quinta-feira, 24 de setembro de 2009

No centenário do IFs mais uma marca histórica


A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica completa cem anos em 2009 com a maior expansão de sua história. São 214 novas escolas previstas até 2010, várias delas já entregues.
O número é superior ao total dos 93 anos anteriores, entre 1909 e 2002, quando foram construídas 140 escolas. A programação do centenário da rede, comemorado na última quarta-feira (23), inclui eventos como exposições, semanas comemorativas nas instituições de todo o País e o lançamento de um selo comemorativo.
Segundo o Ministério da Educação, todas as escolas em obras serão entregues até o final do próximo ano. Com a expansão, o Brasil terá, em 2010, 500 mil vagas em mais de 354 escolas de educação profissional e tecnológica em todo país. O investimento na expansão é de R$1,1 bilhão.
A rede nasceu há cem anos, por iniciativa do então Presidente Nilo Peçanha, com a criação das Escolas de Aprendizes e Artífices (1909) que, mais tarde, deram origem aos centros federais de educação profissional e tecnológica (Cefets). Em dezembro de 2008, Cefets, e outras instituições de educação profissional se transformaram nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.
Atualmente, há 38 institutos federais, que oferecem ensino médio integrado, cursos superiores de tecnologia e licenciaturas. Além deles, a rede conta com dois Cefets, 25 escolas técnicas vinculadas a universidades federais e uma Universidade Tecnológica Federal.
No caso do Instituto Federal Fluminense, antigo Cefet-Campos, as informações são ótimas:
Pelo segundo ano consecutivo, o IFF fica entre as melhores instituições de ensino do país em exame do Ministério da Educação. O MEC divulgou os Índices Gerais de Cursos das Instituições (IGC) referentes a todas as universidades, centros universitários e faculdades do país. O IF Fluminense obteve a quinta melhor nota entre os Centros Universitários. O IGC 2008 torna públicos os indicadores de qualidade de duas mil instituições. O índice tem como base dois exames, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e o Conceito Preliminar de Curso (CPC) que avalia infraestrutura e organização didático-pedagógica. Na pósgraduação, o IGC utiliza a Nota Capes, que avalia a qualidade da pósgraduação numa escala de 1 a 5. Divulgado anualmente, o resultado final do IGC é expresso em valores contínuos (que vão de 0 a 500) e em faixas (de 1 a 5). Com 275 pontos, o IF Fluminense garantiu nota 3.

No mundo sombrio de Chomsky só a América Latina se salva

Na última entrevista concedida por Noam Chomsky (La Jornada/Carta Maior 23/09/09), grande pesquisador da linguagem humana e intelectual dissidente, encontramos o reiterado diagnóstico apocalíptico sobre a ordem mundial e a situação dos EUA (os compromissos de Obama com seus "donos" inviabilizam qualquer reforma do sistema). Contudo, somos surpreendidos pela seguinte declaração: "A América Latina é hoje o lugar mais estimulante do mundo"! Confira abaixo alguns momentos do seu discurso:

"A América Latina é hoje o lugar mais estimulante do mundo. Pela primeira vez em 500 anos há movimentos rumo a uma verdadeira independência e separação do mundo imperial. Países que historicamente estiveram separados estão começando a se integrar. Esta integração é um pré-requisito para a independência. Historicamente, os EUA derrubaram um governo após outro; agora já não podem fazê-lo. (...)
Outra mudança, ainda que acidentada, é a superação da patologia na América Latina, provavelmente a região mais desigual do mundo. É uma região muito rica, sempre governada por uma pequena elite europeizada, que não assume nenhuma responsabilidade com o resto de seus respectivos países.
[Nos EUA sob governo Obama] O setor financeiro está o mesmo que antes; as seguradoras de saúde ganharam com a reforma de saúde, as empresas de energia ganharam com a reforma do setor, os sindicatos perderam com a reforma trabalhista e, certamente, a população dos EUA e do mundo perde porque a destruição da economia é grave por si mesma. Se o meio ambiente é destruído, os que mais sofrerão serão os pobres. Os ricos sobreviverão aos efeitos do aquecimento global.
Por isso a América Latina é um dos lugares no mundo hoje verdadeiramente interessantes. É um dos lugares onde há uma verdadeira resistência a tudo isso. Até onde chegará? Não se sabe. Não me surpreenderia com um giro à direita nas próximas eleições na América Latina. Mesmo assim, terá se conseguido um avanço que assenta as bases para algo mais. Não há muitos lugares no mundo dos quais se possa dizer o mesmo."

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

PELÉ E TOSTÃO

O PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio) do IBGE comprova, entre 2003 e 2008, 31,9 milhões de brasileiros ascenderam socialmente e ingressaram nas classes A, B e C. Enquanto o "potencial do produtor" cresceu por volta de 28,32%, o "potencial de consumo" cresceu 14,98%. Nesse período, os 10% mais pobres da população tiveram aumento de renda de 72,45%, enquanto para os 10% mais ricos o crescimento foi de 11,37%. O pesquisador da FGV Marcelo Neri afirma: "Tudo aponta mudanças na sociedade brasileira, no sentido que o valor do trabalho está aumentando. (...) O Pelé é o mercado consumidor interno e o Tostão é o Bolsa-Família."

O PED, o PT e uma alternativa para a política local.

Na última semana comentamos aqui nossa expectativa com relação ao processo de eleições para a escolha das novas direções do Partido dos Trabalhadores no Diretório Municipal de Campos.
Em síntese, reproduzimos a idéia de que a unidade partidária na composição do novo Diretório seria um primeiro passo no sentido de potencializar a oportunidade histórica que se apresenta ao partido. Minimizar divergências e ressentimentos e dividir atribuições institucionais da vida partidária seriam prova de maturidade e generosidade capaz de alavancar nossa ação política na cidade – inclusive a partir do mandato reconquistado na Câmara local – consolidando-nos como única alternativa concreta e viável de um novo modelo de gestão democrática, popular e participativa para o município.
Esse foi sempre o horizonte de um grupo composto por este articulista nos últimos meses. Após aglutinar alguns bravos militantes dispostos a retomar a militância orgânica e instituir uma rotina sistemática neste sentido, abrimos o diálogo com as forças hoje hegemônicas na composição do Diretório – que, diga-se de passagem, após nove tentativas em nove meses ainda não conseguiu êxito na tarefa de reunir-se com quorum deliberativo em 2009.
Apesar de termos mantido entendimentos frequentes com algumas destas lideranças ao longo deste período, chegamos a esta semana, limite para as inscrições das chapas para as direções partidárias locais, com a expectativa de que há uma opção destes setores por manter o status quo atual, tentando restringir no futuro Diretório a participação dos grupos que se opuseram à malfadada aliança local com o PDT em 2008. Não era nossa intenção retomar tal debate agora, e a unidade partidária permanece em nosso horizonte como meta para a futura gestão. Mas não é possível deixar de afirmar com clareza nos debates que antecedem o PED que o partido precisa romper com a fórmula de fazer política que vem sendo reproduzida há vinte anos na cidade, por todos os grupos que passaram pelo governo. Minha candidatura à presidência do PT de Campos tem o propósito de credenciar o partido como alternativa para a política municipal.

Artigo publicado na edição de segunda-feira (21/09) da Folha da Manhã.

Pesar

O sítio noticioso Ururau informa que foi confirmada a notícia do acidente fatal envolvendo o Vereador do PT de Campos Renato Barbosa na manhã de hoje, na BR 101, próximo ao trevo de Macaé, para onde o Vereador, petroleiro, se dirigia para trabalhar.
O blog lamenta profundamente o ocorrido e destaca que Renato - uma liderança entre seus companheiros de classe - é mais um trabalhador vítima da BR 101. Mais uma vítima dentre centenas de trabalhadores que diariamente trafegam pela rodovia para o labor na cidade vizinha. Até quando as autoridades responsáveis pela concessão da estrada e a concessionária Autopista fluminense vão negligenciar a necessidade de reformulações profundas neste trecho da BR?
Neste momento triste, o blog se solidariza com a família de Renato e com todos os trabalhadores que diariamente se arriscam para trabalhar.