sábado, 12 de julho de 2008

Um debate necessário.

Na quarta-feira, exibimos aqui charge do Junião que antevia a polêmica que marcaria a semana. A Polícia Federal reafirma sua posição de entidade mais republicana do país e prendeu vários envolvidos em crimes financeiros e indiciados como beneficiários de corrupção e desvio de dinheiro público. Um destes personagens, o notório especulador Daniel Dantas, amigo de vários políticos, financiador de campanhas e com interesses em negócios escusos envolvendo fundos de pensão e serviços públicos em setores estratégicos, foi preso e solto por duas vezes por ingerência do STF - tão moroso em várias questões de interesse social - que prontamente atendeu os recursos da poderosa banca de advocacia contratada pelo criminoso de colarinho branco.
A alegação do Ministro Gilmar Mendes é de que não havia fundamentos para se manter a prisão. Este blogueiro, idiota confesso, se pergunta: por que uma menina adolescente permaneceu semanas presa e seviciada numa carceragem masculina no Pará? "Havia fundamentos" para tal absurdo? Obvio que não! Mas porque então a Egrégia Corte não se pronunciou? Porque a menina não mora em uma cobertura na Vieira Souto e, mesmo que tivesse dinheiro, talvez não tivesse articulação suficiente para contratar um dos melhores advogados do Brasil como fez o Orelhudo. Isso revela a profunda desigualdade e injustiça presente em nossa sociedade e à qual o Judiciário está a serviço. Mas, felizmente, aparentemente a PF não. Para ser justo, devo dizer que onde disse o Judiciário, devo dizer parte dele, ou o STF. Isso para fazer aqui uma justa deferência ao Juiz Fausto de Sanctis e à Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), que emitiu nota apoiando o magistrado de São Paulo e repudiando a atitude do Presidente do STF, Gilmar Mendes, contra ele (veja aqui).
Na verdade, o que distingue Gilmar Mendes e os políticos em geral aos olhos da opinião pública? Por que sua atitude não causa tanta indignação na sociedade quanto os outros desmandos praticados pelos que exercem os outros Poderes? Será que a montanha de dinheiro encontrada na própria investigação - reservada pelo Orelhudo para subornar os policiais - não comprova que sua liberdade pode comprometer o inquérito e o processo?
É cada vez mais urgente o debate sobre o controle social sobre o STF e o Judiciário!

Pesar

O blog permaneceu "fora do ar" ontem. Assim, registramos nosso pesar com o acidente entre um caminhão-tanque e um ônibus, que matou 22 pessoas ontem em Rondônia. A maioria das vítmas eram professores de Porto Velho, Roraima e Brasília. Todos voluntários de um projeto de educação. Eles iriam participar de um curso em Ouro Preto do Oeste.
Lamentável.

Fonte: Portal G1

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Bola fora

Adoro a Renata Fan. Quando posso, costumo assistir ao seu Jogo Aberto na Band. Mas hoje o programa adquiriu tom marrom ao abordar uma suposta agressão do jogador Marcinho, do Flamengo, a uma prostituta durante uma festinha que teria ocorrido na madrugada de hoje no sítio de um outro jogador rubro-negro e da qual teriam participado outros atletas do clube.
Esse blog não vai entrar no mérito da questão. A prostituta registrou queixa na Delegacia policial e o jogador deve assumir suas responsabilidades e, se for o caso, punido.
Apenas acho que a pauta é mais adequada ao programa do Datena ou similares, do que a um programa esportivo. Em um momento em que o Fla é líder isolado do Brasilerão e mantém boa campanha, arrancando mais um ponto fora de casa, a quem interessa desestabilizar o ambiente no clube? Por que o besta fera Neto quase babou ao desempenhar papel de promotor atacando e citando nominalmente todos os atletas supostamente envolvidos – o time dele não está na série B? Ressalva apenas a surpreendente sensatez no comentário do ex-árbitro Godói, único a não emitir juízo e observar a necessidade de um princípio básico do jornalismo: ouvir o contraditório! Além disso, observou a hipótese de armações e oportunismos que constantemente envolvem famosos, gerando exposição e vantagens para quem se aproxima destes com tal intenção.

Reação

Reunidos ontem a noite, militantes do PT com potencial eleitoral e inserção no movimento social decidiram que:
1- Não vamos acatar a decisão do Diretorio Municipal de apoiar a candidatura do PDT à Prefeitura;
2- vamos permanecer filiados ao partido, denunciando sua entrega ao grupo político responsável pelos fatos denunciados pelo MPF que levaram a Polícia Federal a desencadear a operação Telhado de Vidro;
3- vamos produzir um manifesto que será divulgado à opinião pública, justificando nossa posição;
4- permaneceremos articulados e atuaremos em conjunto, como resistência à entrega do PT à candidatura apoiada pelo Prefeito e apoiando os poucos candidatos a vereador do partido que não se venderam ao governo municipal.

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Fanfarrão

Cada um tem o Renato Gaúcho que merece. A má notícia do dia ficou por conta da venda de Renato Augusto para um time alemão.
O vice de futebol do Fla classificou o negócio como um "contra-ataque", referindo-se à boa nova anunciada segunda-feira, a permanência de Ibson na Gávea. Lavou as mãos, dizendo-se impotente frente a algumas situações indesejáveis e prometeu recompor a baixa. Duvido. Renato Augusto é jogador com características que não se encontra facilmente no mercado. Com estilo semelhante só temos Thiago Neves, que tem o defeito de ser mais indisciplinado. Há carência de bons meias de ligação.
Nos sítios esportivos noticia-se que o negócio envolve 1/3 do valor da multa recisória - mau negócio - e que parcela do que o Flamengo vai arrecadar - já que parte da receita cabe a investidores que haviam adquirido percentual do passe do atleta para socorrer o rubro-negro - vai cobrir o empréstimo de Ibson, renegociado junto ao Porto. Se é assim, era melhor ter deixado o bom volante voltar à Portugal, já que o grupo dispõe de outros bons jogadores para a posição, como Kleberson, Jônatas e Toró. Mas não de um outro meia de ligação (ponta de lança). Voltaremos à formação com quatro volantes que Joel foi forçado a utilizar no período em que Renato Augusto esteve contundido.
O Flamengo realmente poderia ter recebido uma proposta "irrecusável", como diz o dirigente, se Milan, Real, Chelsea, Manchester, Barcelona, Arsenal ou Inter oferecessem a multa recisória (30 milhões de euros) para levar o meia. Mas ceder um jogador raro por 1/3 desse valor a um time mediano da Alemanha. Francamente!
Espero que mais uma vitória fora de casa contra o Galo logo mais atenue minha indignação.

Politizando o debate.

Pediram em comentário a um post abaixo que eu voltasse à política. Então lá vai. Como diria Tim Maia, “uma longa e uma rapidinha”.

Definido o apoio e a presença do ex-PT na vice do candidato do PDT, cabe politizar o debate sobre mais esse equívoco da direção partidária. Em matéria publicada n’O Diário, edição do último dia 03, o setor vitorioso - representado pelos candidatos a vereança Renato Barbosa e Odisséia Carvalho - se contrapõe a esse blogueiro e ao ex-candidato Makhoul, comemorando a aliança que “fortalece o partido”. Fortalece como cara pálida?
Na convenção, todo o discurso aliancista se pautou na lógica de que tal “aliança” se fazia necessária para garantir recursos financeiros e uma composição em chapa proporcional que garantisse a eleição de um parlamentar petista. Chegaram a evocar o companheiro Antonio Carlos Rangel para legitimar o convescote. Sem aprofundar no desrespeito que considero embutido na referência, propomos uma ponderação ao argumento: eleger um vereador pra que?
E aí sobressai o absurdo da referência supra-citada. Um vereador(a) para repetir o modelo de mandatos como os de Rangel – com o qual tive a honra e o prazer de colaborar – e da saudosa Ivete Marins, ou para estar comprometido com um eventual governo que dê continuidade ao modelo administrativo do Telhado de Vidro?
Qual o papel de um vice petista em um governo com tais características? Romper e denunciar a gestão como fizeram Dr. Adilson Sarmet e mais recentemente Roberto Henriques? Algo difícil de se esperar de quem já sabe previamente onde está pisando. Ou ajudar a operar o status quo em vigor?
Confesso que me inquieta o que significa esse “fortalecimento do partido”.
É necessário que a Direção do PT politize seus argumentos. Explique o que significa para eles o modelo de gestão Arnaldo/Mocaiber e esclareça que perspectivas identifica, neste sentido, para a Cidade. Caso não apresentem argumentos consistentes nesse sentido – estou ansioso por ouvi-los – ficará definitivamente configurado o que Xacal chamou de “adesismo puro e simples (...) oportunismo vulgar e escroque.”

Parabéns!

Agora a rapidinha...
O blogueiro não votará no primeiro turno com Paulo Feijó. Consideramos que, assim como o ex-PT, o PSDB errou ao participar do governo Mocaiber. E que hoje, o deputado não representa o perfil de "nome novo" que, em nossa opinião, deveria caracterizar o candidato que representasse a "Terceira Via" ou "Primeira Via", unindo PT e PSDB.
Contudo, o blog parabeniza o Diretório Municipal do PSDB e ao seu presidente pela firmeza na questão da nominata do partido ao Legislativo local. Não encaminhando o registro dos Vereadores que desafiaram a decisão política dos Diretórios Municipal e Regional, que apontou para a candidatura própria, e insistiram no apoio ao candidato do PDT, os tucanos me fizeram lembrar minha falecida avó. Começaram, como diria ela, a "ariar" a Câmara antes mesmo da eleição.

E Agora?

Bela provocação do Junião. Com a palavra, o Judiciário!

terça-feira, 8 de julho de 2008

Extra, Extra...

Tem tubarão na rede da Polícia Federal!!!
Um simpático comentarista anônimo avisou no post aí abaixo e nós conferimos n'A TroLha. O blog do Xacal também reproduz matéria do Financial Times, cuja análise do panorama econômico brasileiro não coincide bem com a do PIG. Clique aqui e, como diria o Marcelo Tass, "Olha isso!"

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Viva a liberdade de expressão!

O blogueiro recebeu hoje e-mail da produção do CQC agradecendo o apoio à campanha pela liberação do acesso ao Congresso Nacional para os intrépidos repórteres do jornalístico/humorístico. Mais de 260.000 cidadãos subscreveram o protesto!
Só pra lembrar, hoje tem CQC na Band e eu, que nessa segunda não vou a nenhum circo de horrores, apesar de muitas provas para corrigir, vou dar uma espiada. "Olha isso!"

Do Weblog do Pedro Dória

Ah esses tucanos! São piores que os aloprados do ex-PT na arte de fazer caca - sorte do LULA!
Veja aqui, no blog do Pedro Dória, o melê que o Senador mineiro Eduardo Azeredo - useiro e vezeiro em criar constrangimentos para o partido do Farol de Alexandria - quer criar nessa rede. Sem parecer eficaz no combate ao que se propõe.

Trocaram os papéis?

Uma velha amiga diz sempre que: "o tempo é uma das poucas coisas realmente democráticas, passa para todos". Sábado, após o sono dos babies, meio que desatento enquanto lanchava em frente a TV, algo me chamou a atenção e sua frase me veio pela memória!
Não costumo ver TV na hora das novelas. Mas não tenho preconceito contra os folhetins da Rede Globo, alguns são muito bons. Assisti apenas poucos capítulos de A favorita. Não tenho juízo sobre a trama. Até então só havia me chamado a atenção o ótimo deputado do veterano Milton Gonçalves. Mas, casualmente, assistindo o capítulo de sábado, percebi que algo está diferente de outras "campeãs de audiência". O papel de conquistador, que sempre esteve reservado para José Mayer - que está na trama, mas cujo personagem é um caricato bicho grilo cinquentão - agora é do jovem Carmo Della Vechia, que, na pele do jornalista Zé Bob, por enqunato, já tem no cartel as personagens das beldades Patrícia Pilar, Christine Fernades, Cláudia Raia e Taís Araújo!

FOTO: Divulgação (sítio de A Favorita)

Não vale a pena

Os poucos e fiéis leitores deste blog estão em débito com o Professor Luciano D'Angelo.
Com sua serenidade e generosidade ele demoveu este blogueiro de narrar aqui, no sábado, uma triste e resumida biografia política de um personagem que só se destaca por seus oportunismos, com detalhes sórdidos - afora os que ainda desconhecemos!
Como de costume, o Mestre tinha razão. Não havia por que gerar nas pessoas de boa fé mais náuseas - leia post abaixo. Só espero que um eventual final feliz na história da infeliz e obstinada criatura não traga dias ainda piores para esta triste cidade rica!

Indignados!

Este blogueiro não é o único petista indignado com a pouca vergonha que determinou a tática eleitoreira do ex-PT em Campos.
Só no fim de semana, em que pouco saí de casa, encontrei com três companheiros inconformados com o estelionato eleitoral promovido pela Direção partidária. Além disso, recebi por e-mail a seguinte manifestação da Professora Norma Dias da Costa, militante e ex-membro do Diretório Municipal:

Olá,
Que pena ver nosso partido tão "re-partido"
um pouco dos meus sonhos se perdem,
sentir náusea prá mim é sintomático:
algo que fede ou que me decepciona.

Compartilho com vocês,
Norma

domingo, 6 de julho de 2008

Belos figurinos!

A bela manhã de hoje animou muita gente a ir ao "Parquinho São Benedito", como diz a Bibica, que reivindicou o passeio. E muitos desfilavam orgulhosos seus diversos modelos de "mantos sagrados". Desde componentes da turminha mirim, donos do pedaço, até orgulhosos vovôs e também esse papai blogueiro. Conseqüência de mais um sucesso rubro-negro no Brasileirâo!
Ainda bem que o futebol tem me dado alegria, mesmo quando não consigo assistir o jogo.

P.S.: Esse é o primeiro post escrito aqui com os dois babies no colo!

Cara de pau!

Aproveitando o fato de que a maioria dos incautos eleitores não tem acesso à informações precisas sobre o cenário eleitoral, um Vereador que teve a sua candidatura à reeleição inviabilizada pelo próprio partido, que não o inscreveu na nominata oficial encaminhada pelo Diretório Municipal - com o respaldo do Estadual - fez ecoar um sambinha de péssima qualidade enfatizando seu pretenso número hoje pela manhã nas imediações do Jardim São Benedito.
Pelo porte do carro de som, um trio elétrico, devia ter milhares de argumentos para insistir na aliança com o PDT!
Sei que esse tipo de proganda é permitido. Mas, não há limites de decibéis para a poluição sonora causada por certos jingles infames?

Decepções!

Ontem a noite assisti à reprise do CQC, que aliás havia perdido na segunda por conta da malfadada convenção do ex-PT de Campos!
E pude ver que, lamentavelmente, o partido é hoje vítima de um excesso de pragmatismo - quem me conhece sabe que também sou pragmático, dentro de limites éticos, é claro - e de um enxame de oportunistas de caráter mais que duvidoso que pousaram no partido, não só em Campos...
A cobertura do excelente jornalístico/humorístico capitaneado por Marcelo Tass na convenção do PT de São Paulo revela que os problemas éticos não estão restritos ao DM local. Ou os Tato não são os "Anomais" que deram certo? Não descarto mais nada. Se o "companheiro" chegou até aqui com sua perseverança e elevada auto-estima, quatro anos na vice-prefeitura do Telhado de vidro podem render bons negócios. Capazes de torná-lo tão bem sucedido quanto seus correligionários paulistas. Ou não. Quem sabe?
O certo é que a convenção paulistana foi um show de truculência e má-fé, dignos de qualquer partido de direita! E o que causou tanta má vontade com os simpáticos rapazes de preto? A referência nas entrevistas ao apoio dado à Suplicy - que pena que não é o Eduardo! - pelo "companheiro" Paulinho da Força, por coincidência (?) do PDT de Arnaldo e Lupi. Argh!!!
O Suplicy - o bravo Senador - e o Deputado José Eduardo Cardozo mostraram compostura, equilíbrio e savor afaire em suas declarações. Genoíno, que muito admiro, foi sombra do gigante de outrora (ecos da irresponsabilidade dos aloprados?).
Concluí, entristecido, que há pouca diferença entre a dura realidade local e o cenário no mais importante DM petista. Já não bastava os absurdos em Niterói e Guarulhos. Ainda bem que ainda há Belo Horizonte... O pulso ainda pulsa(?)

Multi-uso.

Hoje, com o início da campanha eleitoral, o blog apresenta, no traço do chargista Renato, de Ribeirão Preto, um produto de extrema utilidade para muitos candidatos que vão se dedicar a caça aos votos.
Deve ser da Organizações Tabajara!