sábado, 18 de outubro de 2008

Baixaria

Tal qual a covarde ação contra a exibição de imagens de LULA no programa de Odete, ou o factóide mais recente questionando o registro de Dr. Chicão, no Rio, o ex-PT e o PDT também recorrem a golpes baixos como este contra Gabeira.
Os panfletos, que associavam o candidato Verde à César Maia, foram apreendidos pela Justiça eleitoral na gráfica da Ediouro, tinham sido encomendados pelo Partido dos Trabalhadores. Que papelão "companheiro" Alberes!

FOTO: Marcos Tristão (Agência GLOBO)

ATUALIZAÇÃO às 15:02
Segundo o blog do Noblat o Presidente do Diretório Municipal do PT, Alberes Lima reconheceu que pagou R$ 42 mil pelos 3 milhões de panfletos contra Gabeira recolhidos pelo TRE. Ele tentou se defnder e classicar como autoritária a ação da Justiça:
- O PT tem candidato no Rio no segundo turno. Mas esse não é um panfleto pró-Paes. É meu direito de liberdade. Estamos na ditadura militar? Não estamos fazendo nada às escuras. A apreensão é arbitrária, para beneficiar o Gabeira. Agora vão amordaçar os partidos?
O ilustrado "companheiro" só esquece que na Democracia, no Estado democrático de direito, há que se observar a LEI!

Wonderful blog

Ainda sobre a blogosfera local, o meu blog preferido, o A gente se envergonha, mas agüenta, das simpáticas menines Simone, Ingrid e demais descolaboradoras sofreu uma bela repaginada, sobretudo pela foto que agora ostenta a beleza delas logo no acesso!
Clique aqui e confira.

Ah, a Simone continua em cartaz até amanhã no TB com a peça Rádio Baranga - pode? - sob a direção da Jane Rangel. O blogueiro já conferiu e recomenda, às 21:00

É hoje!

O blogueiro, professor de educação física e "agitador desportivo" Vitor Longo avisa que está promovendo mais um importante evento na cidade. É o Circuito de Natação que conta com o patrocínio da Unimed Campos e se realiza logo mais a partir das 14:00 no Parque aquático do Automóvel Clube, e envolverá centenas de pequenos e jovens nadadores. Parabéns ao Vitor!

Aliás, esse blogueiro conseguiu avançar um pouco mais no manejo desta página e, finalmente, incluiu o link do blog do Vitor aí à sua direita, juntamente a outros parceiros da blogosfera campista que leio freqüentemente e com os quais estava em débito por inoperância digital. Confira a atualização da seção Visite também!

Presidenciável?


No traço do Bira.

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Ainda pagando pra ver!

Gosto do Saulo Pessanha. Além de figura simpática e querida na cidade, e autor de livros deliciosos sobre passagens marcantes e históricas da política e do jornalismo locais - com uma escrita leve e bem humorada - o gente boa Saulo é um craque com muita estrada no jornalismo político. Bem informado e articulado, suas notas tem sempre credibilidade e quase sempre são "quentes".
Mas desta vez acho que suas "fontes" resolveram pregar-lhe uma peça vendendo gato por lebre!
No seu prestigiado Painel Político, na edição desta sexta-feira da Folha da Manhã, ele insiste que o Presidente Lula viria a Campos subir no palanque do Telhado de Vidro, possivelmente no comício de encerramento da campanha de Arnaldo Vianna. Pode ser...
Continuo contudo, duvidando de tal hipótese, especialmente após a pesquisa do IBOPE divulgada ontem. Em que pese a imensa popularidade do Presidente, eleições locais tem componentes que inibem a automática transferência de votos. Se a improvável presença do Presidente viesse a se confirmar, seria o caso de se perguntar se a assessoria do Planalto não aprendeu com a lição em Natal (RN).

Para o ex-PT

À guisa de um comentário anônimo a um dos posts abaixo:

Meu partido
É um coração partido
E as ilusões
Estão todas perdidas
Os meus sonhos
Foram todos vendidos
Tão barato
Que eu nem acredito
Ah! eu nem acredito...


Cazuza - Ideologia

Urgente cobre com detalhes prisão do Vereador Marcus Alexandre

O blog Urgente acompanhou em cima do lance todo o episódio da prisão do Vereador campista Marcus Alexandre, com posts do João Ventura e do Vitor Menezes.
Leia mais clicando aqui, aqui e aqui.

ATUALIZAÇÃO em 18/10 às 09:46
O Urgente permanece acompanhando o caso, e informa agora pela manhã que o casal foi liberado na noite de ontem por um habeas corpus. Leia mais aqui.

Aos leitores do blog

Embora estejamos ainda sem contador, logo sem parâmetros para estabelecer a evolução das visitas nos últimos três meses - quando tínhamos uma média de 150 acessos diários - percebemos claramente o aumento no número de visitas a partir de alguns indicadores, sobretudo o número de comentários. É bem verdade que o contexto político eleitoral também estimula este tipo de interação com o leitor.
Contudo, este blogueiro, lamentavelmente tem sido obrigado a excluir alguns comentários - especialmente anônimos - por orientação jurídica.
Não temos a intenção de estabelecer qualquer tipo de censura, nem mesmo de recorrer à moderação prévia. Na medida do possível, continuaremos excluindo apenas excessos e citações nominais com acusações e denúncias graves e sem comprovação. Isto se dá pela razão de sermos responsáveis pela publicidade de tais informações - opiniões - e, no nosso caso, de não dispormos de assessoria jurídica para responder a questionamentos dos eventualmente ofendidos, caluniados ou injuriados. Se o volume de comentários exceder nossa capacidade de verificação amiúde do conteúdo postado, aí sim seremos obrigados a moderar previamente.
Destacamos ainda que os "critérios" da moderação até aqui exercida, questionados por um anônimo, são definidos pelo bom senso que este blogueiro julga ter. Como já disse, não serão tolerados comentários preconceituosos de qualquer natureza e acusações nominais que o blog não possa sustentar .

É hoje!!!

Este post é uma errata. O blogueiro repetiu equívoco do sítio do SESC RJ e anunciou para sábado a aguardada reapresentação da peça Nenhuma semelhança é mera coincidência, do genial Eugênio Soares.
Na verdade o espetáculo - que compõe a programação do Outudo Trash - está marcado para hoje às 20:00 no Teatro do Sesc. Se não chegar na hora, corre risco de ficar sem lugar.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

"Nada contra Gabeira"

Do blog do Garotinho, nota de esclarecimento da Vereadora eleita Clarissa Garotinho a respeito da aprrensão de material ofensivo a Fernado Gabeira, candidato a Prefeito do Rio, em um veículo onde haveria também sobras de material de sua recente e bem sucedida campanha à Câmara carioca:

Esclarecimento
Fui surpreendida hoje com a notícia veiculada na imprensa, dando conta da apreensão de um kombi com material de campanha de Eduardo Paes, faixas contra Gabeira e também bandeiras da minha campanha.

Antes que alguém possa fazer qualquer associação de idéias, de forma equivocada, quero esclarecer a todos que não estou participando de nenhuma das campanhas.

Todos sabem, e a imprensa inclusive destacou esse fato durante o 1º turno, que fui a única candidata do PMDB, que não recebia nem a agenda de campanha do candidato Paes, mesmo sendo do mesmo partido.

Estou em Campos, junto com meu pai, Garotinho e estamos envolvidos na campanha da minha mãe, Rosinha à prefeitura.

Nada tenho contra Gabeira e discordo da campanha baixa que está sendo feita neste momento. Não vou me manifestar no 2º turno, até por causa da lei de fidelidade partidária.

Para que não fique nenhuma dúvida, o responsável pela kombi e pelo material que foi apreendido é militante do PMDB, de fato atendendo a um pedido meu, no 1º turno me ajudou e não existe nada além disso. Essa pessoa por ser do PMDB, no 2º turno está colaborando com a campanha de Paes, mas não por minha orientação. É óbvio, que as bandeiras com meu nome que foram encontradas sobraram na minha campanha.

Qualquer suposição ou entendimento além disso, não corresponde à verdade e só pode ter a intenção de fazer intriga.

Clarissa Garotinho


A jovem parlamentar revela habilidade e generosidade na declaração, que não traz prejuízo a nenhuma das candidaturas envolvidas na disputa eleitoral na capital. Demonstra ainda a compreensão de que na política os (as) vencedores (as) devem buscar sempre a postura magnânima frente eventuais adversários. Evita-se assim arestas desnecessárias no futuro.

Pesar

Fui informado agora há pouco pela Walnize Carvalho do falecimento do Professor e ex-Senador Álano Barcelos. De Niterói, ela não tinha maiores informações sobre a notícia, que o Roberto Moraes acaba de confirmar em seu blog.
Mesmo sem informações mais precisas sobre a lamentável perda, o blog se solidariza com a família e a comunidade acadêmica de Campos.
Lembro de ter visto pela última vez o Professor Álano pela TV, há meses atrás, em um bem cuidado programa regional produzido pela VCE, onde ele falava sobre a linguagem do homem da baixada campista, assunto de relevantes pesquisas produzidas pelo agora saudoso intelectual campista.

Foto Valmir Oliveira (Folha da Manhã)

IBOPE confirma vantagem do PMDB

Confirmando a expectativa de analistas políticos experientes e boatos do boulevard, a divulgação da pesquisa IBOPE para a Prefeitura de Campos agora há pouco no telejornal da InterTV, emissora que contratou a pesquisa - cuja publicidade foi retardada por dois dias em função de recurso apresentado à Justiça eleitoral pela coligação encabeçada pelo PDT - confirmou a vantagem da candidata Rosinha sobre seu adversário, o Deputado Arnaldo Vianna.
Pela pesquisa, Rosinha teria hoje 58% das intenções de voto contra 42% de Arnaldo. A vantagem de 16 pontos é bem superior à margem de erro de 4 pontos percentuais.

A Catana de Avelino

Em seus posts no blog aspectos (leia aqui) Avelino Ferreira identifica e questiona a presença - tal qual libélulas em torno da lâmbada - de políticos como Sérgio Viana e Zacarias Albuquerque, que até recentemente mantinham excelentes relações ou participavam diretamente do staff de Mocaiber, no palanque de Rosinha.
O teclado afiado do jornalista reage ao aparente oportunismo por parte daqueles que são apontados pelos pemedebistas que acompanharam Garotinho em sua ida para a sigla como passageiros "dos bondes" que intencionam desembarcar num eventual - e cada vez mais provável - governo do partido na Prefeitura local.

O descaso com as creches!

Na terça-feira, conforme já comentamos aqui, nossa participação na esvaziada audiência pública que discutiu a proposta de Orçamento do Executivo Municipal para 2009 foi contundente no que se refere a necessidade de investimentos urgentes na educação infantil em creches. Esta intervenção se valeu da interlocução com militantes e especialistas em políticas de assistência social em Campos.
Pois bem, ontem, um dia depois da audiência, o jornal O Diário destacou em sua manchete principal que uma creche em Morro do Coco teve parte de seu teto desabado e teve de suspender seu funcionamento. A creche do Parque Aurora, que funcionava até semana passada em um prédio cedido por uma escola particular do bairro, também teve suas atividades suspensas esta semana. As mães trabalhadoras não sabem como fazer para conciliar suas atividades profissionais com os cuidados com os filhos, sem creche. Esta creche funcionava até junho em uma velha casa alugada no mesmo bairro, quando o telhado da casa também apresentou problemas inviabilizando definitivamente o funcionamento da unidade, já comprometido pela inadequação do prédio às atividades educativas ali desenvolvidas. Desde então funciona no espaço cedido, não sei exatamente em que termos, pela instituição privada de ensino - fontes do blog especulam que a cessão não acarretou ônus para a Prefeitura, mas não temos a informação oficial. Agora, desalojadas do abrigo temporário, as crianças estão novamente sem creche, enquanto o CIEP do bairro, municipalizado a pedido da Prefeitura há cerca de 19 meses, permanece fechado!
Dados de levantamento da realidade sócio-econômica do município feito pela UFF apontam que apenas 11% da demanda por educação infantil (creche) no município está atendida, precariamente.
O SEPE Campos está tentando sistematizar dados a respeito dessa situação, para enviar ao Vereador Geraldo Venâncio, que solicitou estas informações dizendo-se sensibilizado pela pressão popular por essa demanda sentida pelos políticos na recente campanha eleitoral para o parlamento local. O Vereador manifestou intenção de propor emenda para construção de creches em caráter emergencial no próximo ano.

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Dia do Professor

É, apesar de o próprio SINPRO, o sindicato da categoria que representa os professores da rede privada em Campos, ter pelegado e "vendido" nosso feriado no acordo coletivo, transferindo-o para um inexpressivo dia 13, este blog não poderia deixar a data passar em branco.
Assim, reproduzo aqui trecho poético de Alvaro de Campos - que adoro!!! - enviado por e-mail pela querida Aucilene, felicitando-nos na oportunidade:

Mestre, meu mestre querido
Meu mestre e meu guia!
A quem nenhuma coisa feriu, nem doeu, nem perturbou,
Seguro como um sol fazendo o seu dia involuntariamente,
Natural como um dia mostrando tudo,
Meu mestre, meu coração não aprendeu a tua serenidade.
Meu coração não aprendeu nada.
Meu coração não é nada,
Meu coração está perdido.
Mestre, só seria como tu se tivesse sido tu.
Depois, mas por que é que ensinaste a clareza da vista,
Se não me podias ensinar a ter a alma com que a ver clara?
Por que é que me chamaste para o alto dos montes
Se eu, criança das cidades do vale, não sabia respirar?

(Excerto do poema de Álvaro de Campos)

Do blog do Garotinho

Bacellar pode perder o mandato
O Ministério Público de Campos, através do promotor Vitor Queiroz decidiu instaurar inquérito, onde o atual presidente da Câmara, Marcos Bacellar é acusado de comprar votos na eleição do dia 5 de outubro.

O fato que motivou o inquérito, ocorreu no seu comitê eleitoral, na rua João Maria, 35. A eleitora Manuella Lanunci denunciou perante o promotor, que recebeu no dia 4 de outubro, véspera da eleição, cédulas do candidato grampeadas com notas de R$ 50.


Comentários do blog:
1- Será que isto tem algo a ver com o "contratempo" alegado pelo presidente da Câmara para se ausentar da audiência pública que discutiu a L.O. ontem, quando, segundo o Vereador Geraldo Venâncio, que presidiu a seção, já estaria a caminho da Câmara?
2- Vale lembrar que, no caso de perda do mandato pelo Vereador Marcos Bacellar, garante a reeleição o Vereador Marcus Alexandre.

Quem tem medo do IBOPE?

Inacreditável a ação movida pelo PDT a fim de impedir a divulgação da Pesquisa Ibope, para o 2º turno em Campos.
Por que impedir a população campista de ter acesso a rodada de pesquisas promovidas pelo instituto em diversas cidades do Brasil, certamente utilizando metodologia única?
Já que se tem falado tanto em "indução" do eleitorado nos últimos dias, será que não seria o caso de se questionar se não há a tentativa de induzir o eleitor a acreditar em um falso equilíbrio das intenções de voto neste momento?
Vale lembrar que o Ibope foi o único instituto que acertou em cheio o resultado das eleições no 1ºurno!

Covardia!

Muito tem se falado nos últimos dias sobre a bela participação do PCdoB na eleição em curso. Na verdade, o brilho da bela votação de Odete tem sido empanado pela polêmica menor acerca da opção dos militantes da UJS local no 2° turno.
Contudo, o que poucos sabem é que ainda no primeiro turno, o PCdoB, partido aliado do Presidente Lula, aliás, aliado histórico do PT em todas as candidaturas de Lula à presidência, sofreu um golpe covarde do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores em Campos, a partir de seu dirigente Helio Anomal, candidato a vice-prefeito pela coligação "Coração de Campos".
Utilizando-se da mesma banca advocatícia que presta serviços ao candidato Arnaldo Vianna, de onde foi egresso Alex Pereira Campos - hoje preso em Bangu após responder pela Procuradoria do Município nos governos de Arnaldo e Mocaiber - o Sr. Helio Anomal arguiu judicialmente o PCdoB local pela utilização da imagem de seu filiado Luiz Inácio Lula da Silva nos programas de televisão da Professora Odete, solicitando direito de resposta, concedido pela Justiça e indenização financeira!
Assim, faz-se muito engraçada a expectativa de tal coligação, que se imagina detentora do monopólio do de um apoio que efetivamente não tem - o do presidente Lula, que encara até o desgosto de afagar Paes, mas não o desgaste de subir no palanque do Telhado de Vidro - em receber em contrapartida a tal covardia eventual apoio, já negado, por parte da Professora Odete.

Audiência Pública do Orçamento

Estivemos ontem representando o SEPE Campos na audiência pública convocada pela Câmara local para discussão da Lei Orçamentária proposta pelo Executivo para 2009.

Novamente o evento se revelou um momento burocrático, após reunir maciça participação da sociedade civil na discussão dos Orçamentos no início da década, quando foi instituído. A sociedade civil fustrou-se ao constatar, após alguns anos de ativa participação, que todo esforço na elaboração de emendas revelava-se inútil, pois, mesmo quando aprovadas, estas não eram executadas, preteridas por prioridades dos governos que manipulam as Leis Orçamentárias em uma enorme margem de manobra criada por inúmeras autorizações prévias de suplementação e remanejamento de recursos previstas na própria Lei. Assim explica-se o pequeno número de instituições inscritas na audiência. Os Vereadores porém, mesmo sabendo participar de um evento com pouca conseqüencia, não deveriam se ausentar da sessão, mesmo que fose para justificar o salário, como bem obssrvou o Vereador Geraldo Venâncio (PDT) que presidiu a audiência. Nada justifica a presença de apenas 4 veraedores na reunião, a saber: além do já citado, Nelson Nahin (PMDB), Dante Lucas (PDT) e Kelinho (PR)- vale ainda mencionar a presença do Vereador eleito Rogério Matoso (PPS).

Do ponto de vista da Educação destacamos mais uma vez, ainda que de forma geral: a necessidade de se considerar os recursos dos royalties para o cálculo dos 25% do Orçamento constitucionalmente vinculado à rubrica; a necessidade de investir estes recursos em reformas de creches e escolas da rede municippal, cuja enorme maioria dispõem de estrutura física sofrivel; no caso da educação infantil - creches - a necessidade de novas vagas para absorver demanda reprimida em vários bairros; a necessidade de repensar o volume de recursos públicos destinsdos a ensino superior - fundamentalmente bolsas em instituições privadas - enquanto há graves carências no ensino básico (educação infantil e fundamental).

Mais impressões sobre a Audiência Pública da L.O.

Interessantes observações dos poucos Vereadores que participaram da Sessão:

Geraldo Venâncio se queixou que a opinião pública pressiona pouco o Legislativo local. Argumentou que a única pressão sofrida pelos parlamentares, de forma inorganizada, é de natureza "pecuniária", em especial em períodos pré-eleitorais.

O mesmo parlamentar se mostrou sensível a nossa reivindicação sobre a necessidade de novas creches para atender a demanda do município, após observar que tal carência de vagas para atender as mães trabalhadoras é uma realidade que se evidenciou na campanha eleitoral e afirmar que é uma questão de emergência, solicitou informações sobre a situação ao SEPE, para propor emenda nesse sentido à peça orçamentária. O sindicato vai articular resposta à solicitação do Vereador em parceria com a FAMAC e membros do Conselho da Assistência Social.

Nelson Nahin, também defendeu maiores investimentos na educação básica e destacou que a preguiça fiscal em função da fartura dos royalties tem sido uma armadilha fatal para equacionar de forma legal a questão envolvendo os servidores públicos no Município. Defendeu também a previsão de recursos para que finalmente haja a implementação do Plano de Cargos e Salários.

DO BLOG DO VITOR LONGO

PESQUISA IMPEDIDA

Uma pesquisa encomendada por um meio de comunicação televisivo, feita por um Instituto dos mais credibilizados, foi impedida de se tornar pública, por decisão da justiça que acatou recurso de uma coligaçao envolvida no pleito do dia 26. Fontes informaram que o placar é de 51% a 42%, favorável ao candidato do voto válido.

Parece que o meio de comunicação que encomendou a pesquisa não quer ficar no prejuízo e já acionou toda sua estrutura jurídica para liberá-la ainda amanhã.

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Quem diz NÃO a Rosinha?

A Folha da Manhã destaca hoje novamente como matéria de capa a polêmica envolvendo a Direção Municipal do PCdoB e os militantes e dirigentes locais da UJS.
Me parece que há um exagero na importância dedicada ao tema. Por que será? Por que interesses se superdimensiona uma polêmica pontual de um organismo/partido político?
Com todo o respeito ao PCdoB - importante partido da base do governo Federal - e à minha amiga Odete, em quem votei, apoio manifestado aqui neste blog, não há hipótese de "indução" do eleitorado que sufragou sua candidatura no 1º turno.
Como seu eleitor, companheiro de luta sindical e militante político que manifestou publicamente apoio e confiança em sua candidatura, conversei com ela antes de seu anúncio público de neutralidade. Por achar desejável, por afinidade, mas não por me orientar exclusivamente por esta posição. Afirmo que essa é a posição da maioria dos eleitores da candidata. Muitos destes, certamente já haviam se decidido pelo voto nulo antes da candidata dizer que não apoiaria nenhum dos dois envolvidos no segundo turno provisório. O eleitorado do PCdoB, com toda consideração que tenho pela legenda, é menor do que a expressão alcançada pela candidatura da Professora Odete, vide a votação de sua chapa proporcional.
Assim, me parece que se faz "tempestade em copo d'agua" quando se dedica tanto espaço à polêmica. Acho que o tratamento disciplinar que o PCdoB vai dar a seus filiados que considere insubordinados, é uma questão interna do partido, que nesse momento, penso que não interessa tanto à sociedade. Ou estão se aproveitando de forma oportunista de uma questão que envolve a opção eleitoral de um grupo de jovens militantes do movimento estudantil?
Acho que desta vez o tradicional matutino ultrapassou o limite do bom senso ao "fabricar" uma "indução" que não se configura, aparentemente para extrapolar o papel de um órgão de imprensa e inferir na opinião pública. Talvez por desespero de constatar as dificuldades colocadas em uma disputa eleitoral, onde, embora não devesse, parece ter se envolvido irreversivelmente de forma militante.

Libera Geral?

O Vereador reeleito Dante Pinto, do PDT, acaba de defender na audiência pública que discute a Lei Orçamentária proposta por Mocaiber para o exercício 2009 a manutenção dos terceirizados no serviço público do município.
Segundo o Verador "se dispensarem os terceirizados não haverá como manter o funcionamento de creches e postos médicos por falta de pessoal", já que, segundo ele, não há margem orçamentária com receitas próprias para pagar a folha!
O Vereador ressalvou ainda que a terceirização só seria dispensável se a Legislação que regulamenta a gestão dos royalties fosse alterada e passasse a permitir a utilização dos royalties.
A não ser que ocorra tal improvável alteração legal, me parece que o nobre parlamentar defende que o próximo (a) prefeito (a) mantenha a administração pública a margem da outra Lei, a que exige o concurso público como pré-condição para ingresso no serviço público.

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Outudo TRASH

Rola a partir desta quinta-feira, dia 16, a programação no SESC Campos, com produção do Wellington Cordeiro.
Na quinta tem show da banda carioca Zumbi no Mato, às 20:00, Noite do Vinil especial com trilhas de cinema de filmes do gênero, às 22:00 na taberna Dom Tutti, Performance trash, às 20:00 e Intervenções literárias com Iara lima, às 20:30.
Na programação de cinema, sexta (17) tem Ed Wood (Retrato da vida do diretor que passou à história como o pior diretor de todos os tempos. De Tim Burton, com Johnny Depp, Martin Landau e Sarah Jessica Parker. EUA, 1994.) às 19h e sábado (18) PLANO 9 DO ESPAÇO SIDERAL (Seres alienígenas violam sepulturas, transformando cadáveres em zumbis. De Edward D. Wood Jr, com Gregory Walcott, Tor Johnson e Lyle Talbot. EUA, 2005.) no mesmo horário.
No sábado tem ainda a peça Nenhuma semelhança é mera coincidência, do genial Eugênio Soares, com direção do Fernando Rossi, às 20:00.
Na exposição Retratos do Zé, artistas da região e expoentes do desenho no país prestam homenagem ao cineasta brasileiro José Mojica Marins, com desenhos em diversas técnicas e estilos de seu personagem Zé do Caixão.

Em breve destacaremos a programação da próxima semana!

Colou!

No sábado, o Mestre Roberto Moraes provocou polêmica comentando os novos slogans envolvidos na disputa do 2º turno - leia aqui.
O já surrado Todo mundo é 12!, além de repetitivo, perde sentido pelas razões expostas no post Contas da FOLHA, logo abaixo.
Pelas reações sentidas na blogosfera e nas ruas, sentimos que o espirituoso Meu voto é válido! caiu no gosto popular.

Avanços?

Timidamente, vão surgindo novidades no contexto da rede estadual de educação.
Os salários pagos na última semana já vieram com o - ainda insuficiente - reajuste de 8% nos vencimentos.
A partir de hoje, estão abertas as inscrições para novo concurso da SEE, organizado pela FESP, para formação de cadastro nas áreas de Língua Portuguesa, Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Artes, Educação Física, Ciências Físicas e Biológicas, Biologia, Matemática, Química, História, Geografia, Filosofia e Sociologia. Ruim que o edital não defina vagas, mas o anuncio de expectativa de contratação de 15 mil docentes, se confirmado, representará o primeiro ato concreto de boa vontade no sentido de enfrentar acrônica carência de profissionais em mais de 10 anos! (As inscrições seguem até o próximo dia 31 - clique aqui e se inscreva.)
Também parece positivo o anuncio, feito pela Secretária Tereza Porto há dez dias, da intenção do governo em incorporar gradativamente, até o início de 2009, a gratificação do antigo Programa Nova Escola. Reivindicação antiga da categoria.
Ainda é cedo para fazer comentários mais animadores e criar muitas expectativas. Prudência e caldo de galinha nunca é demais, sobretudo quando se fala em SEE RJ.
Mas os pontos destacados dialogam com as principais reivindicações apresentadas pela luta dos profissionais da rede estadual de educação nos últimos anos. Pode ser que algo novo esteja surgindo num cenário de estagnação que já dura quase 15 anos.

Fatalismo?

Crise financeira no traço do Pelicano.

Nota da UJS

Em contraponto ao destacado no post abaixo, o André Lacerda, militante do PCdoB e Presidente da UJS - entidade ligada a Juventude e ME com sólidos e históricos laços com o partido - em Campos me enviou agora pela manhã a seguinte nota:

NOTA OFICIAL UJS

A União da Juventude Socialista (UJS) vêm por meio desta ratificar publicamente a posição consensual e unânime – aprovada pela direção municipal, legalmente amparada por nosso estatuto - em apoiar a candidata Rosinha no segundo turno das eleições em Campos.

A UJS reafirma seu apoio à candidata Rosinha por entender que não deve se abster na atual conjuntura política de Campos. Esse é um momento político importante e decisivo, onde a apatia política e/ou a abstenção não contribui para colocar nossa cidade no rumo do desenvolvimento.

É verdade que a União da Juventude Socialista (UJS), por meio de seus dirigentes e quadros, apoiou à candidata Professora Odete no primeiro turno das eleições, participando ativamente de sua campanha e coordenando as ações políticas na área da juventude.

É verdade, também, que a UJS optou por apoiar Rosinha no segundo turno, por acreditar que esta candidata é a única no atual cenário político que representa o projeto mudancista na qual defendemos no primeiro turno das eleições.

É verdade que membros da UJS ligados organicamente ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB), que inclusive são membros da referida direção partidária, seguirão a deliberação aprovada por nossa organização de apoiar a candidata Rosinha no segundo turno.

É verdade que Marcos Vinícius Tavares é fundador da UJS no município e foi eleito presidente de honra da nossa organização durante o 3º Congresso Municipal da UJS, realizado no último mês de junho. É um importante quadro político, que sempre esteve presente nas grandes batalhas de nossa organização, como na luta contra o fim do passe-livre e nas vitórias conquistadas no movimento estudantil.

Ressaltamos, ainda, que Rosinha foi a única candidata a se comprometer com as reivindicações da UJS e de toda a juventude campista, como a garantia do passe-livre, a fiscalização da lei da meia-entrada, a criação de uma política de primeiro emprego, a implantação de um programa de estágio remunerado para universitários, a moralização e democratização do programa de bolsas universitárias, entre outras.

Por fim, declaramos que defenderemos a nossa posição política com convicção, firmeza e com a mesma coragem que nos fez derrotar a ditadura militar e derrubar o Collor, com a mesma coragem que nos faz ser a juventude cara-pintada que esteve presente em todos os momentos decisivos no Brasil.

Saudações a quem tem coragem!

André Lacerda
Presidente Municipal - UJS Campos

Nota do PCdoB

O blog recebeu na noite de ontem uma nota da assessoria de imprensa da Professora Odete, em nome do Diretório Municipal do PCdoB, dando conta que:
1- Odete e o PCdoB municipal de Campos, como também o PCdoB estadual, NÃO APOIAM nenhum dos atuais participantes do segundo turno, conforme decisão por unanimidade, tanto da sua direção municipal, como da coordenação da campanha da professora Odete, com o total apoio da Direção Estadual;
2- Nenhum militante do movimento estudantil, nem ninguém, tem respaldo ou autorização para falar em nome da Professora Odete, do PC do B ou de "sua juventude" para declarar apoio a qualquer outro candidato.

domingo, 12 de outubro de 2008

As contas da FOLHA

A edição de hoje (domingo) da Folha da Manhã abre letras em manchete principal, sugerindo que a insistência de alguns correligionários do PMDB local em defesa da antecipação do resultado final do pleito municipal em curso - com a definição a partir da impugnação da candidatura do PDT, tornando desnecessário o 2º turno - resulta de uma insegurança relacionada aos rersultados nos pleitos de 2004 e 2006.
De fato, havia, às vésperas do 1º turno uma ofensiva ansiosa aqui na blogosfera de simpatizantes da candidatura de Rosinha que, de forma até intolerante, insistiam em defender uma espécie de "voto útil" para definir a parada no 1º turno.
Contudo, observamos a conjuntura atual como algo bem diferente do que se verificou em 2004 e, sobretudo, em 2006. Naqueles momentos, de fato, havia uma forte tendência de rejeição ao Governador Garotinho, que então se manifestava como um voto contra o PMDB, algo usual numa disputa em 2º turno. Assim, Campista se beneficiou sobremaneira das adesões no 2º turno, e Mocaiber já no 1º, numa espécie de voto útil. Grande fluxo de votos se deslocou pra ambas as candidaturas nas segundas rodadas de votação.
Contudo, creio eu, os episódios do Telhado de Vidro devem mudar esta realidade. Com métodos de campanha que o tornam escravo da máquina administrativa, Arnaldo Vianna teve de absorver o desgaste de ter Mocaiber em sua campanha. Assim, herda também a revolta e indignação contra a gestão do Prefeito.
Com uma diferença de cerca de 10 mil votos para Rosinha no 1º turno, a pergunta que se faz é: De onde sairão os votos que Arnaldo precisaria para virar o jogo?
Os votos de Odete não devem se mover em bloco. Boa parte deles deve migrar para abstenções e nulos. Num universo de cerca de 30 mil votos - Odete, Feijó e Vivório - Arnaldo não dá de braçada como fizeram seus então candidatos, que cresceram em uma faixa mais larga e simpática do eleitorado. Vai ser difícil reverter aí a vantagem da Governadora. O Deputado vai precisar virar votos de Rosinha - tarefa que não é impossível mas hoje me parece difícil - para sair vitorioso do pleito. Ademais, com todo o respeito, Rosinha me parece um quadro eleitoral mais consistente que o Deputado Pudim, que venceu o primeiro turno nas recentes eleições mas ficou retido em uma "laje" imposta pela opinião pública, que dificultava o crescimento da candidatura do PMDB em ambas as ocasiões.

Tela quente na Band

Só agora, graças ao Mestre Roberto Moraes - muito mais descolado na rede que eu - consegui acessar o debate entre Gabeira e Paes.
Até então, estava acompanhando pela parabólica o debate de SP. Debate quente, formato ágil, bom ping pong entre duas gestões subsequentes à frente daquela prefeitura.
É inegavel que os debates no 2º turno são mais dinâmicos e empolgantes. Deve ser assim nos debates já marcados para a disputa local, anunciados pelo Vitor Menezes no Urgente - veja aqui.
Resta saber se Arnaldo vai se sair tão bem quanto Kassab, que até aqui resiste a ofensiva de Marta. Se repetir a performance dos debates do primeiro turno, não deve fazer frente à experiência e segurança de Rosinha no vídeo.

ATUALIZAÇÃO às 22:30
Cuspindo no prato...
O candidato do PMDB carioca, ex-motorista de César Maia e membro de sua tropa de choque jovem - junto a Rodrigo Maia e Índio da Costa - acaba de renegar seu criador no debate carioca e tentar associar Gabeira ao Prefeito. Além de não ter consistência, renega sua história. É mesmo só o preposto de seu novo padrinho?

ATUALIZAÇÃO às 22:47
A "comissão de jornalismo" da Band Rio, responsável pelo debate, talvez seja muito rigorosa. Acaba de conceder nas considerações finais ao OPORTUNISTA Paes direito de resposta (?) Ora, direito de resposta até onde sei é para quem é injuriado ou atacado levianamente. Gabeira, como de costume, até para criticar, foi muito elegante em suas observações subliminares sobre o jogo sujo do candidato do PMDB carioca. Ou então, deve tratar-se de um agrado. Afinal, é o candidato do Governador e dos sem-vergonha do ex-PT!

Cartola por ele mesmo.

Jagunços de Paes agridem militante de Gabeira

D' O GLOBO:
Sobe a temperatura na disputa eleitoral no Rio.
Um militante do PV de 66 anos foi agredido em Madureira por 4 homens que compunham uma "equipe de campanha" de Paes em atuação no bairro. O caso, crime previsto na legislação eleitoral, será entregue à PF. Os argumentos da campanha de Paes são tão consistentes que um vereador do PMDB da zona oeste que não conseguiu a reeleição ameaça atirar ovos em Gabeira se este for em campanha a Campo Grande.
Enquanto isso, dirigentes do ex-PT carioca revelam que a míope avaliação que leva a nacionalização de disputas locais não é privilégio da seção campista do partido. Próceres do petismo carioca como o Presidente do DM Alberes Lima, a Secretária de Estado Benedita da Silva e o Vereador eleito Elton Babu se empenham na campanha do almofadinha da Barra. Até mesmo o Prefeito reeleito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias, embarcou na canoa furada. Sensatez só na fala da ex-Ministra Marina Silva, que ressaltou sua história em comum com Gabeira na defesa do meio-ambiente e declarou seu apoio ao candidato Verde.