sábado, 16 de agosto de 2008

"É doce morrer no mar..."

Ele não morreu no mar, mas segundo o portal G1, com base em depoimentos da neta e biógrafa, mudou-se em dezembro para o prédio onde morreu hoje, aos 94 anos, para ficar mais perto do velho companehiro, na praia de Copabacana. O genial compositor baiano foi vitmado por problemas renais que o incomodavam há cerca de dez anos, ele se encontrava internado em regime domiciliar.
Acabo de fazer um breve levantamento e registrar que, nesse ano de vida, o Comentários está regsitrando sua 9ª nota de pesar, ente personalidades da cultura e da política local e nacional que partiram neste período.
Caymmi deixa obra relevante e uma prole que certamente mantém o clã na elite da MPB.
Fiquei me perguntando ainda, se a ilustração do fascículo dedicado a ele na nota sobre a última edição da Noite do Vinil no blog oficial do evento não significou uma espécie de premonição do nosso amigo Wellington Cordeiro? Digamos que foi uma feliz intuição... ao antecipar uma justa homenagem.

A boa do sábado.

Estes Jongos sempre acontecem nos meus fins-de-semana de "pai em tempo integral"! Mas não faz mal. Curtir os rebentos é o melhor programa; daqui a pouco eles crescem e me acompanham (assim espero)...
Fica a dica, da Aucilene, para quem puder curtir esta ótima pedida para o sábado:

A Comissão Pastoral da terra/CPT juntamente com a comunidade Qilombola de Barrinha/SFI estarão realizando mais uma roda de Jongo.
Celebraremos os 97 anos de vida do Sr. Ademar, morador mais antifgo de Barrinha e neto da maior jongueira da região, Sr Vírginia.
Contaremos com aparticipação dos jongeiros da Comunidade Quilombola de Machadinha/quissamã/RJ e da apresentação dos filmes produzidos pelo prof. historiador Orávio/FAFIC sobre a Cultura em Barrinha.

data- 16/08 sábado - Lua cheia
Hora 19h
local - Comunidade Quilombola de Barrinha

Sairá um ônibus da UENF (estacionamento da reitoria) às 18:30h, 16/08, sábado, para o jongo em Barrinha.

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Na cabeceira.

Pela bagatela de R$ 5,00, adquiri na Livraria Ideal, sebo na Rua Visconde do Itaboraí, no centro de Niterói, o livro de contos de Rubem Fonseca, um de meus escritores favoritos - não ia insistir para pagar mais, mas o livro vale muitas vezes o valor cobrado, sem dúvida!
Após devorar rapidamente a maioria dos contos, e um breve intervalo, estou concluindo a leitura desse maravilhoso livro, que parmanece atual apesar de já trintão. Destaque para os contos Mandrake - assisti uma vez no antigo Hotel Ambassador um episódio do seriado da HBO, adaptação do texto de Fonseca; se tivesse em DVD certamente compraria! - e Onze de Maio - com o qual tive uma identificação meio mórbida ao pensar pela primeira vez seriamente sobre como pode ser a minha velhice.
Ótima leitura de um craque das letras.

P.S. Por justiça devo registrar que a bela aquisição foi garimpada pelo Gustavo Lemos, meu melhor consultor nesses ambientes - sebos.

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Muito bom!

O blogueiro perdeu a hora e o show de Torcuato Mariano, ontem, no SESC. Mas, socorrido a tempo pelo gente boa Gustavo, conferiu a Jam Session no Piccadilly Bar.
O Festival se firma pela qualidade da programação. Além de Torcuato, no Piccadilly teve canja do Felipe Cazaux, que se apresenta hoje, às 20:00 no Palácio da Cultura. Não conhecia o bluesman, que me causou ótima impressão. Destaque para empolgante interpretação da clássica Hoochie coochie man, de W. Dixon. Muito bom! Imperdível.

Impagável!

A professora Odisséia Carvalho, candidata do PT à Câmara de Campos, anda causando reações diversas na blogosfera - não propriamente simpáticas.
Após despertar no nosso Marcel Cardoso dúvidas quanto a seu discernimento cognitivo - leia aqui - não coseguiu escapar de impagável comentário no blog das menines mais irreverentes da planície. Você não pode deixar de ler!!! Clique aqui e "olha isso!"

Dica de blog

O meu amigo Tadeu, do 360°, nos sugeriu em comentário a um post abaixo uma visita ao bom blog Cidadania.com, do Eduardo Guimarães. O blogueiro conferiu e gostou. Passe por lá clicando aqui.
Assim que o espaço for repaginado o link vai aí pra sua direita, junto a outros que estão na fila há tempos!

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Novidades no ar!

Fui cobrado ontem por alguem que muito respeito, em tom de brincadeira, se "larguei de mão" a política local. O comentário se referia a presença constante da campanha do André e do contexto de Niterói neste espaço.
Não amigo, permaneço atento à cena local, embora ela não me estimule muito. De bom, apenas o crescimento atribuído à candidatura da minha amiga Odete - com quem me encontrei casualmente na segunda, animada, em plena atividade de campanha - pelos boatos sobre pesquisas eleitorais que não estariam sendo registradas e divulgadas.
Para além disso, há sinais de novidades no ar, com destaque para a crise que estaria intalada no bunker do PDT.
Embora não disponha da interlocução do bem informado Zízimo, fonte do meu amigo Cláudio Andrade, ouvi dizer por gente bem informada que acendeu o sinal vermelho no QG de Arnaldo Vianna: disputas internas, ameaças de defecções de vereadores, iminência do corte de 40% nos contratos de terceirizados da Prefeitura - conforme determinação judicial - e especulações consistentes sobre um expressivo crescimento de Rosinha.
Tudo isso estaria fazendo o Deputado rever sua estratégia e ficar mais em Campos, assumindo a linha de frente da campanha, até aqui à cargo do insosso Helio Anomal. Há ainda boatos de que outras mudanças de destaque estão previstas para a estratégia eleitoral do pedetista.

Blues na planície.

Mais uma dica cultural pra noite de hoje. A partir das 20:00 o guitarrista Torcuato Mariano se apresenta no SESC Casmpos, na programação do Festival Internacional Imagem Jazz e Blues, que começa hoje. Antes, às 19:00, a Dixie Square Band encerra sua peformance na abertura do evento. Clique aqui para conferir a programação completa do Festival!

E as perdas?

Em resposta à mobilização dos servidores públicos estaduais hoje no Rio, o governador Sérgio Cabral anunciou hoje reajuste de 8% para setores do funcionalismo, incluindo professores.
O percentual não dá conta das perdas acumuladas ao longo das últimas décadas. Além disso, exclui os funcionários das escolas.
O Goverandor e seu Secretário de Fazenda - Joaquim Exu tranca-cofes Levy - deveriam preparar uma proposta séria de reposição escalonada das perdas ao longo do mandato, e não ficar anunciando migalhas como se fossem factóides pela mídia!

Cafezinho

Para embalar a candidatura de Marcio Lacerda(PSB) à Prefeitura de BH, um time de políticos de peso se reuniu para corpo-a-corpo na última segunda-feira na capital mineira. Na foto, tomando um cafezinho com o candidato, seus padrinhos, Aécio Neves(PSDB) e Fernado Pimentel(PT), além do presidente nacional do seu partido, Deputado Ciro Gomes (PSB-CE).
A eleição de Marcio pode ter desdobramentos fundamentais no tabuleiro da sucessão presidencial.

FOTO: Alberto Escalda

História da MPB na Noite do Vinil

A Aucilene avisa que a Noite do Vinil de hoje vai viajar pela coleção Nova História da Música Popular Brasileira lançada nos anos 70 pela editora abril, que era vendida nas bancas de jornal.
Entre os músicos que fazem parte do acervo do organizador da Noite do Vinil, Wellington Cordeiro, estão: Cartola, Dorival Caymi, Ari Barroso, Paulinho da Viola, Jorge Bem Jor, João de Barro e Alberto Ribeiro, Noel Rosa, Lamartine Babo, Zé Kéti e Monsueto, Vicente Celestino, Catulo e Cândido das Neves, Elivelto Martins, Lupicínio Rodrigues, Geraldo Pereira, Pixinguinha, Ataulfo Alves, Silas de Oliveira, Mano Décio e Dona Ivone Lara.

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Música da Semana

domingo, 10 de agosto de 2008

Dia dos pais

Antecipei meu retorno de Niterói em um dia para passar o domingo dos pais com Fabiana e Pedrinho - não abriria mão disso por nada nesse mundo!
Na oportunidade, remeto meus leitores, em especial os pais, a um texto especial que li recentemente e com o qual me identifiquei muito. É do escritor Jules Rimet, craque que assina o blog Imagina e é parceiro de talentos como Vitor Menezes e Simone Pedro. Parabéns Jules, o texto é de uma sensibilidade rara, leitura ideal para hoje. Não perca tempo, clique aqui!

Figurino

Ufa!!! Jogando com a polêmica camisa apelidada Freddy Krueger, que a maioria não gostou, o Mengão voltou a vencer na noite de hoje no Maracanã (1X0, contra o Atlético-PR). A camisa - que retoma o modelo de listas finas utilizado no glorioso final dos anos 70 - foi levianamente responsabilizada pela irresponsável diretoria do clube pelos maus resultados após o desmonte do meio-campo do time com as negociações de Renato Augusto e Marcinho. Particularmente, gosto do modelo! Embora o futebol apresentado não tenha sido de primeira, a vitória finalmente veio, provando que a derrocada do time não tem nada a ver com azar, ou com figurino, e sim com incompetência na gestão.

Já o Goyta, jogando com o tradicional uniforme Azul, empatou com o Itaperuna em Cardoso Moreira (3X3) em partida marcada por polêmica arbitragem, segundo informes do Blog do Roberto Moraes e do sítio Na rede. A atuação do árbitro teria influenciado no resultado da partida, inclusive com a anulação de um gol legal do Goyta. Grande novidade!!!