sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Aliado Tucano.

Com a descoberta das reservas do pré-sal, volta à pauta o debate acerca do modelo de exploração do petróleo - incluindo a distribuição dos royalties - previsto na Legislação atual.
Na blogosfera campista, o Xacal retoma a campanha lançada pelo portenho-goitacá Gustavo Oviedo, pela "recusa" dos royalties (veja aqui), enquanto o Roberto Moraes destaca a diferença de perspectivas entre o governo Federal e os governos dos Estados beneficiários (RJ, ES e SE).
Indício das atuais boas relações entre Garotinho - que almeja retomar o governo de Campos e do Estado - e os tucanos pode ser identificado nas recentes declarações à imprensa do ex-Diretor da ANP David Zilberstein, criticando a proposta do governo Federal de criar uma nova estatal para explorar as reservas do presal e defendendo a manutenção da Legislação em vigor, considerada por ele ideal para regular a exploração do ouro negro.

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

A noite vai bombar!

Boas opções pra quem quer curtir a noite de Campos hoje:

Na Sala do Espelho da Villa Maria, o Trio Piano, Cello & Flauta, formado em Vitória-ES pelos músicos Cláudia Marques, Sanny Souza e Bruno Faria apresenta as 20 horas concerto com entrada franqueada ao público, promovido pelo Orfeão de Santa Cecília. No programa, variadas peças do repertório erudito e popular (nacional e internacional), com destaque para três números do compositor campista Juca Chagas (1888-1956) – o primeiro ato de um projeto de resgate sonoro do acervo musical de autores campistas antigos, a ser executado pelo Orfeão a partir do ano de 2009, quando a Sociedade musical estará comemorando os seus 60 anos de atividades em favor da cultura e da arte em Campos.

No mesmo horário, Taryn Szpilman se apresenta na área externa do Trianon, na programação do Festival Internacional Imagem, Jazz & Blues, promovido pelo SESC Campos.
A cantora - que meu amigo Gustavo comparou a Diana Krall - traz sua versão e interpretação do blues, passando por várias de suas facetas.

E ainda tem Flamengo X Grêmio, Jam Session no Piccadilly e Samba na Morada do Samba!!!

Dica cultural

Em comentário simpático ao post abaixo que comenta o filme de Costa-Gavras, a Elizabeth Gama anunciou a 4ª Mostra de cinema da Faculdade de Medicina. A programação vai até amanhã, no auditório Dr. Jair Araújo Jr., sempre às 18:00, com debates após a exibição das películas. A entrada é franca e a mostra é aberta ao público em geral.

21/08 - O CHEIRO DO RALO, comédia dirigida por Heitor Dhalia e protagonizada por Selton Mello. Debatedores: Odila Mansur, Renato Moreto e Aluísio Barbosa;

22/08 – UMA RELAÇÃO PORNOGRÁFICA, do diretor belga Frédéric Fonteyne, com Nathalie Baye e Sergi Lopez. Os debatedores serão: Lucia Talabi, Paulo Pinho e Vera Marques.

Marta e Cruyff

Acabou agora há pouco a injusta final do futebol feminino nas Olimpíadas de Pequim.
Este blog não se empolgou com os jogos chineses. Os resultados foram ruins para o Brasil. Campeões olímpicos como Robert Scheidt e Rodrigo Pessoa ainda demonstraram competência mas estiveram aquém de seu desempenho há quatro anos, o futebolo mascuilino voltou mal aos jogos - ainda que ganhe o bronze contra a fraca Bélgica - o judô também decepcionou.
Mas nem mesmo uma improvável derrota do time de Bernadinho será tão triste como a derrota do escrete liderado por Marta. Emocionante o close onde ela olha para o céu, a minutos do fim da partida, e pergunta: "Meu Deus, o que eu fiz de errado?"
Marta, com suas duas pratas olímpicas consecutivas, me lembra um outro gênio do esporte que entrou para a história como "bi vice-campeão" mundial, o holandês Cruyff.
A seleção feminina americana, bi campeã olímpica, é eficiente taticamente, e só... Corresponde á Alemanha de 74 - embora não tenha Beckenbauer - e está aquém da Argentina de 78. Você pode dizer que a seleção brasileira também não é um "carrossel"! É verdade. Mas nos aspectos ofensivo e criativo, é bem melhor que as outras equipes de ponta, como ficou provado na goleada contra a Alemanha, medalha de bronze e atual campeã da Copa do mundo feminina - desgarçadamente, também em cima do Brasil.
Depois do papelão do masculino, a injusta derrota das meninas, além de triste, é ruim para o futebol. Após o sucesso italiano na Copa do Mundo masculina, o ouro americano no feminino premia o futebol frio, baseado na marcação, na força física e que explora o erro do adversário. Pode ser eficiente, mas não é bonito. E o talento?

FOTO: Agência Reuters (globoesporte.com)

Sucupirana

Este blog não teve fôlego para acompanhar o ritmo da boa cobertura quer o Dr. Cláudio Andrade e o Roberto Moraes deram ao episódio - ainda em curso - da demissão de parte dos terceirizados que ocupam irregularmente a quase dois anos - através das empresas Facillity e José Pelúcio - postos no serviço público municipal.
Ainda que concorde com a afirmativa do Ricardo André, que até uma posição definitiva do STF não vale a pena repercutir boatos e polêmicas, disseminados por interesses eleitoreiros, vou arriscar um breve comentário sobre o assunto nesse espaço de opinião.
Teve de tudo. Vereador demagogo tentando tirar dividendos eleitorais da tragédia alheia, exploração sentimental beirando ao piégas da dificuldade real - com a qual estamos solidários - de centrenas de trabalhadores que foram por anos manipulados como eleitorado cativo pelos últimos prefeitos, filigranas e artifícios jurídicos, manifestações de rua, factóide de suposta ação de candidato a prefeito em defesa dos "condenados", debates acalorados na blogosfera!
Ao fim e ao cabo, temos a convicção de que o episódio reflete o absurdo de uma situação sucupirana que se estende há mais de uma década, em diferentes formatos, à margem da LEI. É obvia a exploração política da instabilidade destes servidores que já foram "folha de linha", "cooperativados", contratatos temporários e terceirizados.
A troca de acusações sobre a responsabilidade da "novela" é patética. Se o "pai" do problema hoje se afasta da cidade também por interesses eleitorais, é inegável que Arnaldo Vianna e Alexandre Mocaiber são os mais recentes responsáveis - e beneficiados - pelas irregularidades. Carlos Alberto Campista deu o formato possível à situação irregular no serviço público e se comprometeu com a Justiça a realizar uma série de Concursos públicos ao longo dos últimos anos. Afastado do governo, assumiu Mocaiber, interino e eleito em 2006. A pergunta é por que não realizou os concursos, ou o fez em volume bem menor que o necessário? Qual o interesse na manutenção dos trabalhadores em situação precarizada? Tire suas conclusões.
Quanto a solidariedade com os demitidos e a constatação dos impactos sociais e econômicos negativos que as demissões causarão à cidade, são fatos. Contudo, não há como utilizar tais argumentos para defender a continuidade indefinida de uma situação ILEGAL. Os prejuízos são inevitáveis e os culpados devem ser responsabilizados pela sociedade e pela Justiça.

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Sucessão presidencial

No traço do Novaes.

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Filme do dia

Assim como o Xacal, esse blogueiro também se aventurou pela seção de vídeo de uma grande loja de departamentos e garimpou uma película de Costa-Gavras que é uma pérola do humor negro. Mostra que o sistema não produz vítimas apenas entre os trabalhadores menos qualificados da planície. E que o desemprego pode realmente produzir pequenas - ou grandes - tragédias cotidianas.

Resposta à "trolhadinha"?

No domingo, o implacável Xacal arriscou mais uma de suas "trolhadinhas" n'A TroLha:

"1-Alguém saberia definir o que é Michael Phelps...?"

O cartunista J. Bosco arriscou:

Arte pura!

Sendo o Comentários um conjunto de crônicas do cotidiano, análises políticas e textos de opinião, deste blogueiro e de alguns colaboradores, a pauta é difusa - quase anárquica, de acordo principalmente com meu humor.
Uma das críticas que já sofri do "Conselho editorial" - e de leitores - foi a mistura de notas pessoais, quase íntimas, com outras consideradas mais picantes, e desnecessárias. Estas últimas revelariam meu lado, por assim dizer, lascivo. Exagero! No máximo, fescenino.
Um dos colaboradores na verdade também acha excessiva - e desnecessária - a exposição de aspectos da minha vida privada. Daí ser mais crítico com relação a notas que remetam à sensualidade ou algo que o valha. Na sua concepção este deveria ser um espaço de idéias. Com um ar meio institucional.
Só que ele bem sabe que sou meio passional - daí a "indiscrição" quando fala mais alto o coração!... E outros instintos.
Toda esse preâmbulo, para dizer que o blogueiro andou se sentindo meio constrangido de fazer certas referências ou expor imagens que rendem homenagem à beleza feminina. Na verdade, nunca houve aqui vulgaridade - apesar de certas divergências sobre o ethos de algumas de nossas musas.
O Pedro Dória, no seu Weblog, nos dá lições semanais de que a beleza feminina pode ser brindada - e apreciada esteticamente - com bom gosto e elegância.
Ontem ele se superou. Me exponho aos críticos e tomo a liberdade de sugerir a quem interessar possa desfrutar das belas imagens a que ele nos remeteu nesta segunda. Clique aqui e veja que nudez e delicadeza podem ser plenamente conciliáveis. Não é chope, mas é arte pura!

música para a semana



No ímpeto comemorativo dos 50 anos da Bossa Nova, eis uma faixa deste excelente LP gravado em 1963, "Getz /Gilberto". A deliciosa "Doralice" é composição do Caymmi com Antônio Almeida e foi registrada em 1945. Sempre otimista da vontade, espero que a letra da canção sirva de inspiração (ou consolo) para que ex-companheiros repensem as suas mais recentes escolhas:

"Doralice eu bem que lhe disse, amar é tolice, é bobagem, ilusão
Eu prefiro viver tão sozinho, ao som do lamento do meu violão
Doralice eu bem que lhe disse, olha essa embrulhada, em que vou me meter

Agora amor, Doralice meu bem, como é que nós vamos fazer?

Um belo dia você me surgiu, eu quis fugir mas você insitiu
Alguma coisa bem que andava me avisando,
Até parece que eu estava adivinhando
Eu bem que não queria me casar contigo,
Bem que não queria enfrentar, esse perigo Doralice
Agora você tem que me dizer, Como é que nós vamos fazer?"

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Imprensa "marronzista"

Matéria do globoesporte.com, publicada hoje (leia aqui), ilustra o que o imortal - e atual - Odorico Paraguaçu queria dizer quando assim classificava parte dos "coleguinhas" jornalistas!

A pérola do sensacionalismo refere-se à cobertura do clássico de amanhã no torneio de futebol masculino das Olimpíadas, Brasil X Argentina.
No título da matéria, em destaque, na página principal, declaração atribuída ao argentino Sérgio Agüero:
"Messi é melhor que Ronaldinho"
No corpo do texto (só para quem se der ao trabalho de acessar o link da "notícia"), caracteres bem menores (1/3), a declaração do jovem atacante portenho na íntegra:
"- Hoje, Messi é melhor até que o Ronaldinho. Messi é o melhor jogador do mundo" - grifos nossos.
Precisa dizer mais?

Tunel do tempo

No traço do Amarildo!

Maravilhosa Marta!

Para compensar a pelada descrita abaixo, o blogueiro assistiu hoje pela manhã a maior parte da partida semifinal do futebol feminino olímpico, onde o Brasil derrotou a Alemanha por 4X1.
Sonho com a Marta atuando pelo Mengão! Não há meia no Brasileirão no nível dela. A pena seria submete-la aos botinudos que desfilam sua grossura nos campeonatos masculinos disputados no país. O técnico líder do Brasileirão provavelmente exigiria de seus brucutus que não poupassem nem mesmo suas próprias mães, que dirá a coitada da Marta!
Melhor ela permanecer brilhando no feminino. As alemãs devem ter mais fairplay.
Que venham as americanas!

FOTO: Agência AP.

ATUALIZAÇÃO (17:57)
O blogueiro é fã da Marta, que é símbolo da seleção e, de fato, arrebentou com o jogo. Mas hoje, por justiça, temos que destacar que ela dividiu a coroa com a bela e talentosa Cristiane!

Pelada

O Flamengo estreou no segundo turno sem empolgar a nação. Em uma partida de péssimo nível, contra um Santos desorganizado e desesperado, não soube se impor, deu muito espaço na defesa - até então ponto forte do time - e contou com a sorte para colher um empate na Vila famosa.
Após sair na frente com um gol de Léo Moura - destaque rubro-negro - em que foi bafejado pela sorte, pois a bola desviou caprichosamente até atingir as redes, o Fla não conseguiu ter postura tática para se aproveitar do desespero do adversário e construir a vitória. Permitiu ao adversário, fraco e desorganizado, reagir na base da vontade e criar sucessivas chances de gol, até que Kléber Pereira encontrou o caminho das redes e virou o jogo.
O espetáculo era ruim e as coisas pareciam que iam piorar pro Mengo. Cristian foi expulso e o Santos teve a chance de definir o jogo. Mas a inferioridade numérica, e as entradas de Maxi e Erick Flores, parecem ter motivado o Fla que, também na base do voluntarismo, chegou ao empate.
Marcelinho Paraíba mostrou vontade e nada mais... É um bom jogador, mas isso não é suficiente para brilhar no clube da Gávea. Vamos esperar par ver. Mais prudência ainda é preciso para o tal de "Framboesa", o argentino que veio do River. Reserva, liberado facilmente e ainda com um nome que permite esse gracejo... Sei não! Espero queimar minha língua. Na quinta o Fla faz uma partida decisiva, para suas pretensões e para o equilíbrio do próprio campeonato. Somar três pontos pode representar até três posições na tabela, dependendo dos outros resultados da rodada. E tirar três pontos do líder - que está longe de ser imbatível - evita que ele se afaste muito do bolo que inclui o grupo que vai do 2° ao 8º colocado. A torcida tem de parar de brigar entre si, lotar o Maraca e empurrar o time pra que ele possa, mesmo num momento ruim, reencontrar a vitória!