quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Minha cidade... nossa rotina...

Apenas dois dias fora de Campos é o tempo suficiente para que nossa dura - e antiga - realidade nos pareça tão inacreditável quanto rotineira.
Fim da tarde, horário do rush. Qualquer rudimento de conhecimento em engenharia de trânsito indica a sandice que representa a interdição da rua Saldanha Marinho - principal alternativa para desafogar o trânsito na Avenida 28 de março - neste horário para "obras". Mais precisamente: recapeamento asfáltico. Inegavelmente iniciativa tão necessária quanto rara nesta planície. Não há indicação de folga orçamentária neste início de ano em comparação com os três anos da gestão em curso. Por isso surpreende a ênfase observada nas últimas semanas com relação a este tipo de investimento em infraestrutura nas vias centrais da cidade. Também surpreende - haverá algum engenheiro na EMUT ou apenas afilhados políticos? - repito, o horário da pavimentação na Saldanha Marinho. Fosse apenas zelo pela cidade, o cuidado poderia ter lugar após as 22 horas, como na maioria das cidades de porte médio e metrópoles.
Fica a nítida impressão de que calendário e "equívocos" na execução de obras que se tornam cenas de auto-promoção delas prórias na paisagem urbana por muitos meses - mais do que parece necessário - se relacionam a oportunidade do ano eleitoral.
Ficasse fora dois meses acho que nada mudaria nesta realidade que se estende por mais de duas décadas. Pobre cidade rica!