sexta-feira, 27 de junho de 2008

Indefinição e tensão.

A três dias da convenção que vai decidir sua participação nas eleições de outubro, o PT de Campos ainda não sabe se vai apresentar candidatura própria.
Frente ao impasse com relação a cabeça de chapa que ameaça a composição com o PSDB - que deve fazer água - a maior tendência continua sendo a candidatura de Makhoul Moussalem, mas há dificuldades no que se refere ao financiamento da campanha. Há quem prefira caminhar com Arnaldo Vianna (PDT) já no primeiro turno e há até quem mantenha diálogo com Garotinho, o que indica que não há hipótese descartada pela Direção partidária.
Se Makhoul bater o martelo, tem garantida sua candidatura, já que sua base somada a simpatizantes de sua pré-candidatura tem maioria no universo dos convencionais. Mas o campo político que conquistou a maioria do Diretório Municipal já não fala mais a mesma língua. Há tensão nas relações e setores de peso na Direção Nacional - CNB e Movimento PT - e o ex-vereador Renato Barbosa talvez preferissem hoje caminhar com Arnaldo desde já.
Este quadro pode ter reflexos na chapa de vereadores inviabilizando novamente a eleição de um vereador petista. Vejamos como rolam os dados até o dia 30!

Na TV!

O blogueiro concedeu entrevista ao Dr. Cláudio Andrade, no Programa O Direito de saber Direito na UNITV. Em debate as perspectivas para as eleições municipais e para a participação do PT no pleito.
A entrevista foi ao ar hoje pela manhã e deve ser reprisada na grade do canal educativo, que é transmitido pela Via cabo.

Extra, extra...

A briosa direção do SEPE/RJ, pretensa reserva ética da esquerda sindical, vive uma situação no mínima inusitada. Os funcionários do sindicato na sede estadual fizeram ontem uma paralisação e ameaçam entrar em greve por tempo indeterminado! A reivindicação, que é negligenciada pela "vanguarda do sindicalismo de esquerda" que controla a direção do SEPE/RJ, é de 9,81%
O núcleo Campos, onde a Oposição Cutista é majoritária, já concedeu desde fevereiro este reajuste - o mesmo aplicado sobre o salário mínimo - a seus funcionários! Algumas categorias ligadas a sindicatos cutistas já arrancaram na luta esse ano índices maiores do que esse, que os patrões do SEPE Central se recusam a pagar.

Intrépida Turquia, surpreendente Equador!

Os resultados das principais partidas da semana revelam a confirmação da ascensão destas duas nações no mundo do futebol.
Após surpreender o mundo ao chegar às semifinais da Copa de 2002, sendo eliminados pelo Brasil - que na partida seguinte conquistaria o penta-campeonato - os turcos seguem em sua evolução. O Fernér fez esse ano a melhor campanha de um clube turco na liga dos Campeões da UEFA e a seleção nacional caiu de pé após mais uma bela partida e mais um espetáculo de superação frente a sempre perigosa Alemanha. Torci muito para a Turquia, que, com vários desfalques e sem opções no banco em função de uma série de contusões e suspensões no grupo, jogou melhor e foi vítima do contra-ataque dos alemães. Mas foi a sensação da Euro e promete novas campanhas empolgantes em futuras competições.

À noite, a LDU confirmou a ascensão equatoriana. Até a década de 90, o Equador disputava com Bolívia e Venezuela o posto de pior seleção da América do Sul. A geração do craque Aguinaga marcou a evolução do futebol daquele país, que teve boa participação na última Copa e agora, tem a chance de, com o clube de Quito, surpreender o Fluminense e conquistar a sua primeira Libertadores!

Dito.

Pelo publicitário Sylvio Muniz, que comemora este mês 17 anos do seu tablóide, Mania de Saúde - sucesso editorial na mídia alternativa campista - em entrevista ao seu coordenador de reportagem, meu amigo Chico Perrout:

"(...) a comunicação brasileira, de uma forma geral, é refém de verbas do poder público. Deus me deu a felicidade de até hoje, 17 anos depois, jamais ter empenhado 1 Real de publicidade em nenhum órgão público de Campos (...)"

A independência do Jornal é um feito notável nessa terra. Apesar do atraso, o Comentários registra nossas congratulações à Diretoria e equipe do jornalismo do simpático periódico.

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Figuraça da semana.

Ontem pela manhã, após uma aula no colégio Alpha, dois alunos - vascaínos - me pediram emprestada minha edição do Lance, e, após lerem as notícias de seu time, abraçaram-se comemorando efusivamente o afastamento do ex-Deputado Eurico Miranda da disputa que apontará o próximo Presidente do clube de São Januário.
A cena revela o alívio que a maior parte dos torcedores do time da Cruz de Malta sente por sentir a virada de página que deve marcar o fim da era de Eurico no Vasco.
Aparentemente cansado de derrotas eleitorais e sem poder repetir artimanhas de outros pleitos, em função do acompanhamento do processo eleitoral em curso pela Justiça, Eurico anunciou que não disputará a eleição no Conselho contra Roberto Dinamite, cuja chapa venceu a eleição para a escolha dos conselheiros que se juntarão aos membros natos do Conselho Deliberativo para eleger o novo Presidente.
Embora o ocaso deste personagem seja benéfico para o futebol carioca e brasileiro, espero não sentir saudades do Eurico. Afinal, as finais contra ele nos últimos anos têm sido memoráveis.

FOTO: Paulo Sérgio (LANCENET)

terça-feira, 24 de junho de 2008

Pilantras por pilantras, ele é mais engraçado!

O blogueiro anda meio desanimado com o quadro político local. Hoje a tarde, no Boulevard, conversei com dois personagens daquela paisagem - ambos militantes políticos - e falei pra eles do meu desânimo com o próximo pleito...
De um deles, ouvi uma confissão de que compartilhava o desânimo, do outro, veterano da esquerda local, ganhei uma lição de vida. Capaz de me fazer olhar com esperança para o futuro, mas não o suficiente para crer em algo diferente para os próximos dias!
Assim, fico com certa saudade do tempo em que o voto em cédula permitia o protesto criativo do eleitor. Lembrei das memoráveis campanhas do Cacareco, do macaco Tião e da primeira "eleição" do Biro-biro, que estimulou o ex meia do Corinthians a se eleger de fato 4 anos depois!
Já há aqui na blogosfera uma mobilização pelo voto nulo, mas confesso que acharia mais divertido uma campanha pelo voto no personagem do ótimo Milton Gonçalves em A Favorita. Parafraseando nosso Exmo. Presidente do Legislativo local, pilantra por pilantra, o Romildo Rosa é muito mais divertido!

FOTO: Divulgação (sítio de A Favorita)

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Muito aquém do ideal!

O resultado alcançado pelos alunos da rede municipal de educação na avaliação do Ideb não devem ser comemorados conforme manifestações da SMEC e de alguns meios de comunicação locais!
Em que pese o avanço com relação aos índices aferidos em 2005, Campos ainda está muito longe do ideal, sobretudo se considerarmos a capacidade de investimento do município - o mesmo que gastou crca de R$ 5 milhões com um software, enquanto a maioria das escolas da rede não tem estrutura física adequada, nem bibliotecas, nem laboratórios de ciências e de informática!
Menos de 10% das escolas da rede são modelo de estrutura e instalações. A maioria delas funciona em casas adaptadas com sérios problemas estruturais. A gestão também é um problema, visto que não há democracia e participação da comunidade junto às direções das unidades, que, em geral, são indicadas por interesses políticos menores.
Tudo isso se reflete no desempenho escolar de nossas crianças, que não está restrito à competência das professoras. Elas precisam de instrumentos e condições adequadas para desenvolver um trabalho que obtenha resultados cada vez melhores. Para isso, é necessário que a educação seja prioridade. E que os investimentos na área sejam maciços, incluindo à vinculação orçamentária constitucional as receitas dos royalties. Só assim Campos poderá alcançar´desempenho realmente satisfatório e capaz de promover o desenvolvimento humano e social. 4,3 e 3,2 não são "notas azuis"!!!

"Panelaço cultural" amanhã no calçadão!

Os animadores culturais da rede estadual de educação promovem um panelaço nesta terça (24/06), às 11:00, no Largo da Imprensa, no calçadão, para protestar contra a situação de instabilidade deste segmento da categoria dos profissionais da educação, que se arrasta por cerca de duas décadas.
O SEPE-Núcleo Campos apóia a mobilização dos animadores da CRNF I, que apresentam no seu blog um breve histórico de sua presença na rede e as principais reivindicações na pauta do grupo. Confira aqui!

Deu no blog do Roberto Moraes

E no Monitor Campista. O nosso Deputado Chico D'Angelo (PT-RJ) articulou audiência com o Ministro da Agricultura Reinhold Stephanes, por solicitação do Eduardo Crespo, Presidente da ASFLUCAN.No encontro foi reivindicado tratamento equivalente aos produtores de cana do Nordeste no que se refere à política de preço mínimo da cana, diante da grave crise provocada pelos baixissímos preços nesta safra. A reunião foi bastante produtiva e apontou no sentido da inclusão de Campos entre as regiões contempladas pela política do governo. A medida, que deve contemplar cerca de 10 mil fornecedores de cana campistas, não se estende aos usineiros.
Na foto, registro da reunião, realizada na última quinta-feira em Brasília e que contou ainda com a participação do Professor Luciano D'Angelo, do PT local, ex-Secretário de Agricultura do município.

FOTO: ASCOM Dep. Chico D'Angelo (PT-RJ)

Taí...

Mais uma constatação do fim de semana de 14 e 15 de junho:
As vezes, precisamos sair de Campos para identificar aqui presenças inteligentes, simpáticas e belas...

No Samba, Luzia!

A correria da semana e os cuidados com os pimpolhos nos últimos dias retardaram esse post sobre agradável tour pelo centro do Rio no dia 13, com os irmãos Carvalho de Lemos!
Depois de um impecável chopp no tradicional Bar Luiz - acompanhado do clássico salsichão com salada de batata - uma rápida passada na Elite para um abraço no meu amigo Vinícius, presidente licenciado do Sindicato dos Bancários do Rio, e o Leri me apresentou mais uma roda de bambas do Rio, o Samba, Luzia.
Comandada pelo craque Moacyr Luz, a roda, na laje do clube Santa Luzia, próximo ao Santos Dumont, agita as noites de sexta com muita animação e gente bonita.
Eu, que havia lamentado aqui não ter ouvido o Moacyr quando ele esteve na Cesta cultural, ganhei a viagem ao Rio e, entre várias Originais bem geladas, curti o "animado balaco" enquanto o samba rolou. Depois, ainda fomos ter com o Cícero no Nova Capela, lugar perfeito para a saideira.

FOTO: Nando Paulino (Blog Nas rodas do samba)

De volta!

Em dez meses de atividade, creio que essa foi a maior inatividade desse blog. Uma semana inteira sem posts, em função de inúmeros afazeres, problemas pra mais de metro e das intermináveis dificuldades operacionais com a internet...
Mas como disse em debate na Semana da Imprensa, onde fui guindado ao posto de "blogueiro influente" - misto de gentileza e exagero: isso aqui é um vício.
Assim, apesar de o dia nublado simbolizar bem o estado de espírito do blogueiro - que tem oscilado nos últimos dias - o fim de semana em família deu algum ânimo pra tocar o barco. E esse espaço já faz parte do nosso cotidiano.