domingo, 23 de novembro de 2008

Seriedade

Lamentável o imbróglio envolvendo o concurso público para o PSF, suspenso aos "44 minutos do segundo tempo" por decisão da Justiça, ato de desrespeito aos inscritos pela demora na sentença liminar.
Compreensíveis os argumentos apresentados pelo requerente, Dr. Edson Batista, vereador responsável e fiel escudeiro da Prefeita eleita, mas injustificável a demora no pronunciamento por parte do Judiciário.
Contudo, quanto ao mérito da ação - onde se reivindica a "moralidade" - cabe constatar que imoral, a nosso juízo, é qualquer tentativa de postergar indefinidamente a presença de servidores irregulares nos quadros da Prefeitura, aliás, também questionada pela Justiça. A opinião pública independente espera do novo governo seriedade na condução do processo. Rigor nos cortes de postos desnecessários ao bom funcionamento do serviço público e agendamento de concursos públicos a curto e médio prazo com prioridade para programas fundamentais como o PSF; bem como empenho na recuperação da arrecadação direta do município com vistas a responsável gestão do problema de pessoal o mais breve possível.

6 comentários:

xacal disse...

Fábio,

Um reparo no seu post:

Não sabemos quando a ação foi impetrada, mas tudo indica, por se tratar de uma decisão prolatada pelo plantão judicial, que os autores da ação entraram com a ação no apagar das luzes...

O que seria um reflexo puro e simples do que já constatamos: a disputa entre "eles" é mais importante do que qualquer interesse coletivo...

Perguntamos: a transição não existe para dirimir tais "problemas"...?

Com a palavra os "esperançosos" da mudança...

As mitingas mudaram, mas as merdas continuam iguais...

Anônimo disse...

Xacal, não concordo, quando Dr. Édson impetrou esta ação, estava visando um interesse público, o pagamento dos aprovados no concurso sai do nosso bolso, portanto legítima e necessária a atitude de Dr. Édson, se ele sabia antes e só entrou com a ação em cima da hora para evitar tempo hábil para recurso discordo dessa atitude que me parece uma ação política, no entanto não podemos esquecer que o grande culpado pelo adiamento do concurso é o Mocaiber.
O Dr.Édson Batista, independente de sua relação com Garotinho, é um homem sério, e o único que cumpre com o dever de fiscalização do legislativo na atual legislatura.

xacal disse...

Caro anônimo,

Não questiono os predicados morais e pessoais de edson batista...

Mas permita discordar de seus argumentos:

1-a lei 8005 que dá provimento aos cargos do psf, e portanto prevê o concurso foi submetida a ratificação dos vereadores, e salvo engano, o nobre edil não se manifestou, nem utilizou os meios de controle legislativo para corrigir erros que pudessem inviabilizar o certame...

2-sobre a previsão orçamentária, há de se falar que essa semana, o "diário oficial" noticiou que há um amplo acordo entre vereadores para aprovar o orçamento 2009, sem ressalvas...ora, será que não leram o que vão aprovar...e por que edson não se manifestou para que os erros fossem corrigidos, também nessa isntância...

3-não houve nenhuma sinalização da equipe de transição do governo eleito dessa atitude...tudo foi feito de "surpresa", muito embora os jornais veiculem cada "passo" da prefeita...

Perguntamos: será que a intenção era só preservar o patrimônio público...?

Creio que não...

Mais uma vez, sob essa justificativa, estão expostos os concorrentes e contribuintes, pois em útlima instância ficarão sem os serviços, ou terão que "engolir" as "contratações emergenciais"...

um abraço...

Anônimo disse...

Fábio,

Não consigo entender como se brinca com a população. Pessoas se sacrificaram tirando seus centavos do bolso pra concorrer a uma vaga.
Mas homens de gabinete eles não sabem o que é isso, ou melhor, eles, não entendem ou tratam com descaso as angústias de um povo.

É óbvio que o município tem que ter uma arrecadação própria para custear mais um contigente de funcinários concursados. Mas é absurdo um questionamento e uma decisão judicial destas, faltando algumas horas, para realização do concurso.
Ouvi a prefeita eleita, entre outros, se manifestando contrariamente a este concurso, com toda razão, há semanas atrás. Mas não entendo como esta decisão, tão fundamentada, não aconteceu muito antes.
Aliás, se Mocaiber continua fazendo de Campos, Um Circo dos Horrores, porque ainda não foi afastado?

Anônimo disse...

Xacal você mandou bem, so se esqueceu de dizer ao anonimo de 11:52 que o dinheiro do PSF é federal , portanto não da pra entender tanto zelo por partes dos sabujos do pessoal da lapa.Caro anonimo em questão todas as cidades brasileira recebem verbas do governo federal para composição do Programa Medico de Familia.Pergunta que não quer calar , sera que o povo eleito é contra concurso público? outra coisa, este programa é o unico meio de pessoas carentes contarem com algum tipo de atendimento medico, por isso a urgencia na finalização deste concurso, aliais a unica maneira correta de se entrar no serviço publico.Com a palavra os Garotinhos e sua turma pois a clientela deste programa não tem medicos particulares ou planos de saude como o impetrante ou os mentores da ação.Francisco

Anônimo disse...

Caros, aproveito a OPORTUNIDADE, se vocês me permitirem, para lamentar a respeito de mais um desastre ecológico envolvendo o Rio Paraíba.

Eu me lembro que 1988(Muda Campos; Garotinho eleito prefeito)houve a proposta - plano de governo - de que a água seria captada de outro lugar(deixaria de ser do Paraíba).

Garotinho foi eleito; elegeu Sérgio Mendes; Garotinho volta a ser prefeito e deixa a prefeitura, Arnaldo assume e ganha a eleição, elege Carlos Alberto(cassado); Mocaiber assume; Rosinha ganha a eleição.
Bem, contando assim foi rápido, porém isso foi em 1988(há 20 anos)e até hoje estamos esperando a ruptura com o Rio Paraíba.

Passaram-se vários problemas(está chegando outro)e continuamos com o Paraíba.

Certamente, é um desejo de grande parte da população ter acesso a uma água de melhor qualidade.

Considero importante esse espaço para externar a minha preocupação.

Desejo que outras pessoas reflitam sobre isso e peço que pessoas do nível de Luciano D'Ângelo e Sofiatti busquem uma mobilização popular para a solução desse grave problema.

Citei Luciano e Sofiatti porque os dois têm reserva moral para levantar qualquer bandeira.
Obrigado pela atenção!



Leia a Matéria(JB)
Vazamento de pesticida mata peixes no Rio

RIO DE JANEIRO(RJ)- A Fundação de Engenharia do Meio Ambiente do Rio de Janeiro (Feema) detectou um vazamento de 1,5 mil litros do pesticida Endosulfan, ocorrido na madrugada de ontem no rio Pirapetinga, afluente do Rio Paraíba do Sul, em Resende (RJ). O fato foi descoberto a partir de investigação da Feema, alertada por uma mortandade de peixes no rio Pirapetinga que acabou chegando ao Paraíba do Sul.

Apurações preliminares feitas pelos técnicos dão conta de que o vazamento ocorreu às 3h, proveniente de falha no descarregamento de um dos caminhões da Servatis - indústria de produtos químicos, em Resende -, que fazia o transportes do Endosulfan. A indústria foi autuada e o valor da multa será definido pela Comissão Estadual de Controle Ambiental (Ceca).

Por causa do acidente foi suspensa a captação de água do Paraíba do Sul das cidades à jusante do local do acidente. Barra Mansa - mais próxima da origem do vazamento - suspendeu a captação durante a passagem da pluma de contaminação, mas já retomou a normalidade.

A região metropolitana do Rio de Janeiro não será afetada pelo vazamento, uma vez que a Secretaria estadual do Ambiente solicitou à Agência Nacional de Águas (ANA), a interrupção momentânea do bombeamento da Light, em Santa Cecília.

Esta estação elevatória é a responsável pela transposição de parte da vazão de água do Paraíba do Sul para o rio Guandu, que abastece a região metropolitana do Rio de Janeiro.

A Feema e a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) estão fazendo o monitoramento das águas da região para análise e acompanhamento da situação. (JB Online)