sábado, 25 de outubro de 2008

Ainda sobre o último debate!

A esta altura do cameonato, mais de 12 horas após o último debate da campanha eleitoral em Campos, tudo já deve ter sido dito sobre o mesmo.
Até as manchetes dos dois jornais mais vendidos nas bancas locais, cada um articulado com uma das candidaturas envolvidas no pleito, destacam em suas manchetes das edições de hoje que "ataques" e "troca de farpas" deram a tônica do último debate. Pelos blogs, parece que há unanimidade sobre o melhor desempenho de Rosinha. A Folha não traz avaliação, o que parece confirmar as opiniões da blogosfera.

Apesar do "atraso", por motivos de força maior, este blog, como espaço de OPINIÃO, traz aos seus leitores alguns apontamentos sobre a contenda.
Apesar do nível do debate não ser satisfatório, fato admitido pela imprensa escrita, consideramos que desta feita as agressões foram menos intensas, ou mais polidas do que no debate da Record, mas isso não muda o quadro lamentável observado.
Rosinha, mais segura no vídeo explorou o questionamento da situação eleitoral de Arnaldo, favorecida pela decisão da véspera do TRE. Além disso, explorou bem questões como os problemas no abastecimento d'agua em Travessão e o descaso com o centro histórico e o seu Patrimônio arquitetônico. Frente a um discurso politicamente correto de Arnaldo, apontou o infeliz projeto da última Reforma da Praça do Santísssimo, e o abandono de outros espaços como o Solar do Visconde de Ararauama como prova do contrário. Explorou bem também a ambiguidade nas relações entre Arnaldo e Mocaiber. Sobre os apoios declarados - pela campanhado PDT! - de Lula e Sérgio Cabral, disse não contar com "amizades", mas sim com parcerias institucionais com Estado e União em favor do município. Pôs ainda Arnaldo na defensiva ao questionar como afinal seriam construídas casas populares em seu governo pré-moldadas ou convencionais, aproveitando materiais produzidos pelo pólo cerâmico local? Xeque-mate, apresentou um estudo provando a inviabilidade econômica do "metrô de superfície" sem subsídios públicos, destacando ser o projeto antieconômico para a iniciativa privada e deficitário em caso de eventual investimento estatal.
Já Arnaldo tentou demonstrar tranquilidade apelando para "denúncias" e ironias. Passou do tom de novo em referências a Álvaro Lins. Sobre a polêmica a respeito das responsabilidades da concessionária Águas do Paraíba em Travessão demorou um bloco para replicar Rosinha. Pareceu orientado por dica que soou extemporânea. Faltou um ponto eletrônico. Sobre alguns aspectos, o Deputado pareceu viver em um estranho mundo que certamente não é Campos:
Temos farta oferta de empregos no município, em função do FUNDECAM?
Beth Landim desenvolve trabalho de qualidade na SMEC, superior ao da antecessora Maria Auxiliadora Freitas?
Os recursos dos royalties tem sido utilizados positivamente?!
Em que mundo vive Arnaldo???

A este blogueiro continuou chocando o pouco conhecimento técnico e sobre dados estatísticos do município apresentados pelos candidatos, ao menos nos debates.
Assim como as propostas, o debate qualificado sobre a realidade da cidade que queram governar não foi prioridade para ambos.

FOTO: Leonardo Berenger (Folha da Manhã)

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Lançamento

Daqui a pouco, às 18:00, vai ser lançado no CEFET Campos (Auditório Reginaldo Rangel)o livro Novos rumos para a economia fluminense. Oportunidades e desafios do crescimento do Interior, cujo um dos autores é o competente pesquisador daquela instituição Romeu e Silva Neto.
Apesar do grande interesse pelo assunto e pela obra, o blogueiro, com compromissos paternos, não vai poder comparecer ao evento. Deixo aqui um abraço para o meu amigo Romeu e cumprimento os demais organizadores e pesquisadores envolvidos na publicação.

Não dá pra perder a piada!

Pra não pensarem que eu fiquei bonzinho, depois de reconhecer o empenho e a qualidade do time da cruz de malta na quarta, reproduzo abaixo ilustração que o Renato Gonçalves envia por e-mail. Em especial para tricolores e vascaínos que atuam no setor petróleo, ou com conhecimento em geologia. Eles podem contribuir com soluções para tirar seus clubes da atual situação!(clique sobre a figura para ver em tamanho maior)

Baixaria 6

Agora há pouco a poluição sonora bateu em minha porta.
Um carro de som tocava em alto volume um infame funk ofensivo a Garotinho. Pedrinho chegou a ficar com medo! Agressivo e de péssimo gosto, trash, na pior acepção do termo.
O desespero é grande... As tetas vão secar!

Recordar é viver...

DO BLOG DO NOBLAT:

"Simpáticas" frases do Deputado Eduardo Paes sobre o PT e LULA:

23/05/2005 – "O PT comanda a gestão das realizações zero. E o presidente petista é o das trapalhadas mil". (Em sessão da CPI do Correio ao dizer que o governo Lula não tem o que falar sobre avanços no desenvolvimento do país e nem deve se comparar com a gestão FHC.)

4/7/2005 – "O presidente está dando uma de autista. Omisso. Tem que parar de fazer cara de menino abandonado, mal informado, e determinar uma investigação rigorosa". (Crítica ao comportamento de Lula durante a crise do mensalão.)

15/7/2005 - "O presidente é igual a um técnico de futebol que está treinando aquele time há muito tempo, escala um bando de gente que faz gol contra, impedimento, defende mal e faz falta o tempo todo. E o pior, não faz substituição no time. O presidente Lula, no mínimo, é muito conivente e omisso na sua função e de bem intencionado o inferno está cheio". (Crítica à forma como Lula aborda a reforma política. Segundo Paes, propor a reforma política em meio à crise é uma forma de esconder escândalos no governo.)

31/8/2005 – "Cada vez fica mais claro que o PT e o governo Lula utilizam uma estratégia malufista. Negam qualquer coisa, dizem que é uma grande estratégia da direita ou de forças da imprensa contra o partido". (Em depoimento aos jornalistas no Congresso sobre a atitude de Lula no caso do mensalão.)

21/9/2005 - "É inaceitável que essas pessoas que trataram o governo como uma forma de ascensão social façam acusações mentirosas e levianas. Eu repudio, é inaceitável. O PT é 'mensaleiro'". (Durante depoimento do banqueiro Daniel Dantas na CPI do Correio)

7/10/2005 – "Só Freud [Sigmund Freud, o pai da psicanálise] explica o comportamento de Lula. Pois exagera nas mentiras para se convencer que são verdades". (Crítica ao comportamento de Lula na crise do mensalão.)

3/11/2005 – "Isso mostra a completa falta de respeito ao Estado democrático, é uma reprodução da polícia política e é a cara do governo Lula. O presidente não deve saber de nada, como já aconteceu outras vezes". (Entrevista à Folha de São Paulo. Na época, deputados que participaram da apuração do mensalão reclamavam de estar sendo grampeados.)

10/12/2005 - "O presidente talvez tenha dito isso porque ele é muito parecido com o Chávez. É demagogo, populista, autoritário e está levando esse país à bancarrota". (Em resposta a uma entrevista de Lula em que ele critica a forma como os líderes do PSDB e PFL conduziam a CPI do Correio).


Comentário deste blog:
Talvez o bacharel tenha razão, só mesmo Freud para explicar como, depois de tudo isso, o Presidente e o Partido apoiam o candidato do PMDB na capital.

Nova polêmica?

Em comentário a um post abaixo, um "anônimo" dispara:
"É real a possibilidade da anulação de todo o pleito eleitoral."
Ele se refere a hipótese levantada também por meu pai e por alguns comentaristas no blog do Roberto Moraes, segundo a qual, se a soma dos votos nulos com os votos de Arnaldo - na hipótese destes serem mesmo "anulados" - for superior a 50% mais um dos votos válidos, poderemos ter novas eleições.
Assim, considerando o número de eleitores que foi às urnas no 1º turno, podemos estimar que que Rosinha para garantir definitivamente sua eleição precisa algo em torno de 136.200 votos.

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Barba, cabelo e bigode...

Pois é, ontem acompanhei as emoções dos vascaínos. Hoje, acho que sob os efeitos do horário de verão, os babies demoraram a se entregar a Morfeu.
Resultado: perdi o jogo do Mengão. E deve ter sido um grande jogo! Depois de várias vitórias magras e pouco convincentes, um 5X0 - teve até gol de Bruno - contra um dos times mais bem armados do campeonato dispensa maiores comentários.
Na seqüência de 8 jogos projetada por esse blog para a arrancada rubro-negra, 6 já foram cumpridos com um aproveitamento de mais de 83%. Quatro jogos agora são chave para o futuro do Mengão na competição, o próximo contra o Vitória, em Salvador e o clássico contra o Botafogo, além das "decisões", os confrontos diretos com Palmeiras e Cruzeiro - isso confirmando os 3 pontos contra a Portuguesa no Maracanã! Se o Mengão mantiver o aproveitamento das últimas 6 rodadas nas próximas 5, se garante na Libertadores e entra na briga pelo título, claro contando com tropeços de São Paulo e Grêmio, com quem não tem mais confrontos diretos. Vale lembrar ainda que, além das duas partidas envolvendo o Fla, ainda há 2 confrontos diretos entrte os times que ocupam as cinco primeiras posições (Cruzeiro X Grêmio, na próxima rodada e Palmeiras X Grêmio na 34ª rodada). O São Paulo tem a sequencia de jogos mais favoráveis, sem qualquer confronto direto com os 4 concorrentes.
Dá pra sonhar com um final feliz, ao menos nesta noite... Lavamos a alma!

Comício de Rosinha: encerramento da campanha


FOTO: Fabiano Seixas.

Enquanto isso...

Em Goitacazes, no comício de encerramento da Campanha de Arnaldo, não sei como está o clima, em função da decisão do TRE anunciada agora há pouco - veja aqui.
Contudo, uma das estrelas do comício deve ser o Vereador Nildo Cardoso, que manifestou seu apoio ao candidato da coligação "Coração de Campos" no programa de TV exibido hoje.
Lembro do vereador Nildo Cardoso no primeiro mandato. Tucano, fazia firme oposição ao então Prefeito Arnaldo Vianna.
Depois, em 2004, estivemos juntos no palanque de Feijó. No segundo turno, enquanto esse blogueiro votou com o companheiro Campista, Nildo ficou com Pudim. Justificativa: como Vereador de oposição, que conhecia bem os meandros do governo de Arnaldo, não tinha como apoiar alguém indicado por Prefeito tão nefasto.
O que mudou? será que ele considerou o governo de Mocaiber melhor que o de Arnaldo?

Baixaria 5

DO BLOG DO GAROTINHO:
Mais baixaria na eleição em Campos
Os partidários de Arnaldo Vianna desesperados com o crescimento da candidatura de Rosinha, perderam o equilíbrio e a seriedade que deve marcar a vida pública.

Na madrugada de hoje, carros espalhados por todos os bairros e distritos da cidade distribuíram jornais apócrifos com ofensas a mim e a Rosinha.

Um desses carros foi apreendido pela Polícia Militar e os integrantes após prestarem depoimento na 134ª DP confessaram que estavam agindo a mando do vice-prefeito da chapa de Arnaldo, o petista Helio Anomal. Da delegacia de polícia foram encaminhados para a Polícia Federal.

Nunca vi tanta baixaria em toda a minha vida pública.


Fontes do Comentários confirmam que um dos presos é filiado ao PT, bem como teria recebido na Delegacia da Polícia Federal assistência jurídica por intermédio de um veterano sindicalista, dirigente do mesmo partido.

Tragédias do cotidiano?

O blog resistiu a tratar do tema do absurdo assassinato da jovem Eloá, em Santo André, após sequestro a que foi submetida a adolescente pelo ex-namorado - episódio que já é do conhecimento de todos.
As razões para tal "decisão editorial" não são claras para esse blogueiro, que se manteve arredio ao lamentável acontecimento, apesar de regularmente informado por D. Regina sobre o mesmo. Contudo, acho que o belo artigo do meu amigo Celso Cordeiro publicado hoje no Monitor Campista dá pistas do mau estar que as coberturas jornalísticas contemporâneas de tragédias privadas causam em mim, com a palavra o craque das letras:

Refém em casa

A recente tragédia de Santo André (São Paulo), onde uma menina de apenas 15 anos foi morta, atinge a todos nós, fazendo-nos reféns em nossas próprias casas. O farto noticiário na televisão – algumas vezes beirando ao sensacionalismo – nos faz próximos do acontecimento e, logicamente, provoca uma sensação de frustração perante o desfecho do seqüestro. Esperávamos um happy end, como nos filmes de Hollywood, e vem a desgraça. O ser humano tem um lado mórbido e, por isso mesmo, quer saber detalhe por detalhe das tragédias. Não é nem sempre por maldade, mas por curiosidade mesmo. A prova mais eloqüente disso é a observação de Nelson Rodrigues: “A morte do cachorro da esquina comove mais do que mil no Vietnam”.
Com isso, ele explica que a proximidade nos torna parte do acontecimento. Mil mortos longe de nós tornam-se indiferentes ao passo que o desaparecimento do cão que víamos todos os dias nos apieda. Assim é o homem com todas as suas contradições. Se fechar em copas e não tomar conhecimento do que acontece à sua volta seria a saída para não sofrer? Claro que não. Mas, por outro lado, devemos reconhecer que ficamos presos às tragédias mais por curiosidade do que por piedade. A sociedade moderna induz à indiferença mesmo parecendo ser real a proximidade da dor alheia.
Aparentemente estamos todos solidários com a dor da família da menina morta, mas passados alguns dias outra tragédia ocupará as nossas atenções. A mídia veiculará novos protagonistas e todos nós estaremos diante da televisão a fazer observações sobre as atrocidades mostradas. A banalização da violência vai aos poucos nos consumindo e levando ao desinteresse. Alguns leitores podem estar achando o cronista amargo, mas prefiro expressar minha angústia do que parecer um falso solidário. É melhor ter uma consciência crítica – especialmente a auto-crítica – do que se curvar ao comportamento padrão ditado por conveniências sociais. Sem ironia, mas a diversão do brasileiro passou a ser o espetáculo da dor.

Segue programação "Outudo Trash"...

No SESC Campos!
Hoje tem Música erudita, às 20:00, com Duo de Piano e Violino. Cláudia Marques e Adriana Vinaud apresentam músicas de trilhas sonoras de filmes do gênero.

E continua também a mostra de Cinema.
Hoje tem Noite dos Mortos-vivos de George Romero, às 19:00.

Amanhã, no mesmo horário, Dia dos Mortos, do mesmo diretor.

Greve dos bancários termina com conquistas da categoria.

Terminou na noite de ontem a greve dos bancários, que se estendeu por quinze dias.
Os trabalhadores arrancaram da FENABAN um aumento de 10%; garantia de aumento real de salários para toda a categoria e um novo modelo de Participação nos Lucros e Resultados (PLR), que, após cerca de dez anos sem alteração, passou a ser de 90% do salário, mais a parcela fixa de R$966 (em 2007 era 80% do salário, mais valor fixo de R$878).
Além disso, asseguraram a manutenção de conquistas importantes de direitos históricos da categoria que os bancos estavam decidos a retirar do acordo: a Fenaban queria que o desconto de 4% do vale-transporte passasse a ser sobre a remuneração total e não mais sobre o salário básico, além de reduzir o pagamento do auxílio-creche de 83 para 71 meses e ainda diminuir a estabilidade pré-aposentadoria de dois para um ano. Com a resistência dos negociadores do Comando Nacional de Greve e da Contraf-CUT, nenhuma destas cláusulas foi alterada!
Apenas permanecem em greve os companheiros da Caixa Econômica Federal, que pretendem negociar a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) de forma diferenciada, além de outros aspectois da proposta da direção do banco.

PELO DIREITO DE GREVE!

Em Campos o movimento foi forte, fechando as principais agências e gerando uma intervenção truculenta da Polícia Militar, auxiliando gerentes de agências locais, principalmente do Banco Itaú, na coação aos trabalhadores grevistas.Os incidentes se concentraram na agência do Itaú na Rua Santos Dumont, com maior tensão na tarde de segunda e na manhã de terça. Os representantes patronais reivindicavam um Interdito proibitório concedido pelo Juiz do Trabalho em Campos para pressionar os trabalhadores com auxílio da PM, que, questionada por representantes do Movimento em defesa dos Direitos Humanos, por meio de seu Comandante, alegou que as ações se restringiam a "garantir o direito de ir e vir", evitando que os piquetes criassem constrangimentos aos bancários que desejassem trabalhar. Na prática, o que se viu segundo depoimentos de sindicalistas e militantes dos Direitos Humanos, foi uma ação articulada de agentes da PM atendendo a solicitações dos gerentes da agência que pressionavam grevistas, inclusive com uso de violência na tarde de segunda.
O episódio, para além das conquistas obtidas pelos companheiros na luta, deve motivar uma reflexão do Movimento Sindical no sentido da defesa do Direito de greve e do debate sobre sua regulamentação.

FOTO: Phillipe Moacyr(O Diário)

Vasco joga bem, vence e dá um passo pra evitar queda.

Acho que o tempo nos ensina a ser mais tolerante. Nunca pensei que fosse assistir com tanta serenidade um jogo do Vasco. Na verdade, há alguns anos atrás assitiria a partida para torcer empolgado pelo Goiás! Hoje, no início, preferi acompanhar Palmeiras X Argentino Jrs., frente a um certo enfado com a agonia vascaína e pelo jogo no Palestra Itália me parecer mais movimentado. Na medida em que o 1º gol do Palmeiras não foi validado e o placar foi se movimentando no Serra Dourada, zapeei para o jogo do cruzmaltino. E não é que acabei por reconhecer o esforço e a dedicação do nossso adversário histórico? Confesso que me surpreendi duplamente. Primeiro porque passei a achar o jogo interessante, depois por não conseguir torcer contra o time da Colina. Longe de mim torcer para ele! Mas cheguei a me solidarizar quando o Goiás, time certinho, apoiado pela torcida, organizado e comandado pelo bom Iarlei empatou a partida. Ali, a tendência natural seria que o dono da casa tomar as rédeas do jogo e bater um desespero nos vascaínos. Quase fiquei feliz com a emoção do tampinha Madson - de quem tenho sede desde que ele arrebentou com o Goyta no Arizão jogando pelo Duque de Caxias - e o alívio da torcida vascaína, no 3º gol que saiu em jogada bem articulada. E reconheci a importância de um craque como Edmundo, que acabou com o jogo ao mais uma vez chegar com perigo, sofrer o penalti, assumir a responsabilidade e converter mais um tento. Lembrei das palavras de meu amigo Gustavo Lemos sobre o significado deste atleta para o clube, quando desta última contratação.
Enfim, um bom jogo, uma bela atuação do Vasco, sobretudo de Edmundo, alegria dos vascaínos... e eu nem sequei, nem fiquei com raiva. Acho que estou ficando velho!

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Sofrendo com o azul.

O Roberto Moraes informa em tempo real sobre o jogo do Goyta em Cardoso, atualizando o placar.
Agora, faltando uns 10 minutos para terminar a partida, o Goyta vence por 3X1 e se mantém no páreo. Clique aqui e, como diria o velho bordão, "veja o jogo" lendo o nosso blogueiro-mor - será que ele está por lá?

ATUALIZAÇÃO às 17:15
O Goyta confirma a vitória - 3X1 - mas não depende só de seu resultado na última rodada para se classificar. Além de vencer o Olaria em Bariri - será que os bombeiros liberaram o tradicional alçapão? - tem de torcer para que o Nova Iguaçu, já eliminado, ao menos empate com o Tigres no próximo sábado. Pra nós nada é fácil! Dá-lhe Goyta!

Outra versão...

Em post desta tarde em seu blog, Garotinho contesta matéria de capa da Folha da Manhã em sua edição de hoje, denunciando suposta agressão cometida por militante da campanha de Rosinha a uma eleitora de Arnaldo Vianna em um cruzamento da cidade:

"A reportagem afirmando que partidários da candidatura de Rosinha agrediram eleitores de Arnaldo Vianna é falsa. A pessoa envolvida no caso criou a situação, bateu as fotos e levou o material ao jornal.

Além do mais a coisa foi tão mal feita, que as pessoas que se dizem agredidas, são parentes de um candidato a vereador que apoiou Arnaldo Vianna no 1º turno."

Contra a baixaria...

O humor!

Do paulista Macaco Simão:
"Pior que ser solteiro é ser casada com um argentino"
Rs, rs, rs, rs!!!

Bons tempos...

De uma comentarista no blog do Noblat:

"(...) Mesmo que o paespalho fale que o Gabeira é o candidato dos ricos, a campanha deste é muito mais limitada de recursos financeiros. Eu sou voluntária da campanha e há muito tempo não via algo parecido aqui no Rio, essa esperança que ressuscitou nos cariocas em ver uma mudança de verdade. Não sei como a candidatura do incapaes não foi suspensa ainda. É inacreditável! GABEIRA neles!!!!!!!" [grifo nosso]

O ex-PT não consegue produzir mais esse voluntarismo do bem. Lembrei dos meus tempos de Juventude petista. Que saudade do velho PT!!!

Marina sabe das coisas...

Letícia, Boff e Lucélia também!
FOTO: Michel Filho / Agência GLOBO

Baixaria 4 ou REDE BLOG, em tempo.

Confesso que ontem não tive inspiração para postar de acordo com a proposta da nossa REDE BLOG para este mês - A falta de uma imprensa decente em Campos e a "obrigação" dos blogs em passar informação ágil e com credibilidade.
Não sendo jornalista, e sendo este um blog de opinião, sem pretensão e estrutura para assumir a tarefa sugerida pelo tema vencedor na enquete mensalmente produzida pelo Urgente a partir de sugestões apresentadas pelos blogueiros da REDE em rodízio, não consegui acrescentar nada além do que já havia lido em postagens de outros parceiros e, sem uma idéia original, optei por não ser repetitivo.
Hoje cedo, ao passar pelo jornaleiro, vi estampada na manchete exposta abaixo a citação que, lamentavelmente, ilustra o que poderia ser dito a mais, e que provavelmente inspirou o blogueiro que propôs o tema e os votantes na enquete a acusar a "falta de uma imprensa decente em Campos":
Não há aqui reparo a publicação da ocorrência pelo jornal. Pode ser pertinente, e se for, é grave! Mas o que é inaceitável é a diferença de tratamento dispensado às candidaturas.
Este blogueiro observa diariamente a ação de "militantes" de ambas as candidaturas adesivando carros nos cruzamentos da cidade. É intensa, e, às vezes, inconveniente e hostil. Já testemunhei abordagens grosseiras e agressivas efetuadas por militantes do "12". O modus operandi é idêntico. Alguns destes "militantes", possivelmente, já tenham migrado de candidatura, acompanhando cabos eleitorais, vereadores e ex-candidatos a este cargo que já se empoleiraram no palanque de Rosinha, no mais vergonhoso casuísmo. Na raiz do oportunismo, a mesma razão que talvez leve o jornal a abandonar qualquer resquício de imparcialidade em ação deseperada no sentido de desgastar a candidatura do PMDB: a iminente vitória de Rosinha neste 2º turno.

ATUALIZAÇÃO às 14:50
Leia aqui interessante texto do Xacal sobre o mesmo assunto n'A TroLha.

ATUALIZAÇÃO às 16:25
Em post desta tarde em seu blog, Garotinho contesta a matéria da Folha da Manhã:

"A reportagem afirmando que partidários da candidatura de Rosinha agrediram eleitores de Arnaldo Vianna é falsa. A pessoa envolvida no caso criou a situação, bateu as fotos e levou o material ao jornal.
Além do mais a coisa foi tão mal feita, que as pessoas que se dizem agredidas, são parentes de um candidato a vereador que apoiou Arnaldo Vianna no 1º turno."

O pulso ainda pulsa...

Mais cedo registramos aqui manifestação do companheiro Alexandre Rodrigues, do Diretório Regional do PT, reivindicando comissão de ética para os responsáveis pela absurda impressão de panfletos contra Gabeira na campanha do Rio, por encomenda do Diretório Municipal e envolvendo recursos maiores que os destinados pelo partido para a campanha de Molon no 1º turno.

Também em Macaé, a companheira Ivânia, ex-vereadora, militante histórica das lutas dos profissionais da educação e uma das referências na campanha do vereador eleito naquele município, Danilo Funke, reagiu a bravatas de dirigentes locais derrotados nas urnas com a seguinte nota, publicada no jornal O Debate:

Quem tem moral para falar em punição no PT?
21/10/2008 - 09h03m

No dia 28 de abril de 2007, o Diretório Municipal de Macaé decidiu pelo não-apoio ao governo de Riverton Mussi. Alguns membros dirigentes se articularam com o Diretório Regional e desrespeitaram a decisão do partido local. A partir daí, aliciaram filiados, oferecendo cargos na prefeitura e levaram o P.T. à desastrosa coligação com o PMDB.
Agora, esses dirigentes que armaram uma sucessão de golpes na democracia partidária, filiando sem critérios e deixando de lado a formação política, vêm falar em fidelidade ao Estatuto do partido.
Em nota publicada nesse jornal, um grupo que se diz petista coloca-se como guardião da legalidade dentro do P.T. Eles se esquecem de que um verdadeiro petista, principalmente no exercício da vereança, jamais se calaria quando o EXECUTIVO faz desapropriações de terra de forma questionável, ou quando o Executivo contrata cerca de 3000 assessores, dentre os quais muitos recebem grandes salários sem trabalhar.
O P.T. que participou do governo se calou, foi silenciado com D.A.S. e secretarias. Deixou que desmandos acontecessem, com a conivência dos que foram mordidos pela mosca azul. E ainda acham que têm moral para advertir os membros do P.T. que não apoiaram o candidato do PMDB!!!
Seria bom que aqueles candidatos a vereador pelo P.T., que estiveram ao lado do governo Mussi, interpretassem a linguagem das urnas: o povo macaense disse não a vocês. O único candidato a vereador eleito pelo partido foi aquele que não apoiou a reeleição de RIVERTON MUSSI. Por sinal, uma reeleição de quem ganhou- perdendo, pois a máquina administrativa é que "salvou a pátria", sustentando uma campanha milionária.
Como integrante do P.T. desde 1984 (24 anos) eu faço um apelo à lucidez e ao bom senso dos que assinaram a publicação do último domingo: não envergonhem mais o partido, façam a devida autocrítica e reconheçam que é preciso reconstruir a imagem do P.T. em Macaé; não a partir de cargos na prefeitura, mas sim na defesa dos interesses coletivos mais amplos; não a partir de questões pontuais que dois ou três petistas efetivaram no Poder Executivo, mas sim com a certeza de que, sem alguns princípios éticos, é impossível fazer um governo democrático e popular.

Ivania Ribeiro
Ex- vereadora do P.T

Secretário-geral do PT de Campos declara voto!

O gente boa Félix Manhães, figura inteligente e com sensibilidade política anuncia em seu blog pessoal que definiu seu voto no 2° turno e resolveu manifestar publicamente essa opção.
Clique aqui e leia a declaração do Félix no texto "Asumindo uma posição".

ATUALIZAÇÃO em 23/10, às 00:33
Bombou
Nota de Garotinho em seu blog sobre o assunto - veja aqui - foi intensamente comentada por internautas. Após a desfiliação de Makhoul, Félix explicita definitivamente que não há consenso no PT de Campos, e que o grupo da boquinha, hegemônico, detém hoje apoio de pouco mais de 50% dos membros do Diretório às custas de cargos e vantagens ou promessas nesse sentido. Com a iminente derrota de Arnaldo, a casa vai ruir!

Baixaria 3

DO BLOG DO NOBLAT:
Mais panfletos apócrifos

TRE apreende material em comitê de Paes

O chefe da Fiscalização do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no município, Luiz Fernando Santa Brígida, apreendeu ontem, dentro do comitê de Eduardo Paes (PMDB) na Rua Ceres, em Bangu, adesivos e panfletos com propaganda contra o candidato Fernando Gabeira (PV). Além de 185 adesivos de "Sou suburbano com muito orgulho", os fiscais encontraram 15 panfletos com os dizeres "Gabeira ofende a Zona Oeste" assinados pela associação de moradores de Nova Urucânia. Os panfletos estavam dentro de encartes da campanha de Paes. Em nota, o candidato disse que seu único comitê eleitoral funciona na Avenida das Américas 19.350, no Recreio. E que "não pode se responsabilizar por eventuais manifestações de simpartizantes desta ou de qualquer campanha".
O TRE reforçará a fiscalização para combater a boca-de-urna nas eleições. O objetivo é impedir campanhas negativas orquestradas contra os candidatos no domingo. Segundo o coordenador da Fiscalização da Propaganda Eleitoral do estado, juiz Luiz Márcio Pereira, esse esforço contará com cerca de cem fiscais do Rio e de outros municípios.
(Fonte: O GLOBO)

Militantes de Paes apedrejam carros de eleitores de Gabeira
De Sergio Torres
(Da Folha de São Paulo):

Militantes do candidato do PMDB a prefeito do Rio, Eduardo Paes, atacaram com pedras, por volta das 15h de ontem, carros que passavam com adesivos do adversário Fernando Gabeira (PV) pela avenida Cesário de Melo (zona oeste).
As agressões foram presenciadas pela Folha e comandadas pelo coordenador da campanha de Paes na região, Edmar Teixeira. Ele indicava os carros que portavam propaganda de Gabeira e dirigia gestos obscenos a motoristas e passageiros. Questionado mais tarde, negou ter agido de modo violento. "Quem ataca é o Gabeira, que ofende a zona oeste."
Pelo menos quatro carros foram atingidos por pedras atiradas por integrantes do grupo de cerca de cem militantes.
Eles aguardavam a chegada de Paes para uma carreata por favelas da região. Uma Kombi que trazia um cartaz pró-Gabeira teve a lataria atingida.
Na favela Vilar Carioca, dois cartazes da vereadora reeleita Lucinha (PSDB), principal apoio de Gabeira na zona oeste, foram destruídos. Paes procurou minimizar o acirramento da violência. Segundo ele, "outro dia aconteceu isso em Jacarepaguá [zona oeste]. [Partidários de Gabeira] vieram com cartaz na minha cara". "Mas aí faz parte. Não me faço de vítima. Não fico o tempo todo querendo dar uma de pobre coitado. Gabeira já disputou muita eleição, sabe bem o que é isso."

Ainda há dignidade no ex-PT!

DO BLOG DO NOBLAT:

PT cobra do PT apuração sobre panfletos

De Flávio Tabak
(O GLOBO):

A impressão de três milhões de panfletos críticos à candidatura de Fernando Gabeira (PV) provocou reações dentro do PT do Rio. Depois de ter assumido, na semana passada, o pagamento de R$ 42 mil pela confecção do material, o diretório municipal do partido terá de explicar quem foi o responsável pela iniciativa, além de apresentar os recibos de pagamento à gráfica da Ediouro. A corrente do PT Opção Socialista vai solicitar, por meio de uma representação, a instalação de uma comissão de ética na executiva municipal para apurar a produção dos panfletos.
Segundo Alexandre Rodrigues, ex-presidente estadual do partido e membro da executiva estadual, a direção do PT não fez consulta interna antes de decidir pagar pelo material um valor superior ao destinado pelo PT à campanha do candidato a prefeito derrotado, Alessandro Molon, que recebeu R$ 28 mil. A representação será feita na próxima reunião da executiva, que ocorreria esta semana, mas setores do PT pretendem adiá-la.
— É inadmissível. Tem que haver consulta interna. Essa representação vai exigir a apuração de responsabilidade — disse Rodrigues

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Foi ativada a moderação!

O blog mantém seu espírito democrático, mas informa a seus leitores que em função da irracionalidade de algum - alguns (?) - fanático(s), está acionada a moderação.
Algum imbecil que deve dispor de muito tempo, talvez por ter a sobrevivência garantida de forma inconfessável, resolveu atacar o blog com um repetitivo e maciço bombardeio de reproduções de matérias publicadas originalmente em diversos sítios noticiosos - matérias datadas, relativmente antigas e que versam sobre assuntos amplamente divulgados.
Os "originais comentários" do projeto de hacker foram mantidos democraticamente em posts onde tem alguma contextualização. Contudo, não é razoável permitir que tais "informações" sejam repetidas ad nausean em todos os posts, inclusive os que nada tem a ver com o assunto abordado pelo intruso.
Assim, fica estabelecida a moderação prévia, a princípio até o próximo domingo. O blog espera poder liberar em breve o livre comentário aos seus leitores habituais, que geralmente utilizam o espaço para o que ele de fato serve muito bem, uma saudável interação entre este blogueiro e seus leitores, independente de se estabelecerem consensos ou divergências. Até lá, este blogueiro estará liberando os comentários postados no menor intervalo possível de tempo, dentro de nossas possibilidades.
Certo de contar com a compreensão dos habituais leitores e amigos do Comentários, envio a todos um fraterno abraço.

Do blog do Roberto Moraes

Nosso decano - o Vitor, nosso coordenador-geral, tem mais tempo de estrada mas, apesar de careca, ainda é muito jovem para receber tal título - acaba de informar que a Juíza Márcia Alves Succi emitiu agora há pouco sentença favorável ao candidato a vice na chapa do PMDB, Dr. Chicão absolvendo-o das acusações formuladas pelos advogados da coligação encabeçada pelo PDT e determinando providências para que estes possam responder por "litigância de má-fé". Clique aqui e veja a sentença!

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Baixaria 2

E segue o atentado à ética e o desrespeito ao eleitor. Observando o programa eleitoral da coligação "Coração de Campos" exibido às 13:10 hoje, enquanto almoçava no restaurante do Saturnino, percebi claramente que o tom negativo do debate da noite de ontem - já comentado em posts abaixo - transborda do festival de ataques exibidos na propaganda eleitoral.
Faço parte da direção de um Sindicato - o SEPE - que denunciou incessantemente os equívocos do governo Rosinha no que se refere à educação pública ao longo de toda sua gestão no Estado do Rio. Fizemos isso à época, e não recuamos na avaliação crítica hoje. Mas, sinceramente, não vejo sentido em pautar esse debate num programa de uma candidatura que absolutamente não representa um histórico diferente na relação com a Educação e com os profissionais da educação. Muito me estranha a presença de um professor que conheço, gosto e respeito, o companheiro Claudio Monteiro - eleitor na cidade do Rio de Janeiro - num programa eleitoral para a Prefeitura de Campos!
Com todo respeito aos profissionais envolvidos na produção da publicidade de Arnaldo, qual relevância a gestão de Rosinha na rede estadual tem quando está - ou deveria estar - em pauta o programa de Arnaldo para governar a cidade? Já está provado que causa espécie ao eleitor a tática de buscar a afirmação apontando defeitos no adversário.
A propósito, o SEPE também tem produzido críticas frequentes à gestão de Arnaldo e de seu sucessor no que se refere à SMEC. O Sindicato apresentou aos candidatos no pleito em curso documento com propostas para a educação pública no município. O documento reproduz a pauta de reivindicações de 2003/2004, que o então Prefeito Arnaldo Vianna NÃO implementou. Seu sucessor, eleito pelo seu partido, também NÃO se comprometeu com a pauta apresentada a todos os candidatos em 2004. A gestão da atual Secretária municipal de Educação, militante engajada na campanha de Arnaldo NÃO pode ser considerada melhor, nem pior, do que a gestão de Rosinha e Sérgio Cabral no governo do Estado. Aliás, este último, decantado apoiador de Arnaldo, NÃO apresentou ainda avanços significativos com relação ao quadro herdado de Rosinha, apesar do esforço de negociação implementado pelo ex-Secretário de Educação Nelson Maculan junto ao SEPE. O Prefeito Arnaldo Vianna também NÃO promoveu eleições para diretores de escolas; também NÃO recebia o Sindicato. No único momento de diálogo que o SEPE conseguiu produzir, a audiência foi "arrancada" após um conjunto de diretores terem "acampado" no hall do centro administrativo da Prefeitura, antigo CESEC, e se recusado a sair dali sem serem recebidos pelo Prefeito Arnaldo. Se não me engano, alguns diretores que hoje se manifestam no programa eleitoral do candidato do PDT lá estavam, devem se lembrar disso!
Mais oportuno e útil, seria Arnaldo utilizar seu programa para falar de suas propostas para a Educação, reafirmar publicamente os compromissos assumidos com o SEPE Campos e com a categoria, caso seja eleito prefeito. Mesmo comportamento esperamos de Rosinha, que também recebeu o documento com a pauta de reivindicações.
É lamentável o estado da Educação na rede municipal, legado da correligionária de Arnaldo Vianna, que o vencedor do pleito vai encontrar. Não esperamos dos candidatos lavagem de roupa suja sobre equívocos de parte a parte em gestões passadas, mas compromissos para avançar ao longo da próxima gestão.

Nota do SEPE Campos

COMUNICADO

O SEPE/Campos informa que frente ao processo eleitoral em curso não deliberou qualquer tipo de apoio político a nenhum dos candidatos envolvidos na disputa. Inclusive, no 1º turno quando duas diretoras deste sindicato concorreram ao pleito, não houve qualquer deliberação de apoio formal a qualquer dos (as) candidatos (as). O SEPE/Campos enviou a todos os candidatos um conjunto de propostas para a educação pública no município, tendo discutido o conteúdo de tais propostas com todos que aceitaram o convite para tal. Esse documento continua a nortear a expectativa de nossa entidade com relação à gestão do (a) prefeito (a) eleito (a).
Outrossim, esclarecemos que qualquer manifestação de diretores (as) do SEPE/Campos e do SEPE/RJ em favor de qualquer candidatura representa legítima manifestação cidadã dos mesmos sem, contudo, refletir opinião desta entidade. Reafirmamos, ainda, que mantemos uma avaliação crítica das políticas públicas implementadas na última década tanto pela Secretaria de Estado de Educação, quanto pela Secretaria Municipal de Educação de Campos.

A Direção

O efeito Mocaiber

Desde a última quinta-feira, há um debate candente sobre o significado da vantagem imposta por Rosinha sobre seu adversário Arnaldo Vianna na última pesquisa do IBOPE. É freqüente ouvir declarações de eleitores do candidato do PDT contestando os números da pesquisa, incrédulos frente ao desgaste acumulado pelo Deputado que até poucos meses desfrutava de inegável popularidade em todas as camadas sociais, até então superando inegavelmente o eleitorado de Garotinho, ou do PMDB, que mantinha uma respeitável base, sempre acima de 30%, mas com dificuldades em agregar elitores para superar essa margem em disputas eleitorais com 2º turno.
O que explicaria o novo quadro onde Arnaldo caminha para uma derrota nas urnas mesmo após garantir a sua até recentemente improvável participação no 2º turno?
A simples presença da Governadora em pessoa na disputa eleitoral? Acredito que não. Obviamente isso tem um peso junto ao eleitorado fiel a Garotinho, a própria Rosinha e a seu grupo político. Mas as pesquisas – e o resultado do 1º turno – apontam claramente para o crescimento de Rosinha em segmentos onde ela até então não tinha boa penetração. E por que isso se dá? Pela presença de figuras como as dos Drs. Chicão Oliveira – candidato a vice na chapa encabeçada pelo PMDB – e Paulo Hirano, entre outras referências na classe média em sua campanha? Um pouco.
Contudo, o que está por trás desse contexto onde Rosinha conseguiu capturar para sua candidatura a imagem da mudança – apesar de toda sua experiência em administrações públicas, inclusive na local?
Na opinião do blog, o que está por trás da virada no quadro eleitoral da cidade – de forma até surpreendente se considerarmos o quadro dos últimos anos, quando vicejou o anti-Garotismo (sobre o que petendemos comentar em breve) – é o que podemos chamar de efeito Mocaiber.
O desgaste, determinado pelos acontecimentos da Operação Telhado de Vidro, atingiu em cheio Arnaldo. E este, diga-se de passagem, tão acostumado a disputar recentemente eleições com a estrutura da máquina, ficou refém da proximidade com esta e herdeiro do desgaste do Prefeito. Para ser o candidato do staff, Arnaldo abdicou da independência contra seu “amigo”, que até receber a visita do avião da PF intencionava concorrer com ele e disputar a reeleição!
Ao contrário de Garotinho, que trabalha sempre com pesquisa, Arnaldo, ainda com o registro provisório, se expôs muito ao exibir-se publicamente com seu “amigo”.
Pesquisas mostram que o índice de rejeição ao Prefeito é devastador. Enquanto Arnaldo insiste em dizer que não participou deste governo, vários dos atuais secretários atuam com afinco na sua campanha. Por que será?
Esta relação estreita com Mocaiber, faz com que Arnaldo sofra hoje esse desgaste de forma bem mais intensa do que a presença de Garotinho desgasta Rosinha. Até porque, quem faz pesquisa, age de forma preventiva para neutralizar “pontos fracos”.

Pega na mentira!

Leitor do blog do Roberto Moraes identifica "deslize" de Arnaldo Vianna no debate. Ou seria mesmo um desvio de conduta? Leia aqui, e tire suas conclusões!

Blog faz denúncia!

O bloguinho segue operando improvisado com o Oi conect fast, porque o sinal do Oi Velox está morto desde as 22:30. O problema na instabilidade do sinal já persiste por mais de 15 dias.
O blogueiro já acumula protocolos de atendimento e até visita de suporte técnico já recebemos - lamentavelmente em momento em que a conexão estava acessível, porém constatando que não há problema algum com nossa linha!
Acho que vou ter que recorrer à ANATEL, ao Procon e aos operadores do Direito.
Isso é Brasil!!

Blog recebe denúncia

Comentarista anônimo encaminha ao blog a seguinte denúnica, com o pedido de publicidade à mesma:

Fabio já pedir ajuda ao Claudio e peço a sua ajuda também se póssivel. Na localidade de Conselheiro Josino no bairro do barro vermelho existe uma caixa d'agua comunitaria e desde ontem estamos sem água, as pessoas estão dizendo que a pessoa que toma conta da bomba falou que se o seu candidato não ganhar a eleição ira cortar a água de todos (...)

O blog não tem como confirmar a veracidade da situação, mas fica aberto o espaço para os responsáveis pelo abastecimento d'agua na citada localidade possam se manifestar. Faço também um apelo para que os fiscais do TRE possam checar se há alguma exploração eleitoreira de um seviço público

Deixam a desejar

Este blog compartilha de opiniões apresentadas por outros blogueiros sobre o debate da noite de ontem, que seguiu até as "considerações finais" numa linha de ataques mútuos e acusações de parte a parte sobre corrupção, mentiras, cinismo e outras condutas desabonadoras. O Ricardo André declarou: "creio que ambos têm razão".
Já Roberto Moraes observou: "Os candidatos estão esquecendo que caminharam juntos na política por mais tempo do que aquele que os separam(...)"

Muito embora haja quem diga que ataques e baixarias deram o tom de diversos debates em diversas cidades onde a Record promoveu debates nesta noite, ficou patente em várias perguntas trocadas entre os candidatos e em respostas de ambos, o desconhecimento sobre dados e informações fundamentais sobre a cidade. Ainda ontem conversava com alguns amigos na Potenza e um deles fez menção ao alto nível dos debates entre Obama e Maccain, com os dois candidatos dominado amplamente uma vasta gama de informações sobre a sociedade americana, um enorme contraste com o debate nesta planície. A bem da verdade, nos últimos 3 pleitos locais - 2004, 2006 e 2008 - o candidato que me pareceu ter melhor se preparado em termos de conhecimento e informações sobre indicadores sócio, geográficos, estatísticos e econômicos do município foi Geraldo Pudim.
Antes de ser acusado de ter me "vendido" para este Deputado, lembro que não votei nele em nenhuma das ocasiões, tampouco para a Câmara Federal - é público que ajudei a coordenar a campanha do companheiro Chico D'Angelo, com quem continuo colaborando, no município - nem mantenho relações políticas com o parlamentar do PMDB. Apenas observei que ele teve tempo e se preparou para o cargo que intencionava ocupar, ao contrário da impressão que tenho dos candidatos hora envolvidos na disputa. Como disse o Roberto Moraes agora há pouco em seu blog:
Enfim, estes são os candidatos selecionados pelos partidos e pelos eleitores. Respeitemos, pois, estas escolhas, mas o blog não pode deixar de dizer: Campos merece mais!

Sobe um pouco o nível no 3º bloco!

Este bloco não foi comentado em tempo real em função da queda na conexão do serviço Oi Velox - algo recorrente nos últimos dias e que voltou a se verificar hoje ao longo de toda a tarde e após as 22:00!

Melhorou um pouco o nível do debate neste momento com as perguntas formuladas pelas jornalistas da Record orientando a discussão que nesse momento se aproximou mais de temas de interesse da sociedade campista, em especial da economia local. Foram abordados os setores sucro-alcooleiro e ceramista. Finalmente os candidatos apresentaram propostas ao assumirem compromissos com estes setores produtivos. Espero que os interessados tenham registrado as propotas a serem cobradas!

domingo, 19 de outubro de 2008

Debate: segue lamentável!

No segundo round - termo apropriado pela agressividade apresentada pelos candidatos - estes seguem trocando acusações e fazendo referências a desvios de conduta de parte a parte em experiência de ambos na administração pública. Perigam transformar o debate em uma vitória dos que pregam o voto nulo!
Arnaldo surpreendeu apresentando-se mais relaxado no início do segundo bloco. Pressionada, Rosinha perdeu a habitual naturalidade no vídeo e pareceu um pouco nervosa.
Contudo, ao longo do debate, houve uma inversão na postura. Arnaldo perdeu a tranquilidade, se embaraçou com o discurso e saiu da linha "paz e amor" quando questionado sobre critérios na administração do dinheiro público. Sintomático? Sua pergunta sobre o comando da guarda civil municipal no governo de Rosinha foi cretina, lembrou Feijó no último debate do 1º turno. Sua ironia deve ter agredido muitos telespectadores. Justificou a acusação de cinismo que Rosinha havia feito a ele.
Garotinho foi tão citado que quase rouba a cena dos debatedores.

Debate: cai o nível

Terminado o primeiro bloco do debte da Record entre os candidatos à Prefeitura de Campos, constata-se que o nível não é bom.
Frente a perguntas espinhosas apresentadas pelas jornalistas da emissora, os candidatos trocaram acusações e insistiram em discutir a condição eleitoral de Arnaldo, o que não me parece ser o assunto prioritário na oportunidade.
Rosinha, acostumada ao vídeo e boa comunicadora se sai bem, mas, provocada por Arnaldo, tropeçou ao cair na armadilha da pergunta referente à Educação, calcanhar de aquiles de sua administração no Estado. Em seu governo não foram contratadaos 25 mil professores como ela declarou! Oxalá, caso ela se eleja prefeita, possa dialogar com a sociedade civil e proceder de forma diferente no que se refere a este assunto.

Lindberg 2010?

Do blog do Flávio Loureiro, carioca, dirigente do PT e jornalista dos bons, um interessante texto narrando um recente encontro dele como Prefeito reeleito de Nova Iguaçu, sobre o futuro político deste, que é a grande estrela do PT fluminense hoje.
Clique aqui e confira!

BRASIL campeão e GOYTA na briga!

Acabou agora a final da Copa do Mundo de futsal e o Brasil finalmente retoma seu lugar de direito pela qualidade de seu escrete: a hegemonia mundial deste esporte!
Apesar da brilhante atuação do goleiro espanhol Luis Amado, que fez 19 defesas no jogo - algumas com extremo grau de dificuldade e alguns "milagres" - e da boa vontade do árbitro húngaro - que além de ter poupado os espanhóis de cartões amarelos em pelo menos dois lances, ainda queria contar os penaltis quando todo ginásio já comemorava o título após o penalti defendido por Franklin - o Brasil chegou ao título. Nosso quinteto esteve sempre na frente, teve mais posse de bola, mais volume de jogo, mais lances de gol, mas precisou ir aos penaltis após o empate em 2X2, graças a força de marcação e a frieza dos espanhóis, que conseguiram empatar a partida em momentos decisivos para eles. mas se a Espanha tem Amado, o Brasil tem Franklin, que saiu do banco para defender duas cobranças e fazer com que, desta vez, o Brasil sorrisse no fim. Ironia do destino, o penalti decisivo foi desperdiçado por Marcelo, brasileiro naturalizado espanhol.

Já o Goyta, segundo informações dos parceiros da REDE BLOG, venceu o Nova Iguaçu na baixada (1X0) e joga sua sorte contra os tais "Tigres" na quarta-feira. Este blogueiro pensa que é necessário que a diretoria do Azul mova céus e terras para trazer o jogo para o Arizão. Se vencer, o Goyta vai aos 7 pontos e cola nos felinos da baixada que tem 8, voltando para briga. Dá-lhe Goyta! Pra nós nada é fácil.

Saulo esclarece

Em comentário ao post Ainda pagando pra ver!, o jornalista Saulo Pessanha observa a este blogueiro a impertinência da referência à insistência de sua parte no que se refere a hipotética e improvável vinda de Lula a Campos para comício de Arnaldo Vianna (PDT).
O blog acata a observação, pede desculpas publicamente ao Saulo, mas reafirma que observa sim insistência em plantar a notícia de um engajamento direto do Presidente na campanha da coligação "Coração de Campos", o que não corresponde a verdade dos fatos. No caso, quem insiste em vender gato por lebre para a opinião pública é o próprio candidato.

Morre Hércules

O Professor Hamilton Garcia, por e-mail, comunica o blog da triste notícia do falecimento do líder sindical Hércules Corrêa, nome histórico das lutas populares no Brasil:

Morreu ontem [17/10], aos 78 anos, em conseqüência de um AVC, o líder comunista e sindicalista Hércules Corrêa*, fundador e dirigente do CGT (Comando Geral dos Trabalhadores) entre 1961 e 1964 e membro do Comitê Central do Partido Comunista Brasileiro até l989, com quem tive a honra de militar durante os anos 1980. Na clandestinidade desde o golpe militar, sob o codinome de "Macedo", Hércules fugiu para o exterior (Moscou) depois de escapar de maneira sensacional de uma perseguição policial em 1975, quando os militares, diante da derrota eleitoral de 1974 e da vitalidade do PCB, resolveram dizimar o partido prendendo, torturando e assassinando seus dirigentes. Na ocasião, ao ser colocado, sob a mira de revólveres, numa operação clandestina da repressão, desferiu um soco no estômago do policial à paisana que o forçava a entrar num fusca e saiu correndo pelas ruas de Madureira gritando por socorro pois estaria sendo assaltado: acuados pelos transeuntes, os seqüestradores fugiram com medo da reação popular.
Apesar da pouca instrução, da militância sindical e da formação política com base nos velhos manuais stalinistas, Hércules se destacou pela independência política e intelectual que lhe valeu a desconfiança de companheiros, como Prestes, que conduziam o partido a manu militari, ficando no ostracismo até seu retorno ao Brasil pela anistia de 1979.


FOTO: arquivo digital do IFCS/UFRJ