sábado, 16 de maio de 2009

Começou a guerra

Não há limites para a irresponsabiliodade de Demos e tucanos em busca de seus interesses eleitoreiros.
Depois dos furiosos e despropositados ataques às tímidas mudanças na poupança anunciadas esta semana, agora veles vem com uma cínica e leviana CPI no Senado, foco principal do reacionarismo golpista.
Embora não causem espanto, as iniciativas ofensivas revelam um limite no discurso da opopsição. Parecem só ter agenda para demandas e recalques de setores médios comperfil tipo "Cansei". Qual crítica ou "denúncia" apresentam para os atualmente participativos setores populares?

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Viva Simonal! Ou, pra quem não pode ver no cinema.

DO BLOG DO NOBLAT:

Longe de Campos ...

A revista Newsweek traz nesta semana matéria sobre O New York Times http://www.newsweek.com/id/196997 e revela que ser for mantido desejo do Bilionário David Geffen – grande acionista da empresa - o jornal deve se transformar em uma instituição sem fins lucrativos. Algo que já ocorreu com o St. Petesburg da Florida que hoje é administrando por uma instituição educacional sem fins lucrativos chamada Poynter Institute for Media Studies, que leva o nome do lendário jornalista Nelson Poynter.
Para o bilionário o NYT precisa ser preservado da crise que já fechou ou obrigou a migrar para internet mais de 100 jornais nos últimos meses. Geffen considera o NYT o mais influente jornal do mundo e um verdadeiro “tesouro nacional” que deve ser preservado a qualquer custo mesmo que o preço seja tornar o jornal uma instituição sem fins lucrativos.
Na batalha por sua sobrevivência o NYT já abriu gratuitamente todo o seu arquivo desde o século XIX para consulta via WEB o mesmo ocorrendo com o conteúdo do jornal que pode ser acessado por qualquer internauta. Esta semana mais um movimento que reconhece a incontrolável força dos BLOGS, desde terça feira o jornal disponibiliza uma nova página, o “Times Wire” que possui uma ferramenta semelhante aos blogs dispondo de notícias em ordem cronológica, confira aqui: http://www.nytimes.com/timeswire/index.html
Nos EUA os grandes veículos de comunicação se associam a internet e procuram renovar suas forças através de Blogs, o mesmo movimento já foi realizado por grandes jornais impressos do Brasil que organizam e disponibilizam em seus sites Links para os blogs de seus jornalistas.

Artigo

A Folha da Manhã quer ser Reitora do IFF.

Não satisfeita em apenas utilizar sua “metralhadora”, por intermédio de suas páginas, contra a Prefeitura de Campos, o jornal decide colocar suas fichas, diga-se de passagem, últimas, no Instituto Federal Fluminense (antigo CEFET Campos).
Já há algumas semanas, o jornal vem noticiando e com espaços privilegiados, o cenário político do IFF. Isso sem se importar com a imparcialidade, ética e compromisso com a verdade. Esse tripé não é lembrado da redação do jornal. Não vou entrar no mérito se é ou não notícia pública a questão política do IFF. A questão que julgo mais importante, depois da garantia da democracia na instituição, é a maneira envergada que a Folha se coloca.
Até o presente momento, os redatores do jornal não publicaram informações contrárias às colocadas por seus entrevistados e ou informantes, oficiais ou não. Pior, o jornal recebeu documentos oficiais que provam que informações feitas pelo jornal eram mentirosas e simplesmente o jornal não deu importância aos documentos. Eles não ligam para isso.
Com qual intenção a Folha abre suas páginas para travar esse debate? Posso garantir que não é preocupação em preservar o interesse público e muito menos a democracia. Todo bom entender de História sabe que para um jornal ter circulação garantida sem ser incomodando pela censura durante a ditadura militar, teria que ter algumas afinidades com o governo autoritário da época. A Folha foi criada na década de 1970 e circulou sem nenhum problema durante o regime. Os atores internos da campanha até acredito que possuem algum viés de querer garantir a democracia (que nunca foi ferida). Alguns só. Agora o que realmente a Folha quer?
Será ganhar credibilidade, porque está com índices piores que os indicadores econômicos dos Estados Unidos? Já sei! Eles são oposição a Prefeitura de Campos e o Sérgio Cabral é amiguinho, ou finge que é, e o Palácio da Guanabara é muito longe. O IFF é pertinho, no outro bairro. É mais fácil.
Será que a Folha da Manhã como Reitora do Instituto Federal Fluminense consegue conceito máximo no MEC?


Marcel Cardoso e Cardoso é Presidente do DCE - Diretório Central dos Estudantes - do IFF.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

A Arte de Passar Recibo

O jornal O Globo, um dos membros mais agressivos da predatória espécie PIG, fez uma inusitada "auto-crítica" na sua edição de quarta-feira (13/05/09). Como haviam cometido o sintomático "ato falho" (denunciado por Fábio no post: É sério?) de noticiar o confronto de Lula com a multidão em uma situação na qual o Presidente se prontificava a atender as demandas dos populares, ficou muito feio para esses profissionais da opinião publicada. Com a palavra, O Globo: "Lula e os Manifestantes: Texto da primeira página do Globo de ontem deu a entender que o presidente Lula teve enfrentamento com manifestantes. Pelo contrário, ele "ganhou" o grupo, como registrou corretamente a reportagem na página 4." São essas atrocidades cívicas que aceleram o ocaso dos "reforçadores de opinião".

LULA premiado pela UNESCO

Direto do site da UNESCO:
"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi escolhido nesta quarta-feira, 13, para receber o Prêmio pela Paz Félix Houphouët-Boigny 2008, da UNESCO. A cerimônia de premiação está marcada para julho.
Ao anunciar a decisão, o integrante do júri do prêmio e ex-presidente de Portugal Mario Soares declarou: “Decidimos conceder o Prêmio pela Paz Félix Houphouët-Boigny a Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República do Brasil, por suas ações em busca da paz, do diálogo, da democracia, da justiça social e da igualdade de direitos, assim como por sua valiosa contribuição para a erradicação da pobreza e a proteção dos direitos das minorias”.
Criado em 1989, o prêmio homenageia anualmente pessoas, organizações e instituições que tenham contribuído significativamente para a promoção, a pesquisa, a preservação e a manutenção da paz em conformidade com a Carta das Nações Unidas e a Constituição da UNESCO. Além de Mário Soares, também integram o júri personalidades como o ex-secretário de Estado dos EUA Henry Kissinger, presidente do grupo, e o Nobel da Paz Adolfo Pérez Esquivel.
Entre os nomes já homenageados pelo prêmio estão Nelson Mandela, Yitzhak Rabin, Shimon Peres, Yasser Arafat, rei Juan Carlos da Espanha, o presidente senegalês Abdoulaye Wade e os ex-presidentes dos EUA Jimmy Carter e da Finlândia Martti Ahtisaari. Muitos dos premiados pela UNESCO receberam, posteriormente, o Nobel da Paz".
Confira aqui: http://www.brasilia.unesco.org/noticias/ultimas/unesco-homenageia-lula-com-premio-pela-paz

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Esquecimento?

O Jornal O Diário destaca em manchete na sua edição de hoje o registro de quatro anos do afastamento do Prefeito Carlos Alberto Campista da prefeitura local. A matéria segue uma lógica questionável e parcial, ao associar de forma automática o processo que afastou Campista do poder aos desmandos que se seguiram na gestão Mocaiber, construindo ao sabor de seus interesses editoriais uma "série de escândalos" que, segundo a tese do periódico, vincularia o episódio lembrado à operação Telhado de Vidro.
O que os editores do hebdomadário talvez tenham se esquecido é que a Prefeita e seu marido também foram réus condenados na mesma sentença da Juíza Denise Apolinário. Este blogueiro, que às vezes se sente tão idiota quanto o Eremildo do Elio Gaspari ficou curioso: Estariam eles também envolvidos com a gênese do que resultaria na Telhado de Vidro? E a Operação cinquentinha? Também deveria ser incluída na "sequência de escândalos" abordada pela matéria, nesse caso ainda em curso?

Poesia no Blog

AO DEUS KOM UNIK ASSÃO
(Carlos Drumond de Andrade)

EIS-ME prostrado a vossos peses 
que sendo  tantos todo plural é pouco.
Deglutindo gratamente vossas fezes 
vai-se tornando são quem era louco. 
Nem precisa cabeça pois a boca 
nasce diretamente do pescoço 
e em vosso esplendor de auriquilate 
faz sol o que era osso. 

Genucircunflexado  vos adouro 
VOS  arnouro, a vós sonouro 
deus da buzina & da morfina 
que me esvaziais enchendo-me de flato 
e flauta e fanopéia e fone e feno. 
Vossa pá  lavra o chão de minha carne 
e planta beterrabos balouçantes 
de intenso cameiral belibalentes 
em que disperso espremo e desexprimo 
o que em mim aspirava a ser eumano. 

Salve, deus compacto 
cinturão da Terra 
calça circular 
unissex, rex 
do lugarfalar 
comum. 

Salve, meio-fim 
de finrinfinfim 
plurimelodia 
distriburrida no planeta. 

Nossa goela sempre sempre sempre escãocarada 
engole elefantes 
engole catástrofes 
tão naturalmente como se. 
E PEDE MAIS. 

A carne pisoteada de cavalos reclama 
pisaduras mais. 
A vontade sem vontade encrespa-se exige 
contravontades mais. 
E se consome no consumo. 

Senhor dos lares 
e lupanares 
Senhor dos projetos 
e do pré-alfabeto 
Senhor do ópio 
e do cor-no-copo 
Senhor! Senhor! 
De nosso poema fazei uma dor 
que nos irmane, Manaus e Birmânia 
pavão e Pavone 
pavio e povo 
pangaré e Pan 
e Ré Dó Mi Fá Sol- 
apante salmoura 
n' alma, cação podrido. 
Tão naturalmente como se 
como ni 
ou niente. 

(...)

E quando não restar 
o mínimo ponto 
a ser detectado 
a ser invadido 
a ser consumido 
e todos os seres 
se atornizarem na supermensagem 
do supervácuo 
e todas as coisas 
se apagarem no circuito global 
e o Meio 
deixar de ser Fim e chegar ao fim, 
Senhor! Senhor! 
quem vos salvará 
de vossa própria, de vossa terrííil 
estremendona 
inkomunikhassão? 

terça-feira, 12 de maio de 2009

Informes da audiência de hoje do SEPE com a SMEC

Segue relato do Professor Renato Gonçalves, diretor do SEPE Campos sobre a audiência de hoje, quando o sindicato foi recebido pela secretária municipal de educação:

A audiência aconteceu com a presença da secretária de Educação Auxiliadora Freitas e do secretário de Administração e Recursos Humanos Fábio Ribeiro que se fez presente para discutir principalmente a questão do PCCS.
Sobre este ponto o secretário informou que foi orientado pela prefeita que se comece exatamente pelo magistério a revisão e aplicação do plano. Para isso foi proposto pelo SEPE a formação de um Grupo de trabalho para analisar as mudanças necessárias o que foi aceito com o prazo de até o fim do mês de Maio para publicação desta resolução com a nomeação dos membros do governo e das entidades envolvidas.
Sobre a questão do enquadramento por tempo de serviço o secretário não demonstrou a principio ter nada contra ressaltando que no Estado é assim e que sua experiência na FENORTE também se deu com este sistema.
Sobre a questão dos Pedagogos a secretária informou que enviou ofício para a secretaria de Administração solicitando novo estudo de impacto na folha e parecer da Procuradoria. Propusemos então que este grupo de trabalho também desse conta desta questão o que também foi aceito.
O secretário também informou antes de se retirar que a política salarial deste governo tende a repor linearmente somente as perdas inflacionárias e que os chamados ganhos “reais”, ou seja, acima da inflação se dariam com a aplicação do PCCS e seus enquadramentos.
No ponto seguinte sobre a questão da ELEIÇÃO DIRETA PARA DIRETORES, foi possível notar um ligeiro recuo em relação à audiência anterior. A secretária substituiu o termo eleições por “processo seletivo” termo amplo já utilizado no programa de governo da então candidata Rosinha, que pode significar desde eleição com listas trípices até a atual “análise” de currículos. Reapresentamos a proposta de formação de um grupo de trabalho para este tema,mas ao contrário do anterior a mesma falou que precisava de uma conversa anterior com a prefeita para então talvez publicar a composição do GT.
Sobre a “junção” de turmas a secretária garantiu que não estão se formando “super-turmas” que os parâmetros de número máximos por ano de escolaridade não estão sendo desrespeitados.
Ao final da audiência reafirmamos a importância das eleições e do debate aprofundado que só será possível se constituirmos este Grupo de Trabalho e que gostaríamos inclusive de tentar expor nossos argumentos a própria Prefeita que foi segundo Auxiliadora, convidada para o encontro de hoje, mas que infelizmente não teve agenda.

Sempre o "cotidiano"

O blog faz uma inflexão no sentido da política como pauta principal. Mas há sempre aqui espaço para registros do cotidiano. Especialmente quando nele, subitamente, surgem temas de nossa reflexão e crítica. Tendo publicado ontem na Folha da Manhã artigo (reproduzido aqui) sobre a insuficiência da "tarifa cidadã" - vulga "passagem a R$1,00" - para um transporte coletivo realmente decente para a população, constatei no fim do dia, ao tomar um ônibus com destino ao Parque Imperial, que a empresa Progresso - a mesma denunciada na blogosfera local por suposta sublocação de vans piratas - não aceita o Riocard em seus coletivos. Mais uma demonstração de descontrole da EMUT sobre o sistema. Considerando que grande parcela dos trabalhadores daquele populoso bairro recebem de seus empregadores o vale-transporte eletrônico, como fazem para custear seu transporte?

É sério?

A iniciativa de LULA na tarde de ontem - quando foi ao encontro de manifestantes que reivindicavam atenção para política habitacional, em frente ao CCBB, onde atualmente despacha o Presidente - registrada aqui pelo Gustavo Lemos (veja aqui), foi destaque hoje na edição d'O GLOBO.
Pois um sutil detalhe chamou atenção deste blogueiro e revela a natureza do PIG e de boa parte da imprensa brasileira.

Na capa, estampada em todas as bancas de jornal, a chamada "Lula enfrenta protesto". Uma foto grande, colorida e central, onde um Lula com expressão fechada e dedo em riste se dirige a um manifestante, e a legenda: "O presidente Lula discute com manifestantes que reclamavam de problemas no programa habitacional do governo. Foi o primeiro protesto que ele enfrentou desde que passou a despachar no CCBB, em Brasília."

Na página 4, acessível apenas aos que tiveram acesso à leitura da edição, num pequeno box - do tamanho da foto de capa - com uma outra imagem -quatro vezes menor, p&b, mas onde um LULA sorridente cumprimenta outro manifestante - um texto favorável assinado por Luiza Damé e a chamada, em outro tom: "Lula surpreende manifestantes. Presidente quebra protocolo e 'ganha' grupo que protestava".

É sério?

30 dias de humor

O SESC Campos traz no mês de maio o projeto "30 dias de humor". Serão apresentadas diversas possibilidades de manifestação humorística, com espetáculos e esquetes teatrais, apresentações circenses, oficinas e comédias cinematográficas tanto para adultos quanto para crianças.

Veja a Programação:

Festival de Esquetes
O Festival de Esquetes é uma realização do SESC Rio, em parceria com o CBTIJ - Centro Brasileiro de Teatro para Infância e Juventude.
Grátis. 14 anos.

* 13/5, 19h - Noite de Humor - Quatro esquetes:

1- Marília Tagarela Entrevista Renata Sorrateira, com Márcio Machado e Luis Lobianco;
2- A Tragédia de Elizabeth Maria, com Marcio Moura e Álvaro Assad, da Companhia Teatral Etc e Tal;
3- Mau Humor, com Carmen Frenzel;
4- Mamãe É que Tinha Razão, com Anneli Olljum, Márcio Machado e Antonio Carlos Bernardes, da Companhia ACB Teatral.
Coordenação Geral de Antonio Carlos Bernardes.

* 14 a 16/5, 19h - Festival de Esquetes - Apresentação dos espetáculos selecionados pelo Festival.

* 16/5, 20h - Pout-pourrir - Personagens debochados e sarcásticos em atuações solo e em duetos. Criação, texto e direção de Afra Gomes e Leandro Goulart, com Mariana Santos e Cristiana Pompeo.
Confira a programação completa e outros eventos: http://www.sescrio.com.br/data/Pages/LUMISB16C8101PTBRIEGUEST.htm

CIRCUITO UNIMED MOBILIZA NATAÇÃO CAMPISTA

O Professor Vitor Longo Braz manda avisar:

A 1ª etapa do CIRCUITO UNIMED DE NATAÇÃO, que será realizada no dia 23 de maio, sábado, às 14 horas, no Parque Aquático do Automóvel Clube Fluminense está mobilizando todas as escolinhas de natação de Campos.

Clubes, Academias, Escolas e Condomínios estão no compasso de espera para o dia do evento. O motivo é a grande festa da natação que está sendo preparada para a garotada.

O CIRCUITO UNIMED de NATAÇÃO é um festival de natação onde prevalece a participação. O evento será lançado com um coquetel, no dia 22 de maio (sexta-feira), às 19 horas, no Automóvel Clube, para os dirigentes das Instituições, professores, alunos, autoridades e imprensa. Na oportunidade as Instituições participantes serão homenageadas com um troféu.

Todos os participantes do Circuito Unimed receberão uma medalha de participação, um picolé oferecido pela Luigi e, ainda, participarão de um sorteio de uma bicicleta ofertada pela Hard Bike em cada etapa.

“O importante é vencer o desafio de atravessar a piscina, seja batendo pernas de pranchinha ou nadando livremente”, destaca o Prof. Vitor Longo Braz. O objetivo, segundo Longo, é dar incentivo ao participante, através da motivação do festival.

O evento conta com a chancela da FARJ - Federação Aquática do Rio de Janeiro, através do Pólo 4, que abrange nossa região.

A expectativa dos organizadores é que participem desta etapa cerca de 500 crianças, jovens e até mesmo adultos.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

PARA APRENDER COM LULA 2

O Presidente Lula quebrou mais uma vez o protocolo e fez aquilo que deveria ser a rotina de todo representante do povo: ao avistar uma multidão, Lula mandou parar o carro oficial, desceu e foi ("sem medo de ser feliz") ao encontro da multidão para ouviu suas reivindicações. A cena, absolutamente impensável para a maioria dos profissionais da política, ocorreu hoje (11/05) à tarde na volta do almoço para mais uma reunião de despacho no CCBB do DF (espaço usado enquanto o Palácio do Planalto é reformado). O Presidente, cercado por cerca de 500 populares que exigiam acesso aos financiamentos habitacionais, fez encaminhar todos os pedidos para o seu chefe-de-gabinete Gilberto Carvalho. Como disse o jornalista Josias de Souza: "Prometeu resposta. E os manifestantes agradeceram. Em nome do pai, do filho e do Espírito Santo."

Vestibular extraordinário da UFF em Campos

A Professora Ana Maria Almeida manda avisar:

Estão abertas as inscrições para o Vestibular Extraordinário 2009 da UFF/Polo de Campos dos Goytacazes.
As inscrições estão abertas para três novos cursos, públicos e gratuitos, que serão iniciados em agosto/2009, no ESR - Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, na R. José do Patrocínio, 59-71. São oferecidas 150 vagas, sendo 50 para o curso de geografia (bacharelado e licenciatura, noturno), 50 para ciências sociais (bacharelado e licenciatura, noturno) e 50 para ciências econômicas (bacharelado, diurno).
A criação dos cursos faz parte do REUNI - Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, do MEC. As provas serão aplicadas no dia 14 de junho, em uma única etapa, com 40 questões sobre português, matemática, geografia e história, além de redação.
As inscrições vão até 14 de maio, e devem ser feitas pela internet através do site
http://www.coseac.uff.br/campos/2009/index.htm
Maiores informações:
(21) 2629-2805 ou 2629-2806, COSEAC, Niterói
(22) 2722-0622; 2722-0334; 2733-0319; 2722-0310 (ESR/Campos)

Equilíbrio

A primeira rodada do Brasileirão deu o tom do equilíbrio da competição. E do quanto a participação de talentos individuais e pontuais pode ser decisiva para apontar os rumos da competição.
Os resultados apontaram fatos surpreendentes. Apesar de jogar em casa, a vitória do Fluminense sobre o todo poderoso São Paulo, tri-campeão, não era uma "barbada". Veio por meio de um belo chute do meia Maurício, um tipo de arremate que nem sempre descreve aquela trajetória perfeita...
Também a derrota do Corinthians - sem Ronaldo - em casa, se deu num lance genial, e raro, de Nilmar.
No Mineirão - embora Xacal tenha razão em afirmar que "as coisas são como parecem" - o que definiu a vitória do Cruzeiro, resultado normal, não foi o fator campo ou as virtudes da equipe azul. Não fosse a crônica incompetência do ataque rubro-negro, a displicência de Juan na cobrança do penalti aos 14' da primeira etapa e a infantilidade de Wellington no penalti que resultou no primeiro gol do Cruzeiro, o resultado poderia ter sido bem diferente, o que até seria surpresa se considerarmos o retrospecto do time estrelado em casa.
Enfim, nossa expectativa é de grande equilíbrio, resultados surpreendentes e atuações decisivas dos craques repatriados.
Ah, e anotem aí: São Paulo, Corinthians e Flamengo não vão demorar para, correndo por fora, atropelar muitos cavalos paraguaios que largaram na frente ontem!

Para aprender com LULA

Espero que a notícia publicada abaixo chegue ao governador Sérgio Cabral. Embora Sua Exa. provavelmente não vá ler esse post, seria bom que tivesse acesso à matéria citada, publicada em jornal de grande circulação nacional. É uma amostra de como deve agir um gestor realmente comprometido com a qualidade dos serviços públicos oferecidos à sociedade, valorizando os principais responsáveis por eles: os servidores do Estado.

"Deu em O Estado de S.Paulo
SALÁRIO DE FUNCIONÁRIO PÚBLICO SOBE MAIS QUE PRIVADO

Funcionalismo público federal teve aumento de 74,2% desde 2002, e no Judiciário o ganho real chegou a 79,3%


De Fernando Dantas:

Os trabalhadores do setor privado estão perdendo a corrida para os funcionários públicos em termos de rendimentos. De dezembro de 2002 a fevereiro de 2009, o crescimento dos salários do setor privado, com e sem carteira, foi de apenas 8,7% em termos reais, isto é, descontada a inflação de 43,3% no período.

O aumento real da remuneração média dos servidores na ativa do Executivo Federal, no mesmo período, foi 8,5 vezes maior do que a do setor privado, atingindo 74,2%. O aumento real da remuneração na ativa do Legislativo chegou a 28,5%, e o do Judiciário foi de 79,3%.

Com isso, a diferença entre o rendimento médio do setor privado e do público, que já era grande, cresceu ainda mais. Em dezembro de 2002, a remuneração média do servidor federal na ativa do Executivo, de R$ 2.680 (valor da época), era 3,6 vezes maior do que o rendimento médio de R$ 740,90 do setor privado. Em fevereiro de 2009, a ganho mensal médio no Executivo federal pulou para R$ 6.691, ou 5,8 vezes maior do que o rendimento médio do setor privado, de R$ 1.154.

No mesmo período, no caso do Legislativo, que teve remuneração mensal média de R$ 12,5 mil em fevereiro de 2009, o rendimento saltou de 9,2 para 10,9 vezes o do setor privado. Já no Judiciário, com remuneração média mensal de R$ 16,8 mil em fevereiro, o salto foi de 8,8 para 14,6 vezes.
"

FONTE: blog do Noblat

Do blog do Noblat

Sobre eleitos e eleitores:

(...) O cidadão que malha os políticos em geral e, em particular, os que são a bola da vez, dirige a uma velocidade além do permitido e atravessa a rua fora da faixa de pedestre.

Se puder declarar que comprou um imóvel por menos do que de fato pagou por ele, declara para escapar do rigor do Fisco. (...)

Para além da pasagem a R$1,00

Na manhã da última sexta-feira, avistei na Av. 28 de março um coletivo novo de uma tradicional auto-viação do município. Infelizmente o veículo não integra um novo padrão, numa lógica de renovação de frota que deveria ser exigida e até financiada pelo poder público concedente. É uma exceção pontual.
Uma semana após a implantação da passagem a R$ 1,00, o cenário do transporte coletivo na cidade, no que se refere a qualidade e conforto, permanece quase o mesmo, com indícios preocupantes de promiscuidade na relação entre o transporte oficial e os chamados "alternativos". Há suspeita de que empresas estariam sublocando linhas a concorrentes piratas. Se confirmadas, seria um contrasenso absurdo por parte de quem vive se queixando de concorrência desleal.
Por outro lado, tal qual tiriricas, as kombis e vans caindo aos pedaços demonstram grande poder de resistência e reprodução. Apesar de comentários nada elogiosos à prefeita, entreouvidos ao pé dos pilares do viaduto que leva seu nome, o transporte clandestino enfrenta de forma competitiva a "tarifa cidadã".
O usuário até aqui ganhou no aspecto econômico, o que não é pouco. Mas continua muito mal servido, quando não literalmente a pé. Em se tratando de um importante serviço público, seria fundamental que, após quatro meses de gestão, a Prefeitura e a EMUT atentassem para aspectos como racionalidade das linhas, padrão da frota, cumprimento de horários e regulamentação do trasnporte "alternativo". Uma política realmente séria deveria se estender à contratação de uma consultoria técnica qualificada, para rever amplamente o sistema – incluindo alternativas como as ciclovias e formas de transporte integrado – além de regulamentar o transporte clandestino, pondo fim a bandalha atual e utilizando-o como alternativa para linhas que não garantam retorno às empresas concessionárias.
Por enquanto, o belo carro verde que chamou a minha atenção é apenas uma amostra da qualidade que deveria ser universal na prestação deste serviço aos cidadãos campistas, para além, e até mesmo em função, dos subsídios ora destinados ao setor.


Artigo publicado na edição de hoje da Folha da Manhã.

domingo, 10 de maio de 2009

Debate quente sobre o IFF

Além do breve comentário sobre seu Vasco, o Gustavo Lemos - professor do IFF - apresenta aqui relevante contribuição ao debate em curso naquela instituição, tornado público pela mídia impressa, no post "A ARTE DA MÁ-FÉ" (clique sobre o título para ler o texto).
Também manifestaram-se sobre este tema em seus blogs, o Professor Roberto Moraes, pró-reitor da instituição, e o implacável Xacal. Clique aqui e aqui para acompanhar a polêmica.

E agora Tadeu?

Pois bem, já foi saudada em comentários ao post abaixo a participação do vascaíno Gustavo Lemos no BLOG. Vamos acompanhar daqui o caminho de retorno(?) do Vasco da Gama à Série A, pelo ansioso olhar deste ilustre "bacalhau". Afinal vencer o Vasco no Brasileirão é sempre um prazer do qual este ano estamos alijados!
Com os comentários do Gustavo, esperamos contemplar outros amigos como Luciano D'Angelo, Luciano Pinheiro, Guilherme "Lery", Jocélio Cardoso, dentre outros leitores que este ano vão acompanhar o Brasileirão aos sábados.
A propósito, estou curioso para saber como vão ficar as tardes de sábado de outro grande vascaíno, o Tadeu do 360°. É público que neste dia e horário rola ali um animado chorinho, uma das melhores opções para um chopp regado a boa música em Campos. Pois nosso amigo vai ter que dividir sua atenção entre o samba e os jogos de seu time do coração. Em caso de novas vitórias vascaínas o samba certamente vai ficar ainda mais quente! Mas se o time "atravessar" na evolução pelos difíceis gramados da série B... o repertório pode se restringir a pérolas de Nelson cavaquinho.

SUA IMENSA TORCIDA É BEM FELIZ...

O Vascão lutou e fez o seu: 1x0=3pontos! Apesar do nervosismo da primeira etapa, no 2º tempo o machão da gama se estabilizou e partiu pra cima do brioso Brasiliense (o time do incorruptível deputado do DF Luís Estevão). Pimpão, apesar de não ter punch no chute (jogador oriundo do salão) bateu colocado e garantiu nossa primeira vitória na escalada épica de retorno à 1ª divisão. Quanto à ubuzada: só lamento... Rs rs rs (Que golaço do Ramirez!)

FOTO: Jorge William (O GLOBO)

A ARTE DA MÁ-FÉ

O atual debate sobre os destinos do IFF (ex-Cefet) contém uma série questões que interessam não só aos membros da instituição como aos cidadãos de Campos e região. Em uma discussão pública é normal a polêmica e até a troca de acusações. Contudo, quando uma das partes envolvidas (e interessadas) no processo de disputa formula um discurso de acusação à politização da instituição, advogando uma postura de neutralidade e de interesse exclusivo na educação, a situação vai do mero exercício da má-fé ao cinismo escancarado. Ora, todo debate público envolve tentativas de convencimento e tomadas de posição (na vida social, mesmo quem se declara apolítico demanda reconhecimento político dos outros). Pois, quando temas do interesse comum estão em jogo não há automatismos imunes à opinião e deliberação públicas. Portanto, tal postura de desqualificação a priori, além de criminalizar a política, tem como conseqüência a interdição do verdadeiro debate que interessa aos membros da instituição e aos cidadãos/contribuintes: como garantir simultaneamente a expansão institucional e a qualidade do ensino. Além do mais, se estamos falando de um contexto de normalidade democrática e transição institucional (com uma legislação específica a regular o processo, prevendo: a feitura do estatuto, do plano de desenvolvimento institucional, do conselho superior e de eleições para as direções dos campi) como é o caso da atual direção sob o comando da professora Cibele Daher, aqueles que têm pretensões de poder devem vir a público como realmente são: como grupos com um projeto político alternativo para instituição. O que não podem, sob o risco de se confundirem com o pior do autoritarismo e do oportunismo, é desqualificar a tradição democrática do IFF e a legitimidade da atual gestão. Afinal de contas, é somente com muita má-fé que se pode sancionar o arrivismo carreirista e cinismo patético daqueles que se acham donos da vontade democrática e que colocam seus projetos pessoais acima do trabalho coletivo de fortalecimento de nossa exemplar instituição. Aqueles que consideram a política um obstáculo ao projeto de qualificação permanente do IFF, devem ser “lembrados” do papel fundamental da consciência e da organização políticas na nossa história. Até porque, é o projeto POLÍTICO do Governo Lula que, ao priorizar a educação como fator estratégico e de inclusão cidadã, garante atual ampliação e a qualificação do ensino tecnológico no nosso país.

+ Poesia no bloguinho...

A Máquina do Mundo

E como eu palmilhasse vagamente
uma estrada de Minas, pedregosa,
e no fecho da tarde um sino rouco

se misturasse ao som de meus sapatos
que era pausado e seci; e aves pairassem
no céu de chumbo, e suas formas pretas

lentamente se fossem diluindo
na escuridão maior, vinda dos montes
e de meu próprio ser desenganado,

a máquina do mundo se entreabriu
para quem de a romper já se esquivava
e só de o ter pensado se carpia.

Abriu-se majestosa e circunspecta,
sem emitir um som que fosse impuro
nem um clarão maior que o tolerável

pelas pupilas gastas na inspeção
contínua e dolorosa do deserto,
e pela mente exauta de mentar

toda uma realidade que transcende
a própria imagem sua debuxada
no rosto do mistério, nos abismos.

Abriu-se em calma pura, e convidando
quantos sentidos e instituições restavam
a quem de os ter usado os já perdera

e nem desejaria recobrá-los,
se em vão e para sempre repetimos
os mesmos sem roteiro tristes périplos,

convidando-os a todos, em coorte,
a se aplicarem sobre o pasto inédito
da natureza mítica das coisas,

assim me disse, embora voz alguma
ou sopro ou eco o simples percussão
atestasse que alguém, sobre a montanha,

a outro alguém, noturno e miserável,
em colóquio se estava dirigindo:
"Ou que procuraste em ti ou fora de

teu ser restrito e nunca se mostrou,
mesmo afetando dar-se ou se rendendo,
e a cada instante mais se retraindo,

olha, repara, ausculta: essa riqueza
sobrante a toda pérola, essa ciência
sublime e formidável, mas hermética,

essa total explicação da vida,
esse nexo primeiro e singular,
que nem concebes mais, pois tão esquivo

se revelou ante a pesquisa ardente
em que te consumiste...vê, contempla,
abre teu peito para agasalhá-lo."

As mais soberbaspontes e edifícios,
o que nas oficinas se elabora,
o que pensado foi e logo atinge

distância superior ao pensamento,
os recursos da terra dominados,
e as paixões e os impulsos e os tormentos

e tudo que define o ser terrestre
ou se prolonga até nos animais
e chega às plantas para se embeber

no sono rancoroso dos minérios,
dá volta ao mundo e torna a se engolfar
na estranha ordem geométrica de tudo,

e o absurdo original e seus enigmas,
suas verdades altas mais que todos
monumentos erguidos à verdade;

e a memória dos deuses, e o solene
sentimento de morte, que floresce
no caule da existência mais gloriosa,

tudo se apresentou nesse relance
e me chamou para seu reino augusto,
afinal submetido à vista humana.

Mas, como eu relutasse em responder
a tal apelo assim maravilhoso,
pois a fé se abrandara, e mesmo o anseio,

a esperança mais mínima - esse anelo
de ver desvanecida a treva espessa
que entre os raios do sol inda se filtra;

como defuntas crenças convocadas
presto e fremente não se produzissem
a de novo tingir a neutra face

que vou pelos caminhos demonstrando,
e como se outro ser, não mais aquele
habitante de mim há tantos anos,

passasse a comandar minha vontade
que, já de si volúvel, se cerrava
semelhante a essas flores reticentes

em si mesmas abertas e fechadas;
como se um dom tardio já não fora
apetecível, antes despiciendo,

baixei os olhos, incurioso, lasso,
desdenhando colher a coisa oferta
que se abria gratuita a meu engenho.

A treva mais estrita já pousara
sobre a estrada de Minas, pedregosa,
e a máquina do mundo, repelida,

se foi miudamente recompondo,
enquanto eu, avaliando o que perdera,
seguia vagaroso, de mão pensas.


Carlos Drumond de Andrade

Me belisca!

Acabo de ligar a TV neste domingão das mães. E parece que o sol que brilha forte no horizonte desta planície hoje há de sorrir hoje também para a Senhora Idely, mãe de Barrichello. Ele lidera o GP da Espanha.

ATUALIZAÇÃO às 10:09
De volta à realidade
Na parada no box Barrichello perde a posição e seu ritmo cai. Parece que mais uma vez vai fazer figuração pro inglês!

ATUALIZAÇÃO às 10:54
Pois é, não deu Dona Idely. Pelo jeito, como dizia a turma do casseta & Planeta, até o final da temporada Rubinho vai passar... o macacão do inglês.

Desinformado?

Ou será mesmo má-fé?
Um certo "colonista" local, também conhecido como um dos "caolhos" da cidade, parece estar com idéia fixa na minha humilde pessoa. Estranhas manifestações, pois, além de manter ótimas relações com pessoas de sua família, nossos entendimentos nunca foram além de contatos protocolares, porém cordiais.
O fato é que o jornalista em questão, apesar de já ter ocupado a secretaria de comunicação do município e de manter boas relações entre seus coleguinhas, parece andar meio capenga de fontes, no caso, é claro, de se tratar mesmo de desinformação.
Numa nota em coluna assinada por ele na edição da última semana da revista Somos assim (nº93), atribuiu a esse blogueiro a função de líder de uma "chapa governista" nas eleições para o SEPE Campos, que ocorrem em junho.
Sem entrar no mérito sobre minhas relações políticas com o governo municipal - posto que minha independência e críticas são de conhecimento dos que frequentam esse blog - esclareço para quem ainda não sabe que, conforme anunciei aqui há meses, não estou concorrendo a novo mandato no SEPE/RJ, e tampouco no SEPE Campos. Estou ainda responsável pela Comissão eleitoral encarregada da condução do pleito em Campos, o que por si só elimina a hipótese de que pudesse compor, muito menos liderar, qualquer uma das cinco chapas inscritas para a disputa pela direção do núcleo local.