sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Bolada... fora

Recebo às 07:30 da manhã meu amigo Gustavo Manhães. Com seu habitual sorriso ele vem gentilmente me trazer pertences que esqueci em seu carro numa carona na noite de quarta-feira, após umas e outras na Potenza.
Também um amante do esporte bretão, o simpático botafoguense abre o seu exemplar d'O Globo e me mostra matéria surpreendente da editoria de esportes sobre o brucutu Roberto Fernandes, técnico do Náutico, defendendo abertamente a "falta inteligente"! É isso mesmo, por mais absurdo que pareça os brucutus inventaram esse, digamos, conceito.
Mais tarde leio incrédulo no meu exemplar a matéria na íntegra. Inacreditável a desfarçatez do energúmeno, que contrariando estatísticas do Globoesporte.com citadas pelo jornal justifica as boas campanhas dos times mais bem colocados no certame com o recurso a absurda prática. Quem gosta de futebol deve ler a matéria e tirar suas conclusões. O jornal não deixa no ar a pergunta capital: se ele domina a tática tão eficiente do antijogo, como explicar a luta de seu escrete contra o rebaixamento? Frente a questão tão simples e óbvia o "gênio da raça" recorre ao "cinismo inteligente" e passa a bola para os seus atacantes.
Além de brucutu, ele é do time de Renato Gaúcho. O time dos treinadores que gostam de variar o verbo e flexionar os pronomes na seguinte lógica: eu ganhei, nós empatamos, eles - os jogadores - perderam!

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Fora da Mensagem

Esta semana postamos aqui um comentário sobre o significado atual do campo "Mensagem ao Partido" no contexto atual do PT, sob a minha ótica.
Em sua edição do último dia 23 o jornal O Fluminense, de Niterói, destaca a saída do Prefeito daquela cidade, Godofredo Pinto, e de outras lideranças de seu grupo político como o Vereador André Diniz, o Presidente do DM daquele município, Anderson Pipico, dentre outros, da Mensagem.

"A corrente foi importante em um momento da conjuntura política, servindo de afirmação de uma política diferente da hegemônica. (...) Ela se esgotou. Vamos discutir agora o que iremos fazer dentro do PT. Mas, não sairemos do partido", declarou André ao matutino.

ATUALIZAÇÃO em 28/11, às 13:30:
Como companheiro e interlocutor deste conjunto de lideranças petistas e membro do grupo de Godofredo, concordo com sua decisão. Entendemos que as lideranças nacionais da Mensagem não foram coerentes no último pleito com o engajamento espontâneo e de primeira hora de Godofredo ao campo político fundado por Tarso Genro. Me lembro de seu entusiasmo em uma conversa que tivemos no verão de 2006 em sua casa em Grussaí, quando ele me alertou pela primeira vez da necessidade de romper com o Compo Majoritário e construir algo novo no PT, que contudo retomasse velhas práticas e princípios caros à nossa tradição de esquerda. Dali em diante foi um defensor firme da ideía da "refundação", depois moderada, e das propostas da Mensagem até o último PED, quando nosso grupo esteve ao lado da DS na vanguarda da chapa Regional que obteve um bom desempenho naquele pleito. Para além disso, estão as questões apontadas no post abaixo. A fala de André citada acima é emblemática. Continuamos dispostos a questionar a política hegemônica implementada pela CNB - ex-Campo Majoritário - no que aparentemente a Mensagem fraqueja. O debate agora é quanto a forma de se travar esta luta interna, no intrerior do partido onde por enquanto permanecemos.

Agenda Cultural by Aucilene Freitas

Este blogueiro não poderá conferir pois estará fora da cidade. De qualquer forma vale o registro das dicas culturais que a Aucilene Freitas - que lamentavelmente retirou do ar o seu Resta acima de tudo mas, felizmente, mantém a divulgação de eventos culturais - nos envia por e-mail

"Amanhã (28/11), no SESC, estará em cartaz às 20h, a peça "A MULHER QUE ESCREVEU A BíBLIA", considerada uma da 10 melhores peças de 2007.
É uma adaptação da Thereza Falcão do romance (de mesmo título) de Moacyr Scliar, dirigida pelo Guilherme Piva e encenada pela Inez Vianna.
Trata-se de um monólogo, onde uma mulher contemporânea conta que - com a ajuda de um ex-historiador que virou terapêuta de vidas passadas - descobriu que no século X antes de Cristo foi uma das 700 esposas do rei Salomão, a mais feia de todas, mas a única com habilidade de escrever. E encantado com esse dote inusitado, o soberando lhe dá a missão de escrever a História da Humanidade."



Já no SESI Suzana Carvalho e Kássyla Corrêa voltam a encenar a peça "SE MEU PONTO G FALASSE", sob a direção do competente Fernando Rossi, neste próximo fim de semana - sexta, sábado e domingo - 21h.

FOTO: Anderson Manhães.

Hoje é dia de Rock!


ATUALIZAÇÃO em 28/11 às 16:30
Em post na sua TroLha (leia aqui), reproduzindo e-mail do comandante Luizz Ribeiro, o Xacal informa que, na impossibilidade de pilotar um "submarino", os Avyadores tiveram de cancelar a apresentação de ontem devido as fortes chuvas. Aguardamos ansiosos pois o próximo show!
Ah, e continuo devendo a visita ao "Bar do Gordo".

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Oportuno!

Não sou muito místico... Na verdade não sou nada místico!
Mas gostei muito da minha "sorte de hoje" no Orkut:
Preconceito é opinião sem conhecimento
This is all!

Abastecimento d'água suspenso em Campos

A concessionária Águas do Paraíba suspendeu há minutos atrás - à meia-noite - a captação d'agua do Rio Paraíba em função do acidente, ou melhor, crime ecológico mencionado em post abaixo. A interrupção no abastecimento normal permanece até quinta. Até lá, o abastecimento se dará por meio de uma programação que fornecerá água de outros mananciais aos bairros da cidade em rodízio. O Urgente informa com detalhes o pronunciamento da concessionária e a programação do rodízio - leia aqui.

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Mensagem ao Partido em xeque

Já manifestamos aqui recentemente nosso desapontamento com o comportamento do Ministro Tarso Genro no episódio das medidas administrativas que desgastaram o Delegado Protógenes Queiroz no processo que envolve a Operação Satiagaha. Decepcionante a aparente proteção a Daniel Dantas por parte de quem capitaneou a organização do campo político que atraiu muitos militantes petistas - inclusive este blogueiro - ao questionar no último Congresso do PT e no último PED as práticas e os métodos do hegemônico CNB - também conhecido com Articulação ou ex-Campo Majoritário - que determinaram erros políticos na condução do partido e comprometeram o governo LULA sobretudo no episódio da crise do Mensalão.
Ora, o Mensagem ao Partido surgiu articulado por Genro e propondo a "refundação" do partido. Apesar da retirada do termo da tese mais adiante, fundamentalmente o texto que deu origem ao campo proclamava a necessidade de um retorno à prática política caracterizada pela ética e por uma conduta republicana na gestão petista e pela reafirmação do caráter de esquerda e do compromisso social por governos petistas.
Pois bem, na semana passada os papéis se inverteram e Tarso sofreu uma descompostura pública do ex-Ministro José Dirceu, idealizador e prócer do ex-Campo Majoritário.
Em seu blog o Comissário criticou Genro por defender a reforma trabalhista "em um seminário na Confederação Nacional da Indústria (CNI) sobre os 20 anos da Constituição de 1988 (...) na presença do presidente da entidade, Armando Monteiro Neto, e do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso."
Dirceu estranhou o discurso do Ministro, célebre advogado trabalhista, que tentou apresentar uma estranha distinção entre a "flexibilização da legislação trabalhista" e a "flexibilização de direitos" que rechaçou. Genro teria recorrido a exemplos europeus de novas formas de contratos de trabalho, sem comprometimento de direitos básicos.
Ainda assim, ponderou Dirceu: "Todos se surpreenderam com a proposta, já que ninguém havia citado a referida reforma como prioritária no momento em que o país vive."
E arrematou: "Falar em reforma da previdência e trabalhista agora me parece, no mínimo, uma imprudência."

Ao que parece, se sucedem as trapalhadas de Genro e perde consistência o Campo que atraiu militantes interessados na retomada de princípios e práticas caros ao velho PT. O Campo, que nunca foi muito orgânico, desarticula-se em função de interesses personalistas e pragamáticos de lideranças que o compõe e de equívocos de seu principal líder e mentor.

Do blog do Garotinho

O dilema de Sérgio Cabral

O governador Sérgio Cabral tem dito a interlocutores, que vai fazer uma grande reforma em sua equipe de governo para os dois anos finais do seu mandato. A maior dificuldade é encontrar um jeito de desconvidar Joaquim Levy.
Cabral, disse a políticos do PMDB, dias atrás, que tem um grande arrependimento de ter convidado o ex-secretário do Tesouro do governo FHC para ser secretário de Fazenda no Rio.
A idéia do governador é trazer prefeitos que concluíram seus dois mandatos, não podendo mais serem reeleitos, para compor a equipe nessa reta final.
Resta saber se o próprio governador está disposto a abdicar do marketing pessoal, que é como utiliza o governo, para fazer políticas públicas de interesse da sociedade.
Senão, vejamos algumas áreas.
1) Educação: o programa de avaliação das escolas foi suspenso. Em todo o Brasil o processo de avaliação ganha força, no Rio perde. Continuam faltando professores nas escolas.
2) Segurança: as delegacias legais estão abandonadas e em dois anos praticamente, nada foi feito de novo no programa. Enquanto em todo o mundo a política do confronto é a última a ser adotada por qualquer governo, no Rio ela é a única.
3) Saúde: o governo do estado não cumpre o seu papel de administrar os hospitais de maior complexidade e ser um gerenciador de uma política de saúde descentralizada e liderada pelos municípios. Ao contrário disso, sai fazendo UPAs para primeiro atendimento, o que é dever das prefeituras.
4) O plano de Desenvolvimento do estado está parado. Os investimentos que estão em andamento, como a mega-siderúrgica da CSA, em Santa Cruz ou o porto do Açu, em São João da Barra, ou ainda a Refinaria em Itaboraí são todas iniciativas que começaram no governo Rosinha Garotinho.
5) Não há política social e a rede de proteção aos mais pobres foi esfacelada, justamente por alguém que se diz mulher, negra e favelada.
Vamos aguardar para ver se o governador acorda ou os eleitores precisarão fazer com que acorde no voto.


Comentário do blog:
Sobre as referências a Joaquim Levy - o Exu Tranca cofres - e a Benedita da Silva, tomara que o Governador realmente esteja reavaliando seus desempenhos. Antes tarde do que nunca!

Godofredo no estafe

A propósito do comentário de Garotinho sobre a intenção de Cabral de levar para o governo "prefeitos que concluíram seus dois mandatos, não podendo mais serem reeleitos, para compor a equipe nessa reta final", recebi hoje a informação de que, ainda esta semana, o Governador se reúne com o Prefeito de Niterói, o campista Godofredo Pinto(PT). Na pauta, provavelmente, um convite para compor o governo.

Repercussão

Repercute aqui no bloguinho a questão do desastre ecológico ocasionado pelo vazamento de 1,5 mil litros do pesticida Endosulfan, ocorrido na madrugada de ontem no rio Pirapetinga, afluente do Rio Paraíba do Sul, em Resende (RJ), proveniente de falha no descarregamento de um dos caminhões da Servatis - indústria de produtos químicos, em Resende.
Há vários comentários anônimos, creio que de um mesmo leitor, ao post abaixo.
A fim de não prejudicar eventual debate sobre o assunto ali abordado - que inclusive já conta com um comentário do Professor Gustavo Soffiati - vamos reproduzir no espaço destinado a comentários aqui as reproduções de matérias sobre o assunto postadas pelo leitor.

Joilza na SMEC?

Repercutiu pela primeira vez na imprensa nesta segunda-feira - em matéria d'O DIÁRIO sobre especulações para o primeiro escalão de Rosinha - um boato que ouço há semanas, desde que se definiu o resultado do segundo turno.
Várias colegas professoras inclusive questionam este blogueiro sobre a pertinência da hipótese segundo a qual para a Secretaria de Educação seria nomeada a Professora Joilza Rangel, minha colega e Diretora no Liceu de Humanidades de Campos, atualmente respondendo pela Coordenadoria Regional NF 1 da SEE, cargo que ocupa desde a posse de Rosinha no governo do Estado. Prudente, como tenho me mantido na expectativa do anúncio oficial do Secretariado e do governo da Prefeita eleita, sem açodamentos, não me atrevi a palpitar. Até mesmo por não dispor de qualquer informação privilegiada sobre as preferências de Rosinha para seu primeiro escalão.
Contudo, a especulação pública sobre a presença de Joilza no staff me faz publicizar uma dúvida que mantinha entre mim e meus botões, eventualmente extendida a círculo íntimo:
Considerando as relações instáveis entre Garotinho/Rosinha e Sérgio Cabral, será que o casal vai abrir mão de uma pessoa de sua confiança em cargo estratégico na estrutura administrativa do Estado na região, deixando campo livre para que lá seja alocado alguém indicado por outros aliados do eclético Governador por estas plagas?
Vale lembrar que no início do governo Cabral, parlamentares e outros aliados de Mocaiber tentaram emplacar na Coordenadoria local da SEE a suplente de Vereadora Amélia da Educação. Joilza conseguiu se manter até agora no cargo por seu prestígio junto ao grupo de Garotinho, que certamente disputou a manutenção da aliada no posto. Pois será que agora, quando ela está consolidada no cargo vão arriscar abrir a vaga para algum outro grupo político local?

Na vitrola...




Agora! Agrada. Comentários em breve.

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Dispensa palavras...

O Bruno Lindolfo, jovem tricolor e bem informado colaborador do blog do Roberto Moraes, nos revela em comentário ao post abaixo imagem produzida logo após a partida de ontem no Mineirão.

Não deu...

Esse foi o comentário irônico que algum dos meus leitores anônimos deixou na noite de ontem no post abaixo.
Imaginava coisa pior. Por isso, resolvi esfriar a cabeça e só retornar aqui hoje. Sofro muito com as derrotas do Fla. Acho que nem mesmo uma dor de corno literal me faria tão mal quanto uma derrota nas circunstâncias de ontem! Quando o time perde na bola, ou melhor, na falta dela, sofro calado. Mas quando ocorre algum fenômeno como o de ontem, viro um Bagá, o famoso personagem de Renato Maurício Prado. Irracionalidade pura, raiva, lágrimas e instintos mais primitivos. Quem me conhece um pouco não acreditaria no que veria se privasse de minha intimidade nesses momentos. O tranquilo Professor Fábio é capaz de dar uma cabeçada na parede, como fiz no lance do inesquecível gol de barriga do Renato Gaúcho. É uma paixão incontrolável, e uma raiva e uma tristeza sem fim. Ontem segurei um pouco a onda por estar com os babies sob meus cuidados; do contrário a fúria teria resultado numa ressaca sob os efeitos da qual certamente ainda estaria.
Mas feito esse desabafo, justificando a demora em fazer os comentários que seguem, vamos a eles.
O Flamengo pagou o preço por sua postura no primeiro tempo - além da má-fé, da incompetência ou da cegueira de Simon. A vantagem de um gol premiou o diferencial entre os times na primeira etapa do jogo: a postura. O Fla buscou o jogo apenas nos 15 primeiros minutos e nos dez subsequentes ao gol do time estrelado (dos 33' aos 43'). No finzinho, administrou o escore mínimo e abriu mão de pressionar em busca de um providencial empate antes do intervalo.
No segundo tempo o time foi outro. Partiu pra cima e equilibrou o jogo, chegando aos gols e, por duas vezes, ao empate, apesar das seguidas falhas de marcação - inadmissíveis em um time com três zagueiros e três volantes!
Com boa atuação dos meias Ibson e Kléberson, de Marcelinho, de Obina e de Tardelli, que entrou muito bem em seu retorno aos gramados, o Mengo fez por merecer o empate. Que seria sim um bom resultado e esteve a mão num lance onde Juan desequilibrou-se e perdeu um gol incrível embaixo das traves, num belo chute de Tardelli milagrosamente defendido pelo goleiro do Cruzeiro e no penalti clamoroso não marcado pelo inominável Simon.
Na verdade, o trio manifestou-se "caseiro" desde o início do jogo. Num lance absurdo nos primeiros minutos de partida o bandeira Bandeira - esse é o nome do elemento - marcou recuo de bola para Bruno onde obviamente não houve essa intenção. Mais tarde, já na metade do segundo tempo, ele voltou a prejudicar o Flamengo, que agora atacava pelo seu setor, marcando impedimentos inexistentes. O Ibson, de volta a boa forma, foi comedido e feliz ao fim do jogo: Que punição há para um larápio como Simon? Que direito esse rato tem de prejudicar o trabalho de um grupo e seguir arrogante e incólume como candidato a participar de mais uma Copa do Mundo? Há nisso um certo sentido, pois ele tem a cara da arbitragem brasileira - uma merda! - mas não é justo. Se atletas são punidos por indisciplina, os ganchos contra os árbitros que protagonizam erros grosseiros - com indícios de má-fé - devem ser bem mais rigorosos.
O Flamengo agora não depende mais só de si mesmo, caminha para um melancólico fim de campeonato onde pode ficar de fora da Libertadores por um mísero ponto. O mais triste é que, no confronto direto com os adversários pelas vagas, só leva desvantagem contra São Paulo e Cruzeiro. Contra Palmeiras e Grêmio não. Nesse caso, terá perdido a vaga por um dos muitos pontos perdidos no Maracanã frente a Portuguesa, Atlético-MG e Vitória (8 pontos)!

domingo, 23 de novembro de 2008

O empate é um bom resultado

A máxima imortalizada por Zagalo, e repetida por Juan sobre a partida de logo mais contra o Cruzeiro foi mal recebida por setores da imprensa que, talvez para vender mais jornais, querem a todo custo fazer com que jogadores e torcida ignorem a improbabilidade estatística e embarquem na onda de que o título está à mão do Fla.
Não é verdade! O hexa, se não é impossível, é improvável. Assim, tô com nosso excelente lateral. Realmente, para quem viveu campanhas como as que caracterizaram a virada do século para o Mengão, estar pelo 3º ano consecutivo na Libertadores será uma grande vitória, a ser realçada pelo equilíbrio do certame em curso.

Agora, como falei em improvável... Há uma chance mínima da noite de hoje ser inesquecível para a Nação. Uma, repito, improvável combinação de resultados nos jogos das 17:00, com vitórias do Fla e do Vasco vai reviver a mística do time da chegada, que pega na banguela, embalado pela raça decantada por Nelson Rodrigues e por sua maravilhosa torcida. Essa mística seria páreo para a estrutura e a vantagem "científica" do poderoso São Paulo - o clube, porque o time não é assim tão superior. Só nesse caso, pode se dar o milagre!
Melhor parar de sonhar acordado... por hora.

Seriedade

Lamentável o imbróglio envolvendo o concurso público para o PSF, suspenso aos "44 minutos do segundo tempo" por decisão da Justiça, ato de desrespeito aos inscritos pela demora na sentença liminar.
Compreensíveis os argumentos apresentados pelo requerente, Dr. Edson Batista, vereador responsável e fiel escudeiro da Prefeita eleita, mas injustificável a demora no pronunciamento por parte do Judiciário.
Contudo, quanto ao mérito da ação - onde se reivindica a "moralidade" - cabe constatar que imoral, a nosso juízo, é qualquer tentativa de postergar indefinidamente a presença de servidores irregulares nos quadros da Prefeitura, aliás, também questionada pela Justiça. A opinião pública independente espera do novo governo seriedade na condução do processo. Rigor nos cortes de postos desnecessários ao bom funcionamento do serviço público e agendamento de concursos públicos a curto e médio prazo com prioridade para programas fundamentais como o PSF; bem como empenho na recuperação da arrecadação direta do município com vistas a responsável gestão do problema de pessoal o mais breve possível.