sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Registro Cívico

Na quarta-feira recebi esta foto por e-mail da amiga, leitora e colaboradora do bloguinho, Walnize Carvalho.
O envio da foto - reveladora da faceta retratista da multimídia Walnize - tinha o objetivo de ilustrar registro deste blog com relação ao Dia da Bandeira, que hoje passa despercebido para muita gente.
Problemas particulares e semana curta e corrida impediram a regular visita à caixa de entrada dos e-mails naquela tarde e o registro oportuno.
Contudo, "antes tarde do que nunca" o blog faz o registro cívico e publica a imagem captada pela nossa cronista no Centro de Campos.

Apesar dos pesares...

Boas notícias no Bom Dia Brasil!

Ouvi no telejornal matutino da GLOBO que o delegado Ricardo Saadi, que assumiu o inquérito relativo a Operação Satiagraha, vê indícios de crimes financeiros e formação de quadrilha pelo indiciado Daniel Dantas.

No relatório, o delegado Saadi, diretor de combate a crimes financeiros da Polícia Federal em São Paulo, afirma: depois do que foi analisado, pudemos constatar que Daniel Valente Dantas lidera uma organização criminosa. O novo delegado atribui ao banqueiro Daniel Dantas os crimes de gestão fraudulenta, lavagem de dinheiro, evasão de divisas e formação de quadrilha.

Fonte: Portal G1.

Pesar

Houve um tempo, há uns dois anos atrás, em que a voz do poeta Antonio Roberto, que nos deixou nesta noite podia ser ouvida frequentemente no apartamento que eu mantinha sob aluguel no condomínio Recanto das Palmeiras. Não que eu tenha desfrutado do prazer de tão íntima convivência com ele. É que a Angela, com quem eu vivia na época é fã de sua obra, e costumava ouvir fitas e cd's - um inclusive presente meu - onde o poeta declamava seus versos.
Dele eu ouvira falar há tempos, meu pai havia trabalhado com ele no Banco do Brasil, e falava com simpatia de seus colegas que eram afeitos às letras - além dele havia José Gurgel, o potiguar mais campista da Planície.
Mais tarde, ao realizar uma pesquisa para o Professor José Luiz Vianna, utilizando o acervo de periódicos que hoje se divide entre o Arquivo Público e a Biblioteca Municipal, pude perceber seu espírito público e sua seriedade como gestor. Como Diretor da Biblioteca Municipal ele recuperou o arquivo de periódicos que se encontrava disperso e mal conservado. Reorganizou o acervo e providenciou a encadernação das coleções mais antigas, que passaram a fazer parte do acervo do Arquivo sobre os cuidados especializados de Freitas. Melhorou ainda as condições de trabalho para os pesquisadores na Biblioteca, adequando para isso as suas instalações.
Era um entusiasmado agitador cultural local, tendo sido um dos principais responsáveis pela organização do Café Literário do Palácio da Cultura.
Deixa saudade em seus leitores, nos que militam na cultura e na comunidade de Campos em geral.
O corpo está sendo velado no Palácio da Cultura. Impossibilitado de comparecer ao sepultamento, marcado para as 16:00 no Campo da Paz, manifesto aqui publicamente meus sentimentos e deixo um abraço para o Fernando, a Naira, a Raquel e o Humberto, e para toda a família.

REDE BLOG

OS MELHORES BOTEQUINS DE CAMPOS!!!

Criada a partir da feliz idéia do Dia do Abandono, do inquieto e criativo Vitor Menezes, esta REDE de blogs locais se dedica desde sua fundação a nessa data abordar conjuntamente temas de relevância nestas plagas.
Coerente com a origem, a REDE seguiu abordando problemas e lacunas da terra do recém desalojado José do Patrocínio.
Assim, este blog festejou e fez campanha quando a sensibilidade do nosso Jules Rimet apontou o tema vencedor da enquete do mês: Os melhores botequins de Campos!
Enfim um tema leve, lúdico, muito acolhedor... mas não menos relevante: a difícil tarefa de localizar espaços simpáticos de socialização e bebericação nesta planície tão carente de boas opções de lazer. O que na verdade tem a ver com a tacanha mentalidade da nossa gente revelada no texto de Eugênio, em cartaz no TB, e no estranho fenômeno consumista ocasionado pela inauguração do mercado block buster ontem, bem narrado pelo Xacal na sua TroLha (leia aqui).
Mas vamos finalmente ao assunto. Já fui muito mais bem informado sobre o tema, ao menos empiricamente. Nos últimos anos, os cuidados com os rebentos e outras questões que "prefiro não comentar" me afastaram um pouco desses ambientes que me são tão caros. Contudo, a amizade e a convivência com notórios bohêmios me mantém minimamente por dentro das coisas. Embora em matéria de boteco sempre haja uma descoberta inusitada a ser feita.
Vou começar o tour pelo campeão do Comentários, que acredito vá também bombar na REDE: o Terapia's Bar, do simpático casal Assis e Angela. Já foi quase meu segundo lar, no velho ponto, esquina da Rua do Barão com Benta Pereira. Hoje, minhas incursões por lá são bem menores do que eu gostaria. Mas sempre bem recebido pelos anfitriões com as especialidades da casa: cerveja(s) geladas - de todas as marcas - e tira-gostos especiais da casa, num padrão que não se altera ano após ano. O Comentários destaca os caldinhos de feijão e de ervilha, a língua com batata, a carne-seca com feijão preto e a costela com aipim. O ambiente é alegre e várias figurinhas carimbadas estão sempre por lá. Freqüencia seleta de tribos diversificadas, garantia de bom papo em boa companhia. Os botafoguense tem um bônus a mais, o ambiente reflete a pixão do Assis pelo clube da estrela solitária, apesar de manter-se acolhedor para todas as torcidas. Para mim, o melhor boteco de Campos. Longa vida ao boteco, apesar dos vizinhos chatos!
Na minha rua, o bar do Marcelão me socorre sempre com cerveja gelada nas mais diversas ocasiões. "Churrasquinho de gato", e papo quente entre os habituês, divertido para visitantes esporádicos como eu. A tribo é acolhedora, ao menos com um vizinho de quase 30 anos e a pauta de futebol é animada, debates acalorados envolvem os anfitriões, os irmãos Marcelão, rubro-negro, e Carlinhos borracha, tricolor.
E por falar em tricolores e em simpatia, não dá pra não citar outro ótimo boteco, que já me foi muito familiar: o Para-raios, dos irmãos Paulinho e Flavinho Vasconcelos, sobre as arquibancadas do campo do Goytacaz. Um dos melhores churrasquinhos da cidade, iscas bem servidas, variedades de cervejas geladas e a hospitalidade toda especial do Paulinho para os flamenguistas. Rs,rs,rs... Mas quem conhece bem o durão sabe que o coração do homem é gigante, tão grande quanto o bom-humor do divertido Flavinho.
Vizinha ao tradicional Roseira e ao Carneirinho - muito elogiado por meu amigo Thiago Fazenaro - a Taberna Dom Tutti não é exatamente um boteco, mas fica com essa cara nas quartas-feiras, dia da Noite do Vinil, pilotada pelo Wellinton Cordeiro. A turma que aparece por lá neste dia é ótima. Anteontem, fui apresentado a um interessante pastel gigante sabor pizza pelo Henrique Guitton.
Mais recentemente, há uns três meses, fui apresentado ao bar do Afrânio. Por lá uma Juke box dá ar original ao pequeno boteco na Gil de Góis, esquina com Barão de Miracema. Point dos notívagos, fecha no limite do amanhecer, dividindo o quesito "saideira" com o Sangue-bom, que segue liderando os quesitos "churrasquinho" e "24 horas". Especialmente após o fechamento do Estranho, que merece também menção honrosa in memorim.
Na minha lista está ainda um lugar que ainda não conheço, mas que pretendo explorar essa semana: o Bar do Gordo, próximo à UENF. O Xacal avisa que por lá vão decolar os Avyadores do Brasil na quinta-feira - veja aqui.
Fico por aqui. Agora, vou ler os outros posts na Rede, ávido por novas dicas!

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Terceirizados demitidos em Minas

Do Portal G1:
Prefeitura de Timóteo vai demitir 800 funcionários

Exonerações por motivo de contratação irregular vão afetar principalmente áreas da saúde e educação

A prefeitura de Timóteo, no Vale do Aço, começou a demitir funcionários contratados irregularmente. Por ordem da Justiça, mais de 800 pessoas deixarão os cargos.
Em 2006, o então prefeito Leonardo Rodrigues Cunha assinou um Termo de Ajustamento de Conduta se comprometendo a evitar o prejuízo para o município com contratações irregulares. Um ano depois, o termo foi ratificado. Só agora, a Justiça deu um parecer definitivo e obrigou a Prefeitura de Timóteo a exonerar 803 funcionários contratados.
De acordo com a decisão da Justiça, todo o pessoal contratado tem que ser dispensado em 60 dias. Caso a determinação não seja cumprida, o município terá que pagar multa de R$ 100 por dia para cada funcionário não exonerado.
O Secretário de Administração diz que a prefeitura pretendia adiar as demissões, mas isso não foi possível:
- Nós esperávamos que isso pudesse ser um pouco mais adiado, mas infelizmente é hora de cumprir, disse o secretário José Adílson Mendes.
As áreas mais afetadas com as exonerações vão ser a da saúde, que ficará sem 243 servidores, e da educação, que vai perder 450 do seu efetivo.
- Nós estamos solicitando hoje ao Ministério Público e ao juiz eleitoral que nos conceda a faculdade de fazer um replanejamento de servidores de determinadas secretarias que serão mais penalizadas.
Da decisão da Justiça, não cabe mais recurso.

Para Lewis e Barack - Parte 2

No dia seguinte, vou até o banco pagar as benditas contas. Não havia outra maneira de resolver meu descontrole financeiro. Pague e não discuta. Entro na fila do caixa: esta ainda é a tecnologia mais rápida na cidade. Muita gente ainda não entendeu o sentido de um caixa eletrônico e, ironicamente, torna a espera para alcançá-lo uma verdadeira odisséia. Enquanto espero minha vez, com aquele montante de faturas na mão, a campainha do meu black-berry sinaliza recebimento de mensagem. Com esta, já eram três “parabéns por Hamilton e Obama”, só naquela manhã. Chegada minha vez, a moça do caixa, pelo visto, portadora de um gosto extremamente duvidoso para maquiagem, ergue a mão direita para receber a fatura. Talvez eu devesse mandar minhas contas pros dois pagarem e tudo ficaria resolvido. Afinal... somos “primos” ou não? Eu mesma faria questão de divulgar por aí: cortesia de Obama, gentileza de Hamilton! A atendente toma as benditas dívidas de minhas mãos e começa a digitar os valores em seu computador. Quando termina, dá uma piscada com os olhos, como se quisesse ter certeza do que via, pigarreia baixinho e me diz o valor total. Eu faço aquela cara de “oh, que novidade!” e lhe entrego todo meu rico dinheiro, por cima daquele vidro que nos dividia. Paranóia ou não, percebi que a mocinha olhava para o colega, no caixa ao lado. Foi quando reparei que, àquela altura, ela me examinava inteira com os olhos. Quando se tocou, finalmente, que eu estava notando sua admiração, me entregou o dinheiro. Não tirava os olhos de mim. Quanto tocou minha mão, chegou a trazer o corpo para frente e se levantou, vagarosamente, para me ver acima do tal vidro divisório. Certamente, não queria ver meus sapatos caros. Saí de lá pensando quais os efeitos que uma irmã de Obama e Hamilton pode causar, pagando faturas altas. Não se deve economizar para render. Deve-se economizar por ser este seu lugar. E lá se acabavam todos os parabéns e congratulações. O black-berry tocou novamente, mas fiquei constrangida em atender ali dentro. Ao voltar para casa, no fim do dia, abro a portinha mórbida da caixa de correios. Na TV (de plasma), mais um resumo das vitórias de Obama e Hamilton. Eu reclamaria que os grandes acontecimentos não faziam a menor diferença, nem para mim, nem para a atendente do banco. Mas o microondas apitou, avisando q a pizza estava pronta. Um pedaço para Obama, outro para Hamilton. Bom apetite, Obama e Hamilton!

Conclusão da crônica de Simone Pedro, cuja primeira parte foi publicada aqui no Sábado. Texto publicado na edição de hoje do tradicional Monitor Campista.

Último dia pra votar nos botecos!

Vamos lá!!! Conforme já denunciou o César Ferreira em comentário no Urgente agora há pouco, tão querendo boicotar a simpática sugestão de tema formulada pelo Jules Rimet para nossa REDE mensal. Vamos aproveitar o fim do ano para um debate digamos... lúdico! Essa concorrência de última hora deve ser coisa de abstêmios, ou seja, gente que não merece muita confiança. Rs, rs, rs!

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Muita semelhança e nenuma coincidência.

Domingo fui ao teatro.
Espero que Bárbara Heliodora nunca leia este pretensioso texto que não pode ser considerado uma crítica teatral, visto que não tenho competência para tal.
Digamos que são impressões de um expectador e, por que não dizer, de um fã das comédias de Eugênio Soares.
E mais uma vez não me decepcionei, estava lá o estilo inconfundível e escrachado de Seu Carlinhos. Em muitas cenas é possível imaginar o texto dito por ele e em seguida o riso franco que sempre compartilhamos quando temos a oportunidades de jogar papo fora e rir ironicamente da miséria humana. Não da pobreza, que nos sensibiliza. Mas da miséria dos espíritos que viceja nesta Planície ainda com mais vigor que a miséria social!
E dos textos e personagens de Eugênio brota toda a pobreza de espírito da Patuléia do Brejo. De forma irônica e impiedosa. Não é diferente com Nenhuma Semelhança é Mera Coincidência, espetáculo dirigido pelo craque Fernando Rossi, com a Cia De Patifaria em cena. E não é mesmo coincidência. A saga da escroque Genecilda e o perfil de muitos personagens revelam o caráter - ou a falta dele - que caracteriza essa gente a imagem e semelhança de sua representação política recente. Nem precisariam certas referências explícitas no texto para vermos nas ações da "arraia-miúda" o modus operandi simplório e vil que se reflete na gestão temerária da coisa pública em Campos. Eugênio sugere que, para além de vítima, os cidadãos daqui são co-participes da lógica do Telhado de Vidro. Dona Mimi se ressente da filha pilantra, que não arruma um emprego terceirizado para a irmã! A mediocridade está até na fraqueza dos que buscam ilusões para fugir da opressão, da falta de perspectiva e dos "golpes".
O elenco está muito bem, com destaque para Alexandre Ferram, que rouba a cena com personagens expressivos como a adolescente Sara, a Estelinha da Codin e um hilário travesti. O rapaz me parece ter muito talento.
A peça encerra esta semana a temporada no Teatro de Bolso, de 20 a 23 de novembro (quinta a domingo), sempre às 21h. Excelente comédia. Merece casa cheia. Ou a expressiva parcela da classe média local que votou em Arnaldo para manter os duplos e triplos vencimentos na Prefeitura, ou a bolsa de estudos na Universidade para seu filho, ou outros privilégios inconfessáveis tem medo de espelho?

Chute na Democracia.

Sou leitor habitual do Blog do Noblat - aliás, o mais lido do Brasil - mas nem sempre concordo com suas opiniões. Pra dizer a verdade, o respeito, gosto do seu texto, de sua pauta cultural e de curiosidades e notas cotidians que pontuam seu blog, mas é comum discordar dele em matéria de política.
Ontem por exemplo, ele extrapolou. No comentário intitulado "Como jabuticaba" - leia aqui - também publicado na página 2 d'O GLOBO, onde li originalmente o texto, ele parte de um caso pitoresco de um sorteio de cargos de assessoria parlamentar promovido por um vereador eleito em Patos de Minas, para associar o caráter nativo da fruta à particularidade da remuneração de Vereadores no Brasil.
Seu argumento repercute o discurso despolitizado de que o exercício da Vereança deveria ser voluntário. Conheço bem essa falácia. Estou acostumado à tal polêmica com um representante particular do senso comum que me é muito familiar. Só que Noblat não é senso comum. Assim seu texto me parece cínico e reacionário.
Da mesma forma que o criticado sistema partidário brasileiro - plural e democrático - não determina a conduta de dirigentes partidários inescrupulosos, que se aproveitam do sistema para operar legendas de aluguel, a remuneração de vereadores não pode ser apontada como um vício. Em princípio, ela é democrática, pois garante dignidade, independência e equidade entre os legisladores, isto é, igualdade de condições no exercício do cargo. Sabemos que distorções concretas, a começar pela desigualdade nas campanhas eleitorais, fazem com que na prática as coisas não sejam bem assim. Mas sem o pagamento de salários aos edis, tudo tenderia a ser pior. A cristalização de elites na composição das Câmaras seria perene e o afastamento e descompromisso com a sociedade ainda maior, tendo em vista que os parlamentares alegariam disponibilidade apenas parcial para o exercício do mandato. Sem salários também cresceria a submissão ao Executivo, por meio de relações inconfessáveis e a tendência já alarmante à corrupção.
Considerar que a singularidade de tal remuneração no Brasil é por si só algo que a descredencia é um preconceito, e um equívoco. Bem como desconsiderar que tais salários nada tem a ver com os vícios dos políticos que ocupam estes cargos. Muito pelo contrário, sem eles o quadro provavelmente seria mais grave. A tese é um verdadeiro chute na Democracia!

Do Blog do Garotinho

Publicado na tarde de ontem:

Escândalo na educação em Campos

Certamente um dos grandes focos de corrupção do governo Alexandre Mocaiber foi a secretaria de Educação. A quantidade de denúncias contra atos praticados pela secretária Beth Landim é impressionante. As modalidades de corrupção são as mais variadas possíveis.
O Ministério Público e a Justiça não terão dificuldades em levantar o mar de lama e as falcatruas ocorridas na secretaria de Educação, na gestão Beth Landim. Aliás, um dossiê que envolve compras superfaturadas de software de computador, de merenda escolar, de material didático de distribuição gratuita e até mesmo de obras em escolas que foram pagas mas não foram feitas, está aguardando o momento certo para vir a público.
Além disso, diretoras de escolas denunciaram que estão sendo pressionadas a assinar documento, que diz que lhes foi repassado uma verba 10 vezes maior do que receberam para as despesas.

Solidários a Protógenes.

Do Portal G1:
O PSOL fez na tarde desta segunda-feira (17), na Esquina Democrática, tradicional ponto de manifestações no centro da capital gaúcha, ato "contra a corrupção", definido pela ex-senadora e atual vereadora Heloisa Helena (PSOL-AL) também como de "solidariedade", ao delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz, que coordenou a Operação Satiagraha.
Em discurso, a deputada federal Luciana Genro (PSOL-RS) disse que há uma operação em andamento para "desmoralizar a investigação de Protógenes" e uma "conspiração" a favor do banqueiro Daniel Dantas, fundador do Grupo Opportunity, que teve prisão decretada quando a operação foi deflagrada e libertado por habeas-corpus, concedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A Operação Satiagraha apura suposto esquema de lavagem de dinheiro, evasão de divisas, fraudes financeiras e formação de quadrilha.(...)
O delegado negou, em entrevista coletiva, que tenha intenção de concorrer a cargos eletivos. "Sou candidato à próxima missão que a Polícia Federal me designar, de preferência que tenha grandes organizações e políticos envolvidos".

Segundo o blog do Noblat, ele teria feito ainda a seguinte declaração:
"Só vou dialogar com a imprensa depois da condenação do bandido disfarçado de investidor chamado Daniel Dantas. Sei quais foram os dados que coletei e tenho certeza de que ele será condenado."

Na foto de Fernado Gomes (do Zero Hora), Heloísa Helena e Luciana Genro recebendo o Delegado Protógenes em Porto Alegre.

SINDJUSTIÇA na luta!

Por e-mail, o nosso amigo Fabiano Rangel, leitor do blog e dirigente sindical nos informa da mobilização do Sindjustiça, que lidera a greve dos serventuários do judiciário para amanhã:

A votação do PL 1.666/08 — reajuste de 7,3% retroativo a maio (data-base garantida por lei) — está prevsita para amanhã. A categoria planeja levar mais de cinco mil serventuários as ruas e pressionar os Deputados da ALERJ a fim de conquistar seus objetivos.
O Sindicato planeja percorrer gabinetes dos Deputados buscando apoio para a aprovação do reajuste e ocupar as galerias da Alerj para acompanhar a votação. Logo após, haverá uma Assembléia para decidir os rumos do movimento.
Em Campos a greve tem adesão de 85% da categoria.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Boladas

Sem chance!
Dia 25 de julho - pode conferir nos arquivos - esse blog vaticinou que o Figueirense estava fadado ao rebaixamento. O time catarinense ainda estava em posições intermediárias da tabela - 10º ou 11º colocado - mas a implacável goleada sofrida frente ao Grêmio dentro de seu estádio anunciava o desastre em que se transformaria a campanha do frágil time.
Assim, é injusta e infrutífera a demissão do treinador Mario Sérgio, anunciada após a derrota para o líder São Paulo na tarde de ontem. Com o plantel que o clube dispõe hoje, nem Rinus Michel ou Telê ressuscitados seriam capazes de fazer reagir o "paciente terminal".

Estilo?
O que é aquela camisa verde cocô que o Goiás usou contra o Botafogo? Os estilistas abusam de inovações e acabam criando figurinos horrendos para vários escretes.
Prefiro a onda "retrô", com citação de modelos históricos dos clubes, como as camisas utilizadas atualmente pelo Mengão - remake dos anos 70 - e pelo Atlético-MG - em comemoração ao centenário!

Post atualizado em 18/11 às 02:25

Kléberson, Ibson e... Obina!

Arerê! Alma lavada, vou priorizar o passional neste post e recomendar a leitura do Xacal (confira clicando aqui) para quem quiser uma análise mais, digamos, equilibrada sobre o jogo de hoje e a trajetória do Mengão na competição. É isso mesmo! Em matéria de futebol o homem é mais sereno que eu! Rs, rs, rs
A minha paixão rubro-negra às vezes me leva ao exagero e à fúria, ao estilo Tim Maia.
Mas sou capaz de, apesar disso, enxergar o jogo. Assim, na partida de hoje vi o que todos viram. Vi uma atuação primorosa de Kléberson. Que felicidade! Tenho elogiado e apostado nesse rapaz desde sua contratação. Me chama a atenção sua eficiência em um fundamento que deveria ser básico, mas é sofrível na média dos atletas de futebol atualmente: o passe. E dos passes sempre precisos de Kléber saíram 2 dos gols do Fla. Ele foi decisivo ainda em outros dois lances capitais que definiram a goleada: um cruzamento primoroso para Marcelinho abrir o placar, e uma cabeçada certeira, aproveitando bem localizado a chance de fechar o caixão do porco! Vi ainda o velho Ibson de outras jornadas históricas e memoráveis. Apoiando, articulando ofensivamente e finalizando com eficiência. Três gols. E que pintura de gol de letra!
Mas vi também - e destaco aqui - uma bela partida do polêmico Obina. No segundo gol, sua malandragem ao cobrar rapidamente a falta foi decisiva. Não marcou, mas São Marcos teve trabalho em dois arremates dele. Além disso, deslocou-se bem pelas laterais e criou por ali mais dois lances de gol. Sem falar da habitual raça... digna do Mengão. Mais uma bela e decisiva performance do xodó da torcida!

ATUALIZAÇÃO em 18/11, às 02:15
Ele viu outro jogo
Em sua coluna na edição de hoje d'O GLOBO. Fernando Calazans desancou Obina e disse que o anjo negro "não jogou nada". Com todo respeito ao matutino e à ESPN que pagam para este Senhor emitir essas pérolas de acordo com seu humor ou suas simpatias, ele deve ter cochilado ou visto apenas os "melhores momentos" da partida. Assim, não observou o início dos lances que resultaram no terceiro e no quinto gols. Nestes lances, decisivos, o atacante, que realmente se afoba muito - e só não é craque por isso, pois tem recursos técnicos - teve frieza e soube inverter o jogo, confundindo a zaga e articulando jogadas fatais.

Pule de dez?

O blog tem se mantido sereno e sem disposição para comentários, especulações e análises açodadas sobre o futuro governo. Mas isso não quer dizer que não estamos observando o quadro político local.
Ontem, em uma roda com pessoas bem informadas do metiê político, ouvi algumas hipótese sobre o novo Secretariado, cujo anúncio está previsto para daqui a uma quinzena. Uma das nossas curiosidades dizia respeito à Agricultura, onde há a hipótese de uma boa novidade, mas uma disputa é travada por um experiente e astuto político que deseja retomar a influência sobre a pasta. Frente o ceticismo deste blogueiro, um interlocutor sugeriu a possibilidade de alguma novidade na pasta de Educação. A julgar pela seguinte nota, publicada na coluna do bem informado Helio Cordeiro na edição de ontem d'O DIÁRIO, meu feeling está correto:

A equipe de transição do próximo governo dificilmente não contribui para a formatação do secretariado. Tom Zé (Obras), Paulo Hirano (Saúde), Mauro Silva (Comunicação), Auxiliadora Freitas (Educação), Rosely Pessanha (Procuradoria Geral) estão entre os que “não restam a menor dúvida”. (grifo nosso).

domingo, 16 de novembro de 2008

Mais ecos de Barack na planície

Na quinta-feira (13/11) Mr. Obama continuou em voga no caderno de cultura do Monitor Campista, desta vez no artigo semanal do craque Celso Cordeiro Filho, experiente analista político:

Obama nas alturas
Mesmo diante do farto noticiário não poderia ficar de fora. Refiro-me logicamente à vitória de Barack Obama à presidência dos Estados Unidos. Temia-se que na última hora o eleitorado branco, maioria naquele país, se envergonhasse e votasse no John McCain contrariando todas as pesquisas de opinião pública. Felizmente isto não aconteceu e Obama foi consagrado nas urnas de forma incontestável. Agora, é esperar sua posse em 20 de janeiro e ver como enfrentará a crise que se abate sobre os EUA de forma implacável lembrando o fatídico Crash de 29. A verdade é que há enorme expectativa em torno do mandato de Obama, uma vez que a economia norte-americana interfere em todo o mundo.
A mídia, como não poderia deixar de ser, destacou o fato de ser o primeiro presidente negro dos Estados Unidos. Contudo, Obama, durante a campanha eleitoral, não se comportou como candidato essencialmente da raça negra, mas de todos os compatriotas. Além de estreiteza da proposta poderia incorrer no erro de antecessores, como Jesse Jackson, que centraram a discussão em torno do tema e foram derrotados. Os negros são minoria e, frise-se, Obama sempre pautou sua luta por uma nova América, sem distinção étnica. Ele se coloca como pós-racial e entende que as dificuldades do país podem ser superadas através de união nacional.
A eleição norte-americana despertou interesse em todo o mundo face à importância estratégica que o país tem, mas também pelo fato de um negro poder se tornar presidente dos EUA. Aliás, Obama acabou de fazer a primeira visita à Casa Branca, sendo recebido pelo casal Bush. Ao final, evitou a imprensa e voltou para Chicago, onde mora. Lá dará continuidade à preparação de seu governo. Sabe da importância que terá nos próximos anos e, por isso, procura se cercar do que há de mais significativo entre os democratas. Seu êxito à frente do governo dos EUA sinaliza um novo tempo para a humanidade. Caso contrário, a frustração será muito grande.