terça-feira, 25 de novembro de 2008

Do blog do Garotinho

O dilema de Sérgio Cabral

O governador Sérgio Cabral tem dito a interlocutores, que vai fazer uma grande reforma em sua equipe de governo para os dois anos finais do seu mandato. A maior dificuldade é encontrar um jeito de desconvidar Joaquim Levy.
Cabral, disse a políticos do PMDB, dias atrás, que tem um grande arrependimento de ter convidado o ex-secretário do Tesouro do governo FHC para ser secretário de Fazenda no Rio.
A idéia do governador é trazer prefeitos que concluíram seus dois mandatos, não podendo mais serem reeleitos, para compor a equipe nessa reta final.
Resta saber se o próprio governador está disposto a abdicar do marketing pessoal, que é como utiliza o governo, para fazer políticas públicas de interesse da sociedade.
Senão, vejamos algumas áreas.
1) Educação: o programa de avaliação das escolas foi suspenso. Em todo o Brasil o processo de avaliação ganha força, no Rio perde. Continuam faltando professores nas escolas.
2) Segurança: as delegacias legais estão abandonadas e em dois anos praticamente, nada foi feito de novo no programa. Enquanto em todo o mundo a política do confronto é a última a ser adotada por qualquer governo, no Rio ela é a única.
3) Saúde: o governo do estado não cumpre o seu papel de administrar os hospitais de maior complexidade e ser um gerenciador de uma política de saúde descentralizada e liderada pelos municípios. Ao contrário disso, sai fazendo UPAs para primeiro atendimento, o que é dever das prefeituras.
4) O plano de Desenvolvimento do estado está parado. Os investimentos que estão em andamento, como a mega-siderúrgica da CSA, em Santa Cruz ou o porto do Açu, em São João da Barra, ou ainda a Refinaria em Itaboraí são todas iniciativas que começaram no governo Rosinha Garotinho.
5) Não há política social e a rede de proteção aos mais pobres foi esfacelada, justamente por alguém que se diz mulher, negra e favelada.
Vamos aguardar para ver se o governador acorda ou os eleitores precisarão fazer com que acorde no voto.


Comentário do blog:
Sobre as referências a Joaquim Levy - o Exu Tranca cofres - e a Benedita da Silva, tomara que o Governador realmente esteja reavaliando seus desempenhos. Antes tarde do que nunca!

Nenhum comentário: