sábado, 6 de setembro de 2008

Arnaldo se compromete parcialmente com agenda do SEPE Campos

Professor Renato Gonçalves, Deputado Arnaldo Vianna (PDT-RJ) e Professor Eduardo Peixoto no café da manhã onde o candidato discutiu Educação com sindicalistas.

Sem demonstrar abatimento com a decisão do TRE-RJ, que na véspera indeferiu por unanimidade o registro de sua candidatura a prefeitura de Campos, o Deputado federal Arnaldo Vianna (PDT) encerrou nesta sexta-feira a semana de encontros da direção do SEPE Campos com os candidatos ao executivo local.
Após destacar a importância do tema Educação na campanha do candidato do PDT à presidência da república em 2006, Cristovam Buarque, o candidato não respondeu efetivamente sobre as reivindicações referentes à elaboração do orçamento. Lembrando o líder histórico de seu partido, Brizola, "respondeu" a estas questões destacando outros aspectos de seu programa de governo para a Educação e fazendo uma declaração de efeito: o anúncio prévio de que a Professora Odisséia Carvalho, diretora licenciada do sindicato e candidata a vereadora, ainda que se eleja para a Câmara, será a sua secretária da pasta.

Nas questões relativas so PCCS, comprometeu-se a rever a Lei no que se refere a inclusão do tempo de serviço como fator de progressão horizontal - reconhecendo a subjetividade do critério em vigor, baseado na avaliação a cargo da chefia imediata do servidor - e a equiparar os vencimentos dos pedagogos com os demais especialistas de nível superior lotados na SMEC, comentando que "não dá pra entender" esta diferenciação salarial hora existente. O curioso é que a Lei que instituiu ambos absurdos foi encaminhada à Câmara pelo então Prefeito Arnaldo Vianna no fim de 2002!

Comprometeu-se também com a realização de concurso público para funcionários de Escolas - cargos presentes no PCCS - hoje quase que em sua totalidade "terceirizados", e com a escolha dos diretores das escolas por eleição direta. Concordou que as indicações para tais cargos por políticos é indesejável, acrescentando que, as vezes, a indicação das diretoras nem parte de um Vereador, mas de um cabo eleitoral de um deles ou de "forças ocultas".

Admitiu ainda conceder licenças para o desenvolvimento de estudos de pós-graduação por parte dos profissionais da educação, a partir de critérios previamente construídos e enfatizou a necessidade de realizar um censo educacional para diagnosticar a real situação do município neste aspecto e permitir o planejamento de ações como por exemplo o combate ao analfabetismo.

FOTO: Silvana Rust

I'm not dog no.

PONTO DE VISTA!
O Brasil perdeu nesta quinta-feira (04/09) o cantor Waldick Soriano, imortalizado pela clássica canção "Eu não sou cachorro não!"
O blog pescou na rede o seguinte comentário da amiga Walnize Carvalho, no registro do blog do Claudio Andrade:
sua música :"eu não sou cachorro não" seria um bom hino para eleitores desconfiados...
O mesmo mote inspirou a charge abaixo do gaúcho Marco Aurélio, só que numa lógica invertida.
Ao identificar a divertida coincidência entre as manifestações o Comentários constata a força popular do artista e faz uma extemporânea homenagem à sua memória.

Deu pra trás!

Soube ontem, pelo próprio Durval Lima, que o negócio envolvendo a aquisição de seu tradicional ponto comercial na Praça São Salvador pelo grupo da cervejaria Arte pura fez água - sem lúpulo e fermentação!
Permanecem abertas as portas da acolhedora Adega, onde deve ainda estar rolando agora o habitual happy hour com música ao vivo das sextas, que se estende até o início do sábado!

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Preocupação

Hoje pela manhã, caminhando pela rua do Ouvidor, uma cena me entristeceu! O belo prédio da esquina com Saldanha Marinho - uma antiga serraria onde mais recentemente funcionou um espaço cultural de uma academia de danças e até algumas semanas uma loja de móveis - estava sendo destelhado.
Não sei se o imóvel é tombado - uma pena se realmente não for - e que projeto justifica a intervenção em curso. Mas espero que não pretendam erguer ali mais um espigão.

Com Adão

O blog - que já declarou seu apoio à reeleição do André Diniz em Niterói - abre uma série onde apresenta suas preferências para o próximo pleito. Ao longo das próximas semanas vamos apresentar boas opções, ao nossso juízo, para os eleitores de Campos - acreditem, ainda existem! - e de outros municípios fluminenses.
Começo declarando meu voto para vereador. Vou de Adão Faria. Com histórico de luta que é conhecido em Campos, Adão foi ativista do movimento popular sendo um dos principais responsáveis pela criação da FAMAC e diretor da FAMERJ. Sempre uma presença forte na esquerda campista, ampliou sua base social destacando-se como líderança entre o pequeno empresariado local, tendo presidido a ACIC por dois mandatos. No PT, postou-se com firmeza contra a entrada do partido no governo Mocaiber e foi um dos únicos pré-candidatos a vereador do partido que não se deixou seduzir pelo canto da sereia das facilidades pragmáticas representadas pela aliança com o PDT - os outros serão apresentados nos próximos dias.
Adão tem tudo para ser um vereador combativo e independente, capaz de retomar a tradição petista no tão maculado Legislativo campista. Adão Faria - 13150!

Dica cultural

Estreou na noite de ontem no Teatro de Bolso a comédia Nenhuma semelhança é mera coincidência, produção com a assinatura dos craques Eugênio Soares, texto, e Fernando Rossi, direção.
Segundo a "consultora para agenda cultural" deste blog, Aucilene, é diversão garantida com "uma história que é a cara de Campos. São mais de dez personagens: Genecilda, a vigarista - Edmundo, o corno convertido - Mimi, a reacionária - Eridméia, a solitária do Capão.... entre outros."
No elenco Lute Oliveira, Pedro Fagundes, Fabrício Simões, Alexandre Ferram e Elias Nascimento; arte de Wellington Cordeiro; iluminação de Ledo Ivo Reis e ambientação musical de Rodrigo Rosseline.
O espetáculo segue em cartaz até o dia 14 no TB, de quinta a domingo sempre às 21:00.
O blogueiro, que é fã dos textos do Eugênio certamente vai conferir!

Reconhecimento

O blogueiro, que não é propriamente um apreciador das instuições do Poder Judiciário no Brasil, e expressa aqui essas críticas e contestações, vem, por justiça, reconhecer publicamente a firmeza e correção que caracterizam, a nosso juízo, duas decisões judiciais divulgadas na noite de ontem nos blogs do Ricardo André e do Cláudio Andrade.
Do Ministro Eros Grau já sou fã a algum tempo. Ele reafirma sua condição de reserva de firmeza e lucidez no STF e no judiciário brasileiro ao arquivar mais um pedido de habeas corpus da quadrilha do Telhado de Vidro!
De parabéns também o jovem magistrado da comarca local, Dr. Ralph Manhães Jr. pela firmeza ao determinar o afastamento dos réus em processo sobre improbidade administrativa proposto pelo MP a partir da operação da PF da administração municipal.

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Graciete também se compromete com propostas do SEPE Campos

Nesta quarta-feira, foi a vez da candidata Graciete Santana se reunir para um café da manhã com a direção do núcleo local do SEPE, onde foram discutidas as propostas do sindicato para a Educação em Campos.
Diretora licenciada do sindicato - assim como a candidata Odete Rocha - e conhecedora das questões apresentadas, a candidata do PCB reafirmou seu compromisso com o conjunto da pauta e salientou que em seu eventual governo todos os pontos serão atacados de saída e ainda construirá com o SEPE uma nova agenda para avançar mais na defesa da Educação pública.
Sobre sua plataforma de governo destacou ainda a implantação dos conselhos populares, oriundos de cada bairro / distrito para opinar e fiscalizar os trabalhos da prefeitura, inclusive na área de educação - enfatizando contudo que estes conselhos terão papel muito diferente dos atuais agentes comunitários que existem no organograma da prefeitura - e a implantação de uma empresa estatal de transportes voltada para o bom atendimento da população, em especial dos estudantes, idosos e trabalhadores.
Graciete também ouviu os diretores do STAECNON, anfitriões dos encontros do SEPE com os candidatos(as) à prefeitura, sobre a questão do saneamento em Campos e comprometeu-se com eles a rever o contrato de concessão com a Águas do Paraíba.Professor Amaro Sérgio, a candidata Graciete e este blogueiro no café da manhã com sindicalistas da Educação.

A data de hoje estava reservada para a candidata Rosinha, que não aceitou o convite e não apresentou outra disponibilidade de data para o encontro. Amanhã (05/09) está agendado café da manhã com Arnaldo Vianna e na próxima quinta (11/09) será a vez de Marcelo Vivório.

FOTO: Silvana Rust

Mais boladas

E o Goyta hein? Perdemos o direito de voltar ao Arizão, o jogo em Cardoso, a invencibilidade, a liderança... dia pra esquecer! Mas continuamos firmes na briga e torcendo pela liberação da nossa bombonera. Dá-lhe Goyta!

Ladrão, ladrão...
Ah Mario Vianna, como vc faz falta! Não vou nem falr da arbitragem do confuso Luis Flávio, contestadíssima até pela equipe da Globo, pra não dizerem que é chororô. Mas o que Sua Sa. Nielson Nogueira Dias fez em pleno Mineirão é crime de lesa galo. Pelo amor de Deus!!! Penalti clamoroso de André Dias em Jael. O tal Marco Aurélio Cunha é mesmo bem relacionado nos tapetões...

O brasileiro e o futebol
Na Itália também deve ser assim. O fato é que nossa relação com o esporte bretão é estranhamente passional. Agora há pouco esse blogueiro, em semana de pai em tempo integral, brincava e dançava animadamente com sua petiz embalado pela vitória do Mengão. E pensar que momento tão prazeroso poderia ser comprometido em parte por eventual mau humor resultante de um insucesso. Por isso que o rubro-negro deve sempre vencer, vencer, vencer...

A alegria voltou!

Ouviu-se dia desses na blogosfera campista cândida provocação de um bom amigo, adepto da estrela solitária, sobre o "sepulcral silêncio do flamenguismo" por estas bandas!
Aceito hoje a provocação e admito que os desmandos de Kleber Leite me mantiveram sem a habitual empolgação para o assunto, e Flamengo é paixão! O título deste post, idealizado ao fim do primeiro tempo, poderia ter mudado frente a reação do Figueira - o mesmo que vi ser surrado passivamente no mesmo estádio pelo mediano time do líder do certame - no segundo tempo. Mas para o Mengo tudo é mais sofrido.
Ao fim e ao cabo, uma vitória justa, que ainda não compensa os efeitos desastrosos do desmonte do time que liderava o campeonato, mas traz de novo o clube para o G4.
O competente Caio Jr., mesmo com a enxurrada de contratações que a inepta diretoria promoveu para tentar compensar a mancada, vai ter de quebrar a cabeça para reencontrar a escalação ideal. Hoje, soube encontrar com inteligência uma saída para o grave desfalque de Juan. Ainda não sei o que motivou a substituição do Kléberson no intervalo, se saiu contundido, mas o time caiu de produção sem seu passe qualificado. O argentino Framboesa tornou a entrar bem, enquanto o jovem Everton não reeditou a bela atuação contra os tricolores, o que é natural em se tratando de um jovem talento e da pressão que é jogar no Fla, mas promete. Vandinho teve retorno razoável. Marcelinho - com seu simpático cabelo rubro-negro - está se firmando. E Fierro, em quem ponho muita fé, e Josiel, de quem desconfio, ainda nem estrearam. As indefinições a esta altura do campeonato podem custar mais alguns preciosos pontos. Dos seis perdidos até agora na boa campanha do 2º turno, pelo menos quatro poderiam ter sido evitados se a escalação do time já tivesse na boca da torcida, com o consequente entrosamento. Mas é melhor ter opções do que a conta do chá.
Há ainda uma uruca que precisa ser exorcizada!!! Chamem Pai Mineiro e rezem pra São Judas, por que agora qualquer Maurício ou Rafael não sei das quantas chuta pra onde o nariz aponta, do meio da rua, e acerta o gol do bom goleiro Bruno, que anda precisando de um banho de pipoca. Mas, ao menos, a alegria voltou!

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Café da manhã com a Professora Odete.

Por ironia do destino, este blogueiro - com compromisso incontornável - não pode estar presente no café da manhã desta terça, com a sua candidata, na programação de debates onde o SEPE Campos cobra aos candidatos à prefeitura de Campos compromisso com a Educação.
A candidata, que é Diretora licenciada do SEPE, assumiu o compromisso com as prioridades destacadas pelo sindicato e enfatizou ainda uma das principais bandeiras de sua campanha, o programa Escola-bairro.
Leia o relato do encontro produzido pela Professora Amanda Dias, assessora da Direção do SEPE Campos:

Como já era esperado, devido à experiência e ao comprometimento existente até hoje no setor da educação, a candidata Professora Odete Rocha acolheu as sugestões para políticas de educação apresentadas pelo SEPE. Fez comentários sobre a implantação do Programa Escola Bairro, caso seja eleita. Programa no qual as crianças e adolescentes devidamente matriculados na rede pública de educação do nosso município estarão integrados com a escola e programas esportivos e culturais dentro da sua comunidade em tempo integral.
Respondeu, ainda, a algumas questões sobre saneamento básico apresentadas pela direção do STAECNON.
A candidata fez questão de junto com o seu vice, Marcelo Soares, assinar o documento entregue pelo SEPE, se comprometendo com a categoria.
Finalizando, a candidata disse que, se eleita, se compromete a receber semanalmente representantes do SEPE/Campos para discutir e dar andamento às questões educacionais do município.
Professora Odete assume compromisso com a Educação em café da manhã com sindicalistas do SEPE Campos.

FOTO: Silvana Rust.

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Fumando o cachimbo da paz...

Hábil como todo bom político mineiro e sem ter muito o que fazer em BH desde que torceu o nariz para a candidatura de Márcio Lacerda, candidato apoiado por Aécio Neves e Fernando Pimentel, o Ministro Luis Dulci resolveu mediar as divergências no PT de Niterói.
Fontes bem informadas garantiram ao blog que o antigo companheiro de lutas sindicais do Prefeito Godofredo Pinto esteve em cidade sorriso e articulou uma repactuação entre nosso Prefeito e o little boy preferido da CNB - ex-Articulação - o Deputado Estadual Rodrigo Neves. A costura teria garantido ainda a intensificação da presença de nossso Deputado Federal Chico D'Angelo - o mais votado de Niterói - na campanha do jovem candidato a prefeito, que, em contrapartida, comprometeu-se a passar a defender o nosso governo naquela cidade.
Resta saber se essa operação vai ser capaz de determinar o segundo turno na cidade. É exigir demais de nossso Godofredo alavancar uma candidatura que, há um mês do pleito, patina no patamar de 17% segundo pesquisa do IBPS publicada em O GLOBO.
Quanto ao articulador Dulci, para mim é difícil compreender sua preferência entre os Neves citados nesse post - que tem em comum apenas o sonho com o Planalto.
E vc, prefere qual Neves, o de Niterói ou o de Ipanema, digo, de Belo Horizonte?

Extrapolando!

Essa modesta Tribuna Democrática já alerta desde há muito em sua breve existência para a necessidade de controle externo do Judiciário. Discussão antiga que não evolui frente aos interesses imbricados e às relações promíscuas que se estabelecem entre os Poderes "republicanos" no Brasil.
Eis que para a minha surpresa, após o CQC, fui ao meu segundo vício das segundas - as moças do Pedro Dória - e descubro que o TRE do nosso Estado retirou do ar o blog do nosso decano, após censura-lo com relação à manifestação de apoio ao candidato Fernando Gabeira. Se votasse no Rio, essa não seria minha opção. Mas, por Voltaire, é inaceitável a decisão da corte. Ainda que tenha que ser acatada, devemos manifestar a nossa indignação em defesa da blogosfera como espaço livre e de opinião, onde não há abuso de poder econômico, ao contrário de outras práticas que os Doutos Magistrados não conseguem controlar.
Recentemente, consultei um bem formado e informado funcionário do próprio Tribunal em questão sobre a legalidade de manifestar preferências eleitorais aqui nesse espaço e recebi a informação segura de que poderia faze-lo.
Agora vem a "interpretação" do TRE-RJ - não obstante não haja legislação sobre o assunto - castrar nosso direito democrático à cidadania? Ora, a Lei existe ou está na cabeça dos Magistrados? Voltamos ao Absolutismo, onde os de Toga agora ocupam o lugar dos Monarcas? Ou cabe agora ao Judiciário legislar?
É necessário deixar em paz esta blogosfera, enquanto não há regulamentação sobre a campanha eleitoral aqui. E devemos pressionar os legisladores para que nossso direito à livre expressão da OPINIÃO seja respeitado. Por que jornais podem estampar enormes banners de candidatos - em espaços PAGOS, onde, aí sim, prevalece o poder econômico, e blogs não podem manifestar a preferência democrática de seus signatários?
Me socorram os amigos operadores de Direito se estiver errado, mas me parece que mais uma vez - assim como no episódio dos adesivos "praguinhas" em 2006 - o TRE-RJ extrapola na interpretação da Lei e mais grave, desta feita ataca frontalmente o direito à liberdade de expressão e pensamento, assegurados pelo artigo 5º da Constituição.

Atualização em 02/09 às 22:27
O blogueiro esclarece que se equivocou. Na verdade o Weblog do PD estava fora do ar na noite de ontem por razões operacionais. A decisão arbitrária do TRE na verdade se deu no final de maio. Na ânsia de acessar a página, recorri ao google e fiquei tão indigando com o texto que, aparentemente explicava o problema dei uma "barriga", e requntei polêmica de 3 meses atrás. Mas valeu pra manifestar a minha indignação legítima, ainda que extemporânea.

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Samba para (não) atravessar a campanha...

Feijó debate com SEPE Campos.

O candidato Paulo Feijó esteve reunido hoje pela manhã com a direção do SEPE Campos, dando início aos encontros onde o sindicato vai apresentar propostas de compromissos com a Educação aos candidatos (as) à prefeitura.
O candidato do PSDB se comprometeu com o conjunto dos 11 pontos apresentados pela entidade de classe (veja post abaixo).
Participaram ainda do encontro diretores do STAECNON, que gentilmente acolhe a programação do SEPE Campos; eles cobraram do candidato mais firmeza na relação com a empresa concessionária do serviço de água e esgoto no município.












O candidato tucano, debatendo com os sindicalistas e com este blogueiro.
FOTOS: SILVANA RUST.

Propostas do SEPE

Estes são os compromissos com a Educação que o SEPE Campos propõe aos candidatos à prefeitura de Campos:

1)Construção de novas CRECHES para atendimento da demanda reprimida no município;

2)Reformas e manutenção das ESCOLAS de ensino básico da rede, adequando o espaço físico das unidades às diversas atividades pedagógicas extraclasse cotidianas – reuniões, planejamento, oficinas, cursos de atualização profissional, etc. (Hoje, a maioria das escolas do município não dispõe de instalações que contemplem tais necessidades, sendo prática corrente a realização na sede da SMEC de diversas ações pedagógicas desta natureza que poderiam e deveriam ter lugar na escola);

3)Observação rigorosa do dispositivo constitucional que vincula o mínimo de 25% do orçamento dos municípios à educação – incluindo receita dos royalties;

4)Controle social e Orçamento Participativo de forma a garantir uma efetiva participação da sociedade civil na definição de prioridade e investimentos na educação;

5)Alteração na legislação que instituiu o PCCS, determinando a incorporação do tempo de serviço como critério para enquadramento dos servidores públicos municipais nos níveis de progressão horizontal e unificando os profissionais da educação em um mesmo plano;

6)Realização imediata de eleições diretas para direção das escolas, instituindo a democratização da gestão escolar;

7)Realização de concurso público para funcionários de escolas – serventes, merendeiras, inspetores. (Cargos previstos no PCCS);

8)Equiparação salarial entre pedagogos (as) e demais cargos de profissionais da educação de nível superior previstos no PCCS;

9)Convocação de concursados aprovados e classificados em 2008 para preenchimento de carências atualmente supridas por contratos temporário e RET’s, bem como solução das pendências jurídicas envolvendo a convocação dos assistentes sociais;

10)Concessão de licença com manutenção dos vencimentos para estudos de pós-graduação aos profissionais da educação;

11)Erradicação do analfabetismo, através do amplo atendimento à demanda por Educação de jovens e adultos (EJA).

domingo, 31 de agosto de 2008

Pesar.

O blogueiro recebeu há pouco e-mail da Aucilene dando a triste notícia do falecimento do ator e diretor de teatro Félix Carneiro, diretor do Teatro de Bolso.
Tive um contato mais próximo com o "Felinho", como era chamado pelos amigos, nos idos de 1989, quando participei de uma grande gincana cultural promovida pela FCJOL e coordenada por ele, Tetê Peixoto - hoje diretora do CCH da Uenf - e Jorge Santiago, então meu professor no Colégio Salesiano. Depois disso, só estive com ele em situações protocolores ou casuais, sem maior contato. Ficou a memória de um bom sujeito, educado, atencioso e comprometido com a cultura.
Segundo informações recolhidas na rede, Félix Carneiro, que sofria de diabetes e tinha saúde frágil, morreu sozinho em sua casa ontem. O corpo foi encontrado hoje e está sendo velado no Teatro Trianon.