sábado, 13 de junho de 2009

Ahmadinejad deve vencer eleições no Irã

DO G1 (atualizado às 22:56 de 12/06)

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, que tenta a reeleição, segue liderando com 65,2% dos votos, segundo mais uma parcial da apuração da eleição iraniana desta sexta-feira (12). Seu principal rival, o ex-premiê Mir Hussein Moussavi, tinha 31,8%.

Os resultados correspondem a 77% das urnas, ou cerca de 28 milhões de votos, segundo o Comitê Eleitoral.
Presidente provavelmente reeleito do Irã logo após votar (Foto: Reuters)

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Sem cabeça

Por alguma razão que só a sabedoria inocente e sincera - sem "dedos" - das crianças pode explicar, a pequena Fabiana, minha filha, fez hoje um desenho meu... sem cabeça!
E frisou esse detalhe ao me mostrar sua "obra". Não sei se a petiz quis me dizer algo e também não tive coragem de perguntar, mas aproveitei o ensejo para apresentar a ela essa bela canção do Chico Buarque - aqui numa boa versão da Roberta Sá, que monopoliza as opções de vídeos da canção disponíveis no Youtube - que fala de um certo alguém que também estava com sua cabeça "pelas tabelas".



Ah, em tempo, Bibica gostou da música do "homem sem cabeça".

A propósito...

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Vergonha de que cara pálida?

Quis uma oportuna ironia do destino que, no mesmo dia em que o PSDB fez circular em rede nacional um ridículo spot de publicidade partidária gratuita em que requenta "denúncias" de quatro anos atrás, relacionando-as ao PT e classificando-as como "vergonha", dois fatos marcantes ocorressem como contundente resposta ao pueril ataque.
Nova pesquisa de opinião revela que a popularidade de LULA continua a subir, reflexo que para a maioria da população a associação da crise a uma "marolinha" - também explorada pelo ridículo institucional - não é na prática tão infeliz assim.
O outro fato, grave e infeliz, se refere à ação da PM paulista - sob o comando de José Serra, principal pré-candidato tucano à sucessão de LULA - contra estudantes e trabalhadores grevistas na USP (veja foto abaixo).É bom lembrar que nem na ditadura a polícia costumava protagonizar dentro da Universidade ação tão violenta e acintosa contra a comunidade acadêmica quanto a observada ontem, autorizada pelo partido da "seriedade". Segundo a Rede Record, a presença da PM no campus no momento do conflito contrariava acordo do vice-reitor com os grevistas.
Enquanto o governo LULA é o governo do Pró-Uni, do Reuni, da expansão da rede de ensino técnico e tecnológico (IFs), dos reajustes aos sevidores da Educação, enfim do investimento no setor, o governo de Serra e de Paulo Renato - ex-ministro de FFHH - é o governo dos contratos temporários na educação básica, da intransigência e da porrada em estudantes e trabalhadores em greve.

FOTO: Daniel Haidar (G1)

"O samba do estatístico louco"

... foi assim que Roberto Olinto - coordenador das Contas Nacionais do IBGE - batizou algumas das análises produzidas sobre o desempenho da economia brasileira. Para Olinto não há solidez nas análises que classificam a situação atual como recessão tendo em vista apenas a variação do PIB.

"Recessão" seria um termo mais adequado para tratar de queda generalizada no emprego, na produção, na renda e nas vendas do comércio.

Ainda tem gente que acredita na "exatidão" da economia... pior, alguns destes são economistas. O sucesso eventual de algumas de suas análises está baseada no que o professor Albert Hirschman chamava de embriaguez reducionista da economia.


segunda-feira, 8 de junho de 2009

Que saudade!

Sobre a tragédia de ontem na Ilha do Retiro - "match" para ser esquecido - o Xacal já disse tudo - leia aqui.
Mas esse negócio de volta do Imperador acaba nos acostumando mal.
O fato é que um dia após assistir as impecáveis atuações de Julio César e Juan - o zagueiro - se defrontar com as grotescas falhas individuais de Bruno e Angelim nos primeiros gols do Sport - e olha que estes estão acima da média entre os atletas envolvidos no atual brasileirão - é pra matar qualquer rubro-negro de saudade!

Que Fazer?

Na última sexta-feira mais uma mega operação policial – desta feita protagonizada pela polícia civil fluminense – expôs traços lamentáveis da política em Campos ao longo das últimas décadas. A operação Alta tensão revela, em diversas evidências apontadas pelas investigações, práticas já indicadas pelas operações Telhado de Vidro e, mais recentemente, Cinquentinha, da polícia federal.
Independentemente de imputar a priori responsabilidades aos chefes do Executivo – recentes e atuais, que são, no mínimo, ineptos por permitirem e fortalecerem em suas gestões a presença de notáveis “quadros políticos” indiciados por práticas nada republicanas – cabe constatar que – ao contrário do que se depreende da mais recente opção eleitoral dos cidadãos campistas – não há “mudança” alguma no modus operandi que viceja há vinte anos na política local. Isto fica latente se observarmos o dinâmico deslocamento político de indiciados nas operações citadas entre os grupos que se enfrentaram no segundo turno de 2008.
Assim, considerando a presença de uma mesma gênese nos grupos políticos que polarizam a disputa recente pelo poder local, o título do artigo – que poderia ser também uma clássica indicação bibliográfica, aliás sempre oportuna – quer provocar uma séria e complexa reflexão, voltada para a ação efetivamente republicana e transformadora na política local.
Decerto boa parte da sociedade verá este texto com desconfiança, ainda que muitas frentes eleitorais construídas recentemente por aqui recorram à idéia de “mudança”: Mudar de Verdade, Verdadeira mudança, Muda Campos 2. Ao fim e ao cabo, criadores e criaturas se alternam no poder e trocam acusações mútuas que se revelam consistentes a partir de operações e manchetes policiais.
Ao PT, partido que conduz experiência transformadora e bem sucedida na gestão da República, e que retomou neste ano a presença no parlamento local – historicamente relevante e combativa, a partir dos mandatos de Antonio Carlos Rangel e da saudosa Ivete Marins – não cabe o papel de linha auxiliar de qualquer um destes grupos. A renovação da direção partidária prevista para novembro cria momento oportuno para um debate estratégico sobre como afirmar o partido enquanto protagonista na difícil tarefa de implantar aqui um outro modelo de gestão, comprometido com a ética, a democracia e o desenvolvimento para todos os cidadãos.

Artigo publicado na edição de hoje da Folha da Manhã.

Obs. O título do artigo, uma referência sutil a obra de Lênin, foi ligeiramente alterado na edição do matutino.

domingo, 7 de junho de 2009

Incomodou

Em menos de três horas a caixa de comentários do blog ficou abarrotada de coments ANÔNIMOS ao post abaixo, numa tentativa aparentemente orquestrada de desqualificar o companheiro Lindberg.
Como se tratam de acusações e "denúncias" anônimas, sem identificação de responsáveis ou referência a fontes, a maioria foi moderada. Uma delas consta nos coments abaixo, pois, apesar de também anônima faz referência clara ao PSTU e à Conlutas como formuladores da "denúncia". Se os "aliados de Cabral" ou quem quer que sejam os piratas que alvejam contra esta nau e o Prefeito de Nova Iguaçu se dignarem a assumir e se responsabilizar minimamente pelas acusações, os coments serão liberados. Do contrário, seguirá vigorando a polítca de moderação habitual do blog. Não compactuaremos, tampouco responderemos juridicamente por ilações levianas.
De toda forma, a reação raivosa é estimulante! Quem se incomoda tanto com uma candidatura petista viável? Hasta la vitoria Lindberg!

No páreo, pra valer!

Nosso colaborador Gustavo Carvalho de Lemos, direto da terra de Araribóia, informa que o evento em torno da pré-candidatura de Lindberg Farias ao governo do estado ontem no Clube dos Portuários, no Rio, foi um sucesso.
Reuniu mais de 4 mil pessoas e exibiu o apoio de políticos de peso no PT - como Godofredo Pinto, o Dep. Fed. Chico D'Angelo e Vladimir Palmeira - e em partidos aliados - como os pedetistas Carlos Lupi, Ministro do trabalho, e os Deputados estaduais Paulo Ramos e Wagner Montes, este último, também apontado como forte candidato ao cargo pelas pesquisas, fez discurso empolgado em defesa da candidatura do Prefeito petista de Nova Iguaçu e se dispôs a compor sua chapa como vice. Também merece destaque a participação do Dep. Manoel Ferreira (PTB-RJ), Bispo da Assembléia de Deus.
Não ficaram também sem resposta as declarações do Presidente do Diretório Regional do PT Alberto Cantalice - que age mais como um assessor de Sérgio Cabral que como dirigente de um partido da grandeza do PT - na edição de ontem de O GLOBO. Em seu discurso, Vlamidir Palmeira disse que "o ato realmente tinha como característica o 'voluntarismo' de quem tem a paixão pela política".

Tudo azul (vermelho)... verde & amarelo

Além da convincente vitória contra a celeste olímpica na tarde deste sábado (4X0), um outro resultado foi determinante para que o escrete de Dunga assumisse a ponta da classificação das eliminatórias sul-americanas. Os "players" da terra de Neruda, comandados por El loco Bielsa venceram os até então líderes paraguaios em pleno Defensores Del Chaco por 2X0.
Já confirmados na Copa África do Sul, Japão, Austrália, Coréia do Sul e Holanda, o blog arrisca dizer que dificilmente Brasil, Argentina e Paraguai - apesar do refugo nesta reta final - deixarão de carimbar o passaporte. O Chile deu um enorme passo para se juntar ao grupo que garante vagas sul-americanas. Já o Uruguai, deve lutar para mais uma vez disputar a repescagem.