sábado, 11 de agosto de 2007

Questão de Justiça

Mais um round sobre a polêmica da manutenção do sistema do PSF (Programa Saúde da Família) em Campos. Veja a nota enviada pela assessoria de imprensa da Justiça Federal do Rio sobre a decisão do juiz Fabrício Antônio Soares:

"O Judiciário, que tem por dever preservar a autoridade da Constituição e o caráter público do serviço de saúde, reconhecidamente de forma apartidária e transparente, apontou a solução de realização de concurso público no prazo de seis meses".
Leia mais aqui.

sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Falha Nossa!

Como já destacamos aqui, o Cine-Clube Zé Amado em parceria com a FCJOL, através do projeto Cinema no Palácio, tem programação deste mês toda voltada para homenagear Ingmar Bergman e Michelangelo Antonioni, em função do recente falecimento dos mesmos.

Tinha recebido a informação postada aqui de que neste sábado o filme exibido seria Morangos Silvestres de Bergman. Mas a Aucilene, providencialmente, me socorreu:

Neste sábado - dia 11/08/07 - às 18:00h, o filme exibido será A AVENTURA do Antonioni, com apresentação e comentários de Alexandre Malafaya

O Rio musical de Anacleto de Medeiros, de André Diniz



Conforme dica já postada nesse blog, neste sábado, 11 de agosto, uma animada roda de choro flutuante vai ligar Rio, Niterói e Paquetá com a cultura popular carioca da passagem dos séculos XIX e XX. Uma barca vai sair da estação Araribóia, em Niterói, às 10h, rumo a Paquetá, com uma parada estratégica na estação Praça XV, às 10h 40. À bordo, um grupo de choro interpreta as canções criativas e requintadas do maestro, compositor, arranjador, instrumentista e chorão Anacleto de Medeiros. Na Biblioteca Popular de Paquetá, haverá um show com a orquestra Bem me quer Paquetá e o meu amigo André Diniz, Secretário de Cultura de Niterói, estará autografando o livro lançado no evento.

Quem for ao Rio ou Niterói, passar o domingo com o papai tem um bom programa garantido!

Novo Presidente no Goyta!



Encontrei casualmente na noite de ontem meu amigo Alvaro Marcos, repórter esportivo de primeira, que me informou sobre o resultado da eleição no Goyta, que acabava de ser divulgado.

Um dia após completar 95 anos e receber verdadeiro "presente de grego" do TJ do Rio,o Azul da Rua do Gás elegeu Zander Pereira como seu novo presidente. Sucesso a ele em sua gestão que se inicia em momento de extrema dificuldade. Mas quando as coisas foram fáceis para o Goyta?

Vale conferir!

Meu amigo Celso Cordeiro Filho, publicou um bonito artigo no caderno de cultura do Monitor Campista em sua edição de ontem. Com sua habitual sensibilidade, tratou da importância da obra dos dois gênios do cinema falecidos na última semana - Bergman e Antonioni. Quem gosta de cinema, especialmente os fãs destes mestres da sétima arte devem conferir.

A propósito, compromisso sindical no Rio deve me impedir de rever meu Bergman favorito. Quem estiver por aqui não deve perder Morangos Silvestres, no Cine Palácio - Palácio da Cultura, sábado (11/08) às 18:00.

quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Alarmismo para acomodar a situação?

Manchetes na imprensa local dão conta de que teria aumentado em 20% a demanda na rede SUS do município em função da liminar que moraliza a situação do serviço público na saúde em Campos. Sem querer ser leviano, me parece improvável. Aparentemente instalou-se o alarmismo para tentar manter uma situação insustentável.

O procurador-geral da prefeitura apresenta a tese estapafúrdia de que não existe PSF com servidores concursados no país. O prefeito sustenta a posição da procuradoria e continua apostando em acomodar a situação.

Lúcida é a posição do SINDSPREV, que manifestou através de seu diretor Wallace Oliveira a defesa do concurso público para solução do impasse.

É bom lembrar que o ex-prefeito Carlos Alberto Campista, quando firmou os contratos temporários com os servidores em situação irregular, em plena crise deflagrada logo após sua posse, comprometeu-se a realizar tais concursos nos meses seguintes. O atual prefeito teve uma longa interinidade e mais de um ano após sua eleição para realizar tais concursos e não o fez. Por que?

NÃO GOSTO!

Mais uma noite ruim para o futebol carioca no brasileirão! O Fluminense foi ao Sul e ficou no 0X0 com o fraco Juventude - onde atua o ex-ídolo tricolor Marcão.

O Mengão segue seu calvário. Vou me abster de maiores comentários! Atlético-PR 2x0.

Já o Fogão, em crise com o afastamento de Zé Roberto por indisciplina, perdeu para o São Paulo no Maracanã e viu o adversário abrir cinco pontos de vantagem na liderança do certame. Minha irritação com o jogo de Curitiba fez com que eu zapeasse constantemente para esse jogo. Não sei se é a proximidade do dia dos pais, mas é fato que a partir de determinado momento passei a sofrer também com o Botafogo - time de Seu Amaro. Na verdade é o padrão de jogo do São Paulo, combinado com sua recente hegemonia no futebol brasileiro que me irritam. Sem querer tirar os méritos do Tricolor paulista, seu futebol pode dar resultado mais é feio, brucutu! Pode ser eficiente, especialmente na Itália - desgraçadamente campeã do mundo tendo um zagueiro como craque! - mas não é o nosso futebol!

Três comentários - elogiosos! - do Paulo César Vasconcelos, um destes oráculos pretensiosos da mídia em versão desportiva, dão o tom do que me desagrada:

1)"O São Paulo foi melhor porque não deixou o Botafogo jogar." Ora, como posso gostar de um time que joga todo o primeiro tempo com a única preocupação de não deixar o adversário jogar?

2)"O estilo de jogo do São Paulo é de muita marcação, é à européia." Dispensa comentário!

3)"O craque do jogo? Alex Silva [zagueiro tricolor]." Será o nosso Cannavaro?

Já o incensado Muricy seria o nosso Cappelo. Não parece apreciar muito o talento. Deve ter faltado a alguma lição de Telê. No seu time apenas o equatoriano Reasco - que ontem saiu de campo com fratura na tíbia, Dagoberto e Jorge Vagner - que raramente jogam juntos - tem alguma intimidade com a bola. Os outros podem ser eficientes, mas são todos brucutus ou velocistas!

Bom dia!!!

Fazendo justiça!

Ontem postei uma nota aqui elogiando o magistrado Fabrício Antonio Soares, juiz Federal, pela sentença determinando o concurso público como única forma possível de contratação de servidores públicos para atuar no Programa Saúde da família da prefeitura de Campos.

O elogio está mantido. Contudo, fui esclarecido em consulta informal ao meu amigo Dr. Fernando da Silveira Filho que nestes casos o magistrado só age quando provocado. Fica aqui então o registro que o elogio e o reconhecimento deste blogueiro se estendem à Dra. Marta Cristina Anciãs, procuradora da República que representou questionando a parceria entre a Prefeitura de Campos e o Inbesps, de São Fidélis, no gerenciamento do Programa Saúde da Família.

É uma questão de justiça!

TÔ CANSADINHO!


Eu não sou o Noblat - cruz-credo - mas também vou sugerir daqui endereços de blogs e sites interessantes, socializando informações sobre a rede.

A sugestão de hoje foi enviada pelo Professor e Assistente Social Renato Gonçalves, amigo e colaborador deste blog.

Passe por lá clicando aqui.

SEMPRE UMA BOA PEDIDA!


Provocado pelo simpático comentário postado aqui pelo Dr. Luis, e sem dispor - ainda - do novo álbum sugerido, revisitei minha coleção do Chico e voltei ao meu predileto.

Dica musical de hoje!

Realmente esse "malandro" é "da pesada" Luis!

Os oráculos de nossa imprensa...

O Professor e Cientista político Renato Barreto envia para este blog análise precisa que ilustra exemplarmente a manipulação golpista de fatos e dados que campea na grande mídia, mesmo em textos assinados por medalhões que deviam ter um nome a zelar...
O blog, que modestamente se propõe tribuna democrática de "contra-fogo" está atento, e seus colaboradores também:

MERVAL "O TOSCO"

Após a pesquisa divulgada pelo Data folha que exibe a manutenção da popularidade de Lula inúmeras análises dos números se multiplicaram. Analisar pesquisas é tarefa difícil que ocupa gente profissionalizada e sempre pode produzir conclusões divergentes. Mas o que foi escrito por Merval Pereira no jornal “O globo” de 7 de agosto é simplesmente patético. Ou foi resultado de uma leitura precipitada dos números, ou foi resultado da mais explicita e grosseira manipulação ou as duas coisas.

A leitura do jornalista é que a manutenção da popularidade do presidente se deve ao bolsa família: “Se o pessimismo com o Lula e seu governo só faz crescer entre os de maior instrução e maior renda, não se trata apenas de uma contraposição entre ricos e pobres, mas sim entre os que têm visão crítica mais aguçada, não embaçada por programas assistencialistas”.

É um “raciocínio” ridículo, pois compara a popularidade do presidente nas classes de renda mais alta com a popularidade nas classes de renda mais baixa e produz essa pérola da falta de capacidade de ler números. Ora é preciso analisar cada extrato de renda e vê-los separadamente antes de produzir a leitura.

Então vejamos:

Os extratos com renda mais alta (renda maior que 10 salários mínimos), resultado: 32% de bom/ótimo, 32% de ruim/péssimo e 36% de regular. Há um empate entre aqueles que aprovam e os que desaprovam o governo.

Agora os extratos de classe média (renda entre 5 e 10 salários mínimos),

Resultado: 39% de bom/ótimo e 19% de ruim/péssimo. Neste extrato ninguém recebe bolsa família e mesmo assim a popularidade do presidente é muito alta.

Entre aqueles que ganham até 5 mínimos o resultado é: 52% de bom/ótimo e 12% de ruim péssimo.

Se mudarmos o critério de seleção dos entrevistados para escolaridade temos o seguinte:

Todos os números se encontram disponíveis em:
http://datafolha.folha.uol.com.br/folha/datafolha/tabs/aval_pres_06082007_tb1.pdf

Merval está muito equivocado:

1- A aprovação do governo Lula não se deve ao programa bolsa família. Entre os mais ricos (que não recebem o benefício), o percentual de ruim/péssimo é igual ao de bom/ótimo: 32%.
2- Entre os setores com ensino médio (muito improvável que recebam bolsa família) a aprovação de Lula supera a reprovação em 27%.
3- Os universitários que tem, segundo Merval, maior senso crítico não desaprovam Lula. A maioria deles 36% considera o governo bom/ótimo.
4- Não há nenhuma razão estatística definitiva nos números da pesquisa para afirmar que o bolsa família garante a popularidade do presidente. Outros fatores podem ser listados para explicar esse fenômeno: a volumosa distribuição de renda operada nos últimos anos que tirou cerca de 5 milhões de brasileiros da extrema pobreza.(dados do IPEA). Os bons números da economia com expansão do emprego formal, os incentivos para agricultura familiar, as vagas abertas nas universidades para estudantes carentes com o Pro Uni e demais programas sociais do governo.
5- Além disso, é verdade que o presidente goza da simpatia dos brasileiros e esse afeto está muito relacionado com as percepções políticas dos eleitores como já salientou o cientista político norte americano Philip Converse no seu famoso texto de 1964 "THE NATURE OF BELIEF SYSTEMS IN MASS PUBLICS".
Um abraço.

quarta-feira, 8 de agosto de 2007

NEM TUDO ESTÁ PERDIDO...

Para compensar a decisão comentada no post anterior, uma boa notícia: O juiz federal Fabrício Antônio Soares resolveu moralizar a questão da contratação de servidores públicos em Campos. Por meio de medida liminar suspendeu a terceirização de contratos na Saúde. Esta polêmica esteve colocada na 5ª Conferência Municipal de Saúde, realizada recentemente em Campos. O entendimento de usuários e de representantes dos trabalhadores do setor é de que a contratação de servidores públicos deve se dar por concurso, assim como entendeu o magistrado.

Lamentavelmente, o Prefeito e seu procurador-geral manifestaram intenção de recorrer da decisão!

Meu direito de torcedor?



É... este país é muito engraçado!
Ontém, os Mmos. - é assim que se escreve? - Desembargadores do TJ do Rio de Janeiro tomaram uma polêmica decisão com relação a seletiva realizada pela FERJ no ano passado e que deveria apontar quatro dos cinco clubes que passarão a compor a primeira divisão do Campeonato Carioca no próximo ano.

Resolveram eliminar o Goyta e os outros três classificados no torneio reividicando o Estatuto do Torcedor! Ora, muito estranho. Esqueceram de avisar antes aos torcedores que, como eu, pagaram ingresso para assistir aos jogos da seletiva ano passado! Não sou jurista, mas tal qual o Eremildo - aquele personagem do Elio Gaspari - acho que fiz papel de idiota mais uma vez. Será que se entrarmos com ação indenizatória o douto colegiado de magistrados vai nos dar razão?

Acho que a decisão foi uma média com a grande imprensa do Rio. Uma atitude para desmoralizar o novo presidente da FERJ, dirigente do Bangu, outro clube que conquistou a vaga em campo. Se a imprensa da capital quer derrotar o Rubinho, tudo bem, não tenho por ele a menor simpatia. Mas a sofrida torcida do Goyta não tem nada a ver com isso!

Fico até com medo de voltar ao Arizão. Acho que se o Goyta subir, vão querer melar a segundona também. Como postou hoje o mestre Roberto Moraes, companheiro de arquibancada: "Há coisas que só acontecem ao Goytacaz"!

P.S.: Agora vou, porque depois desta desilusão "azul da cor do céu", hoje tem calvário com uma outra paixão - a rubro-negra!

DELEGAÇÃO DO RIO NO 3º CONGRESSO DO PT



Resultado do 3º Congresso do PT no Rio, realizado no último fim-de-semana:

Total geral de 51 delegados ao Congresso Nacional (44 eleitos no Congresso Estadual e 7 diretos nos Congressos Municipais - 2 de Niterói, 2 de São João de Meriti, 2 de Japeri e 1 de Volta Redonda).

Tese Construindo um novo Brasil (Ex-Campo Majoritário): 20 delegados ( 39,2% )

Tese Por todos os sonhos! Por todas as lutas! (Movimento PT) : 8 delegados ( 15,7% )

Tese MENSAGEM AO PARTIDO: O PT E A REVOLUÇÃO DEMOCRÁTICA: 5 delegados ( 9,8% )

Tese Socialismo é Luta (Vladimir Palmeira): 4 delegados ( 7,8% )

Grupos locais:
CDPS (Bittar): 6 ou 7 delegados ( 11,8% ou 13,7% )

Campo Democrático: 6 ou 7 delegados ( 11,8% ou 13,7% )

União de Base (Eric Vermelho): 1 delegado ( 2% )

Observação:
As chapas do CDPS e Campo Democrático tiveram a mesma votação (26 votos) no Congresso Estadual. Disputam 1 delegado entre si, pois tiveram fração para tal.

terça-feira, 7 de agosto de 2007

CANSARAM DE QUE?



Com a permissão do meu mestre Roberto Moraes, cito essa charge do Bessinha postada em seu blog hoje.

Passe por lá clicando aqui.

Em breve teremos aqui um link para o "decano dos blogueiros da planície"!

segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Congresso de Educação SMEC

A Secretaria Municipal de Educação de campos promove na quarta e na quinta-feira o IV Congresso Municipal de Educação. (Leia matéria aqui). Mais uma vez investe no modelo de oficinas e palestras com grandes especialistas em educação.

O problema é que os gestores não assimilam muito do que é professado pelos conferencistas, e assim, a rede segue ano após ano convivendo com velhos problemas.

Sem desqualificar a execelência da programação, a categoria quer mesmo saber é sobre o PCCS, que aboliu o tempo de serviço para efeito de enquadramento desde 2002 e está congelado desde então; da infra-estrutura das escolas, que em sua grande maioria funcionam em prédios sucateados, casas adaptadas e até alugadas e da eleição para diretoras de escola - acabando com a indicação política feita por vereadores ligados ao governo. Agora também paira uma ameaça sobre o direito de "ficar doente"!

BITTAR NA CULTURA

Essa é séria. A FOLHA DA MANHÃ publicou nos últimos dias declações deste blogueiro repercutindo a provável posse do deputado Jorge Bittar (PT-RJ) na Secretaria de Estado de Cultura, com a saída de Luís Paulo Conde, que assume a presidência de Furnas. Esta especulação já era de meu conhecimento antes mesmo da confirmação da nomeação de Conde, mas não despertou grande entusiasmo.

Sei da competência do Bittar e do potencial do PT para desenvolver grande trabalho na área cultural, em plena sintonia com o MINC, do GIL. Uma amostra é o belo trabalho desenvolvido por Marcos Gomes e pelo meu amigo André Diniz em Niterói.

O problema está na forma como Sérgio cabral se relaciona com o PT.

Até agora Benedita da Silva só conseguiu uma medida de impacto na Ação social: a substituição do Cheque-cidadão pelo Bolsa família. No mais, não conseguiu capilarizar uma equipe de sua confiança na estrutura da secretaria e desenvolver políticas públicas com autonomia. Está "amarrada".

O Minc pode até ter conseguido avançar um pouco mais. Mas o episódio traumático - especialmente grave para nossa região - onde teve de rever sua posição histórica com relação ao eucalipto para atender interesse nebulosos do governo - e de seu secretário capixaba - com a Aracruz celulose acendeu a luz amarela.

O fato é que, a meu juízo, a aliança ainda não produziu os efeitos desejados para o PT. Assim, espero que o problema da falta de autonomia para tocar políticas com nossa marca não se repita com o Bittar!

Olavo no Mengão!


A logo me foi enviada pelo Renato Gonçalves.
A campanha pode ser meio infame, calhorda talvez...
Mas depois de ontem tá valendo tudo!!!

A propósito

Comentário que postei no Blog do Roberto Moraes em 22 de julho:

"Frente a uma tragédia da proporção da registrada terça-feira, talvez fosse mais sensato o silêncio, em respeito às vítimas e seus familiares. Infelizmente, a grande mídia insiste em fazer pirotecnia e política com episódio tão lamentável. A exploração e superexposição de acontecimento tão doloroso para os diretamente envolvidos e tão comovente para a sociedade em geral me causa espécie. O funcionamento do SUS em todo o Brasil não é adequado, e os problemas na gestão de tal sistema certamente causam mais óbitos do que o lamentável acidente desta semana. Mas a grande mídia não age como abutre com relação a este e outros graves problemas que afligem a MAIORIA da população brasileira! Penso que entre os diversos fatores que estão na origem do que chamam "caos aéreo" no Brasil, há um que diz respeito a dinâmica do capitalismo e que acho que vem sendo subestimado: a falência da VARIG. Em um determinado período de minha vida em que voei com alguma regularidade, saltava aos olhos da minha família a excelência e o know how daquela companhia. Não apenas no que se refere ao tratamento dispensado aos passageiros, mas no que se refere à segurança. Profissionais treinados, capacitados, experientes e bem remunerados garantiram a fama e o padrão de serviços da VARIG, até hoje inigualável na aviação civil brasileira. Jornais da quarta- feira traziam relações de tragédias da aviaçaõ brasileira nos últimos 25 anos - nenhuma delas com aviões da VARIG (a mais antiga em circulação entre as empresas do mercado). O mercado faliu a VARIG. A concorrência exigiu "soluções" para reduzir custos e tarifas. O Sr. Nenê - cujo grupo hoje controla o que restou da VARIG - inovou com tarifas reduzidas numa verdadeira revolução no mercado. Os mais velhos dizem que "o barato sai caro". O sistema da aviação civil - que não foi concebido por LULA - começou a ruir antes de seu governo. Sem eximir o presidente de suas responsabilidades, a tragédia começou antes... nos governos neoliberais que estimularam o mercado capitalista, e nesse bojo o transporte aéreo, e nada investiram em infraestrutura. Não é a toa que o termo APAGÃO - que hoje serve para designar os problemas no sistema aeroviário - foi cunhado quando ficou exposta a falência da matriz energética do país! Nada disso foi gestado no governo LULA. Nada disso foi PLANEJADO... infelizmente."

É Fantástico...

Sei que vou provocar polêmica. Paciência, essa também é a proposta do blog. Assisti a pouco o final do Fantástico. Pesquisa "fresquinha" medindo a popularidade de LULA registrou índices praticamente idênticos aos registrados na pesquisa anterior, feita pelo mesmo instituto antes da tragédia de Congonhas. Constatação óbvia do Zeca Camargo: apenas 8% da população usa regularmente o transporte aéreo. Por isso, a tragédia que nos deixa sinceramente consternados e solidários às famílias das vítimas, não simboliza um problema que aflige em cheio a sociedade brasileira. E por isso não repercute na popularidade do presidente. É claro que o "apagão aéreo" é um problema. Grave. Deve ser enfrentado o mais rápido possível e espero que o Ministro Jobim tenha êxito nesta tarefa. Outras vidas devem ser poupadas. Entretanto, outros problemas graves afligem a população, sobretudo as camadas menos favorecidas, há muito mais tempo e permanecem sem solução. Recentemente representei o SEPE na Conferência Municipal de Saúde. Certamante a otimização do SUS é uma prioridade nacional. O avanço das políticas públicas nesta área certamente repercutiria na popularidade do presidente. A BR 101, só no trecho que corta nossa Campos, continua ceifando vidas. Segundo publicou a FOLHA DA MANHÂ neste fim-de-semana, já são 51 mortos só esse ano. A sociedade civil local, liderada por Roberto Moraes e Dr. Luis José, luta a seis anos pela duplicação da rodovia, sem sucesso. Para ficar apenas nestes exemplos, a melhoria da qualidade dos serviços do SUS e a duplicaçaõ da BR 101 na região são também essenciais para evitar óbitos, mas não repercutem tanto na imprensa! Se o fantástico constatou que a "crise aérea" não causa impacto na opinião pública - mesmo frente a uma tragédia na proporção de Congonhas - por que tem sido pauta prioritária da GLOBO e da mídia em geral nos últimos meses? Se a pauta da imprensa não se orienta pela opinião pública, a que interesses serve?

Dura realidade!

É, não adiantou a Fé manifestada aqui. Acho que São Judas Tadeu está de férias e o Santíssimo Salvador também não deu uma mãozinha na véspera do seu dia! Mais uma vez - como contra Grêmio e Corinthians - o Flamengo começou melhor, deu pinta que chegaria ao gol, mas falhou na definição das jogadas e sofreu o gol. Dessa vez não houve gol contra ou erro bisonho como o de Moisés contra o Timão, mas o contra-ataque do Peixe foi mortal. O terceiro gol, Kléber de falta, logo aos cinco do segundo tempo foi a pá de cal. Mais uma semana no calvário da zona de rebaixamento. O Natalino começou mal, com uma derrota - resultado que não conheceu em sua última passagem pelo Mengão - e ainda foi flagrado dando instruções nada desportivas ao time. A rodada foi ruim para todos cariocas. O Fluminense perdeu para o Palmeiras em pleno Maracanã (0x1), com direito a pênalti perdido. O Vasco ficou no empate com o Figueirense (2x2) em São Januário, onde até então colecionava goleadas. E o Fogão foi a Curitiba e ficou no empate sem gols com o Paraná, perdendo a liderança para o São Paulo que foi a Porto Alegre e derrotou o Grêmio no Olímpico (2x1).

Malandragem dá um tempo.


Hoje, ou melhor, ontem (Domingo) minha trilha sonora no "aperitivo" - aproveitando que a turminha relaxou no sofá vendo desenhos - foi o velho Bezerra da Silva. Num álbum ao vivo gravado em 1999, na Rocinha, o irreverente pagodeiro dá show. Destaque para a denúncia da desigualdade social mordaz e bem humorada em faixas como Candidato caô caô, Se liga Doutor e Se Leonardo dá vinte...