sábado, 17 de maio de 2008

Isolamento.

A foto acima, do Silésio Corrêa, registra "encontro com empresários" promovido pelo grupo hegemônico do PT de Campos em torno da pré-candidatura de Makhoul Moussalem, conforme noticia a edição de hoje da Folha da Manhã.
O Médico contou com a presença - e o apoio - de lideranças petistas como Odisséia Carvalho, Renato Barbosa e Helio Anomal. Este último, em entrevista ao mesmo matutino publicada na edição de quinta-feira, já havia condicionado a aliança com o PSDB à presença do seu pré-candidato na cabeça de chapa - posição compreensivelmente questionada pelo tucano Andral Tavares Filho na edição de hoje do mesmo jornal.
Ao transformar a candidatura de Makhoul em fato consumado - para o que realmente tem garrafas suficientes - o grupo majoritário, que desembarcou recentemente do governo Mocaiber, se expõem a dois riscos: o isolamento, na medida que o açodamento e a inflexibilidade em torno da indicação de um nome reduzem a possível amplitude da Frente de "terceira" ou "primeira" via; e os ataques dos principais grupos políticos do município. Mocaiber já manifestou sua "mágoa" ontem, em artigo também publicado na Folha. É o cartão de visitas dos constrangimentos que as núpcias com o Prefeito podem lhes render ao longo da campanha. Isso sem falar no que pode vir do front do PMDB. Menções ao pré-candidato petista já foram feitas no "Fala Garotinho", resta esperar para conferir se é um blefe ou se há algo realmente comprometedor no baú de gravações do ex-Governador.

Olha ela aí...

O blog do Noblat dá notícias da Mônica Veloso, uma das musas do Comentários:

Mora em Belo Horizonte com Luiza, 11, nascida de outro relacionamento, e a gracinha de cabelos cacheados Maria Catharina, 3 – "O tom de pele e a vaidade ela herdou de mim, mas o nariz e a boca são do pai".

Apresenta um programa de TV sobre carros ("Sempre gostei"). E está namorando: "Depois de tanto tempo, estou me permitindo me interessar por alguém que é livre e desimpedido como eu". Sem nomes, por favor.


Quem será o felizardo???
A propósito, ainda não consegui ler o livro O Poder que seduz, da linda jornalista. Alguém tem um exemplar pra me emprestar?

FOTO: CARAS

Mau gosto.

Felizmente as minhas matrículas como professor na rede pública são do Estado. Sofreria muito se tivesse de encarar todo dia as indefectíveis camisas amarelas que a SMEC da Prefeitura de Campos adotou como uniforme para os alunos da rede municipal. Além de feias, as camisas lembram muito o uniforme do América, clube mexicano que eliminou o Mengão e está a um passo de despachar o Santos na Taça Libertadores. Muito mau gosto!

O primeiro "Dia das Mães" a gente nunca esquece!

Não tive tempo de escrever este post na Segunda - soterrado pelas provas e Diários das minhas turmas do Colégio Alpha, fechando resultados "depois do tempo regulamentar" - nem na terça, na quarta...
Mas o domingo inusitado e agradável não me saiu da cabeça, bem como a idéia de registrá-lo aqui. Passei o Dia das Mães como responsável pela Fabiana e pelo pequeno Pedro. O carinho e a atenção de sempre, mas algo realçado pela data, que a eles passou despercebida. Entre o bate-bola com Pedrinho, a sessão de DVD com Fabiana - Bee Movie, a seqüência de nebulizações do caçula, com forte resfriado, e os outros momentos especiais do dia, a certeza de que "ser mãe" é algo muito especial. Bom se todos(as) tivessem sensibilidade para viver esses momentos...

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Na Folha!

O blogueiro se desculpa com os visitantes e se penitencia por não responder a contento as provocações de comentaristas a respeito do quadro político local, em especial sobre a possível Frente entre PSDB e PT, alternativa à polarização a que parecemos estar condenados. Contudo, numa semana corrida, consegui tempo para falar à Folha da Manhã sobre o assunto, em entrevista publicada na edição de hoje. Confira aqui!

quarta-feira, 14 de maio de 2008

De olho nos laptops

O blog do Garotinho noticia que, finalmente, a Comissão de Educação da ALERJ atentou para os indícios de irregularidades na compra de laptops pela Secretaria de Estado de Educação:

Compra de laptops sob investigação
A 3ª Promotoria de Justiça da Cidadania instaurou inquérito civil público para apurar possíveis irregularidades na compra de 31 mil laptops feita pelo governo do estado. Os equipamentos foram distribuídos a professores da rede pública e, segundo denúncia da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa, foram pagos com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza. Pelas regras, o fundo não poderia financiar a compra dos computadores.


Este blog já havia questionado o preço pago pelo governo por cada equipamento, mais caro do que no varejo!

Beber, cair e...

Provocar um acidente fatal no trânsito.
Agredir a mulher ao chegar embriagado à casa.
Bater nos filhos em algazarra enquanto está de porre ou de ressaca.

Cenas comuns na sociedade que coloca no hit parade um forrozinho cretino que conclama os ouvintes a "ir pra um bar, cair e depois levantar". A tal musiquinha irritante, no estilo "chiclete", deve bancar bom jabá! É entreouvida a todo momento, de forma quase onipresente.
Apologia ao alcolismo?
Para a mesma sociedade hipócrita que censura e proíbe as manifestações em favor da descriminalização da maconha, não. É uma musiquinha bonitinha e "engraçada". Graça nenhuma devem achar as vítimas da violência domésticas e no trânsito, potencializadas pelo consumo abusivo de bebidas alcoólicas.

Bom senso.

Bombaram os comentários ao post abaixo. O blogueiro, em semana especialmente cheia, intencionava ponderar com relação a alguns discursos na linha "farinha pouca meu pirão primeiro" que comentaristas anônimos manifestaram por aqui. Mas prefiro passar a palavra ao sensato leitor Manoel Caetano, que publicou contribuição assinada ao debate:

"(...)O que chama minha atenção, em grande parte dos comentários acima, é a sobreposição dos interesses pessoais em relação aos princípios da ética e da moralidade. (Talvez isso ajude a explicar o quadro político que vivemos em nossa cidade.)

Não podemos reduzir a contestação do concurso, inclusive pelo SEPE, simplesmente ao "choro" dos reprovados. Em minha opinião, o que deve ser avaliado é, exclusivamente, a lisura e a legalidade do processo.

Não cabem aqui especulações acerca da competência e incompetência dos que foram aprovados e reprovados, respectivamente. Isso simplesmente não vem ao caso.

Meus caros, quando aprenderão que o mundo é muito maior que seus umbigos!
"

domingo, 11 de maio de 2008

SEPE Campos defende a anulação do Concurso da SMEC

Em reunião realizada na última sexta-feira (09/05), a Direção do SEPE Campos decidiu adotar a posição de defesa da anulação do Concurso Público da SMEC da Prefeitura de Campos. Esta posição política não tem cunho personalista e não intenciona favorecer tampouco prejudicar qualquer candidato. Trata-se de postura em defesa do universo dos candidatos e do interesse público, tendo em vista a sucessão de atos de desorganização, erros no gabarito de diversas questões e anulação de outras tantas – em quantidade incomum – e a inadmissível alteração do edital após a realização de uma etapa fundamental do Concurso.
Por muito menos, o Concurso administrado pela FESP para a rede estadual foi anulado no final de 2007!

Questão de esclarecimento!

Em artigo publicado sexta-feira na Folha da Manhã o companheiro Makhoul Moussalem narra sua versão do episódio da aliança estabelecida entre o PT local e o Prefeito Mocaiber (leia aqui).
Em dado momento, este blogueiro é citado:

A aliança firmada entre o PT e o PSB em Campos levou meses para ser construída.
Foram várias as reuniões entre o prefeito e as seguintes lideranças do partido: Hugo Diniz, Hélio Anomal, Odisséia Carvalho, Renato Gonçalves, Fabio Siqueira, Renato Barbosa e eu.


A narração do processo é correta. Contudo, a respeito da minha participação no mesmo, julgo oportunos os seguintes esclarecimentos:
1) No curso dos debates sobre a participação do PT no governo, desde o início manifestei minha perspectiva crítica quanto à hipótese;
2) Não obstante, sendo adepto do diálogo e avesso ao sectarismo, e tendo sido mesmo eleitor do Prefeito, não me furtei a ouvir o interlocutor, embora já naquele momento avaliasse o governo como decepcionante;
3) Participei apenas de uma reunião com o Prefeito, e saí dela convicto da posição que passei a defender a partir de então: contrária à aliança - no que fui acompanhado por mais 14 membros do Diretório Municipal na reunião em que se aprovou a aliança por 19 votos. Na mencionada reunião com o Prefeito, pelo PT estiveram presentes, além de mim e de Dr. Makhoul, Eduardo Peixoto, Hélio Anomal, Renato Gonçalves e o saudoso Milton Marques.