. Vou encaminhar consulta ao jurídico do SEPE esta situação e coloco o sindicato à disposição dos prejudicados para os encaminhamentos possíveis. O endereço do SEPE Campos é Praça São Salvador, 41 Sala 701 (Edifício ACIC).

terça-feira, 22 de abril de 2008

Chavão requentado!

Manchete d'O Diário na edição de hoje requenta a "palavra de ordem" de que Arnaldo é o "Pai da Corrupção". No início do mês, repercutindo o Fala Garotinho e o burburinho do Boulevard, este blogueiro já alertou que essa é uma briga de família. Veja aqui!

Pesadelos.

Nunca tinha visto antes o Ministro Humberto Barros, presidente do STJ, um dos protagonistas da crise que afligiu o município na última sexta-feira. Em poucas horas, a sua imagem estampada na mídia ocupou meu subconsciente - ou seria inconsciente? - e se fez presente em um estranho sonho onde eu aparecia no gabinete do Ministro, que tinha em sua mesa uma enorme mala - daquelas de rodinhas, tão citadas no noticiário político em 2005. Candidamente me questionei o que fazia ali e se o Magistrado estaria partindo em viagem, dado o período de Feriadão?... Felizmente, Fabiana me acordou reivindicando sua mamadeira de Toddy, sem dar espaço para qualquer resposta as minhas estúpidas perguntas e, principalmente, a qualquer revelação sobre o conteúdo da mala...
Tenho cada vez mais medo destes meus sonhos...

Constatação!

Como esse blog ficou vários dias "fora do ar", só hoje posso comentar declaração da companheira Odisséia Carvalho à Folha da Manhã na última sexta-feira (18/04).
Já deixei bem claro nesse blog que discordo da associação automática que ela e outros companheiros e analistas políticos fazem entre o Prefeito em exercício, Roberto Henriques, e Garotinho - acho que há uma obsessão da parte deles, que vêem Garotinho quase como onipresente. Devem estar vendo o ex-Governador até embaixo das próprias camas!
Mas, citando uma frase dita pela companheira, cabe uma justa constatação:
"(...)É o PMDB de Garotinho que assumiu a Prefeitura de Campos. É o grupo que quer ‘tomar de assalto’ o município."
A bem da verdade companheira, quem "tomou de assalto" algo no município, segundo revelam as investigações da Polícia Federal, foi o grupo político do PSB, ao qual a maioria do Diretório petista resolveu se associar!

Babilônia?

Assim o ex-Governador se refere ao Legislativo local quando apresenta pessoalmente o "Fala Garotinho", nas manhãs de sábado.
Foi ridículo o papel desempenhado pela Câmara na última sexta-feira, ao reconduzir Mocaiber ao poder por algumas horas, período no qual a Cidade teve dois Prefeitos.
Parecia haver uma ansiedade da Câmara em retomar o status quo desarticulado pelo Ministério Público Federal e pela Polícia Federal - este blog questiona há meses a subserviência do Legislativo local ao Executivo e as possíveis razões desta postura. Não fosse essa ansiedade, o Presidente Marcos Bacellar teria agido com mais prudência e menos açodamento, não se expondo a riscos desnecessários.
Agora, após meses de resistência frente as evidências, a Câmara está instada pela justiça a proceder inquérito sobre as irregularidades administrativas na Prefeitura. Em entrevista concedida no fim-de-semana à Folha da Manhã, Bacellar refuga. Será que a Câmara vai finalmente cumprir sua função de apurar responsabilidades? Ou dará razão ao ex-Governador?

Outra realidade.

Sexta-feira estive na simpática cidade de Bom Jesus de Itabapoana - terra de minhas amigas Ana Maria Almeida e Norma Dias. Lá, estive na Câmara Municipal para uma reunião comunitária com o Deputado Chico D'Angelo (PT-RJ) onde o principal anfitrião era o Vereador Samuel Júnior (PT) prestigiado pelo Presidente da Casa, Vereador Batista Magalhães (PMDB), por empresários, representantes da sociedade civil e cidadãos bonjesuenses.
A Casa do Povo estava cheia e pude sentir de perto, ouvindo e conversando com cidadãos presentes, a popularidade do jovem Vereador petista. Senti um pouco de saudade do tempo em que assessorei o ex-Vereador campista Antonio Carlos Rangel. É gratificante sentir o povo confiante e representado por um mandato popular. É algo bem diferente das relações fisiológicas que os Vereadores campistas estabelecem com suas "bases". Na reunião, o Deputado petista e o Vereador local apresentaram à população uma série de iniciativas conquistadas junto ao Governo Federal, numa parceria voltada para os interesses da sociedade de Bom Jesus. O Vereador Samuel conduz seu mandato com firmeza e serenidade. Independente, crítico, mas sem descambar para o debate desqualificado e rasteiro que envolve os dois principais grupos políticos que disputam o poder em Campos. Posso afirmar que a qualidade de seu mandato não encontra similar em Campos, onde o Legislativo se mantém em conveniente subserviência ao Executivo e até mesmo a um Prefeito afastado, protagonizando o lamentável episódio do mesmo dia, quando deu posse a Mocaiber em desacordo com a Justiça Federal. Em Bom Jesus - onde não está em disputa o controle de um orçamento bilionário - a divergência e as diferenças políticas se dão no plano do respeito e da atenção ao interesse público, havendo diálogo entre o pré-candidato do PT e outros possíveis candidatos. Saímos de lá convencidos da unidade e da organização do Diretório local, presidido pelo companheiro Luís Antonio, e animados com a possibilidade de o Partido eleger uma nova e promissora liderança naquele município

De parabéns!

Alguns blogs locais pela dinâmica e qualificada cobertura dos episódios da política local nos últimos dias. Destaque para o consagrado Blog do Roberto Moraes, para o "veterano" Urgente, para o Eu penso que..., do Ricardo André e para A TroLha, onde o incansável Xacal combina fôlego e sua capacidade de comunicação - característica que esse blogueiro conhece há uns 20 anos - resultando numa cobertura completa e numa análise astuta, temperadas por boa dose de humor e ironia. Confira!

Chega de palhaçada...

Me redimindo com a REDE BLOG, divulgo e convoco os amigos desse blog para a manifestação marcada para o próximo sábado no Largo da Imprensa contra a mesmice na política campista. Veja aqui nota convocatória do Urgente.
Este blogueiro espera marcar presença no ato e destaca aqui que os alegres artistas do picadeiro também são bem-vindos, pois a manifestação nada tem contra os palhaços. O que não dá é para homens públicos - de todos os Poderes - quererem roubar a cena dos artistas populares. Palhaçada deve ser monopólio dos palhaços!

O pulso ainda pulsa...

Sem muito ânimo, mas grato pelos apelos - e "ameaças" - manifestados nos comentários ao post abaixo, este blog retoma suas atividades, ainda precariamente e sem garantias de manter uma dinâmica adequada nos próximos dias. Contudo, espero superar a partir da próxima semana as já crônicas dificuldades logísticas que me impediram de comentar os inusitados acontecimentos deflagrados na última sexta-feira, bem como compor a REDE BLOG ontem.