sábado, 7 de novembro de 2009

SUA IMENSA TORCIDA É BEM FELIZ

Vascaínos de toda Via Láctea: estamos de volta na 1ª divisão com o orgulho revigorado e muita fome de títulos! Aviso: urubuzada a sua hora vai chegar! Casaca...

"Pseudo-intelectual miolo mole"

Era com essa divertida alcunha que José Guilherme Merquior, o maior pensador liberal de nossa história, definia Caetano Veloso. Nos anos 80 o autor de "eu sou neguinha" tentou polemizar com Merquior e não só não foi levado à sério como foi desqualificado em definitivo. Ora, parece que dessa experiência traumatizante Caetano tirou uma dupla lição: o ressentimento social com "os de baixo" e deslumbramento cultural com "os de cima". Afinal de contas, como é possível reconhecer como um interlocutor um sujeito que professava o servilismo patético de bajulador de ACM (o popular "Toninho malvadeza", o chefe político do atraso eterno da Bahia), a quem considerava não só um bom governante como também um homem "muito sexy"!? Além disso, por que um artista consagrado como Caetano precisa de R$ 1 milhão do sagrado dinheito público (via lei de incentivo por renúncia fiscal) para patrocinar seus shows? É esse cidadão que se acha com autoridade moral para desqualificar o Presidente de analfabeto e ignorante? É assim, vomitando simplórios preconceitos em público, que Caê anda exercitando sua verve criativa? Ou, na verdade, como disse Wagner Tiso, é mais uma jogada de autopromoção para tentar vender discos. Mas, vem cá, para emplacar um grande sucesso o "sofisticado" Caetano teve que recorrer a Peninha, e o Lula que é cafona? Como diria Romário, esse cara com a boca fechada é um poeta!
Como disse o Presidente:
“...Universidade dá conhecimento. Inteligência é outra coisa. E a política é uma das ciências que exigem mais inteligência do que conhecimento. Inteligência para saber montar equipe, tomar decisões, não está nos livros, mas no caráter e na sensibilidade...”
“...Mas não importa. As pessoas falam o que querem e ouvem o que não querem. A vida é dura”. “Um país governado por um analfabeto vai terminar realizando um governo que mais investiu em educação...”

Grandes confrontos no Mineirão

Na campanha do título da Copa do Brasil de 2006, pelas quartas-de-final, o Fla empatou com o Galo no Mineirão no dia 03 de maio - 0X0 - após golear por 4X1 no Maracanã na primeira partida. Não há registro em vídeo deste jogo na rede.

O último duelo!

No brasileirão de 2008, Atlético e Fla jogaram pela 10ª rodada do campeonato, empatando em 1X1. Curiosidades da partida: o gol rubro-negro foi marcado por Marcinho, revelado pelo Galo, que naquela ocasião contou com Petkovic, ídolo da Nação. Nosso gringo inclusive participou da jogada do gol de empate do time mineiro.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Lindberg vence no PT

Lindberg Farias venceu mais round e conseguiu fortalecer no PT a sua pré-candidatura ao Governo do estado do Rio. A maioria do Diretório do PT fluminense (29 x 26) aprovou na última terça-feira a presença predominante de Lindberg nas 30 inserções de TV que o partido tem direito entre os meses de Novembro e Dezembro. Essa deliberação significa uma sinalinazação inequívoca de que o PT reconhece em Lindberg uma liderança consolidada e um candidato viável ao Governo. O jornal O Globo de hoje (05/11/09) também informa que o grupo minoritário pró-Cabral, desesperado com o possível fim da "boquinha", pretende recorrer da decisão. Não ganham "na bola" e querem apelar para o "tapetão". Não intervenção! Que venha o PED!

Grandes confrontos no Mineirão

Essa partida, pela Libertadores de 1981, não chegou a ser o espetáculo que poderia ser, pois o escrete do Galo apelou, com agressão, reclamações e cai-cai frente as expulsões procedidas por S. Senhoria, José Roberto Wright. Interrompido aos 35' do primeiro tempo, o clássico merece registro por ser um encontro histórico dos grandes clubes em Libertadores - na edição que seria conquistada pelo Mengão - e pela polêmica.

Caça-níqueis medíocre

Alguns podem dizer que esse desdém tem a ver com a precoce eliminação do Mengão - ainda que invicto - frente ao Flu, logo na primeira fase da competição que para mim merece o título acima, a tal "Copa Sul-americana".
Mas o fato é que, após a eliminação do Botafogo e do San Lorenzo da Argentina frente a times ainda mais limitados que eles, fica a certeza do baixíssimo nível técnico do torneio. Francamente, River Plate do Uruguai deve ser algo como Flamengo-PI ou Botafogo-PB! Relevância do clube à parte, o time do River genérico é ruim de doer, assim como o do paraguaio Cerro Porteño - ainda que este seja um clube mais tradicional - que eliminou o Botafogo agora há pouco.
Com todo respeito aos tricolores e à recuperação do time do Flu nas últimas partidas, o momento atual do vice-campeão da Libertadores de 2008 está longe das suas maiores tradições. Seu adversário chileno de logo mais também é muito ruim. Inclusive o Flu perdeu ótima chance de já te-lo eliminado após estar vencendo por 2X0 no Maracanã.
Pela lógica, o campeão do torneio deve sair do confronto de logo mais entre o Vélez -campeão do último Clausura e atualmente na quarta colocação do Apertura no campeonato argentino - e a LDU, campeã da Libertadores 2008, única chave forte das quartas-de-final. Muito pouco para uma competição que, em tese, envolve a nata do futebol sul-americano!

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Paralisia física e cerebral da oposição

Na terça feira da semana passada a colunista Mirian Leitão escreveu no jornal O globo um artigo intitulado “Papel da oposição”. Nele faz duras críticas ao PSDB e ao DEM, chama os opositores de medrosos e omissos afirmando que não cumprem seu papel com receio da popularidade do presidente e em tom de indignação a colunista elabora uma pauta de ataques ao governo terminando seu “pito” exigindo que os opositores saiam das sombras e assumam sua obrigação de comparecer aos combates.

Parece que o apelo deu resultados, no sábado o ator Carlos Vereza, em artigo do mesmo jornal acusou Lula de ser um “autoritário militarista” que estabeleceu relações sombrias com os bandidos do PCC paulista a fim de garantir sua reeleição, além de ter criado uma “SS dos trópicos”- o MST - que não passa de um bando de “facínoras” “assassinos” e “invasores”. Olavo de Carvalho deve ter ficado com inveja desta.

No domingo foi à vez de Fernando Henrique Cardoso, o sociólogo foi ao ataque com o artigo “Para onde vamos?” É um texto pequeno onde apresenta sua leitura do Governo Lula e busca retomar a posição de líder da oposição. O artigo é uma lástima, digo isso por que cabe a ele municiar os aliados com as idéias que devem pautar as estratégias, ações e falas dos setores de oposição. Quem lê o artigo com essa esperança vai se frutar é melhor ler a Mirian Leitão.

O ex-presidente não escreve uma linha comparando seu governo com o atual, sabe que perde em tudo. FHC prefere começar duvidando da inteligência das pessoas de “bom senso” e afirma que “tem dúvidas” se serão capazes de refletir sobre os rumos do país, pois estão “inebriadas” com a propaganda oficial. O ex-presidente escreve sobre “pequenos desvios de conduta”, “pequenos arranhões na lei”, “pequenas transgressões”, fruto de um “DNA do autoritarismo popular” que não é culpa de Lula, mas está em “tudo que o cerca” e que vai “devagarinho”, “mesmo sem conspiração alguma” minando as bases da democracia.

Acusar alguém de ameaçar a democracia é muito grave, trata-se da maior conquista da sociedade brasileira em toda sua história, logo um ataque deste calibre deveria vir acompanhado de um relato circunstanciado dos fatos que comprovam uma acusação desta monta. Mas é justamente aí que o sociólogo se perde apontando para o nada e querendo que se veja lá o que não existe. Para FHC as ameaças ao estado democrático são: a pressa do governo em aprovar os marcos regulatórios do Pré-sal, o sistema de partilha proposto pelo governo para operar estas reservas, a “ingerência” governamental na Vale, o uso eleitoral das obras do PAC, e finalmente “os projetos de impacto” do governo através dos quais “vamos regressando a formas políticas do tempo do autoritarismo militar.” Confesso que li várias vezes para acreditar que era isso mesmo.

Essas são as ameaças à democracia? É isso que o ex-presidente tem para dizer? É com esse discurso que pretende liderar a oposição? Vejamos: o governo negociou com o congresso os prazos para a votação dos marcos do Pré-sal, o modelo de partilha proposto pelo governo para ser votado no congresso é adotado pela maioria dos países produtores, o presidente da Vale reconheceu na TV que o papel de Lula era pressionar mesmo, todos os governos em todas as democracias buscam capitalização eleitoral com suas realizações, inaugurar obras não ameaça a democracia, pode ameaçar os planos do PSDB, mas a democracia não.

Para terminar e mostrar que é mesmo sociólogo tasca um “conceito” novo, para FHC o condomínio governista é formado pelo estado; pelos sindicatos e movimentos sociais; pelos fundos de pensão e por empresários que desmoralizam os partidos e ameaçam - caso Dilma vença - implantar um “subperonismo lulista” cujo projeto é aniquilar a democracia. O jornalista Elio Gaspari tem razão quando diz que o PSDB está dominado por um “estado de paralisia física e cerebral.”

terça-feira, 3 de novembro de 2009

O sambista da hora

É Pedro Miranda. Seu novo disco, Pimenteira, arrancou elogios de Caetano Veloso - que anda rabugento e cujos comentários espinafrando Woody Allen repercutiram hoje na mesma edição do Segundo Caderno d'O GLOBO que destaca o seu novo trabalho!
O disco - seu segundo album - foi bem recebido pela crítica e está sendo lançado em show nesta noite, no Rival, com a especialíssima partticipação de Teresa Cristina.
Ele ainda participou do Samba na Gamboa, do Diogo Nogueira que acabou de ser exibido agora há pouco na Rede Brasil.

Deu no Ancelmo...

Repercutiu no Blog do Roberto Moraes...

O dia todo sem acesso à rede, tô desde a manhã com esta nota na ponta da língua, digo, dos dedos. Mas Mestre Bob, como bom guru, tá sempre atento e, apesar dos seus afazeres, não perde tempo com seu smartphone.
Desde as 09:32 ele cravou lá no seu blog - veja aqui - a referência que o Ancelmo Gois fez hoje a processo instalado no STF, a partir de denúncia de crime eleitoral, que remonta a apreensão de mais de R$ 300 mil no comitê do PMDB, no dia da eleição de 2004. Na ocasião, foi designado fiel depositário da quantia apreendida o atual Secretário de Controle da Prefeitura, Professor Suledil Bernardino, à época presidente do Diretório Municipal do partido.

Grandes confrontos no Mineirão

Para aumentar a expectativa pro grande clássico de domingo. Aqui, registro do Canal 100 da primeira partida da final de 1980, em 28/05. Na partida seguinte, no Maracanã, o Fla venceria - 3X2 - com gols de Nunes (2) e Zico e conquistaria o seu primeiro brasileirão.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Noel numa hora dessas...

A propósito do post "O autoritarismo impopular" do mano Gustavo Carvalho - leia abaixo - um sambinha para FHC:

Get this widget | Track details | eSnips Social DNA

Abu Dhabi e a nossa utopia

Como era de se imaginar, Rubinho Barrichello não conseguiu se credenciar para disputar o campeonato mundial da F-1 ontem, nos Emirados Árabes. Assim, com o título definido desde Interlagos em favor do mediano Jason Button – legítima expressão da escassez de talento na temporada deste ano – as atenções dos amantes da principal categoria do automobilismo ficaram voltadas neste domingo para o suntuoso autódromo Yas Marina, erguido em menos de um ano no deserto dos Emirados Árabes. O autódromo – dos mais modernos e belos do circuito da F-1, expressão da pujança e do desenvolvimento econômico, cultural e urbano da capital federal dos Emirados Árabes Unidos – foi construído em um período de tempo semelhante à duração do governo Rosinha.
A partir da riqueza do petróleo, a mesma que embala o crescimento exponencial do orçamento da nossa Campos – multiplicado por quinze em dez anos – o governo dos emires edificou o desenvolvimento social, com eficientes serviços públicos de saúde, transporte e educação e fez florescer o principal emirado com forte investimento em infra-estrutura. Na orla de Abu Dhabi cidadãos e turistas podem desfrutar de passeios ciclísticos em vias planejadas, assim como seria desejável se imaginar em nossa cidade. A capital dos árabes combina hoje seu papel de referência econômica no mundo globalizado com um apelo turístico em função dos eventos esportivos que promove e da intervenção urbanística que harmonizou a paisagem das áreas do centro histórico com a moderna arquitetura financiada pelo petróleo.
Enquanto isso, por aqui, a Prefeita que se anunciou como a mensageira da “mudança” reproduz o modelo de gestão de seus antecessores. Terceirizações de servidores públicos, educação, “revitalização” do centro urbano... No mesmo intervalo de tempo em que o circuito de Yas Marina se edificou, problemas e projetos que caracterizavam o “planejamento” de Mocaiber seguem como idéias e mazelas no governo “dela”. Mais do mesmo! Quando se prepara para ir esta semana a Brasília com a inglória tarefa de defender a manutenção da legislação dos royalties para a exploração do pré-sal, seria bom para a Prefeita poder levar um portfólio de realizações de sua “inovadora” gestão.

Artigo publicado na edição de hoje da Folha da Manhã.

Eleições OAB

O Dr. Cláudio Andrade nos envia por e-mail a composição da chapa por ele liderada que concorre ao pleito da OAB local sob o número 222:

CHAPA Ordem Para Todos

DIRETORIA

Presidente: CLÁUDIO NOGUEIRA ANDRADE FILHO

Vice-Presidente: LUIS CARLOS MANHÃES RODRIGUES

Secretário Geral: DACIONE NUNES

Secretária Adjunta: KELLY ALVES ANDRADE

Tesoureira: ANA LÚCIA GONÇALVES DA SILVA

CONSELHEIROS

ANDRÉ GUEDES RODRIGUES
ADRIANO JOAB DIAS DUTRA
ATAHYDES DA PAIXÃO FILHO
ALCINO NUNES DE SOUZA
CLEBER GOMES TINOCO
ELMAR RODRIGUES MARTINS
EVERALDO BARRETO LEMOS
EVERALDO ROSA PAES
FAUZE RODRIGUES JASSUS
SANDRA LÚCIA BRITO DE MORAES
GREVI DE SOUZA BÔA MORTE
JOANA DARC SOUZA SILVA
JOSÉ CARLOS FERNANDES DOS SANTOS
KARINA REIS DOS SANTOS
LEILZA DA SILVA AZEREDO
LUIZ FELIPE MUNIZ DE SOUZA
NEILTON AZEVEDO ALVES
RODRIGO MAGALHÃES
RONALDO CARNEIRO JORGE
TATIANA MUNIZ MANHÃES
THAIS DO ROSÁRIO ALMEIDA
VERA COELHO DE FREITAS
OLENKA LINS E SILVA
GIANNI MARIA SANTOS SOSSAI
GIZELA GUALBERTO RAMOS
LUIZ GERSON DA SILVA
MARCO AURÉLIO VIEIRA DOS SANTOS
PAULO CÉSAR ROCHA REBEL
PAULO DE CASTRO PASSOS
POLLYANNA FERNANDES GUEDES
PRYSCILA NUNES RIBEIRO MARINS
TIAGO LISBOA TELLES FERREIRA
VALMIR ALVES
WALMIR RAMOS BRUM
ELIZABETH APARECIDA DA SILVA NUNES

domingo, 1 de novembro de 2009

O autoritarismo impopular

Como foi noticiado hoje (31/10/09) pelo blog do josias (Josias de Souza articulista e blogueiro da F. de S. Paulo), o próximo artigo de FHC para os grandes jornais é o mais virulento ataque ao Governo Lula. Tal reação de inusitada agressividade sanguínea por parte do insípido ex-presidente, parece se justificar como uma reação psicológica ao seu narcisismo ferido pela constatação do óbvio ululante: a maciça impopularidade de seus governos e a definitiva rejeição à sua figura pública (amplamente registrado em todas as pesquisas de opinião). Para seu desespero, essa percepção também parece dominar em seu próprio partido, pois como argumenta Aécio Neves, a sua candidatura presidencial é a mais viável por não re-editar o confronto desfavorável entre as gestões FHC e Lula.
Contudo, abstraindo as razões psicológicas, resta aos homens públicos o peso da responsabilidade de seus posicionamentos. Nesse sentido, o espetáculo que FHC proporciona ao distinto público não é somente patético mas politicamente simbólico. Segundo o ex-sociólogo, o Governo Lula é portador do "DNA do autoritarismo popular" que "pode levar o país [...] a moldar-se a um estilo de política e a uma forma de relacionamento entre Estado, economia e sociedade, que pouco têm a ver com nossos ideais democráticos". Como qualquer cientista social poderíamos tentar investigar os fundamentos objetivos de tal bombástica afirmação. Assim, apontaríamos as rupturas de preceitos constitucionais, o desrespeito às garantias fundamentais e os atentados ao Estado de Direito perpetrados pelo Governo Lula (?). Contudo, perante a parcialidade obscena de um posicionamento tão simploriamente ideológico só nos resta lamentar. Lamentar que um auto-declarado democrata se preste ao papel de líder da direita fantasma do Brasil realizando seu esporte predileto: demofobia.