sábado, 31 de maio de 2008

Viva o livro, viva Lenilson!

Daqui a pouco estarei na 5ª Bienal do Livro de Campos, que começou hoje no Parque de Exposições da FRC.
Esta é a primeira edição da festa literária, que ao longo da década se consolidou no cenário cultural da cidade, sem a presença do meu amigo Lenilson Chaves - idealizador do evento.
E ele estava sempre lá, em todas as edições anteriores, entusiasmado e ativo como na edição original, realizada no CEFET. Na 4ª Bienal lançou um livro, em evento em que não pude estar presente - pai inexperiente em dia dedicado a cueiros, mamadeiras e pediatras! O autógrafo na minha edição, protelado em inúmeras ocasiões posteriores, ficou inviabilizado pelo destino. Mas estive com ele lá, onde atuou na linha de frente da comissão organizadora a convite da Luciana Portinho. Articulei diretamente com ele a presença do André Diniz, que lançou seu Almanaque do Samba no Café Literário.
Essa será uma Bienal diferente, sem Lenilson. Não sei se há alguma homenagem programada. Se houver, será justíssima. Senão houver, será uma lacuna lamentável. Mas haverá sempre a presença de Lenilson na Festa. Que ela tenha vida longa. Que a cidade seja grata a seu idealizador. Viva o livro! Viva Lenilson!

Deu no blog do Roberto Moraes

O Roberto Moraes reproduziu no seu blog trecho da entrevista concedida pelo Dr. Eduardo Oliveira, do MPF, ao Monitor Campista, publicada na edição de hoje:

“Nós temos farta documentação, com duas caixas cheias de documentos, mais de uma centena, com fortes indícios de que os vereadores apresentaram emendas no orçamento em benefício próprio. Através de emendas, um total de R$ 13 milhões foram destinados às fundações Jornalista Oswaldo Lima e Trianon para realização desses shows. O valor das emendas era usado para custear os shows e que há os indícios que seriam superfaturados. Outro ponto da investigação é a contratação de funcionários pela Fundação José Pelúcio. Há um alto número de funcionários que estão à disposição dos vereadores, incluindo os agentes comunitários. Semente na presidência da Câmara, eram 180 funcionários à disposição”. A matéria finaliza dizendo que o procurador Eduardo Oliveira rebateu as acusações do vereador Marcos Bacellar e explicou a divulgação da denúncia, que foi enviada à 2 Vara Federal no dia nove de maio. “Não vou deixar qualquer um que seja arranhar a moral do Ministério Público e a minha própria. Caso haja qualquer declaração direta, vou entrar com uma representação A divulgação só aconteceu agora, porque estávamos analisando se ela tinha ligação com outras duas denúncias que havíamos feito, estávamos aguardando uma decisão interna. A divulgação à população é propositiva e necessária. Só para lembrar ao Bacellar, a denúncia contra Garotinho também foi proposta pelo MPF. As pessoas, ao invés de se explicar, ficam inventando factóides”.

A fala é uma contundente resposta à desfarçatez apontada por este blog no post Cara de pau (veja abaixo).

Sindipetro-NF: vitória da Unidade Nacional

A categoria dos petroleiros confirmou com o resultado das eleições para a direção do Sindicato local, encerradas na quinta-feira e com a apuração realizada ontem, a responsabilidade dos trabalhadores da região com a unidade da classe, através do fortalecimento da principal central sindical da América Latina, a CUT.
Na última eleição do SEPE, em 2006, as bases dos profissionais da educação em Campos, Macaé e Itaperuna também disseram SIM à CUT e deram a maioria dos votos à Chapas cutistas, de oposição, apesar de no quadro geral permanecerem os descaminhos no SEPE/RJ.
Os companheiros petroleiros na maior base regional da categoria no Brasil seguiram o mesmo caminho e reconduziram o companheiro José Maria Rangel à coordenação-geral do Sindicato.
Parabéns a ele, ao conjunto da Chapa 1 e aos trabalhadores petroleiros da região. A luta continua contra os divisionistas e oportunistas pseudo-esquerdistas que "aparelham" entidades dos trabalhadores para dar sobrevida a seus partidos políticos sem representatividade social.

Cara de pau!

Os vereadores de Campos - que liderados pelo Presidente da Câmara colocaram em suspeição o Promotor do MPF, Dr. Eduardo Oliveira - devem achar que somos todos idiotas.
A tentativa de associar o trabalho do Promotor, que já mostrou ser criterioso e sério em suas atribuições, a uma pretensa reação à Operação Segurança Pública S/A é um show de cinismo. Salvo exceções que não completam o número de dedos de uma mão, os edis locais não tem moral pra criticar o Procurador, que denuncia irregularidades que há muito ouvia-se no Boulevard e arrabaldes.
Independente da condenação e possíveis inegibilidades dos sócios de Mocaiber, o eleitor deve estar atento no pleito que se aproxima. O ideal é que, independente do número de cadeiras que prevaleça na próxima legislatura, possa haver uma ampla renovação da Câmara.
Afinal, pilantra por pilantra...

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Vergonha!

Após os incidentes detonados pela Operação Telhado de Vidro da Polícia Federal, que repercutem até hoje na política local, a Prefeitura de Campos perdeu mais uma boa oportunidade de tentar melhorar sua imagem junto à opinião pública.
Manchete de hoje do Monitor Campista destaca a homologação do Concurso da SMEC, envolvido em várias denúncias e suspeitas de irregularidades, além de ter tido seu edital alterado após a realização das provas objetivas. Ao invés de ceder ao bom senso e rever todo o processo do concurso, a SMEC - a mesma que contratou com dinheiro público um software de 5 milhões de reais para informatização das unidades escolares da rede municipal - tratorou os argumentos apresentados em defesa do universo dos candidatos, impôs a absurda inclusão de uma prova de títulos no meio do processo e agora quer criar um fato consumado convocando os classificados.
Além da inversão de posições na classificação após a prova de títulos - prejudicando os candidatos melhor classificados na prova objetiva, que ao inscreverem-se consideraram um edital que não se referia à outra etapa - outros absurdos foram registrados.
Esse blog teve acesso à informação de que uma candidata que teria tido a segunda melhor classificação para uma determinada disciplina, simplesmente não foi classificada, isto é, a candidata, após pagar a inscrição, fazer a prova objetiva e ter excelente desempenho, simplesmente sumiu da classificação prévia e não foi convocada para a prova de títulos! Segundo nossa fonte a candidata estaria buscando a Justiça para denunciar o episódio.
O SEPE também recorreu ao Judiciário contra a absurda retificação no edital ao longo do processo, mas até este momento a ação não recebeu despacho por parte do Juiz Sebastião Rugier Bolelli, da 2ª Vara Cívil da Comarca.

De novo na linha de fogo.

Após ser mantido no cargo por decisão do STJ na manhã de hoje, confirmando a decisão do Presidente Humberto Barros que o reconduziu à Prefeitura, Mocaiber agora está na mira do MPE, que através do procurador-geral de Justiça do Rio de Janeiro, Mafran Vieira, representou no TJ contra o Prefeito e mais 14 colaboradores, entre assessores, servidores da Prefeitura e empreiteiros por irregularidades em licitações e desvio de recursos públicos. Além do indiciamento dos denunciados, o procurador apresentou pedido no sentido de novo afastamento de Mocaiber do cargo.

Do blog do Noblat

DEU NA FOLHA DE SÃO PAULO
83% dos alunos têm professor insatisfeito
De Antônio Góis:

Os professores brasileiros, com exceção apenas de seus colegas uruguaios, são os mais insatisfeitos com seus salários, segundo um relatório divulgado ontem pela Unesco, no comparativo entre 11 países em desenvolvimento. No estudo, 83% dos alunos do ensino primário (equivalente, no caso brasileiro, aos quatro primeiros anos do ensino fundamental) estão em classes cujos docentes se declararam insatisfeitos com os salários.

O relatório também mostra, como já evidenciado em outros estudos da Unesco, que as taxas de repetência no ensino primário no Brasil destoam, e muito, das de outros países. No Brasil, a repetência chega a 19% dos alunos no ensino primário, mais que o dobro da verificada no segundo país com maior percentual, o Peru, com 8,8%.

O estudo da Unesco, intitulado "Um Olhar para o Interior das Escolas Primárias", faz parte do programa WEI (sigla, em inglês, de Indicadores Mundiais de Educação), que monitora a educação em países em desenvolvimento. Assinante da Folha leia mais em: 83% dos alunos têm professor insatisfeito, afirma a Unesco

Vasco campeão!

Deu no Lance, em sua edição de terça-feira, uma notícia que pode consolar os meus amigos vascaínos, abatidos pela eliminação da Copa do Brasil, após mais um insucesso do compulsivo perdedor de pênaltis Edmundo:

O Vasco sagrou-se no último domingo campeão brasileiro... de boliche!!!

ATUALIZAÇÃO às 15:28
A propósito, quem está feliz da vida é o blogueiro Ricardo Noblat, torcedor fanático do Sport Recife. Após deixar São Januário com a devida discrição que a sua própria segurança recomendava, ele manifestou toda sua euforia por meio de post no seu prestigiado blog - sobrou alfinetada até para o genro, flamenguista. Veja aqui.

ATUALIZAÇÃO às 16:26
Já o Governador Sérgio Cabral - vascaíno - horas antes da partida contra o Leão pernambucano festejou ao lado da prímeira-dama Adriana Ancelmo o aniversário do filho caçula, Thiago. Como que prevendo que o Animal não terminaria o dia em alta, a comemoração não foi no Zoológico, e sim num boliche da Barra. Faz sentido!

Operação Segurança Pública S/A pode alterar quadro eleitoral em Campos

O blog do Roberto Moraes está acompanhando passo a passo a movimentação da PF envolvendo a prisão do Deputado Álvaro Lins e os mandados de busca e apreensão contra o ex-Governador Garotinho (clique aqui para ver as últimas informações).

Por sua vez, este manifestou-se em seu blog por meio da seguinte nota, postada às 10:48:
Esclarecimento
Os leitores do blog, já devem ter tomado conhecimento das notícias divulgadas pela mídia esta manhã.
Quero dizer-lhes, que até agora oficialmente não fui comunicado de nada.
Permaneço na minha casa, ao lado da minha família, porque tenho minha consciência tranqüila e nada tenho a temer.
Tão logo, receba alguma informação oficial, irei me pronunciar no blog, para que tudo fique esclarecido.
Aguardem.


O desdobramento da operação Segurança pública S/A pode comprometer o ex-governador e alterar o já conturbado quadro eleitoral em Campos. Avalio que este episódio pode fortalecer o nome de Roberto Henriques dentro do PMDB. Em função da sua postura independente, pode inclusive vir a receber apoio da Direção Nacional do partido e do Governador Sérgio Cabral.

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Mudou de tom.

Falando hoje a um Programa matinal na Diário FM, o Deputado Geraldo Pudim repetiu reiteradas vezes o compromisso do seu partido, o PMDB, com o governo do Presidente LULA.
Sobre a possível aliança entre o PT e o PSDB em Campos, disse estranhar a postura do Partido dos Trabalhadores, na medida em que este se propõe a aliar-se com os tucanos, que fazem sistemática oposição ao Governo Federal e recusa-se a um entendimento com o PMDB - partido da base aliada.
O parlamentar mudou o tom com relação ao Governo LULA. Não repete mais as despropositadas críticas de seu líder Garotinho e assume a postura de bancada da base do governo. Quanto ao estabelecimento de diálogo com o PMDB local, ele é possível. Conforme já sinalizaram os Presidentes do PSDB, Paulo Feijó, e do PT, Hugo Diniz, se o nome de Roberto Henriques for indicado, a Frente pode absorver o partido. RH hoje é uma força eleitoral. Aproveitou o período a frente da Prefeitura para colher popularidade e consolidar sua postura de independência.

Ficção político-científica n' A TroLha.

O inquieto Xacal publicou esta semana a primeira parte de um interessante folhetim de ficção político-científica n'A TroLha. Este blogueiro leu, aprovou e recomenda. Confira clicando aqui.

A propósito, estão cada vez mais frequentes as abordagens de internautas curiosos a este blogueiro, indagando a respeito da identidade secreta de nosso justiceiro "virtual". O homem está virando um popstar da mídia alternativa. Esclareço aqui que não sou alcaguete e para todos os efeitos não conheço seu alter ego. Mas também sou seu fã.

Falando a mesma língua.

Estive ontem no Seminário promovido pelo PSDB com vistas a construção de uma Frente alternativa capaz de criar um novo medelo de gestão para Campos.
Animadora a maciça presença da executiva do PT no evento. Agora as negociações parecem que vão avançar. As falas foram gerais e se prenderam mais à conjuntura política. Não se aprofundou um debate no sentido de propostas, ainda que alguns representantes de setores produtivos tenham pontuado demandas próprias.
O último orador, o representante da FIRJAN, Geraldo Coutinho Filho fugiu do padrão das intervenções anteriores.
Sua fala animou este blogueiro, que, contemplado pelo discurso, identificou a possibilidade de construção de um programa que represente confluência de perspectivas que possa unir capital e trabalho no sentido do desenvolvimento de Campos.
Citando o teatrólogo dos operários, Bertold Brecht, discorreu sobre a importância da política para o exercício da cidadania. Falou da importância da revitalização do patrimônio arquitetônico da cidade para o desenvolvimento local, na necessidade de inclusão das periferias, em planejamento estratégico e enfatizou a importância do gestor capacitado para dirigir o processo, ressaltando ser fundamental observar este aspecto quando chegar o momento de definir o nome que representará a Frente nas eleições.
Saí de lá com a sensação de que hoje, falamos a mesma língua!

Avançando?

A entrevista de Dr. Makhoul à Folha da Manhã dá alento e perspectiva à construção de uma Frente que represente uma alternativa de modelo de gestão para Campos.
Embora questionando "companheiros do PT que dizem até que eu não poderia ser candidato a prefeito pelo PT porque eu participei do governo Mocaiber", o Dr. afirma que o PT não irá impor seu nome ou qualquer outro no debate com os tucanos. Esse é o espírito que constrói e que não foi compreendido por outras lideranças do Diretório petista local.
Nem Roberto Moraes, nem qualquer um de nós questionou a prori a viabilidade eleitoral de Makhoul, tampouco vetamos seu nome. O que é necessário é perceber como a sociedade, especialmente simpatizantes do PT, avaliam a recente participação do partido no governo municipal. Pelo que tenho ouvido da voz rouca das ruas, há nesse segmento um clamor por um nome novo, independente dos arranjos políticos produzidos no município nos últimos anos.

terça-feira, 27 de maio de 2008

Blogs: imprensa paralela?

Este é o título da Mesa-redonda que o blogueiro estará participando na próxima quinta-feira às 19:00 no auditório da Faculdade de Odontologia. O evento faz parte da Programação da Semana da Imprensa (veja aqui programação completa). Participam também do debate os Professores e blogueiros Roberto Moraes e Vitor Longo Brás, o Cientista político Renato Barreto e a Professora Valéria Machado, que coordena a mesa.

Direitos Humanos em debate.

O blogueiro esteve ontem na Faculdade de Direito de Campos, a convite da direção do Diretório Acadêmico dos estudantes da instituição, participando de uma palestra sobre Direitos Humanos com o Deputado Estadual Marcelo Freixo (PSol) membro da comissão de Direitos Humanos da ALERJ.
A palestra, que envolveu um bom número de alunos, fez parte da Programação da Semana da Cidadania, promovida pelo Diretório. De parabéns o Rafael, presidente da entidade estudantil, o Pedro, o Júnior, e os demais membros da sua diretoria, pela organização do evento.

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Diversidade "Fiel"!

A torcida corintiana é preta e branca, é roxa, e... amarela, verde, vermelha, laranja, azul...

Enquete realizada pela TV Gazeta de São Paulo na mais tradicional Parada GLBT do país, divulgada agora há pouco, revelou que o clube é o mais querido entre os participantes do evento. O Corinthians foi citado por 48% dos votantes como seu clube do coração!

O blog parabeniza o movimento GLBT de Sampa pelo sucesso de mais uma edição da Parada paulistana e o Timão, que está 100% na Série B e confirma seu status de principal clube de massa de São Paulo. É isso aí, Viva a diversidade! E viva a Fiel, sem preconceitos!!!

Burrocrata

Falando à Folha da Manhã, o Presidente estadual do PT admite a aliança com o PSDB para a disputa do pleito de outubro, mas mostra-se reticente e pouco informado sobre o quadro local - apesar da crise política instalada no município nos últimos meses.
Se não está desinformado, se excede nas deferências ao grupo hegemônico no atual DM, nominando dois de seus representantes como avalistas do posicionamento que irá adotar. Por outro lado, não menciona a base social do partido, nem outros quadros com densidade eleitoral. No aspecto cacife eleitoral, limita-se a prestigiar Makhoul. Tem lógica, mas ainda não há clareza sobre os efeitos da participação petista no governo Mocaiber - da qual foi principal avalista - na popularidade do companheiro. Quando se refere ao atual Presidente do DM, parece estar querendo legitimar-se a si mesmo, tal qual diante um espelho.
Sem histórico eleitoral, Alberto Cantalice construiu sua "liderança" por meio de dedicação à máquina partidária e conchavos entre tendências. Credenciando a burocracia local, credencia-se a si mesmo. Há de aparecer algum comentário aqui me cobrando por uma história de dedicação à mesma máquina partidária. Não nego esta história e me orgulho dela. Mas não vendi minha alma ao Diabo, nem trilhei o caminho fácil da filiação massiva, transformando família, vizinhos, amigos, conhecidos, periquito, papagaio e geral em... GARRAFAS!

Colírio

O programa de entrevistas semanal do Mauro Beting na TV esporte interativo apresentou sábado um "bate-bola" com uma das musas deste blog, a apresentadora Renata Fan. Além de - muito - bonita, inteligente... e gosta - e entende - de futebol! A ex-Miss Brasil seria o protótipo da mulher perfeita? Ainda que cético quanto a esta possibilidade - exceções feitas a Dona Irene, Dona Regina e Fabiana - este blogueiro não esconde que acha Renata um alumbramento.
Ela falou sobre sua paixão pelo Colorado do Sul e pelo capitão Fernandão, além de comentar o contexto geral do futebol brasileiro. Incluiu o Mengão entre os seus favoritos para o Brasileirão 2008 e na sua seleção brasileira atual, "convocou" Léo Moura e Juan - ela sabe mesmo das coisas.
Curiosamente, enquanto era exibida a entrevista, o rubro-negro vencia o seu Inter - jogando de branco - no Maracanã. A camisa nº 2, que segundo ela costuma dar sorte, não saiu vitoriosa nesta ocasião.
Melhor para o time de Caio Jr., que segue bem posicionado na tabela. Espero que siga regular na competição. Ainda sob o impacto da tragédia contra o América mexicano, estou em contagem regressiva: agora faltam "só" 35 rodadas para voltar à Libertadores!