sexta-feira, 21 de novembro de 2008

REDE BLOG

OS MELHORES BOTEQUINS DE CAMPOS!!!

Criada a partir da feliz idéia do Dia do Abandono, do inquieto e criativo Vitor Menezes, esta REDE de blogs locais se dedica desde sua fundação a nessa data abordar conjuntamente temas de relevância nestas plagas.
Coerente com a origem, a REDE seguiu abordando problemas e lacunas da terra do recém desalojado José do Patrocínio.
Assim, este blog festejou e fez campanha quando a sensibilidade do nosso Jules Rimet apontou o tema vencedor da enquete do mês: Os melhores botequins de Campos!
Enfim um tema leve, lúdico, muito acolhedor... mas não menos relevante: a difícil tarefa de localizar espaços simpáticos de socialização e bebericação nesta planície tão carente de boas opções de lazer. O que na verdade tem a ver com a tacanha mentalidade da nossa gente revelada no texto de Eugênio, em cartaz no TB, e no estranho fenômeno consumista ocasionado pela inauguração do mercado block buster ontem, bem narrado pelo Xacal na sua TroLha (leia aqui).
Mas vamos finalmente ao assunto. Já fui muito mais bem informado sobre o tema, ao menos empiricamente. Nos últimos anos, os cuidados com os rebentos e outras questões que "prefiro não comentar" me afastaram um pouco desses ambientes que me são tão caros. Contudo, a amizade e a convivência com notórios bohêmios me mantém minimamente por dentro das coisas. Embora em matéria de boteco sempre haja uma descoberta inusitada a ser feita.
Vou começar o tour pelo campeão do Comentários, que acredito vá também bombar na REDE: o Terapia's Bar, do simpático casal Assis e Angela. Já foi quase meu segundo lar, no velho ponto, esquina da Rua do Barão com Benta Pereira. Hoje, minhas incursões por lá são bem menores do que eu gostaria. Mas sempre bem recebido pelos anfitriões com as especialidades da casa: cerveja(s) geladas - de todas as marcas - e tira-gostos especiais da casa, num padrão que não se altera ano após ano. O Comentários destaca os caldinhos de feijão e de ervilha, a língua com batata, a carne-seca com feijão preto e a costela com aipim. O ambiente é alegre e várias figurinhas carimbadas estão sempre por lá. Freqüencia seleta de tribos diversificadas, garantia de bom papo em boa companhia. Os botafoguense tem um bônus a mais, o ambiente reflete a pixão do Assis pelo clube da estrela solitária, apesar de manter-se acolhedor para todas as torcidas. Para mim, o melhor boteco de Campos. Longa vida ao boteco, apesar dos vizinhos chatos!
Na minha rua, o bar do Marcelão me socorre sempre com cerveja gelada nas mais diversas ocasiões. "Churrasquinho de gato", e papo quente entre os habituês, divertido para visitantes esporádicos como eu. A tribo é acolhedora, ao menos com um vizinho de quase 30 anos e a pauta de futebol é animada, debates acalorados envolvem os anfitriões, os irmãos Marcelão, rubro-negro, e Carlinhos borracha, tricolor.
E por falar em tricolores e em simpatia, não dá pra não citar outro ótimo boteco, que já me foi muito familiar: o Para-raios, dos irmãos Paulinho e Flavinho Vasconcelos, sobre as arquibancadas do campo do Goytacaz. Um dos melhores churrasquinhos da cidade, iscas bem servidas, variedades de cervejas geladas e a hospitalidade toda especial do Paulinho para os flamenguistas. Rs,rs,rs... Mas quem conhece bem o durão sabe que o coração do homem é gigante, tão grande quanto o bom-humor do divertido Flavinho.
Vizinha ao tradicional Roseira e ao Carneirinho - muito elogiado por meu amigo Thiago Fazenaro - a Taberna Dom Tutti não é exatamente um boteco, mas fica com essa cara nas quartas-feiras, dia da Noite do Vinil, pilotada pelo Wellinton Cordeiro. A turma que aparece por lá neste dia é ótima. Anteontem, fui apresentado a um interessante pastel gigante sabor pizza pelo Henrique Guitton.
Mais recentemente, há uns três meses, fui apresentado ao bar do Afrânio. Por lá uma Juke box dá ar original ao pequeno boteco na Gil de Góis, esquina com Barão de Miracema. Point dos notívagos, fecha no limite do amanhecer, dividindo o quesito "saideira" com o Sangue-bom, que segue liderando os quesitos "churrasquinho" e "24 horas". Especialmente após o fechamento do Estranho, que merece também menção honrosa in memorim.
Na minha lista está ainda um lugar que ainda não conheço, mas que pretendo explorar essa semana: o Bar do Gordo, próximo à UENF. O Xacal avisa que por lá vão decolar os Avyadores do Brasil na quinta-feira - veja aqui.
Fico por aqui. Agora, vou ler os outros posts na Rede, ávido por novas dicas!

Nenhum comentário: