sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

FELIZ NATAL!

Por motivos de "exclusão digital" e exercício pleno e apaixonado da paternidade, o blog deve dar uma parada nos próximos dias, mas ainda voltaremos à ativa após o Natal, nem que seja para desejar feliz 2008 aos que eventual ou sistematicamente acessam o Comentários do cotidiano. Beijo a quem é de beijo, abraço a quem é de abraço e FELIZ NATAL!

Crime cult!

O roubo mais cultural do Ano que se encerra, no traço do Liberati:

Chapa Branca no SIPROSEP

E parece que os tentáculos de influência da prefeitura se estendem para muito além do PT. Os jornais de hoje não tiveram tempo de trazer a informação, mas os blogs dos - muito - bem informados Ricardo André e Márcio Fernandes trazem hoje o resultado da eleição no SIPROSEP - Sindicato dos Servidores públicos municipais.
O absurdo é que o Ricardo André nos informa que, com 41,5%, para dirigir o sindicato que representa OS TRABALHADORES NO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL, venceu a chapa 3 encabeçada por Sérgio Almeida, "apoiado pelo prefeito Alexandre Mocaiber e, mais ostensivamente, pelo secretário de Administração da Prefeitura de Campos, Altamir Bárbara".
Já havia causado espanto o forte marketing eleitoral desta chapa em um matutino programa de rádio, muito popular. Agora, que se imagina a fonte da receita de tão forte campanha, resta observar como os preferídos da máquina vão se comportar na defesa de seus companheiros trabalhadores.

ATUALIZAÇÃO: Antes mesmo do blogueiro postar essa nota, o intrépido companheiro Félix Manhães já repercutiu o assunto em comentário ao post "Tudo bem?", logo abaixo.
Agora só faltam o Xacal, o Clô e o Djahojinho!!!

A serviço do Prefeito!

É triste, é lamentável, mas virou rotina no PT local. Ao ingressar no partido, um dos personagens do post abaixo, Rodrigo Quitete, declarou que a definição de sua filiação partidária estava nas mãos do Prefeito! Agora, o outro destaque do mesmo post, o ainda presidente do Diretório Municipal e presidente da EMHAB, Helio Anomal anunciou essa semana que desiste da candidatura a vereança no próximo ano "a pedido do Prefeito"!
Depois contestam quando dizemos que o partido virou legenda de aluguel entregue ao alcaide. E enquanto um anuncia previamente a desistência, blogs e atores políticos bem informados dizem que o outro estaria "costeando o alambrado" e também reavaliando a candidatura, o que deixaria o partido que o acolheu "de braços abertos" vendido, no que se refere à tática eleitoral. Se a segunda desistência se confirmar, periga - e muito - o PT ficar mais quatro anos sem representante na Câmara.

Mal na foto!

Parece que as festas de fim de ano não serão tão tranquilas para os "companheiros", secretários municipais, Helio Anomal e Rodrigo Quitete.
O primeiro enfrentou esta semana polêmica com sua velha "amiga" Águas do Paraíba sobre o abastecimento da comunidade do carvão. O blog espera que na briga do mar com o rochedo, não sobre para a ostra, ou seja, que a poppulação do carvão tenha seu problema resolvido por alguém. Afinal, há de se esperar que a EMHAB tenha mais sensibilidade social que a empresa concessionária. E que a Prefeitura honre suas responsabilidades como poder concedente. Com a palavra o "companheiro" Anomal e o prefeito Mocaiber.
Já nos jornais de hoje está estampado nas manchetes protesto de pacientes oncológicos do OncoBeda contra a indefinição no desenvolvimento do tratamento dos mesmos neste hospital. A Secretaria de Saúde "petista" arrasta há mais de uma semana a resolução do problema, que ameaça resultar na transferência de pacientes lá internados para outras unidades de saúde e na suspensão de atendimentos a novos pacientes. Chegou a ser especulado que pacientes oncológicos de Campos passariam a ser atendidos em Itaperuna. A manifestação de ontem avançou nas negociações com o Grupo IMNE, responsável pela administração do hospital e com o "companheiro" Quitete. Porém, o diretor do hospital, Dr. Herbert Sidney Neves - que tranquilizou os pacientes e familiares e garantiu a permaneência das internações até a primeira quinzena de janeiro - salientou que a situação só estará definida positivamente após a quitação das dívidas da Prefeitura com o hospital.

Acabou!

Finalmente, acabou na noite de ontem, por volta das 21:00, a greve de fome do bispo de Barra (BA), Dom Luiz Cappio, após 23 dias!
O bispo, anunciou o fim do jejum ao participar de missa na igreja de São Francisco, em Sobradinho, na Bahia, após ter alta no hospital Memorial de Petrolina, na divisa da Bahia com Pernambuco, de onde saiu por volta das 19:20.
O blog fica feliz com o desfecho do episódio, onde prevalece o bom senso e o valor da vida do próprio religioso.
Na tarde de quarta-feira, o STF autorizou o governo federal a prosseguir com as obras de transposição do Velho Chico, obra que vai levar água a mais de 20 milhões de nordestinos!

Foto: Ivan Cruz / A Tarde / Agência O Globo

Hugo Chávez

Falando no Saulo, dia desses tomei um "café da tarde" na casa de minha querida Walnize Carvalho, na agradável companhia dela e do Celso Cordeiro Filho. Durante a boa prosa, fiquei sabendo que ela e Saulo, típicos cidadãos campistas, cultivam o hábito local de estar desde cedo sintonizados no rádio. E que trocam informações sobre bons aparelhos que permitam sintonizar bem estações locais e de outras regiões. Nesse quesito, sem merchand, é imbatível o velho motorádio! Walnize me mostrou o seu novo motorádio, vermelho, que comprou em uma tradicional eletrônica local, por indicação de Saulo. E que batizou, carinhosamente, de Hugo Chávez. Fiquei em dúvida se o apelido se referia à indefectível camisa vermelha do presidente venezuelano ou seria uma ironia à muita m... dita sistematicamente por certos comunicadores matutinos em estações locais!

Tudo bem?

O craque Saulo Pessanha inaugurou uma divertida série com o título de Mania de campista no seu Painel - prestigiada coluna da Folha da Manhã - onde relata características digamos... pitorescas dos nossos conterrâneos!
Essa semana fui ao sepultamento da avó de um grande amigo, figura simpática que há anos não via - pois estava residindo em outra cidade - e que se foi sem que esse blogueiro pudesse reencontrá-la. Fiquei especialmente triste ao saber que ela se lembrava de mim e perguntava eventualmente ao seu neto sobre notícias desse seu amigo que frequentava a sua casa há quinze anos atrás. Fiquei devendo uma última visita...
Velórios e sepultamentos são eventos tristes e dolorosos, onde as vezes não sabemos bem o que dizer e qual o melhor comportamento para confortar os que choram a perda. Nesse caso, é melhor ficar calado. Um abraço basta para manifestar o sentimento e nos poupamos de eventuais gafes.
Pois bem, lá estando, solidário à dor da família amiga, pude constatar mais uma vez o que o Saulo destacou na nota de ontem da referida série: a mania de perguntar -"por força do hábito" - "e aí tudo bem? durante um velório."
Acrescentaria à lista outros dois hábitos campistas que também acho inconvenientes em tal circunstância: a mania de contar piadas - o que embora gere certa descontração e relaxamento durante horas tão dolorosas, não me parece muito respeitoso - e o recorrente comentário: "Descansou."

quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Enquanto isso, a classe média quer chupeta!

É, os dois posts abaixo me fizeram lembrar discurso reacionário que tive de ouvir inadivertidamente de um indivíduo a poucas horas atrás! Em uma circunstância que não cabe descrever aqui, tratando de assuntos de ordem familiar, fui alvejado pelo discurso político do interlocutor, em uma ocasião em que isso não se fazia necessário, e, ainda por cima, ele frisou, de antemão, que não gostaria de discutir o assunto!
Como eu também não queria perder tempo com isso, e estava mais preocupado com os propósitos originais que propiciaram meu encontro com tal personagem - assunto importante para o blogueiro - achei conveniente fazer ouvidos de mercador. O tal cidadão pode ser - e espero sinceramente que seja - um excelente profissional, mas é um grande idiota em assuntos políticos.
Sua cantilena, além de revelar covardia, ao fugir da réplica, repete os chavões da classe média que não se cansa de reclamar do governo, que realmente prioriza os mais pobres: "presidente que nunca trabalhou, (...) que não sabe administrar, (...) que não tem comando".
Esse infeliz discurso retrata bem o egoísmo e a ambição de uma classe média que se lamenta por não ter tido condição de expandir seu patrimônio imobiliário e sua frota nos últimos anos, ou de não ter mais oportunidades de viajar ao exterior. Essa gente considera que o país "está na bancarrota" e "que tudo vai mal" por só olhar para o próprio umbigo! É chocante ver o desprezo com que se referem ao Bolsa Família. Só quem está morrendo de fome sabe o que representa, como é fundamental, um programa que só é desqualificado por quem está acostumado ao conforto e à fartura. Esse setor da sociedade deveria olhar com mais generosidade para a inclusão social descrita no texto do Professor Renato postado logo abaixo, e parar de chorar de barriga cheia, ou pedir uma chupeta par conter a histeria!

Desejos Natalinos:

Grande Bira!

As classes D e E vão ao "paraíso"!

O Professor e Cientista Político Renato Barreto envia para o blog, por e-mail, o seguinte texto:

Caros amigos,
Não é nada fácil ser governo, ser oposição é muito mais divertido e exige menos do cidadão, afinal para ser governo é preciso o tempo todo dar explicações e satisfações. Mas acima de tudo é preciso dizer por que ser governista. Essa tarefa fica ainda mais difícil quando temos uma imprensa irresponsável que virou partido político e perdeu faz muito tempo seu senso de responsabilidade e seu compromisso com a ética profissional. Mas mesmo essa imprensa não pode negar os fatos por muito tempo, foi isso que a Folha de São Paulo vez no domingo 16 de dezembro de 2007.
O jornal que é um veiculo de franca oposição ao governo teve que reconhecer o que todos nós já sabíamos e agora sabemos com mais precisão:
O datafolha (instituto de pesquisas do jornal) realizou três pesquisas:

1º - outubro de 2002 (pouco antes da posse de Lula)

2º - junho de 2006

3º - novembro de 2007

A pesquisa usa a estratificação da sociedade Brasileira em cinco grupos (A, B, C, D, E) que variam de acordo com o poder aquisitivo e capacidade de consumo. A pesquisa mede ainda o grau de instrução do chefe da família e se há empregado doméstico. São informações muito usadas por empresas e agências publicitárias.
Vamos aos números:

De 2002 até 2007 – as classes mais baixas (D e E) encolheram de 46% para 26%.

Isto significa que cerca de 20 milhões de brasileiros com mais de 16 anos migraram para a classe C. Eles vieram, em sua grande maioria, da classe D/E.
Segundo Delfin Neto:
"Há um novo mercado interno sendo criado pela melhora na situação dos mais pobres. E a desigualdade cai visivelmente com o crescimento mais robusto da economia".
Em tempo: 20 milhões é a população de países como:

Austrália e Moçambique.

É duas vezes a população de:

Portugal, Bélgica e Cuba.

É quatro vezes a população de:

Dinamarca e Noruega.

Em suma, O governo Lula está fazendo uma revolução social no país. Depois de trinta anos sem alteração a desigualdade diminui a passos consistentes.
Agora fica mais fácil entender a popularidade de Lula*, a maioria aprova seu governo porque sua vida está melhor. E está melhor para aqueles que mais precisam. Fatos, números, realidade.
* Segundo pesquisa Data folha de 26 a 29 de novembro de 2007:

ÓTIMO e BOM – 50%

REGULAR - 35%

RUIM e péssimo – 14%.

"Sai de baixo"!

Depois de decretar a falência do IASERJ, o governo do Estado volta a apresentar o velho descaso com a questão da perícia médica dos servidores públicos. O jornalista Márcio Fernandes, em seu blog (veja aqui), informa que o prédio onde funcionam vários setores da administração estadual, além da perícia médica, está condenado pela defesa civil e deve ser desocupado. Com isso os(as) profissionais da educação e demais servidores públicos teriam que se deslocar até o Rio de Janeiro para fazer as perícias referentes às licenças médicas. O Márcio relata que o Deputado João Peixoto está tentando junto ao governo do Estado resolver a situação que permanece indefinida, uma hipótese seria a cessão de um espaço no Centro de Saúde por parte da Prefeitura de Campos.
Esta situação só confirma que o Estado, que constantemente questiona - de forma leviana - as licenças médicas das profissionais da educação, não investe na eficiência do setor de perícias médicas para agilizar os processos. Um servidor com pedido de afastamento de 30 dias, chega a ficar o dobro do período à espera da perícia que autorize o retorno às suas funções.

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Porta-voz.

Ainda sobre o malfadado PED, declaração da socióloga Maria Vitória Benevides n'O GLOBO de hoje representa anseios dos petista de boa cepa com relação ao debate ético no interior do partido! Vale conferir a matéria, não disponível em versão online.

Impagável e imperdível!

Capa da edição semanal de Carta Capital, leitura mais indispensável que o texto das páginas do ensaio da Knust!

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Polêmica.

O Blog vai arriscar meter a mão em um vespeiro! Há pelo menos uma semana o assunto me irrita, mas espero uma intervenção mais enérgica do Vaticano, já que a CNBB parece apoiar o absurdo protagonizado pelo bispo de Barra (BA) Dom Luiz Cappio. O máximo que se ouviu até agora foi a sensata declaração do arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, publicada pelo Noblat sábado:
- Essa greve de fome de dom Cappio já foi condenada pelo Vaticano, viola a doutrina cristã, e não vai parar a obra de transposição. (...) - Essa greve denigre a doutrina da Igreja. Mas não adianta porque ele tem idéia fixa, e os hospícios estão cheios de gente assim, estão cheios de Jesus Cristos e de Napoleões Bonapartes.
Com todo respeito a fé dos católicos - minha mãe é uma fiel fervorosa - acho que as palavras de Dom Aldo não deixam dúvidas quanto ao equívoco que representa a atitude de Dom Cappio. A foto acima, do sítio do Bispo, revela o envolvimento dos fiéis pobres com o jejum do religioso, que põe sua própria vida em risco, contrariando preceitos cristãos. Um ato assim se entende vindo de um personagem como Garotinho, mas não se justifica por parte de um pastor sério. Os outros atores políticos que apóiam a atitude do Bispo deveriam ser menos oportunistas e zelar de fato pela vida do religioso, que dizem defender. O argumento de que o São Francisco está em risco é mentiroso e falacioso. Espera-se mais responsabilidade dessa gente, e das instituições católicas, que deveriam defender sua doutrina e agir com mais energia para demover D. Cappio da greve de fome. Que a sensatez se faça presente e que o Bispo - que não é um novo messias e não deve se tornar um mártir por causa tão inconsistente - possa celebrar a vida por muitos anos - com a mesma vitalidade que o velho Chico tem e terá - partilhando a água, fonte da vida, com milhares de outros sertanejos nordestinos.

Desilusão!

Voltando ao assunto:Do Novaes, pro JB.

Berzoini de novo!

Domingo, o segundo turno do PED do PT reelegeu o Deputado Ricardo Berzoini presidente nacional do PT. O presidente LULA acompanhou seu "aloprado" candidato às urnas. Este modesto militante preferiu se abster.
Clique a seguir e veja notas sobre o resultado no Noblat e no portal do PT!

Parabéns Niemeyer!

E por falar em cultura, o blog também registra - com atraso - o centenário do grande arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, comemorado no sábado!
Foto de Sérgio Amaral, divulgada pelo Noblat.

SEPE na Cultura!

Este blogueiro representou o SEPE no Fórum de entidades que elegeu, no sábado, os representantes da sociedade civil no Conselho Municipal de Cultura, que será criado pelo Executivo campista, seguindo indicação da 1ª Conferência de Cultura, realizada ano passado.
O nosso Sindicato dos profissionais da educação, que tem em sua base professores de educação artística, de letras e animadores culturais, além de ter uma história de compromisso com a cultura e sensibilidade para a importância da arte na formação escolar de nossas crianças e jovens, compôs a chapa Trilhas, e foi eleito para este importante Conselho, que tem a tarefa de qualificar e democratizar a gestão cultural em nosso município.

Deu a louca nos contadores!

Não sei se foi sabotagem ou qual a explicação para o fato! - esse blogueiro já frisou que só protagoniza os textos deste espaço. Só sei que fui surpreendido hoje pela constatação de que os dois contadores do blog, que somados já haviam ultrapassado a marca de 6.800 acessos desde 02 de agosto, "zeraram" durante o fim-de-semana. Aproveitando a oportunidade para agardecer aos velhos e novos amigos que propiciaram esta marca, o blog registra que vai recorrer aos seus "colaboradores operacionais" para retomar a contagem!