sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Obrigado!

O blogueiro, em nome da Chapa 1 - Oposição. Reconstrução do Sinpro, vem pelo presente agradecer aos (às) 93 professores (as) que sufragaram nossa proposta de mudança e reestruturação de nosso sindicato no próximo triênio.
A apuração do pleito terminou agora há pouco. O pleito teve a participação de cerca de 40% a mais de eleitores do que em 2006. Mas o universo de filiados na base local - cerca de 300 companheiros(as) - ainda é bastante restrito frente potencial representatividade da categoria.
A ampliação da base filiada, assim como a negociação de reajustes para a categoria - há dois anos sem aumento na data base - e a reatomada do diálogo com os professores nas diversas escolas da educação infantil ao nível superioir são alguns dos objetivos da gestão que se inicia no próximo dia 04 de janeiro.
Contamos com cada professor(a) nesa luta!

ATUALIZAÇÃO em 13/12 à 01:30
Alertado pelo companheiro Fabiano Rangel, diretor do STAECNON, esclarecemos os números da eleição no Sinpro Campos/ São João da Barra onde a nossa vitoriosa Chapa 1 teve 93 votos contra 87 da Chapa da situação.

"Boquinha" frenética

E a sanha do PT pedinte continua. Em mais uma declaração infeliz, o deputado federal e presidente eleito do PT-RJ explicita os motivos ideológicos e a coerência política do "projeto" de poder que representa. Nos desculpem os especialistas em análise de discurso, mas nada mais didático e exemplar do que a fala direta de um "protagonista" histórico: "A aliança entre PT e PMDB tem como princípio o Cabral ser o governador e os outros cargos serem definidos a partir da negociação entre os partidos que compõem a aliança. A ideia é que agente possa construir o governo, e não aderir. Se a decisão de ter o Pezão já estiver tomada, podemos, em março, decidir por uma candidatura própria." (Luiz Sérgio, O Globo 11/12/2009) Ou o deputado não sabe o que é um princípio ou se sabe não deveria condicioná-lo à negociação de cargos. Será essa confusão uma nova modalidade de déficit cognitivo?

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Chororô do "vencedor"

Depois de sair vencedor da acirrada disputa do PED (Processo de Eleição Direta) do Partido dos trabalhadores do estado do Rio, o deputado federal Luiz Sérgio vem a público "humilhado e ofendido". Ao contrário de uma postura altaneira e magnânima que se espera do presidente regional, legitimamente eleito, do maior do maior partido de esquerda do Brasil, o deputado se coloca na posição indigna de pedinte patético. Diante da rejeição de Cabral e do PMDB-RJ aos seus pleitos, especialmente a negativa ao pedido de compor a chapa de Cabral como vice-governador, Luiz Sérgio é só lamúrias e queixumes: "Aliança é sempre algo que você precisa construir. Minha eleição não garante que já está confirmada a aliança." Então foi para isso, para representar esse papel de subordinado "pau mandado" e fiador da "garantia" do esquema Cabral-Picciani no PT, que o deputado foi eleito??? Nas disputas políticas, independente do resultado final, você pode sair "maior" ou "menor". Pois esse parece o caso típico de nanismo inevitável e voluntário!

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

O verbo e a verba

O blog do filho do dono trombeteia e quase comemora a vitória de Luiz Sérgio para a Presidência Estadual do PT.
E, já no título, não faz a menor cerimônia em manifestar as razões para tal euforia: um iminente apoio do PT-RJ ao inepto e incompetente governador - o que revela o quão pueril, ainda que legítima, foi a postura dos companheiros que apoiaram no segundo turno o Deputado Federal com a ressalva de manter a defesa da candidatura própria. Na prática, a vitória de Luiz Sérgio realmente aponta tendência em outro sentido, ainda que o jogo ainda esteja no pano e convenções e Encontros petistas sigam uma lógica distinta da dos PEDs. Há ainda o esqueleto da abortada candidatura de Vladimir no armário!
O curioso é o grande e súbito interesse manifestado pelo periódico em questões internas do Partido dos Trabalhadores. Talvez tenha a ver com a farta e, literalmente, visível publicidade estampada pelo governo do RJ em suas páginas nos últimos meses, coisa de anúncio de meia página com periodicidade regular!
Parece que um edil local tinha mesmo razão quando dizia que em certas páginas da imprensa local, mesmo nas virtuais, o "verbo vale a verba".

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Breve comentário sobre um "palpite infeliz"

Tenho o hábito de respeitar a memória dos que não mais estão entre nós para esclarecer declarações que lhes são atribuídas. Não considero decente expor os mortos em busca da afirmação de interesses políticos ou econômicos, sobretudo quando estes não me parecem respeitáveis.
Assim, não vou aqui replicar manifestações que devem se originar exclusivamente na conveniência de seus responsáveis, e tampouco alimentar polêmica sobre assunto que considero superado e oportunamente esclarecido com quem me interessava tratar a questão.
Cumpre porém esclarecer que:

1- Sou "arauto" apenas de minhas convicções, e nunca de interessses políticos e econômicos dos quais pudesse me envergonhar. Minha conduta na vida profissional, particular e minha militância política são públicas, e desafio a quem pretenda qualifica-la na forma atribuída a quem não pode mais esclarecer suas declarações a faze-lo de forma clara, explícita e dirigida a minha pessoa, publicamente;

2- Não tenho "turma". Em minha ação política tenho interlocutores e grupo. Não dialogo exclusivamente com meus pares, como aliás convém a quem faz política de forma democrática e plural, tendo como horizonte exclusivo o bem público. Também não misturo relações pessoais com ação política. As vezes discordo fraternal e democraticamente de meus amigos. Mas procuro manter sempre o respeito e a capacidade de diálogo;

3- Sou responsável pelo que é publicado aqui, por mim ou por meus colaboradores. Não respondo pelo que é publicado em outras páginas, independente de relações pessoais que possa manter com quem quer que seja. Repilo insinuações levianas sobre qualquer ação deliberada deste blogueiro no sentido de atentar contra a conduta de qualquer pessoa no que se refere à vida privada ou familiar;

4- Quanto as questões internas do PT de Campos, tenho convicção na responsabilidade de Eduardo Peixoto - com quem milito e convivo há 20 anos - bem como de outras lideranças do Diretório local, para conduzir o partido no rumo do interesse republicano, sem interferências indevidas e inoportunas, cujas motivações não me parecem claras, e que podem nos confundir com o que de pior se verificou na gestão pública em Campos nos últimos anos.

Sempre Flamengo!

Mesmo não tendo o talento de Ruy Castro, Nelson Rodrigues e outros craques das letras que já escreveram sobre a gloriosa saga do mais querido clube do futebol brasileiro, não poderia deixar de registrar aqui minha felicidade com a conquista do hexa campeonato brasileiro pelo meu Mengão!
Há de se louvar a campanha do rubro-negro neste campeonato, bem como a recuperação da imagem e da dimensão do Fla no universo do futebol brasileiro ao longo dos últimos anos. O frustrante, apesar de digno, quinto lugar em 2008 - que nos deixou de fora da Libertadores deste ano - foi precedido pela Copa do Brasil em 2006, pelo terceiro lugar no Brasileirão de 2007, conquistado pelo time de Joel, e pelas duas participações seguidas na principal competição sul-americana. Além disso, mantivemos a hegemonia no futebol carioca com o “penta-tri”, conquistado sobre o Botafogo. A diretoria, além de manter jogadores importantes como Bruno, Léo Moura e Juan, repatriou craques como Kléberson e o nosso Imperador Adriano – prata da casa – trouxe de volta Pet – provavelmente o maior ídolo do clube na última década – e prestigiou Andrade, patrimônio rubro-negro.
Para quem chegou a visitar as últimas colocações nos primeiros Campeonatos brasileiros disputados sob a fórmula dos pontos corridos, correu risco de rebaixamento, viu saírem precocemente do “ninho” grandes revelações formadas pelo tradicional trabalho de base da Gávea e acumulou uma das maiores dívidas do futebol brasileiro no período entre a última conquista do Brasileirão (1992) e a mais recente Copa do Brasil (2006), a empolgação que toma conta da nação é um reencontro com as mais belas páginas da história do Clube de Regatas Flamengo.
O Flamengo será sempre um legítimo campeão! “Uma vez Flamengo, sempre Flamengo!”

Este texto é dedicado a meu Padrinho Fernando Ferreira Andinós, com quem há 30 anos aprendi a "alegria de ser rubro-negro".

domingo, 6 de dezembro de 2009

É hoje!