sábado, 23 de maio de 2009

NO RUMO CERTO

Pesquisa do instituto Vox Populi (entre 2 e 7 maio) confirma a ascensão de Dilma e a liderança do partido dos trabalhadores. Segundo os dados coletados nessa mais recente pesquisa, a pré-candidata à presidência Dilma Rousseff atingiu o limiar desejado para se tornar uma opção competitiva em 2010: 20% das intenções de voto. Além de demonstrar a viabilidade eleitoral de Dilma, a pesquisa também testou a presença dos partidos políticos na memória e confiabilidade dos brasileiros, resultado da avaliação de preferência: 29% PT; 8% PMDB; 7% PSDB e 1% para os "demos". O desempenho do presidente Lula é avaliado positivamente por 87% da população!

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Lenilson com a gente

Na oportunidade em que fundamos o núcleo Lenilson Chaves - ver post abaixo - com o objetivo de influenciar decisivamente na intervenção do PT na política local, duas imagens do nosso eterno companheiro, que conosco segue presente na luta.
FUNDADORES. Lenilson com o Presidente Lula nos anos 80.
CONOSCO NA LUTA. Lenilson com o companheiro Gustavo Lopes, colaborador do blog e secretário do núcleo Lenilson Chaves, comemorando a reeleição de LULA.

FOTOS do acervo do companheiro Afrânio Siqueira Tinoco, também fundador do núcleo, velho companheiro da juventude petista nos anos 90 e primo querido do saudoso Nilsinho.

Fundado o Núcleo Lenilson Chaves

Foi formalizada na última quarta-feira a fundação do Núcleo Lenilson Chaves Jr., núcleo de base do Partido dos Trabalhadores, coordenado por esse blogueiro e que reúne entre outros fundadores os professores Gustavo Lopes, Gustavo Lemos e Renato Barreto, colaboradores desse blog.
Nosso núcleo se propõe a ser uma instância militante que combine debates sobre idéias no campo da política com ênfase em políticas públicas, com inflexões firmes sobre a atuação do Diretório Municipal do PT local no que se refere a esta pauta.
Nesse sentido, vamos interagir ativamente com outros atores relevantes do partido em Campos, com vistas a influir decisivamente nos rumos da legenda a partir do próximo PED, em novembro.
A escolha do nome de nosso núcleo, mais que uma justa homenagem, reflete a expectativa de um grupo original de jovens militantes que sempre tiveram em Lenilson uma referência partidária. Sua prática política, que nunca confundiu o pragmatismo necessário com concessões inaceitáveis, inspira a proposta de nossa intervenção, flexível na ação e irredutível nos princípios.
Esse legado de luta nos inspira e anima para ousar no sentido de orientar a direção política do PT local, interagindo com todos os atores partidários relevantes e com o movimento social, recuperando quadros históricos como parceiros nessa tarefa e qualificando a seção local daquele que é hoje o maior partido de esquerda do mundo, para reproduzir na esfera local nossa exitosa experiência de governo que ora promove uma verdadeira revolução social no Brasil.

ATUALIZAÇÃO às 16:48
Leia aqui o texto histórico do Xacal, "escrivão da tripulação, artilheiro e contra-mestre" da tripulação do núcleo, sobre a nossa ação política. "Navegar é preciso"!

A prefeita "rebocadora"?

Por muito tempo se soube que autoridades responsáveis(?) pelo trânsito em Campos faziam vistas grossas à diversas infrações e irregularidades envolvendo veículos e seus condutores - inclusive em estradas vicinais - pois, embora fosse algo inconfessável, não havia o que se fazer visto que a repressão e o recolhimemnto de veículos envolvidos em irregularidades estavam inviabilizados. Não havia para onde se recolher os carros apreendidos, tendo em vista a superlotação do depósito judiciário do "ticido".
Pois bem, ao longo das últimas semanas, houve um boom no que se refere a rigorosíssima observação das regras de trânsito, com o sitemático recolhimento de uma enorme quantidade de veículos para um "depósito público(?) municipal", localizado em Martins Laje. A interrogação e as aspas se devem ao fato de que esse blogueiro, com suas limitações, ainda não conseguiu compreender a forma de "concessão" pela qual o poder público municipal estaria terceirizando a administração da guarda dos veículos apreendidos.
O fato é que, subitamente, uma onda de apreensões e reboques tem sido desencadeada sem que o poder público tenha investido parte da significativa verba orçamentária destinada à comunicação na informação e educação dos motoristas.
Longe de mim defender a impunidade. Concordo que infratores devem ser punidos na forma da Lei. Mas não me parece sensata a ação abrupta após anos de conveniente leniência e permissividade frente as situações ora rigorosamente punidas. Tanto o bom senso quanto a disponibilidade de recursos apontam no sentido de uma ampla campanha publicitária esclarecendo os motoristas sobre as possíveis consequencias de sua falta de civilidade, bem como de melhorias na sinalização, tudo isso antecedendo a ação mais enérgica.
Quem, além dos responsáveis pelos serviços de reboque - cujos preços são salgadíssimos - e dos concessionários administradores do tal depósito "público", está lucrando com o açodamento com que se tem conduzido as mudanças no ordenamento do trânsito? Será que Rosinha prefere ficar conhecida como a prefeita "rebocadora", aquela que desencadeou subitamente uma intolerante ação repressiva colhendo impopularidade e reações indignadas, ou não seria o caso de uma ação planejada, firme, mas voltada para a educação no trânsito, de forma a edificar de forma consistente a consciência, a ordem e o respeito a Lei nas vias públicas?

Nem mesmo a crise interrompe redução da pobreza

O presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marcio Pochmann, divulgou no dia 19 de maio , o estudo "Pobreza e crise econômica: o que há de novo no Brasil metropolitano". Pochmann participou do painel "A crise, a superação de obstáculos e as oportunidades", do 21º. Fórum Nacional organizado pelo ex-ministro do Planejamento Reis Velloso, no Rio de Janeiro.
Com base na análise dos dados das seis regiões metropolitanas do país o estudo afirma que o Brasil vive um ciclo absolutamente inédito de redução da pobreza que vem caracterizando a realidade brasileira desde abril de 2004. Entre abril de 2004 e março de 2009 houve uma redução de 28,1% da pobreza no Brasil.
Nem mesmo a avassaladora crise internacional interrompeu essa seqüência:

“Considerando os reflexos da crise internacional no Brasil desde outubro de 2008, observa-se que não houve, até o mês de março de 2009, interrupção no movimento de queda da taxa de pobreza nas seis principais regiões metropolitanas do País. A taxa de pobreza de 30,7% de março de 2009 foi 1,7% menor que a de março de 2008, acusando também redução de 670 mil pessoas da condição de pobreza (queda de 4,5% no número de pobres)”.
Segundo o presidente do IPEA a economia brasileira atravessa um período absolutamente inédito em sua história, pois existe crise e a pobreza continua a cair. Mesmo com a retração da atividade econômica verificada desde outubro o número de pobres continua a ser reduzido no país. Comparando as crises dos últimos trinta anos é possível identificar a singularidade do momento atual, o Brasil passou por quatro importantes crises marcadas pela desacelaração do nível de produção com significativos impactos sobre o consumo, investimento, emprego e renda. Mas a atual crise foi a única em que a pobreza foi reduzida:



O gráfico abaixo quantifica esses dados:

A crise não interrompe o ciclo de redução da pobreza por que o Brasil conta hoje com políticas públicas que ergueram no país “uma rede de atenção pública voltada, sobretudo, à base da pirâmide social, outrora pouco ou quase nada desenvolvida”.
Segundo Pochmann são três as bases desta rede:

1- O valor real do salário mínimo em relação à base da pirâmide social, tanto para os trabalhadores ocupados quanto para os inativos, pois seus benefícios se encontram indexados ao salário mínimo.
2- Os benefícios previdenciários.
3- O programa Bolsa Família destaca-se pelo universo de beneficiados em todo o
País.

“Somadas as parcelas com benefícios previdenciários e assistenciais, o Brasil conta atualmente com 34,1% da população, sobretudo a de menor rendimento, protegida com algum mecanismo de garantia de renda, o que se constitui algo inédito em relação aos outros períodos de forte desaceleração econômica no País ... Esses efeitos também são válidos para o interior do país, onde os efeitos do Bolsa Família e, sobretudo, da aposentadoria rural e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), são ainda mais presentes em termos da proporção sobre a população”.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

A REFORMA MALDITA

A Reforma Política é um tema de alta relevância para o aperfeiçoamento de nossa democracia. Pois, o que está em jogo é justamente o poder dos representados sobre os representantes! Contudo, os próprios políticos a tratam de um modo imediatista e irresponsável. Ora, numa democracia as propostas devem ser debatidas democraticamente, o que torna o dissenso algo saudável. Entretanto, essa mistura letal de oportunismo eleitoral e a inconsistência ideológica que condiciona as atitudes dos parlamentares e partidos no congresso interdita o debate qualificado dos diferentes projetos de reforma que tramitam no congresso. Agora, mais uma vez, assistimos ao velho ritual do eterno retorno da Fênix mórbida: o arremedo de projeto de reforma em voga, que previa o estabelecimento da da votação em lista e o financiamanto público das campanhas (alterações profundamente controvertidas!), acaba de ser abortado. As lideranças partidárias do parlamento (tanto da base aliada do governo quanto da oposição), devem se contentar com remendos na lei eleitoral visando um dupla antecipação: o acesso ao fundo partidário e o início das campanhas eleitorais. Mais um vez, os profissionais da política, na sua obsessão meramente eleitoral e falta de compromisso coletivo, perdem a oportunidade de envolver a sociedade brasileira num debate Político crucial para o país.

Um registro e um apelo

O blogueiro recebeu contato do Capitão Francisco Balbi, responsável pela fiscalização de posturas da prefeitura de Campos, em função do artigo Com postura?, publicado aqui e na Folha da Manhã na última segunda-feira. Com espírito democrático e disposição para o diálogo, o Capitão questionou alguns aspectos de meu artigo e informou que:
1) Não há trégua para os estabelecimentos que continuam invadindo o espaço público. A incidência de mesas e cadeiras sobre as calçadas, segundo ele, reflete desobediência a ação da postura, está sendo punida com multa e poderá resultar na cassação de alvará;
2) A presença de ambulantes em áreas centrais, ocupando indevidamente ruas e calçadas está com os dias contados. Está prevista a construção pela Prefeitura de uma "praça de alimentação", que vai abrigar em quiosques estes ambulantes, sob o viaduto Rosinha;
3) A postura não está retardando burocraticamente processos que podem regulamentar o funcionamento de bares em "horário especial", conforme disposto no Código de Postura. Cabe ao setor da Secretaria de Fazenda responsável pela fiscalização e emissão de alvarás essa responsabilidade.

Fica o registro e o apelo do blog, ao Secretário Francisco Esquef e aos responsáveis pela fiscalização, para que os proprietários de estabelecimentos que respeitam as determinações da postura possam ter agilizados os processos que permitam a adequação de seus alvarás conforme as determinações legais e possam trabalhar em paz.

Imagens Históricas

Do WEBLOG (Pedro Doria)

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Brasileiro prefere web à TV, diz pesquisa

Segundo a revista Info o Brasil foi o único país, dentre os participantes da pesquisa “O Futuro da Mídia”, da Deloitte/ Harrison Group, em que assistir à televisão não é a fonte de entretenimento favorita.
Para a maioria dos brasileiros (55%), o passatempo predileto está em assistir a filmes em casa - que não passam na TV. Em segundo lugar no ranking de passatempo nacional, vem a internet para uso pessoal e social, com a preferência de 53% dos entrevistados. Cada entrevistado assinalou os itens, em ordem, sobre qual veículo mais fornece diversão a sua família e sua casa. Os resultados foram apurados em outubro de 2008, junto a outras quatro nações. Os índices nacionais são bem dessemelhantes a Alemanha, Estados Unidos, Inglaterra e Japão. Assistir à televisão no quarteto listado está acima dos 65% da prioridade de distração de todos os usuários. No território do Brasil, apenas 46% dos consumidores pensam que a TV é um meio essencial de entretenimento, ocupando a terceira maior fonte.
O país do divertimento online. Nenhum outro povo considera a internet tão divertida quanto o brasileiro, sugere a pesquisa. Americanos (38%), ingleses (34%), japoneses (31%) e alemães (29%) pensam que a rede de computadores não passa de uma fonte terciária de diversão – na Alemanha e no Japão é apenas o quinto meio mais citado.
Dentre os dez itens referidos, o que o brasileiro menos diz se divertir é o de ler jornais, seja eles impressos ou online. Com apenas 12% da escolha, o número é cerca da metade de Japão (25%) e Alemanha (24%). Na Inglaterra, por sua vez, o índice de leitores de jornais é de 15%, e nos Estados Unidos, a marca chega aos 17% da escolha da população.
Marcante é que o brasileiro, ainda com a menor participação nos jornais, é um dos que mais se entretém com revistas impressas e online, segundo a pesquisa: 16% dos entrevistados mencionaram tais publicações, superando Estados Unidos (12%) e Inglaterra (15%). Os alemães (18%) e os japoneses (17%), entretanto, possuem maior incidência na área.

Entramos na agenda

Talvez em função do mau desempenho de Sérgio Cabral nas recentes pesquisas de intenção de voto para o governo do Estado, a incorporação da gratificação relativa ao extinto programa Nova Escola, antiga promessa do governador para os profissionais da rede estadual de educação, voltou à pauta em sua inepta gestão.
Nova matéria sobre a reivindicação da categoria - tema já abordado aqui nesta semana - foi publicada na edição de terça-feira do jornal O Dia - leia aqui.
Parece que, finalmente, frente à baixa popularidade, nós, servidores públicos, entramos na agenda de Cabral.

Fichas na mesa

Há uma tendência, com as mudanças pelas quais passará em breve este blog, a restringir o espaço de posts relativos ao fantástico mundo do esporte bretão às noites de domingo, ou às manhãs de segunda, de forma a que estes não surpeendam os(as) leitores(as) - especialmente os que manifestam fastio por esta pauta por meio de comentários.
Contudo, com o afunilamento da Copa do Brasil, este blogueiro se vê tentado a exercitar a liberalidade editorial ainda em curso para algumas observações sobre o torneio.
A partir do que já foi exaustivamente repetido - que este título se tornou o melhor atalho para a Libertadores - vale destacar algumas impressões:
1) As últimas edições tendem a ser disputadas pela elite presente na competição. Há três anos equipes da série A sagraram-se campeões e chegaram fortes na Libertadores. O tricolor chegou à vice-campeão;
2) Fenômenos como Juventude, Criciúma, Santo André, Paulista - que foram campeões - e Ceará e 15 de Campo Bom (RS) - que chegaram às semi-finais, não se repetem há tempos;
3) Com a eliminação da Ponte Preta, as próximas semi-finais apontam para participação exclusivamente de times da série A. Inter, Corinthians e Flamengo são o que há de melhor no futebol brasileiro excluídos os clubes envolvidos na Libertadores;

Enfim, o rubro-negro faz hoje a noite em Porto Alegre a sua partida mais importante na temporada. Se vencer ou empatar com gols - aí está o maior problema - estará a quatro partidas - com a presença do Imperador - de voltar à principal competição sul americana.

ATUALIZAÇÃO às 15:12
Conforme chamaram a atenção do blogueiro, o Vasco, que dificilmente perde a vaga para o Vitória na semi-final de logo mais, está na série B. Mas, como foi o caso do Corinthians, vice-campeão de 2008 quando também disputava a "segunda", é uma situação particular. Para além de nosso antagonismo passional clubístico, temos de reconhecer que o Vasco é VASCO!

terça-feira, 19 de maio de 2009

FUTEBOL ARTE

Influenciado pelo exemplo de Xacal, vamos falar do prestigiado Festival de Cinema de Cannes. Em meio a um conjunto de obras de escatologia tétrica e desencanto niilista (como a última obra do Lars Von Trier: Anti-Christ), surge um filme recupera o posicionamento político e o vigor humanista. O filme em questão é Looking for Eric do surpreendente diretor inglês Ken Loach, recebido com uma chuva de aplausos em Cannes (sem previsão de estréia no Brasil). O filme trata de um assunto de autêntico interesse para nós brasileiros. Ele trata de futebol, e falar de futebol é falar da vida (seus conflitos e vicissitudes). Pois bem, o Eric do título é o Eric Cantona, atacante francês e um dos maiores ídolos de todos os tempos do super time Manchester United. Contudo, o protagonista do filme não é o polêmico ídolo, mas um trabalhador comum que vive uma existência infeliz e é assombrado pelo "espírito" de Cantona. A presentificação do fantasma de Cantona faz Steve reviver suas grandes jogadas e os gols memoráveis. E qualquer torcedor sabe do potencial épico e transcendental de tais remiscências! Bem, o final do filme e seu "significado" fica a cargo de cada um. Pois, (o clichê e irresistível): "A beleza está nos olhos de quem vê!"

Terceiro mandato?

A revista The economics desta semana traz uma matéria sobre a Colômbia, informa que o senado daquele país vota hoje se aprova o plebiscito para mudar a constituição e permitir uma terceira reeleição do atual presidente Álvaro Uribe. A matéria é direta em sua manchete: “Uribe avança em direção a autocracia” e traz várias denúncias de abusos e escândalos que marcam o mandato do presidente, lembrando ainda, que recentemente o presidente Hugo Chavez mudou a constituição Venezuelana e garantiu reeleições ilimitadas.
A imprensa nativa - para quem Uribe é um queridinho - se cala e se finge de morta, mas basta alguém falar em terceiro mandato de Lula que logo rechaçam a idéia com conhecida ferocidade. Faltam bom senso e responsabilidade nesta atitude, é preciso deixar claro que não importa o país e não importa o contexto é ruim para democracia a mudança de regras no curso do jogo. O sistema eleitoral não pode ser um boneco de ventrículo que os governos manipulam ao sabor de seus interesses. Mas isso vale para a Colômbia, para o Brasil e para qualquer país.

Confira aqui o texto: http://www.economist.com/world/americas/displayStory.cfm?story_id=13649375&source=most_commented

Imagens Históricas

Do WEBLOG (Pedro Doria)

Sobre a gratificação "Nova Escola"

Há semanas este blogueiro é cotidianamente questionado por colegas da rede estadual sobre a incorporação da gratificação do extinto Programa Nova Escola, implementado nos governos do casal Garotinho, promessa de campanha do atual governador.
Uma forte onda de boatos sobre a esperada medida sugere que Cabral haveria declarado que nos próximos meses a mesma seria finalmente implementada, com a incorporação de R$500,00 aos vencimentos dos profissionais da educação da rede.
Tenho ponderado com as colegas a ausência de publicação oficial sobre este ato, e, resignado, comentado sobre minha incredulidade frente a hipótese animadora.
Infelizmente, parece que tenho razão. A medida, anunciada em matéria na edição de ontem do jornal O Dia (leia aqui), deve se concretizar apenas em 2010, após aprovada pela ALERJ. Ainda conforme meu entendimento - repetido exaustivamente para dezenas de professoras - a lei determina que incida sobre o valor linear incorporado ao piso a progressão de 12% por nível, prevista no PCCS, e o percentual correspondente aos triênios do servidor. Assim, estimo que o valor incorporado não deve ultrapassar o valor de R$ 200,00. A matéria citada confunde o leitor ao sugerir que haverá a incorporação de valores diferenciados, quando na verdade a incorporação se dará linearmente, no piso. A partir daí, os ganhos vão variar de acordo com o enquadramento do servidor na carreira à época.
Efetivamente, a medida - justa mas atrasada e insuficiente - conforme a fórmula anunciada pela matéria, não recompõe as perdas salariais impostas ao universo da categoria nos últimos anos. Contudo, ao menos as aposentadas e os professores concursados convocados a partir de 2007 saem ganhando. Estas profissionais, que até hoje não recebiam um tostão ao menos na forma de gratificação, passarão a perceber o valor a ser incorporado e seus reflexos previstos conforme seu enquadramento.

Treinando em casa!

Adriano em seu primeiro treino na Gávea, após o retorno ao "lar".

FOTO: Agência EFE.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Para Aécio, chapa com Serra "é uma grande piada"

Mais uma para coleção "Varada n'água" da Folha de São Paulo. 

O governador mineiro desmentiu a notícia veiculada pelo colunista da Folha Online Kennedy Alencar. "-Se há algum acordo, esqueceram de me avisar, não existe absolutamente nada nessa direção ." Aécio não vê nenhuma viabilidade eleitoral numa chapa puro sangue. 

Para o jornalista Paulo Henrique Amorim esta "farsa" foi produzida pela Folha em conluio com FHC e próprio Serra. PHA lembra que Aécio tem sobre FHC a mesma opinião do avô Tancredo Neves: "esse homem não é sério". Dificílimo é alguém conseguir demonstrar alguma vantagem para Aécio.

Se era para ser um balão de ensaio, encheram a peça de gás hilariante. 

A propósito...

Na última quinta o Gervásio NETO do Sociedade blog publicou por lá um relevante post em solidariedade ao Terapia's, o melhor boletim da cidade - leia aqui.

Por coincidência, o artigo abaixo, também publicado na edição de hoje da Folha da Manhã, se refere ao contexto que restringe o horário de funcionamento do Bar.

COM POSTURA?

Recentemente, por ocasião de um show gospel que em sua estratégia de promoção espalhou pela cidade cartazes em locais não permitidos, repercutiu na blogosfera local o imobilismo da Postura municipal frente ao empastelamento promovido pela organização do evento.
De lá pra cá, venho observando atentamente reflexos da atuação deste setor e confesso que, após um aparente “choque de ordem”, sugerido por algumas ações iniciais, não há grande diferença com relação ao que se observava na gestão anterior. A não ser que você não seja amigo do Rei, quero dizer, da Rainha, ou se não “incomodar” alguém que tenha algum tipo de influência na corte. A propósito, o responsável pelo setor em questão é arroz de toda festa, isto é, apesar de bravo soldado da tropa de Arnaldo e de Mocaiber em outros momentos, continua firme em uma função gratificada apesar de toda “mudança” anunciada pela Prefeita.
Pelo que observo em diversos logradouros da cidade, a ocupação do espaço urbano, incluindo as calçadas, continua desordenada, como sempre, apesar de ter sido coibida por algumas semanas no início da atual gestão. Alguns estabelecimentos tiveram que se adequar às “novas” regras, mas, aos poucos, reocuparam as áreas públicas indevidamente transformadas em prolongamentos destes. Em outras áreas nem há estabelecimento propriamente dito, mas as tais mesinhas plásticas estão lá, em plena rua, dando suporte a estruturas móveis e freezers que fazem às vezes de lanchonetes de fast food. Um leitor incauto imaginaria que andei por bairros da periferia. Mas quem circula pelo Centro e pela Pelinca sabe bem que o que descrevo aqui pode ser diariamente observado não só naquela avenida, mas também em outras vias como Alberto Torres e Barão do Amazonas, dentre outras.
Parece restar então ao relapso responsável pelo setor na administração municipal a arte de perseguir alguns comerciantes que não falem sua língua ou não estejam adaptados a possíveis métodos de acomodação política. É necessário que a postura se paute por critérios claros e universais. Não é razoável supor que, por interesses escusos, a burocracia possa reter o andamento de processos no sentido de regulamentar o funcionamento de determinados estabelecimentos. As Leis reivindicadas, bem como eventuais flexibilizações, devem valer pra todos.


Artigo publicado na edição de hoje da Folha da Manhã.

É assim que a gente gosta...

A derrota do Palmeiras - embalado pela recuperação na Libertadores - pro Inter na tarde deste domingo revela a pedreira que o Mengão vai enfrentar na quarta em Porto Alegre.
Mas é exatamente em momentos difíceis assim que a garra e a mística rubro-negra costumam empurrar o time para vitórias épicas. No caso, bastaria um empate com gols ou uma vitória simples. Resta saber se os gols que rarearam nos últimos três jogos voltaram a acontecer. Ao menos unzinho...
E que venha o Imperador - rápido!

Já chega campeão!

E por falar no Imperador, ele já chega campeão... italiano.
Conforme comentei com o Renato no exato momento em que a Band anunciou o título da Inter de Milão, Adriano participou de boa parte da campanha vitoriosa do clube.
Na foto abaixo (da agência AP) o reconhecimento do Julio César ao companheiro, hoje de volta ao Fla.

Empolgação cruzmaltina.

Cena do cotidiano prova que a euforia expressa pelo querido Gustavo Carvalho de Lemos no post abaixo se alastra pelos torcedores do time da Colina:

No início da tarde de domingo, um animado vascaíno tremulava na janela de um automóvel uma bandeira do clube em desfile pelas ruas do Parque Imperial. Tudo isso motivado por duas vitórias sobre os temíveis Brasiliense e Ceará.

Calma gente! Todos nós estamos torcendo pelo retorno do Vascão à série A, mas "devagar com o andor". O caminho é longo e cautela e caldo de galinha nunca é demais.

domingo, 17 de maio de 2009

A CRUZ DE MALTA É O MEU PENDÃO

O Vascão se impõe e vence mais uma na sua épica trajetória de retorno à 1ª divisão. Ontem (sábado, 16/05/09), o time da colina fez 2x0 contra o guerreiro mas limitado time do Ceará. Em um campo em estado lastimável, a equipe repleta de reservas escalada por Dorival JR teve alguma dificuldade de adaptação e, em alguns momentos, sofreu com o domínio territorial do time nordestino. Contudo, na volta para a segunda etapa o Vascão usou a força dos seus laterais (o incansável Paulo Sérgio pela direita e o brilhante Ramon pela esquerda) e soube "fazer o resultado". Como o jogo de toque de bola e tabelas pelo meio estava inviável, além do mais com um meio de campo habitado por aristocratas fleumáticos como Léo Lima e Enrico (não sei quanto a vocês, mas tenho clara preferência pelo jogador guerreiro de técnica mediana que "dá sangue" ao estiloso apático que "chupa sangue"!), coube ao Ramon a iniciativa messiânica de chutar em gol. E que golaço: o lance me lembrou (a heresia é inevitável) o gol de Gérson na final da Copa de 1970 contra a Itália, os canhotos limpando a jogada e batendo de trivela colocada no quanto (a bola saindo do goleiro e lambendo a trave direita). Nas palavras do autor: "Brincavam comigo que eu não fazia gol, mas está aí a prova. Pegou na veia. Esse gol dedico ao grupo e ao pessoal machucado." Depois de marcou o gol, o time "se postou" atrás e ficou vivendo de "encaixar" contra-ataques. Foi assim que saiu o 2º gol, exemplo do ativismo permanente do Ramon (que junto com o goleiro Fernando Prass foram os destaques da peleja). A única nota triste do sábado foi o resultado medíocre da urubuzada: 0x0 com o Avaí no maraca! Lamentável...

Proteger a Infância no Ciberespaço

Este é o tema para ser destacado neste Dia da Internet que se comemora hoje, dia 17 de maio. Por sugestão da União Internacional de Telecomunicações (UIT), órgão vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU).Desde de 2005 se comemora o Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação. No Brasil a data é mais conhecida como Dia da Internet.

Proteger a Infância no Ciberespaço é uma campanha para estimular ações ao longo de todo o ano. O combate à pedofilia e o estímulo ao uso responsável da internet que envolva as educadores, pais e obviamente as crianças. Não se esqueçam das empresas que atuam na Internet, dos vários profissionais liberais e de indústrias ( a da pornografia é uma delas) e das redes de relacionamento que tem uma permissividade cínica e interessada.

Um exemplo conhecidíssimo deste cinismo é o ORKUT e a participação de menores de idade nesta rede. A empresa busca se eximir da responsabilidade através da "pretensa exigência" de maioridade. Todos sabem para participar do ORKUT é necessário ter mais de 18 anos e declarar esta condição no formulário de inscrição.Todos também sabem que as crianças e adolescentes são um dos principais utilizadores/consumidores desta rede. Trata-se de uma sociabilidade que, embora tenha inúmeros aspectos positivos, se funda numa mentira, diriam alguns, falsidade ideológica.

Em casos de emergência, a empresa exime-se da responsabilidade. A culpa é do menor, que sabemos ser legalmente incapaz? Seria dos seus responsáveis que não veem problema nesta mentira fundadora ou simplesmente se acovardam. E a empresa, os que lucram com essas redes de relacionamento, somente se responsabilizam pelo cadastro inicial?

Algumas vezes tentei conversar sobre esta questão com amigos, colegas de trabalho e me espantei com a banalidade e a acuação manifestada no âmbito da família. A conclusão de que a responsabilidade é igualmente de todos é, em parte, enganadora porque as participações e os rendimentos são muito desiguais.

Qual a solução? Ou melhor, existe uma solução? Toda solução encontrada será precária em face do intenso dinamismo comunicativo da rede. Esta é uma questão internacional. Frente aos hiatos legais, no Congresso Brasileiro desenha-se uma resposta para tais questões. E trata-se de uma resposta que se fundamenta na perspectiva conservadora do hipercontrole e em ilusões de ações no âmbito nacional.

Este é um tema candente que não pode ficar nas mãos de especialistas e profissionais da informação. Necessita ser acompanhado pelo cidadão comum pois a sua liberdade está em questão.

Sobre o preço da "traição" 2

Sobre o tema em destaque na matéria comentada no post abaixo, há polêmica.
Veja as seguintes declarações, trechos da matéria citada:

"A indenização tem caráter punitivo e compensatório. O casamento é um contrato, e, quebradas as regras, cabem sanções. Se você causa dano a uma pessoa, tem que compensar. Já é um entendimento consolidado na Justiça" - Mauricio Lindoso, jurisconsulto brasiliense, especialista em cornitude.

Talvez nem tão consolidado assim, veja o que diz a juíza carioca Andréa Pachá:

"Vejo um paradoxo nessas indenizações. Como juíza de família, não tenho simpatia por patrimonializar o desgaste das relações afetivas."

Sobre o preço da "traição"

Matéria na página 12 da edição de hoje d'O GLOBO aponta jurisprudência recente relacionada a casos de adultério. Segundo o jornal crescem casos de cônjugues "traídos" que recorrem à Justiça e vem conseguindo indenizações pelos, digamos, constrangimentos e efeitos psicológicos das aventuras extraconjugais de seus parceiros.
O blogueiro não entende de leis, mas pensa que que no caso de um cidadão de Brasília, em destaque na chamada da matéria, a indenização de R$ 7 mil pode ser considerada pequena pra quem agora é corno jurado e sacramentado por sentença judicial!