quarta-feira, 28 de maio de 2008

Avançando?

A entrevista de Dr. Makhoul à Folha da Manhã dá alento e perspectiva à construção de uma Frente que represente uma alternativa de modelo de gestão para Campos.
Embora questionando "companheiros do PT que dizem até que eu não poderia ser candidato a prefeito pelo PT porque eu participei do governo Mocaiber", o Dr. afirma que o PT não irá impor seu nome ou qualquer outro no debate com os tucanos. Esse é o espírito que constrói e que não foi compreendido por outras lideranças do Diretório petista local.
Nem Roberto Moraes, nem qualquer um de nós questionou a prori a viabilidade eleitoral de Makhoul, tampouco vetamos seu nome. O que é necessário é perceber como a sociedade, especialmente simpatizantes do PT, avaliam a recente participação do partido no governo municipal. Pelo que tenho ouvido da voz rouca das ruas, há nesse segmento um clamor por um nome novo, independente dos arranjos políticos produzidos no município nos últimos anos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Tenho acompanhado, através da imprensa e dos blogs, as idas e vindas da discussão da frente, que está sendo chamada de Terceira Via.

O movimento se iniciou de forma espontânea, quase por acaso, junto com o movimento chega de palhaçada. E foi crescendo e tomando corpo o que assustou a maioria dos blogueiros, seus criadores, que no inicio estavam dando a maior força, hoje praticamente não tocam no assunto, acho que por medo do monstro que criaram. Em contra partida a imprensa conservadora apropriou-se da idéia e passou a defendê-la, a seu modo, dando amplos espaços em seu jornal para aqueles que mais lhe interessa.

Isso não aconteceu porque são bons burgueses e democráticos. Eles perceberam que esse é um anseio da sociedade campista e em particular daqueles que não tem uma boquinha na prefeitura, que por enquanto ainda é a maioria da população, pelo menos eu acho.

Essa imprensa que sempre esteve a favor dos que estão no poder, está se sentido tão a vontade e segura, que todo dia escala um prefeitável, para ver qual ao final, mais lhe convém e agrada a classe dominante. É lógico, sem deixar desamparado o grupo que sempre apoiou, ou seja, o de Arnaldo / Mocaiber. Na verdade esse apoio a Terceira Via ou Primeira Via como preferem chamar é um apoio estratégico, caso ocorra algum desastre com Arnaldo / Mocaiber, eles tem como opção o candidato da Terceira Via, e que de preferencia seja alguem ligado a eles e a oligarquia dominante. Já que um acordo com Garotinho, que já apoiaram, e seu grupo é quase impossível, apesar de a muito, também, representarem os interesses das oligarquias falidas de Campos, com a mesma roupagem populista do Grupo de Arnaldo / Mocaiber. Afinal são farinha do mesmo saco.

Bem e nós?

Estamos nadando em círculos, com as velhas e intermináveis pecuinhas, rancores, projetos pessoais e egos elevados. Deixando nos pautar pelo jornal Folha da Manhã, e escapar entre os dedos uma oportunidade única, por comodismo, falta de maturidade política, de visão estratégica e de capacidade de analise da atual situação politica de Campos.

Companheiros do PT vamos parar de olhar só para o nosso umbigo. Vamos deixar de lado as picuinhas, os rancores e as cobranças intermináveis dos erros do passado (dos outros, porque os nossos são sempre esquecidos ou justificados), assim como os projetos pessoais ou de grupos.

Vamos agir com maturidade, pragmatismo e despreendimento pessoal, visando montar uma frente com o PSDB e outros partidos, que tenha condições de ganhar a prefeitura, derrubando esse grupo populista e corrupto, que está no poder a 20 anos.

Vamos unir os candidatos a vereadores em uma única nominata para que possamos fazer o maior numero de vereadores possível.


Tenho visto, a alguns dias, nos blogs, a sugestão de um blogueiro para que a nominata dos vereadores além de contar com o Feijó, contasse também com o Dr, Mackoul. Essa sugestão, pode até de inicio parecer loucura, mas se analisarmos em termos estratégicos, é perfeita, porque se isso ocorresse, certamente conseguiríamos eleger uma grande bancada, talvez a maior bancada da camara de vereadores, por que os dois são grandes puxadores de voto e certamente serão os mais votados.

Espero que os dois tenham humildade, para analisar essa proposta, dentro de uma visão estratégica de médio e longo prazo, para eles, para os partidos e principalmente para a cidade, e que tenham o despreendimento e a humildade necessária, para embarcar nela.

Quanto a escolha dos candidatos a prefeito e vice, deve-se buscar nos quadros partidários aqueles que representem o melhor sentimento de ruptura com tudo que está ai e que consigam passar para a sociedade que eles não tem nenhum tipo de comprometimento com o passado politico recente da cidade ( últimos 20 anos), e que são capazes, competentes, éticos, honestos e que serão capazes de conduzir o município para o progresso, tirando-o desse atoleiro de incompetência e corrupção, que está mergulhado a anos.

Espero que com este texto, eu consiga trazer para reflexão dos companheiros do PT e do PSDB, essas ideias e iniciar uma discussão de propostas, sem rancores, projetos pessoais e picuinhas, para que possamos construir algo novo para o futuro de nossa cidade.

Não tenho a pretensão de ser o dono da verdade, mas tenho certeza que estamos vivendo um momento único nos últimos 20 anos, e que não podemos desperdiçar por imaturidade politica, vaidades pessoais,ou erro de avaliação e estratégia.

Temos condições de eleger o prefeito e fazer a maior bancada da camara, basta somente, querermos e termos maturidade e o despreendimento que o momento exige, e que algumas pessoas não coloquem os interesses pessoais acima do coletivo.

E vamos a luta até vitoria final.


E blogueiros vamos deixar a apatia de lado e trazer essa discussão para o centro da sala.