sábado, 4 de outubro de 2008

Boa seqüencia

Há mais ou menos 20 dias, escrevi aqui que o Mengão teria uma seqüencia de 8 jogos onde considerava viável a conquista de 60% a 70% dos pontos em disputa.
Pois bem, com a vitória de agora há pouco sobre o Náutico em Recife (0X2), o rubro-negro já alcançou mais de 30% dos pontos em disputa na seqüencia em questão, com 100% de aproveitamento nos três jogos já disputados. Restam ainda cinco partidas - 4 em casa - onde o rubro-negro tem tudo para superar minhas expectativas, e manter-se no G4. O time está em excelente posição na 4ª colocação, com a mesma pontuação do 3º e a apenas 4 pts do líder e do vice-lider.
O time rubro-negro, que aos poucos vai se ajustando enquanto equipe, pode assim galgar posições, melhorar a sua classificação e, quem sabe, chegar à liderança. Mas pra isso, é preciso que tirem algum pontinho de Palmeiras, Grêmio e Cruzeiro, o que hoje não aconteceu.

Crescendo...

Impressionante o frisson que a candidatura de Odete causa na pedra, apesar de narizes politizados torcidos!
Agora no fim da manhã, a caminho da concentração de sua mini-carreata, na Fatia de Queijo da Alberto Torres, vi umas seis placas da sua campanha que não estavam há alguns dias nas fachadas de prédios e casas localizados em trechos de trânsito intenso.
No cruzamento da Alberto Torres com Barão de Miracema, a aceitação dos motoristas a adesivos de sua campanha era enorme. Muitos trauseuntes e até motoristas faziam questão de parar para cumprimentar a candidata, com grande empolgação.
O crescimento é visível e animador, mas restam menos de 24 horas para a votação.
O céu é o limite?

ATUALIZAÇÃO às 22:08
A última edição da "Carreata do amor" (só "no amor", sem combustível) agora a tarde confirmou a boa receptividade do eleitorado à candidatura de Odete. Mesmo eleitores de outros candidatos são gentis e simpáticos com ela. isso se deu em áreas populares, como no Parque Aurora, na Chatuba e na Pecuária, como na Pelinca.

CAMPANHA CIDADÃ

Do Blog do Roberto Moraes

Comunicado dos sete juízes de Campos orienta eleitores a levarem documentos no domingo
Um comunicado conjunto, dos sete juízes eleitorais que estão atuando, nas zonas eleitorais, do município de Campos dos Goytacazes, está sendo veiculado nas TVs locais, orientando os eleitores, de todas as zonas eleitorais do município, a portarem além do título de eleitor, um documento com foto. Bom que os mesários, especialmente, os presidentes de mesa cumpram o dever de solicitá-los dos eleitores, indistintamente.


A Campanha cidadã lançada por este blog e que repercutiu na REDE, sendo apoiada pelo próprio Roberto Moraes, pelo Xacal d'A TroLha e pelo Vitor Menezes no Urgente, teve enfim consequencia. Agora é contar com a atenção e empenho dos responsáveis pelas seções eleitorais numa atitude simples que pode conter o "aluguel de títulos" e outros esquemas de compra de votos que foram comuns nas últimas eleições locais.
Você cidadão do bem, leve seu documento de identidade COM FOTO e apresente voluntariamente ao responsável pela sua seção. Chame atenção dele para uma medida tão simples, mas que pode garantir na democracia e a lisura do pleito!

Graciete repudia INTER TV

Ainda no fim da tarde estive casualmente com a candidata do PCB à Prefeitura local e presidente do Diretório Municipal da legenda, Graciete Santana, que emitiu nota repudiando a atitude da emissora local afiliada a Rede GLOBO, a INTER TV Planície, que buscou junto ao TRE liminar sustando a decisão do MM Juiz da 76ª ZE de Campos, que garantia a participação dela e do candidato Marcelo Vivório no debate promovido pela emissora.
Até agora há pouco não havíamos recebido por e-amil a nota conforme a Professora havia dito ter enviado. Assim que recebermos, publicaremos na integra o documento cujo trecho diz:

(...)O processo democrático foi duramente atacado pela INTERTV Planície que no descumprimento de seu papel trouxe prejuízo principalmente ao povo campista diante da supressão de nossa participação num momento importante como este, em que nosso município precisa romper com práticas políticas que fazem da democracia apenas uma palavra vazia usada antes e depois da compra de votos pelos esquemas clientelistas e populistas.

ATUALIZAÇÃO às 13:13:
Leia aqui na TroLha a nota do PCB na íntegra.

Militância ainda...

Hoje a tarde estive com o Adão Faria antes dele se dirigir pra mais uma reunião de sua campanha à "moda antiga", na melhor tradição da esquerda, com muito papo, adesões espontâneas e voluntárias e compromissos populares. Cheguei a me animar com alguns prognósticos mais otimistas que fizemos, mas uma reflexão ao caminhar pela 13 de maio com destino ao calçadão me trouxe de volta a dura realidade do clientelismo e dos vícios que os grupos recentemente hegemônicos deixam de legado à política local.
Contudo, no Boulevard, vi que nossa teimosia não é um ato isolado. Um pequeno grupo de aguerridos militantes comunistas surfavam na onda do bom desempenho de Odete no debate de quinta-feira e panfletavam com empolgação na porta do comitê da candidata com quem fui ter e desejar força nessa reta final.
Mais adiante, o Ramon, a Norma e o Passoni, veteranos nas lutas populares, acompanhados do jovem Yuri - sangue novo! - panfletavam a candidatura do David sem terra.
Foi o suficiente para retomar o ânimo de minutos antes. Perceber que não estou só na forma idealista, talvez romântica de ver a política...
O quadro é crítico, a luta é árdua, mas a esperança não deve nos abandonar.
Ela pode vencer o medo, e pode derrotar a corrupção!
Uma outra Campos é possível, AGORA...
Ou em breve.

Realismo cético...

Contrastando com o tom romântico do post acima, as análises como sempre lúcidas e, desta feita, eivadas de ceticismo do Ricardo André e do Xacal - leia aqui e aqui.
A Aucilene também envia e-mail sem o habitual viço. Nuvens negras no céu... e a manutenção da opção pelo voto nulo.
Apesar da recém chegada primavera, nem tudo são flores!

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Odete fatura!

O Ricardo André, do Eu penso que..., e o Dr. Claudio Andrade, que acompanhou o debate dos estúdios da Inter TV, apontaram agora há pouco a candidata do PCdoB como a vencedora do debate da noite! A Professora, que aparece na mais recente pesquisa do IBOPE com 9% das intenções de voto, recebeu ainda elogios do Roberto Moraes e do Vitor Menezes - Urgente - em seus respectivos blogs, e mereceu um emocionado depoimento do blogueiro e cidadão Gervásio Neto, leia aqui.
A grande audiência da emissora e o seu inconteste bom desempenho no debate pode resultar num crescimento ainda maior de Odete nesta reta final. Vem aí uma reedição do fenômeno Luiziane?

Debate: "considerações finais" do blogueiro

Feijó erra a mão!
Ao contrário do debate da Record, onde bateu em Arnaldo, mas mencionou Rodrigo Silveirinha e manteve a serenidade, hoje - ontem - o tucano de fato exagerou e teve dois momentos infelizes: a referência ao aneurisma cerebral sofrido há alguns anos por Arnaldo (ver post abaixo) e a pergunta a Odete sobre sua experiência política e sobre sua postura com relação ao aborto.
Sem a presença de Vivório, o candidato do PSDB assumiu o papel de "franco-atirador" e apontou suas baterias para Arnaldo e para Odete, talvez ressentido por esta figurar em todas as pesquisas como a novidade que atendeu o anseio de boa parte da sociedade por mudanças.
Arnaldo - em que pese ter apanhado de todos os lados - mais uma vez esteve mal e intranquilo.
Odete foi bem e reafirmou sua posição de novidade no pleito de domingo. Tirou bom partido da armadilha que Feijó tentou armar p/ ela na questão da "experiência", foi propositiva e passou confiança aos eleitores.
Rosinha - que, diga-se de passegem, foi aos debates ao invés de tentar tirar algum,proveito da vantagem na maioria das pesquisa - manteve a segurança - talvez excessiva - e foi pouco atacada pelos demais candidatos, não sofrendo qualquer prejuízo com o debate.

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Debate: terceiro bloco

A polarização está estabelecida entre os Deputados Feijó e o Arnaldo Vianna.
Um interlocutor que assiste o debate na companhia deste blogueiro acaba de comentar que o tucano exagera na condição de "linha auxiliar" de Rosinha e foi infeliz ao fazer referência de péssimo gosto a problemas de saúde que o pedetista teve há alguns anos, associando a sua intranquilidade e má performance nos debates a hipotéticas sequelas do aneurisma que o acometeu em 2002.
Rosinha e Odete seguem com desempenho tranquilo. A primeira quase não é incomodada, apesar de sua posição de favorita, mantendo postura segura e olímpica; e a segunda mantem boas intervenções sem se envolver em polêmicas menores.

Debate: primeiro bloco

Gracinha?
Ao apresentar as regras do debate e o procedimento de sorteio para as perguntas com temas orientados, o mediador César Tralli mostrou o recepiente com os temas e gracejou: "Tomara que não caia?"
Seria uma referência à bolinha do glob que caiu das mãos de Alexandre Tadeu no debate da Record?

Odete cobra!
Para quem diz ou insinua que Odete tende aapoiar Arnaldo no 2º Turno, a candidata foi firme ao debater o tema "funcionalismo público", denunciando o cativeiro dos terceirizados, tratados como curral eleitoral nas últimas administrações.

Teoria e praxis
Sobre a questão do lixo, Odete também questionou Rosinha - que falou em Educação ambiental nas escolas - sobre a ausência desta iniciativa em sua gestão na rede estadual.

Qual o limite da irresponsabilidade?

Desde ontem, em Niterói e sem acesso à rede, recebi e fiz alguns telefonemas para me informar sobre as truncadas notícias sobre a possibilidade de recontratação dos "terceirizados" da Prefeitura demitidos por determinação de um TAC -termo de ajustamento de conduta - firmado entre a Prefeitura e a Justiça do Trabalho e contestado por Macabro. Segundo me informou um parceiro da REDE blog por volta das 17:00 havia frisson na cidade com boatos de que os demitidos podriam retomar seus postos de trabalho (?) hoje.
Cheguei a ficar incrédulo frente a notícia de que tal absurdo tivesse partido da pena do Ministro Joaquim Barbosa, a quem considero sério e rigoroso. Agora, lendo as considerações do Dr. Cléber Tinoco, no blog Campos em Debate - veja aqui - percebo que não é bem assim. A decisão do Ministro se refere a competência da Justiça para decidir com relação a eventuais contratações extraordinárias pela Prefeitura.
A questão, que discuti hoje mais cedo com um destacado blogueiro de Campos, é: até onde vai a leviandade, a irresponsabilidade e o oportunismo de quem manipula informações e gera falsas expectativas nos envolvidos com interesses escusos e eleitoreiros?

Boa opção em Piraí

Soube que há em Campos um razoável número de estudantes universitários do município de Barra do Piraí, no sul fluminense. Então vai aí uma boa opção pra quem eventualmente vai exercer no domingo sua cidadania naquele município.
A Professora Sandra Bertagnoni é uma velha companheira de lutas desse blogueiro, importante e histórica liderança do SEPE e quadro preparado para promover a educação pública na sua cidade. Além disso, é uma militante política experiente, capaz de exercer o mandato com rigor, fiscalizando o executivo, interagindo com a sociedade civil e propondo políticas positivas para a sociedade de Piraí!

Pesar

Fora de Campos desde a tarde de ontem, só agora, no retorno, registro e-mail da companheira Aninha registrando o falecimento do educador social Volmer do Nascimento, destacado ativista na defesa dos direitos humanos e de crianças e adolescentes em situação de risco.
Volmer, que vivia atualmente em Natividade, no noroeste fluminense, deixa uma lacuna na luta em defesa destas bandeiras. O blog lamenta a perda.

Militando

Este aí na foto, levando seu apoio ao Molon e ao Vinícius Assunção, candidato a vereador no Rio com o número 13013, é o gente boa Fernando Carvalho, campista, ex-diretor do Sindipetro-NF e que atualmente reside na cidade maravilhosa, onde ocupa cargo de direção na Petrobrás.

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Debate

O Mineiro do MST por e-mail avisa a este blog que hoje às 18:00 no centro de Convenções da UENF haverá um debate entre candidatos à Câmara local.
Na mesa Adão Faria, David "sem terra" e Edson Batista.
O evento é aberto ao público e uma boa oportunidade para os muitos que ainda não escolheram candidato a Vereador.

ATUALIZAÇÃO em 02/10, às 17:41
O companheiro Mineiro nos informa e o blog registra que até as eleições de domingo não responde pelo MST, pois está afastado para atuar na coordenação da campanha do David.

Militando...

Nestes últimos dias de campanha, o blog registra a participação de alguns amigos campistas em campanhas de bons candidatos nas cidades onde vivem atualmente:Na foto, o Guilherme Lery Lemos, neto do saudoso pesquisador Waldir Carvalho, muito bem acompanhado pela Diaqueline e pela Carol em evento de campanha do André Diniz!

Foto: Thiago Cortês

Educação ambiental

Hoje em Campos realiza-se reunião com as Diretoras das Escolas das coordenadorias regionais da rede estadual de educação do Norte-fluminense, e representantes das Secretarias de Estado de Meio-Ambiente e Educação.
Na pauta um projeto da Secretaria de Meio-Ambiente, coordenado pela Professora Denise Lobato, amiga do blog e militante histórica do PT e dos movimentos sociais ligados à educação. A partir da manifestação de interesse, algumas escolas da região serão integradas ao projeto, já em curso na capital, e que consiste em envolver toda a comunidade das unidades na contrução de uma agenda 21 adequada a realidade local. O projeto desperta de forma participativa a sensibilidade e a consciência ecológica nos profisionais da educação e nos estudantes.
Bela iniciativa!

"Este nome tem história"

A propósito, a professora Denise, cidadã carioca, confidenciou ao blog que vai votar com o candidato a Vereador João Studart, servidor público e filho da saudosa Deputada Heloneida Studart. Ele, aliás, tem também a simpatia de quadros importantes do Gabinete do niteroiense André Diniz para o pleito do outro lado da baía.
O blogueiro não conhece bem o João, mas os apoios declarados e a história política de sua mãe são belas credenciais!

terça-feira, 30 de setembro de 2008

Taninho empolga mais!

Bombaram os comentários no post abaixo, sobre o comício do PDT ontem, na Praça São Salvador. Sinal de que o debate sobre o pleito de domingo anda empolgando mais na blogosfera do que nas praças públicas, onde tem se realizado vários comícios "meia-bomba".
Sobre os comentários, parece que consegui desagradar a partidários das candidaturas do PMDB e do PDT. Sinal de que o blog está no rumo certo, ao crer na possibilidade de uma alternativa à aparente polarização em curso, agora ou mais adiante.
O comício do PDT realmente aglutinou mais gente nas horas que se seguiram ao post "Meia-bomba". A caminho da Adega do Durval, que despediu-se de nós ontem, circulei na praça por volta das 20:00 e ao sair de lá, em torno de 21:30. Neste intervalo formou-se uma razoável massa - não teria como comparar ao comício do PMDB sem ser leviano, visto que lá não estive no dia 23 - mas longe de atingir o porte de outras concentrações em comícios históricos no mesmo espaço com Brizola, Garotinho e Lula na década de 1990.
Vi por lá muitas "figuras carimbadas", detentores de cargos de confiança de diversos escalões, terceirizados, fornecedores e pessoas ligadas à Prefeitura e a Vereadores. Hoje, um amigo taxista me relatou que grande fila de ônibus se formou na XV de Novembro, do Pálace até a altura do Viaduto Rosinha! Além das claques, certamente estavam lá muitos curiosos, como eu, que não foram lá levar apoio a Arnaldo. Tinha de tudo: militantes do movimento social, candidato tucano e moça disposta a beijar na boca. Talvez até olheiros e eleitores de Rosinha!
A propósito, atendendo à curiosidade de um comentarista anônimo e retomando a referência que fiz no final do prestigiado post, posso afirmar que não há nos comícios locais a empolgação e o voluntarismo que vi no comício do jovem tucano Taninho, candidato a Prefeito de Natividade, onde estive na última quarta-feira.
Lá fomos, este blogueiro e o Professor Luciano D'Angelo, levar o apoio do Deputado Chico D'Angelo (PT-RJ) à chapa que reúne PSDB e PT, como idealizado na não concretizada "terceira via" campista. O nosso companheiro Chico da Saúde compõe a chapa de oposição que, pelo que sentimos, deve vencer o pleito de domingo no município do Noroeste. Num autêntico "encontro de bandeiras" azuis e vermelhas - reproduzindo os atos de campanha de Márcio Lacerda em BH - no Morro do Areal, o povo de Natividade, saudava seu provável futuro Prefeito em ato espontâneo, sem os vícios inerentes a política local nos últimos tempos. Parecia o Muda Campos original!
Uma senhora a meu lado chegou a ralhar comigo - que a todo momento tinha que dar passagem a transeuntes e a incomodava com o corpanzil em movimento - antes de aceitar minhas desculpas, percebendo o empurra empurra. Era muito mais difícil circular naquela ladeira, onde a multidão se espremia numa concentração que se estendia por cerca de 500 metros, do que na Praça São Salvador na noite de ontem.

"Plantando Inovação"

O blog tem divulgado boas opções para os eleitores de campos e de outros municípios do Estado que vão às urnas no Domingo.
O agrônomo e líder dos plantadores de cana, Eduardo Crespo é um velho conhecido do blogueiro e um dos mais atuantes quadros da sociedade civil campista. Longe de reproduzir visões atrasadas sobre a agricultura, é um estudioso que também já exerceu liderança entre os pós-graduandos da UENF e tem boas idéias para o setor onde milita. Tem se articulado com o Deputado Chico D'Angelo (PT-RJ) na luta junto ao Ministério da Agricultura pela uma política de preço mínimo para a cana contemplando os produtores rurais da região.
É mais uma boa opção para renovar a Câmara local!

Do Extra!

Matéria na edição de hoje do Extra repercute denúncia feita pelo jornal no Domingo, segundo a qual três deputados estaduais candidatos a Prefeito gazetearam sessões para fazer campanha e forjaram justificativas para manter a integralidade dos vencimentos. Entre eles o Deputado Rodrigo Neves (PT), de Niterói.

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Meia bomba

Faltando cinco minutos para o horário marcado para o grande comício do PDT na Praça São Salvador o público ainda é pequeno no local. O som potente desfila os jingles da campanha tentando animar os militantes, mas tudo leva a crer que o comício vai repetir o modelo "meia-bomba" que tem caracterizado os comícios dos candidatos melhor posicionados nas pesquisas.
O comício do PMDB na mesma praça também não empolgou, dizem inclusive que foi "vitaminado" por ônibus de forasteiros. Não vi. No IPS, onde estive, Rosinha falou para poucos ouvintes além das claques dos candidatos a vereador. Parece que o campista não se empolgou com a campanha em curso! Bem diferente do que vi recentemente em uma pequena cidade do noroeste fluminense e que vou comentar em breve aqui.

Robinho no São Paulo?

Fiquei intrigado ao ver na TV e na rede o craque brasileiro com essa camisa, idêntica a do tricolor paulista!
Na verdade trata-se de um uniforme diferente utilizado pelo seu novo clube, o celeste City na partida deste domingo contra o Wigan pelo Campeonato inglês.

domingo, 28 de setembro de 2008

Debate morno

Terminou agora há pouco o primeiro debate entre os prefeitáveis de campos, promovido pela TV Record e que foi acompanhado em "tempo real" pelos blogs do Roberto Moraes; Eu penso que..., do Ricardo André; Urgente, com posts do Vitor Menezes e do Claúdio Andrade.
O debate foi fraco e um desalento para quem espera por dias melhores para a política local. As inúmeras ocasiões em que o mediador Alexandre Tadeu advertiu candidatos sobre disponibilidade de tempo para aprofundar as questões em debate revelaram que talvez a maioria deles não tenha mesmo muito a dizer, por despreparo ou descaso.
Em nossa opinião, Odete e Feijó foram os que se sairam melhor. Graciete também se houve bem, mas uma pergunta a Odete sobre perspectivas para 2º turno foi infeliz, por sugerir descrença nas próprias possibilidades de chegar lá, inclusive antecipando na réplica a postura de neutralidade neste momento.

Na pauta
Do futuro(a) prefeito(a) devem ter destaque três temas que pontuaram a maioria das questões Educação, trânsito/transportes e saúde.

Graciete "na medalha"
A comunista surpreendeu Rosinha com uma questão sobre Educação na primeira rodada de perguntas entre os candidatos(as). Apesar de tentar manter um ar amistoso, Rosinhya foi golpeada na réplica com cobranças sobre a sua gestão na rede estadual, sobretudo no que se refere ao diálogo - ou melhor à falta dele - com os profissionais desta rede. A candidata do PMDB se dispôs ao "diálogo com a sociedade civil" e disse desconhecer as reivindicações da categoria na rede municipal. Contudo, convidada recentemente pelo SEPE Campos para discutir a referida pauta, não aceitou comparecer o encontro. Mas sua assessoria recebeu o documento com as reivindicações!

Na berlinda
O desprezo pelos professores e pela Educação nas gestões do casal Garotinho no Estado - onde preferiram priorizar ações ditas "sociais" e lançar pontes para consolidar bases eleitorais em outros segmentos sociais - gerou constrangimento para a candidata do PMDB. Além de Graciete, lembraram ainda o descaso com a Educação e a violência contra os profissionais da área Odete Rocha e Arnaldo Vianna.

Dobradinhas?
Como diz um amigo meu, o termo não designa apenas bucho com batata!
Ficou a sensação - pode ser impertinência deste blogueiro - de que algumas duplas de candidatos estavam mais amistosos entre si, enquanto agrediam deliberadamente alvos pré-concebidos, inclusive se utilizando para isso do tempo que disperdiçariam por não ter o que dizer sobre gestão, não fossem as providenciais observações do mediador.
O "cidadão campista apto a governar sua cidade" (?) - decorei? - Marcelo Vivório talvez tenha cometido um ato falho ao rechaçar em suas considerações finais o papel de "linha auxiliar" de qualquer outra candidatura. Ora, ninguém havia o acusado disso, apesar da constante hostilidade em relação à candidatura de Rosinha e as pejorativas e recorrentes menções à Garotinho. Tratamento cordial caracterizou as questões entre este candidato e Arnaldo Vianna.
Já Feijó, que mais uma vez comprova estar em melhor forma do que em 2004 - quando teve mais de 60 mil votos - adotou tom crítico de forma geral, mas foi especialmente duro com o candidato do PDT. Com Rosinha o diálogo foi mais ameno, quase amistoso.

"Propositiva"
Assim o Ricardo André classificou assim, em uma palavra o dempenho de Odete no debate.
Na opinião deste blog - independente de nosso apoio, já declarado publicamente - a candidata do PCdoB realmente se destacou ao responder as questões de forma técnica, com conhecimento de causa e aproveitando o espaço para falar de suas propostas de gestão, como por exemplo quando discorreu sobre medidas necessárias para prevenir calamidades com as cheias do Paraíba.
Também quando respondeu a Arnaldo sobre ensino técnico, área onde acumulou experiência com diretora do Colégio Agrícola, demonstrou equilíbrio e bom senso. Defendeu ações integradas e parcerias com a rede já existente, composta pelo CEFET e pelas unidades da FAETEC, enquanto o candidato do PDT apelou para aparente demagogia, defendendo uma ação direta da Prefeitura nesta setor da educação - idéia defendida também por Rosinha. Estes candidatos parecem ignorar a enorme tarefa que aguarda o próximo gestor na Educação, as grandes demandas no "dever de casa", ou seja no ensino fundamental, onde hoje se acumulam problemas.

Idéia original
Graciete Santana apresentou uma idéia democrática e polêmica, se considerarmos que a Guarda civil municipal sempre foi comandada por militares cujo espírito corporativo deve gerar fortes reações à proposta. A saber: "eleição direta para comando da guarda".

Campista austero
O campista Godofredo Pinto, Prefeito de Niterói, mesmo sem ser citado nominalmente, acabou sendo mencionado como referência positiva em contraponto à administração Mocaiber.
Ao questionar a gestão do "amigo" do candidato do PDT no que se refere à corrupção, Feijó utilizou o exemplo dos contratos de limpeza pública mantidos pelos dois municípios com a mesma empresa, e com um custo 5 vezes maior em Campos, conforme denúncia do jornal O GLOBO na semana passada.
E ainda tem candidato a vereador com slogan dizendo que "limpeza gera mudança"... É, pode ser!