sábado, 29 de setembro de 2007

De Brasília.

O sempre atento Saulo Pessanha registrou em seu Painel Político na edição de ontem da FOLHA DA MANHÃ:

O deputado Chico D Ângelo (PT-RJ) [foto] pediu, na Câmara, agilidade na aprovação do substitutivo ao projeto de lei 6222/05, que abre caminho para que se garanta a convivência familiar a crianças hoje mantidas em abrigos. D Angelo manifestou solidariedade à Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção e ao seu presidente, Sávio Bittencourt.
(...)
D Ângelo lembrou que no Brasil mais de 80 mil crianças vivem em instituições de abrigamento, sem direito de convivência com pessoas que possam substituir a família. “Essas crianças vivem uma situação jurídica que impede a adoção legal por terem pais reconhecidos. Ocorre que os responsáveis biológicos não assumem a responsabilidade por elas”.

INCOERÊNCIAS!

Nota de ontem (28/09) no blog do Noblat:

E Bebel - quem diria...

E a Bebel acabou depondo em uma CPI como amante de um senador. E acusada de ter sido financiada por um usineiro. E às vésperas de aparecer nua em uma revista.

Do calçadão para o Congresso.

É, Gilberto Braga, autor da novela, já foi mais sutil.


COMENTÁRIO MEU:

Estranho que a amante de outro figurão da política, famoso por sua vaidade e, levando-se em conta algumas declarações recentes a sofisticada publicação, aparentemente meio gagá, recebeu tratamento totalmente diferente da Globo e de seus geniais dramaturgos!

Basta ver a blindagem em curso frente às denúncias recentes de um bravo Senador mineiro.

É aquela velha máxima: "aos amigos tudo, aos inimigos a lei"... e grosseiras ironias!

MARAVILHOSA MARTA!!

E por falar na seleção feminina, o Goyta está entrando em campo agora contra a Portuguesa, na Ilha do Governador e o Mengo joga logo mais com o Galo, no Maraca.

Sei não, se eu é que estou muito pra baixo. Mas não creio em boas notícias do futebol neste sábado, na cidade maravilhosa. Acredito sim em boas novas amanhã! E elas virão de longe, da China, com a vitória do escrete canarinho comandado pela maravilhosa Marta!

Vale conferir!

Hoje às 21:30 o Sarau da Globo News, apresentado pelo Chico Pinheiro anuncia o maravilhoso Edu Lobo. Para quem tiver acesso, fica a dica, lembrando que há uma boa opção: a reprise matinal, amanhã às 08:30, esquentando para a final da Copa do Mundo feminina da FIFA!

Arte Milionária!


O "gente boa" Joaquim Ferreira dos Santos informou ontem em sua coluna em O GLOBO que a obra acima, O Espantalho de Candido Portinari tornou-se na terça-feira o quadro mais caro já negociado nos leilões brasileiros, ao ser arrematado por um comprador não identificado por R$ 3,85 milhões!

sexta-feira, 28 de setembro de 2007

BEBEL NO PT DE CAMPOS!

O Professor Roberto Moraes, membro do Diretório Municipal do PT entra no debate sobre a "entrega" do partido ao prefeito! Em seu blog ele diz que a Bebel, estrela da novela Paraíso Tropical, que termina daqui a pouco, poderia ensinar a alguns dirigentes locais do PT a, digamos... ter mais compostura. Veja aqui!

O livro didático que a Globo quer proibir2

Continuam as manifestações de apoio ao Professor Mário Schmidt, autor do livro didático atacado pelo canalha Ali Kamel - o mesmo que forjou com um delegado corrupto um factóide para garantir o segundo turno das eleições presidenciais de 2006, conforme mostrou à época Carta Capital.

Semana passada - quando o Ministro da Educação Fernando Haddad esclareceu ao "poderoso chefão" que o MEC não é órgão de censura - o professor e sociólogo Maycon de Almeida publicou no Monitor Campista, em sua edição do último dia 21, artigo em defesa do Mário e de seu livro.

O Secretário de Cultura de Niterói André Diniz e o professor universitário e filósofo Gustavo Lemos, ex-alunos do Mário - assim como o blogueiro - assinam novo texto entitulado Ousar tomar partido, onde questionam os argumentos inconsistentes e facistas de Kamel e do GLOBO:

(...)O grande crime cometido pelo professor Mário Schmidt foi quebrar esse círculo de ferro do consenso ideológico: ser uma voz dissonante na tradição cultural e educacional brasileira. Podemos manifestar nosso testemunho pessoal, daquele que foi a grande referência na formação de várias gerações. Indivíduos com carreiras e orientações políticas plurais. Com Mário aprendemos que tomar partido não é uma atitude irracional ou dogmática, mas ao contrário, deve se fundamentar no lema programático do Iluminismo, preconizado por Kant: Ousar Saber.(...) - leia mais.

Perda.

O Ricardo André informou no fim da tarde em seu blog o falecimento de uma figura tradicional de Campos: Gerardo Maria Ferraioulli, o Patesko - veja aqui.
Ex-combatente da FEB e grande desportista, Patesko tinha 91 anos e foi durante anos o grande responsável pela organização da tradicional corrida ciclística de São Salvador.
O blog lamenta a perda desse grande campista e se solidariza com a sua família.

FOTO: Blog Eu penso que...

DÚVIDAS!

O Monitor Campista traz hoje matéria sobre a possível filiação do Dr. Rodrigo Quitete - Secretário Municipal de Saúde - ao PT.

A matéria, do Marcio Fernandes, reafirma alguns aspectos pitorescos da questão e suscita novas dúvidas no blogueiro.

O Secretário reafirma que seu destino partidário será decidido pelo prefeito, e que virá(?) se for do interesse deste! Curiosa forma de optar por uma sigla, bem como estranha a maneira do alcaide de se relacionar com os partidos "aliados".

Reafirmo que nada tenho contra Dr. Rodrigo, de quem até tenho boa impressão. Mas não se trata de aceita-lo ou não. O que é inaceitável é a possibilidade de o Prefeito Mocaiber interferir indevidamente em questões internas do PT!

Quanto às dúvidas:
1) Não sei se fico feliz ou preocupado com a declaração do Secretário de Saúde de que já tinha conhecimento de minhas restrições à forma como está sendo conduzida sua possível filiação. Até então, só havia me manifestado aqui e em uma reunião interna do Partido.
Ou o Secretário me deu a honra do acesso, ou... Terá sido informado por algum "companheiro"?

2) Acho que a dramática derrota do Botafogo para o River Plate confundiu o companheiro Hélio Anomal! Na última reunião do Diretório, segunda-feira (25/09) foi dado o informe por ele mesmo e pelo Dr. Makhoul de que não havia manifestação formal de interesse por parte do Dr. Rodrigo Quitete. Logo, o assunto não foi discutido - nem mesmo poderia haver qualquer deliberação, pois não havia quorum.
Assim, a que "debate interno" se refere o companheiro Presidente?
Terá havido alguma reunião secreta?
E, salvo algum mal entendido, o que entende Helinho por "consenso"?
Pensei ter deixado claro na reunião do dia 25 que estou contra a filiação no formato apontado por Dr. Rodrigo na FOLHA DA MANHÃ do dia 24 e reafirmado no MONITOR de hoje!

Prefeito Mocaiber e seu fiel escudeiro e pré-candidato a vereador Rodrigo Quitete, em recente inauguração no HGG.


Foto: SECOM/ PMCG

MÚSICA DO DIA

Irreverência é a arte de buscar algum bom-humor até mesmo na melancolia!

Seu Jorge hoje na vitrola do blogueiro:





Chatterton
(Serge Gainsbourg)
Chatterton, suicidou
Kurt Cobain, suicidou
Vargas, suicidou
Nietzsche, enloqueceu
E eu, não vou nada bem

Chatterton, suicidou
Cléopatra, suicidou
Isocrates, suicidou
Goya, enloqueceu
E eu, não vou nada nada bem

Chatterton, suicidou
Marc-Antoine, suicidou
Van Gogh, suicidou
Schumann, enloqueceu
E eu puta que pariu não vou nada bem...


Bom dia?!?!?!

P.S. O amigo e colaborador do Blog Gustavo Lemos, como bom Professor, me chama a atenção para a grafia do termo "enloqueceu" na letra da música. Vou ao encarte do CD e constato que o poeta da favela lança mão de uma licença poética... com a benção de Mário de Andrade!

LUCIDEZ!

Enfim, entre tantos arautos do apocalipse, uma rara análise lúcida da conjuntura nacional.

Artigo do grande jornalista Celso Cordeiro Filho - publicado no Monitor Campista em sua edição de ontem - que o Blog reproduz na íntegra:

Pessimismo dominante

Uma onda de pessimismo tomou conta dos brasileiros de uns tempos para cá. A vocalização da desesperança partiu especificamente da intelectualidade. Em entrevista recente do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso a João Moreira Salles na revista “Piauí”, após fazer uma série de considerações sobre a impossibilidade de mudanças, FHC foi taxativo: “Ninguém se engane. O Brasil é isso mesmo que está aí.” De sua parte, Moreira Salles pareceu concordar com tudo que ouviu e, ao jornal “Folha de S. Paulo”, foi além: “Nossas ambições se tornaram mais medíocres.” O jornalista Clóvis Rossi, por sua vez, lembrou uma conversa que teve nos anos 70 com amigos argentinos exilados que falavam mal de seu país “como uma nação abatida por uma maldição divina da qual jamais se recuperaria.”

E, dando continuidade ao festival de pessimismo, Arnaldo Jabor foi ao fundo do poço e vaticinou que o brasileiro tem de assumir “a própria lepra.” Por sua vez, o jornalista Roberto Pompeu de Toledo, na última página de “Veja”, apontou sinais crônicos de que “o Brasil acabou” como a escola que não ensina, os hospitais que não curam, a polícia que não policia, a Justiça que não faz justiça, a violência, a miséria, a corrupção, as desigualdades. Daí em diante uma seqüência de falas, análises, depoimentos, constatações e declarações aparece na mídia evidenciando a questão. Em meio ao tiroteio verbal e escrito da inteligentzia pátria, resta ao cronista se socorrer com o colunista Alcelmo Góis, de “O Globo”, que revelou em recente pesquisa que 56% dos brasileiros acreditam que o país tem jeito.

Sem ser crédulo ao extremo, mas com ligeira dose de otimismo, creio que as mazelas que nos assolam vêm de muitos anos atrás. E, agora, com o pleno funcionamento da democracia tomamos conhecimento de tudo. Antes, principalmente no período autoritário, tudo que não interessava ao governo era jogado para debaixo do tapete com censura à imprensa e comportamentos afins. E, pensando bem, para o povo a esperança é a última que morre. É só esperar mais um ano eleitoral (2008 vem aí!) que veremos como o brasileiro entra em campo, veste a camisa do otimismo, torce pelo êxito de seus candidatos e exclui os que não se desempenharam bem. Num passe de mágica, tudo é esquecido. É como rever no palco o espetáculo teatral montado em 1974 – em plena vigência da ditadura – onde Clara Nunes cantava e Paulo Gracindo dizia textos de Antonio Maria e Dolores Duran. O título foi exemplar: “Brasileiro profissão esperança.” O brasileiro, convenhamos, é o retrato fiel deste musical.

Apagão!

Charge do Gilberto Assad na edição de hoje de O DIÁRIO resume bem o enredo do blecaute de quarta-feira: Furnas ainda não encontrou as explicações para a interrupção no fornecimento de energia elétrica em 18 municípios do RJ e do ES, mas a conta vai chegar!
P.S. O blogueiro agradece à coluna Painel Diário pela referência elogiosa a este Blog!

INACREDITÁVEL!

O blog hoje não vai falar do Goyta nem do Mengão, que folgaram na rodada do meio da semana. Também não mereceu comentário o triunfo dos botinudos do São Paulo - simbolizados pelo artilheiro Aluísio Chulapa - sobre o bom time do Boca Jrs., campeão da Libertadores. O bacalhau, que fez bonito, é assunto para o Louro.

Tão tradicional quanto a imagem acima é a frase: Há coisas que só acontecem ao Botafogo...

Com toda honestidade, estou triste pelo meu pai, pelo Felipe, pelo Seu Ademir, pelo Assis, pelo Seu Rangel e seus filhos e netos botafoguenses, pelo Renato Barreto, pelo Carlos André, pelo Dr. Adilson, pelo meu aluno Luiz Arthur, tantos amigos... Lembrei no ato do saudoso Lenilson!

Não é possível que um time profissional com um jogador a mais tome três gols em 15 minutos! Não é possível que tantos goleiros falhem tanto seguidamente! Esse time do Fogão está fadado ao destino de não ser campeão!

Agora entendo porque meu Flamengo aterrisou do título carioca para a vergonhosa campanha no Brasileirão: qualquer um vai ser campeão contra esse time. A figura cabisbaixa do Cuca - bom treinador - deixando o gramado talvez ilustre o fim de um ciclo marcado por belas atuações e fracassos em momentos decisivos. Não é hora para as bravatas do destemperado Montenegro. Boa sorte Bebeto! O momento requer a sua serenidade para reconstruir caminhos para que a estrela solitária volte a brilhar!

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

HAPPY HOUR





Hoje às 20hs Astor Piazzola e J.L. Borges vão fazer uma "aparição" no SESC. Dando prosseguimento à programação portenha do mês, o Duo Staneck-Zagury e a atriz Lucrécia Corbella vão realizar esse encontro genial, com esquetes que promovem o diálogo da poesia de Borges com a música de Piazzola. Eventos como esse recolocam a questão de para que serve a arte: para nada, a não ser para nos lembrar o que nos torna humanos.

ME INCLUA FORA DESSA

O Mensalão existiu? Sim, como mecanismo deletério de financiamento de campanha. Essa é perspectiva racional e conseqüente para encarar o problema. Pois como qualquer fato social, a corrupção política também possui causas coletivas. Portanto, uma opinião pública responsável é aquela que não se limita ao moralismo despolitizado e desesperador, mas nos faz encarar os mecanismos objetivos de nosso sistema de representação e cultura política. Só para ilustrar esse argumento, podemos contemplar da arquibancada o mal-estar existencial dos "outros" (PSDB). Reportagem do fundamental sítio Carta Maior:

FHC não sabia de nada, afirmam líderes do PSDB
Lideranças tucanas lançam movimento para silenciar e isolar senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), que envolveu ex-presidente Fernando Henrique Cardoso em esquema de caixa-dois. Segundo eles, FHC e o PSDB nacional não tem nada a ver com o assunto.
As declarações do senador Eduardo Azeredo (PSDB/MG), envolvendo o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso no esquema de caixa-dois de sua campanha para o governo de Minas Gerais em 1998, causaram um terremoto dentro do partido, desencadeando uma operação para isolar e silenciar Azeredo o mais rápido possível. Lideranças tucanas fizeram fila, quarta-feira, para rebater as declarações do senador mineiro.“O senador não poderia ter dito isso. Está me obrigando a responder algo surrealista. Envolver o presidente (FHC) nesse episódio é o mesmo que envolver o presidente Bush”, disse Arthur Virgílio (AM), líder do PSDB no Senado. Virgílio não explicou porque seu colega de partido “não poderia” ter dito o que disse. O presidente nacional do PSDB, Tasso Jereissati (CE), recorreu à psicologia para explicar as declarações de Azeredo. Segundo ele, as declarações de Azeredo ao jornal Folha de São Paulo são uma demonstração de indignação e transtorno mental.

Já o governador mineiro, Aécio Neves (PSDB), tirou o corpo fora e jogou a batata quente no colo de seu companheiro de partido, dizendo que Azeredo deve prestar contas à sociedade pelas acusações de caixa-dois na campanha de 1998.
Até a manhã de quinta-feira, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso ainda não havia se manifestado sobre o caso. Segundo lideranças do PSDB, FHC está no exterior.
De Paris a vida é sempre mais bela e frugal, como aliás convém a um Príncipe desencantado. E sempre resta o último recurso do traíra: me inclua fora dessa.

CRISE NA PETROBRÁS 3.

Tende a agravar-se a crise política na direção da Petrobrás. Agora - depois da manobra de ontem, que tornou natimorta a Secretaria de Ações de Longo Prazo - o PMDB resolveu chantagear o governo exigindo duas diretorias na empresa. Volto ao assunto!

P.S. Ontem no fim da tarde, como todos em Campos puderam perceber, 18 municípios do RJ e ES sofreram um blecaute em função de uma falha ainda não identificada nas nas linhas de transmissão de Furnas Centrais Elétricas, presidida pelo bravo bonachão peemedebista Luiz Paulo Conde...

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

MENSALÃO MINEIRO!

Assunto quente no noticiário político recente, o mensalão mineiro, obra original do tucanato, no traço irreverente do Bessinha:

Até Noblat reconhece transparência do MENSAGEM!


Hoje, no blog do Noblat - veja aqui - post comenta a transparência da iniciativa do nosso Movimento Mensagem ao Partido, com vistas ao próximo PED do PT.

Ainda que manifeste opinião equivocada, prevendo um rumo que ainda não decidimos no que se refere a possíveis candidaturas à presidência nacional do partido, o reconhecimento do ácido crítico do PT demonstra o acerto de algumas de nossas proposições sobre a necessária ampliação da Democracia interna.

O Mensagem estará promovendo logo mais Seminário em Brasília, com a participação de TARSO GENRO, PAUL SINGER, PAULO VANNUCHI e MAURÍCIO DANTAS. O evento abre uma série de debates preparatórios para o PED. Durante os próximos dois meses estaremos promovendo um conjunto de discussões sobre os principais temas que envolvem a atuação do PT.

O debate de hoje será às 19:00 e será transmitido ao vivo através da Internet - www.mensagemaopartido.org.br - permitindo a participação direta dos filiados, através de perguntas e comentários. Com isso, queremos demonstrar alguns mecanismos que um novo momento organizativo do PT deverá utilizar para mobilizar a militância e disputar a hegemonia na sociedade.

O POLÍTICO COMO VOCAÇÃO

Gostaria de partilhar com os amigos a leitura de uma entrevista "humana demasiadamente humana" do mestre Norberto Bobbio. Nessa entrevista, o intelectual que consagrou sua existência para pensar o político e sua dignidade, remonta a sua formação e história de vida. As razões que tornam esse testemunho interessante estão além dos motivos teóricos, pois sem nenhum tom épico, ele descreve a sua trajetória venturosa como a luta para realizar a sua vocação de professor. Como podemos ver no trecho abaixo:

O ofício de ensinar
Pietro Polito — Gostaria que você lembrasse algum episódio da sua vida em sala de aula. Por exemplo, seu primeiro dia como professor...
Norberto Bobbio — Tenho uma particular tendência de me lembrar dos malogros em lugar dos sucessos. A minha primeira aula foi um fiasco. Eu havia me preparado bem. Devia ilustrar os itens principais do meu curso. No momento em que eu estava para ingressar na pequena sala onde haviam se juntado os poucos alunos que freqüentavam a Faculdade de Direito da Universidade de Camerino (a maior parte dos inscritos vinha das cidades vizinhas e de Roma, e não eram assíduos às aulas), ouvi uma voz por trás de mim: “Vamos todos prestar atenção à primeira aula de Bobbio”. A minha autoconfiança, de repente, sumiu. Em frente a tantos colegas, inclusive mais velhos do que eu, não ousei sentar-me à cátedra, permaneci em pé, perdi na hora o fio da meada e, por mais de meia hora, não consegui retomar a fala. Um dos vexames da minha vida (tive vários!) que nunca se apagou da minha memória.


Para conferir a entrevista inteira (e de quebra visitar um sítio de conteúdo aperte aqui).

Rock e o DEM.

Na iminência deixar o DEM - em função da inclusão de Campos entre os municípios onde o DEM e o PMDB devem caminhar juntos, a partir da aliança selada pelas direções estaduais dos dois partidos - o Secretário Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Rockfeller de Lima finalmente se pronunciou sobre a situação do Partido, originado pelo PFL, liderado por ele em Campos por vários anos. O post em seu blog, intiulado A Arte da Guerra - veja aqui - data do dia 17, mas não estava disponível na página até dia 24, segunda-feira!

terça-feira, 25 de setembro de 2007

ALIADO OU LEGENDA DE ALUGUEL?

Desde domingo, a partir de matéria da FOLHA DA MANHÃ está colocada publicamente a possibilidade da filiação do Secretário de Saúde de Campos, Dr. Rodrigo Quitete - foto - ao PT.

Ouvido pelo matutino, contudo, o Dr. Rodrigo - contra quem não consta qualquer indício desabonador - declarou que: “Estou nas mãos do prefeito sobre a filiação: não tenho conhecimento nesta questão, e Mocaiber vai avaliar o melhor partido, para não descontentar nenhuma sigla”. O jornal acrescenta ainda que o PT estaria "disputando" com o PSDB (?) a filiação do Secretário de Saúde.

Hoje, recebi algumas manifestações apreensivas de membros do Diretório local e de militantes históricos, me questionando sobre a hipótese. A indignação dos companheiros vai na linha de que a aliança democraticamente aprovada por maioria do Diretório não pode ser confundida com a "entrega" do Partido ao governo!

Assim, como Secretário-geral do PT de Campos, julgo oportunos os seguintes esclarecimentos:

1) O Partido dos Trabalhadores de Campos não recebeu solicitação formal de ingresso na sigla por parte do Secretário Municipal de Saúde - fato confirmado pela declaração do mesmo ao jornal FOLHA DA MANHÃ;

2) Nesse sentido, o partido, até o presente momento, não considera oficialmente o assunto e muito menos "disputa" tal filiação;

3) O PT é um aliado diferente, que, por vontade da maioria do Diretório, apoia o governo municipal, mas não abre mão de sua autonomia. Não somos linha auxiliar do prefeito, tampouco uma legenda de aluguel!

4) As filiações ao PT são discutidas democraticamente por nossas instâncias e estão condicionadas a afinidade com nosso Programa partidário e à nossa tática eleitoral, sendo aprovadas por consenso ou submetidas ao Diretório;

5) No caso em questão, há tibieza por parte do Secretário, que não demonstra convicção no interesse em filiar-se ao PT, e também polêmica quanto à conveniência da filiação de um pré-candidato tão potencializado eleitoralmente, do ponto de vista da nossa tática eleitoral - vale lembrar que dos três últimos Secretários de Saúde do Município, um virou deputado estadual e outros dois prefeitos. Assim, se confirmada, a solicitação da filiação deve ser votada pelo Diretório, rompendo com a presente unidade.

Pergunta que não quer calar!

Repercutindo também o assunto do post anterior, o jornalista Ricardo André registra em seu blog que desde o ano passado, o Ministro Carlos Lupi já anunciava a impossibilidade eleitoral de Mocaiber em 2008 - veja aqui.

No post o Ricardo lembra que ponderou ao Presidente do PDT que o Prefeito havia asumido o cargo interinamente, convocado pela Justiça. Acrescento ao debate interpretação jurídica já apresentada a este blogueiro de que tal argumento só seria pertinente se a interinidade tivesse sido breve. Como se estendeu por onze meses, incluindo a disputa da eleição de 2006, é entendida como mandato!

Lembro ainda de reunião com o Prefeito, da qual participei compondo comissão do PT que atendia convite do alcaide, entabulando as negociações que resultaram na aliança com o PSB. Questionado sobre o assunto pelo nosso presidente, Helio Anomal, Mocaiber declarou possuir um parecer do TSE que lhe garantia o direito à mais uma reeleição em 2008. Em seguida passou a procurar o referido documento para nos mostrar. O papel não foi encontrado e, até hoje não sei de alguém que o tenha visto!

O título do post de Ricardo André - Mocaiber pode ser candidato? - é uma pergunta que não quer calar.

Arnaldo e Mocaiber

Embaralhadas as cartas sobre o candidato a prefeito da possível aliança PDT/PSB. Na edição de hoje da FOLHA DA MANHÃ, o Deputado Arnaldo Vianna (PDT-RJ) sinaliza apoio ao prefeito Mocaiber - leia mais.
Contudo, repercutindo a matéria em seu blog, o Professor Roberto Moraes pinça na fala do ex-prefeito, indícios de que este estaria jogando com o fato de Alexandre Mocaiber estar impossibilitado de disputar novamente a prefeitura, e aguarda o momento oprtuno de assumir a candidatura. A astuta interpretação merece atenção. Veja aqui!

Crise na Petrobrás 2

Ainda sobre esse assunto, na coluna Negócios & cia. da edição de hoje de O GLOBO, a jornalista Flávia Oliveira diz em nota que:

"(...)Ildo Sauer está decidido a revelar os motivos que levaram a sua saída da Diretoria de Gás e Energia da estatal (...) assim que terminar seu período de quarentena. Ontem ele ficou em São Paulo. Não passou o cargo à sucessora Maria das Graças Foster, ligada à ministra Dilma Roussef."

Crise na Petrobrás!

O Ique retrata hoje a crise política envolvendo a disputa no modelo de gestão do Gás - setores do governo defendem garantias de fornecimento para termelétricas - que resultou no afastamento do diretor responsável pelo setor, Ildo Sauer, em função de pressões do mercado!

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Esporte bretão.


Ia passando batido pelo esporte bretão, pois vc já deve saber que a rodada do fim-de-semana não foi nada boa tanto para o Goyta, quanto para o Mengão! Mas resolvi fazer um breve comentário:

O Goyta deixou escapar a chance de carimbar a passagem para a segunda fase, ao perder (0X1) para o bisonho time da Universidade Estácio de Sá. A zaga falhou deixando o Berg - jogador de estatura mediana - livre para cabecear e ir às redes de Darcy, aos 19 minutos do primeiro tempo. A partir daí, foi pressão do Azul que se expôs a alguns contra-ataques perigosos, mas buscou o gol o tempo todo, contra uma forte retranca do Estácio. O problema é que, decididamente, o Goyta não tem um bom finalizador. Éverton se atrapalhou duas vezes cara-a-cara com Marcelo Leite. Pior, que o Estácio voltou para a disputa, menos mau que o Goyta depende só de si próprio: basta um empate fora, com a Portuguesa e uma vitória em casa, contra o já eliminado Profute.

Já o Flamengo, esteve duas vezes a frente do placar e deixou o fraco Juventude - penúltimo colocado - empatar, ficando perigosamente, a um ponto da zona de rebaixamento. Destaque negativo: a "vídeo-cacetada" protagonizada por Rômulo e Fábio Luciano no lance do segundo gol do time da serra gaúcha.

Boa tarde!!!

Ainda sobre transporte...

Em São Paulo, houve uma integração entre a programação do DIA MUNDIAL SEM CARRO e a Virada esportiva, promovida pela prefeitura paulistana.

O Secretário do Verde e do Meio Ambiente Eduardo Jorge e a vereadora Soninha (PT) prestigiaram eventos como o Desafio Intermodal (evento que compara a performance de várias formas de transporte pela cidade, mostrando, por exemplo, que a bicicleta pode ser mais rápida e eficiente do que o automóvel. Para ler mais, clique aqui) - na quinta - e a concentração na Praça do Ciclista, no dia 22. Pena que na bicicleata que saiu desta praça, ganhando a Paulista, a polícia do Serra resolveu interferir na
atividade, conforme denunciou e exibiu a ESPN Brasil - veja foto ao lado!

O Luiz Felipe Muniz, importante militante das causas ecológicas em Campos, anunciou em seu blog a bicicleata de sábado, na zona sul do Rio. Pena que em Campos, onde a bicicleta é o meio-de-transporte de milhares de trabalhadores, a data passou quase em branco. Propus ao Luiz Felipe, por meio de um comentário no seu blog, pensarmos sobre uma mobilização para 2008! A bicicleta faz parte da cultura local, mas as vias públicas locais não estão preparadas para o trânsito seguro dos ciclistas. É preciso planejar e construir ciclovias, aproveitando a topografia da cidade.

Também é preciso reestruturar o transporte coletivo na cidade, revendo a questão dos ônibus - veja entrevista de Sérgio Belém no blog do Roberto Moraes (post anterior) - e pensando em alternativas como VLT.

Só assim, oferecendo opções aos cidadãos poderemos racionalizar o trânsito, reduzindo o número de carros nas ruas, e regular o "transporte alternativo".


Bicicleata em SP!

FOTOS: sites contraponto e fuga e luddista's.

A propósito...


O Roberto Moraes publica oportuna entrevista com diretor de uma grande empresa de transporte coletivo em Campos.

Vale a pena conferir uma outra visão sobre o caótico sistema de transporte público na cidade que tem um trânsito cada vez mais violento e estressante! Veja aqui.

SEM CARRO 3.


Em uma manifestação simbólica e isolada, o blogueiro ficou o último sábado sem utilizar carros particulares!

Abaixo, com a Bibica, recorrendo ao ônibus para visitar vovó Regina:
Mais tarde, saindo da Joaquim Sales, o blogueiro ganha a Rua do Gás para seguir a pé até o Arizão - ainda otimista, sem saber o que nos esperava
As fotos são do fiel colaborador do blog, Gustavo Lopes.

PAI CORUJA 2!

Na sexta-feira (21/09), anunciando a primavera, a Bibica completou três aninhos, comemorados com seus irmãos, João e Pedro, com a priminha Maria Luiza e com os coleguinhas do CRIARTE!
O Pai Coruja deseja toda felicidade do mundo para sua Princesa!!!