sábado, 1 de setembro de 2007

Hoje é dia!

Daqui a pouco Eu e o João Vittor vamos estar aí, no Arizão, torcendo pela primeira vitória do Goyta na Segundona 2007. A Portuguesa da Ilha é sempre um adversário chato, mas a gente "bota fé"!!

GREVE DA EDUCAÇÃO ESTADUAL CHEGA AO FIM!

Como puderam constatar ontem os visitantes mais assíduos, o blog ficou toda sexta-feira sem novidades, em virtude do blogueiro estar no Rio, participando da Assembléia da Rede estadual que decidiu suspender a Greve da categoria iniciada dia 17 de agosto, após a aprovação do reajuste de 4% pela ALERJ na quinta-feira (30/08).

Na foto abaixo o blogueiro participa da Assembléia, avaliando a Greve - ver comentário no final do post.

Como a esmagadora maioria da Assembléia, o blogueiro vota pela suspensão da greve:


As fotos são do companheiro Túlio, diretor do SEPE/RJ.

Sobre o resultado dessa Assembléia, o site do SEPE divulgou a seguinte nota no fim da tarde:

31/8/2007 17:15 - Profissionais da rede estadual suspendem greve
Em assembléia que terminou há pouco, os profissionais da educação da rede estadual decidiram suspender a greve deflagrada no dia 15 de agosto e permanecer em estado de greve.


COMENTÁRIO DO BLOGUEIRO:
Apesar do irrisório ganho financeiro - reduzido à reposição da inflação de 2007 - a greve foi vitoriosa, na medida em que forçou o governo a recuar da ridícula proposta Casas Bahia, bem como a reabrir as negociações.

A direção do SEPE tem audiência marcada com Sérgio Cabral dia 12 de setembro.

É necessário ouvir a categoria nas escolas, para fortalecer a pressão sobre o governo, pois não será fácil arrancar a reposição das nossas perdas! A categoria, que participou ativamente da greve com grande adesão, especialmente na primeira semana, demonstrou sua indignação e disposição de luta. Mas é importante que a Direção do sindicato e a vanguarda do movimento ouçam o conjunto dos companheiros (as) para decidir as táticas do movimento. A base mostrou que está na luta, mas que não aprova paralisações por longos períodos. Pelo menos, desta vez não se repetiu o equívoco de outras greves que se arrastaram por semanas com grande perda de adesão.

Também é importante manter a unidade de ação com os companheiros de outros segmentos do serviço público estadual!

quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Bem acompanhado!


Uma última do esporte bretão:

Acabo de ouvir o genial Trajano no Pontapé Inicial - infinitamente mais lúcido que os beócios da SPORTV!

Após repetir os habituais elogios à defesa são-paulina, diz ele sobre os atacantes do líder do Brasileirão: " o Borges é muito ruim"; "o Leandro é um louco desvairado". Acrescento: o Aluisio Chulapa é um bonde. O blogueiro não está só em sua opinião sobre o atual futebol do tricolor paulista!

A propósito: como espetáculo de futebol o emocionannte Botafogo X Flamengo de ontem foi muito melhor do que o chato Botafogo X São Paulo do dia 08 de agosto!

Bom dia!!!

ILHA DA FANTASIA!


A imagem acima é da capa de uma luxuosa revista em papel couche, encartada pela Prefeitura na edição dominical de um jornal local de grande circulação no início do mês.

Encontrei uma amiga, educadora, na noite de segunda-feira e, conversando sobre os problemas do cotiidano ela me perguntou se já havia visto essa publicação da SMEC.
Disse que sim, que havia guardado meu exemplar e intencionava fazer aqui algum registro sobre o conteúdo da publicação, que é impressionante para quem lê. Deve encantar quem não conhece a realidade da maioria das unidades e o projeto pedagógico da rede municipal. E faz rir - ou chorar - quem conhece de perto a realidade em questão!

Assim como a nova montagem de "O bem amado", a revistinha da SMEC também me levou a uma reminiscência da memória televisiva da minha infância:o seriado americano A ilha da fantasia, protagonizado pelo simpático Tatu, lembra?

Disse isso a minha amiga e ela concordou.

E vc, já viu a revista? O que achou?

Rede Estadual - Greve: últimas notícias

Postado ontem, no fim da tarde, no site do SEPE:

Os profissionais da rede estadual acabam de votar pela continuidade da greve nas escolas estaduais, que já dura 15 dias. Em assembléia que reuniu mais de 900 profissionais no auditório da ABI, a categoria decidiu manter a greve para realizar um ato público nesta qunta-feira (dia 30/8), a partir das 14h, para poder acompanhar a votação do projeto de reajuste salarial de 4% enviado pelo governador Sérgio Cabral à Alerj, que sofreu mais de 60 emendas dos deputados e acabou tendo a votação – que seria realizada na última terça-feira – marcada para amanhã. Na próxima sexta-feira (dia 31/8), os profissionais das escolas estaduais fazem uma nova assembléia, às 14h, em local a confirmar, para definir os rumos da greve, iniciada no dia 15 de agosto.

COMENTÁRIO DO BLOGUEIRO:

O governo deu dois passos atrás: primeiro quando retirou o projeto "Casas Bahia" da ALERJ e depois quando sinalizou com negociação para reajustes em 2008. Estas foram vitórias da greve!
Agora é importante observar a votação dos 4%, prevista para hoje na ALERJ, e arrancar do governo a agenda de negociação. Embora não tenhamos conquistado nada além da inflação do ano, a greve já completou 15 dias e, talvez já seja hora de afrouxar a corda!

SEMANA CULTURAL NO ALPHA!


Esta semana, comemorando os onze anos do colégio Alpha, está rolando mais uma Semana Cultural. Este evento, anualmente agita a comunidade escolar pois é um mix de atividades pedagógicas (numa espécie de feira de ciências, com o desenvolvimento de trabalhos interdisciplinares a partir de um tema) culturais e esportivas.
O blogueiro marcou presença prestigiando os trabalhos de seus alunos e ex-alunos! Destaque para as palestras dos Prof. Drs. Aristides Soffiati e Rodrigo Serra, que esquentaram os debates sobre questões envolvendo meio-ambiente, economia e cidadania e fizeram a cabeça da galera.

Hoje tem sessão de cinema no Cine Ritz e amanhã, o encerramento da Gincana - incluindo a programação esportiva - e o tradicional Show de Talentos.

Parabéns ALPHA!!!

Uma vez grosso, sempre grosso...

O blogueiro queimou a língua. É o risco de falar no intervalo.

Mais um vez - a quinta este ano - o Fla e o Botafogo ficaram no empate no Maracanã - 1X1 com Jorge Henrique descontando para o time da estrela solitária. O lance capital do jogo foi o pênalti defendido pelo mesmo Max citado no post anterior. Após falhar
no gol do Flamengo ao não sair do gol, o goleiro alvi-negro se recuperou defendendo o penal bisonhamente batido pelo Souza. Este, após impressionar a mim, ao Kbça e ao Maurício no primeiro tempo, com jogadas de atípico refinamento, desperdiçou a chance de garantir a vitória para o Mengão. É o tal negócio: uma vez grosso, sempre grosso...

quarta-feira, 29 de agosto de 2007

SEMPRE MAX(I)!


Intervalo do clássico. Continua valendo a escrita! Mengão 1xO. Gol de Juan. Mais um falha dos goleiros do Botafogo. Parece que estamos mesmo dependendo do Max, mesmo quando se trata do adversário!!!

Até que enfim!



Não foi ainda a primeira vitória mais enfim veio o primeiro ponto na segundona 2007!
Como esqueci meu radinho de pilha em casa, acabei de acessar no site do NA REDE - no link da NF esportes - a boa notícia para a galera do Goyta.

Jogando em Jacarepagua, o alvi-anil saiu na frente no marcador, ainda no primeiro tempo, com um gol de Adam e sofreu o empate aos cinco minutos da etapa complementar. A página NF esportes destacou as atuações dos estreantes Ciro, meu ex- aluno, que deu mais segurança à defesa, e Felipe China, que tornou o ataque mais efetivo.

Agora vamos lotar o Arizão no sábado, contra a Portuguesa - sempre um jogo chato - e garantir o apoio para que venha a primeira vitória e mais quatro pontos na tabela!

ABSURDO!

Li nas edições de ontem dos principais jornais da cidade que uma determinada creche, ligada a uma instituição religiosa mas, ao que parece, subvencionada por dinheiro público captado por meio de um - entre tantos - convênio com a Prefeitura, resolveu barrar crianças de educação infantil, isto mesmo crianças de 1 a 5 anos!

As crianças barradas, segundo os jornais são filhos de trabalhadores pobres de uma comunidade Tira-gosto, que utilizam um veículo de transporte escolar. Apesar do motorista do veículo ter justificado o atraso com o convincente argumento do caos instalado no trânsito do centro, a direção da creche deixou as crianças pequenas do lado de fora do portão! Trata-se de irresponsabilidade inominável. É caso para o Conselho Tutelar.

A Prefeitura, que declarou não ter ingerência administrativa sobre a instituição, de direito privado, pode sim romper o convênio, ou suspender os repasses até que se apure responsabilidades.

A creche pode ter "regras", mas é um absurdo deixar crianças na primeira infância na rua, a revelia de seus responsáveis. Será que se os recursos para a manutenção dos educandos na unidade não estivessem garantidos pelo dinheriro público garantido pelo convênio a atitude da direção seria a mesma? Em estabelecimentos privados onde os pais pagam as mensalidades, há grande compreeensão e tolerância com atrasos! Por que os trabalhadores pobres e seus filhos não estariam sujeitos a contratempos? Este parece ser mais um caso de despreparo e desrespeito a cidadãos - e mais grave, a crianças - por parte de quem recebe dinheiro público para desenvolver ações sociais. Embora isto não seja propriamente novidade em Campos, choca quando crianças são penalizadas por quem, em tese, antes mesmo do compromisso com o bem-estar social, professa a caridade.

terça-feira, 28 de agosto de 2007

OPORTUNO!

Dr. Erik Schunk, meu ex-companheiro de Executiva do PT, hoje afastado do partido, publica hoje, na FOLHA DA MANHÂ, oportuno artigo com título "Cansei?"

Nele destaca o oportunismo do Movimento da elite e da classe média alta paulista que pega carona na tragédia do avião da TAM para alavancar seu contraditório discurso. Erik aponta tais contradições na medida que o Movimento é composto pela base política de Partidos que compuseram o núcleo do governo anterior, que não avançou em nada no social, bem como nos demais aspectos que o grupo reivindica.

Por não terem influenciado quando podiam para colocar em prática o que agora cobram, os protagonistas do Cansei são, corretamente classificados por Erik como "hipócritas".

Clique aqui para ler na íntegra.

REGISTRO NECESSÁRIO!

Com relação a tudo que foi dito no post Não sou Romário mas... acrescento aqui um agradecimento especial ao Rodrigo Florêncio, que cuidou de toda parte operacional do blog e também contribui na pauta. Muito obrigado amigo!

Também registro agradecimento pelo bonito visual, produção do Alessandro Moraes.

Em breve vamos contar com o reforço de um time muito especial de colaboradores.

SUCUPIRA AQUI!

Essa é para o pessoal da Fundação Trianon, e para o Dr. Humberto Nobre - que precisa dinamizar o seu blog batizado sugestivamente com o nome de Sucupira.

O genial Marco Nanini estréia no próximo feriado cívico (07/09), no teatro das Artes, no Rio de Janeiro o espetáculo O bem amado, reencarnado o clássico Odorico Paraguaçu. Trago na minha memória a força do personagem na interpretação do saudoso Paulo Gracindo. Era na minha infância um dos meus programs de TV preferidos, apesar de minha pouca idade. O interesante é que contrariando a tendência a não ter maturidade suficiente para captar as sutilezas do texto de Dias Gomes, com sete anos
já me divertia, consciente, com a astúcia e o palavrório do personagem. Foi aí que aprendi o termo imprensa marronsista que até hoje considero muito próprio para definir a grande mídia brasileira.

Não pude ver, por motivos cronológicos, a interpretação de Procópio Ferreira no Teatro, mas imagino, pelo que sei deste grande ator, que também tenha sido marcante. Por isso a ressureição do impagável Odorico tinha mesmo que ser entregue a um monstro como Nanini!

Vou fazer de tudo para assistir o espetáculo. Acho que a Angela vai gostar da idéia de um fim-de-semana no Rio. De qualquer forma, fica o apelo para que se viabilize a montagem do espetáculo em Campos. Muitos não terão a oportunidade de ver no Rio e quem puder pode ver de novo. Quero crer que o texto não cause embaraço, contrangimento ou seja alvo de veto ideológico pelo governo municipal! Como se lia no cast das antigas telenovelas da GLOBO: qualquer semelhança terá sido mera coincidência.

Bom dia!!!

segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Não sou Romário mas...

O contador que o Rodrigo instalou aí do lado acaba de acusar mil acessos ao nosso blog!

O Comentários do cotidiano começou a operar dia 2 de agosto, e ainda vai completar o primeiro mês. Por isso impressiona a marca, que atesta uma média diária de 71 acessos - o contador foi instalado dia 14.

Muito longe de atingir a marca registrada pelo Mestre Roberto Moraes nessa semana, mas sem grandes pretensões, o blog satisfaz minha expectativa de estabelecer um canal de comunicação interativo com um número expressivo de interlocutores da cidade e do mundo através da rede.

Agradeço aos membros da comunidade blogueira, aos velhos e novos amigos que já passaram por aqui, enfim, a cada visitante que já teve a oportunidade de acessar esse espaço! Reafirmo minha disposição e entusiasmo com o projeto que em breve vai estar mais dinâmico, com a participação direta de um time de colaboradores muito especial.

Valeu!!!

Novo blog!

Quem também está na rede com o seu Eu penso que... é o jornalista Ricardo André Vasconcelos, editor do tradicional Monitor Campista. Talentoso como sempre e disposto a provocar polêmicas.

Obrigatório para quem se interessa pela cena política local.

Acesse aqui para conhecer o novo blog que está com visual caprichado!

Bom dia!!!

MAIS BOAS NOVAS!

Quem também em breve vai postar suas notas por aqui é o Cientista Político e Professor Renato Barreto, que sempre nos envia boas novas, contrapontos à agenda negativa da grande mídia.

Esta é sobre economia - para quem não conferiu os comentários do post "A greve continua!":

Em maio deste ano duas agências de classificação de risco elevaram a nota do Brasil no ranking de países mais aptos para receber investimentos. Esta semana foi a vez da Moody´s, que em plena crise mundial onde bolsas caem planeta a fora, acaba de elevar a nota do Brasil que agora fica a um nível do grau de investimento. Esta semana o Jornal inglês Economist afirma que o Brasil é um país sólido para se investir.
Enquanto isso a mídia dominante alardeava o caos que logo estaria em nossas portas. Com a palavra Mirian Leitão comentarista do complexo Globo.

DE OLHO NO LANCE!


Como hoje é segunda-feira, mais uma do esporte bretão.

Embora o blog não seja especializado em esportes, está de olho no lance!

Dia 09 postei aqui nota que comentava o jogo Botafogo X São Paulo. Na nota - intitulada NÂO GOSTO! - fui além do comentário da partida e dei minha opinião sobre o time paulista e sua posição no campeonato brasileiro, o tricolor ocupava a liderança pela segunda rodada seguida.

Pois ontem, em sua principal matéria nas páginas esportivas, assinada por Fellipe Awi, o jornal O GLOBO destaca o protagonismo exercido por Alex Silva e seus companheiros de zaga no São Paulo quando se trata de apontar os melhores do campeonato. Assim como nosso post, a matéria chama a atenção para a preponderância do "futebol brucutu" sobre o talento e a criatividade nas últimas edições do Brasileirão, e também estabelece relação entre este fenômeno e a campanha da Itália na última Copa, protagonizada pelo zagueiro Fábio Cannavaro.

Viu Álvaro Marcos, o blog é "amador" mas a pauta tá na ordem do dia!

E vem mais por aí, em breve até vascaíno vai ter voz aqui. Eta blog democrático!

SAÍMOS DA ZONA...


Do rebaixamento! O Mengão finalmente saiu da zona do rebaixamento do Campeonato Brasileiro ao vencer o Goiás ontem por 3X1 no Maracanã, gols de Léo Medeiros, Juan e Ibson. O Rubro-negro dominou toda a partida e precisou apenas conter a ansiedade para que os gols saíssem e aliviassem o time do drama de ocupar as últimas posições da tabela.

O árbitro Luis Antonio dos Santos deu uma forcinha no sábado ao "arrumar" um pênalti - a falta foi fora da área - garantindo a vitória do Internacional, em Porto Alegre, que empurrou o Atlético-PR para a zona de rebaixamento.

Mas os problemas não acabaram, além de Renato Augusto e Roger, o gringo Maxi - que fez mais uma boa partida - é dúvida para a próxima partida, após sentir problema muscular no final do jogo. Tomara que não seja grave!

Após a sequência de três vitórias no Maracanã, o próximo clássico promete. Até porque o Botafogo fez as pazes com a vitória ao derrotar o Galo em pleno Mineirão (2X1). É bom lembrar que o Mengão não perdeu ainda para o alvi-negro este ano.

domingo, 26 de agosto de 2007

SONINHA!

Vc conhece a Soninha?

A Soninha é Vereadora do PT em São Paulo. Jornalista, é atuante na área de esportes, cultura, meio-ambiente, etc. Exemplo de Parlamentar, tem boas idéias e representa um PT que não se contaminou com a permissividade do poder. É personagem importante no processo de reconstrução de nosso partido que a Tese "Mensagem ao Partido" propõe ao 3° Congresso!

A logo do Dia Mundial sem Carro - post abaixo - foi acessada no seu site. Faça uma visita clicando aqui!

SEM CARRO!


O blogueiro já desistiu da idéia de dirigir - Sinto muito meu amor!!! Por isso anda de ônibus, a pé, de táxi, com o Bartolo ou vai de "transporte solidário" - de Van não!

Dia desses conversei sobre a importante campanha apresentada nesse post com meu amigo, Nobre advogado Dr. Humberto. A OAB Campos vai apoiar a iniciativa no município - parabéns ao Humberto e ao Dr. Felipe Estefan.

O blog também vai nessa. Entendemos que o transporte é um grave problema do município, e não é de hoje, isto é, não se deve apenas aos problemas das pontes. Desde a ciclovia Patesko nada mais de sério foi feito na área; somente a candidata Luiza Botelho - um beijo minha amiga! - tratou com atenção o tema em 2000. Me atrevo a afirmar que é o pior serviço público de Campos.

DIA 22, CAMPOS SEM CARRO!!!

P.S. O blogueiro agradece se ninguém perguntar por que não vai de bicicleta também.

SEM ISOLAMENTO!


Volto ao "lamentável" assunto da entrada do PT de Campos no governo municipal.

Este blogueiro constata, com satisfação, não estar isolado em sua visão crítica e prudente a respeito da questão. Isso inclusive reflete a decisão do Diretório tomada em 15 de junho, onde nossa posição - contrária à entrada do PT no governo - teve 15 votos, contra 19 da proposta vencedora, concretizada nesta semana.

Veja aqui como o companheiro Roberto Moraes, membro do Diretório abordou o assunto em seu blog.

Outro membro do DM, Félix Manhães, também manifestou restrições à composição, através de comentários neste blog e no blog do Roberto Moraes.

O professor Renato Gonçalves, membro da Executiva municipal e pré-candidato do PT a prefeitura, também manifestou, publicamente, suas ressalvas à participação do partido no governo. Outro pré-candidato, o recém-filiado Sandro Cruz, me ligou manifestando desacordo com o episódio.

É, o "campo minoritário" não é tão pequeno, e tampouco estreito. Até a decisão final sobre a posição do PT no contexto da sucessão muita água vai rolar sob as pontes - se não cair mais nenhuma!

A candidatura própria continua na pauta.