quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Impagável

DO BALAIO DO KOTSCHO
Inusitada analogia utilizada pelo cantor Zezé de Camargo, em entrevista a Ricardo Kotscho relatada em seu blog. O sertanejo se referia a um cisto que, localizado entre suas cordas vocais, atrapalhava sua performance nos últimos tempos:

"Sabe a xoxotinha? Pois, então, é a mesma coisa: se tem um obstáculo, que é o cisto, não se consegue juntar os dois lados…"

Após cirurgia com um dos maiores especialistas do país e com a voz plenamente reestabelecida, o filho de Francisco está lançando disco novo e prepra-se para por o pé na estrada em turnê com o irmão Luciano.

Sem luz

Estive ontem à noite no Palácio da Cultura para reunião do Conselho Municipal de Cultura - que não ocorreu por conta da ausência de quórum.
O local estava em plena ebulição, sendo organizado para o Festival Ampla de Educação e Cultura, evento cultural patrocinado pela concessionária de energia elétrica aberto na noite de ontem com show de Moraes Moreira - veja aqui no Urgente a Programação completa do evento.
O fato inusitado era que os trabalhadores responsáveis pela adaptação do espaço corriam contra o tempo utilizando um gerador. A organização do evento patrocinado pela Ampla foi atrapalhada por... falta de energia elétrica!

Breve comentário sobre a conjuntura política local.

Observando comentários em posts de outros blogs locais percebo que, passado o momento eleitoral, o véu do anonimato continua servindo a qualquer tipo de idiota, ou de mau-caráter!
Há muito açodamento nos comentários sobre o futuro governo. Alguém realmente acreditava que, eleita, Rosinha abriria mão de trabalhar com pessoas de sua confiança, que sempre estiveram com ela, historicamente e na sua campanha?
Ela montaria uma equipe de "notáveis" que não são de sua relação e não fizeram sua campanha?
Não é assim na política! E muitos dos "comentaristas anônimos" não são ingênuos. Agem assim para antecipar uma crítica que, cegamente, já optaram por fazer ao governo que só se inicia em janeiro. Deveriam ter o bom senso de esperar e observar, ou, se for questão de "fé" ou de visionarismo, ao menos aguardar o momento certo!

É da índole...

Esse cidadão é um excelente jogador, diria brilhante...
Antes da partida de ontem, entre Botafogo e Estudiantes, dizia ao meu amigo Gutavo Manhães - botafoguense fanático - que ele poderia ser o inferno na vida do alvinegro.
Mas juro que me referia ao seu talento e recursos técnicos, que aliás, pelo que li, foram fundamentais para decidir a partida na primeira etapa. Não precisava o resto!
Aí, sou chamado de "passional" ou acusado de protagonizar "patriotadas", mas o fato é que, em geral, atletas portenhos, mesmo os mais brilhantes, tendem a comprometer seu desempenho nas quatro linhas com péssimo comportamento.
Não sou xenófobo, nem desprezo o valor dos hermanos. Gosto de Borges, de Piazzola, admiro a tenacidade dos argentinos em defesa de sua cidadania e tenho curiosidade por conhecer o país vizinho.
Mas o fato é: o personagem em destaque não tinha o direito de comprometer o espetáculo, e a sua própria atuação com catimba e milongas desnecessárias, forçando o próprio treinador a substituí-lo, e ainda provocando a sofrida torcida alvi-negra. Comportamento lamentável e criticável sim! Felizmente Messi parece não seguir esse caminho. Tomara que o novo astro da bela escola portenha não siga estes maus exemplos, a começar pelo novo "comandante"!

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Momento histórico!

A charge do Duke me fez lembrar da noite de ontem, quando eu e os amigos Gustavo Lopes, Nelson Crespo e Jocélio Cardoso paramos o papo quente no Terapia's para acompanhar por um canal noticioso o momento histórico!

Obama


Clique aqui, e leia, do blog do Noblat, o discurso de Obama após a confirmação de sua eleição.

terça-feira, 4 de novembro de 2008

O drama da educação infantil

Se alguém aí não viu o CQC e ficou curioso com a questão formulada pelo blog na madrugada de hoje, esclarecemos que uma das poucas coisas que Campos tem com Curitiba - apesar do orçamento que permitiria semelhanças também nas coisas boas - é a carência de vagas em creches para atender a demanda de mães trabalhadoras dos municípios!
O problema já foi destacado aqui no Comentários e chama atenção de pesquisadores das políticas sociais em Campos, do Ministério Público e do Conselho Tutelar. Na audiência pública para discutir o projeto de Lei Orçamentária enviada à Câmara por Mocaiber, os Vereadores Geraldo Venâncio, Dante e Nelson Nahin afirmaram que o tema foi recorrente nas reivindicações das comunidades por onde eles passaram na recente campanha eleitoral.
Dados do Diagnóstico das condições socioeconômicas da infância e juventude de Campos dos Goytacazes produzido pelo Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional da UFF em Campos, gentilmente enviados por e-mail pela minha amiga Ana Maria Almeida, a Aninha, Professora da Universidade:

Total de matrículas na creche (rede pública e privada, em 2003): 3.172
Deficit bruto de matrículas em creche: 25.405
Matrículas na pré-escola e CA (rede públ. e privada, em 2003): 22.664
Deficit de matrículas na pré-escola e CA: 5.213


Pois é, até os números de Campos não são tão diferentes dos da capital paranaense, onde, segundo a reportagem do CQC, dados do MP local apontam para uma demanda de cerca de 45 mil crianças sem educação infantil!
A foto acima é do Phillipe Moacyr, repórter fotográfico d'O DIÁRIO. Retrata a creche de Morro do Coco, cuja cozinha teve o teto desabado no dia 13, suspendendo o funcionamento da unidade.

Fusão

No traço do Frank!

Campos & Curitiba

Vc assistiu ao CQC agora há pouco?
Se não, ao menos você sabe que a capital paranaense é uma cidade muito diferente da nossa "predileta do luar" no que se refere às políticas públicas, OK?
Pois bem. Alguém arrisca o palpite sobre um grave problema que as duas cidades tem como ponto em comum - além do formidável orçamento - conforme denunciou o Rafinha Bastos no proteste já de hoje?
O blog volta ao assunto logo mais!

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Em algum lugar do passado...


Post do Vitor Menezes no Urgente comenta a foto acima, de César Ferreira para aquele blog - leia aqui - durante coletiva de Rosinha hoje à tarde na Villa Maria.
Ele menciona uma provável reminiscência do Governador, dos tempos em que exercia o seu primeiro mandato como Prefeito de Campos, vale conferir.

Deixaram chegar...

Agora aguentem!
Já me resignei aqui no Comentários com relação ao destino do Mengão no Brasileirão. Me darei por satisfeito com a classificação para a Libertadores, dado os altos e baixos do meu time.
Mas não acho que o Palmeiras, mesmo com o chorado gol de Léo Lima - pretensiosamente classificado por ele como o "gol do título" - nos últimos minutos, seja o favorito com a queda de rendimento do Grêmio.
O tricolor paulista tem um time inferior ao de 2007 e bem inferior ao de 2006. Mas, além de manter a excelente estrutura, ascendeu na hora decisiva no equilibrado campeonato e tem uma seqüencia de jogos mais favorável que o time de Luxemburgo que enfrenta Grêmio e Flamengo, ainda com chances matemáticas de chegar ao título, em confrontos diretos. Apenas um dos adversários do São Paulo está acima da 10ª colocação. Três estão na zona do rebaixamento! Além disso, nas últimas rodadas o "apito amigo" já mostrou sua boa vontade com o clube do Morumbi. O mais novo vereador do DEM paulistano se articula muito bem nos bastidores, é discípulo de Nabi Abi Chedid.
Deixaram o bi-campeão chegar, tá com pinta de tri!

Equipe de transição

O Urgente publicou na tarde de hoje a equipe de transição anunciada por Rosinha em coletiva na Villa Maria, onde os indicados vão trabalhar. Leia aqui.

A relação dos indicados é:
- Chicão (vice-prefeito eleito) - Saúde

- Roberto Henriques (vice-prefeito) - Interlocução com o governo

- Geraldo Pudim (deputado federal) - Levantamento de dívidas com a União

- Paulo Hirano (médico) - Saúde

- Edson Batista (vereador-PTB) - Saúde e interlocução com a Câmara

- Nelson Nahim (vereador-PMDB) - Interlocução com a Câmara

- Kelinho (vereaedor-PR) - Interlocução com a Câmara

- Roseli Pessanha (advogada) - Levantamento da situação jurídica

- Mauro Silva (jornalista) - Comunicação

- Suledil Bernardino (professor) - Levantamento de dívidas e contratos

- Maria Auxiliadora Freitas (professora) - Educação

- Paulo Sanguedo (professor) - Levantamentos do Fundecam e Fundecana

- Marcos Soares - Projeto de Verão do Farol de São Thomé

- Ivan Machado (médico) - Saúde

- Magno Prisco (Maguinho, ex-jogador) - Esporte

- Álvaro Oliveira (advogado) - Levantamento de situação jurídica

- Avelino Ferreira (jornalista) - Cultura

- Tom Zé - Levantamento das Obras

Corrida de campeão

Vou discordar de meu amigo Xacal - coisa que não é comum! Lewis Hamilton, na minha modesta opinião não é um "fora-de-série" da estirpe de "(...)Michael Schumacher, Senna, Fangio, Gilles Vileneuve, Nikki Lauda, por exemplo(...)" - fora-de-série é sua namorada a Pussycat Nicole Scherzinger...
Sem dúvida o inglês é excelente piloto, e seguirá em evidência nas próximas temporadas, como nas duas últimas. Mas sua vantagem - ou desvantagem - tem sido mínima, para ser mais preciso: 1 ponto. Bafejado pela sorte ontem ou penalizado pelo revés em 2007, esteve nas duas temporadas no nível de seus oponentes Raikkonen, Massa, Alonso. Ainda que sua equipe viva melhor momento e tenha lhe oportunizado vantagens operacionais sobre os outros concorrentes nessa temporada. Os fenômenos das pistas, Senna, Piquet, Niki Lauda, Prost, Schumacher, só protagonizavam equilíbrio quando atuavam na mesma equipe. Em vantagem, como teve Hamilton, sobravam.
O prodígio de Ron Dennis ainda precisa provar nas próximas temporadas as qualidades cultivadas no "laboratório" da McLaren para merecer os adjetivos d'A TroLha.
Já Felipe Massa fez uma corrida de campeão e provou que pode fazer a galera brazuca voltar a ter alegrias com a F-1.

ATUALIZAÇÃO EM 04/11 às 00:20
O sempre atencioso e gentil Dr. Flávio Mussa nos cobra - com razão - a inclusão do lendário Emerson Fitipaldi na nossa lista dos "fenômenos" das pistas. Na verdade, sem querer posar de muito jovem, a omissão se justifica pelo fato de que não tivemos a oportunidade de acompanhar os títulos de Emerson na idade da razão. Minhas memórias dos domingos de F-1 - inclusive do fatídico GP da Itália - estão vinculadas a Piquet e, sobretudo, a Senna; e a seus adversários contemporâneos (faltou também citar Nigel Mansel).

Em tempo, quero dizer que respeito, mas discordo do "voto de silêncio" do Caro Dr. sobre política. Vinha sendo uma voz corajosa e qualififcada no debate nesta blogosfera!

Voltando ao GP do Brasil de domingo, veja aqui o que disse o jornal espanhol AS sobre a ultrapassagem de Hamilton sobre Glock.

domingo, 2 de novembro de 2008

Fazendo fé!


No traço do Amarildo,

Acabou

O sonho da torcida de conquistar o hexacampeonato brasileiro. Após uma convincente vitória contra o bom time do Coritiba, e de um bom início de partida, o Flamengo deixou o fraco time da Portuguesa reagir e virar a partida em pleno Maracanã. No desepero, através de um gol de Maxi - que entrou bem na partida - o time chegou ao empate (2X2), mas praticamente dá adeus as chances de título.
Se acertar o pé, o time pode buscar ainda uma classificação para a terceira Libertadores consecutiva, mas vai precisar parar de perder pontos preciosos em casa. Nos últimos jogos, o pior desempenho do clube tem sido no Maracanã.
O técnico Caio Jr. parece que não conseguiu mesmo arrumar o time após as contratações feitas na janela de transferências.
A torcida mandou ele pro Japão!