sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Pede pra sair!

Está provado que o PT fluminense perdeu ótima oportunidade de se oxigenar e avançar do quadro de derrotas eleitorais no Estado no recente PED.
Depois de atravessar o samba e manifestar ingerência indevida no DM de Niterói, criticada aqui ontem, o Presidente estadual do partido Alberto Cantalice - que de tão afinado com a gestão de Mocaiber apareceu de "cara nova" na página dois da edição de hoje da Folha da Manhã - traz mais confusão.
Ele defende a aliança com o Prefeito, articulada aqui por Helio Anomal, Makhoul Moussalem e Odisséia Carvalho, mas, prudente, observa que convém esperar até junho, para ver "(...)como vai caminhar o ex-prefeito [e atual Deputado] Arnaldo Vianna (PDT)". Ora, mas o confuso dirigente se esquece que recente resolução do Diretório nacional estabelece a data de 30 de março como limite para a realização dos Encontros que vão definir estas questões eleitorais nos municípios. Sem contar que a sincera habilidade de Cantalice pode ter desagradado o Prefeito aliado, se é verdade que este se prepara para enfrentar Arnaldo, que declara que sua candidatura é irreversível.
Ô Albertinho, "pede pra sair"!

P.S.: Na foto, a verdadeira face de Cantalice.

Oportunismo.

O Banco Santander - que encerrou hoje a abertura de contas através das quais os servidores públicos municipais de Campos passarão a receber seus salários, a partir da licitação da folha salarial pela Prefeitura local - já demonstrou suas intenções com o negócio.
Anda empurrando para os servidores que vão abrir suas contas-salário, contas-corrente, sobre as quais incidem o pagamento de diversas taxas. Além disso, oferecem graciosamente toda sorte de "serviços bancários": cheque especial, cartão-de-crédito, seguros, etc. Tudo isso no ato da abertura da conta! E obviamente, com os devidos custos a serem recolhidos pela instituição financeira.
O caso mais preocupante é o das professoras que também atuam na rede estadual, e, forçosamente, já mantém contas no Banco Itaú. Se não ficarem atentas em seus interesses vão acabar sendo bi-taxadas, pagando por "serviços" similares aos dois Bancos e engordando o faturamento de ambos. (O do Itaú, como destacou a imprensa nessa semana, cresceu de forma robusta no último ano!)
O blog alerta que os servidores interessados em não pagar taxas bancárias, tão logo recebam o primeiro salário pelo novo Banco devem se dirigir à sua agência e solicitar a conversão da conta em conta-salário, isenta de várias taxas. O Departamento Jurídico do SEPE Campos está à disposição de suas filiadas que eventualmente encontrem alguma dificuldade nesse procedimento.
É isso aí, a rica Prefeitura arrecada uma fortuna com a licitação da folha, e os pobres servidores são oferecidos para serem escorchados pelo banco.

Fanfarrões.

Após eliminar o Wanderers, os fanfarrões do Cienciano (PER), confirmando o favorecimento determinado pela vantagem em jogar na altitude de Cuzco (3.300m), venceram ontem outro uruguaio, o Nacional, na estréia de ambos na fase de grupos da Libertadores (2X1).
O valoroso escrete, composto inclusive por um perigoso atacante japonês (rs, rs, rs), contou não só com a altitude, mas também com o apoio de uma torcida empolgada e mal educada, que hostilizou os atletas uruguaios ao final da partida.
Agora, os falantes peruanos virão ao Maracanã enfrentar o Mengão no próximo dia 27, onde, ao nível do mar, veremos quem tem mais garrafas vazias para vender.

FOTO: Agencia EFE.

Charge d'O DIA

Aroeira Holmes:

Criatividade?

A propósito, apesar da charge investigativa do Aroeira, no post acima, a visita de hoje no obrigatório A CHARGE ON LINE revela uma certa falta de inspiração dos talentosos cartunistas que diariamente ilustram o sítio. O principal tema continua sendo o já esgotado mantra dos "cartões corporativos" espero que a crise de criatividade não perdure por todo o período de trabalho da CPMI. Seria chatérrimo!

Assim não dá!

O Vitor Menezes convocou e o Comentários aderiu ao segundo Dia do Abandono, no próximo dia 21. Mais uma vez formaremos uma rede de blogs para denunciar problemas da nossa cidade que, até agora, não está de Cara Nova!
Esse blog ainda sofre de digamos, "limitações operacionais". Por isso, nossa participação não vai ficar restrita a imagens colhidas no caos urbano. Vamos comentar e denunciar problemas que afligem diariamente o cidadão.
Um assunto que destacamos na primeira edição do protesto virtual foi o caótico transporte coletivo da cidade. Certamente esse descaso com os cidadãos continua em pauta.
Agora há pouco, caminhando pela Av. Visconde do Rio Branco (Beira-Valão), percebi, na esquina com a rua Siqueira Campos, que uma dezena de fiscais da EMUT agiam coibindo o "transporte alternativo". Sem dúvida, a medida merece nosso apoio. Mas e quanto à fiscalização das empresas de ônibus? Como usuário que não utiliza o serviço "alternativo", passo por situações desagradáveis. Hoje por exemplo, por volta de 15:00, esperava o ônibus sob o sol escaldante quando um coletivo da Viação Siqueira, fazendo a linha Capão - IPS, passou por mim e outros passegeiros no ponto e avisou que... ia recolher à garagem! Somente vinte minutos depois pude embarcar num ônibus da empresa São João, linha IPS (João Maria). Fica difícil para o usuário, submetido a tamanho desrespeito, especialmente nesses dias de forte calor, resistir ao assédio do pessoal das lotadas!

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Portas fechadas.

O Ancelmo Gois traz em sua coluna na edição de hoje d'O GLOBO nota sobre o fechamento do Hotel Ambassador, na rua Senador Dantas, Centro do Rio.
Ele relembra que JK costumava frequentar um Bar no Hotel. O blogueiro, que não é nada célebre, também tem suas memórias do velho Hotel.
É que entre 2003 e 2006, quando compus a direção estadual do SEPE/RJ, costumava dormir ali às quintas-feiras, após as reuniões semanais da direção do Sindicato... e, eventualmente, de bem comportadas incursões pela Lapa.

Beauvoir.

A Aucilene envia mensagem com esta bela foto de Simone Beauvoir, linda aos 44, que ilustrou a capa da revista francesa le nouvel Observateur em recente edição - em função do centenário de nascimento da escritora - após receber o indefectível tratamento no photoshop. Eu confesso que preferi a original, acima.

Boladas.

1) O blog poupa comentários sobre a estréia do Mengão na Libertadores, ontem, em Tacna. Os gols ficaram guardados para domingo!

2) Revoltante a falácia de dirigentes, jogadores, torcedores e jornalistas de Cuzco sobre a justa reclamação do Flamengo em jogar naquela altitude. Não dá pra achar que as estapafúrdias comparações com jogos sob calor, chuvas e tempestades ou em gramados ruins no Brasil e no Uruguai seja apenas ignorância e estupidez. Certamente é má-fé. Não há nenhum desrespeito a cidades e clubes sediados na altitude na contestação rubro-negra. Há o óbvio: estes clubes jogam beneficiados por sua adaptação à altutude, o que é anti-desportivo. Insistir em outros argumentos é insistir em levar vantagem indevida! Não se trata de "mito" como disse um jornalista peruano. A medicina prova que é real o prejuízo para os atletas acostumados a competir ao nível do mar. Enquanto tentam caracterizar a postura de brasileiros, argentinos e uruguaios como covardia, ridicularizando o debate, alguns clubes peruanos, colombianos e, especialmente, bolivianos - que manipulam o mando de campo inclusive em favor de sua limitada seleção - praticamente assumem comportamento desonesto ao insistir em levar vantagem indevida em jogos internacionais.

3) Nomes estranhos.
Para finalizar, tão ridículo quanto os argumentos do Cienciano - uma vez ouvi de um Professor peruano que trabalha na UENF divertida história segundo a qual, em Lima, este time é chamado Cinzano, numa alusão jocosa a hábitos etílicos de seus "atletas" - são alguns nomes de outros times envolvidos nessa Libertadores inchada. Se continuar assim, vai ter time de várzea no torneio. Senão vejamos: além do Cel. Bolognesi (meio indigesto) temos ainda o já conhecido Cúcuta e o estreante Chicó. É... Chicó!

A propósito...

da charge abaixo, já estão definidos os parlamentares que receberão maior luminosidade dos holofotes: a relatoria da CPMI fica com o Deputado Luiz Sérgio (PT-RJ) e a Presidência com o Senador Neuto de Conto (PMDB-SC)!
A oposição, no entanto, segue reivindicando acordo para ocupar um dos postos e ameaça encaminhar um outro requerimento de CPI restrita ao Senado.

Ordem do dia.

Do Congresso Nacional. No traço do Bessinha.

Na Planície.

Já que falei no PT em post abaixo, vale lembrar que ontem teve reunião do Diretório local. Não pude ir em função de outro compromisso. Mas soube que, entre poucas objeções e ponderações, foi voz corrente a defesa da aliança com Mocaiber. Segundo resolução da Nacional, o DM tem até 30 de março para decidir a questão. Um petista de boas relações com a maioria governista me confidenciou que, apesar das juras públicas de fidelidade ao Alcaide, certas cabeças coroadas já consideram rever posições e apoiar Arnaldo Vianna. Será?
A reunião de ontem apontou para uma "prestação de contas" dos filiados com cargo no Governo Municipal. Por favor, não se esqueçam de me convocar. Estou ansioso para ouvir a explanação do Dr. Rodrigo Quitete. Vou sentar na primeira fila! Aliás, seguem as especulações em blogs bem informados de que sua candidatura estaria fazendo água. Além do Ricardo André, o Dr. Cláudio Andrade também especulou sobre as razões da demora na posse da Dra. Carmem Célia na Secretaria de Saúde. Quem viver verá!

A hora de voltar pra casa.

Jornais de todo o mundo trazem hoje estampadas em suas páginas fotos da dor de Ronaldo Fenômeno. Cronistas e jornalistas especulam sobre o futuro de sua carreira.
Matéria d'O GLOBO associa a contusão do atacante ao recente anúncio do fim da carreira feito pelo tenista Gustavo Kuerten.
Eu, particularmente, acredito que o craque tenha força, física e emocional, para retornar aos gramados para mais uma ou duas temporadas. Quem não se emocionou com o anúncio institucional que - ao som de Tente outra vez, de Raul Seixas - relembrava o inferno astral vivido pelo jogador com as seguidas contusões no joelho direito no final da década de 90, e sua posterior ascensão, coroada com o penta de 2002?
Mas acho que, após a cirurgia de hoje, novamente com o Dr.Gerard Saillant, e o longo período de recuperação, quando já terá encerrado seu contrato com o Milan, será bom para ele pensar em voltar pra casa e encerrar aqui sua vitoriosa carreira.
Dar vazão à vontade sempre anunciada de jogar no Flamengo. A Nação Rubro-negra, que recebeu tão bem no início do ano a idéia de Kléber Leite de contratar o Fenômeno, certamente terá paciência e ficará honrada em ver o grande campeão conquistar seus últimos títulos com o glorioso Manto Sagrado!

FOTO: Agência Reuters.

Ora veja!

Em 2004, compus um grupo de militantes do PT de Campos que - com o apoio das Direções Nacional e Regional do Partido - propunha uma aliança com o então candidato do PSDB, Paulo Feijó. Derrotados no Encontro que definiu pela candidatura própria, com Makhoul Moussalem como candidato, ouvimos do presidente regional do PT, Alberto Cantalice que a autonomia do Diretório Municipal teria de ser respeitada, por força estatutária. Compreendemos a posição do companheiro e produzimos uma fração que apoiou o ex-deputado Feijó, com a condescendência da Direção Regional. Mas a decisão do DM se impôs.
Esta história é de conhecimento público. E o Estatuto do PT não sofreu alteração desde então. Pois será que o Sr. Cantalice, vulgo Albertinho, perdeu a memória ou o bom senso - se é que já o teve - ao afirmar à coluna Panorama Político, na edição de hoje d'O GLOBO que a Direção Regional quer impor ao DM de Niterói a candidatura do Deputado Estadual Rodrigo Neves?
Se valer o estatuto, mencionado por Cantalice a quatro anos atrás, caberá ao Diretório Municipal de Niterói - onde o ex-Campo Majoritário de Neves e Albertinho não tem maioria - decidir de forma autônoma, em Encontro próprio, se caminha com candidatura própria ou estabelece aliança com o PDT ou outro partido nas eleições de outubro. Resolução recente do Diretório Nacional reafirma isso.
Enquanto a grande imprensa noticia que o ex-CM cedeu a secretaria-geral da Executiva Nacional ao Deputado José Eduardo Cardoso, em movimento coordenado por Berzoini, Marco Aurélio Garcia e Gilberto Carvalho para garantir a oxigenação do partido e isolar o grupo ligado ao ex-ministro Zé Dirceu, no Rio a tendência hegemônica mantém postura autoritária e intransigente que pode se voltar contra os reais interesses do partido.
Para uma análise serena do que taticamente está colocado na sucessão em Niterói, é bom lembrar que o PT chegou ao governo em Niterói em aliança com o PDT, numa relação que manteve-se harmônica ao longo dos últimos cinco anos. Agora, a questão que se coloca é: manter a influência do partido e diversas políticas públicas implementadas pelo Prefeito Godofredo Pinto neste período no cenário de um inexorável retorno de Jorge Roberto Silveira - que sempre foi um aliado leal - à Prefeitura daquele município? Ou investir numa candidatura inviável eleitoralmente como a do Deputado Rodrigo Neves?

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Beleza Pura.

Mais Monica Bellucci:

Devo não nego...

E o pré-candidato petista a vereador e Secretário de Saúde de Campos, Rodrigo Quitete? Acabo de ler no blog do sempre bem informado Ricardo André que está em dúvida em ceder o cargo à Dra. Carmem Célia Moretto, com vistas às eleições de outubro. Parece que voltou a reconsiderar a aventura eleitoral.
Também pudera. Um jornal de Campos traz hoje a notícia de que ele teria fechado com o Hospital OncoBeda o pagamento de dívidas do Município com o Hospital, que atende pacientes oncológicos em convênio com o SUS. Mas, na linha do Secretário de Estado de Fazenda, o Exu Tranca-cofre, declarou que o pagamento não tem previsão de ser efetuado. Porque "não há orçamento"!
Em outras palavras: Devo, não nego. Pago quando quiser.
É Doutor, com tanta desfarçatez fica mesmo difícil. Haja máquina para alavancar essa empreitada eleitoral!

Laptops.

Enquanto não define a questão salarial, sem perspectiva de reajuste que reponha as perdas acumuladas nos últimos anos e sem incorporação da gratificação Nova Escola, o Governo do Estado mantém os profissionais da educação da rede estadual em estado de permanente tensão. Neste ambiente, difunde-se na categoria uma rede de boatos que gera um clima de terror ao especular a suspensão do pagamento da gratificação.
O governo, que reafirmou em audiência com o SEPE em 22/01 a manutenção deste abono até que se defina os valores a serem incorporados aos salários, prepara um cala-boca para a categoria: confirmou ontem na imprensa que estará distribuindo aos professores da rede 32 mil laptops adquiridos pelo Estado (boatos nesse sentido já circulavam pelas escolas no retorno das férias).
Tal compra, no atacado, e com a desoneração dos impostos deve ter viabilizado um preço baixo. Assim, o Governador tenta com um investimento mínimo, que acredito não ter sido superior a R$ 15 milhões, acalmar as professoras com um brinquedinho. Que pode até ser muito útil, mas que não compensa o rebaixado salário que recebemos!

Garotinho deita e rola.

Hoje - como ao longo da semana - em seu blog, o ex-governador descasca impiedosamente o seu sucessor Serginho Vergonha do papai.
É o que já falei: é fácil para um comunicador competente como Garotinho bater em gente tão inábil e inepta. Hoje n'O GLOBO, o Governador e seu subtroço, o Exu Tranca-cofre voltam a espizinhar os mal remunerados servidores públicos do Estado e provocam os descontentes da PM.
O Secretário de Fazenda - que gosta de brincar de Tio patinhas em cofres públicos -diz candidamente sobre reajustes que "Não está previsto no orçamento nenhum movimento nesse sentido (...) Acho que isso tem de evoluir, mas sem prejudicar as outras áreas."
Ora, quanta desfarçatez! Parece que a L.O. foi produzida por outro governo. Quem propôs o orçamento? O mesmo governador que mentiu em campanha dizendo que valorizaria os servidores! O que são as "outras áreas"? Qual é a prioridade em relação aos servidores, que são responsáveis pela qualidade do serviço público? A questão salarial vai "evoluir" quando? Até o final da execução do atual orçamento, já estaremos na metade do mandato!
A matéria, com os desatrados pronunciamentos, foi parar no blog de Bolinha!
Frente a tanta impostura, Garotinho deita e rola. Bate duro, sem precisar tirar coelho da cartola e espera animado a sucessão de Serginho que, ciente de sua crescente impopularidade, esvaziou as galerias ontem para levar sua mensagem aos Deputados Estaduais, na abertura dos trabalhos da ALERJ.

Bons franceses no DVD!

Frente um certo desânimo na primeira metade desta semana de volta à rotina, aproveitei para conferir dois filmes que me foram recomendados neste fim-de-semana. Por coincidência, franceses! O primeiro, Conbien tu m'aimes (Por amor ou por dinheiro?) de Bertrand Blier, me foi emprestado pelo Gustavo Lopes. É estrelado pela belíssima Monica Bellucci (foto), por Bernard Campan e pelo craque Gerárd Depardieu na pele de um pitoresco personagem. Uma deliciosa e divertida história de um homem frágil, solitário e carente que encontra o verdadeiro amor em um lugar... inusitado.
O outro, foi espontânea sugestão de uma simpática moça da locadora, de quem ainda não sei o nome. Aceitei meio tíbio, até para ser receptivo à gentileza. Mas agora, vou passar a consultá-la sobre títulos disponíveis na loja.
O policial Ne le dis à personne (Não conte a ninguém), de Guillaume Canet é envolvente, com doses certas de suspense e ação. Roteiro bem construído, prende a atenção, surpreende, mas não perde a coerência. E ainda traz a beleza de Marie-Josée Croze, que confere certa leveza à densa narrativa. Imperdível!
Dicas do blog. Vale conferir!

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

A quem interessar possa...

Estive recluso em casa no fim-de-semana. Mas entre a noite de quinta-feira (07/02) e a tarde de sexta (08/02), este blogueiro foi questionado cinco vezes sobre sua possível candidatura à Câmara local. No sábado, a questão reapareceu em telefonema que recebi de outro pré-candidato petista. Aos primeiros interlocutores respondi com incerteza. A partir do terceiro questionamento, passei a devolver a questão. Quero ouvir mais o que cidadãos do bem pensam sobre a política em Campos hoje. O que podemos fazer frente o quadro de abandono e a falta de perspectiva de renovação que assola a Planície?

Reminiscências...

Dizem que brasileiro não tem memória... O Bessinha tem!

2010 é hoje!

Como prometido, volto ao assunto da polêmica acerca dos cartões corporativos, que me tirou o bom humor nas últimas semanas. Acabo de passar pelo Blog do Noblat e a maioria dos posts de hoje se referem ao assunto que há quinze dias pauta as manchetes do importante jornal de circulação nacional para o qual trabalha este jornalista. Típicos representantes do que Paulo Henrique Amorim chama de PIG (Partido da imprensa golpista).
Não há o que argumentar com relação a eventuais usos indevidos dos cartões corporativos. Os responsáveis devem ressarcir os valores indevidamente gastos aos cofres públicos e responder por seus atos.
Agora, nem em sociedades onde a corrupção não se verifica na intensidade em que se manifesta no Brasil, se justifica a alarida que certos órgãos de imprensa andam fazendo, com base em informações públicas, acessíveis a qualquer cidadão, em um sítio chamado Portal da Transparência. E, mais grave, tais "denúncias" parecem resultado de criterioso trabalho de jornalismo investigativo! Farsa.
Se querem prestar um serviço á elevação dos padrões republicanos em Pindorama, os militantes do PIG deveriam escarafunchar administrações públicas em Sucupiras, em certos emirados e em outras unidades administrativas locais, onde não existem cartões corporativos, nem mecanismos de controle social como o Portal da Transparência, mas há uma infinidade de artifícios utilizados para promover legalmente a apropriação indevida de recursos do Tesouro! A Polícia Federal e o Ministério Público, que, apesar de suas limitações logísticas e infra-estruturais, tem investido em investigações desta natureza, apreciariam o auxílio de jornalistas tão ciosos da ética republicana.
Não é possível que alguém de bom senso considere seriamente que o necessário debate sobre corrupção e ética nas gestões públicas passe pela tapioca do Minstro Orlando Silva ou pela hipotética diferença de R$ 50,00 no lanche do Ministro Cassel!Show de hipocrisia.
O que está de fato na pauta é a disputa eleitoral. Não a de outubro. Mas sim a disputa presidencial de 2010. Assim como tentou atingir LULA com denúncias despropositadas ou que não se referiam a atos de sua responsabilidade, afim de evitar sua reeleição, o PIG agora volta a lançar mão de pirotecnia - utilizando-se de informações produzidas pelo rigor ético do próprio governo - para tentar atingir o presidente e reduzir o seu cacife como grande cabo eleitoral em sua sucessão.

Paulinho da Viola.

O blog reforça essa dica - já sugerida por outros ilustres companheiros da rede virtual de resistência.
O DVD traz o Príncipe do Samba, com auxílio de luxuoso naipe de cordas, em belíssimas releituras de pérolas como essa:






A razão porque mando um sorriso
E não corro
É que andei levando a vida
Quase morto
Quero fechar a ferida
Quero estancar o sangue
E sepultar bem longe
O que restou da camisa
Colorida que cobria minha dor
Meu amor eu não esqueço
Não se esqueça por favor
Que eu voltarei depressa
Tão logo a noite acabe
Tão logo esse tempo passe
Para beijar você


(Para Um Amor Em Recife - Paulinho da Viola)

Sobre créu, Duas Caras e a cooptação de Arlindo Cruz...

Leia aqui interessanta artigo de Adriana Facina - Professora do Departamento de História da UFF - que aborda numa perspectiva crítica temas que estão na ordem do dia da cena cultural. Publicado no sítio Fazendo Media, que merece visitas periódicas.