sábado, 15 de setembro de 2007

A propósito, poesia no Sábado...

Apesar de não ter o conhecimento e a sensibilidade da Aucilene, o blogueiro brinda ao Sábado, oferecendo, em primeira mão, a bela poesia premiada da Professora Amanda Rangel:

Meu outro eu

Queria acreditar que tudo acabou
Consigo pensar no que apenas começou
Ouço dizer que o mundo já não é mais mundo
Vejo a experiência vencer o impulso
Já escrevo com outra cor
O papel está liso na pasta
Aquela caneta já nem existe mais
Deixei descansar o pensamento
Corro em ruas de asfalto
Procurando taiobas nas calçadas
Confundo o barulho dos carros
Com o das cachoeiras nas matas
Acho que se eu não fosse eu
Estaria agora em frente a uma lareira
Teria ido embora para Pasárgada
Teria sido Manuel Bandeira.


Bom dia!!!

Ipês, prosas e versos campistas na Bienal.


Os lindos Ipês que sempre florescem anunciando a Primavera - que já desponta - em Campos, ilustram esse livro que reúne o melhor apresentado por autores da Terra em eventos literários da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima.

Campos dos Goytacazes. Aspectos Culturais: Literatura, Contos e Poesia, editado pela FCJOL, reúne em 80 páginas as 40 poesias vencedoras do 7º e 8º FestCampos de Poesia Falada e os 10 melhores contos do 15º e 16º Concurso Nacional de Contos José Cândido de Carvalho, ambos realizados em 2005 e 2006.

A Professora Amanda Rangel, uma das autoras publicadas, fez comentário aqui no blog para divulgar a obra. Tá aqui Amanda, com o devido destaque! O lançamento na XIII Bienal do Livro no Rio Centro - que se iniciou no último dia 13 e vai até o dia 23 - será no dia 21, sexta-feira, às 18h, no estande da FCJOL, no Pavilhão Verde, 327.

O blog parabeniza a Amanda, a todos os autores publicados e à Luciana Portinho, que também é um dos poucos destaques na gestão municipal.

Com que roupa eu vou?

Como o blog antecipou há alguns dias, segue indefinida a posição política do Diretório local do DEM - que compõe a base de Mocaiber em Campos - em função do convescote envolvendo os Maia e os Garotinho.

Após minimizar na edição de quinta-feira da FOLHA os efeitos locais da incoerente aliança firmada entre DEM e PMDB no Estado, o Saulo Pessanha voltou ao assunto no seu Painel Político ontém, reconhecendo a indefinição da situação. Em matéria de destaque assinada pelo Thiago Gomes também na FOLHA - veja aqui - o próprio Rockfeller de Lima, para minha surpresa, revela ainda não ter sido efetivado na direção da nova legenda surgida a partir do PFL, cujo Diretório local é há anos por ele presidido. Rock ainda admite a indefinição quanto ao posicionamento da sigla no pleito do próximo ano e, cauteloso, evita fazer carga contra Garotinho, seu antigo adversário local. Por fim, condiciona a decisão - ansiosamente aguardada pelos pré-candidatos a vereador do partido, que tem até o próximo dia 5 para definir sua situação partidária - a uma reunião com o Deputado Rodrigo Maia.

O verso do samba de Noel que dá título a este post deve estar na cabeça do dedicado Secretário Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, um dos poucos destaques positivos no atual staff de Mocaiber, que, sobre o pleito de 2008, não descarta inclusive ter de optar entre a permanência na legenda ou uma composição com Garotinho, contrariando sua trajetória nos últimos vinte anos!
(Foto Silésio Correa - FOLHA DA MANHÃ)

sexta-feira, 14 de setembro de 2007

REDE ESTADUAL: Audiência sem avanços!

A audiência concedida ontem pelo governador Sérgio Cabral ao SEPE ontem não avançou concretamente sobre a nossa pauta de reivindicações. Também pudera, lá estava ele o indefectível Exu Tranca-cofre. Mesmo reconhecendo o aumento na arrecadação, o governo não apresentou uma proposta concreta para reposição das nossas perdas salariais acumuladas.

Veja o que diz o site do SEPE sobre a audiência:

14/9/2007 12:14 - Audiência com Cabral não representou avanços para rede estadual
Veja o que foi discutido
:
A audiência para discutir a questão salarial da educação estadual realizada ontem, no Palácio Guanabara, com o governador Sérgio Cabral Filho não apresentou novidades. A reunião contou com a presença da direção do Sepe, deputados e os secretários de Planejamento, Sérgio Ruy; da Casa Civil, Regis Fichtner e de Fazenda, Joaquim Levy e terminou depois das 21 horas, sem que o governo estadual apresentasse qualquer proposta concreta para contemplar as principais reivndicações da categoria. Cabral ficou de agendar uma audiência do secretário de Planejamento Sérgio Ruy com a direção do Sepe para a próxima semana para discutir o Nova Escola e a questão da inclusão dos profissionais de 40 horas no plano de carreira da Educação. Veja os pontos que foram discutidos na reunião:


Reajuste salarial: Não tem previsão de proposta para um reajuste ou para a recomposição das perdas salariais (estimadas por ele mesmo em março em 60%). Disse tambem que está animado com os índices de arrecadação do estado, mas não quis apresentar qualquer proposta ou dar um prazo para reajuste.


Incorporação da gratificação do Nova Escola: Cabral agendou uma audiência para a próxima semana entre o secretário de Planejamento Sérgio Ruy e o Sepe para que sejam feitas simulações do impacto da incorporação ao piso da categoria, mas não quis adiantar sobre que valores seriam feitos os estudos de impacto. O Sepe lembrou que a reivindicação da categoria é de que a incorporação seja pelo maior valor da gratificação e que o programa seja extinto depois da incorporação.

Profissionais de 40 horas: Cabral e os secretários afirmaram ser justa a reivindicação de inclusão desse segmento da categoria no plano de carreira, mas não deram prazo. A negociação continuará durante a próxima audiência com Sérgio Ruy na semana que vem.

30 horas para os funcionários: Segundo o governador, o projeto está nas mãos do secretário da Casa Civil, Régis Fichtner, e vai ser enviado para a Alerj em breve. Questionado sobre um prazo concreto, Cabral não definiu uma data par ao envio da mensagem.

Eleição de diretores de escolas: Ele disse que vai analisar a proposta que a Secretaria de Estado de Educação mandou para o Palácio. Cabral não garantiu a realização das eleições diretas nem deu um prazo para dar uma resposta para a proposta elaborada pelo GT de Gestão Democrática.

Abono de greve: o governador disse que também iria estudar a concessão do abono da greve de agosto. Ele disse que iria abonar o pontos dos servidores da FAETEC referentes às greves de 2003 e 2006, mas não garantiu em nenhum momento o abono da nossa greve de agosto passado, deixando claro o seu descontentamento com a mobilização da categoria. Numa clara postura de repressão à categoria, ele chegou a afirmar num momento que o ponto não seria abonado, mas, depois, questionado pela direção do sindicato sobre a legitimidade do movimento reivindicatório da categoria – há mais de 11 anos sem reajuste - voltou atrás e ficou de estudar a nossa reivindicação.

Bola de cristal?

Já que falamos no prefeito do Rio, enquanto continua devendo em seu ex-blog uma explicação convincente sobre a nova natureza de sua antes conflituosa relação com Garotinho - limitou-se até agora a vagas citações de Sun Tzu, o autor do livro "A Arte da Guerra" - o falastrão César Maia, hoje saca mais uma polêmica.

Acusa a bancada de Senadores do PT de ter votado "na totalidade" pela absolvição de Renan Calheiros. A não ser que tenha adquirido uma bola de cristal, fica devendo mais uma explicação. Esse negócio de identificar votos em votação fechada também é considerada prática indecorosa, e já resultou em renúncia e ameaça de cassação de pesos pesados da política brasileira! Ou então é chute dos mais levianos.

(Charge: http://www.republicapizzabar.com.br/caricaturas.html)

ATUALIZAÇÃO (18:09):
O Ricardo André postou em seu blog nota do Senador Suplicy (PT-SP) declarando seu voto pela cassação de Renan. Veja aqui.

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

DEM X PMDB em Campos?

Ainda não está muito claro qual desdobramento terá o affair entre César Maia e Garotinho em Campos. Como já disse aqui, tem figurão do governo municipal apreensivo quanto a pré-candidatura à vereança, pelo DEM.
Sobre esse assunto, o sempre bem informado Saulo Pessanha publicou a seguinte nota em seu Painel na FOLHA DA MANHÃ de hoje:

Só no Rio

A propósito, Rockfeller de Lima, que preside em Campos o DEM de César Maia, está mais relaxado. É que o acordo com o PMDB, segundo o deputado Rodrigo Maia, passa somente pela disputa da Prefeitura do Rio.

Me parece um estranho acordo, na perspectiva do Garotinho. Os Maia imaginam algo na linha Caracu?

No blog do Rock, ainda nenhuma linha sobre o assunto!

Paulo Henrique Amorim: "RENAN: A MAIOR DERROTA DA IMPRENSA"

O blog acompanhou ontem a Sessão secreta do Senado que absolveu o Senador Renan Calheiros da acusação de quebra do decoro parlamentar sem emitir juízo de valor sobre a decisão.

Tenho costume de ter opinião e uma das razões de ser desse blog é justamente manifesta-las publicamente.

Nesse caso, contudo, houve um grave equívoco promovido pela oposição (PSDB e DEM) e pela imprensa em deslocar o debate do mérito da acusação - contra o Senador Renan - e apostar na condenação do governo e numa extrema politização do processo, perdendo o foco pontual na acusação. O réu inclusive, habilmente, soube tirar proveito da manobra de seus pretensos algozes.

Por isso, acho que se tornou impossível uma saída ideal para o impasse e concordo plenamente com a análise que Paulo Henrique Amorim manifesta sobre o papel da imprensa no episódio, hoje, em seu blog Conversa Afiada:

"Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil.

. A absolvição de Renan Calheiros é a maior derrota da imprensa brasileira depois da reeleição do Presidente Lula.

. A Veja, a Globo, o Estadão, a Folha e O Globo e seus inúmeros e inúteis colunistas jogaram todas as fichas na cassação.

. Como ensina o professor Wanderley Guilherme dos Santos, a imprensa brasileira se transformou num partido político.

. E jogou tudo contra um político da base de apoio ao Presidente Lula.
"

Para ler mais clique aqui.

OPINIÃO PÚBLICA PARA TODOS

Para Wanderley Guilherme dos Santos, a Mídia se supera na criação de fatos sobre o nada. Em entrevista ao blog Conversa Afiada, do jornalista Paulo Henrique Amorim, o professor faz uma análise do poder da mídia no Brasil e de seu comportamento como partido político, gerando instabilidades institucionais “independentemente do que está acontecendo na realidade”.
Confira um trecho da entrevista:

Quando se fala em mídia como o “Quarto Poder”, qual é a primeira coisa que lhe vem à cabeça?

A primeira coisa que me vem à cabeça: não é uma particularidade nacional. Porque, na verdade, na teoria democrática clássica, não havia previsão para o aparecimento de um lugar institucional com poder político relevante. Então, você tinha o Parlamento e você tinha o Executivo. O Parlamento podia ser dividido em duas Casas, como quando tem Senado e Câmara, ou ser unicameral. O Executivo podia ser ou de gabinete ou uma Presidência da República. Mais o Judiciário, quando árbitro dos conflitos eventualmente surgidos entre as duas estâncias anteriores. Mas não havia, não há previsão em nenhuma teoria, de algo, de uma instituição que veio a ser a imprensa. Como também, aliás, não havia para as Forças Armadas. Não se concebia que as Forças Armadas viessem a ser um ator político relevante.

Mas, sobretudo, a imprensa. Porque, de certo modo, ela encarnaria não um poder, mas a vigilância do poder. Era a garantia do direito de opinião, a garantia do direito de expressão de idéias e a garantia de vigilância dos poderes constituídos. Então, era muito mais um órgão defensivo e reflexivo do que interferente. A partir do momento em que você tem uma sociedade de massa, ou seja, o tamanho do eleitorado traz novidades para o funcionamento da democracia – ninguém jamais imaginou eleitorado de mais de dez milhões de pessoas –, isso também trouxe uma modificação do papel das instituições. Em princípio, elas interagem com estas massas que têm peso.

O resultado foi que aquelas instituições que, de certa maneira, condicionam e influenciam a formação de opinião das massas, fazendo com que a disposição delas se altere ou se incline numa direção ou em outra, aquelas instituições passaram a ter um papel de importância.

A imprensa, os órgãos de comunicação e informação, na medida em que condicionavam e orientavam a inclinação desta população, e o peso delas se tornando cada vez maior dentro do funcionamento das democracias, fizeram com que esta instituição, a imprensa, passasse a ter um papel híbrido: de um lado, refletia o real; e de outro, ao mesmo tempo, interferia, interfere e condiciona as alternativas deste real.

É necessário deixar claro que isso não aconteceu por nenhuma conspiração, nenhum plano previamente estipulado. Foi assim, numa democracia de massa, com o problema do populismo, por exemplo. Este novo papel desempenhado pela imprensa, envolvida no seu papel constitucional, teórico, de expressão de opinião, controle e vigilância da ação dos poderes públicos, e, ao mesmo tempo, cobrar responsabilidade desta instituição pública, tem que ter norma a que deva obedecer, tem que ter instâncias de julgamento – com o qualquer agente público. E não se trata de julgamento estritamente policial, trata-se de julgamento político. Não existe consenso sobre como conciliar esta responsabilidade, que deve ser cobrada neste ato público, com o que é fundamental também numa democracia - que é o respeito à liberdade de imprensa, à liberdade de opinião.

Quer dizer, a liberdade de expressão de opinião é crucial e essencial na definição do que é democracia. Quando esta expressão de opinião pode de alguma maneira trabalhar contra a democracia, cria um problema. É o mesmo problema que se coloca em relação a partidos revolucionários. Democraticamente, é necessário que se permita a organização em partidos as diversas opiniões, correntes. Agora, em que medida este direito deve ser ou pode ser assegurado a partidos cujo objetivo é fazer com que desapareçam as instituições que permitam que ele exista - isso é uma complicação numa teoria democrática. Então, esse é um problema contemporâneo da imprensa, não é só no Brasil: como conciliar os dois papéis que a imprensa tem. Primeiro, como instituição da sociedade privada de exprimir o que se passa no mundo e a opinião da população. Por outro lado, na medida em que se comporta como ator político, ter instâncias que cobrem responsabilidade política dessa instituição.

Leia a entrevista na íntegra, clique aqui.

Teatro & Cinema no happy hour!

Café Literário - 18h - Palácio da Cultura (entrada franca).

Apresentado por Kapi que traz o pessoal da Quatro Asas com o espetáculo Homens de Lua - de Eliézer Filho - Encenação de Fernando Lomardo.


Começa hoje a amostra de cinema argentino "Mirá, hermano!" no SESC Campos que prossegue durante o mês, sempre às 19horas.

Filme: Crônica de uma Fuga
De Adrián Caetano - 2006

Thriller político sobre história real de um grupo de jovens que escaparam de um centro clandestino de detenção durante a ditadura militar.

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

REDE ESTADUAL

Talvez já empenhado na sua anunciada pré-candidatura à prefeitura do Rio contra a DEMoníaca aliança entre César Maia e o PMDBdoG, Serginho Cabral desmarcou audiência agendada para hoje às 18:00 com os profissionais da educação da rede estadual, transferindo o compromisso para amanhã às 16:30 no Palácio Guanabara.

Informe postado no site do SEPE, hoje, às 18:30:
A assembléia geral dos profissionais da rede estadual, decidiu que a categoria fará uma nova paralisaçao de 24 horas no dia 27 de setembro. Nesse dia, os professores e funcionários das escolas estaduais farão um ato nas escadarias da Alerj, à tarde, para acompanhar a votação do orçamento estadual e pressionar os deputados para que sejam incluídas no projeto emendas que contemplem na receita do estado verbas para o atendimento das principais reivindicações da categoria, como: recomposição das perdas salariais (60%, ao longo dos últimos 11 anos); inclusão dos profissionais de 40 horas no plano de carreira da educação estadual; e incorporação da gratificação do Programa Nova Escola.
(...)
No inicio da tarde desta quarta (dia 12/9), os profissionais da rede estadual realizaram uma passeata no Centro, na qual participaram mais de 500 manifestantes.


Para participar desta passeata, que chamou a atenção da opinião pública do Rio para as justas reivindicações da categoria, partiu de Campos um ônibus com cerca de 50 profissionais da educação.

Para mais informes sobre a mobilização da categoria, clique no link do SEPE aí ao lado.

O MARACA É NOSSO AHA, UHU!!!


Apesar da apreensão anunciada no post anterior e justificada pela atuação bisonha contra o Inter no sábado, o Mengão não deu pelota para a pose do vice-líder e se impôs no Maracanã, vencendo com tranquilidade por 3X1 a Raposa mineira. Aliás, neste século o Flamengo ainda não perdeu para os comedores de pão-de-queijo no maior do mundo.

O Léo Moura comeu foi a bola. Abriu o placar e teve participação direta nos outros dois gols, marcados por Souza e Obina.

Não adiantou o Louro secar. E o vascaíno Seu Lelé até que é bem cortês! De quebra, conheci um novo boteco - locus raro na Planície ultimamente.

Na saideira, acompanhei um companheiro rubro-negro fazendo previsões matemáticas sobre a ascensão do Fla no brasileirão. Ele quase me convenceu que vamos disputar o título. Ah se todos jogos fossem no Maraca...

Hoje durmo em paz!

Acho que Domingo vou comprar um bacalhau e pedir para Dona Regina preparar para o almoço, a tarde promete...

APREENSÃO


Estou de saída para ver o jogo do Mengão. Só eu mesmo para fazer isso num boteco de vascaíno e com o Louro me secando. Vai entender!
Mas nada pode ser pior que um meio de campo com Jaílton, Cristian e Toró!
Abre o olho Natalino!!!

VIVA LULA!

Apesar da grande mídia bombardear diariamente o nosso Presidente, ele continua um "sucesso de público" - ou melhor, de opinião pública - mesmo entre a classe média da zona sul carioca, reduto de "cansados". Nota de hoje na Coluna do Ancelmo Góes em O GLOBO destaca que o mercado Zona Sul do Leblon, após as recentes declarações de LULA em favor do caju, vendeu em poucos dias quatro "enormes" caixas da fruta.

Eu confesso que também aumentei meu consumo do suco!

ABSOLVIDO!!


Acaba de ser absolvido em Sessão secreta do Senado Federal, em processo de cassação por quebra de decoro parlamentar por supostamente ter recebido dinheiro de um lobista para cobrir despesas com a pensão paga à Monica Veloso, mãe de sua filha, o Senador Renan Calheiros.

O resultado foi anunciado há cerca de vinte minutos. O Senador foi absolvido com o voto de 40 de seus pares, sendo contabilizados 35 votos pela sua cassação e 6 abstenções.

Será?

Está rolando a Sessão secreta do Senado que definirá o destino do presidente da Casa, Renan Calheiros. O blog do Noblat está monitorando a sessão por intermédio de algum informante secreto. Já rolou até porrada na tentativa que que fizeram para acessar o Plenário os deputados que requereram ao STF o direito de acompanhar a Sessão! Agora a pouco, às 16:00, a Corte Suprema determinou, por 6 votos a 4, pertinente o mandado de segurança dos deputados, seguindo parecer do ministro Ricardo Lewandowski.

Não há segurança em qualquer prognóstico!

ATUALIZAÇÃO (17:35):
Neste momento o réu, Senador Renan Calheiros está fazendo sua defesa. Ao término de sua fala será votado seu destino.

Deu no blog Noblat há pouco que o senador Marconi Perilo (PSDB-GO) e o deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), saíram do Plenário e relataram à imprensa que o clima é pela absolvição.

Último pedido!

Jogo jogado!

Uma última desta manhã - madrugada. Acabo de ser informado pelo Ricardo André e pelo Roberto Moraes que o Governador Sérgio Cabral, num gesto de lealdade ao Presidente LULA e em reação à espúria aliança DEM/PMDB, anunciou hoje em Campos a disposição de renunciar ao governo do Estado para disputar a Prefeitura do Rio, frustrando assim o interesse de César Maia em manter a capital sobre seu controle político.

O Roberto Moraes questiona se não seria um blefe (leia aqui)? Blefe ou não, a força da declaração mostra que o jogo ainda está no pano. As reações ao convescote dos ex-desafetos são intensas. Em Campos, o voluntarioso Secretário de Comunicação da Prefeitura entrou de carrinho em CM no seu blog. No blog do Rock, nada sobre a posição do Diretório local do DEM. Até outubro, novas pedras serão mexidas no tabuleiro.

Bolsa-família sem preconceitos.

Já que falamos no Cientista Político Renato Barreto, vai aqui mais uma colaboração dele com esse blog. Ele nos envia texto que demosntra como o Banco Mundial avalia o Bolsa-família como importante instrumento de ação social e relata que o Programa dá linha para políticas sociais até mesmo nos Estados Unidos. Uma visão bem diferente das críticas preconceituosas que se ouvem aqui por parte da direita e da ultra-esquerda!
Para ler o documento clique aqui.

Bom dia!!!

Bem vindos!

Como vcs já puderam ver, hoje estrearam por aqui dois novos colaboradores do blog.
Os Gustavos são velhos amigos do blogueiro. Assim como o Rodrigo, que também já compõe a equipe do blog, são companheiros que me acompanham desde os anos 90, quando participávamos da Juventude Petista, então liderada pelo Prof. Renato Barreto, também sempre presente por aqui. Assim, são quase vinte anos compartilhando sonhos e idéias, num convívio fraterno que sempre esteve relacionado a nossa militância política. Compomos um grupo que, entre outras afinidades (apesar do Louro ser vascaíno!), pode ser identificado pelo que o Gustavo Lopes, meu querido Kbça, define como "corte geracional".

Hoje eles são reconhecidos pelo seu mérito intelectual. Gustavo Lopes, Mestre em História Social é pesquisador e professor em importantes instituições da cidade. Gustavo Lemos, Mestre em Filosofia, também é professor universitário em Campos e no Rio e assessora o Secretário de Cultura de Niterói, André Diniz.

Sejam bem-vindos e obrigado pela valorosa contribuição que certamente trarão ao Comentários do cotidiano!

SEM PALAVRAS!


Depois de cinco dias "fora do ar", reapareceu ontem o ex-blog do falante prefeito do Rio.
Sobre a desavergonhada aliança com Garotinho, negociada por seu filho e selada em reunião da direção estadual do PMDB ontem, nem uma linha.
Em Campos, expectativa sobre como vai caminhar o DEM, hoje presidido pelo Rock, Secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo. Pelo que ouvi, já tem pré-candidato a vereador importante no governo Mocaiber de cabelo em pé, e procurando nova legenda!

terça-feira, 11 de setembro de 2007

O Triunfo da Vontade

Até que enfim um ponto de vista racional-vascaíno. Aproveito a oportunidade para saudar a existência desse veículo inovador (a despeito do caráter conservador-urubilono como seu "dono"), ponto de convergência para a vida inteligente na nossa cidade! Dentro desse espírito, venho sugerir a leitura do artigo "O Estado Novo do PT" do prof. Luís Werneck Vianna. Nesse texto podemos encontrar uma estratégica análise do Governo Lula e de seu legado. Uma pequena amostra de seu teor podemos ler no trecho abaixo:
"Se, no começo da sua trajetória, o PT se apresentava como portador da proposta de um novo começo para história do país, na pretensão de conformá-la a partir de baixo em torno dos interesses e valores dos trabalhadores — a parte recriando uma nova totalidade à sua imagem e semelhança —, a reconciliação com ela, levada a efeito pelo partido às vésperas de assumir o poder, conduziu-o aos trilhos comuns da política brasileira. A totalidade adquire precedência sobre os interesses das partes, ponto enunciado claramente pelo próprio presidente da República, nos seus primeiros dias de governo, em marcante discurso às lideranças sindicais, quando reclamou delas que, em suas reivindicações, levassem em conta o interesse nacional. Nessa chave, conceitua-se o próprio desenvolvimento do capitalismo no país e sua inscrição no chamado processo de globalização como processos a serem subsumidos ao interesse nacional, cuja representação tem sede no seu Estado. De fato, para uma orientação desse tipo, o melhor repertório se encontra em nossa tradição republicana."

Para ler na íntegra, clique aqui.

E amanhã, Prata portenha.



Como nem só de samba vive os homens (e as mulheres), outra dica cultural. Amanhã, no SESC/Campos, teremos a Cia. Aires de Buenos Aires . Tangos, milongas e otras cositas para os de espírito mais "trágico". O espetáculo começa às 20h30min mas, aproveitem o embalo, cheguem antes, às 19h será a abertura da exposição de fotografias, LATITUDES: retratos de uma América Tropical, de Ricardo Bousquet.

Soy loco por ti, América!!!

Hoje tem Ouro da Terra!

Para afastar estes maus agouros, samba de primeira no teatro de Bolso nesta terça - dica da Aucilene.
Recebendo o troféu Nicolau Louzada, no Projeto Ouro da Terra, sobem ao palco Renato Arpoador e a sua Lene Moraes, sambista de raro talento. Além deles serão homenageados o médico Sadi Bogado, ex- Deputado Federal, e a professora de artes e artista plástica, Electra Salgado. O evento acontece no Teatro de Bolso Procópio Ferreira, às 20h e a entrada é franca.

Terrorismo.

Ao contrário do blogueiro, que viveu dia pachorrento na ressaca do feriadão, parece que o dia do companheiro Helio Anomal, presidente do PT e da EMHAB foi lamentavelmente agitado.

Li no blog do Ricardo André - veja aqui - que ele havia passado a tarde na 134ª DP por conta de atentado com bombas de fabricação caseira que teriam sido colocadas na caixa de correspondência de sua residência. Mais tarde, o mesmo blogueiro minimizou a ocorrência, relatando que os peritos constataram que os artefatos não representavam maiores riscos.

Tentei falar com o Helinho no começo da noite sem sucesso. Deixei mensagem de solidariedade e apoio na caixa postal de seu celular. Me veio à mente brincadeira - que agora parece de mau gosto - que fiz com ele logo após a aprovação da participação do Partido no governo pelo Diretório. Perguntei, em encontro casual no Supermercado, quando ele "sentaria na cadeira elétrica", ou seja, quando tomaria posse. Não imaginava, contudo, que em tão pouco tempo fato tão grave pudesse ocorrer.

Apesar do relato do Ricardo que a polícia minimizou o incidente, parece que houve, no mínimo, uma tentativa de intimidação. Coisa que pode ter partido de alguém mau acostumado e inconformado com formas ortodoxas, éticas e legais de se lidar com o dinheiro público.

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

A semana - política.

A semana do blogueiro começou meio indolente, na esteira do feriadão que me desligou do entorno. Amanhã cedo tenho compromisso marcado com meus queridos alunos do Alpha - são quase tão "animados" quanto meus rebentos - e a rotina deve esquentar a agenda!

Assim deve ser também na política. Na cena estadual e local, aumentam as articulações em torno das movimentações partidárias, que devem acontecer até o fim deste mês, com vistas ao pleito do próximo ano. Para hoje, estava marcada reunião da direção estadual do PMDB que decidiria sobre a tática de ampliar os entendimentos com o DEM em municípios do Estado. Esse debate tem rebatimento em Campos, onde o Rock tem declarado que o partido segue sob seu comando e junto a Mocaiber, enquanto O Diário anuncia possível intervenção no Diretório local, fruto do acordo entre Garotinho e César Maia - este, aliás, não publica o ex-blog desde sexta-feira.

Aqui na planície, as filiações e articulações devem marcar as próximas semanas. No PT, deve ser oficializada no dia 21 a filiação do companheiro Renato Barbosa, bem como a de outros pré-candidatos à vereança.

No plano nacional, com o Presidente LULA distante do olho do furacão, em viagem ofical à Europa, a semana esquenta na quarta-feira, com a votação do pedido de cassação do Presidente do Congresso, Renan Calheiros. O Noblat postou hoje as contas do Renan, que garantiriam sua absolvição - veja aqui.

DIA DO GORDO!


Mais uma informação relevante do Trajano no Pontapé Inicial: Hoje, 10 de setembro, é o Dia do Gordo!

Para marcar a data, postamos aí a obra "Hombre con perro" do genial artista plástico colombiano Fernando Botero, famoso por seus modelos obesos.

Parabéns para o blogueiro e para todos os gordos!

Mais futebol.


Ia ficar só no Goyta, mas aí vi o gol do Náutico, em penalti quase defendido pelo Max e tive de voltar ao esporte bretão! Confirma a máxima: "Há coisas que só acontecem ao Botafogo!" E ao Flamengo também... Ele não podia ter falhado assim naquele penalti bisonhamente batido pelo Souza dia 29?

Ficou mau na foto, era melhor ter pulado no outro canto e não sair nela! Por isso que o Nélio parece um caçador de borboletas, ele treinava com o Max e com o desastrado Julio César.

A rodada foi péssima para os cariocas, o Vasquinho do João Vittor e do Louro pôs duas bolas na trave e perdeu chance preciosa de entrar na disputa pela ponta ao perder para o São Paulo em pleno São Januário, finalizando longa invencibilidade em seu estádio. O tricolor paulista dispara para o bicampeonato impulsionado não somente pela eficiência do seu futebol brucutu, mas também por uma tremenda sorte, como ficou provado no jogo de sábado e contra o Galo mineiro. Assim, seria também campeão no cassino!

Dicas musicais.


Domingão na casa de Dona Regina. Churrasquinho por conta dos 25 do Felipe, comemorados na quinta-feira, mas, ainda motivo. Cerveja gelada e pagode no som do carango do aniversariante. O blogueiro atacou de DJ: Bezerra e Galocantô - já recomendados aqui - mais estes títulos em destaque no post: o último do Zeca e um do Fundo de Quintal
gravado no programa Ensaio da TV Cultura, em 1991 (DVD). Deste último, a música do dia: Bebeto loteria, ouvida com direito a bis, entre gargalhadas. Por que? Perguntem ao Felipe.

Boa pedida!

Dica do Trajano, lendo mensagem de um aparentado seu no Pontapé Inicial, agora há pouco: nos próximos finais de semana, a cidade de Conservatória, "capital da seresta" vai estar sediando a décima versão da Noite do Chorinho, com shows de grandes artistas como Zé da Velha & Silvério Pontes, Ademilde Fonseca, entre outros, nos dias 15 e 22, na Praça da Matriz.


Os shows são gratuitos. Boa opção para quem quer curtir um fim-de-semana diferente, em lugar agradável e dentro do orçamento - visitei uns sites e os preços de hospedagem são bem razoáveis!

Clique aqui para mais informações.

Caçador de Borboletas!



Estas imagens, do NA REDE mostram o lance em que o Goyta cedeu o empate ao Profute. Veja onde estava o goleiro Nélio, nosso "caçador de borboletas"!
Clique aqui para ver a cobertura completa da partida.

Goyta tropeça!


Olá! O blog esteve meio "fora do ar" fim-de-semana. Assim, os que dividem comigo a paixão pelo Azul da rua do Gás já devem saber que, após estar vencendo até os 42 do segundo tempo o Goyta deixou a vitória escapar sábado, em Itaboraí, ficando no 1X1 com o Profute - nomezinho esquisito!

A boa notícia do jogo ficou por conta do meia Salvino, que, após ter sido o destaque negativo contra a Portuguesa, marcou o gol do Goyta. Já o goleiro Nélio, segundo a impecável cobertura do NA REDE - parabéns para o Álvaro e o Leandro - continua "caçando borboletas" nas saídas do gol. Tomara que o titular Darci volte logo!

Nessa fase preeliminar, classificatória, o Goyta, montando o seu time em plena competição, deve se confirmar entre os quatro classificados. A vitória teria mantido o alvi-anil na terceira posição, à frente da Portuguesa que venceu o Estácio de Sá na rodada (2X1). Contudo, o Goyta precisa apenas confirmar sua superioridade, vencendo os lanternas Estácio e Profute em Campos para seguir na luta pelo acesso. Com o time em evolução, não deve ser tarefa difícil. A parada se decide nas próximas partidas em casa dias 19 e 22, contra São Cristóvão e Estácio respectivamente. No próximo compromisso, dia 15, contra o líder Guanabara, em Araruama, um pontinho já é lucro.