sábado, 31 de janeiro de 2009

Nostalgia rubro-negra

Não consegui ainda ver uma partida do Mengão no Cariocão, que segue para sua terceira rodada. Na última quinta estava na estrada enquanto o time superava com dificuldades o Bangu em Volta Redonda. Melhor assim, porque uma virada do rubro-negra nos últimos cinco minutos de partida é uma ameaça à um hipertenso passional!
Pelo que li e ouvi, apesar do aproveitamento de 100% nas primeiras rodadas e de boas peças no elenco, o time ainda não encontrou sua melhor formação.
Assim, a identificação desta "seleção" dos melhores jogadores que fizeram história no clube da Gávea (clique em cima da imagem para vê-la em tamanho real) enche de nostalgia o rubro-negro que pode ver jogar ao menos alguns dos craques escolhidos pela Revista Placar na seleção enviada gentilmente pelo amigo e colaborador Gustavo Lemos.

ATUALIZAÇÃO às 09:54
1) Eu, particularmente, tive o imenso prazer de ver em ação nove dos craques eleitos. E oito deles (Raul, Leandro, Mozer, Júnior, Andrade, Adílio, Zico e Nunes) foram responsáveis diretos pela conversão do então pequeno Fábio à rubro-negra. O excelente Aldair, que também pude ver em campo, é de uma geração mais recente. O "Divino Mestre" Domingos da Guia e o genial Mestre Zizinho não tive o prazer de ver jogar, mas conheço bem o registro de seus memoráveis feitos.

2) Sugestão de um genial "banco" para compensar a ausência de maravilhosos craques na ilustração: Garcia (Julio César), Rondineli, Juan, Zagallo, Carlinhos, Nelsinho, Evaristo de Macedo, Dida, Leônidas da Silva e Romário.

ATUALIZAÇÃO em 01/02 às 11:15
Em comentário ao post o Sandro me lembra em tempo de mais dois monstros que não podem faltar na galeria dos craques rubro-negros. Disputam posição no "time dos sonhos" e, na pior das hipóteses, tem lugar cativo no banco de luxo que comecei a relacionar: o lateral Jorginho - hoje auxiliar técnico da seleção canarinho - e o bom baiano Bebeto!

"Beijinho maneiro hein?"

Para inspirar o sábado esse belo e romântico sambinha.

P.S.:O blog manifesta sua expectativa pelo pronto reestabelecimento do nosso carismático Zeca.

Artigo

Em função de problemas relacionados à agenda do blogueiro e à recepção do texto por e-mail, excepcionalmente atrasamos a publicação do artigo semanal do Marcel Cardoso que, finalmente, manda seu recado abaixo.

Passando a limpo

Anistia é o ato pelo qual o poder público declara impuníveis, por motivo de utilidade social, determinados delitos, em especial de cunho político, declarando nulos os efeitos de possíveis condenações. No Brasil, a luta contra a ditadura militar, ganhou nos anos 70, a bandeira da anistia livre e irrestrita para aqueles que participaram de atos contra o governo, com participação de vários segmentos como: mulheres e homens, estudantes, intelectuais, religiosos, trabalhadores das fábricas e do campo, artistas, advogados, familiares de presos políticos e dos mortos e desaparecidos políticos.
A lei da anistia foi sancionada no Brasil, no ano de 1979, e prestes a completar 30 anos deixou livre torturadores e assassinos, que em nome da ditadura, perseguiram, torturaram e mataram inúmeros brasileiros que defendiam a liberdade, o direito ao voto, a imprensa, a cultura. Da mesma forma que anistiou os “criminosos”, assim denominados pela ditadura, isentou os torturadores dos seus atos. Não se prende quem cometeu atos contra o governo militar, mas também não pune quem praticou atos covardes e desumanos.
A Declaração dos Direitos Humanos, assinada pelo Brasil, declara como crime imprescritível atos de tortura. No Brasil, até hoje, nenhum torturador foi, pelo menos julgado, que dirá condenado. Os arquivos da ditadura não foram abertos até hoje, apesar da forte pressão de grupos e entidades de movimentos sociais, como Tortura nunca mais, UNE, ABI e outras.
É de suma importância para a história do país, para a construção de uma nova sociedade, que os arquivos sejam abertos, que os torturadores sejam julgados por seus atos. As famílias que perderam filhos, maridos, pais, esposas, irmãos em nome da redemocratização do país, têm o direito de saber os que fizeram com seus filhos, de que atos eles foram culpados. Elas possuem o direito de “enterrar seus mortos”, o que nem isso a ditadura permitiu, ao colocá-los em valas comuns, como indigentes.
Escrever um novo capítulo na história do Brasil, passa pelo direito de sabermos o nosso passado, para que os erros não sejam cometidos. Para existir história, tem que existir verdade.


Marcel Cardoso cursa Licenciatura em Geografia no Instituto Federal Fluminense (antigo CEFET Campos). Presidente do Diretório Central dos Estudantes da mesma instituição, é também Diretor de Extensão Universitária da UEE / RJ.

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Ventríloquos?

Causam surpresa as declarações do sindicalista Helio Anomal na edição de quarta-feira da Folha da Manhã.
Por duas razões:
A primeira diz respeito à suas credenciais para falar em nome do Diretório Municipal do PT. Seria a assunção pública da lógica das "garrafinhas", segundo a qual fala quem manipula um número maior de membros do Diretório? (Mas com a desfiliação do Dr. Makhoul ele ainda manipula uma maioria das "garrafas"?) Seria a pomposa condição de ex-candidato derrotado a vice-prefeito em uma composição eleitoral desastrosa para o partido? Independente dessas hipóteses, vale lembrar que o Presidente do partido ainda é Hugo Diniz. A ele caberia se pronunciar publicamente em nome do partido. Aliás o presidente da legenda anda sumido desde que Garotinho denunciou possíveis irregularidades na Fundação Zumbi dos Palmares, no período em que o PT indicou o gestor da Fundação.
Quando Helinho fala, faz papel de boneco do ventríloquo de Hugo ou seria vice-versa?
Vale lembrar que, além do Presidente, o DM do PT agora também tem um Vereador, o Renato Barbosa. A meu juízo, cabe a ele e ao Presidente do Diretório falar pelo partido.

A outra razão que causa estranheza é a declaração pública - em um jornal de grande circulação - de que o(?)petista "(...)ensaia nova dobradinha com o deputado pedetista [Arnaldo Vianna] para 2010."
Ora, a bancada do PT/RJ na Câmara Federal é composta por cinco deputados. Com que lógica, há mais de um ano das eleições de 2010, sem saber se o PT estará aliado ao PDT por decisão da convenção partidária, o Sr. Helio dá publicidade a intenção de se aliar eleitoralmente a um Deputado, candidato à reeleição por outro partido?

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Belém Expandida em Atafona

O Tonico Baldan convidou e este blogueiro vai estar na próxima sexta-feira no Balneário de Atafona, onde, sempre na vanguarda das ações em defesa da sustentabilidade e engajado nas mobilizações pela cidadania, o CNFCN promove o Fórum Social do Norte Fluminense 2009. O evento se vincula ao 9º Fórum Social Mundial - Amazônia 2009. Sediado em Belém, o Fórum propõe interagir em rede com encontros como o de Atafona, caracterizando a proposta da Belém Expandida.
Segundo a divulgação do evento, o FSNF, que se instala na quinta-feira dia 29 e se estende até domingo (01/02), "será um espaço aberto de encontro plural, diversificado, não-governamental e não-partidário, que estimulará o debate, a reflexão, a formulação de propostas, a troca livre de experiências e a articulação entre todos os participantes, individuais ou de entidades e movimentos da sociedade civil."
Na Programação, sempre das 16:00 às 22:00, debates, oficinas e atividades culturais.
Até lá!

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Fofoca política?

Segundo alguém que me é muito cara, o título da nota não seria adequado, visto que, na sua concepção, fofoqueiro é quem inventa inverdades sobre terceiros. Assim, sob seu ponto de vista, o blog seria apenas "bem informado", ou "atualizado"!
Isso porque ficamos sabendo que na noite de sábado, em um restaurante do Farol de São Thomé, importante quadro do PMDB e do governo municipal, da cozinha dos Garotinho, teria anunciado em uma mesa onde jantava grupo amplo, e sem preocupações com discrição, a ida do Comandante para o PTB, acompanhado de grande conjunto de correligionários, excluindo apenas os membros do clã com mandato - Rosinha, Clarissa e Nelson Nahin - além do deputado Geraldo Pudim, por motivos óbvios.
Será "fofoca" ou informação de cochia?

ATUALIZAÇÃO em 28/01 às 00:53 para correção ortográfica após socorro de meus "anjos-da-guarda". Valeu queridos!

Ótima Notícia!

Vem do blog do meu amigo Cláudio Andrade (leia aqui) a melhor notícia da manhã!
O desclassificável parlamentar Jorge Babu foi expulso Partido dos Trabalhadores na noite de ontem por decisão da Executiva Nacional, conforme anunciou o Presidente do partido Ricardo Berzoini, que aliás devia há algum tempo uma declaração corajosa e sensata como esta. Só espero que os companheiros do DR-RJ não se borrem todos com a sábia e tardia decisão!
A medida é algo que dá alento aos que ainda acreditam no PT das origens e no papel histórico da legenda que o governo LULA honra, apesar dos aloprados.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Mais Tim

E por falar no saudoso Tim Maia, algumas curiosidades do excelente DVD Tim Maia In Concert:

SUPERSINCERO?
Trecho do depoimento de Léo Jaime no encarte do DVD:
"Ah, Ele apareceu em todos os shows em que fui assistir. E foram muitos."

PÉROLAS DE TIM
Falando sobre seu êxodo p/ os EUA aos 17 anos:
"Já cantava aqui. Roberto Carlos já tinha saído do meu conjunto pra fazer a vida dele sossegado. Sozinho, ganhava muito dinheiro."

"Olha o livrinho, tá aqui![Mostra o livro O negro no mercado de trabalho, com cartuns de Maurício Pestana, publicado em 1986] 'O negro no Brasil não tem trabalho.' Nós não temos chance pra nada. Se não fôssemos cantores e jogadores de futebol, Uh! Ia ficar ruim pros preto no Brasil."

ATUALIZAÇÃO em 27/01, às 10:02, para contextualizar a primeira "pérola" de Tim.

Você

Estava agora mesmo vendo este vídeo no DVD. Adoro esta música!!! E me soou tão atual! Melhor não falar mais nada...
Fiquem com o nosso eterno síndico

E muito boa noite pra vcs!

MPF PEDE A PRISÃO DE MOCAIBER

DO BLOG DO ROBERTO MORAES

O Comentários repercute notícia postada agora há pouco pelo Roberto reproduzindo conteúdo do sítio do Ministério Público Federal:

"MPF/RJ pede prisão e denuncia ex-prefeito de Campos"

“Mocaiber esteve envolvido em desvio de verbas da saúde"

O Ministério Público Federal em Campos (RJ) pediu a prisão preventiva e ofereceu denúncia contra o ex-prefeito Alexandre Mocaiber por seu envolvimento em um desvio de verbas do Programa de Saúde da Família (PSF). As irregularidades foram investigadas na Operação Telhado de Vidro, que, a partir de escutas telefônicas autorizadas pela Justiça, comprovou um amplo desvio de recursos do Ministério da Saúde.

Os documentos reunidos durante a investigação tinham sido remetidos à Procuradoria Regional da República (PRR-2ª Região) para que ela tomasse as medidas cabíveis, pois Mocaiber era prefeito. Nessa condição, foi denunciado em abril passado pelo procurador regional da República Mauricio Ribeiro (processo nº 2008.02.01.004046-3). Ao sair da prefeitura, ele deixou de ter foro privilegiado por prerrogativa de função e, com isso, passa a responder agora na primeira instância da Justiça.

A denúncia, feita pelo procurador da República Eduardo Santos de Oliveira, foi apresentada à 1ª Vara Federal de Campos, onde tramita o processo contra os outros detidos na Operação Telhado de Vidro. Assim que a denúncia for recebida pelo juiz, começa a tramitar o processo penal”.

Na FOLHA

Ao Bartolo, à Walnize Carvalho, aos blogueiros Gustavo Soffiati, Xacal, Claudio Andrade e Gervásio NETO e aos simpáticos anônimos que se manifestaram agradeço os cumprimentos, incentivos, registros e comentários gentis a respeito de minha estréia hoje como articulista da Folha da Manhã. A seguir, o texto publicado na edição de hoje do periódico:

Primeiras palavras

A partir desta segunda-feira, passo a ocupar esse espaço semanalmente, em função de gentil convite da Folha da Manhã. É a realização de um projeto frustrado quando, aprovado em alguns concursos vestibulares para a graduação em História, arquivei em 1992 minha outra opção profissional: o jornalismo.
Segui com entusiasmo o magistério, carreira profissional que me empolga até hoje, sem nunca abandonar o hábito da escrita. A militância sindical me deu a oportunidade de ocupar eventualmente essa página, discutindo Educação e o contexto das políticas públicas nessa área em Campos e no Estado. A reflexão inquieta sobre várias questões me levou a desenvolver uma necessidade crescente de me comunicar com o conjunto da sociedade. Muito embora a internet me oportunize dar vazão a minha tempestade cerebral sobre vários assuntos e fatos que pontuam meu cotidiano, é inegável o maior alcance de um espaço como esse, em um periódico tradicional e de grande tiragem, atingindo um público maior e com perfil diversificado, transcendendo a faixa restrita dos incluídos digitais.
A proposta é ampliar a interlocução e a interatividade com leitores que compartilham com este articulista interesse por política, educação e cultura. A experiência da militância política, caracterizada pelo idealismo e pelo compromisso com questões de interesse público se projeta nas reflexões sobre a Educação, paixão e campo de atuação profissional. Instrumento fundamental para a promoção efetiva da justiça social, as políticas públicas nesta área não tem no Brasil tradição de receber status de prioridade por parte dos governantes. Em geral, a defesa da Educação é cantilena exaustivamente repetida por qualquer candidato, que depois de eleito tende a repetir os modelos de gestão mais preocupados com índices estatísticos favoráveis do que com um projeto consistente em termos pedagógicos e sociais. Este educador também se preocupa em aguçar sua sensibilidade estética, convencido do papel fundamental da cultura e da arte para o desenvolvimento social e a formação das crianças e jovens. Aqui pretendo estabelecer um diálogo amplo, apresentando minhas opiniões e pontos de vista a respeito das questões pontuadas. Até lá!

Showman

O Gustavo Soffiati já alertou em seu registro para os perigos de ir além do excelente texto do Professor Paulo Vitor - leia aqui - sobre o show de Ney Matogrosso ontem em Atafona.
Mas eu não resisto a um breve comentário pessoal já manifesto ontem aos mais próximos - incluindo o próprio Gustavo - em conversa logo após o espetáculo.
Em se tratando de uma apresentação que reúne muitas canções novas, de jovens compositores, gravadas há apenas um ano, e cujo repertório não inclui muitos sucessos clássicos do intérprete, poderia-se até imaginar uma reação fria da platéia. Isso se o artista no palco não fosse o sensacional Ney, que arrasa em tudo, a começar pela voz maravilhosa de sempre, com destaque para figurino, coreografia e presença de palco. Em plena forma, envelhecendo "com o corpo são" ele esbanjou ousadia, carisma, sensualidade e soube explorar a força de canções mais conhecidas como O Tempo Não Para, Ode aos Ratos e Por que a Gente é Assim ao longo do show.
A canção que dá título ao espetáculo, do também genial Arnaldo Antunes - lamentavelmente indisponível no Youtube - chamou a atenção deste blogueiro - que recentemente replicou daqui manifestação pública de racismo proferida por um baluarte do pior reacionarismo em periódico local. Bela e "engajada" canção!
O showman, com pleno controle da situação manteve o interesse do público até o bis deixando a platéia, e em especial meu amigo Ely, completamente embevecidos.

domingo, 25 de janeiro de 2009

Geração Coca-Cola

A canção com o título do post também foi executada, mas para este blogueiro, o ponto alto da apresentação da banda Capital Inicial ontem a noite em Barra do Furado foi esta outra canção, que é um ícone para os trintões que gostam do rock brazuca. Tem uma simbologia vinculada ao que meu amigo Gustavo Lopes chama de "corte geracional".

P.S.: Alô ambulantes! Tô de dieta. Eu sei que isso não é da conta de ninguém, mas alguma boa alma podia vender uísque decente em Barra do Furado? Caipiríssima pra mais de duas enjoa.

Lacerda responde

Por e-mail, resposta do meu amigo Adelfran Lacerda com relação a nota postada ontem aqui, sobre questionamentos de ouvinte do Fala Garotinho a respeito de possíveis irregularidades na cobrança da tarifa d'agua por Águas do Paraíba em função de influência do ar na medição dos hidrômetros:

Meu Caro Amigo Fábio, esse assunto já começa a fazer parte das "lendas urbanas" ou da "loura vestida de branco na curva da estrada".... Não há a mínima procedência para tamanha estultice.Explicando, de acordo com exaustivas análises e verificações por laboratório e grupos de pesquisas
idôneos: a presença de "ar" ("pressão negativa") em redes de água só ocorre, minimamente, em áreas onde o abastecimento de água é intermitente(rotativo), o que não é o caso de Campos, onde o fornecimento é contínuo 24h
por dia, todos os dias; e que, cumultativamente, a topografia apresenta significativas variações de altitude, o que também não é o caso em nossa planície goitacá. Além disso, as adutoras e redes de água em Campos contam
com válvulas de despressurização (escape de ar) para eliminar possibilidades de rompimentos. Portanto, quem ainda quiser crer em "lendas urbanas" ou "louras vestidas de branco na curva da estrada", é só cair nas malhas de empresas que tentam vender equipamentos absolutamente inócuos no que se refere a oscilações de pressão em redes de água. Grande Abraço. E obrigado pela possibilidade do eslarecimento. Lacerda

+ Poesia no bloguinho...

closer

(p/ branca)

ao volante da picape,
um naufrágio de torpedo
atravessa damien rice,
à imagem do seu canto.

o hermético, dos ventos,
dita planos diferentes,
à longitude dos destinos
entre a foz e o afluente.

um coração em déjà vu,
quando partido, se areja
pelo sopro da janela
no motorista que acelera
e, de leveza, até sorri,

ao notar entre seus dedos
— acaso do tato no ato final —
aquele fio longo de cabelo,
só e sangue como o sol.

passa a musa e o chapéu:
“i can’t take my mind…
my mind… my mind…
til i find somebody new”.

atafona, 05/07/08


Aluysio Abreu Barbosa

O arak dos Soffiati

Em agradável happy hour na tarde de sexta com o Professor, sindicalista, cinéfilo e blogueiro Gustavo Soffiati, descobri um interessante drink especialmente apreciado pelo Professor Aristides, pai de Gustavo, com quem casualmente encontramos na chegada ao Kantão do Líbano, justamente abastecido com uma garrafa de arak.
Fiz questão de provar a bebida apreciada pelos Soffiati e aprovei! E mais, além do prazer da degustação, o destilado tem propriedades digestivas, segundo o gente boa Zé, veterano e atencioso garçon do tradicional restaurante.

"Toma lá da cá"...

No traço do Bessinha.