domingo, 28 de setembro de 2008

Debate morno

Terminou agora há pouco o primeiro debate entre os prefeitáveis de campos, promovido pela TV Record e que foi acompanhado em "tempo real" pelos blogs do Roberto Moraes; Eu penso que..., do Ricardo André; Urgente, com posts do Vitor Menezes e do Claúdio Andrade.
O debate foi fraco e um desalento para quem espera por dias melhores para a política local. As inúmeras ocasiões em que o mediador Alexandre Tadeu advertiu candidatos sobre disponibilidade de tempo para aprofundar as questões em debate revelaram que talvez a maioria deles não tenha mesmo muito a dizer, por despreparo ou descaso.
Em nossa opinião, Odete e Feijó foram os que se sairam melhor. Graciete também se houve bem, mas uma pergunta a Odete sobre perspectivas para 2º turno foi infeliz, por sugerir descrença nas próprias possibilidades de chegar lá, inclusive antecipando na réplica a postura de neutralidade neste momento.

Na pauta
Do futuro(a) prefeito(a) devem ter destaque três temas que pontuaram a maioria das questões Educação, trânsito/transportes e saúde.

Graciete "na medalha"
A comunista surpreendeu Rosinha com uma questão sobre Educação na primeira rodada de perguntas entre os candidatos(as). Apesar de tentar manter um ar amistoso, Rosinhya foi golpeada na réplica com cobranças sobre a sua gestão na rede estadual, sobretudo no que se refere ao diálogo - ou melhor à falta dele - com os profissionais desta rede. A candidata do PMDB se dispôs ao "diálogo com a sociedade civil" e disse desconhecer as reivindicações da categoria na rede municipal. Contudo, convidada recentemente pelo SEPE Campos para discutir a referida pauta, não aceitou comparecer o encontro. Mas sua assessoria recebeu o documento com as reivindicações!

Na berlinda
O desprezo pelos professores e pela Educação nas gestões do casal Garotinho no Estado - onde preferiram priorizar ações ditas "sociais" e lançar pontes para consolidar bases eleitorais em outros segmentos sociais - gerou constrangimento para a candidata do PMDB. Além de Graciete, lembraram ainda o descaso com a Educação e a violência contra os profissionais da área Odete Rocha e Arnaldo Vianna.

Dobradinhas?
Como diz um amigo meu, o termo não designa apenas bucho com batata!
Ficou a sensação - pode ser impertinência deste blogueiro - de que algumas duplas de candidatos estavam mais amistosos entre si, enquanto agrediam deliberadamente alvos pré-concebidos, inclusive se utilizando para isso do tempo que disperdiçariam por não ter o que dizer sobre gestão, não fossem as providenciais observações do mediador.
O "cidadão campista apto a governar sua cidade" (?) - decorei? - Marcelo Vivório talvez tenha cometido um ato falho ao rechaçar em suas considerações finais o papel de "linha auxiliar" de qualquer outra candidatura. Ora, ninguém havia o acusado disso, apesar da constante hostilidade em relação à candidatura de Rosinha e as pejorativas e recorrentes menções à Garotinho. Tratamento cordial caracterizou as questões entre este candidato e Arnaldo Vianna.
Já Feijó, que mais uma vez comprova estar em melhor forma do que em 2004 - quando teve mais de 60 mil votos - adotou tom crítico de forma geral, mas foi especialmente duro com o candidato do PDT. Com Rosinha o diálogo foi mais ameno, quase amistoso.

"Propositiva"
Assim o Ricardo André classificou assim, em uma palavra o dempenho de Odete no debate.
Na opinião deste blog - independente de nosso apoio, já declarado publicamente - a candidata do PCdoB realmente se destacou ao responder as questões de forma técnica, com conhecimento de causa e aproveitando o espaço para falar de suas propostas de gestão, como por exemplo quando discorreu sobre medidas necessárias para prevenir calamidades com as cheias do Paraíba.
Também quando respondeu a Arnaldo sobre ensino técnico, área onde acumulou experiência com diretora do Colégio Agrícola, demonstrou equilíbrio e bom senso. Defendeu ações integradas e parcerias com a rede já existente, composta pelo CEFET e pelas unidades da FAETEC, enquanto o candidato do PDT apelou para aparente demagogia, defendendo uma ação direta da Prefeitura nesta setor da educação - idéia defendida também por Rosinha. Estes candidatos parecem ignorar a enorme tarefa que aguarda o próximo gestor na Educação, as grandes demandas no "dever de casa", ou seja no ensino fundamental, onde hoje se acumulam problemas.

Idéia original
Graciete Santana apresentou uma idéia democrática e polêmica, se considerarmos que a Guarda civil municipal sempre foi comandada por militares cujo espírito corporativo deve gerar fortes reações à proposta. A saber: "eleição direta para comando da guarda".

Campista austero
O campista Godofredo Pinto, Prefeito de Niterói, mesmo sem ser citado nominalmente, acabou sendo mencionado como referência positiva em contraponto à administração Mocaiber.
Ao questionar a gestão do "amigo" do candidato do PDT no que se refere à corrupção, Feijó utilizou o exemplo dos contratos de limpeza pública mantidos pelos dois municípios com a mesma empresa, e com um custo 5 vezes maior em Campos, conforme denúncia do jornal O GLOBO na semana passada.
E ainda tem candidato a vereador com slogan dizendo que "limpeza gera mudança"... É, pode ser!

28 comentários:

Nayara disse...

Se eu não conhecesse os candidatos e estivesse vendo-os pela 1ª vez e o meu voto dependesse do que vi neste debate, sem sombra de duvidas que o meu voto seria da Rosinha. Inteligente, muito segura e objetiva nas respostas.
E em quem eu não votaria de jeito nenhum, esta empatado entre Arnaldo e Vivório. A fala do Arnaldo não convence ninguém. Ele não tem argumentos. Ele não encara as cameras/eleitores.
O Vivório além de ser um completo despreparado e sem programa nenhum, deve ser fã da tv GRObo e torcer pelo FRAmengo ou FRUminense, pois a preocupação dele é os ciCRIstas e a ciCROvia. Já pensaram um prefeito de Campos falando estas abobrinhas em rede nacional?
Espero que a Inter TV Planicie realmente não convide estes nanicos para o debate. Não acrescentam nada. Só atrapalham.

Nayara disse...

Prezado Fabio. Não temos a mesma preferência politica. Não confio nem acredito na sua candidata, mas tenho que reconhecer que ela foi muito sincera quando disse em alto e bom tom que gostaria que Rosinha ganhasse a eleição. Só espero que com esta declaração, ela não afirme que esta disposta junto com o Macklou a colaborar com a campanha da Rosinha. O voto dela é muito bem vindo, mais apoio com esta tirma de petistas e comunistas, nem pensar.
Elogio também o bom gosto dela pela preferência da cor da pasta. Realmente, muito bonita e sugestiva.

Anônimo disse...

Nayara querida, para que tanta ironia? Você não acha que seu voto já é bastante risível?

Anônimo disse...

A moçoila acima,codinome Nayara,se prestou ao ridículo papel de fazer declaração de voto em todos os blogs que acompanharam o debate.Essa deve ter levado mais que um real para se prestar a tal papel.

Anônimo disse...

Bom dia,Fábio. Ontem por problemas de conexão não pude postar comentários,nem fazer postagens em meu Blog.Quanto à cobertura dos colegas blogueiros (que divergiram saudavelmente em suas análises)só faltou uma observação: Será que ninguém viu a dobradinha explícita entre Rosângela Garotinho e Paulo Feijó? Foi o Marcelo Vivório da Rosinha. Citava o Garotinho (até então o casal era seu principal alvo)apenas como "isso vem de muito tempo",quase pedindo desculpas.Será que só eu vi isso? Além de sem carisma agora fez o papel de "linha-auxiliar" (como diria o candidato-ônibus)da candidata Garotinho. Vamos ver copmo se comporta no próximo.

Anônimo disse...

Ana Paula, o q q Feijó disse que q vc repudia, o q ele disse foi alguma mentira.
Discuta de maneira séria!
Vc deve ser eleitora de Arnaldo Telhadeiro, não é?

Pois é, quem se saiu melhor? Quem sofreu a maioria dos ataques e manteve a postura?
Agora o seu candidato, eu acredito estava perdido, alguem deveria apontar as cameras a ele, totalmente perdido, como Odete, que não foi mal, mas se limitou a repetir o q já diz em sua propaganda na tv.

Leandro

Anônimo disse...

Fábio,
também vi o debate e cheguei as mesmas conclusões que Ana Paula: ficou explícito a dobradinha feijó e rosinha. Não entendo de futebol, mas feijó preparava a bola prá rosinha fazer o gol!Só faltou desistir da candidatura e apoiar rosina já no 1º turno...
Impressionante como rosinha trata a educação... Cuidado, professores(as), ela não economiza no gás pimenta quando se trata de dialogar com a categoria!!!

Anônimo disse...

Fabio, Odete poderia ter ido muito bem, se não fugisse da pergunta que não quer calar, faço essa pergunta a este blogueiro que esta apoiando ela.

Qual vai ser a postura de Odete no segundo turno????
Ontem ela enrolou, enrolou, enrolou e não respondeu, boatos falando que ela vai apoiar Arnaldo no segundo não faltam, portanto ela perdeu a oportunidade de acabar com os boatos, bastava responder que não iria apoiar ninguém ou que havia possibilidade de apoiar algum dos candidatos.

As acusações contra Odete que a colocam como instrumento de Arnaldo para causar um segundo turno e apoiar Arnaldo estão ganhando corpo, principalmente depois da entrada de Mackoul que foi um dos articuladores da entrada do PT no governo Mocaiber, quando vislumbro a possibilidade de no segundo turno Odete apoiar Arnaldo meu répúdio a esta possibilidade, me faz optar o voto útil, adiantando meu voto na Rosinha.

Gervásio Cordeiro NETO disse...

Primeiramente foi louvável por parte da TV Record a iniciativa de organizar o debate. Mesmo que em determinados momentos tenha achado o apresentador meio perdido e as regras um tanto confusas. Entre os candidatos, sem dúvida nenhuma, o personagem marcante foi Marcelo Vivório. Atuando como franco-atirador, não poupou Rosinha Garotinho e Paulo Feijó, mas curiosamente não apresentou o mesmo ímpeto contra o ex- prefeito Arnaldo Vianna. Mesmo sendo repetitivo e apresentando alguns erros de português e de pronúncia, é possível que tenha conseguido alguns votinhos.
Entre os favoritos, Rosinha mais uma vez mostrou que é forte na TV. Mesmo não sendo seu eleitor, não há como deixar de reconhecer que ela dá um "banho" nos outros candidatos neste quesito. Seu principal rival Arnaldo Vianna, em contra-partida, não parecia nada à vontade. Os outros três candidatos não comprometeram.
Em suma, não foi neste debate que fui convencido por nenhum deles. Confesso que recebo uma certa pressão de muitos amigos que decidiram votar em Odete. Mas não fui convencido. Se depender deste confronto dominical, continuo votando nulo.

Gervásio Cordeiro NETO disse...

Realmente aconteceu a dobradinha Feijó-Rosinha!!! Foi escancarado!!! Mas não podemos esquecer que o Vivório foi super condescendente com Arnaldo!!!!!

Anônimo disse...

voces esquecem de um detalhe, a vida inteira a ordem natural de campanhas é bater no candidato da situacao, no candidato do governo, Feijó bateu nos dois mas mais em arnaldo com verdades. arnaldo NAE É CANDIDATO, realmente tem um zilhao de processos, feijo atacaou rosinha em relacao a siveirinha e falou dos 20 anos! jah vivorio, distribuiu de graca e sem logica como se estivesse a mando e instruido.

Nayara disse...

Segundo anônimo. Declarei minha intenção de voto nos blogs num momento de alegria. Alegria em saber que dentro de uma semana mandaremos para o lixo da história esta quadrinha quem vem nos saqueando. Não serei cumplice de marginal votando 12, nem serei cumplice deste mesmo marginal votando "por tabela" no 65.
A minha declaração de voto é identificada, por que você se esconde no anônimato?

Anônimo disse...

Nayara, fecha a conta e passa a régua.
Mandou bem.

Leandro

Nayara disse...

Ana Paula e anônimo que postou as 09:48. Se Feijó "rosou", foi a coisa mais sensata que ele fez nos 20 anos de carreira politica. Mostrou que aprendeu com o erro da eleição passada. Se tivesse 2º turno, tenho certeza que o voto dele sera na Rosinha.

Anônimo disse...

Caro Gervásio, como intitula de escancarado a parceria de Rosinha e Feijó e vc diz que entre Vivório e Arnaldo foi super condescendente.
Acho q não soube usar as palavras e não viu da mesma forma o debate. Arnaldo respondia as perguntas de Vivório: "Muito boa sua pergunta", repetiram a pergunta sobre transporte.
Quem está bancando a campanha de Vivório e o chefe dos quadrilheiros telhadeiros A.V.

Anônimo disse...

Caro Fábio,
se puder publique uma matéria sobre o assunto.

Professores da rede municipal de ensino estão sendo liberados(obrigados) para fazer campanha pra Arnaldo, na cara de todos.
E o mais grave, os sábados letivos não estão tendo aula, as aulas estão suspensas para irem a carreata. Um absurdo!

Outra, fiquei sabendo que nessa semana terá um "curso" no Trianon para os funcionarios do CCZ. Até ai tudo bem, mas gente lá de dentro está dizendo q será pra promessas de campanha de Arnaldo, de que se ele ganhar ele irá de uma forma (concurso interno) efetivar essas pessoas, ainda com ameassas de que se não votarem em Arnaldo seriam demitidos.

Por favor faça uma pesquisa e se for verdade, publique, a da educação é verídica.

Leonel disse...

Os professores podem até ter algum motivo para discordarem da Rosinha. Mas por que não denunciam estes atos arbitrários de Arnaldo Viana? Não é a 1ª vez que ele faz isso, não só com professores, mas com todo funcionario publico subordinado a ele ou a Mocaiber. E ninguem se revolta com isto. Muito pelo contrário, vão para as ruas pedir votos para Arnaldo. Por que será? Estão satisfeitos com Arnaldo?

Anônimo disse...

Fábio é verdade o q o anonimo colocou e o q Leonel disse. Não é só na secretaria de educação e CCZ, toda a prefeitura está neste estado.
Alguem precisa denunciar, antes q seja tarde.
Leandro

Anônimo disse...

O Marcelo Vivório de forma escancarada deu a entender que apoia a Arnaldo Vianna, e isso ficou evidente nas citações sobre o trabalho de Marcelo Vivório na EMUT. Feijó demonstrou q no segubndo turno(se houver) irá apoiar Rosinha. Mas mesmo assim não poupou a candidata em seus ataques(como fez Vivório em relação à Arnaldo Vianna)citando Silveirinha.

Como muitos estão dizendo,Feijó está apenas cumprindo o pedido de José Serra(q pretende se candidatar a presidente em 2010) que em uma boa estratégia para ampliar a força do PSDB na região fluminense convidou a Garotinho a se filiar ao partido tucano. Assim Garotinho disputaria o governo do Estado pelo PSDB contra Sérgio Cabral(se o mesmo não for vice de Dilma para a presidência), o vice de Garotinho seria Zito que assumiria o governo do Estado com a saída de Garotinho para disputa para presidência.

São constatações que foram evedenciadas no debate de ontem.

Anônimo disse...

se essa denuncia acima for verdadeira, e de ve ser, só uma bomba aqui em campos pra limpar tudo isso. Se arnaldo estiver fazendo isso, sei lá, é tanta coisa.
Vou me mudar dessa cidade se esse cara não for mesmo cassado.

Anônimo disse...

Caro Fábio,
se puder publique uma matéria sobre o assunto.

Professores da rede municipal de ensino estão sendo liberados(obrigados) para fazer campanha pra Arnaldo, na cara de todos.
E o mais grave, os sábados letivos não estão tendo aula, as aulas estão suspensas para irem a carreata. Um absurdo!

Outra, fiquei sabendo que nessa semana terá um "curso" no Trianon para os funcionarios do CCZ. Até ai tudo bem, mas gente lá de dentro está dizendo q será pra promessas de campanha de Arnaldo, de que se ele ganhar ele irá de uma forma (concurso interno) efetivar essas pessoas, ainda com ameassas de que se não votarem em Arnaldo seriam demitidos.

Por favor faça uma pesquisa e se for verdade, publique, a da educação é verídica.

Leonel disse...

Anônimo que escreveu as 14:32.
Para limpar toda essa sujeira reinante em nossa cidade, não é necessário uma bomba. Basta uma Rosa.

Leonel disse...

Anônimo que escreveu as 12:51 e 14:35.
Porque a professora Odete, uma sindicalista que luta ferozmente pelos direitos dos professores não denuncia isto? Porque ela não aproveitou a grande audiência do debate para denunciar mais esta prática repulsiva de Arnaldo Viana?
Estranho não?

Anônimo disse...

Estava querendo votar na professora Odete. Mas devido aos últimos acontecimentos e o debate, vi que ela AINDA não está preparada. Quem sabe na próxima? Me pareceu com um discurso muito decorado e não é o que pensávamos de uma terceira via, infelizmente. Acredito então que Rosinha seja a menos pior.

Anônimo disse...

Makhoul desmontou a candidata Odete, o citado medico é o mesmo que afundou a unimed campos e tambem o alvaro alvim alem de aparecer nas escutas telefonicas dos telhadeiros de vidro fazendo negociatas, é essa a terceira via que campos precisa?

Anônimo disse...

Como dirigente do SEPE, o blogueiro deveria mesmo denunciar essas reuniões e esses cursos promovidos pela situação. Ou será que devemos pensar que não é só a professora Odete a comprada pelo candidato da coação?
Outra coisa: essa "idéia original" de Graciete foi proposta por ninguém menos que Chico da Rádio, no curto e feliz período em que Roberto Henriques governou Campos. Chico da Rádio propôs, Barbosa Lemos repercutiu e Henriques só não pôs em prática porque não teve tempo.

Anônimo disse...

Ultimo anônimo, qual foi a "idéia original" de Graciete ?

Anônimo disse...

Último anônimo, depois de mim, releia o tópico sobre Graciete neste post de Fábio e você vai saber.

Ex-último anônimo.